-BRASIL ANUNCIA FIM DA EMERGÊNCIA SANITÁRIA DE COVID-19
-SANTA CATARINA TEM MAIS DE MIL PESSOAS NA FILA POR TRANSPLANTE DE ORGÃOS -RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS EM DESCANSO DEVE DEMORAR MAIS DE QUATRO MESES
-INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS NO IFSC DE SMOESTE ENCERRAM HOJE
-CITEOSC QUER AMPLIAR NÚMERO DE EMPRESAS DE INOVAÇÃO NO EXTREMO OESTE
-CRIANÇA FICA FERIDA AO CAIR DE CARRO EM MOVIMENTO NO CENTRO
-ADOLESCENTE É VÍTIMA DE TENTATIVA DE ESTUPRO EM SMOESTE
O tempo na região Extremo Oeste é ensolarado. A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 11 graus e a máxima para hoje deve ser de 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a semana cotado em quatro reais e 70 centavos. O euro está valendo cinco reais e oito centavos. Já o peso argentino está cotado em quatro centavos.
Uma mulher foi presa na Venezuela por oferecer nas redes sociais um rim humano por 20 mil dólares. A informação foi divulgada por meio do Twitter pelo procurador-geral, TAREK SAAB. Nas redes sociais, circulam denúncias de venda de órgãos por meio do Facebook, que também tem sido usado para fraudes e outros crimes relacionados a sequestros, segundo a polícia. O promotor acompanhou seu tuíte com fotos do anúncio publicado pela mulher no Marketplace em que foi oferecido "um rim de menina de 15 anos em perfeito estado". Não está claro qual seria a origem do órgão. A mulher está detida e será acusada de "doação com fins lucrativos". A promotoria está investigando ainda se existe uma "rede criminosa" por trás desse tipo de publicação.
A maior cidade da China voltou a registrar mortes por Covid-19 neste final de semana. Xangai registrou ao menos três óbitos pela doença desde o surto recente de contágio. A cidade está em regime de lockdown severo há cerca de três semanas onde cerca de 25 milhões de pessoas estão confinadas em suas casas. Segundo autoridades, as vítimas fatais tinham entre 89 e 91 anos e possuíam comorbidades, além de não estarem vacinadas. Ao todo, a China já teve mais de quatro mil mortes por Covid-19 desde o começo da pandemia.
O número de mortes devido às graves inundações que estão ocorrendo na província de KwaZulu-Natal, no leste da África do Sul, aumentou neste domingo chegando a 433 vítimas, além de 63 desaparecidos. As informações são de fonte oficial e dão conta que o fenômeno está entre as piores catástrofes da província. As equipes de emergência continuam trabalhando na área devastada e as autoridades locais estimam que os danos na província sejam de milhões e que um total de 40 mil pessoas tenham sido afetadas pelas inundações desde o início das chuvas torrenciais na última segunda-feira. Também estimam que quase quatro mil casas tenham sido totalmente destruídas e pouco mais de oito mil tenham ficado parcialmente danificadas.
O governo do Rio Grande do Sul confirmou neste final de semana o primeiro caso da variante deltacron da Covid-19 no Brasil. A amostra é de uma paciente de Cruz Alta, no Noroeste do Estado e as informações são da Secretaria Estadual de Saúde. A deltacron é a recombinação entre as variantes de preocupação Delta e Ômicron, porém, apesar disso, ela não é uma nova cepa. Segundo a pasta, a amostra foi coletada em 11 de fevereiro e sequenciada no Centro Estadual de Vigilância em Saúde. A equipe da Vigilância Estadual e Municipal, no entanto, não identificou possíveis contatos da paciente, que também não tinha histórico de viagem.
Em pronunciamento nacional realizado na noite de ontem, o ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA anunciou o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional por causa da Covid-19. QUEIROGA disse que a campanha de vacinação contra a doença foi a maior da história e que mais de 73 por cento da população brasileira já completou o ciclo vacinal. Ele anunciou ainda que nos próximos dias, será publicado o decreto com a decisão do governo federal. O estado de emergência em saúde pública no Brasil foi decreto pelo então ministro da Saúde, HENRIQUE MANDETTA, em fevereiro de 2020. Atualmente, mais de duas mil normas da União e dos Estados estão vinculadas à portaria que decretou o estado de emergência visto a Covid-19.
