-GOVERNO ANUNCIA SÉRIE DE MEDIDAS PARA ALAVANCAR ECONOMIA EM 2022
-NÚMERO DE ADOLESCENTES COM TÍTULO DE ELEITOR CRESCE MAIS DE 150 POR CENTO EM SC
-PREFEITURA DE TUNÁPOLIS FARÁ ENTREGA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
-REFORMAS NO FÓRUM DE MONDAÍ TERÃO INÍCIO NA PRÓXIMA SEMANA
-CRAS ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OFICINAS EM DIFERENTES ÁREAS
-CONVÊNIO PARA LICITAÇÃO DA OBRA DO ASFALTO DA FRONTEIRA É ASSINADO
-CORPO DE BOMBEIROS COMBATE PRINCÍDIO DE INCÊNDIO EM VEÍCULO
-POLÍCIA CIVIL CONCLUI INQUÉRITO DO CASO GILMAR RODRIGUES
O tempo na região Extremo Oeste é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é que ocorram chuvas em municípios da região. A mínima das últimas horas foi de 20 graus e a máxima para hoje deve ser de 28 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e seis centavos. O euro está valendo cinco reais e 58 centavos. Já o peso argentino está cotado em quatro centavos.
A Organização Mundial da Saúde teve que adiar a avaliação do processo de manufatura da vacina Sputnik V, da Rússia. Os motivos são as dificuldades criadas pela invasão na Ucrânia. A assessora do diretor geral da OMS, MARIÂNGELA SIMÃO afirmou que inicialmente estava prevista uma inspeção no começo deste mês, porém, o procedimento precisou ser adiado. Ela citou que existem problemas para agendar voos para a Rússia e também limitações para usar cartões de crédito, visto que a maioria dos países do Ocidente proibiram aviões da Rússia de entrar em seu espaço aéreo. Segundo MARIÂNGELA SIMÃO, a OMS vai marcar uma nova data assim que possível.
O secretário de Estado americano, ANTONY BLINKEN disse que o presidente JOE BIDEN vai ameaçar nesta sexta-feira o líder chinês, XI JIMPING com represálias, caso a China decida apoiar a agressão russa com ajuda militar. A declaração ocorre após novos ataques deixarem mais de 20 mortos no leste da Ucrânia. Para BLINKEN, os ataques russos contra civis constituem crimes de guerra. Ele também acusou Moscou de não fazer “esforços significativos” na frente diplomática para resolver o conflito.
O prefeito de Leviv, ANDRIY SADOVY, disse nesta sexta-feira que mísseis russos destruíram uma fábrica próxima do aeroporto da cidade, no oeste da Ucrânia, perto da fronteira com a Polônia. Conforme o prefeito, vários mísseis atingiram a estrutura que era usada para reparos nas aeronaves. De acordo com ele, apesar da destruição, nenhuma pessoa se feriu, pois a fábrica já havia paralisado suas atividades anteriormente. A cidade de Leviv, por onde passa grande parte dos ucranianos que fogem para outros países, não havia sofrido ataques até o momento.
A Caixa começou a pagar nesta sexta-feira o Auxílio Brasil de março a 18 milhões de pessoas. Serão beneficiados hoje os integrantes com número de identificação social de final um. O calendário será suspenso no fim de semana e retomado na próxima segunda-feira para os aqueles com NIS de final dois.O pagamento vai até 31 de março e cada família vai receber um valor mínimo de 400 reais. O investimento total para os pagamentos supera os sete bilhões de reais. Os estados com maior número de famílias inscritas no programa são, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Ceará.
A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia informou nesta quinta-feira que elevou a estimativa anual para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor de quatro vírgula 25 por cento para seis vírgula sete por cento. Com base nesse índice, o governo faz a correção anual do salário mínimo e caso a estimativa da equipe econômica se confirme e não haja mudança no cálculo, o reajuste do salário mínimo pode aumentar em 2023 para mil, 293 reais, ou seja, um reajuste de 81 reais. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o salário mínimo serve de referência para mais de 50 milhões de brasileiros, sendo que desse total, 24 milhões são beneficiários do INSS.
