-GOVERNO ANUNCIA SÉRIE DE MEDIDAS PARA ALAVANCAR ECONOMIA EM 2022
-NÚMERO DE ADOLESCENTES COM TÍTULO DE ELEITOR CRESCE MAIS DE 150% EM SC
-PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS E CORTE ORÇAMENTÁRIO É DEBATIDO NA ALESC
-LÍDERES DAS BANCADAS NA CÂMARA PARTICIPAM DE EVENTO DA UVESC
-SÃO JOSÉ DO CEDRO E GUARACIABA PODEM ENTRAR EM EPIDEMIA DE DENGUE
-INTERDIÇÃO DA BR-163 É ADIADA E DEVE OCORRER NA SEMANA QUE VEM
-EQUIPE DE OBRAS VOLTA PRIORIZAR PATROLAMENTO DE ESTRADAS
-AGRICULTURA RETOMA COM O BÔNUS AGRÍCOLA A PARTIR DE MAIO
-CAMINHÃO BITREM INVADE RESIDÊNCIA EM GUARUJÁ DO SUL
-PM VOLTA REGISTRAR GOLPE DE VENDA DE UMA MOTOCICLETA
O tempo na região Extremo-Oeste é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é que ocorram chuvas em municípios da região. A mínima das últimas horas foi de 22 graus e a máxima para hoje deve ser de 30 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro,... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e seis centavos. O euro está valendo cinco reais e 58 centavos. Já o peso argentino está cotado em quatro centavos.
A Organização Mundial da Saúde teve que adiar a avaliação do processo de manufatura da vacina Sputnik V, da Rússia. Os motivos são as dificuldades criadas pela invasão na Ucrânia. A assessora do diretor geral da OMS, MARIÂNGELA SIMÃO afirmou que inicialmente estava prevista uma inspeção no começo deste mês, porém, o procedimento precisou ser adiado. Ela citou que existem problemas para agendar voos para a Rússia e também limitações para usar cartões de crédito, visto que a maioria dos países do Ocidente proibiram aviões da Rússia de entrar em seu espaço aéreo. Segundo MARIÂNGELA SIMÃO, a OMS vai marcar uma nova data assim que possível.
O secretário de Estado americano, ANTONY BLINKEN disse que o presidente JOE BIDEN vai ameaçar nesta sexta-feira o líder chinês, XI JIMPING com represálias, caso a China decida apoiar a agressão russa com ajuda militar. A declaração ocorre após novos ataques deixarem mais de 20 mortos no leste da Ucrânia. Para BLINKEN, os ataques russos contra civis constituem crimes de guerra. Ele também acusou Moscou de não fazer “ esforços significativos” na frente diplomática para resolver o conflito.
O prefeito de Lviv, ANDRIY SADOVY, disse nesta sexta-feira que mísseis russos destruíram uma fábrica próxima do aeroporto da cidade, no oeste da Ucrânia, perto da fronteira com a Polônia. Conforme o prefeito, vários mísseis atingiram a estrutura que era usada para reparos nas aeronaves. De acordo com ele, apesar da destruição, nenhuma pessoa se feriu, pois a fábrica já havia paralisado suas atividades anteriormente. A cidade de Lviv, por onde passa grande parte dos ucranianos que fogem para outros países, não havia sofrido ataques até o momento.
A Caixa começou a pagar nesta sexta-feira o Auxílio Brasil de março a 18 milhões de pessoas. Serão beneficiados hoje os integrantes com número de identificação social de final um. O calendário será suspenso no fim de semana e retomado na próxima segunda-feira para os aqueles com NIS de final dois. O pagamento vai até 31 de março e cada família vai receber um valor mínimo de 400 reais. O investimento total para os pagamentos supera os sete bilhões de reais. Os estados com maior número de famílias inscritas no programa são, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Ceará.
A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia informou nesta quinta-feira que elevou a estimativa anual para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor de quatro vírgula 25 por cento para seis vírgula sete por cento. Com base nesse índice, o governo faz a correção anual do salário mínimo e caso a estimativa da equipe econômica se confirme e não haja mudança no cálculo, o reajuste do salário mínimo pode aumentar em 2023 para mil, 293 reais, ou seja, um reajuste de 81 reais. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o salário mínimo serve de referência para mais de 50 milhões de brasileiros, sendo que desse total, 24 milhões são beneficiários do INSS.
