ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - quinta-feira - 18 04 2024

-SENADO APROVA ISENÇAO DE IMPOSTO DE RENDA PARA QUEM GANHA ATÉ DOIS SALÁRIOS

-SC TEVE ALTA DE 6,8% NA ABERTURA DE NOVAS EMPRESAS EM 2023

-VEREADORES MIRINS PEDEM REATIVAÇÃO DE POSTO DE SAÚDE DA LINHA SETE DE SETEMBRO

-NÚMERO DE CASOS DE DENGUE SOBE PARA 470 NOTIFICAÇÕES NO MUNICÍPIO

-DNIT REALIZA OPERAÇÃO TAPA BURACO NA PONTE SOBRE O RIO DAS ANTAS NA BR 282

-PF PRENDE SUSPEITO DE REPRODUZIR MATERIAL PORNOGRÁFICO INFANTO JUVENIL

-MULHER DE 40 ANOS MORRE EM COLISÃO FRONTAL NA CURVA DA MORTE DA BR 163

O tempo é de sol com poucas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima nas últimas horas foi de 10 graus e a máxima pode chegar a 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 24 centavos. O euro está valendo cinco reais e 59 centavos. O peso está cotado em 0,058 centavos.

A erupção de um vulcão na Indonésia levou o país a emitir um alerta para risco de tsunami, na noite de quarta-feira. As autoridades também elevaram o nível de alerta para o Monte Ruang para o mais alto diante do aumento das atividades vulcânicas. Nesta quarta-feira, cerca de 11 mil pessoas foram retiradas de áreas de risco. O governo pediu para que moradores e turistas fiquem a uma distância de pelo menos seis quilômetros do vulcão. Em 2018, a erupção de um vulcão na Indonésia provocou um tsunami ao longo das costas e mais de 400 pessoas morreram e milhares ficaram feridas.

Mais de 13 mil e 800 crianças foram mortas na Faixa de Gaza desde o início da guerra entre Israel e Hamas, segundo a Diretora Executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância, CATHERINE RUSSELL. Em uma declaração separada, a ONU Mulheres – entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres – afirmou que “uma criança é ferida ou morre a cada 10 minutos” em Gaza. Além disso, a entidade afirma que mais de 10 mil mulheres foram mortas em Gaza desde o início da guerra, e seis mil delas deixaram 19 mil crianças órfãs para trás.

Um gabinete de Israel aprovou nesta quarta-feira um plano de cinco anos, no valor de 19 bilhões de shekels, o equivalente a cinco bilhões de dólares para reconstruir e fortalecer as comunidades próximas à fronteira de Gaza após o ataque de 7 de outubro por integrantes do Hamas. O premiê BENJAMIN NETANYAHU disse que Israel investirá os recursos em habitação, infraestrutura, educação, emprego, saúde e outras áreas. Ele afirmou que as comunidades locais trabalharão com os ministérios do governo, juntamente com o setor empresarial e a filantropia, para tornar a região uma “área vital, próspera e atraente”.

O Senado aprovou nesta terça-feira um projeto que, na prática, isenta de Imposto de Renda quem ganha até dois mil 824 reais mensais – o equivalente a dois salários mínimos, em 2024. O texto, que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados, seguirá para sanção do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. Apresentada pelo líder do governo na Câmara, deputado JOSÉ GUIMARÃES, a proposta replica o teor de uma medida provisória, editada em fevereiro e que já está em vigor. Com a eventual sanção do texto, a MP será revogada, dando lugar à lei. O teto de isenção do Imposto de Renda estava congelado desde 2015. No último ano, subiu de mil 903 para dois mil 640 mensais.

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública mostram que o Brasil registrou uma média de 495 ocorrências de tráfico de drogas por dia em 2023. Ao todo, foram 180 mil 881 casos, contra 169 mil 709 em 2022, o que representa um aumento de seis e meio por cento, identificado em quatro das cinco regiões do país. O tema voltou aos holofotes após o Senado aprovar uma PEC que criminaliza a posse e o porte de qualquer quantidade de entorpecente ilícito. A PEC adiciona ao artigo quinto da Constituição o texto afirmando que “a lei considerará crime a posse e o porte, independentemente da quantidade, de entorpecentes e drogas afins sem autorização”. O projeto segue agora para a câmara dos deputados.