O governo federal lançou nesta quinta-feira um pacote com potencial para injetar 150 bilhões de reais na economia até o final deste ano. Ao todo, serão quatro iniciativas, entre elas, estão a liberação de mil reais do FGTS, pagamento antecipado do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS, criação de um programa de microcrédito e ampliação de empréstimos consignados.Os saques do FGTS vão ocorrer de acordo com o mês de nascimento do trabalhador e serão realizados entre 20 de abril e 15 de junho. Já o décimo terceiro será pago entre os meses de abril e junho. Outra medida visa um crédito entre mil e três mil reais para pessoas que estiverem com o nome sujo. Por fim, o governo também vai permitir que os consignados comprometam até 40 por cento do seu benefício. As ações foram lançadas por meio de três medidas provisórias e um decreto.
Santa Catarina tem a pior cobertura vacinal contra a Covid-19 de crianças entre cinco e 11 anos entre os estados do Sul. Um levantamento realizado aponta que o estado aplicou 244 mil, 634 doses nessa faixa etária, representando pouco mais de 38 por cento da população estimada. Já o Rio Grande do Sul aparece com mais de 52 por cento e o Paraná com quase 44 por cento. Em relação a segunda dose, o estado também perde para os demais da região. Já na comparação com os demais estados brasileiros, Santa Catarina aparece na décima posição.
A falta de chuvas para safra de verão 2021/2022 de Santa Catarina já causa prejuízos superiores a quatro bilhões de reais. A informação foi divulgada pela Epagri e inclui a quebra na produção da maçã, além do aumento no prejuízo de outras culturas. Na comparação com os dados divulgados no mês passado, houve um aumento de 13 vírgula 51 por cento nos índices de prejuízos. As perdas no milhão em grão chegam a um bilhão e meio de reais, enquanto no milho para silagem as perdas são estimadas em 741 milhões de reais. Já em relação ao feijão, a colheita deve ser 31 vírgula cinco por cento menor que a registrada no ano passado. Para os produtores, as perdas já são superiores a 99 milhões de reais.
O número de adolescentes catarinenses entre 16 e 17 anos que decidiram fazer o título de eleitor, mesmo com o voto facultativo, cresceu 151 por cento nos últimos seis meses. No entanto, os cerca de 40 mil jovens representam apenas 21 vírgula cinco por cento da população total dessa faixa etária em Santa Catarina. Ao todo, o estado possui mais de 186 mil pessoas nesse índice de idade. A média estadual registrada é maior que a do Brasil, onde menos de dois por cento estão cadastrados para votar. O prazo para fazer o título de eleitor se encerra no próximo dia quatro de maio.
-PREFEITURA DE TUNÁPOLIS FARÁ ENTREGA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
-SETOR DE ENDEMIAS DE IPORÃ DO OESTE INTENSIFICA COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE
-REFORMAS NO FÓRUM DE MONDAÍ TERÃO INÍCIO NA PRÓXIMA SEMANA
-CRAS ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OFICINAS EM DIFERENTES ÁREAS
-CONVÊNIO PARA LICITAÇÃO DA OBRA DO ASFALTO DA FRONTEIRA É ASSINADO
São João do Oeste possui desafio de realizar grandes eventos culturais com presença de público após dois anos de pandemia. Programações vão ocorrer até o fim do ano e com atrações que visam público de várias regiões. Segundo o Diretor do Departamento de Cultura de São João do Oeste, ELIAS SCHNEIDER, o primeiro desafio é o tradicional Festioeste, um grande teste de evento cultural no município. Ele lembra que as inscrições estão abertas e com grande procura, tendo 23 inscrições já confirmadas. São calouros de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul que procuram a cada ano marcar presença no festival que registra alto nível nas apresentações e destaque na premiação aos primeiros colocados.
