ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 18 03 2023

-DESEMPREGO VAI A 8,4 POR CENTO NO TRIMESTRE ENCERRADO EM JANEIRO

-SC E ISRAEL FIRMAM PARCEIRA QUE PODE GERAR UM BILHÃO DE DÓLARES EM NEGÓCIOS

-NÚCLEO DO JOVEM EMPREENDEDOR PROMOVE HOJE QUARTO BOTECO EMPRESARIAL

-DNIT APONTA DOIS LOCAIS PARA CONSTRUÇÃO DE PONTE SOBRE O RIO URUGUAI

-EXTREMO-OESTE TEM DOIS VEREADORES NA NOVA DIRETORIA DA UVESC

-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM EM FLAGRANTE POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

-COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO NA MADRUGADA DEIXA DOIS MORTOS NA BR 282

O tempo é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva à tarde. A mínima das últimas horas foi de 19 graus e a máxima para hoje deve ser de 33 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 27 centavos. O euro está valendo cinco reais e 61 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula seis centavos.

A Eslováquia enviará 13 caças MiG-29 para a Ucrânia, tornando-se o segundo membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte a prometer a aeronave depois da Polônia. A informaçao é do primeiro-ministro EDUARD HEGER. Ele acrescentou que a ajuda militar é fundamental, acrescentou, para garantir que a Ucrânia “possa se defender” e a Europa contra a Rússia. O Kremlin criticou as doações de caças da Polônia e da Eslováquia para a Ucrânia e acusou a Otan de aumentar seu envolvimento na guerra.

O Tribunal Penal Internacional emitiu mandados de prisão para o presidente russo VLADIMIR PUTIN e MARIA LVOVA-BELOVA. Ela é a autoridade russa no centro do suposto esquema para deportar à força milhares de crianças ucranianas para a Rússia. O organismo internacional sediado na cidade de Haia, na Holanda, anunciou os mandados em um comunicado à imprensa nesta sexta-feira. No comunicado, o TPI pontua que os dois são “supostamente responsáveis” pelos crimes de guerra, de deportação ilegal de população e transferência ilegal de população, principalmente crianças, da Ucrânia para a Rússia.

A vice-presidente-executiva da Comissão Europeia, MARGRETHE VESTAGER, afirmou nesta sexta-feira que é preciso "acelerar" o acordo entre a União Europeia e o Mercosul. Ela deu a declaração em Brasília, após participar de uma reunião com o vice-presidente GERALDO ALCKMIN. O acordo Mercosul-União Europeia é negociado desde 1999. Vinte anos depois do início das conversas, em 2019, os blocos finalizaram as negociações comerciais e, um ano depois, os chamados aspectos políticos e de cooperação. Desde então, o acordo está em fase de revisão.

O preço médio do litro da gasolina nos postos do país registrou queda na última semana, mostram dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis divulgados nesta sexta-feira. A pesquisa é referente à semana de 12 a 18 de março. A gasolina comum foi comercializada em média a cinco reais e 54 centavos o litro. O valor representa um recuo de zero vírgula 53 por cento frente aos cinco e 57 da semana anterior, segundo os dados da ANP. O preço máximo do combustível encontrado nos postos foi sete reais e 19 centavos. O preço médio do diesel acompanhou o movimento de queda: foi de cinco reais e 91 centavos para cinco e 90.

O Ministério da Fazenda estimou nesta sexta-feira um crescimento de um vírgula 61 por cento do Produto Interno Bruto brasileiro em 2023. A informação consta do Boletim Macrofiscal, divulgado pela Secretaria de Política Econômica. Essa é a primeira previsão do PIB de 2023 divulgada pela nova equipe econômica, do governo do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. A expectativa do Ministério da Fazenda representa desaceleração frente ao ano de 2022, quando a economia registrou uma alta de dois vírgula nove por cento. Para 2024, o Ministério da Economia projetou um crescimento de dois vírgula 34 por cento para o PIB brasileiro.