O governo federal assentou duas mil 377 famílias em 2023, 30 vírgula 17 por cento a mais do que o total dos quatro anos anteriores que foi de mil 826, segundo o Incra Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Elas foram assentadas em seis estados no ano passado, sendo o maior número registrado no Maranhão, com 644. O Distrito Federal não está na lista, e os dados do Espírito Santo, de Minas Gerais e de Santa Catarina não foram divulgados. Outros 17 estados não tiveram nenhuma família assentada em 2023. O país tem um milhão de famílias assentadas e a área assentada soma cerca de 10 por cento de todo o território nacional.

As chuvas intensas que atingiram Santa Catarina mobilizaram as equipes do Corpo de Bombeiros Militar em mais de 150 chamados, em 67 municípios. Foram 171 pessoas atendidas entre a última quinta-feira e terça desta semana, em ocorrências de resgate de pessoas, alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores. Cerca de 350 bombeiros, entre militares e comunitários, foram empenhados para os atendimentos em todo o Estado. Do número total de ocorrências, 67 por cento foram no Litoral, principalmente na Grande Florianópolis, 18 por cento no Oeste e Extremo Oeste, e 15 por cento na Serra e Meio-Oeste. De acordo com a Defesa Civil estadual, sete municípios emitiram Decretos de Situação de Emergência. São eles: Paulo Lopes, Santo Amaro da Imperatriz, Canelinha, Garopaba, Águas Mornas, Imbituba e Palhoça.

O crescimento de exportações de bens de capital mais intensivos em tecnologia, como motores elétricos e partes de motores, foi de 11 virgula três por cento no primeiro trimestre de 2024, contra igual período do ano anterior. O segmento mostrou valorização nos preços médios de janeiro a março na comparação com o primeiro trimestre de 2023, segundo análise do Observatório FIESC. Outro setor que registrou preços médios maiores, o de madeira e móveis, também apresentou crescimento das exportações, de 13 e meio por cento no primeiro trimestre. De acordo com o presidente da Fiesc, MARIO AGUIAR, o crescimento das exportações de bens de capital é muito animador, porque Santa Catarina se destaca como exportador de produtos de alto valor agregado.

Santa Catarina foi o estado da região Sul que mais cresceu no ranking de abertura de novas empresas, em 2023. De acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, o Estado teve alta de seis vírgula oito por cento no número de novas empresas abertas em relação a 2022. No total, foram registradas 742 mil 324 novas empresas no estado. Em termos de porte das empresas, a categoria de Microempreendedores Individuais se consolidou como a preferência dos empreendedores, respondendo por 51 vírgula seis por cento das novas aberturas em 2023. Em segundo lugar aparecem as Sociedades Limitadas com 20 vírgula quatro por cento.

Em uma reunião nesta quarta-feira, a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família firmou uma parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina para mobilizar extensionistas de todo estado a auxiliarem agricultores no cadastro para vender produtos pelo Programa de Aquisição de Alimentos. A informação é da secretária da pasta, MARIA HELENZA ZIMMERMANN. Em entrevista para a Rádio Peperi, ela disse que o Estado terá 10 milhões para compras da agricultura familiar que vão beneficiar equipamentos de toda a rede socioassistencial. Ela explicou que com a parceria, inicia nos próximos dias a habilitação dos agricultores de todo o estado que tenham intenção de vender produtos para os 130 municípios inscritos no PAA em Santa Catarina.

