ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 18-05-2023 Quinta-feira

-DESEMPREGO SOBE EM 15 ESTADOS NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023

-VALOR DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA DE SANTA CATARINA CRESCE 13% EM 2022

-DIVULGADA A PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DE 34 ANOS DE IPORÃ DO OESTE

-AUDIÊNCIA PÚBLICA VAI DISCUTIR SITUAÇÃO DAS RODOVIAS DO GRANDE OESTE

-EMPRESÁRIO CONTESTA PREFEITURA SOBRE SUPOSTAS FRAUDES EM OBRAS PÚBLICAS

-SÃO JOÃO DO OESTE SE PREPARA PARA MAIS UMA EDIÇÃO DO TRADICIONAL FESTIOESTE

-CARRO COLIDE CONTRA RESIDÊNCIA APÓS ACIDENTE NA BR-163

-IDOSO SOFRE FERIMENTOS GRAVES AO SER ATROPELADO POR MOTOCICLETA


O tempo é de sol com poucas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de 10 graus e a máxima para hoje deve ser de 25 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 91 centavos. O euro está valendo cinco reais e 35 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula dois centavos.


A Duma, câmara baixa do parlamento russo, decidiu unanimemente que Moscou iniciará o processo para abandonar o Tratado sobre Forças Armadas Convencionais na Europa. Esse instrumento multilateral tinha como fim impedir ambas as alianças militares da Guerra Fria na Europa – Otan e Pacto de Varsóvia – de reunirem forças para lançar ofensivas. O atual projeto de lei foi apresentado pelo presidente russo, VLADIMIR PUTIN, que nomeou o vice-ministro do Exterior, SERGEI RIABKOV, para liderar o processo de rescisão do tratado nas duas câmaras da Assembleia Federal.

Ao menos oito pessoas foram mortas por fortes inundações e deslizamentos de terra na região de Emilia Romagna, no norte da Itália, com mais de 13 mil moradores sendo forçados a deixar suas casas. O presidente regional, STEFANO BONACCINI, disse que três mil pessoas foram evacuadas de Bolonha, cinco mil de Faenza e outras cinco mil de Ravenna. As autoridades informaram que as chuvas estão diminuindo, mas que o nível dos rios ainda está subindo. Quatorze rios transbordaram na região e 600 bombeiros foram acionados para atender as vítimas das enchetes.

O Conselho Eleitoral Nacional do Equador tem sete dias para convocar as eleições gerais antecipadas. A presidente do conselho, DIANA ATAMAINT, disse que a convocação deve acontecer até o dia 24, e que o processo eleitoral vai durar três meses. O calendário eleitoral ainda vai ser elaborado e divulgado. As pessoas eleitas nessa votação vão ter mandatos até maio de 2025, que era quando acabaria o mandato de GUILHERME LASSO. Nesta quarta-feira, o presidente dissolveu a Assembleia Nacional do Equador como uma forma de evitar que o processo de impeachment que ele respondia fosse adiante.

O Supremo Tribunal Federal retoma nesta quinta-feira o julgamento do ex-presidente e ex-senador FERNANDO COLLOR. A Corte tem dois votos favoráveis para condená-lo pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O relator, ministro EDSON FACHIN, votou nesta quarta-feira para fixar uma pena de 33 anos, dez meses e dez dias de reclusão em regime inicial fechado. Ele foi acompanhado por ALEXANDRE DE MORAES. O caso em julgamento é uma ação contra COLLOR por supostos recebimentos de propinas em contratos da BR Distribuidora, antiga subsidiária da Petrobras na venda de combustíveis. Os crimes teriam ocorrido entre 2010 e 2014. A PGR acusou o ex-presidente e seu grupo de terem recebido 30 milhões de reais em propina.

A taxa de desemprego no Brasil subiu em 16 das 27 Unidades da Federação no primeiro trimestre de 2023, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral, divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE. Nos demais estados, a taxa ficou estável. Segundo o IBGE, o aumento da desocupação e a queda da ocupação, de forma simultânea, resultaram no crescimento da taxa de desocupação nas grandes regiões. Os estados com as maiores taxas de desocupação foram Bahia com 14 vírgula quatro por cento e Pernambuco com 14 vírgula um por cento. Santa Catarina teve a segunda menor taxa de desemprego com três vírgula oito por cento.

