ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em foco Itapiranga - 18/04/2022

GLOBO EM FOCO – 18/04/22

-BRASIL ANUNCIA FIM DA EMERGÊNCIA SANITÁRIA DE COVID-19

-SANTA CATARINA TEM MAIS DE MIL PESSOAS NA FILA POR TRANSPLANTE DE ORGÃOS

-VEREADORES DE ITAPIRANGA TERÃO IMPORTANTES PROJETOS NA SESSÃO DE HOJE

-DOIS MIL IDOSOS PARTICIPAM DAS ATIVIDADES EM GRUPO EM ITAPIRANGA

-SÃO JOÃO DO OESTE REGISTRA AUMENTO DE 30% NA ARRECADAÇÃO

-COLISÃO ENTRE MOTOS DEIXA FERIDOS EM ITAPIRANGA

-ADOLESCENTE É VÍTIMA DE TENTATIVA DE ESTUPRO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça dessa forma./A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 24 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a semana cotado em quatro reais e 70 centavos. O euro está valendo cinco reais e oito centavos. Já o peso argentino está cotado em quatro centavos.

Uma mulher foi presa na Venezuela por oferecer nas redes sociais um rim humano por 20 mil dólares. A informação foi divulgada por meio do Twitter pelo procurador-geral, TAREK SAAB. Nas redes sociais, circulam denúncias de venda de órgãos por meio do Facebook, que também tem sido usado para fraudes e outros crimes relacionados a sequestros, segundo a polícia. O promotor acompanhou seu tuíte com fotos do anúncio publicado pela mulher no Marketplace em que foi oferecido "um rim de menina de 15 anos em perfeito estado". Não está claro qual seria a origem do órgão. A mulher está detida e será acusada de "doação com fins lucrativos". A promotoria está investigando ainda se existe uma "rede criminosa" por trás desse tipo de publicação.

A maior cidade da China voltou a registrar mortes por Covid-19 neste final de semana. Xangai registrou ao menos três óbitos pela doença desde o surto recente de contágio. A cidade está em regime de lockdown severo há cerca de três semanas onde cerca de 25 milhões de pessoas estão confinadas em suas casas. Segundo autoridades, as vítimas fatais tinham entre 89 e 91 anos e possuíam comorbidades, além de não estarem vacinadas. Ao todo, a China já teve mais de quatro mil mortes por Covid-19 desde o começo da pandemia.

O número de mortes devido às graves inundações que estão ocorrendo na província de KwaZulu-Natal, no leste da África do Sul, aumentou neste domingo chegando a 433 vítimas, além de 63 desaparecidos. As informações são de fonte oficial e dão conta que o fenômeno está entre as piores catástrofes da província. As equipes de emergência continuam trabalhando na área devastada e as autoridades locais estimam que os danos na província sejam de milhões e que um total de 40 mil pessoas tenham sido afetadas pelas inundações desde o início das chuvas torrenciais na última segunda-feira. Também estimam que quase quatro mil casas tenham sido totalmente destruídas e pouco mais de oito mil tenham ficado parcialmente danificadas.

O governo do Rio Grande do Sul confirmou neste final de semana o primeiro caso da variante deltacron da Covid-19 no Brasil. A amostra é de uma paciente de Cruz Alta, no Noroeste do Estado e as informações são da Secretaria Estadual de Saúde. A deltacron é a recombinação entre as variantes de preocupação Delta e Ômicron, porém, apesar disso, ela não é uma nova cepa. Segundo a pasta, a amostra foi coletada em 11 de fevereiro e sequenciada no Centro Estadual de Vigilância em Saúde. A equipe da Vigilância Estadual e Municipal, no entanto, não identificou possíveis contatos da paciente, que também não tinha histórico de viagem.

Em pronunciamento nacional realizado na noite de ontem, o ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA anunciou o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional por causa da Covid-19. QUEIROGA disse que a campanha de vacinação contra a doença foi a maior da história e que mais de 73 por cento da população brasileira já completou o ciclo vacinal. Ele anunciou ainda que nos próximos dias, será publicado o decreto com a decisão do governo federal. O estado de emergência em saúde pública no Brasil foi decreto pelo então ministro da Saúde, HENRIQUE MANDETTA, em fevereiro de 2020. Atualmente, mais de duas mil normas da União e dos Estados estão vinculadas à portaria que decretou o estado de emergência visto a Covid-19.

