-MINISTÉRIO DA SAÚDE PUBLICA EDITAL COM SEIS MIL VAGAS PARA O MAIS MÉDICOS
-LEITOS DE UTI ESTÃO QUASE LOTADOS EM SC. HÁ SOMENTE 65 VAGAS DISPONÍVEIS
-IPORÃ DO OESTE CRIA COMITÊ INTERSETORIAL PARA DISCUTIR SEGURANÇA ESCOLAR
-DEINFRA REALIZA MELHORIAS NA AVENIDA GUSTAVO FETTER NO CENTRO DA CIDADE
-CONSELHEIROS TUTELARES SERÃO ESCOLHIDOS POR URNA ELETRÔNICA EM MONDAÍ
-DESCANSO COBRA ESTUDO ALTERNATIVO PARA O CONTORNO VIÁRIO DA SC-163
-OPERAÇÃO FLAGRA 56 MOTORISTAS COM EXCESSO DE VELOCIDADE NA REGIÃO
-HOMICÍDIO EM TUNÁPOLIS SERÁ INVESTIGADO PELA DIC DE SÃO MIGUEL DO OESTE
O tempo é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens, melhorando no decorrer da tarde. A mínima das últimas horas foi de 14 graus e a máxima para hoje deve ser de 24 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 94 centavos. O euro está valendo cinco reais e 41 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula três centavos.
Quase duas toneladas de cocaína foram encontradas boiando no mar perto da Itália. A polícia do país disse nesta segunda-feira que trata-se de uma apreensão recorde. Para dar uma ideia do tamanho dessa apreensão, a polícia informou que no ano de 2021 inteiro foram apreendidas 20 toneladas de cocaína. A droga encontrada recentemente estava armazenada em cerca de 70 embalagens à prova d'água, cuidadosamente lacradas, e envoltas por redes de pescadores equipadas com um dispositivo de sinalização luminosa. A polícia italiana recolheu a droga e está investigando o caso.
O ministro da Infraestrutura da Ucrânia, OLEKSANDR KUBRAKOV, visitará a Turquia na terça-feira para discutir o status de um acordo que permite a exportação segura de grãos em tempo de guerra de vários portos ucranianos do Mar Negro. KUBRAKOV se encontrará com o ministro da Defesa turco, HULUSI AKAR. O acordo de exportação de grãos do Mar Negro mediado pela ONU foi renovado por 60 dias no mês passado, mas a Rússia tem sinalizado que pode não concordar em estendê-lo ainda mais, a menos que o Ocidente remova os obstáculos à exportação de grãos e fertilizantes russos.
O governo dos Estados Unidos respondeu, na tarde desta segunda-feira às declarações do presidente LUAL, que apontou os Estados Unidos e a União Europeia como culpados pelo prolongamento da Guerra da Ucrânia, além de afirmar que tanto Rússia quanto Ucrânia eram responsáveis pela guerra iniciada no ano passado. O porta-voz de Segurança Nacional da Casa Branca, JOHN KIRBY, afirmou que LULA “está reproduzindo propaganda russa e chinesa”. Ainda segundo ele, os comentários foram “simplesmente equivocados”. Mais cedo, o porta-voz principal para Assuntos Externos da União Europeia, PETER STANO, afirmou que a Rússia é a “única responsável” pela escada de violência no Leste Europeu.
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto, registrou leve retração no começo de 2023 e é considerado estável neste início de ano. De dezembro de 2022 para janeiro deste ano o indicador recuou zero vírgula zero quatro por cento. O Banco Central divulgou o índice nesta segunda-feira. Em relação a janeiro de 2022, porém, o indicador mostra crescimento do PIB em três virgula zero três por cento. Já em comparação aos últimos 12 meses, o IBC-Br aponta que a atividade econômica cresceu três por cento. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a economia brasileira cresceu dois virgula nove por cento no ano passado.
A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, considerada a inflação oficial do país, subiu de cinco vírgula 98 por cento para seis vírgula zero um por cento este ano. A estimativa consta no Boletim Focus desta segunda-feira, pesquisa divulgada semanalmente, em Brasília, pelo Banco Central com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos. Para 2024, a projeção da inflação ficou em quatro vírgula 18 por cento. Para 2025 e 2026, as previsões são de inflação de quatro por cento para os dois anos. A estimativa para este ano está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo Banco Central.