O Diretor de Cultura de São João do Oeste lembra que a edição de 25 anos ocorreu em 2019 com grande sucesso. Por dois anos seguidos as restrições da pandemia, impediram a realização do FESTIOESTE. ELIAS SCHNEIDER lembra que nos dias 27 e 28 de maio ocorre a vigésima sexta edição. As inscrições prosseguem até 13 de maio. O Diretor de Cultura avalia que o festival motiva também os alunos das escolinhas de música. Durante duas noites são apresentações locais, regionais e também de outros estados que encantam o público que prestigia o Festioeste.
Semana Alemã de São João do Oeste ocorre de 23 a 30 de julho com a décima segunda edição. Comissão Organizadora já realiza mobilização para as atrações. O Diretor de Cultura, ELIAS SCHNEIDER lembra que os eventos diários durante uma semana proporcionam uma grande valorização da cultura alemã. A Deutsche Woche também movimenta o comércio local devido à grande presença de turistas brasileiros e também de países vizinhos. Atrações com música, dança, gastronomia e outras programações da cultura germânica exigem amplo planejamento. A Pandemia impediu as duas últimas edições e em 2022 a projeção é de grande público presente. ELIAS SCHNEIDER também chama atenção para eventos que vão ocorrer na cidade e interior. Festival da Canção estudantil e outros eventos da cultura germânica até o fim do ano.
Prefeitura de Tunápolis fará entrega de máquinas e equipamentos. A informação é do prefeito, MARINO FREY. De acordo com ele, o objetivo desde o início da administração é de fazer novas entregas no mínimo a cada dois anos. FREY lembra que na semana passada o município recebeu a visita do Secretário da Agricultura de Santa Catarina, deputado ALTAIR SILVA, para entrega oficial de equipamentos que serão incrementados na frota do município em um ato na noite da próxima segunda-feira. Serão entregues uma retroescavadeira nova, um rolo compactador, um caminhão basculante, um ônibus para o transporte escolar e um tanque de 15 mil litros para transporte de água. Os investimentos superam a cifra de dois milhões de reais, dos quais 909 mil são de investimentos da prefeitura e o restante da Secretaria Estadual da Agricultura e de emendas parlamentares. MARINO FREY convida toda a população do município para que participem do ato de entrega e desta forma tomem conhecimento de onde estão sendo aplicados os recursos públicos. O ato de entrega das máquinas e equipamentos será realizado a partir das 20h no pavilhão coberto da Efacitus.
Setor de endemias de Iporã do Oeste continua trabalhando no combate ao mosquito da dengue. Trabalhos visam o bloqueio da transmissão da doença, através do combate ao mosquito Aedes Aegypti. O agente fiscal sanitário, ANTÔNIO JAGUEZESKI, destaca que as agentes de saúde estão auxiliando o setor de endemias, formando duplas de profissionais para abranger uma área maior de vistorias nas áreas próximas de onde residem as pessoas que tiveram a doença confirmada através de exame, passando em todos os imóveis e casas das proximidades. JAGUEZESKI observa que esse trabalho de visitas e vistorias se intensificou bastante, pois a dengue já se espalhou por quase toda a cidade e são poucos os trechos que ainda não tem pessoas com a doença confirmada.
O agente fiscal sanitário destaca também o trabalho de fumacê feito pela Regional de Saúde, que já concluiu o primeiro ciclo de aplicação. Serão feitas mais quatro aplicações, conforme determinam as regras da Secretaria Estadual da Saúde para os municípios considerados em situação de epidemia de dengue, como é o caso de Iporã do Oeste. Além dessas ações, também está acontecendo uma campanha de conscientização dos alunos nas escolas, para que o recado chegue mais forte nas famílias, na intenção de que elas adotem as medidas de combate ao mosquito, principalmente eliminando a água parada. Para auxiliar em todo esse trabalho, a prefeitura de Iporã do Oeste também contratou uma empresa para aplicação de fumacê por meio de termo nebulização nas bocas de lobo, córregos, debaixo de pontes e em outros locais com possíveis criadouros do mosquito. Essa aplicação começou a ser feita nesta sexta-feira em vários pontos da cidade.