O projeto que institui o novo arcabouço fiscal proposto pelo governo federal teve aprovado, nesta quarta-feira, regime de urgência em sua tramitação na Câmara Federal. Foram 367 votos a favor e 102 contra. Houve ainda uma abstenção na votação pelos deputados no Plenário. Com a urgência, o texto poderá pular parte da tramitação prevista em regimento, como a deliberação de comissões temáticas da Câmara, e ir direto para votação no Plenário, o que tem previsão de ocorrer já na próxima semana, conforme adiantou o ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD. Mais cedo, ele havia participado de uma audiência sobre o novo arcabouço organizada por três comissões da Casa. A nova regra proposta pelo governo vai substituir o teto de gastos em vigor desde a gestão MICHEL TEMER e tem como propósito acertar as contas públicas, mas com maior flexibilidade em alguns investimentos.

Santa Catarina ampliou o faturamento do setor agropecuário em 2022. O Valor da Produção Agropecuária chegou a 61 bilhões de reais, um aumento de 13 vírgula três por cento em relação ao ano anterior. A alta foi impulsionada principalmente pelo desempenho da produção animal e do setor florestal. Os dados foram analisados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola e divulgados pela Secretaria de Estado da Agricultura nesta quinta-feira. O produto de maior destaque da agropecuária catarinense em 2022 foi a suinocultura, com um faturamento de 12 bilhões e 300 milhões de reais. Santa Catarina é o maior produtor e exportador de carne suína do Brasil e vem em um ritmo acelerado de crescimento nas vendas internacionais.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário abriu dois editais para compra de alimentos da agricultura familiar e de cooperativas. Os produtos servirão para distribuição gratuita em programas sociais de entidades e organizações da sociedade civil organizada e, também, para fornecimento de frutas e verduras para a merenda escolar. A informação foi divulgada pelo coordenador-geral do desenvolvimento agrário em Santa Catarina e Agricultura Familiar, JOSÉ FRITSCH, em entrevista para uma rádio da capital do estado. São editais do Programa de Aquisição de Alimentos e Programa Nacional de Alimentação Escolar. O agricultor poderá receber 15 mil reais ao ano e as cooperativas agrícolas, um milhão e meio. O resultado do edital será divulgado em junho.

Santa Catarina registou mais de 21 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes entre 2019 e maio de 2023. Em média, são 13 vírgula 29 casos por dia. Mais de 80 por cento dos crimes são cometidos por pessoas próximas da vítima e dentro da própria casa, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Para tentar interromper esses ciclos de violência contra menores, o governo do Estado lança, nesta quinta-feira, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a campanha Fio Laranja. Segundo a diretora de Estado assistência social GABRIELLA DORNELLES, neste ano a campanha envolve outros setores do Estado. O nome da campanha aponta que o objetivo é tecer um fio de proteção.

A Coordenadoria Regional de Educação de Itapiranga, não obteve sucesso na primeira tentativa de contratação de Assistente Social. Foi necessário lançar o segundo edital para tentar preencher a vaga disponível para atuar com as escolas dos cinco municípios de abrangência. Conforme a Assistente Técnica Pedagógica, MARIANE FIORENTIN, a coordenadoria possui grande demandas para atendimento de diferentes profissionais e necessita da equipe completa para assegurar todos os direitos dos estudantes. Ela cita situação de crianças em vulnerabilidade, negligencia de direitos e até acompanhamento de famílias que enfrentam dificuldades para que os filhos tenham acesso as aulas.

MARINE FIORENTIN observa que a assistente social também tem incumbência de acompanhar o Programa Saúde na Escola e e outras ações de garantia de direitos. A coordenadoria mantém constante contato com os educandários para reforçar a necessidade dos estudantes estarem em sala de aula. MARIANE FIORENTIN menciona que os assistentes de educação precisam fazer a cobrança aos professores para o registro de frequência. Ocorrendo falta em cinco dias consecutivos ou sete alternados, deve ser feito o registro do programa APÓIA. O passo seguinte é acionar a família, conselho tutelar e se necessário o Ministério Público. Atualmente a ausência de assistente social é suprida pela coordenação do NEPRE e pela psicóloga da coordenadoria regional de educação.

O município de Descanso, através da secretaria de obras, segue realizando ao longo das semanas, diversos serviços de manutenção e melhoramento das estradas do perímetro urbano e na zona rural. Conforme o novo secretário de obras, JUCIMIR FRIGO, os trabalhos vêm acontecendo sob sua reponsabilidade em torno de 40 dias, nos quais a preocupação é a resolução de problemas existentes no município, principalmente na cidade em diversos pontos em que equipes da CASAN realizam a abertura das estradas para troca de tubulação. Ainda em relação aos trabalhos realizados pela CASAL local, o secretário de obras de Descanso explica que existe um convênio firmado entre CASAN e o município, no qual a CASAN é responsável pela troca da tubulação e a prefeitura se responsabiliza pela infraestrutura, ou seja, a abertura e fechamento das valas e também onde existe a necessidade, acontece a recomposição do calçamento e do asfalto.