O Ministério da Saúde publicou um edital com seis mil 252 vagas para o projeto Mais Médicos para o Brasil. As vagas estão autorizadas e foram distribuídas para cidades que desejarem renovar a participação ou aderir ao programa. O Mais Médicos foi relançado no dia 20 de março. O objetivo do governo é preencher vagas no Sistema Único de Saúde para atendimento de atenção primária, em Unidades Básicas de Saúde. Cada cidade recebeu um número limite de vagas. Os municípios que confirmarem a participação deverão informar o total de profissionais que desejam receber. Após a confirmação do número de vagas, o Ministério da Saúde enviará aos municípios profissionais credenciados pelo programa.
O Governo do Estado encaminhou para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na última sexta-feira, a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2024. Elaborado pela Diretoria de Planejamento Orçamentário da Secretaria de Estado da Fazenda, o projeto define as metas e prioridades da administração pública estadual para o próximo exercício financeiro. A exposição de motivos do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2024 reforça a necessidade da implementação de medidas e ações governamentais para garantir o equilíbrio das finanças estaduais. O governo pretende buscar dois bilhões de reais em novas receitas tributária. Outra meta é conseguir um bilhão e 700 milhões de reais em financiamentos.
Os leitos de UTI estão quase cem por cento ocupados em Santa Catarina. Em uma das regiões, não há mais vagas e outras quatro estão com taxa de ocupação acima de 95 por cento. Segundo monitoramento do governo estadual, havia apenas 65 leitos disponíveis no Estado nesta segunda-feira. Doenças respiratórias e dengue podem ser a causa para o aumento da lotação. No Estado há mil 174 leitos ativos, dos quais mil 109 estão ocupados. A maioria das vagas disponíveis estão localizadas em hospitais do Meio-Oeste e Serra. Há outras 20 na região Sul; 13 no Planalto Norte e Nordeste; quatro no Vale do Itajaí; cinco na Grande Florianópolis; e uma no Oeste catarinense. A Secretaria de Saúde do Estado destaca que, caso as vagas na rede pública sejam todas ocupadas, serão contratados leitos na rede privada para atender a população.
A proposta anunciada pelo governador JORGINHO MELLO de colocar policiais aposentados para atuar nas escolas estaduais de Santa Catarina é vista com ressalvas dentro da categoria. A Associação dos Praças Militares diz que apoia a ideia, mas quer discutir a valorização dos profissionais. Na prática, a Aprasc pede um reajuste no salário pago ao aposentado que volta a trabalhar. O projeto pretende usar o Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública. No caso dos militares, por exemplo, eles deixam o posto e vão para uma "reserva remunerada" e ganham 20 por cento do valor líquido do salário. Para a entidade, o valor é baixo, ainda mais se tratando de uma atuação como a que será feita pelos policiais nas escolas do Estado. A Aprasc já se reuniu com deputados para discutir a possibilidade de reajuste.
Vigilância Sanitária alerta para o ressurgimento da dengue. Conforme o coordenador da Câmara Técnica da Vigilância Sanitária da Amerios, GLAUBER SOUZA, houve um aumento no número de casos nas últimas semanas em todo o Oeste e Extremo Oeste catarinense, o que demanda maior atenção por parte da população para que não haja novo pico de pacientes acometidos pela doença. Ele orienta que seja feita uma varredura nos arredores das casas, com recolha de todos os materiais que possam acumular água e servir de local para criação do mosquito Aedes Aegypti. Em caso de qualquer sintoma de dengue, GLAUBER SOUZA orienta que o paciente busque atendimento imediatamente na Unidade de Saúde da sua cidade. Apesar do aumento no número de casos, SOUZA observa que os números são baixos na comparação com 2022, ano em que vários municípios tiveram epidemia da doença.
GLAUBER SOUZA atribui o cenário favorável ao trabalho feito pelos agentes de combate às endemias, aliado a uma maior conscientização da população sobre as responsabilidades individuais. O coordenador da Câmara Técnica da Vigilância Sanitária cita ainda uma maior adesão dos municípios ao Programa “Penso, Logo Destino”, que proporciona a destinação correta de pneus e outros materiais que acumulam água. Apesar da diminuição do número de casos, SOUZA chama atenção que não pode haver relaxamento nos cuidados, pois o período de transição climática com chuvas mais frequentes, pode levar a uma reprodução maior do mosquito transmissor da dengue. GLAUBER SOUZA reforça que isso pode ser evitado com medidas simples no dia a dia, através de ações amplamente conhecidas pela população.
