-GOVERNO ANUNCIA SÉRIE DE MEDIDAS PARA ALAVANCAR ECONOMIA EM 2022
-NÚMERO DE ADOLESCENTES COM TÍTULO DE ELEITOR CRESCE MAIS DE 150 POR CENTO EM SC
-VENDAS DE ESTANDES PARA A FAISMO 2022 VÃO INICIAR NA PRÓXIMA SEMANA
-BELMONTE TEM MAIS DE 10 POR CENTO DA POPULAÇÃO CONTAMINADA COM A DENGUE
-CASEP VIRA CASE E PODERÁ ABRIGAR JOVENS POR ATÉ TRÊS ANOS EM SMOESTE
-POLÍCIA ATENDE AO MENOS TRÊS OCORRÊNCIAS DE POSSE DE DROGAS
-CARGA DE AGROTÓXICO AVALIADA EM 12 MIL REAIS É APREENDIDA NA FRONTEIRA
O tempo na região Extremo Oeste é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é que ocorram chuvas em municípios da região. A mínima das últimas horas foi de 20 graus e a máxima para hoje deve ser de 28 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e seis centavos. O euro está valendo cinco reais e 58 centavos. Já o peso argentino está cotado em quatro centavos.
A Organização Mundial da Saúde teve que adiar a avaliação do processo de manufatura da vacina Sputnik V, da Rússia. Os motivos são as dificuldades criadas pela invasão na Ucrânia. A assessora do diretor geral da OMS, MARIÂNGELA SIMÃO afirmou que inicialmente estava prevista uma inspeção no começo deste mês, porém, o procedimento precisou ser adiado. Ela citou que existem problemas para agendar voos para a Rússia e também limitações para usar cartões de crédito, visto que a maioria dos países do Ocidente proibiram aviões da Rússia de entrar em seu espaço aéreo. Segundo MARIÂNGELA SIMÃO, a OMS vai marcar uma nova data assim que possível.
O secretário de Estado americano, ANTONY BLINKEN disse que o presidente JOE BIDEN vai ameaçar nesta sexta-feira o líder chinês, XI JIMPING com represálias, caso a China decida apoiar a agressão russa com ajuda militar. A declaração ocorre após novos ataques deixarem mais de 20 mortos no leste da Ucrânia. Para BLINKEN, os ataques russos contra civis constituem crimes de guerra. Ele também acusou Moscou de não fazer “ esforços significativos” na frente diplomática para resolver o conflito.
O prefeito de Lviv, ANDRIY SADOVY, disse nesta sexta-feira que mísseis russos destruíram uma fábrica próxima do aeroporto da cidade, no oeste da Ucrânia, perto da fronteira com a Polônia. Conforme o prefeito, vários mísseis atingiram a estrutura que era usada para reparos nas aeronaves. De acordo com ele, apesar da destruição, nenhuma pessoa se feriu, pois a fábrica já havia paralisado suas atividades anteriormente. A cidade de Lviv, por onde passa grande parte dos ucranianos que fogem para outros países, não havia sofrido ataques até o momento.
A Caixa começou a pagar nesta sexta-feira o Auxílio Brasil de março a 18 milhões de pessoas. Serão beneficiados hoje os integrantes com número de identificação social de final um. O calendário será suspenso no fim de semana e retomado na próxima segunda-feira para os aqueles com NIS de final dois. O pagamento vai até 31 de março e cada família vai receber um valor mínimo de 400 reais. O investimento total para os pagamentos supera os sete bilhões de reais. Os estados com maior número de famílias inscritas no programa são, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Ceará.
A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia informou nesta quinta-feira que elevou a estimativa anual para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor de quatro vírgula 25 por cento para seis vírgula sete por cento. Com base nesse índice, o governo faz a correção anual do salário mínimo e caso a estimativa da equipe econômica se confirme e não haja mudança no cálculo, o reajuste do salário mínimo pode aumentar em 2023 para mil, 293 reais, ou seja, um reajuste de 81 reais. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o salário mínimo serve de referência para mais de 50 milhões de brasileiros, sendo que desse total, 24 milhões são beneficiários do INSS.
O governo federal lançou nesta quinta-feira um pacote com potencial para injetar 150 bilhões de reais na economia até o final deste ano. Ao todo, serão quatro iniciativas, entre elas, estão a liberação de mil reais do FGTS, pagamento antecipado do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS, criação de um programa de microcrédito e ampliação de empréstimos consignados. Os saques do FGTS vão ocorrer de acordo com o mês de nascimento do trabalhador e serão realizados entre 20 de abril e 15 de junho. Já o décimo terceiro será pago entre os meses de abril e junho. Outra medida visa um crédito entre mil e três mil reais para pessoas que estiverem com o nome sujo. Por fim, o governo também vai permitir que os consignados comprometam até 40 por cento do seu benefício. As ações foram lançadas por meio de três medidas provisórias e um decreto.
