ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 18/04/2020

GLOBO EM FOCO – 18/04/20

-MORTES POR CORONAVÍRUS NO BRASIL ULTRAPASSA A MARCA DE DOIS MIL E CEM CASOS

-RITMO DE NOVOS CASOS REDUZ E SC CAI EM RANKING DE PACIENTES COM COVID-19

-PREFEITO ALTERA SISTEMA DE TRABALHO DOS SERVIDORES

-ITAPIRANGA REGISTRA PRIMEIRO CASO DE DENGUE

-SÃO JOÃO DO OESTE TEM NOVAS AÇÕES NO COMBATE A COVID-19

-UCEFF INOVA COM FORMATURA ONLINE

-POLÍCIA FISCALIZA AUMENTO ABUSIVO DE PREÇOS DE PRODUTOS ESSENCIAIS

-INCÊNDIO ATINGE INDÚSTRIA MADEIREIRA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 26 graus.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais para a compra e cinco reais e 30 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e para a compra e cinco reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

Os casos de Covid-19 detectados na Rússia chegaram a quase 37 mil, mais do que o dobro do que na semana passada. O número de mortos superou os 300, quase o triplo do que havia há sete dias. Neste sábado, o número de casos novos foi de quatro mil 785, maior marca registrada em 24 horas até o momento. Foi a segunda vez que a contagem diária passou das quatro mil infecções. A Espanha passou neste sábado da marca dos 20 mil mortos por conta do coronavírus - o número exato é de 20 mil e 43. Foram 565 nas últimas 24 horas. É o terceiro país com mais falecimentos registrados, atrás apenas de Estados Unidos e Itália. No total, são quase 192 mil infecções.

O chefe da Proteção Civil da Itália, ANGELO BORRELLI, anunciou a cura de mais de dois mil e 500 contaminados pelo coronavírus em apenas um dia. O país mais castigado pela Covid-19 na Europa observa a quantidade de pacientes diminuir nas UTIs há um mês, o que pode ser um indício do fim da fase mais mortal da epidemia. Na sexta-feira, as autoridades ainda anunciaram 575 mortos em 24 horas, aumentando o balanço para 23 mil óbitos desde o início da epidemia. Mas outros dados instigam otimismo no país, como a estabilização da quantidade de doentes. Em Nápoles, Bolonha, Veneza, Florença e Roma esse número vem baixando a cada dia.

O presidente do México, ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR, convocou 20 mil médicos e enfermeiras com idade entre 60 e 65 anos para reforçar o sistema de saúde pública antes do pico de casos de coronavírus, esclarecendo que eles irão atuar em hospitais que atendem pacientes com outras doenças. Quem atender à convocação receberá um adicional de 30 por cento no salário e irá trabalhar de 23 de abril a 23 de maio. O objetivo da convocação é preencher o espaço deixado por profissionais deslocados para atender casos do novo coronavírus, cujo pico de contágio no México está previsto para entre 8 e 10 de maio, segundo o governo. O México soma seis mil 297 casos confirmados de Covid-19 e 486 mortos, segundo dados oficiais.

A Caixa Econômica Federal segue com o calendário de pagamentos do auxílio emergencial de 600 reais. Neste sábado, serão creditados os pagamentos para um milhão 420 mil 466 pessoas inscritas via aplicativo e site, que têm contas em bancos que não sejam a própria Caixa. Até as dez horas de sexta-feira, já haviam sido pagos 11 bilhões de reais bilhões para 16 milhões e 600 mil brasileiros. Entre os que já receberam a primeira parcela do benefício, estão nove milhões 290 mil inscritos Cadastro Único que não recebem Bolsa Família, três milhões 850 mil beneficiários do Bolsa Família e três milhões 440 mil cadastrados via aplicativo e site que já tinham conta poupança na Caixa. Ao todo, 45 milhões e 200 mil pessoas já haviam sido aprovadas para receber o auxílio emergencial, segundo a Dataprev.