ANTÔNIO JAGUEZESKI considera a situação de Iporã do Oeste muito preocupante, pois até agora já são mais de 130 casos confirmados de dengue e mais de 250 pacientes aguardando resultados de exames no município. De acordo com ele, esse número pode ser ainda maior, pois muitas pessoas se automedicaram e não buscaram atendimento médico. Ele observa que 90% dos pacientes sintomáticos que procuraram atendimento tiveram o resultado do teste positivo e ressalta a importância da colaboração da população no combate ao mosquito e na adoção de medidas pessoais de proteção, com o uso diário de repelente para evitar picadas do mosquito, que sobrevoa principalmente no começo da manhã e no final da tarde.
Assinada Ordem de Serviço para obras de reforma no Fórum de Mondaí. A informação é do chefe da secretaria, RICARDO CONTER. Ele avalia que os trabalhos eram esperados há muito tempo, visto que a última reforma no prédio ocorreu há mais de 20 anos. Ele destaca que a assinatura da Ordem de Serviço aconteceu nesta quinta-feira e as obras terão início na próxima segunda. A empresa contratada já está colocando a sua estrutura no pátio do Fórum para o início dos trabalhos. RICARDO CONTER lembra que o atendimento terá algumas mudanças, pois os servidores do segundo piso passarão a trabalhar no térreo durante o andamento da reforma.
CONTER destaca que o projeto prevê a colocação de uma plataforma elevatória e banheiro para cadeirantes, melhorias na parte de segurança, com colocação de grades no entorno do prédio e acesso via portão eletrônico, para que o vigilante possa visualizar de longe possíveis pessoas com más intenções e evitar que elas adentrem no Fórum, bem como a construção de duas celas para os presos que atualmente ficam escoltados nos corredores do Fórum aguardando as audiências, o que é bastante constrangedor, na avaliação do secretário. RICARDO CONTER pede a compreensão da população, pois as obras de reforma podem trazer alguns transtornos, como barulho e poeira e certa demora no atendimento, que está sendo realizado das 12h às 19h. As obras terão investimentos de aproximadamente três milhões de reais, que já estavam previstos no Plano Pluri Anual do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. As reformas devem ser concluídas em até dez meses.
CRAS de Iporã do Oeste está com inscrições abertas para oficinas em diferentes áreas. Serviços são voltados para realização de atividades em grupo nas áreas de esportes, cultura e lazer/ A psicóloga JANAINA HASS BRESSLER destaca que esse serviço tem por finalidade complementar o trabalho social que já é desenvolvido com as famílias em outros serviços do CRAS e também da Assistência Social, sendo um serviço preventivo na área das vulnerabilidades sociais. Ela destaca que em Iporã do Oeste estão abertas as inscrições para as oficinas de ioga, destinadas para mulheres entre 18 e 59 anos, para as turmas de jogos cooperativos para crianças e adolescentes entre sete e 14 anos e para outras duas oficinas voltadas para adolescentes com idades entre 15 e 17 anos, que são as oficinas de Karatê e artesanato.
De acordo com a psicóloga, todos os serviços do CRAS e da Assistência Social são prioritariamente destinados ao público que se encontra em situação de vulnerabilidade social, no entanto, as turmas podem ser completadas com a população em geral que tenha interesse em participar das atividades. Ela ressalta que o processo de inscrição está sendo realizado no CRAS até o dia 25 de março e que é preciso apresentar alguns documentos específicos para participar das oficinas, como comprovante de residência e a caderneta de vacinação contra a Covid-19. Menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis para fazer a inscrição.