Santa Catarina tem a pior cobertura vacinal contra a Covid-19 de crianças entre cinco e 11 anos entre os estados do Sul. Um levantamento realizado aponta que o estado aplicou 244 mil, 634 doses nessa faixa etária, representando pouco mais de 38 por cento da população estimada. Já o Rio Grande do Sul aparece com mais de 52 por cento e o Paraná com quase 44 por cento. Em relação a segunda dose, o estado também perde para os demais da região. Já na comparação com os demais estados brasileiros, Santa Catarina aparece na décima posição.
A falta de chuvas para safra de verão 20212022 de Santa Catarina já causa prejuízos superiores a quatro bilhões de reais. A informação foi divulgada pela Epagri e inclui a quebra na produção da maçã, além do aumento no prejuízo de outras culturas. Na comparação com os dados divulgados no mês passado, houve um aumento de 13 vírgula 51 por cento nos índices de prejuízos. As perdas no milhão em grão chegam a um bilhão e meio de reais, enquanto no milho para silagem as perdas são estimadas em 741 milhões de reais. Já em relação ao feijão, a colheita deve ser 31 vírgula cinco por cento menor que a registrada no ano passado. Para os produtores, as perdas já são superiores a 99 milhões de reais.
O número de adolescentes catarinenses entre 16 e 17 anos que decidiram fazer o título de eleitor, mesmo com o voto facultativo, cresceu 151 por cento nos últimos seis meses. No entanto, os cerca de 40 mil jovens representam apenas 21 vírgula cinco por cento da população total dessa faixa etária em Santa Catarina. Ao todo, o estado possui mais de 186 mil pessoas nesse índice de idade. A média estadual registrada é maior que a do Brasil, onde menos de dois por cento estão cadastrados para votar. O prazo para fazer o título de eleitor se encerra no próximo dia quatro de maio.
O Peperi Debates está reprisando alguns programas da temporada de 2021 e neste sábado o tema reapresentado vai abordar a questão da sucessão familiar. O programa foi ao ar em 28 de agosto do ano passado e analisou os obstáculos e os problemas que levam os jovens para longe do campo e o que é fundamental para que eles escolham ficar nas propriedades. Na ocasião, participaram do debate a extensionista rural da Epagri de Descanso, FLAVIA DE OLIVEIRA, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Guaraciaba, MOISÉS LUDWIG e o jovem agricultor PAULO SEBBEN. A reprise do Peperi Debates começa às oito horas e cinco minutos.
O Retrato Falado deste sábado será com o aposentado MIGUEL MEZADRI. Ele é natural da cidade gaúcha de Charrua e exerceu a profissão de agricultor por vários anos. Nos anos 60, ele comprou um Jipe e também passou a ser taxista. No programa de amanhã, ele vai relembrar a infância, a vinda para São Miguel do Oeste e demais lembranças e histórias. O Retrato Falado com MIGUEL MEZADRI começa próximo das 10 horas da manhã aqui na Peperi.
Além de analisar as principais notícias divulgadas durante esta semana, a edição de amanhã do Peperi Rádio Repórter vai tratar sobre a dengue em São Miguel do Oeste. Nos últimos dias os casos confirmados estão crescendo significativamente no município e em toda a região e neste sábado os números de contaminados e de novos focos serão analisados. O programa vai contar com a presença do médico da vigilância epidemiológica do município, ANTONIO DUARTE. O Peperi Rádio Repórter ao vivo começa às 11 horas da manhã e o espaço para entrevista começa às 11 e meia da manhã aqui na Peperi.
O DNIT informou na manhã de hoje que as detonações de rochas que estavam programadas para acontecer hoje à tarde na BR-163 em Guaraciaba foram adiadas. Em comunicado, o departamento alegou questões técnicas. As ações iriam acontecer nas proximidades da Linha Daltro Filho e na rotatória de acesso a Anchieta. Conforme o órgão, dessa forma, o tráfego de veículos não será interrompido conforme havia sido divulgado nesta quinta-feira. De acordo com o DNIT, os trabalhos devem acontecer na semana que vem em data que ainda será informada aos condutores. Segundo o comunicado, as ações servem para melhorias e eliminações de pontos críticos ao longo da rodovia.