Está em andamento na praça Walnir Botaro Daniel a Expolivro 2024. O evento começou na terça-feira, dia 16, e segue até terça-feira, dia d0 livro, na rua coberta da praça. A programação, entre outras atividades, contem a Exposição Literária em comemoração ao Dia do Livro. A exposição ocorre entre nove da manhã e oito da noite. Neste sábado, as cinco da tarde, ocorre a apresentação da peça teatral “Jumentinha Gulosa”. A Expolivro é uma realização da Prefeitura, Secretaria de Cultura, Biblioteca Municipal, SESC, Associação do Escritores de São Miguel do Oeste e Secretaria de Educação.

A Unoesc São Miguel do Oeste vai realizar na próxima terça-feira a Noite Literária. O evento está confirmado para as sete e 15 da noite Centro Cultural da Unoesc. A atividade que ocorre em celebração ao Dia Mundial do Livro será marcada por uma mesa redonda com o tema "Leitura na formação profissional e pessoal: desafios e oportunidades". A mesa redonda será mediada pela professora da Unoesc, Dra. ELIANDRA MIRLEI ROSSI, e contará com a participação de três convidadas: a também professora da Unoesc, Dra. DILVA BERTOLDI BENVENUTTI; a psicopedagoga e Presidente do Conselho Municipal de Cultura de São Miguel do Oeste, MARIA INEZ FROZZA DOS SANTOS; e a professora da rede estadual de ensino, NILMA LUTZ. A Noite Literária vai proporcionar um espaço de reflexão sobre a importância da leitura tanto no desenvolvimento profissional quanto pessoal dos participantes.

A sessão deste mês da Câmara Mirim de São Miguel do Oeste foi marcada pela posse de suplente, definição das comissões permanentes e apresentação de pedidos à Administração Municipal. O encontro foi realizado na noite de quarta-feira no plenário da Câmara Municipal. No início da sessão, RAYSSA EDUARDA WERLANG, representante da Unoesc, tomou posse como vereadora mirim. Ela prestou juramento diante do plenário e assumiu a cadeira de vereadora mirim. Também foram nomeadas as comissões permanentes. Entre os pedidos aprovados pelos vereadores mirins estão a contratação de um funcionário bilingue no setor social da prefeitura para receber os imigrantes estrangeiros e conceção de transporte gratuito com veículos da Municipalidade para os alunos das escolas estaduais poderem participar de eventos, feiras e projetos culturais no município.

Os vereadores mirins também aprovaram nesta quarta-feira uma indicação para a reativação do posto de saúde da Linha Sete de Setembro. A autora do pedido é a vereadora mirim ANNA CLARA BECKER CORTI. De acordo com ela, a medida irá beneficiar os moradores daquela localidade e de locais próximos. A vereadora mirim comentou que a reabertura do posto de saúde no interior vai promover a inclusão e a igualdade de oportunidade no acesso à saúde para todos os cidadãos, independentemente de sua localização geográfica. O pedido é destinado ao prefeito e à Secretaria de Saúde.

O vereador do PDT, VANIRTO CONRAD, apresentou, nesta semana, uma moção de apelo para que os órgãos competentes do Estado e da União se sensibilizem com os produtores de leite e valorizem mais a produção regional e nacional. No documento, ele solicita o "imediato aumento do preço do litro de leite comercializado", e pede que seja diminuída a importação de leite do Uruguai e países vizinhos. VANIRTO comentou que é urgente a implantação de uma política de estabilização, pois se isso não acontecer em curto espaço de tempo, haverá o caos no campo, com inúmeras famílias abandonando a atividade. O pedido é destinado ao secretário estadual da Agricultura e da Pesca, VALDIR COLATTO; ao presidente da Alesc, MAURO DE NADAL; ao presidente da Câmara dos Deputados, ARTHUR LIRA; e ao presidente do Senado, RODRIGO PACHECO.

Passados pouco mais de 30 dias do início da declaração do Imposto de Renda referente ao ano de 2023, mais de cinco mil pessoas de São Miguel do Oeste já declararam os rendimentos para a Receita Federal. Ao todo, até às sete horas da manhã de hoje, cinco mil 355 moradores já enviaram informações ao Leão. 45 virgula três por cento dos contribuintes optaram pelo modelo pré-preenchido e mais de 83 por cento baixaram o programa da Receita Federal no próprio dispositivo eletrônico. Outro seis e meio por cento fizeram a declaração por meio do aplicativo e 10 vírgula dois por cento de forma online. O prazo para declaração vai até o dia 31 de maio.