JANAINA BRESSLER destaca que a previsão de início das atividades para as turmas que ainda não estão em andamento é para o mês de abril, após as reuniões de abertura do serviço, onde a equipe técnica do CRAS apresentará o funcionamento das oficias para os inscritos. As atividades serão realizadas no Centro Público de Convivência e serão orientadas pelos monitores contratados pela prefeitura através de licitação. O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos também será acompanhado pelos profissionais do CRAS que darão o suporte necessário aos monitores e também aos demais funcionários envolvidos nas atividades.
Prefeito de Tunápolis comemora convênio para licitação da obra do asfalto da fronteira. Assinatura digital aconteceu nesta quarta-feira. A obra vai ligar os municípios de Tunápolis e Itapiranga. MARINO FREY destaca que desde o início da atual administração sempre houve uma preocupação muito grande pela busca de recursos para solucionar inúmeras demandas da população, dentre as quais está o asfalto da Fronteira. FREY lembra que o processo começou a partir de uma reunião em fevereiro de 2021 na comunidade de Conceição, interior de Itapiranga, onde lideranças de toda a região lançaram a ideia de retomar essa discussão em torno do asfalto da Fronteira.
A partir do encontro foi criada uma comissão para dar andamento à reivindicação com os prefeitos de Itapiranga, Tunápolis, Santa Helena e Belmonte unindo esforços juntamente com outras lideranças e com apoio de 15 deputados da bancada do Oeste que deram o suporte político para que os trâmites andassem. Durante o processo foram feitas várias reuniões com o Governador CARLOS MOISÉS e com o Secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, TIAGO VIEIRA, que solicitaram aos municípios a elaboração do projeto do asfalto. Quando essa etapa foi concluída, toda a documentação foi entregue ao Governo em Florianópolis, ainda em novembro do ano passado.
A partir da entrega, houve muito trabalho por parte dos servidores municipais para fazer o lançamento dos dados no sistema do governo para que eles constassem no plano de investimentos e efetivamente pudesse ser dado andamento ao processo, que culminou com a assinatura digital do convênio para a licitação da obra nesta quarta-feira. MARINO FREY destaca que recebeu a notícia com muita alegria e satisfação. De acordo com ele, o próximo passo agora é a conclusão do processo de licitação em no máximo 30 dias, obedecendo ao prazo legal. Depois deverá ser feito o aporte de recursos no valor inicial de três milhões e 500 mil reais em conta específica do Projeto para assinatura da ordem de serviço e início das obras.
Asfalto da Fronteira terá contorno viário em Tunápolis.A informação é do prefeito MARINO FREY. De acordo com ele o convênio da obra é de 22 milhões e 300 mil reais com previsão inicial de 10 meses para a conclusão. Após anunciar a assinatura do contrato, FREY é otimista com o sucesso em lançar o processo de licitação e entrega da ordem de serviço. O prefeito de Tunápolis, informa que serão 10 quilômetros e 400 metros de asfalto, sendo 800 metros no acesso à cidade e o restante desde a divisa com Itapiranga até a SC 496, que liga Santa Helena a Tunápolis. O contorno viário já estabelece uma ação que outras cidades buscam para evitar trânsito de caminhões pelas principais ruas.
-CORPO DE BOMBEIROS COMBATE PRINCÍDIO DE INCÊNDIO EM VEÍCULO
-DELEGADO FALA SOBRE CONCLUSÃO DE INQUÉRITO DO CASO GILMAR RODRIGUES
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes informou que, por questões técnicas, foi necessário reprogramar o trabalho de detonação de rochas na altura dos quilometros 88 e 200 da BR-163, próximo à comunidade Linha Daltro Filho e à rotatória de acesso ao município de Anchieta, que seriam realizados durante a tarde de hoje. Ainda de acordo com o DNIT, não haverá interrupção no tráfego de veículos e a nova operação deverá ocorrer na semana que vem em data a ser informada. A BR-163 está em obras para melhoramentos e eliminação de pontos críticos.