A revogação do estado de emergência devido ao Coronavírus pode acarretar na mudança do uso das vacinas e na liberação de recursos alocados para o enfrentamento da pandemia. Para que todas as questões sejam avaliadas, a equipe jurídica do Ministério da Saúde estuda a melhor saída para essas normas que estão atreladas ao decreto. Outra alteração legislativa estudada pelo governo visa permitir a aplicação de vacinas contra a Covid-19 pelo setor privado. Desde o começo da pandemia em 2020, o Brasil registrou mais de cinco milhões casos e mais de 660 mil mortes em decorrência da doença. Já o número de vacinas aplicadas ultrapassa a marca de 409 milhões de doses.
O governo do estado de Santa Catarina divulgou no último sábado um novo mapa da Covid-19. Conforme as informações, todas as regiões estão em azul, ou seja, em risco moderado para a doença. O novo mapa revela um progresso em relação à semana anterior, quando as regiões de Foz do Rio Itajaí e do Planalto Norte estavam em risco alto para o coronavírus. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, entre nove e 15 de abril de 2022, 279 municípios catarinenses não registraram nenhuma morte por Covid-19, o que corresponde a 95 por cento do estado. Além disso, 117 municípios não notificaram novos casos de coronavírus no mesmo período.
Com a disparada nos casos de dengue em Santa Catarina, consumidores têm verificado um aumento repentino no preço de repelentes contra mosquitos em alguns estabelecimentos de Florianópolis. O Procon da Capital fez uma ação em seis redes de farmácias e verificou um acréscimo de até 117 por cento no valor. A operação foi feita após os consumidores alegarem um aumento de mais de 14 reais nos produtos. Com isso, o Procon da Capital fez recomendações às redes de farmácia para que não aumentem o preço sem justificativa, levando em consideração a atual situação de emergência de saúde pública.
O estado de Santa Catarina tem mais de mil pessoas na fila de espera aguardando por transplantes de órgãos. Ao todo, são mil, 116 catarinenses nesta situação. Os dados são referentes a fevereiro de 2022 e a maior demanda é por córnea e rim com mais de 400 pessoas em espera por cada um dos órgãos. Para o médico e coordenador estadual do SC Transplantes, JOEL DE ANDRADE, o número é preocupante, porém, ele avaliou como sendo melhor que o registrado no começo da pandemia de Covid-19. Atualmente, Santa Catarina realiza transplantes de 10 órgãos, entre eles, córnea, coração, rim, pâncreas, fígado, entre outros.
As celebrações da Semana Santa movimentaram um bom número de fiéis na Igreja Matriz São Miguel Arcanjo e nas demais comunidades pertencentes à paróquia nos cinco municípios da região. Das sete missas realizadas na última semana na Matriz, quatro contaram com a transmissão aqui da Rádio Peperi. Os padres IVO ORO, CLETO STÜLP e SILVESTRE SELUNK revezaram na condução dos momentos religiosos realizados no centro da cidade. As últimas celebrações foram no sábado à noite e ontem pela manhã e à noite. As fotos das missas podem ser conferidas no site da Peperi na internet.
A Rádio Itapiranga do município de Itapiranga, emissora afiliada à Rede Peperi de Comunicação proporcionou um encontro de família neste final de semana. As primas ROSELEI FERREIRA e JANETE SEHN puderam se conhecer após 34 anos. ROSELEI reside no município gaúcho de Sananduva e JANETE no interior de Itapiranga. O encontro foi possível após um aviso de utilidade pública na programação da Rádio Itapiranga. Além do encontro elas também foram até a emissora e conversaram com a equipe. A história completa e as fotos estão disponíveis no Portal Peperi na internet.
A Rede Peperi de Comunicação está na final do prêmio PAULO FREIRE de jornalismo. A organização é da Unesco, órgão da ONU para a educação. A iniciativa visa premiar produções jornalísticas com o tema “Educação pública na pandemia: inovação para manter a aprendizagem e o vínculo do aluno nas escolas das redes estaduais”. A reportagem da Rede Peperi que está na final foi produzida pelo jornalista MARCOS MELLER e aborda o tema “Educação presente: como as escolas estaduais de Santa Catarina enfrentaram a pandemia”. Ao todo são 18 finalistas em seis categorias.A reportagem da Peperi está concorrendo na categoria Radiojornalismo e disputa o primeiro lugar juntamente com a rádio América de Minas Gerais e a Rádio Jornal de Pernambuco.
As fortes chuvas que atingiram a região Extremo Oeste nas últimas semanas também danificaram as estradas do interior de Descanso. A afirmação é do prefeito, SADI BONAMIGO. Conforme ele, a secretaria de Obras está trabalhando de forma intensa para recuperar toda a malha viária afetada. Segundo ele, o grande volume de chuvas provocou alagamentos, abertura de buracos nas vias, além de danos diversos em estradas, bueiros, pontilhões, sarjetas e demais. De acordo com SADI BONAMIGO, os transtornos foram tantos que acabaram interrompendo o trabalho que vinha sendo efetuado pela secretaria no interior do município.