JUCIMIR FRIGO destaca que a cidade conta com diversas obras em andamento, como por exemplo diversos pontos que estão recebendo uma camada asfáltica, assim como também o distrito de Itajubá passa por este serviço, entretanto ressalta que aos poucos todas essas atividades estão sendo realizadas e finalizadas. O secretário de obras de Descanso, JUCIMIR FRIGO, lembra que diversos serviços de calçamento estão sendo realizados na cidade, porém a concentração é maior no Distrito de Itajubá, em que houve o início dos trabalhos em algumas ruas, as quais precisaram sofrer aberturas para que aconteça a troca de tubos, drenagem e após os trabalhos possam continuar e serem finalizados.

São João do Oeste se prepara para mais uma edição do FESTIOESTE. Em sua vigésima sétima edição, o tradicional festival da canção de São João do Oeste ocorre nos dias 26 e 27 de maio. O secretário de administração de São João do Oeste, ANDRÉ KLUNK, destaca que já ocorreu o processo de homologação das inscrições, somando um total de 46 calouros, sendo estes oriundos dos três estados do sul do país. A programação inicia na noite da sexta-feira, 26 de maio, na qual os 46 candidatos estarão se apresentando divididos em duas categorias, sertanejo e nativista e outra categoria que comtemplará interpretações do gênero popular e internacional.

ANDRÉ KLUNK ressalta que na primeira noite de apresentações, as pessoas que gostam de festivais terão a oportunidade de conferir todas as apresentações, sendo que a grande final ocorre no sábado, 27 de maio, em que os 12 melhores classificados de cada categoria subirão ao palco novamente disputando as premiações que perpassam os vinte mil reais. Conforme o secretário, os ingressos individuais, assim como a venda das mesas, já estão sendo comercializados na Loja Tok Sensual. O secretário de Administração de São João do Oeste afirma que houve pequenos acréscimos na premiação, dada a importância do evento, como também sendo uma forma de valorização dos calouros que são de alto nível.

Empresário de Tunápolis que denunciou possíveis fraudes na execução de obras públicas contesta nota divulgada pela prefeitura. CRISTIANO GELLER procurou o jornalismo da Rádio Oeste na manhã desta quinta-feira dizendo que a prefeitura não agiu imediatamente após o recebimento das denúncias, conforme afirmou em nota publicada no início desta semana. O empresário do ramo de construção civil e metalurgia também enviou um trecho de sua participação na tribuna livre da Câmara de Vereadores na Sessão Ordinária da última segunda-feira, onde expôs a situação aos legisladores do município. Durante sua fala na tribuna, o empresário disse que os editais de licitação passaram a exigir um Acervo Técnico do CREA para comprovar experiência na execução de obras, o que dificultou a participação das empresas novas nos editais.

CRISTIANO GELLER afirmou ainda durante a Sessão da Câmara que uma empresa concorrente contestou o Acervo Técnico apresentado por ele e que a partir disso, começou a verificar algumas obras executadas por ela no município. Em uma das obras percebeu que os vidros instalados eram de oito milímetros, porém, o edital exigia dez milímetros. GELLER relatou que questionou a prefeitura sobre a irregularidade em dezembro do ano passado e que um secretário lhe informou que seriam tomadas providências. Conforme o empresário, foi feita a subtração do valor referente a diferença de preço entre o material licitado e o efetivamente instalado, porém, ele considera que essa não foi a forma correta de resolver a situação, pois todo o vidro deveria ter sido trocado para atender ao exigido na licitação.

O empresário relatou também que nos últimos meses enfrentou diversos impasses nas licitações da prefeitura de Tunápolis, sendo que a maioria foram vencidas pela mesma empresa, que inclusive possui obras atrasadas no município. CRISTIANO GELLER disse na tribuna livre que depois de começar a fiscalizar e denunciar as irregularidades, foi chamado para uma reunião no gabinete do prefeito no dia 20 de abril, onde foi impedido de entrar com o celular e esclareceu pessoalmente as constatações. Na reunião, GELLER questionou o jurídico da prefeitura sobre os motivos da empresa supostamente fraudadora não ser impedida de participar das licitações e foi informado de que para isso era preciso uma denúncia oficial.

CRISTIANO GELLER, em contato com o jornalismo da Rádio Oeste na manhã de hoje, ressaltou que apesar de possuir conhecimento dos fatos desde o final do ano passado e mesmo diante das constantes denúncias de supostas irregularidades, a prefeitura de Tunápolis só tomou providências no início desta semana, após o caso ser oficializado e vir à tona com o registro de um Boletim de Ocorrência na delegacia na última quarta-feira. Dessa forma, ele afirmou que a nota publicada pela prefeitura de que providências foram tomadas imediatamente, não condiz com a realidade. A Rede Peperi entrou em contato com a prefeitura de Tunápolis abrindo espaço para manifestação e ainda aguarda retorno.