Obrigatoriedade da nota fiscal eletrônica de produtor rural fica para 2024. A informação foi confirmada pela coordenadora do Colegiado do Movimento Econômico da Ameosc, TATIELE REINHER. De acordo com ela, desde o ano passado ocorre uma mobilização para prorrogar o prazo, que venceria no final do primeiro semestre deste ano. A Secretaria de Estado da Fazenda estendeu para maio de 2024 a obrigatoriedade da nota fiscal eletrônica de produtor rural. A diretora do movimento econômico de São João do Oeste, TATIELE REINHER considera que será uma nova oportunidade para adequações aos produtores rurais. Os argumentos são de precariedade de internet no interior e a falta de capacitação para o preenchimento de dados de forma online. TATIELE REINHER reitera a necessidade de agilizar a mudança para evitar transtornos.
A Diretora do Movimento Econômico afirma que o índice de emissão de nota eletrônica é bastante elevado em São João do Oeste. Segundo TATIELE REINHER, a maior adesão ocorre entre os produtores rurais com maior movimento econômico e que emitem nota c om frequência. Já são mais de 500 produtores no município que preenchem as informações de forma online. TATIELE reconhece que ainda existe um longo caminho para ser percorrido para os ajustes necessários ao novo sistema. Ela aponta problemas com falta de segurança no uso da internet, principalmente entre as pessoas de mais idade.
Descanso possui novo secretário de Obras e Urbanismo. JUCEMIR FRIGO passou a comandar a pasta nos últimos dias e está à frente dos trabalhos em andamento no município. Conforme o prefeito de Descanso, SADI BONAMIGO, a substituição ocorreu devido ao pedido de exoneração apresentado no início deste mês por CLAIR PERES, que atuava no cargo anteriormente. O prefeito informou que PERES vai se preparar para disputar as eleições municipais do ano que vem, pois é visto como um nome forte da situação para comandar a prefeitura entre 2025 e 2028. BONAMIGO enalteceu o trabalho que CLAIR PERES realizou em todo o município como responsável pela Secretaria de Obras e Urbanismo. O destaque são as mudanças de tubulação da Casan, que tiveram grande atenção da prefeitura para minimizar os impactos para a população.
Diretores de Cultura e Turismo debatem pauta regional. Municípios ampliam atrações e buscam atrair turistas de outras região. Conforme a Diretora de Cultura e Turismo de Itapiranga e coordenadora do Colegiado da Ameosc, FERNANDA STHAL. Ela relata que importantes assuntos serão debatidos no encontro do colegiado nesta quarta-feira com representantes dos 19 municípios do Extremo Oeste. O evento será, em São Miguel do Oeste, com início às 14 horas. Na pauta estará a elaboração do calendário regional de eventos visando interligar os municípios da região em eventos culturais e diferentes programações com potencial de turismo como feiras e festas.
FERNANDA STHAL considera que é relevante os municípios participarem das feiras para divulgar o turismo regional. É uma oportunidade para destacar os atrativos e potencialidades de cada município no âmbito regional. Estas ações serão organizadas pelo colegiado possibilitando condições para todos os municípios participarem. A Diretora de Cultura de Itapiranga também chama atenção para uma fonte de recursos que não pode ser ignorada. Trata-se da Lei Federal Paulo Gustavo, que pode destinar recursos para investimentos na cultura. Os municípios e o estado possuem verbas elevadas disponíveis, no entanto será preciso elaboração de projetos com fundamentação para aplicar os recursos. No evento desta quarta-feira, terá uma palestra sobre formas corretas para encaminhar projetos viando receber recursos significativos, já disponível para este ano.
FERNANDA STHAL afirma que o colegiado atua em parceria com os municípios alertando sobre meios de obter verbas extras e também no desenvolvimento de ações coletivas. A Coordenadora do Colegiado de Cultura e Turismo da Ameosc também destaca a participação no Fórum Catarinense de Gestores de Cultura, que será realizado na cidade de Lages nos dias 10, 11 e 12 de maio. FERNANDA afirma que será uma oportunidade para debate de ações em Santa Catarina e também de divulgação dos municípios do Extremo Oeste que investem nos novos projetos turísticos e já possuem roteiros atrativos.
São João do Oeste investe em novos programas ambientais. Foco está na suinocultura visando destinação correta dos dejetos. O Movimento Econômico do Município de São João do Oeste referente ao ano de 2022 chegou próximo de 860 milhões de reais. Deste montante, mais de 302 milhões de reais são provenientes da suinocultura, um crescimento de 21 por cento em relação ao ano anterior. O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, ROGÉRIO RECH afirma que o município possui programas de incentivo e busca ampliar suas ações com metas ambientais. Ele informa que está sendo organizado uma comitiva para visitar dois municípios do Paraná. RECH cita iniciativas bem sucedidas em Salgado Filho e Ouro Verde. Estes municípios paranaense utilizam sistema de cooperativas entre produtores rurais e também com investimento privado para reutilização dos dejetos e destinação correta.