A revogação do estado de emergência devido ao Coronavírus pode acarretar na mudança do uso das vacinas e na liberação de recursos alocados para o enfrentamento da pandemia. Para que todas as questões sejam avaliadas, a equipe jurídica do Ministério da Saúde estuda a melhor saída para essas normas que estão atreladas ao decreto. Outra alteração legislativa estudada pelo governo visa permitir a aplicação de vacinas contra a Covid-19 pelo setor privado. Desde o começo da pandemia em 2020, o Brasil registrou mais de cinco milhões casos e mais de 660 mil mortes em decorrência da doença. Já o número de vacinas aplicadas ultrapassa a marca de 409 milhões de doses.

O governo do estado de Santa Catarina divulgou no último sábado um novo mapa da Covid-19. Conforme as informações, todas as regiões estão em azul, ou seja, em risco moderado para a doença. O novo mapa revela um progresso em relação à semana anterior, quando as regiões de Foz do Rio Itajaí e do Planalto Norte estavam em risco alto para o coronavírus. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, entre nove e 15 de abril de 2022, 279 municípios catarinenses não registraram nenhuma morte por Covid-19, o que corresponde a 95 por cento do estado. Além disso, 117 municípios não notificaram novos casos de coronavírus no mesmo período.//

Com a disparada nos casos de dengue em Santa Catarina, consumidores têm verificado um aumento repentino no preço de repelentes contra mosquitos em alguns estabelecimentos de Florianópolis. O Procon da Capital fez uma ação em seis redes de farmácias e verificou um acréscimo de até 117 por cento no valor. A operação foi feita após os consumidores alegarem um aumento de mais de 14 reais nos produtos. Com isso, o Procon da Capital fez recomendações às redes de farmácia para que não aumentem o preço sem justificativa, levando em consideração a atual situação de emergência de saúde pública.

O estado de Santa Catarina tem mais de mil pessoas na fila de espera aguardando por transplantes de órgãos. Ao todo, são mil, 116 catarinenses nesta situação. Os dados são referentes a fevereiro de 2022 e a maior demanda é por córnea e rim com mais de 400 pessoas em espera por cada um dos órgãos. Para o médico e coordenador estadual do SC Transplantes, JOEL DE ANDRADE, o número é preocupante, porém, ele avaliou como sendo melhor que o registrado no começo da pandemia de Covid-19. Atualmente, Santa Catarina realiza transplantes de 10 órgãos, entre eles, córnea, coração, rim, pâncreas, fígado, entre outros.

Vereadores de Itapiranga votam importantes projetos durante sessão na noite de hoje. Conforme a Presidente, ILDA FELLER, esta é a décima primeira sessão ordinária do ano que vai debater o projeto de eventos das soberanas da Oktoberfest e também o evento de escolha da Garota Esporte 2022. Outro projeto citado pela presidente se trata de questões de loteamento do REURB, a qual será votado na noite desta segunda-feira. ILDA enfatiza a importância dessa votação pela espera dos munícipes na regularizar de loteamentos. Conforme ela, a votação é necessária para os procedimentos legais do município. Questionada sobre o projeto de conjunto habitacional e criação de uma nova área industrial para o município, a presidente disse que de momento o projeto está na mesa para análise com cautela e acredita que na próxima sessão deve ir a votação.

Pavimentação asfáltica recebe atenção especial em São João do Oeste. Investimento será superior a três milhões e 500 mil reais. A pavimentação asfáltica será de parte da estrada geral em direção a Linha Fortaleza. A obra é um grande anseio da população, principalmente aos moradores e empresas estabelecidas no entorno. Conforme o prefeito GENÉSIO ANTON, a empresa tem prazo de oito meses para a conclusão da obra. Os recursos são da Secretaria de Infraestrutura de Santa Catarina. ANTON afirma que o momento é de grandes investimentos para atender antigas reivindicações. O município também vai dar contrapartida com deslocamento de postes e rede de energia elétrica.

UCEFF lança 13 novos cursos de Pós-graduação. Objetivo é atender as demandas que o profissional tem, seja no que diz respeito aos conteúdos, horários e formatos das aulas. Com olhar cuidadoso e capaz de se adaptar às mudanças, cada um dos 13 cursos chega para somar no currículo. Conforme a Coordenadora de Pós-graduação da UCEFF, MARIVANE MENUNCIN VIÊRA, é um momento muito significativo para a Instituição. São 13 novos cursos, que abrangem todas as áreas do conhecimento e que estão disponíveis em todas as unidades da UCEFF. Salienta que este é um novo momento da Pós-graduação, um passo ainda mais ousado.