O Município de Iporã do Oeste vai comemorar 34 anos de emancipação político-administrativa no dia primeiro de junho. O secretário de planejamento do município, WILSON MALLMANN, destaca que as comemorações estão sendo organizadas através da secretaria de educação, cultura e desporto e terão início no dia 27 de maio com a tradicional corrida rústica, a partir das 13 horas e 30 minutos, tendo como local de saída e chegada a Rua Coberta, contando com a participação de pessoas de diversas idades, dividas entre várias categorias MALLMANN ressalta que as inscrições devem ser feitas preferencialmente de forma antecipada no Departamento de Esportes, mas quem preferir poderá realizá-la no dia da corrida.

O Secretário de Planejamento de Iporã do Oeste explica que as comemorações e as principais atrações serão realizadas na data do aniversário do município, no dia primeiro de junho, iniciando pela parte da manhã com desfile da fanfarra panteras e seguindo durante todo o dia com diversas atividades no ginásio poliesportivo. WILSON MALLMANN destaca que durante as comemorações de aniversário de Iporã do Oeste no dia primeiro de junho, um vídeo será exibido contendo novidades relacionadas a FAIC 2023, que vai ocorrer em setembro no município. Nele, a comunidade poderá conhecer outras atrações enquanto shows de artistas locais e demais atrações que farão parte do evento. Uma outra novidade que fará parte da programação de aniversário será a Primeira Cavalgada da Demarcação, uma iniciativa do Clube do Cavalo Alma Campeira, que terá duração de quatro dias envolvendo diversos cavalarianos que vão percorrer as divisas de Iporã do Oeste com os municípios vizinhos, onde serão plantadas mudas de araucária, a árvore símbolo do município.

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina vai participar de uma Audiência Pública para discutir a situação das rodovias estaduais da região Oeste. O encontro vai acontecer na tarde desta sexta-feira, a partir das 15h, em Pinhalzinho. De acordo com o vice-presidente regional da FACISC, MAIKEL FREY, a discussão foi proposta pela Assembleia Legislativa e será uma ótima oportunidade para as lideranças apresentarem as necessidades da região no setor da infraestrutura rodoviária. FREY lembra que a entidade já participou de inúmeras reivindicações, principalmente sobre a situação das BR’s 282, 158 e 163 que estão em situação precária em vários trechos. Ele ressalta que foi obtida sinalização positiva para a triplicação dos recursos do Ministério dos Transportes neste ano, o que vai viabilizar e dar celeridade nas reformas e até duplicações em alguns pontos.

Outra situação positiva apontada pelo vice-presidente regional da FACISC é a previsão de conclusão do projeto para duplicação total da BR-282 de Lages a São Miguel do Oeste, em até dois anos. MAIKEL FREY salienta que a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina tem atuado de forma construtiva, o que possibilitou excelentes tratativas e avanços em diversas pautas por todo o Estado. O vice-presidente regional enaltece que um dos objetivos da diretoria da FACISC é realizar roteiros periódicos de visitas para construir soluções e alavancar o desenvolvimento das Associações Empresariais nos municípios. MAIKEL FREY lembra ainda que no dia 28 de junho vai acontecer a Assembleia Anual da entidade durante a Expo Gestão, sendo fundamental a presença de todos os presidentes das Associações Empresariais para discutir uma mudança no estatuto da entidade.

Um acidente de trânsito foi registrado por volta das 07h30 da manhã desta quinta-feira na BR-163, no trevo de acesso a Guaraciaba. Segundo informações, o condutor de um automóvel que seguia no sentido São Miguel a Guaraciaba perdeu o controle da direção e colidiu contra outro automóvel. Com o impacto, o carro atingido acabou colidindo contra uma residência nas imediações. O condutor de um dos carros foi atendido pelos socorristas do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital São Lucas de Guaraciaba. Os danos nos veículos envolvidos e na residência foram elevados.

Idoso é atropelado por motocicleta no centro de Descanso. O acidente de trânsito foi registrado por volta das 06h15 da manhã desta quinta-feira, na Avenida Santa Helena. Os socorristas do Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste atenderam o idoso com ferimentos graves. Ele foi encontrado inconsciente caído na rua. Após os primeiros socorros no local, o idoso foi levado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Já o condutor da motocicleta Honda NXR, com placa de Descanso, apresentava escoriações pelo corpo e foi encaminhado para atendimento no Pronto Socorro do Hospital de Descanso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.