O governo federal lançou nesta quinta-feira um pacote com potencial para injetar 150 bilhões de reais na economia até o final deste ano. Ao todo, serão quatro iniciativas, entre elas, estão a liberação de mil reais do FGTS, pagamento antecipado do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS, criação de um programa de microcrédito e ampliação de empréstimos consignados. Os saques do FGTS vão ocorrer de acordo com o mês de nascimento do trabalhador e serão realizados entre 20 de abril e 15 de junho. Já o décimo terceiro será pago entre os meses de abril e junho. Outra medida visa um crédito entre mil e três mil reais para pessoas que estiverem com o nome sujo. Por fim, o governo também vai permitir que os consignados comprometam até 40 por cento do seu benefício. As ações foram lançadas por meio de três medidas provisórias e um decreto.
Santa Catarina tem a pior cobertura vacinal contra a Covid-19 de crianças entre cinco e 11 anos entre os estados do Sul. Um levantamento realizado aponta que o estado aplicou 244 mil, 634 doses nessa faixa etária, representando pouco mais de 38 por cento da população estimada. Já o Rio Grande do Sul aparece com mais de 52 por cento e o Paraná com quase 44 por cento. Em relação a segunda dose, o estado também perde para os demais da região. Já na comparação com os demais estados brasileiros, Santa Catarina aparece na décima posição.
A falta de chuvas para safra de verão 20212022 de Santa Catarina já causa prejuízos superiores a quatro bilhões de reais. A informação foi divulgada pela Epagri e inclui a quebra na produção da maçã, além do aumento no prejuízo de outras culturas. Na comparação com os dados divulgados no mês passado, houve um aumento de 13 vírgula 51 por cento nos índices de prejuízos. As perdas no milhão em grão chegam a um bilhão e meio de reais, enquanto no milho para silagem as perdas são estimadas em 741 milhões de reais. Já em relação ao feijão, a colheita deve ser 31 vírgula cinco por cento menor que a registrada no ano passado. Para os produtores, as perdas já são superiores a 99 milhões de reais.
O número de adolescentes catarinenses entre 16 e 17 anos que decidiram fazer o título de eleitor, mesmo com o voto facultativo, cresceu 151 por cento nos últimos seis meses. No entanto, os cerca de 40 mil jovens representam apenas 21 vírgula cinco por cento da população total dessa faixa etária em Santa Catarina. Ao todo, o estado possui mais de 186 mil pessoas nesse índice de idade. A média estadual registrada é maior que a do Brasil, onde menos de dois por cento estão cadastrados para votar. O prazo para fazer o título de eleitor se encerra no próximo dia quatro de maio.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes informou na manhã de hoje aos usuários que, por questões técnicas, foi necessário reprogramar o trabalho de detonação de rochas na altura do quilômetro 88 da BR-163, próximo à comunidade Linha Daltro Filho e à rotatória de acesso ao município de Anchieta que seriam realizados durante esta tarde. Ainda de acordo com o órgão, não haverá interrupção no tráfego de veículos, e que a nova operação deve ocorrer na semana que vem, em data ainda a ser informada. A BR-163 está em obras para melhoramentos e eliminação de pontos críticos.
Hoje a rodovia que liga a Linha Índio ficará parcialmente interditada em Guaraciaba. De acordo com arquiteta JOSIANA MAMAN, a interdição vai durar pelo menos três dias. Ela explica que nesse período a empresa que está fazendo as obras estará aplicando o asfalto. Ela lembrou que os moradores devem respeitar os desvios e não transitar sobre o asfalto. Será feito o bloqueio no trevo de acesso da Linha Indiozinho e Linha Olímpio e no sentido inverso será trancado no desvio para a comunidade Flores da Cunha. JOSIANE orientou aos que precisam se deslocar para essa região, deve pegar os desvios de Linha Indiozinho, Linha Olímpio, Linha Tigre e ou Linha Flores da Cunha em Guaraciaba.