A taxa de desocupação no Brasil ficou em oito vírgula quatro por cento no trimestre encerrado em janeiro, de acordo com os dados mensais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE. Conforme o levantamento, a população desocupada diminuiu em 27 mil pessoas em um trimestre, totalizando oito milhões 995 mil desempregados no período. Em um ano, cerca de três milhões de pessoas deixaram o desemprego. Em igual período de 2022, a taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua estava em 11 vírgula três por cento. Essa é a menor taxa de desocupação para este período desde o trimestre encerrado em janeiro de 2015. A renda média real do trabalhador foi de dois mil 835 reais no trimestre encerrado em janeiro.

De acordo com o Ministério das Cidades, Santa Catarina tem 524 unidades habitacionais para serem entregues pelo Programa Minha Casa, Minha Vida e que estão com algum impedimento. Dos 524 imóveis, 233 terão as obras retomadas, 220 estão em andamentoe 71 precisam ser legalizados. Algumas cidades catarinenses se destacam com a quantidade desses imóveis. Ipuaçu tem 132 unidades com algum tipo de entrave. Entre Rios, tem 65, Petrolândia segue a lista com 43 e São Cristóvão do Sul, 38 unidades. O Ministério responsável por reativar o programa no país informou que não existe previsão para essas obras serem concluídas.

Foi criada nesta semana, na Fiesc, a Câmara de Comércio Santa Catarina-Israel. O Estado catarinense tem um ecossistema de inovação semelhante ao israelense, que é referência mundial. Esse será o ponto central da parceria: foco na pesquisa, tecnologia e inovação para alavancar novos negócios e aumentar a relação comercial entre SC e o país do Oriente Médio.propósito da Câmara é investir nas oportunidades de negócios aproveitando a diversificação da indústria catarinense que exportou em 2022 para Israel 13 milhões e 700 mil dólares em produtos, como motores e geradores elétricos, madeiras, móveis e ferramentas; e importou 181 milhões em adubos, fertilizantes, polímeros, chumbos, entre outros.

Está definido o novo chefe do Ministério Público de Santa Catarina. Será o procurador FÁBIO DE SOUZA TRAJANO, que assumirá a cadeira de Procurador-Geral de Justiça. Ele foi o mais votado dentro do órgão, em Lista Tríplice também formada por MARCELO GOMES e GLADYS AFONSO. TRAJANO foi escolhido pelo governador JORGINHO MELLO que manteve a tradição escolher o mais votado da lista elaborada pelos promotores de justiça. TRAJANO, que iniciou a operação Mensageiro em dezembro de 2022, vai substituir FERNANDO COMIN que estava à frente do Ministério Público catarinense.

O Peperi Debates deste sábado fez uma reflexão sobre os problemas que envolvem a preservação dos recursos hídricos no extremo-oeste. O programa debateu quais são as dificuldades e os fatores que impedem uma conscientização maior a respeito do uso racional da água. O debate reuniu o Engenheiro Agrônomo do IMA São Miguel do Oeste, EDGAR ALFREDO DITTMAR, o comandante da Polícia Militar Ambiental do extremo-oeste, ALCENIR MINUSCOLI, a extensionista da Epagri, LEONILDA VILAN e o representante do Lions Clube São Miguel Universidade, entidade que está promovendo uma campanha de conscientização sobre a água, AGEU VIERA. O áudio e as fotos do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

O extremo-oeste não tem problema de falta de água, mas uma dificuldade grande em armazenar o produto. A observação é do Engenheiro Agrônomo do IMA São Miguel do Oeste, EDGAR DITTMAR. Ele comentou que a região tem um clima privilegiado com uma boa quantidade de chuva que fica em mil e 200 e dois mil milímetros por ano. O problema, de acordo com ele, é que o desmatamento provocou a redução da retenção da agua no solo que é o maior reservatório de agua que existe. Segundo DITTMAR, a cobertura florestal é importante exatamente porque contribui para a preservação da água. Ele citou que é possível permitir o desenvolvimento e, ao mesmo tempo, preservar as áreas verdes. O agrônomo citou que a proteção das águas é uma questão cultural e ética de respeito à vida.