O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta sexta-feira que terão validade imediata os acordos individuais entre patrões e empregados para reduzir a jornada de trabalho e salários durante a pandemia. No julgamento, os ministros dispensaram a necessidade de que os sindicatos deem aval para que essas negociações sejam efetivadas. Com isso, fica preservada a medida provisória editada pelo governo federal que cria o programa emergencial em razão do cenário de crise na economia, provocado pelo coronavírus. A MP está em vigor, mas ainda vai passar por votação no Congresso Nacional. De acordo com a Advocacia Geral da União, até o momento, foram fechados dois milhões e 500 mil acordos.

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as nove horas da manhã deste sábado, 34 mil 429 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil, com duas mil 178 mortes. O Ceará chegou a dois mil 955 casos e 162 mortes nesta manhã. O Rio de Janeiro chegou a 341 mortes. O estado registrou o maior aumento proporcional da doença na semana, 130 por cento. São Paulo tem quase mil mortos pela doença e o Rio de Janeiro contabiliza 341 mortes. Minas Gerais tem 35 mortes e o Espírito Santo, 28. O Rio Grande do Sul tem 24. O balanço mais recente do Ministério da Saúde, divulgado nesta sexta-feira, aponta 33 mil 682 casos confirmados e duas mil 141 mortes.

A julgar pelo número de novos casos divulgados pelo governo do Estado na última semana, o ritmo de crescimento no total de pacientes que já foram infectados pelo novo coronavírus dá sinais de redução em Santa Catarina. Até a noite desta sexta-feira, o Estado tinha 962 casos confirmados e 31 mortes. O Estado saltou da oitava posição, no dia 12 de abril, no ranking dos Estados com mais casos confirmados para cada um milhão de habitantes, para décimo terceiro nesta sexta-feira. Enquanto a média brasileira é de 160 casos para cada um milhão de pessoas, o índice de Santa Catarina é de 129. Apesar da redução do ritmo, ainda é o maior da Região Sul.

O governador de Santa Catarina CARLOS MOISÉS DA SILVA anunciou nesta sexta-feira, que publicou uma portaria que torna obrigatório o uso de máscaras para qualquer pessoa que entre em um estabelecimento autorizado a funcionar. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado onde estabelece que os estabelecimento em Santa Catarina devem assegurar que todas as pessoas que entrem nesses locais higienizem as mãos com álcool em gel e estejam usando máscaras. A fiscalização fica a cargo da Vigilância Sanitária e punições estão previstas. O secretário de Saúde, HELTON ZEFERINO explicou que basicamente a portaria determina o uso de máscara obrigatório naquelas pessoas que adentrarem os estabelecimentos que estão em funcionamento.

O governo de Santa Catarina decretou nesta sexta-feira, estado de calamidade pública por 180 dias em função da pandemia do novo coronavírus. O estado tem 962 casos de Covid-19, infecção provocada pelo vírus, e 31 mortes. Além do decreto, foi publicada ainda portaria que torna obrigatório à população o uso de máscaras para entrar em qualquer estabelecimento autorizado a funcionar. O decreto determina que a Secretaria de Estado da Saúde por meio do Centro de Operações e Emergências em Saúde é quem centraliza a coordenação técnica do enfrentamento. A situação de calamidade pública permite ao estado intervir em propriedades privadas, mais especificamente em hospitais privados, mesmo sem contrato administrativo entre as partes, incluindo profissionais da saúde, com pagamento de indenização baseado na Tabela SUS.

Prefeito publica novo decreto alterando sistema de trabalho dos servidores públicos municipais de Itapiranga. Durou uma semana a jornada reduzida na carga horária. A partir de segunda-feira os serviços públicos prestados pela administração municipal, serão retomados com a jornada de trabalho, de oito horas diárias. Conforme o decreto publicado ontem, os funcionários da prefeitura retornam a jornadas de dois turnos das sete horas e 30 minutos às 11 horas e 30 minutos e das 13 horas às 17 horas. JORGE WELTER esclarece que os servidores do quadro da Secretaria Municipal de Saúde que terão turno de trabalho único porém com tempo integral aos pacientes das sete horas às 18 horas, sem fechar ao meio dia.