Mesmo com a flexibilização do estado catarinense em relação ao uso de máscaras em ambientes fechados, o governo de Descanso decidiu que ainda é necessário o uso do acessório por mais 10 dias no município. O Comitê de Crise contra Covid-19 também manteve a recomendação de máscaras em espaços abertos. Segundo o médico, JOSEMIR WERLANG, a decisão foi tomada visto a média procura pela segunda e terceira dose contra o coronavírus no município, além do fato da própria região estar em alto risco de contaminação. Conforme ele, no último mês foram 115 novos casos e uma média de dois novos contaminados ao dia em Descanso.
Mais de sete mil pessoas já tomaram a primeira dose da vacina contra Covid-19 em Descanso. O número representa quase 91 por cento da população total. Já em relação a segunda dose, o número cai consideravelmente e apenas 83 por cento retornaram para receber o novo medicamento. Se tratando da terceira dose, o índice é mais baixo ainda, ficando na casa dos 58 por cento. O município informou ainda que 78 por cento do público menor de idade já recebeu ao menos uma dose do imunizante contra a Covid-19.
A decisão tomada pelo Comitê de Crise contra o coronavírus de manter o uso de máscaras em ambientes fechados é pautada na realidade vivida pelo município de Descanso. A afirmação é do prefeito, SADI BONAMIGO. Ele destacou que os cuidados precisam ser mantidos e com a colaboração de todos, omunicípio poderá seguir o estado, flexibilizando também as normas e o uso das máscaras. Ele citou que a grande preocupação é que os números de casos ativos voltem a subir no município, gerando aumento nos atendimentos da secretaria de Saúde. Para BONAMIGO, o momento ainda é de cuidado e de conscientização por parte dos moradores de Descanso.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registra nesta sexta-feira apenas uma internação na ala Covid. O único paciente internado é morador de Guaraciaba e está na UTI da unidade hospitalar. Já São Miguel do Oeste apenas uma pessoa foi diagnosticada com o vírus nesta quinta-feira e outras quatro se recuperaram da doença. Dessa forma, 22 moradores estão em isolamento nesta sexta-feira. Outras 75 pessoas estão sendo monitoradas pelo setor da Saúde de São Miguel do Oeste.
As vendas de estandes para a Faismo 2022 vão iniciar na próxima semana no município. A informação é do coordenador da Comissão de Comercialização, JUARES JUNIOR. De acordo com ele, o cronograma para as vendas está dividido em quatro etapas, sendo que a primeira será realizada até o final do mês que vem, onde o objetivo é priorizar as empresas do município que são associadas à Acismo ou CDL e que já realizaram a exposição na última feira. Segundo ele, a segunda etapa será entre primeiro e 15 de maio e serão contemplados os associados em geral de ambas entidades. JUARES citou ainda que logo após, entre 16 e 31 de maio o foco será nas demais empresas com sede em São Miguel do Oeste.
Os empresários de outras cidades que desejam expor na Faismo deste ano poderão adquirir um espaço a partir da primeira quinzena de junho. A afirmação é do coordenador da Comissão de Comercialização, JUARES JUNIOR. Conforme ele, ao todo, serão cerca de 300 estandes na feira que será realizada em novembro aqui em São Miguel do Oeste. Ele destacou que serão 100 espaços no pavilhão um, 40 no pavilhão dois e cerca de 160 na parte externa. JUARES JUNIOR frisou que uma consultora de vendas vai entrar em contato com as empresas nesse primeiro momento para verificar o interesse em expor. Ele lembrou ainda que aqueles que quiserem reservar seu espaço podem ligar na Acismo e CDL para fazer o procedimento.
Além de Romelândia, o município de Belmonte também está em estado crítico visto à dengue. A informação é do prefeito, JAIR GIUMBELLI. De acordo com ele, a situação é extremamente preocupante e ao todo já foram registrados 219 casos confirmados da doença. Segundo ele, uma gestante também foi infectada, o que preocupa ainda mais o município visto os riscos que a doença pode gerar para a saúde da criança. Conforme GIUMBELLI, outros 60 casos são tratados como suspeitos, porém, ele admitiu que desse total, a grande maioria deve confirmar para a doença. Ele salientou que com esses índices, já é possível afirmar que 10 por cento da população de Belmonte já está contaminada com a dengue.