Os agricultores de Guaraciaba devem contar novamente com o programa Meu Crédito a partir de maio deste ano. O programa foi implantado em 2021 visando ajudar os trabalhadores rurais. Com adesão significativa de produtores e do comércio, a retomada do programa foi definida. Todo o bônus adquirido pelo trabalhador do campo, deve ser investido no comércio local. Segundo o secretário de Agricultura SÉRGIO THALHEIMER, o benefício pago visa retribuir parte do movimento econômico que o setor causa em Guaraciaba. O bônus agrícola, no ano passado, pagou valor máximo de mil e 500 reais para agricultores que movimentaram no ano base mais de 750 mil reais. Para 2022, o secretário afirmou que o valor do benefício poderá ser maior. Mas para isso vai depender do balanço financeiro final que a administração tem realizado conforme os blocos de produtores rurais entregues ao setor responsável. Ele disse ainda que essa projeção também se deve à ampliação das atividades agrícolas.
No primeiro ano do programa Meu Crédito em Guaraciaba, alguns impasses foram atravessados pela administração. Entre elas, o secretário de Agricultura SÉRGIO THALHEIMER, citou as notas de comercialização de grãos, o que prejudicou a aplicação do programa. Mas para este ano, ele acredita que todos os produtores estão cientes do bônus agrícolas e quais são as regras para ser beneficiado. Em 2021, muitos produtores não fizeram a retirada do bônus na secretaria de Agricultura, que é pago por meio de uma certidão de crédito, o que impactou no movimento econômico de Guaraciaba. No ano passado, foram investidos cerca de 400 mil reais por parte da administração e para este ano o montante pode passar de meio milhão de reais. SÉRGIO enfatizou que o bônus pode começar a ser pago em meados de maio.
Os trabalhos de patrolamento na estrada geral da Linha São Vendelino, interior de São José do Cedro, tiveram início na segunda-feira. Na última quarta-feira, a equipe se deslocou até a comunidade da São João onde seria feito alguns serviços, mas devido a falta de umidade teve que ser interrompido. Conforme o secretário de Obras JAIR POSTAY, a chuva registrada foi boa, mas insuficiente para dar continuidade ao patrolamento nesta região. Por isso, ele comentou que os servidores foram deslocados até a Linha São Luís, divisa com o município de Palma Sola. O secretário comentou ainda que esta localidade possui pouco de umidade, o que facilita os trabalhos. O local também não é tão usado para o trânsito de veículos. POSTAY destacou que grande parte das estradas do assentamento também receberam os trabalhos de patrolamento. A via faltante será arrumada em alguns dias. Concluindo isso, a equipa volta à Esquina Mariflor e depois os distritos do município.
Melhorias nas estradas do interior de São José do Cedro voltaram a ser prioridade para a equipe de obras depois da queda no número de pedidos de transportes de água. O secretário JAIR POSTAY, disse que nesta semana houve poucas solicitações de água por parte dos agricultores. Até esta quarta, apenas um pedido havia sido feito. Apesar disso, ele comentou que dois caminhões estarão à disposição para esta finalidade caso haja solicitações. Tendo em vista que parte da frota destinada para isso, que continham a cisterna no compartimento, foi empenhada nas obras de melhorias de estradas. JAIR destacou também que a equipe anteriormente usada para transporte de água foi totalmente realocada para a secretaria de Obras.
Ontem, a Casa Familiar Rural de São José do Cedro iniciou o Projeto de Leitura com o primeiro ano do ensino médio.Na oportunidade a turma esteve visitando a biblioteca, onde os alunos puderam conhecer o espaço, o museu e escolheram os livros dentre o variado acervo. A diretora OLÍVIA LUNKES, lembrou que a leitura é de suma importância para desenvolver habilidades de escrita e de compreensão. Ela destacou que os professores e equipe da escola também estão engajados na ação, já que a leitura também proporciona um mundo novo através de uma história, melhorando o rendimento em todas as disciplinas. O projeto terá continuidade com visitas mensais na biblioteca e será feita a aula de leitura 15 minutos, todos os dias.
A secretaria de Desenvolvimento Econômico de São José do Cedro esteve presente no segundo seminário de turismo realizado em Anchieta. A secretária KELLY FIGUEIRÓ, comentou que foram abordados assuntos importantes de forma bastante ampla, sendo também feito a troca de experiências. Entre representantes de municípios no local, ela citou a cidade de Pomerode que trouxe suas atividades e trabalhos turísticos ao longo dos 40 anos. A secretária destacou que a palestrante deste município relatou sobre a importância da autenticidade do município, visando mostrar a história do local. Ela lembrou ainda que São José do Cedro, pelos próximos meses, vai ter o lago municipal revitalizado, sendo possível utilizar o mesmo como um cartão postal para atrair turistas. KELLY explicou que o município foi bastante mencionado, tendo em vista as potencialidades ainda não exploradas. Como, por exemplo, os cânions da São Vendelino. A prefeitura recebe ligações de turistas solicitando informações sobre a disponibilidade de rotas e pousadas.