Do total de declaração do imposto de renda entregues por contribuintes de São Miguel do Oeste, 61 por cento optaram pelo modelo simplificado e sete por cento já precisaram retificar o documento já enviado para a Receita Federal. Até o momento, a grande maioria terá valores a receber do governo: 73 vírgula oito por cento dos contribuintes terão valores a restituir e 38 virgula dois por cento optaram por receber os valores via Pix. O quadro de São Miguel é praticamente o mesmo do país. Segundo a Receita Federal, a maioria dos brasileiros até o momento optou pelo modelo simplificado e por baixar o programa no próprio dispositivo eletrônico, situação que se repete em Santa Catarina também, onde quase 64 por cento optaram pelo mesmo modelo.

Neste ano, o prazo para enviar as informações a Receita Federal termina em 31 de maio e são obrigados a declarar quem recebeu em 2023 mais de 30 mil 639 reais entre salário, aposentadoria e aluguel e mais 200 mil de rendimentos isentos e não tributáveis. A obrigatoriedade para declaração também vale para quem tem propriedades e bens acima de 800 mil e para os produtores que obtiveram receita bruta anual superior a 153 mil reais. Conforme a Receita Federal, a expectativa é que sejam recebidas 43 milhões de declarações neste ano, número superior ao recorde do ano passado, quando o Fisco recebeu 41 milhões de documentos. Quem enviar a declaração depois do prazo pagará multa de 165 reais ou 20 por cento do imposto devido, prevalecendo o maior valor.

O número de casos confirmados de dengue em São Miguel do Oeste subiu para 470 nesta semana. Os dados foram divulgados no boletim da vigilância epidemiológica relativo a semana de 10 a 17 de abril. Nesse período, mais 140 pessoas contraíram a doença. O primeiro caso do ano foi confirmado em oito de janeiro e a partir do dia 26 de março o município entrou em um quadro caracterizado por epidemia de dengue pois a proporção está superior a 300 casos por grupo de 100mil habitantes. Quanto ao sorotipo viral em circulação, além do Dengue vírus 1 que havia sido detectado em anos anteriores, confirmou-se a circulação do Dengue vírus 2, o que acarreta o risco de nova contaminação para as pessoas.

Abril é o mês com maior número de registros de casos de dengue neste ano em São Miguel do Oeste. Em janeiro, foram cinco diagnósticos. Em fevereiro, foram confirmados 28 casos e em março fora151 registros. Em apenas duas semanas de abril, o total de casos registrados pela Vigilância Epidemiológica foi de 286 casos. Durante todo ano passado, São Miguel do Oeste teve apenas 13 pessoas infectados. Em 2022, ano em que a cidade entrou em epidemia de dengue, o total de casos chegou a mil e cem. Neste mês, a secretaria de saúde confirmou 18 focos do mosquito. Desde o começo do ano, já são 267 focos do insetos registrados em diferentes pontos da cidade.

O centro é a região da cidade com maior número de casos de dengue neste ano. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira. 110 moradores do centro contraíram a doença. Em segundo lugar aparece o bairro São Luiz com 81 casos confirmados. No São Jorge, 58 moradores contraíram a doença e no Estrela, 41 pessoas tiveram dengue. Esses quatro locais representam quase a metade do total de casos de dengue neste ano. O boletim também reforça que em caso de sintomas de dengue, as pessoas devem buscar atendimento em uma unidade de saúde. Os principais sintomas são febre alta de início súbito, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos, manchas pelo corpo que podem atingir face, tronco, braços e pernas, perda de apetite, náuseas e vômitos.