Um caminhão bitrem, modelo Scania, acabou invadindo parte de uma residência no município de Guarujá do Sul na noite de ontem. Segundo informações, o fato aconteceu na Rua Governador Jorge Lacerda, em frente à Igreja Matriz da cidade. A carreta não chegou a atingir a casa, apenas danificou o muro e o quintal. Os socorristas de São José do Cedro não foram acionados para esta ocorrência, pois ninguém se feriu. Na manhã de hoje, o caminhão ainda se encontrava no local. Não há informações sobre a dinâmica do acidente.
O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado por volta das 17 horas de ontem, para um princípio de incêndio em veículo. Conforme informações, o carro, um Pálio Weekend com placas de Itapiranga, estava estacionado na Rua São Bonifácio quando começou a sair fumaça do compartimento do motor. Populares que passavam pelo local visualizaram a fumaça e acionaram a guarnição, que realizou o controle do sinistro antes do fogo se alastrar. O proprietário do veículo não estava no local no momento do ocorrido. A Polícia Militar de Itapiranga também esteve presente na ocorrência.
A Polícia Civil concluiu o inquérito da Operação que resultou na morte de GILMAR RODRIGUES. A informação é do delegado, SANDRO ZANCANARO. De acordo com ele, no mês de janeiro uma Operação Policial resultou na morte de um agricultor no interior de Iporã do Oeste, durante uma atuação que começou com a prestação de socorro por parte do Corpo de Bombeiros e terminou em uma ação com morte por parte da Polícia Militar. ZANCANARO destaca que diante dos fatos, foi instaurado inquérito para ouvir diversas pessoas, o IML e o IGP que participaram ativamente das investigações, além da análise dos vídeos das câmeras corporais utilizadas pelos Policiais Militares durante a ação. O delegado destaca que a conclusão final da investigação do Inquérito Policial foi no sentido de que os Policiais Militares agiram em legítima defesa.
ZANCANARO detalha que na noite do fato, a vítima acabou se machucando e apresentava um ferimento na cabeça. A esposa pediu ajuda dos Bombeiros, que ao chegarem ao local, foram informados pela própria esposa de que o homem estava transtornado, ameaçando cortar a cabeça de quem tentasse lhe fazer o curativo. Diante da situação e por não possuir equipamentos de contenção, os Bombeiros solicitaram o apoio da Polícia Militar, que procurou verbalizar com a vítima no sentido de que todos estavam no local para ajudá-lo, mas que em determinado momento, a vítima acabou saindo com um facão na mão, tentando agredir os Policiais, que então utilizaram a arma de choque e spray de pimenta, e mesmo assim não impediram a vítima de continuar avançando. Por conta disso, os Policiais precisaram efetuar três disparos de arma de fogo contra o homem.
Os socorristas do Corpo de Bombeiros, após a ação da Polícia, prestaram atendimento à vítima, porém, não foi possível salvar o homem. O delegado da Polícia Civil, SANDRO ZANCANARO, destaca ainda que ouviu relatos da família, de que a vítima estava apenas tentando fugir e que mesmo assim havia sido atingida pelos disparos. Ele observa que a consternação dos familiares é totalmente compreensível, no entanto, a investigação deixou claro que não foi isso que aconteceu durante a ação e que os Policiais Militares tentaram de toda forma evitar o confronto, apelando para o último recurso que foram as armas de fogo.
O delegado explica que a Polícia Civil encaminhou o relatório para o Ministério Público na última semana de fevereiro para a análise do fato e demais conclusões, portanto, agora o Ministério Público está com caso e decidirá pelo prosseguimento ou pelo arquivamento do processo. O Ministério Público também pode pedir novas diligências se entender que algum ponto ainda precisa ser esclarecido. Após a análise, cabe ao MP propor denúncia contra os Policiais Militares ou pedir o arquivamento do processo, caso entenda que ocorreu a legítima defesa.