Dois mil idosos participam das atividades desenvolvidas pela assistência social de Itapiranga. Programações ainda estão com limitações nos grupos da terceira idade. Com dois anos de isolamento social devido a pandemia as pessoas da terceira idade vibraram com o retorno dos encontros em suas comunidades. Segundo a coordenadora dos Grupos de Idosos de Itapiranga, LORI BORSCHEID, a Secretaria da Assistência Social realizou amplo debate e planejamento para garantir eventos com total segurança. São duas mil pessoas que integram as programações que são desenvolvidas a cada 15 dias com apoio do município. A aceitação foi praticamente total, porém existem ausências de pessoas por não terem o ciclo completo de vacinação com três doses da vacina contra a Covid.

LORI BORSCHEID afirma que o momento é de retomada e de grande satisfação das pessoas da terceira idade, porém seguem algumas restrições de atividades que eram tradicionais na rotina dos idosos antes da Pandemia e que ainda necessitam de novas liberações. A coordenadora afirma que o retorno dos encontros dos idosos foi muito importante, pois eles expressam alegria satisfação. Segundo LORI BORSCHEID, para fazer parte de algum grupo basta ter 60 anos e residir no município. Cita que ainda está em fase de retomada dos eventos mantendo as orientações da área da saúde e vigilância, mas com a confiança de realizar em breve os passeios, intercâmbios e festas.

São João do Oeste registra aumento de 30 por cento na arrecadação nos três primeiros meses do ano. A boa notícia foi divulgada pelo Secretário de Administração, Planejamento e Finanças, ANDRÉ KLUNK. De acordo com eles, a arrecadação neste ano tem superado as expectativas e gerado investimentos extras em vários setores. Em apenas três meses o município já arrecadou mais de 10 milhões de reais. Neste valor não estão incluindo recursos de emendas parlamentares ou repasses dos governos estadual e federal. É apenas a arrecadação de rotina do município gerada a partir da movimentação econômica. KLUNK destaca que isso significa 30 por cento superior ao mesmo período do ano passado.

Durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2021 São João do Oeste teve arrecadação oito milhões e 100 mil reais. No mesmo período de 2022 o valor atinge10 mil 477 reais. Acréscimo de mais de dois milhões e meio de reais em apenas três meses do ano. O Secretário de Administração, Planejamento e Finanças, cita como destaques no índice positivo o retorno de ICMS, imposto de renda e do Fundeb. Lembra que a inflação proporciona aumento de arrecadação do governo estadual e isso reflete também nos municípios. De acordo com ANDRÉ KLUNK, a receita extra permite ações do governo municipal com aplicação de recursos próprios em várias obras e aquisições. Outra possibilidade com o bom momento nas receitas é aplicação em contrapartida de recursos destinados pelos governos estadual e federal.

A boa saúde financeira da prefeitura possibilita atender antigas demandas na cidade e interior. Investimentos contemplam diferente setores e permitem solução de problemas crônicos. Conforme o Secretário de Administração, Planejamento eFinanças, o município disponibiliza mais de um milhão de reais em programa de captação de água, além do aumento no valor pago no Programa de Bônus Agrícola. ANDRÉ KLUNK cita ainda valores significativos aplicados em captação de água do Rio Jundiá até a Estação de Tratamento, na comunidade de Beato Roque. Destaca que as ações incluem medidas a curto, médio e longo prazo. Desafio é manter o equilíbrio nas contas e realizar investimentos aproveitando as sobras no orçamento do município.

Inflação também gera aumento de custos para os cofres da prefeitura. Despesas com combustíveis e compra de materiais exigem atenção nos gastos públicos. O Secretário ANDRÉ KLUNK, cita como exemplos de reajuste significativo nos preços em material de construção, equipamentos e na compra de máquinas. Ele cita que a prefeitura tem feito diversas aquisições de máquinas e veículo, visando a renovação da frota e redução no custo de manutenção. KLUNK observa que o custo benefício do aumento de arrecadação e acréscimo nas despesas exige controle nos gastos prudência nos investimentos para garantir a saúde financeira em bom nível nas contas públicas.

Galpão é destruído pelo fogo no interior de São João do Oeste. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado por volta das duas horas da madrugada deste domingo, para o combate a um incêndio em galpão, na Linha Fortaleza, interior de São João do Oeste. Quando a guarnição chegou ao local, populares e familiares já estavam controlando o incêndio e retirando pertences do galpão ao lado. O incêndio consumiu totalmente um galpão de 90 metros quadrados. Outro galpão que estava bem próximo foi possível ser salvo. Foram utilizados 12 mil litros de água para realizar o combate e rescaldo do incêndio.