Os líderes das bancadas de situação e oposição da Câmara de São José do Cedro estiveram participando de um evento da Uvesc, em Florianópolis. Em entrevista para a Rádio Cedro, GUILHERME FERRARI, relatou que esteve representando o município juntamente com o vereador FERNANDO WILL. Para líder da situação, o evento proporciona aprendizado de novos métodos visando aplicar na realidade local. Ele destacou que durante os intervalos de um evento e outro também foi aproveitado para visitar gabinetes de deputados com objetivo de solicitar recursos para São José do Cedro. FERRARI comentou ainda sobre a situação hídrica que o extremo-oeste tem enfrentado. Apesar do sistema de água ser municipalizado, ele comentou que esteve participando de uma reunião com a Casan onde os demais vereadores cobram da companhia soluções com a falta de investimentos na região.
Cortes no orçamento para investimentos em rodovias e alto no preço dos combustíveis tem sido assunto de debates entre deputados de Santa Catarina dentro e fora da Alesc. Mesmo durante um período de arrecadação histórica de impostos, o governo Federal corta, mais uma vez, recursos que seriam destinados para as rodovias federais no Oeste. Segundo o deputado FABIANO DA LUZ, as BRs 282 e 163 sofreram mais uma queda de investimentos por parte da União. Para estas duas rodovias federais, o governo cortou mais de dois milhões de reais, que seriam investidos na melhoria das estradas. Este é o segundo corte no orçamento provocado pela União apenas neste ano. Em janeiro, o presidente JAIR BOLSONARO havia vetado 43 milhões de reais. Foi até cogitado a devolução do montante para o Dnit do Estado, o que até o momento não ocorreu. O deputado destacou que as BRs do Estado têm recebido investimentos por parte do governo de Santa Catarina, caso contrário não haveria obras nas rodovias. As obras atuais nas rodovias do Estado são praticamente todas bancadas por Santa Catarina.
Sobre o aumento no preço dos combustíveis também foi levantado na Assembleia Legislativa do Estado. Sendo que isso, segundo o deputado FABIANO DA LUZ, gera uma arrecadação expressiva para o governo. O parlamentar destacou que o governo Federal tem tido a maior arrecadação de impostos dos últimos 27 anos. Para ele, este aumento na arrecadação vem justamente dos altos preços nos combustíveis. Na visão de FABIANO, o conflito entre Ucrânia e Rússia ainda não está refletindo nos preços praticados aqui no Brasil. Os impactos negativos disso devem vir somados à alta na taxa básica de juros anunciada recentemente pelo governo. Desta forma, no final das contas, o consumidor vai novamente pagar mais caro para comer e abastecer, entre outras necessidades. O deputado lembrou ainda que o salário mínimo está defasado, o que vai provocar a queda no poder de compra dos consumidores. FABIANO comentou também sobre a agricultura que vem sofrendo com baixo auxílio aos agricultores da região.
A secretaria de Saúde de Anchieta, em parceria com a secretaria de Estado da Saúde, realizou mutirão de cirurgias eletivas de oftalmologia no Hospital Nossa Senhora das Mercês, em Iporã do Oeste. Nas datas de 14, 16 e 17 de março de 2022, foram contemplados 44 pacientes. O atendimento dos pacientes seguiu a ordem do sistema de regulação. Os mutirões integram o programa do Estado de Santa Catarina. Com a queda na taxa do Covid-19 foram retomadas as cirurgias eletivas ambulatoriais e cirurgias pelo Sistema Único de Saúde.