Apesar da legislação ser clara em relação as áreas de proteção permanente, a Polícia Ambiental registrou, no ano passado, 148 atendimentos em APPs, especialmente de corte de vegetação. A afirmação é do comandante da Polícia Ambiental, ALCENIR MINUSCOLI. Ele destacou que as pessoas tem a consciência de que as áreas de APPs devem ser mantidas, mas, mesmo assim, desrespeitam as normas de proteção colocando o risco as recursos hídricos. Na visão de MINUSCOLI, a população tem consciência do que deve ser feito, mas somente muda o comportamento em momentos extremos, a exemplo dos períodos de estiagem e falta de água. Ele disse que é preciso intensificar as campanhas de educação e as ações de fiscalização.

A questão da água deve ser vista por dois aspectos: a quantidade e a qualidade do produto. O comentário é da extensionista da Epagri, LEONILDA VILANI. Ela disse que a região tem água em quantidade suficiente, mas o aumento da demanda exige uma nova postura, com mais consciência em relação a proteção e ao uso racional. LEONILDA destacou que os agricultores, que agora precisam de mais água para dar conta do crescimento da produção agropecuária, ampliaram a visão de que é preciso proteger as fontes para ter água de qualidade. Ela ressaltou que o tema da água é bastante complexo e exige o envolvimento de todos, tanto na áreas urbanas como nas áreas rurais. LEONILDA disse ainda que a Epagri desenvolve uma série de ações e programas para a proteção das fontes de água.

A questão da proteção das águas é muito maior do que parece. A observação é do representante do Lions Clube São Miguel Universidade, AGEU VIERA. Ele disse que as pessoas pensam que o problema da preservação da água é das instituições ou do poder público, mas preservar o meio ambiente depende de cada morador. VIEIRA ressaltou que além de economizar no consumo, é preciso ficar atento a outras questões, como a destinação correta do lixo que, se não for bem direcionado, vai parar nos rios. O Lions Clube São Miguel do Oeste Universidade realizou, na manhã de hoje, uma campanha de conscientização a respeito dos cuidados para proteger os recursos hídricos. Os membros do clube visitaram as empresas da cidade e reforçaram as ações para a preservação das água.

A Administração Municipal de Romelândia vai retomar, na próxima segunda-feira, o roteiro de reuniões de prestação de contas dos dois primeiros anos de mandato. A equipe do prefeito JUARES FURTADO está percorrendo as comunidades para apresentar os dados e números dos investimentos realizados em 2021 e 2023. Na segunda-feira, o encontro será no bairro COHAB e Jardim América, às oito horas da noite na escola Milena Schafer. Na terça-feira, a reunião será no salão da comunidade na Linha São Roque. Na quarta-feira, o evento está marcado para o salão multiplouso no centro da cidade, também as oito da noite.

A Associação de Pais e Amigos dos Autistas de São Miguel do Oeste vai realizar no mês que vem um evento em alusão ao mês destinado aos autistas. A informação é da presidente da entidade, FRANCELE RASCHE. De acordo com ela, o encontro será no Centro de Tradições Gaúchas Porteira Aberta no dia 28 de abril, sendo em uma sexta-feira. Conforme ela, na oportunidade, haverá a palestrante JULIANA BATISTELLA de São Paulo que é neuropsicopedagoga e vai abordar diversos assuntos da área da educação. FRANCELE citou como exemplo, a aprendizagem da criança com Transtorno do Espectro do Autismo, a necessidade de uma estrutura adequada, além de recursos e estratégias de ensino, sendo dessa forma, um evento extremamente completo na visão da presidente da entidade.