Escola de Cristo Rei realiza diferentes encaminhamentos para as duas redes de ensino. A diretora da escola de Educação Básica Cristo Rei, ANDREA HACKENHAAR, destaca que tanto na escola estadual como na escola municipal, duas redes que são abrangidas pelo mesmo educandário, foi necessária a adoção de medidas para minimizar os prejuízos na aprendizagem dos alunos. Ela cita que a partir do dia seis de abril os professores da rede estadual participaram de formações via plataformas digitais para o melhor repasse do conteúdo aos alunos. ANDREA comenta que foi feito um levantamento que apontou que todas as famílias das comunidades de abrangência têm acesso a internet, o que facilita o trabalho das atividades não presenciais. Já pela rede municipal, do maternal ao quinto ano, os materiais de estudo foram impressos e entregues aos alunos, considerando que devido à idade esta é a melhor forma de aprendizagem.

Itapiranga registra primeiro caso de Dengue. O resultado do exame foi divulgado pelo laboratório Lacen na noite de ontem. O secretário de Saúde, DAVINO RAUBER informa que recebeu o laudo de um exame de Dengue com resultado positivo. Trata-se de um jovem de 21 anos, residente no Bairro Santa Teresa que apresentou sintomas da doença e foi solicitado o exame. O paciente relatou não ter viajado antes dos primeiros sintomas, portanto, é um caso de dengue autóctone, ou seja, contraído no município. Segundo o secretário, o paciente realizou tratamento e está em casa. RAUBER lembra que neste ano já foram registrados 71 focos do mosquito Aedes Aegypti no município. O mosquito é transmissor da Dengue, Chicungunha e Zika Vírus. Todos os focos foram encontrados nas armadilhas e pontos estratégicos espalhados no centro da cidade, monitorados pela equipe da vigilância sanitária.

Confirmação do primeiro caso de dengue em Itapiranga não surpreende. Secretário de Saúde destaca que São Miguel do Oeste e municípios próximos no Rio Grande do Sul registram vários casos da doença. DAVINO RAUBER alerta a população para contribuir e evitar a proliferação do inseto. Cita que é preciso que todos colaboram para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. O secretário de Saúde lembra que os principais sintomas da dengue são febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, enjoos e vômitos, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. DAVINO RAUBER salienta que a transmissão da dengue se dá somente pelo mosquito Aedes Aegypti. O inseto vive em média 40 dias, podendo transmitir para várias pessoas.

Mensagem sobre confirmação de Covid-19 no Hospital Regional é falsa. O Comitê de Crise, a Vigilância Epidemiológica Municipal e o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, informam que está circulando nas redes sociais uma mensagem falsa sobre a suposta confirmação de um caso de Covid-19 em paciente internado na instituição hospitalar de São Miguel do Oeste. A mensagem afirma também, falsamente, que profissionais do Hospital e outros pacientes teriam sido contaminados. As autoridades de saúde lamentam o ocorrido, e salientam que só devem ser compartilhados conteúdos emitidos pelos meios oficiais de comunicação. Informam, também, que já foram tomadas as medidas cabíveis para apurar e punir os responsáveis pela disseminação da falsa notícia. Reforçam, ainda, que a informação verídica sobre esta situação foi esclarecida por meio de Nota divulgada pelo Hospital Regional nesta sexta-feira.

Flexibilização para atividades econômicas ganha apoio na Assembleia Legislativa. A deputada MARLENE FENGLER, defende novas ações dos governos além da prevenção ao novo coronavírus e consequências da pandemia. A parlamentar diz que tem procurado atender as demandas do setor econômico e também da área da saúde. Cita que em um mês de isolamento social ainda não atingiu o pico da doença, mostrando que a prevenção tem dado certo. MARLENE chama atenção que a quarentena foi preciso para possibilitar preparação da estrutura para atender pacientes da Covid-19, além de organizar equipamento e capacitação de profissionais. A deputada solicitou a equipe do governador CARLOS MOISÉS, informações claras sobre capacidade de atendimento. Ela defende que municípios sem registro da doença tenham uma atenção diferenciada possibilitando maior flexibilização para atividades econômicas.