A Assessoria de Comunicação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes divulgou nesta quinta-feira que foram realizadas ações de melhorias na ponte sobre o Rio das Antas, na BR-282, entre São Miguel do Oeste e Maravilha. Conforme o órgão, o tapa-buracos ocorreu como uma medida emergencial de correção no local enquanto um novo contrato de manutenção está sendo preparado para recuperação total do trajeto. Segundo o DNIT, o investimento previsto é de 200 milhões e a expectativa é que o contrato seja assinado em breve e os serviços sejam iniciados ainda no primeiro semestre deste ano. A Assessoria de Comunicação informou ainda que formalmente, a BR-282 é dividida em dois trechos, sendo de São Miguel do Oeste a Maravilha e de Maravilha a Chapecó e em ambos os trajetos haverá melhorias na malha viária.

Um acidente de trânsito envolveu três veículos por volta do meio-dia desta quarta-feira em São Miguel do Oeste. A colisão aconteceu na rua São Cristóvão, proximidades do Hospital Regional, no Bairro São Gotardo. Um Pálio parou para algumas crianças atravessarem na faixa de pedestres e outro Pálio, parou logo atrás, porém um Corolla não conseguiu parar a tempo e colidiu na traseira de um dos Pálios, o empurrando contra o outro. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas ninguém precisou ser atendido. A Polícia Militar realizou os procedimentos de trânsito.

Um adolescente suspeito de roubo foi apreendido nesta quarta-feira no município de Dionísio Cerqueira. De acordo com a Delegacia da Comarca de Fronteira do município, o mandado de apreensão foi cumprido na tarde desta quarta. Segundo a Polícia Civil, o adolescente participou do roubo de um veículo junto com outros dois homens no dia 15 de março deste ano. Os dois homens suspeitos de roubar um veículo em Dionísio Cerqueira foram presos no mesmo dia do crime pela Polícia Militar. A Polícia Civil investigou o caso e identificou a participação de mais um adolescente no crime. O delegado responsável pelo caso fez um pedido à justiça pela internação do adolescente infrator. Durante o cumprimento da busca e apreensão foram apreendidas algumas munições. O menor foi apreendido e levado para o Centro de Internação Provisória de Joaçaba.

Um homem foi preso em flagrante por suspeita de crimes de produção e distribuição de material pornográfico infanto-juvenil, em São Miguel do Oeste nesta quarta-feira. Ele foi preso na Operação Proteção Integral, deflagrada pela Polícia Federal com cooperação do FBI. Conforme as investigações, o suspeito armazenava e disponibilizava, em ambiente virtual, fotografias e vídeos com conteúdo de abuso sexual com crianças e adolescentes. Ainda, durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão no município. O homem que foi preso responderá pelos crimes de produção e distribuição de material pornográfico infanto-juvenil e outros elencados no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Uma mulher morreu em um grave acidente no começo da manhã desta quinta-feira na BR 163 no local conhecido como curva da morte em Guarujá do Sul. A colisão aconteceu por volta das sete horas e envolveu um Palio emplacado em São José do Cedro e um Astra de Guarujá do Sul. A condutor do Pálio, uma mulher de 40 anos, ficou presa nas ferragens e morreu na hora. Com o impacto, o Astra saiu da pista e caiu em uma ribanceira. A motorista foi ejetada do veículo no momento do acidente. Ela sofreu suspeita de fratura nas pernas e no quadril, além de suspeita de traumatismo craniano. A mulher foi conduzida ao Hospital de São José do Cedro.

As vítimas do grave acidente ocorrido nesta quinta-feira na BR 163 foram identificadas pela Polícia Rodoviária. A condutor a do Pálio de São Jose do Cedro que morreu na hora é FRANCIELE TRENTIN de 40 anos. A condutora do Astra de Guarujá do Sul é ANA PAULA WEBLER de 25 anos. Ela foi ejetada do veículo e sofreu ferimentos graves. Depois de ser levada para a Associação Beneficiente Hospitalar de São José do Cedro, ANA PAULA foi encaminhada pelo SAMU para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O acidente aconteceu por volta das sete horas da manhã no local conhecido como curva da morte em Guarujá do Sul.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.