O evento que será promovido no mês que vem sobre o autismo vai contar com a participação dos professores da rede municipal, estadual e particular, bem como profissionais da saúde e também a população em geral. A afirmação é da presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de São Miguel do Oeste, FRANCELE RASCHE. Segundo ela, a procura foi expressiva e em questão de horas todas as vagas foram preenchidas, totalizando 662 pessoas participantes. Ela destacou que as inscrições já superaram as expectativas e por isso a projeção é que seja um grande evento em São Miguel do Oeste no mês que vem.

A Associação de Pais e Amigos dos Autistas de São Miguel do Oeste é recente e esse será o primeiro grande evento da entidade no município. A declaração é da presidente, FRANCELE RASCHE. Ela explicou que a associação foi criada em 2019 e desde então ainda não conseguiu realizar um grande evento visto a pandemia da Covid-19 que impôs uma série de restrições na época. Ela citou um evento menor ocorrido no ano passado no centro da cidade, porém, reforçou, que a ação do mês que vem será o primeiro grande momento promovido pela entidade. Para FRANCELE, o objetivo principal é levar informações aos participantes e promover um olhar diferente sobre o autismo em São Miguel do Oeste.

A secretária adjunta de saúde, CAMILA BERNARDI, esteve no RPN segunda edição de ontem e detalhou as propostas aprovadas na conferencia municipal de saúde deste semana. O encontro reuniu cerca de 300 pessoas na câmara de vereadores. CAMILA explicou que as reivindicações foram definidas nas áreas dos quatro eixos temáticos da conferência. Entre as propostas estão a revisão dos valores da Tabela SUS para exames, procedimentos, consultas e cirurgias; ampliação do repasse do ICMS do Estado aos municípios para o setor da saúde; estabelecer um percentual mínimo de transferência de recursos da União aos municípios para fins de aplicação em ações e serviços públicos na área da saúde; desenvolver aplicativo federal para promoção da participação social, para que os usuários recebam as informações sobre agendamentos de exames e consultas; e garantir uma equipe multiprofissional ampliada permanente nas Unidades Básicas de Saúde, com intuito de garantir a qualidade e eficácia no atendimento à população.

O Núcleo do Jovem Empreendedor promove, hoje à noite,a quarta edição do Boteco Empresarial. O evento acontece a partir das sete e meia no clube Comercial e tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo jovem na região e a troca de experiências, além de ser uma roda de conversas em um ambiente de leveza e descontração.

Neste ano, a pauta do encontro é: Minha empresa está crescendo. E agora?, que será abordada pelos empresários DIOVANA SCHACKER e ANDERSON EDIT. A mediadora do encontro será a especialista em Marketing e Empreendedorismo, NEIDE CASSOL.

O movimento pró-ponte sobre o Rio Uruguai registrou um avanço no projeto de construção de ponte em Itapiranga. Na quinta-feira, ocorreu uma nova reunião entre os técnicos do DNIT e da empresa vencedora da licitação para os estudos e projeto da ponte sobre o Rio Uruguai. O encontro ocorreu na sede da Associação Empresarial de Itapiranga. A estrutura vai criar um acesso entre Itapiranga e Barra do Guarita. Conforme o Coordenador do Movimento Pró-ponte, prefeito de Barra do Guarita, RODRIGO LOCATELLI TISOTT, foram apresentadas duas possibilidades para a construção da ponte sobre o Rio Uruguai. O Movimento Pró-ponte vai avaliar o melhor traçado e fazer a sugestão. Uma alternativa é fazer a ponte a cerca de 800 metros da cidade. Outra possibilidade é a construção em um ponto mais distante das cidades.