O município de Belmonte está fazendo a sua parte, porém, de nada adianta se a população também não se conscientizar da gravidade do problema existente. A declaração é do prefeito, JAIR GIUMBELLI. Segundo ele, a equipe de combate à endemias foi reforçada para que todos os locais sejam visitados e possíveis criadouros sejam eliminados. Ele destacou que uma reunião também foi realizada com o objetivo de traçar novas metas para que a situação volte à normalidade. O prefeito JAIR GIUMBELLI frisou que a intenção da Administração é trabalhar de forma intensa na divulgação dos perigos da doença, inclusive com palestras nas escolas do município.
O Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório, o Casep de São Miguel do Oeste se transformou de forma oficial neste mês de março em Centro de Atendimento Socioeducativo, o Case. A informação é do gestor da unidade no município, ROBERTO FRANCESKINA. De acordo com ele, a mudança é decorrente de uma lei aprovada que criou oficialmente o cargo de agente de segurança socioeducativo. Conforme ele, a lei foi criada em dezembro do ano passado ainda e foi regulamentada pelo governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA neste mês.
Na prática, a unidade de São Miguel do Oeste deixou de ser apenas um local provisório para ser um local de internação definitiva. A explicação é do gestor do Case, ROBERTO FRANCESKINA. Segundo ele, dessa forma, os adolescentes poderão cumprir as medidas impostas pelo Judiciário. Ele salientou que no antigo Casep, os infratores podiam permanecer por no máximo 45 dias na unidade, até que o processo fosse julgado e logo após eram transferidos para outras unidades do estado. FRANCESKINA destacou que agora o processo é inverso e o Case só vai receber menores que já passaram pela Justiça.
Os adolescentes que forem apreendidos a partir de agora no município e na região serão transferidos para os Caseps de São José do Cedro, Joaçaba e Concórdia até a decisão da Justiça. A afirmação é do gestor do Case, ROBERTO FRANCESKINA. Ele salientou que na unidade de São Miguel do Oeste a permanência máxima dos infratores será de três anos, ou até que o jovem completar 21 anos. Questionado sobre essa mudança, ele declarou que observa essa alteração como um reconhecimento do serviço prestado pela unidade nos últimos anos.
A mudança de Casep para Case também resultou em um aumento do efetivo. O comentário é do gestor da unidade de São Miguel do Oeste, ROBERTO FRANCESKINA. Ele disse que em dezembro o município recebeu 12 servidores efetivos e mais 10 em caráter temporário. Ao todo, a unidade possui atualmente 40 servidores entre equipe técnica, agentes plantonistas e agentes em funções administrativas. Ele pontuou que está previsto mais um concurso para a metade do ano, onde novos profissionais vão passar a integrar a unidade de São Miguel do Oeste.
O Centro de Atendimento Socioeducativo de São Miguel do Oeste conta atualmente com capacidade para 20 vagas, porém, 70 por cento já estão ocupadas. O lembrete é do gestor do Case, ROBERTO FRANCESKINA. Ele admitiu que a ideia é ampliar o número de vagas para 30, porém, para isso é necessário também obras de melhorias na estrutura do prédio. Ele citou que os trabalhos realizados pelos internados vão continuar sendo desempenhados e a expectativa é que sejam ampliados, além de novos cursos. ROBERTO FRANCESKINA espera ainda que a unidade seja cercada pelo menos com uma tela ainda neste ano, proporcionando maior segurança aos servidores e a comunidade em geral.
A Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu ao menos três ocorrências de posse de drogas nas últimas 24 horas. Os fatos foram nos bairros Andreatta, São Gotardo e no centro da cidade. No Andreatta os policiais abordaram um homem na Rua Sete de Setembro. Com ele, foram encontradas pouco mais de 11 gramas de maconha. Já no São Gotardo, um veículo foi abordado e no interior no automóvel também foi encontrado uma porção de maconha. A última ocorrência foi no centro da cidade, onde nesta madrugada a guarnição em rondas abordou outro homem e no chão foi encontrado um cigarro de maconha. Em todas as situações, a droga foi apreendida e um termo circunstanciado foi confeccionado pela Polícia Militar.
Os crimes de descaminho têm aumentado consideravelmente na região Extremo Oeste nos últimos dias. Ontem à tarde a Polícia Militar de Dionísio Cerqueira realizou uma nova apreensão de mercadoria. Em continuidade a Operação Hórus, os policiais abordaram um veículo e em seu interior foram encontrados oito galões com 20 litros de agrotóxicos de origem argentina em cada um deles. O produto não possuía os devidos desembaraços aduaneiros. Ao todo, foram encontrados 160 litros de agrotóxico. O condutor de 21 anos disse que iria levar o produto para o estado do Paraná. O valor da carga foi avaliado em 12 mil reais. O material foi apreendido e encaminho para a Receita Federal de Dionísio Cerqueira.