MARLENE FENGLER questiona a implantação de hospitais de campanha. Segundo a deputada, a recomendação é fortalecer a estrutura da rede pública, privada e filantrópica. Salienta que estes hospitais estão próximos dos pacientes e possuem melhores condições de atender situações de cada cidade. A deputada diz que não se justifica investir 76 milhões de reais em um hospital de campanha que atenderia pessoas de várias cidades exigindo longos deslocamentos. MARLENE destaca que a convivência responsável é preciso como usar máscara, respeitar o distanciamento entre pessoas e se manter o máximo possível em casa. A deputada observa que os gestores dos hospitais terão autonomia para estabelecer o percentual de leitos para pacientes da Covid-19. A parlamentar demonstra otimismo para a retomar a normalidade da rotina com trabalho e lazer.

São João do Oeste registra cenário otimista no monitoramento ao novo coronavírus. Redução de casos monitorados é considerado o sinal positivo. Conforme o secretário de Saúde, VITUS RITTER, apenas seis pessoas são monitorados porque apresentam algum sintomas e permanecem com atenção especial por 14 dias. O secretário destaca que não são considerados nem suspeitos, apenas apresentam sintomas gripais e obrigatoriamente passam a ser acompanhados. A Secretaria da Saúde de São João do Oeste mantém o máximo de atenção em ações preventivas. RITTER diz que de forma alguma a equipe será pega de surpresa caso ocorra confirmação do novo coronavírus no município. O secretário considera que é preciso manter os cuidados por parte da população, atendimento diferenciado dos profissionais da saúde e investimento dos governantes para evitar complicação no futuro.

São João do Oeste está criando estruturas para atender possíveis pacientes. Vários equipamentos de auxílio para a respiração estão disponíveis no município. O secretário de Saúde, VITUS RITTER considera que as questões climáticas com a antecipação do frio geram preocupação extra com sintomas gripais. Está sendo ampliada a estrutura para atendimento individualizado para pacientes que apresentarem problemas respiratórios. Foi estabelecido acesso separado a uma ala específica na unidade de saúde do município. Segundo RITTER é importante o máximo possível de prevenção para evitar o contágio. Informa que o município está recebendo recursos dos governos estadual e federal, porém o investimento é maior e para isso é aplicado dinheiro do município (.......). VITUS RITTER valoriza cuidados com máscaras cirúrgicas e outros EPIs, Equipamento de Proteção Individual que são usados no trabalho e locais públicos. Afirma ainda que as pessoas estão aderindo o uso de máscaras de proteção ao novo coronavírus.

UCEFF inova com formatura online em período de isolamento social. A proposta foi dos acadêmicos concluintes de vários cursos. Estudantes necessitam do diploma para darem sequências a outras atividades e sem previsão para liberar eventos com presença público surgiu o sistema a distância. Será no dia 25 de abril com a colação de grau de quase 100 acadêmicos. Conforme o professor da Uceff de Itapiranga, SADI RECKZIEGEL, na semana que ocorreu o primeiro decreto de isolamento social estava marcado formatura presencial na Sociedade Imigrantes dos concluintes do curso de Engenharia de Produção e com mais outros eventos adiados, aproximadamente 130 alunos ficaram sem fazer a colação de grau. RECKZIEGEL destaca que esta é uma situação inédita e só será possível devido as prerrogativas estabelecidas pela situação da pandemia. Assessoria jurídica garante legalidade com base nos decretos de isolamento social que não permitem a aglomeração de pessoas.

Projeto de ensino hibrido favorece a Uceff no período de pandemia. O Centro Universitário já possuía plataformas para trabalhos online e iniciou este ano novos cursos na modalidade de ensino a distância. Para o professor SADI RECKZIEGEL a disponibilidade destas tecnologias contribuiu para manter a rotina de aula sem interrupção como ocorreu com outras instituições de ensino superior. RECKZIEGEL cita ainda que é grande demanda de alunos que necessitam do diploma para ingressarem em novos cursos ou exercerem a profissão que possuem formação. Por meio de web conferência foram definidos os detalhes para a formatura a distância que vai ocorrer no próximo sábado, dia 25 com a presença da reitoria em sala da Uceff com ato oficial incluindo o juramento dos formandos. Não terá distinção de curso, todos terão direito a esta formatura. Terá agendamento para os alunos comparecerem na Uceff e retirar o diploma e documentos da formatura, a partir do dia 27.