Secretário da Agricultura e Meio Ambiente cobra maior participação das agroindústrias em projetos ambientais. Segundo ROGÉRIO RECH, é preciso maior envolvimento das empresas e cooperativas que possuem sistema de integração na suinocultura. Ele reforça que a suinocultura é responsável por grande movimento econômico e não pode ser tachada de poluidora. O Secretário de São João do Oeste afirma que é preciso romper a barreira do individualismo e agir de forma coletiva. Conforme ROGÉRIO RECH as agroindústrias pressionam para o produtor ser mais independente e não contribuem na solução de problemas ambientais.
Diretor avalia de forma positiva os trabalhos já realizados no ano letivo de 2023. Conforme o diretor do CIER – Centro Integrado de Ensino Rural de Iporã do Oeste, VANDERLEI GAMBATTO, no primeiro trimestre já foram realizadas reuniões com as famílias, assembleia geral com os pais e demais atividades para unir os profissionais e as famílias. Ele considera que o trabalho conjunto proporciona melhores resultados, favorecendo um ensino mais coletivo e socializado. Para o restante do ano, GAMBATTO destaca que existe grande expectativa para a realização da noite italiana, que depende da conclusão de algumas pendências na reforma do ginásio. O diretor acredita que isso será concluído em breve, para que ocorra a entrega oficial da tão esperada obra. Ele pontua que o ginásio vai favorecer a prática esportiva e demais eventos da comunidade de Linha Esperança.
Uma reunião na tarde de hoje vai discutir assuntos relacionados à segurança escolar em Iporã do Oeste. O encontro foi convocado pelo Comitê Intersetorial de Segurança Escolar criado por meio de decreto, a partir da Audiência Pública realizada na semana passada no município. Conforme o prefeito em exercício de Iporã do Oeste, VALMOR REIS, o comitê é composto por presidentes das APP’s, Diretores de Escolas, Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Civil, Secretaria da Saúde, Assistência Social e Autoridades do Poder Público. REIS explica que o objetivo do encontro, que vai iniciar às 15h45, é discutir ações para melhorar a segurança dos alunos das redes municipal e estadual de ensino. Ele pontua que algumas ações, a exemplo de rondas nas escolas, já foram adotadas e que será feito ainda mais para garantir a segurança escolar, a partir das ideias que serão apontadas na reunião da tarde de hoje.
O Departamento de Infraestrutura retomou as melhorias nas rodovias da região nesta semana. Os trabalhos estavam suspensos desde o início do ano, devido a troca no comando do Governo do Estado. Na manhã desta terça-feira, os trabalhos iniciaram na Avenida Gustavo Fetter, no centro de Iporã do Oeste. Uma equipe da Gaia Rodovias realiza intervenções no asfalto danificado, nas proximidades da Loja Elmo A. Kist. De acordo com o engenheiro responsável, PAULO VANDRAME, está sendo realizado um remendo profundo de 70 centímetros com colocação de pedras para formar uma base melhor para o asfalto, que terá sete centímetros de camada. Esse trabalho vai contemplar mais quatro pontos da avenida e seguirá em andamento durante toda a tarde de hoje, demandando maior atenção dos motoristas ao cruzar a cidade de Iporã do Oeste. Ainda não há previsão de trabalho semelhante em outros pontos da SC-163.
O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Mondaí está com as inscrições abertas para o processo de escolha dos novos Conselheiros Tutelares do município. O processo eleitoral visa preencher as cinco vagas disponíveis, com mandato de quatro anos, a iniciar no dia dez de janeiro de 2024. De acordo com a Secretária de Assistência Social, LUCIANE MARASCHIN, o prazo de inscrição ficará aberto até o dia três de maio e a função exige dedicação exclusiva ao cargo, sendo vedado o exercício de outra função pública ou privada, independente da remuneração. LUCIANE explica que a carga horária dos escolhidos como conselheiros tutelares será de 40 horas semanais, com vencimentos de dois mil 195 reais por mês.