Casos confirmados de dengue em São José do Cedro e Guaraciaba crescem e número de pessoas infectadas gera alerta na secretaria de Saúde de ambos os municípios. Com este aumento de casos confirmados, também aumenta o número de pessoas com sintomas buscando por atendimento médico nos postos de saúde. Diariamente é registrado um novo paciente com sintomas. Para verificar se é Covid ou Dengue, os profissionais necessitam fazer os testes. Em Palma Sola, por exemplo, a saúde faz o teste do coronavírus, caso positive o paciente recebe o atendimento específico. Já o teste para casos suspeitos de dengue é encaminhado para a regional que avalia e realiza o diagnóstico. Em Guaraciaba, segundo o informativo, são 78 casos confirmados e 133 suspeitos. Já São José do Cedro o número chega a 92 confirmados e 159 suspeitos.
Cerca de sete municípios do Extremo-Oeste podem entrar em epidemia de dengue nas próximas semanas caso os números continuem aumentando. Belmonte e Romelândia já estão em epidemia. São José do Cedro e Guaraciaba estão correndo risco de entrarem para lista de municípios com epidemia. Segundo a bióloga da regional de Saúde de São Miguel do Oeste MARCIELI BOGO, o alto registro veio num período fora daqueles registrados em anos anteriores. Normalmente, os casos começam a ser confirmados entre abril e maio de cada ano, mas neste acabou se antecipando provocado pela baixa precipitação. Conforme ela, não há registros de períodos anteriores com alto número de transmissibilidade na região. Com aumento desta transmissão e alto número de contaminados, eleva a possibilidade de mortes causadas pela dengue. MARCIELI afirmou ainda que este cenário é preocupante tendo em vista que ainda estamos em pandemia de Covid-19 que, além de se assemelharem aos sintomas, sobrecarrega a saúde podendo causar falta de recursos.
O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado por volta das 17 horas de ontem para um princípio de incêndio em veículo. A reportagem da Peperi constatou no local que o carro, um Pálio com placas de Itapiranga, estava estacionado na Rua São Bonifácio quando começou a sair fumaça do compartimento do motor. Populares que passaram pelo local visualizaram a fumaça e acionou a guarnição, que realizou o controle do sinistro antes do fogo se alastrar. O proprietário do veículo não estava no local no momento do ocorrido. A Polícia Militar de Itapiranga também esteve presente nesta ocorrência.
Carga de agrotóxicos avaliada em 12 mil reais é apreendida pela Policia Militar em Dionísio Cerqueira. Ontem, por volta das 14 horas, a PM de Dionísio, em combate aos crimes de contrabando e descaminho na fronteira, realizou a abordagem de um veículo Vectra e flagrou oito galões de 20 litros de agrotóxicos de origem Argentina sem os desembaraços aduaneiros, totalizando 160 litros de agrotóxicos. O condutor, homem de 21 anos, estava levando o produto para o Estado do Paraná. O valor da carga foi estimado pela PM em 12 mil reais, além do valor do veículo que foi apreendido por estar sendo utilizado para contrabando.
A Polícia Militar voltou a registrar golpe de falsa venda de motocicleta na região. Por volta das 20 horas e 30 minutos de ontem, através da solicitação de um taxista do município de Salgado Filho, relatando que foi fazer uma corrida até a Linha Três Passos, em Barracão, para três homens. Segundo as informações, eles iriam comprar uma motocicleta, que estava sendo anunciada via Facebook. Ao chegarem ao local, foram abordados por três homens armados, aonde pediram dinheiro e posteriormente realizou o roubo do veículo um Kwid, de cor laranja, levando também 500 reais e três aparelhos celulares. A equipe da PM se deslocou até o local, aonde foi colhido dado do fato e realizado buscas nas proximidades e bairros, não sendo logrado êxito na localização do veículo e suspeitos até o momento. Esse é mais um fato que vem sendo registrado há vários dias em Barracão, onde outras pessoas já foram vitimas.
Um caminhão bitrem, modelo Scania, carregado de grãos, acabou invadindo parte de uma residência no município de Guarujá do Sul na noite de ontem. Segundo informações levantadas pela Rádio Cedro, o fato aconteceu na Rua Governador Jorge Lacerda, em frente à Igreja Matriz de Guarujá. Obteve ainda que a carreta não atingiu a casa, apenas danificou o muro e o quintal. Os socorristas de São José do Cedro não foram acionados para esta ocorrência. Ninguém se feriu. Nesta manhã o caminhão ainda se encontrava no local. A suspeita é que o caminhão estava estacionado e acabou descendo sem motorista.