A Polícia Militar de Descanso foi acionada para verificar um homem embriagado que estava conduzindo um veículo. A denúncia ocorreu por volta das 17 horas de sábado. O carro foi localizado quando o condutor saiu do veículo e ao voltar, acabou caindo devido aos efeitos do álcool. O homem ainda ameaçou as pessoas que estavam próximas do local, resistiu à prisão, se debatia na viatura e acabou machucando a mão. Os policiais ofereceram o teste do bafômetro ao homem, porém, ele negou e relatou que havia ingerido vinho. Como o homem demonstrava falta de equilíbrio, voz arrastada e odor etílico, foi confeccionado o auto de constatação de embriaguez ao volante e o homem foi preso.

Criança cai de carro em movimento em São Miguel do Oeste. Uma criança de seis anos caiu de um carro em movimento quando o motorista foi realizar uma conversão em São Miguel do Oeste. A ocorrência foi registrada por volta das 16 horas e 30 minutos deste sábado, no cruzamento da Waldemar Rangrab com a rua Guanabara, centro da cidade. Segundo a Polícia Militar, dentro do carro havia duas crianças e uma delas, que deveria estar na cadeirinha, não estava. Ela acabou abrindo a porta e caindo do carro em movimento. Com a queda, o menino teve apenas escoriações pelo corpo, com maior gravidade no rosto. O Corpo de Bombeiros foi acionado, atendeu o menino no local e devido aos ferimentos serem leves, a família dispensou o deslocamento até o Hospital. A PM fez os encaminhamentos da ocorrência.

Colisão entre motos deixa feridos em Itapiranga. O acidente de trânsito foi registrado por volta das 16 horas e 50 minutos deste domingo, na Rua do Comércio, em Itapiranga. A colisão envolveu duas motocicletas, sendo uma Honda Titan, que era conduzida por um jovem de 19 anos e uma Honda Biz, conduzida por um homem de 29 anos. Conforme a Polícia Militar, o condutor de uma das motocicletas realizou uma ultrapassagem a direita quando houve a colisão traseira. O Corpo de Bombeiros foi acionado e atendeu os condutores com lesões pelo corpo. Eles foram atendidos e encaminhados ao Hospital de Itapiranga.

Polícia Rodoviária Federal registra queda de 50 por cento em mortes no feriado da Semana Santa. A Operação Semana Santa 2022 registrou redução de 50 por cento no número de mortes nas rodovias federais de Santa Catarina em comparação com o ano passado. Houve queda também no número de acidentes. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira, pela Polícia Rodoviária Federal. A operação começou na quinta-feira e foi encerrada à meia noite deste domingo. Nos quatro dias de operação, duas pessoas perderam a vida nas rodovias federais do estado. Em 2021 foram quatro mortes. Foram registrados 73 acidentes, nos quais 44 pessoas ficaram feridas.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o número de mortos e de acidentes é o menor em 12 anos. A queda na quantidade de acidentes e vítimas pode ser atribuída à estratégia de fiscalização nos pontos e horários mais críticos de acidentes, combinada com a maior conscientização dos motoristas. Durante a Operação Semana Santa, foram registrados dois mil 454 autos de infração. Destes, 115 foram por dirigir sob efeito de álcool e 153 por ultrapassagens em local proibido. Além disso, 309 pessoas foram flagradas sem o cinto de segurança, 48 motoristas manuseando o celular enquanto dirigiam e ainda 82 crianças estavam viajando sem cadeirinha. O combate ao crime também não parou durante a Operação Semana Santa: oito veículos roubados foram recuperados e 46 pessoas presas por crimes diversos.

Adolescente é vítima de tentativa de estupro em SMOeste. A Polícia Militar atendeu por volta das 16 horas deste sábado, uma tentativa de estupro na Rua Guanabara, Bairro Sagrado Coração de Jesus em São Miguel do Oeste. De acordo com o relato da vítima, ela estava na casa de uma amiga e na hora de voltar para casa não tinha crédito para ligar ao profissional que sempre levava ela, então optou por ir a pé. Momento em que um mototaxista teria passado e a adolescente fez sinal que queria uma “corrida”.

Segundo ela, com a motocicleta em movimento o mototaxista começou a passar as mãos em suas pernas, fez perguntas inapropriadas e pediu quanto ela cobrava pelo “programa”. Ela então pediu para que o mesmo parasse a motocicleta pois estava na frente do trabalho de sua mãe. Ele então parou a moto, deixou a adolescente no local e saiu. A Polícia Militar foi acionada e lavrou o Boletim de Ocorrências por tentativa de estupro. O caso será encaminhado à Delegacia de proteção à criança, ao adolescente, a mulher e ao idoso de São Miguel do Oeste onde será investigado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.