Plataformas usadas pela Uceff permite aulas online com mais de 200 alunos. Conforme o professor SADI RECKZIEGEL estão sendo realizadas aulas com presença simultânea de até 180 alunos, porém a ferramenta usada tem possibilidade de até 250 pessoas conectadas e com bom funcionamento. O professor da Uceff de Itapiranga, SADI RECKZIEGEL, afirma que todas as aulas seguem com uso de tecnologias e com acompanhamento dos professores que mantém contato online com os alunos. O professor salienta que os acadêmicos seguem empenhados nas aulas e sem desistências. A Uceff mantém o cronograma de aulas sem alterações nos conteúdos.

Caminhão carregado de madeira quebra no centro de Itapiranga. Foi próximo das 15 horas de ontem na Avenida John Kenedy, nas proximidades do porto da barca em Itapiranga. O motorista do caminhão explicou que a carga era transportada de Linha Popi, interior do município até a JBS. Ele aguardava a vez para descarregar quando manobrou o caminhão vindo a quebrar. O trânsito ficou parcialmente bloqueado. A carga foi transferida para outro caminhão. Ninguém ficou ferido.

Polícia Civil de Descanso fiscaliza aumento abusivo de preços de produtos essenciais. A Polícia Civil de Descanso recebeu informações de populares relatando suposto aumento abusivo de produtos essenciais, como, ovos, leite, farinha de trigo entre outros, praticados por mercados do município. No decorrer desta semana Policiais Civis realizaram levantamentos de preços em alguns estabelecimentos, no intuito de formalizar o atual valor dos produtos. A Polícia Civil orienta que as pessoas acompanhem a evolução dos preços, guardando notas fiscais, pois provocar a alta de preços de mercadorias por meio de notícias falsas, operações fictícias ou qualquer outro artifício, é crime contra a economia popular, cuja pena pode chegar a dois anos de detenção. A Polícia Civil manterá diligências constantes e caso sejam produzidos elementos mínimos do crime, será instaurado Inquérito Policial para apurar o verdadeiro responsável pelo aumento.

Operação Hórus é aberta em Santa Catarina. Na sexta-feira, o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel CARLOS ALBERTO DE ARAÚJO GOMES JÚNIOR e o chefe do estado maior coronel LUCIANO WALFREDO PINHO estiveram na nona Região de Polícia Militar de Fronteira para abertura operação Hórus, que faz parte programa Vigia do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O objetivo é o enfrentamento a crimes transfronteiriços, em especial contrabando, descaminho, tráfico de armas e drogas e outros crimes típicos da área de fronteira. Foram mobilizadas barreiras fixas em pontos estratégicos de acesso ao estado para fiscalização da entrada de veículos e pessoas da Argentina, Paraná e Rio Grande do Sul e barreiras móveis nas cidades.

Veículos da região se envolvem em acidente no Paraná. Bombeiros de Palma Sola atenderam um acidente de trânsito, por volta das 14 horas e 30 minutos desta sexta feira, na BR 280, na Linha Tatetos, interior de Flor da Serra do Sul, PR. No local, ocorreu uma colisão entre um caminhão Ford Cargo, com placas de São José do Cedro, conduzido por um homem de 20 anos, e um Gol de Palmitos, conduzido por um homem de 35 anos. Além do prejuízo material, o condutor do Gol foi levado para atendimento médico no Hospital de Palma Sola, com tonturas, luxação nas pernas e dores no peito.

Incêndio atinge indústria madeireira em Palma Sola. Os bombeiros de Palma Sola foram mobilizados por volta das 22 horas desta sexta-feira, para combate a um incêndio na Serraria da Madeireira Palma Sola, em uma edificação de 13 mil metros quadrados. Ao chegar ao local, a guarnição se deparou com o picador e a estrutura da esteira, com aproximadamente 100 metros quadrados e o barracão com mil metros quadrados totalmente em chamas. A ocorrência contou com apoio da guarnição dos bombeiros de Anchieta e do caminhão pipa da empresa para extinção do fogo. Foram gastos aproximadamente 50 mil litros de água para combater as chamas. A Policia Militar de Palma Sola e moradores também prestaram apoio. Não houve vítimas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.