LUCIANE MARASCHIN lembra que a eleição vai ocorrer no dia primeiro de outubro desse ano, com a divulgação dos resultados logo após a apuração dos votos. Conforme ela, nesse ano o processo de escolha do Conselho Tutelar vai ter algumas alterações, com votação feita por meio de urna eletrônica, fornecida pela Justiça Eleitoral, onde o eleitor poderá votar em apenas um candidato. Os cinco primeiros colocados com maior número de votos serão os titulares e todos os demais candidatos habilitados serão considerados suplentes, seguindo a ordem decrescente de votação. As demais informações sobre à candidatura e as etapas do processo, bem como a documentação, regulamentação e resoluções, podem ser conferidas na íntegra no edital publicado junto a página da prefeitura de Mondaí.
Uma reunião entre o prefeito de Descanso, SADI BONAMIGO, o deputado estadual, FABIANO DA LUZ, e o Secretário de Infraestrutura de Santa Catarina, JERRY COMPER, foi realizada na última quinta-feira, em Florianópolis. O assunto em pauta foi o contorno viário da SC-163, na cidade de Descanso. De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, PAULO LAUXEN, o objetivo foi de solicitar a realização de mais dois estudos contemplando o lado Leste da cidade, já que até agora os estudos foram feitos apenas no lado Oeste de Descanso. LAUXEN frisa que o objetivo é evitar que todo o trânsito seja tirado do centro da cidade, pois isso prejudicaria o comércio local que depende do movimento econômico deixado pelos viajantes, a exemplo dos restaurantes, postos de combustíveis e varejo em geral.
PAULO LAUXEN enaltece que a discussão entre as autoridades e os engenheiros foi extremamente positiva, com confirmação de que os estudos serão realizados já no mês de maio para verificar o tráfego de caminhões e outros veículos na cidade. O Secretário observa que a tendência é que o trecho da SC-163 entre São Miguel do Oeste e Itapiranga seja federalizado, viabilizando também a construção da ponte sobre o Rio Uruguai, o que levará a um aumento expressivo do tráfego de veículos nos municípios da região. Conforme ele, parte desse fluxo precisa ser tirado dos centros das cidades para não prejudicar a mobilidade urbana, de forma que não venha a impactar negativamente o comércio. PAULO LAUXEN acredita que a federalização vai andar de forma rápida, visto que o Estado possui todo o inventário desse processo, que também já foi entregue ao Governo Federal. O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Descanso avalia que por isso é preciso discutir a melhor alternativa do ponto de vista da comunidade e também dos técnicos responsáveis pelos Projetos.
A Polícia Militar Rodoviária, Posto de Iporã do Oeste, realizou a operação “Respeitando o Hoje Vivendo o Amanhã” no último final de semana, no trecho da SC-163, entre Iporã do Oeste e Itapiranga. A operação contou com barreiras e abordagens com o objetivo de orientar os motoristas sobre um trânsito seguro, por meio de boas práticas e respeito às leis. Durante as ações, medidores de velocidade foram usados e 56 motoristas foram flagrados excedendo o limite da via. Seis condutores foram autuados realizando ultrapassagens em locais proibidos e um se recusou a realizar o teste do etilômetro. Conforme informado pela Polícia Militar Rodoviária, essas ações estão sendo desenvolvidas de forma mais frequente, com o objetivo de diminuir as ocorrências de trânsito na região.
Homem é encontrado morto no interior de Tunápolis. Um idoso, de 74 anos, foi encontrado morto no final da manhã de ontem, em Linha Raigão Baixo, interior de Tunápolis. O corpo foi localizado no acesso a uma propriedade com marca de perfuração no corpo, causada por arma de fogo. Ele foi identificado como VALTER FORCELLINI, de 74 anos. A identidade dele foi revelada na manhã de hoje pela Polícia Científica, que realizou a necrópsia. As Polícias Civil, Militar e o Canil de São Miguel do Oeste estiveram no local. A Polícia Civil vai investigar o caso, apontado como homicídio. Conforme as informações obtidas pela reportagem da Peperi no local, o idoso seria morador de Belmonte e o seu veículo, uma Montana, foi encontrado estacionado às margens da estrada, a cerca de cinco quilômetros do local. Os documentos pessoais e a chave do carro estavam com o idoso.
Caso de homicídio em Tunápolis será investigado pela DIC de São Miguel do Oeste. Conforme a delegada, JOELMA ALBERTON, que responde pela Comarca de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste, a polícia ainda não tem autoria definida do crime. Ela menciona que é um caso de homicídio e que vai ficar sob a responsabilidade da DIC, a Divisão de Investigação Criminal de São Miguel do Oeste, sob a coordenação do delegado, ERIC ROSADA. A delegada JOELMA afirma que a equipe da polícia civil realizou diligências ontem à tarde e já está ouvindo possíveis testemunhas.