A secretaria de Obras de Descanso está focada nesse momento em ações nas estradas mais afetadas pelas fortes chuvas. A declaração é do prefeito, SADI BONAMIGO. Ele destacou que as vias que recebem o transporte escolar terão prioridade nesse momento, seguindo logo após para os acessos secundários. Ele antecipou que os profissionais devem demorar pelo menos quatro meses para recuperar toda a malha viária atingida pelas fortes chuvas. SADI BONAMIGO pediu a compreensão e paciência dos moradores de Descanso nesse período complicado, porém, garantiu que a equipe está empenhada para resolver a situação o quanto antes.
A secretaria de Obras de Descanso está atuando em pelo menos seis comunidades do interior. A informação é do vice-prefeito, NEI BRUGNEROTTO. Ele citou as ações nas Linhas Sanga Curta, Barra do Veado, Santa Lúcia, Gaúcha, Lacerda e Taquá. Ele ressaltou que o setor está trabalho constantemente para que o trânsito de pessoas, veículos e a própria produção não sejam afetados ainda mais. NEI BRUGNEROTTO frisou ainda que entre as ações executadas no momento estão os serviços de limpeza e substituição de bueiros, abertura de estradas e até das sarjetas para facilitar o escoamento da água da chuva.
Vão encerrar nesta segunda-feira as inscrições para dois cursos de graduação do Instituto Federal de Santa Catarina, campus de São Miguel do Oeste. As vagas são para as turmas de Tecnologia em Alimentos e Agronomia. Os interessados devem fazer a matrícula via internet, através do endereço eletrônico, www.ifsc.edu.brwebcampus-são-miguel-do-oeste. Como de praxe, não é cobrado taxa de matrícula nem mensalidade, sendo ambos cursos totalmente gratuitos. Para participar os interessados devem ter concluído o ensino médio, terem feito o Enem ou vestibular do IFSC no ano passado e não terem tirado nota zero na redação.
O Instituto Federal de Santa Catarina, campus de São Miguel do Oeste está ofertado ao todo, 40 vagas, sendo 20 em cada um dos dois cursos. Conforme os editais, as aulas de Tecnologia de Alimentos serão no período da noite e com duração de três anos, totalizando cerca de três mil horasaula. Já o curso de Agronomia será no período integral com duração de cinco anos e mais de quatro mil e 100 horasaula. A lista com os selecionados para as vagas remanescentes será divulgada no dia 26 deste mês a partir das seis horas da tarde. Mais informações podem ser obtidas através do WhatsApp 3631-0464 ou por ligação através do 3631-0427.
Além de analisar as principais notícias da semana, a edição do último sábado do Peperi Rádio Repórter contou com a presença do presidente do Centro de Inovação e Tecnologia do Extremo Oeste, JUNGLES WEGHER. Atualmente, o Citeosc está situado no Caic no bairro São Luiz, em São Miguel do Oeste, porém, existe a intenção das instalações ocuparem um espaço maior e mais apropriado. Recentemente o prefeito, WILSON TREVISAN esteve conversando com o governador, CARLOS MOISÉS DA SILVA e com a Unoesc para que a estrutura seja instalada nas proximidades do campus, no bairro Agostini.
O Centro de Inovação e Tecnologia do Extremo Oeste foi instalado no Caic em dezembro do ano passado e desde então várias palestras já foram trazidas para São Miguel do Oeste. A afirmação é do presidente do Citeosc, JUNGLES WEGHER. Conforme ele, também foram executados programas em parceria com o Sebrae e a Fapesc, sendo alguns projetos premiados a nível nacional e com ênfase na região. Ele lembrou ainda da aprovação na Câmara de Vereadores do projeto de lei que visou incentivar o início das empresas de tecnologia e permitindo ainda que elas possam utilizar o mesmo endereço fiscal no espaço coworking da Acismo. Para JUNGLES, isso mostrou um grande avanço para São Miguel do Oeste e para a região Extremo Oeste.
O Citeosc trabalha com três pilares, sendo com as universidades e demais unidades de ensino de São Miguel do Oeste, com o Sebrai, SesiSenai e Senac e com o poder público municipal. A explicação é do presidente, JUNGLES WEGHER. De acordo com ele, essa união representa uma força maior em todas as esferas. Sobre a possibilidade de mudar de endereço, ele pontuou que precisa conversar com a Administração, porém, frisou que a região está participando de um edital lançado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, onde visa construções em várias partes do Brasil de Centros de Inovação no valor de até cinco milhões de reais.