O Coordenador do Movimento Pró-ponte acredita ser inviável a construção da ponte próximo a Itapiranga e Barra do Guarita. RODRIGO LOCATELLI TISOTT afirmou que o mais provável será o aproveitamento do anel viário em Itapiranga, com ponte na comunidade de linha Baú. O grupo vai avaliar os prós e contras, mas já tem uma tendência bastante grande da ponte ser construída a aproximadamente dois quilômetros e meio longe da cidade. LOCATELLI observa que nos próximos dias a Comissão vai se manifestar visando dar agilidade aos estudos que estão sendo realizados. O investimento neste projeto é de sete milhões e 600 mil reais com recursos destinados por senadores e deputados federais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A projeção é otimista para liberação de recursos para construção da ponte sobre o Rio Uruguai. O coordenador da Comissão, RODRIGO LOCATELLI TISOTT afirmou que recebeu uma ótima notícia do DNIT, com um cenário muito favorável, pois a ponte é prioridade para o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre. Ele citou ainda que a PEC da Transição destinou um volume maior recursos para o DNIT investir em grandes infraestruturas. O Movimento Pró-ponte terá reunião na próxima semana com várias entidades do Extremo Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul para definir o local da execução da obra.

Terminou nesta sexta-feira o encontro estadual de vereadores promovido pela Uvesc. O evento reuniu vereadores de todo o estado, inclusive do extremo-oeste. Desde terça-feira, os políticos municipais participaram de palestras com especialistas em diversos temas. Os principais assuntos do encontro desta semana foram estratégias parlamentares para garantir a reeleição em 2024; Instagram Facebook TiK ToK e twitter como ferramenta de mandato; políticas públicas do governo; planejamento estratégico de presença digital para mandatos; a força da mulher na posição de liderança e oficina de oratória eleição. De acordo com a União dos Vereadores de Santa Catarina, todos os temas foram pensados para aprimorar a atuação dos parlamentares municipais e para atualizar contatos.

Apesar da polemica sobre o emprego de recursos públicos nesse tipo de evento, é importante frisar o conhecimento que o vereador pode adquirir. O comentário é do vereador de São Miguel do Oeste, PAULO DRUMM. Ele disse que eventos como o congresso desta semana contribuem para melhorar a atuação parlamentar dos vereadores. Ele fez uma ressalva: a Uves coloca as ferramentas e cursos a disposição, mas cabe ao vereador participar, estudar e melhorar do ponto de vista técnico. DRUMM disse que os vereadores também aproveitam a ida a capital do estado para protocolar pedidos de recursos para os municípios com os deputados e com o governo do estado.

Os vereadores também elegeram, nesta semana, a nova diretoria da Uvesc. MARCILEI VIGANTTI vereadora de Chapecó foi eleita para presidir a entidade. Ela recebeu mais de 70 por centos dos votos. Dois vereadores da região fazem parte da diretoria eleita para os próximos dois anos. O vereador de Belmonte, VANDERSON GARBIM do PSD, foi eleito o presidente do conselho fiscal da União de Vereadores. A vereadora do PT de Guarujá do Sul, MARCIA FERNANDES.

Um homem foi preso por violência doméstica, em Mondaí. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar. Uma mulher acionou a guarnição, pois havia sido vítima de agressões praticadas pelo marido, resultando em ferimentos no pescoço e no braço. Ela relatou que o companheiro havia chegado em casa agressivo e quebrado cadeiras na noite anterior. Por volta do meio dia, ele teve outro ato agressivo por conta de uma briga dos filhos do casal e culpou a vítima pelo acontecido, vindo a agredi-la. A mulher foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital para atendimento, devido aos ferimentos. O agressor foi preso em flagrante e encaminhado até a Delegacia de Polícia.

Duas pessoas morreram em um acidente na madrugada deste sábado na BR 282. A colisão aconteceu por volta das duas e meia no trecho entre São Miguel do Oeste e Maravilha e envolveu uma moto CG 125 e uma Saveiro. Os dois veículos têm placas de Maravilha. Segundo o SAMU de Maravilha, o condutor da moto morreu na hora. O caroneiro foi socorrido em estado grave, mas morreu ao chegar no Hospital. Ele foi identificado como VANTOIR STOCK de 40 anos. Já o motorista da Saveiro foi atendido pelo Corpo de Bombeiros em estado estável e levado para o hospital.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.