O Citeosc já garantiu meio milhão do governo estadual e mais um milhão e 250 mil reais, totalizando mais de um vírgula sete milhões para a construção da sede própria em um terreno em anexo ao campus da Unoesc. A informação é do presidente, JUNGLES WEGHER. Segundo ele, o resultado da participação no edital federal sai no próximo mês de julho e até lá resta esperar. Ele salientou que a conversa entre o prefeito e a Unoesc é no sentido da instalação de um parque tecnológico, que é quando o município desenvolve uma área de pesquisa. JUNGLES frisou que esse é um sistema mais avançado, porém, admitiu que o governo pode tranquilamente trabalhar nessas duas frentes.
O Citeosc conta atualmente com oito empresas fundadoras e outras 15 que estão em fila de espera para integrar a estrutura. O comentário é do presidente, JUNGLES WEGHER. Ele garantiu que as empresas podem se beneficiar do Centro de Inovação e Tecnologia sem precisarem de fato, estarem associadas ao Citeosc.
O Citeosc trabalha em duas linhas com relação aos cursos e treinamentos ofertados e previstos para a região Extremo Oeste. A garantia é do presidente, JUNGLES WEGHER. Ele lembrou de um convênio com a Unoesc no valor de cinco vírgula quatro milhões de reais para desenvolver 40 programadores e outra linha de frente que ocorre através do programa Nascer do Sebrae, onde será realizada uma nova turma e durante oito meses os interessados receberão mentorias para analisar as questões e melhora-las do ponto de visto da inovação.
Um acidente de trânsito acabou deixando duas pessoas feridas ontem à tarde na Rua do Comércio em Itapiranga. O fato envolveu duas motocicletas, sendo uma Titan conduzida por um jovem de 19 anos e uma Biz conduzida por um homem de 29 anos. Conforme a Polícia Militar, o condutor de uma das motocicletas realizou uma ultrapassagem pela direita, quando houve a colisão traseira. O corpo de Bombeiros foi acionado e atendeu ambos motociclistas. Eles possuíam lesões pelo corpo e foram encaminhados ao Hospital de Itapiranga.
A Polícia Militar de São Miguel do Oeste encontrou na manhã de ontem uma motocicleta que havia sido furtada. O fato foi na Rua Sete de Setembro no bairro Salete. No local, a guarnição realizava rondas quando localizou uma Biz caída em uma plantação de mandiocas. A PM realizou contato telefônico com a proprietária, porém, sem êxito. Os policiais se deslocarem até a residência da proprietária que confirmou que a motocicleta era sua e havia sido furtada. Diante dos fatos, a moto foi recolhida e entregue ao pátio conveniado.
A segunda-feira começou com ao menos dois acidentes de trânsito em São Miguel do Oeste. O primeiro deles foi na Rua Marcílio Dias nas proximidades do Fórum e envolveu um Celta e um Civic. No local, foram registrados apenas danos materiais e ninguém ficou ferido. Já o segundo acidente foi próximo à Praça Walnir Bottaro Daniel e envolveu um Pálio e um caminhão. O condutor do Pálio de 34 anos sofreu um mal súbito e acabou perdendo o controle do veículo, vindo a colidir na traseira do caminhão. Com o impacto, ele acabou ficando inconsciente e precisou ser encaminhado para o Hospital regional. Os danos foram de grande monta e o estado de saúde do condutor é estável.
Uma criança ficou ferida após cair de um carro em movimento em São Miguel do Oeste. O acidente foi na tarde do último sábado no cruzamento das Ruas Waldemar Ramgrab e Guanabara. No automóvel haviam duas crianças, porém, uma delas não estava na cadeirinha. Ela acabou abrindo a porta e caindo do automóvel. O menino teve escoriações pelo corpo e com maior intensidade no rosto. A trava de segurança para crianças também não estava ativada, o que contribuiu para o fato. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados e prestaram todos os auxílios. Devido aos ferimentos leves, a criança não precisou ser encaminhada para o Hospital Regional.
A Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu na tarde do último sábado uma ocorrência de tentativa de estupro. O fato foi na Rua Guanabara no bairro Sagrado Coração de Jesus. No local, uma adolescente relatou que estava na casa de uma amiga e na hora de voltar para casa, teve que ir caminhando pois seu celular estava sem crédito para ligar ao profissional de confiança. Ela contou que em determinado momento parou um mototaxista e pediu uma corrida, porém, no decorrer do caminho, o homem começou a passar a mão em suas pernas e pediu quanto custava o programa. A jovem assustada pediu para o mesmo parar imediatamente. Após deixar a vítima, o motociclista seguiu adiante. O caso será investigado pela Delegacia de proteção a criança, adolescente, mulher e idoso de São Miguel do Oeste.