ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quinta-feira 18 03 2021

-DEPOIS DE SEIS ANOS, BANCO CENTRAL AUMENTA TAXA BÁSICA DE JUROS

-TÉCNICOS DE SAÚDE DO COES DESCARTAM LOCKDOWN EM SANTA CATARINA

-VACINAÇÃO DOS IDOSOS DE 74 ANOS COMEÇA AMANHÃ NA PRAÇA DO CENTRO

-DNIT DIZ QUE NÃO TEM COMO RECEBER RECURSOS DO ESTADO PARA OBRAS NA BR 163

-EDUCAÇÃO DIVULGA LISTA DE SELECIONADOS PARA VAGAS NAS CRECHES DO MUNICÍPIO

-ADOLESCENTE FICA FERIDO AO SER ATROPELADO NO BAIRRO SALETE

-POLÍCIA CIVIL IDENTIFICA MAIS TRÊS SUSPEITOS DE ASSALTO NA CASA DE EMPRESÁRIO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva à tarde. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 55 centavos. O euro está valendo seis reais e 62 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos pediu, para que a Bolívia garanta à ex-presidente JEANINE ÁÑEZ o processo legal adequado para que ela responda a ação que enfrenta na Justiça, em que é acusada de golpe de Estado. A CIDH é um órgão que representa os países da Organização dos Estados Americanos. No sábado, a Justiça da Bolívia decidiu prender ÁÑEZ por quatro meses de forma preventiva. Ela é acusada de crimes de sedição e terrorismo, além de conspirar para derrubar o ex-presidente EVO MORALES.

O presidente do Paraguai, MARIO ABDO BENÍTEZ, escapou nesta quarta-feira de sofrer impeachment após os parlamentares, na maioria governistas, arquivarem uma denúncia contra o mandatário pela má gestão no combate à pandemia de coronavírus. A sessão extraordinária para avaliar o caso ocorreu apenas uma hora depois do pedido de afastamento do presidente chegar à Câmara dos Deputados. Com 42 votos contrários à abertura do inquérito e 36 a favor, a denúncia foi arquivada. A oposição defende a necessidade de estabilizar politicamente o país para avançar na compra de vacinas e medicamentos que ajudem a conter a crise.

O governo da Coreia do Norte disse nesta quarta-feira que vai ignorar qualquer tentativa de contato feita pelos Estados Unidos enquanto Washington não abandonar o que chamou de "política hostil". A mensagem foi divulgada pela vice-chanceler da Coreia do Norte e vem em um contexto de novas hostilidades entre os dois países. Na terça-feira, KIM YO-JONG, irmã influente do líder norte-coreano, KIM JONG-UN, advertiu o governo americano a não espalhar cheiro de pólvora na Coréia terra se quiser dormir em paz pelos próximos quatro anos.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central elevou nesta quarta-feira a taxa básica de juros da economia em zero vírgula 75 ponto percentual. Com isso, a Selic passou de dois para dois vírgula 75 por cento ao ano. O aumento já era esperado por parte dos analistas do mercado financeiro, mas foi acima das estimativas, uma vez que o mercado esperava aumento de meio ponto percentual. Este foi o primeiro aumento da taxa Selic desde 2015, e a decisão foi unânime. Analistas do mercado preveem que a taxa continue aumentando, terminando 2021 em quatro e meio por cento ao ano e em cinco e meio por cento em 2022.

O Ministério da Economia anunciou nesta quarta-feira redução de dez por cento na alíquota do imposto de importação cobrado sobre eletroeletrônicos, máquinas e equipamentos. De acordo com o governo a medida atinge bens utilizados por todos os setores da economia brasileira, desde celulares e computadores até equipamentos médicos, máquinas para panificação, guindastes e escavadeiras. A decisão, tomada pelo Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia, vai entrar em vigar na próxima semana. Segundo o Ministério da Economia, atualmente as tarifas de importação variam de zero a 16 por cento.

O Congresso derrubou o veto do presidente JAIR BOLSONARO ao perdão de dívidas tributárias de igrejas. Com a rejeição, templos religiosos passam a ter isenção do pagamento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Também será concedida anistia das multas recebidas por não pagarem a CSLL. A renúncia fiscal estimada pelo Ministério da Economia é de 321 milhões em 2021, subindo gradativamente a cada ano, chegando a 383 milhões em 2024. No somatório do período, a anistia ultrapassará um bilhão. Também ontem, o Congresso derrubou o veto total do presidente a um projeto que abre caminho para a indenização de profissionais e trabalhadores da saúde afetados pela pandemia. Pelo projeto, terão direito à indenização os profissionais que se tornarem permanentemente incapacitados por conta da atuação contra a pandemia da Covid-19.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, afirmou nesta quarta-feira que o estado vive uma "nova pandemia" e que é preciso aprender a conviver com o vírus. Em entrevista para uma rede de televisão do estado, ele defendeu a vacinação como saída para o fim da crise sanitária e disse que a economia também precisa de atenção. Segundo MOISÉS, as atuais restrições aos fins de semana podem ser reduzidas. Ele afirmou que o lockdown acaba penalizando as atividades regradas, ondeo cidadão que trabalha e garante o sustento da família. Para o governador, não é nesse ambiente de trabalho que a transmissibilidade acontece, mas sim nas festas e atividades clandestinas.

Os governadores dos três estados do sul decidira unificar a gestão da pandemia do coronavírus. Nesta quarta-feira, o catarinense CARLOS MOISÉS DA SILVA discutiu ações conjuntas de enfrentamento à pandemia do coronavírus e a possibilidade de formar um consórcio para a compra de vacinas da Covid-19 com o governador do Rio Grande do Sul, EDUARDO LEITE e do Paraná, RATINHO JÚNIOR. Apesar do acordo firmado, nenhuma nova restrição foi anunciada. Os governadores decidiram integrar os sistemas para gerir as crises da pandemia em conjunto, com compras de insumos, medicamentos, manejo interestadual de equipamentos, transferência de pacientes quando necessário e, futuramente, aquisição das vacinas. A decisão de unificar a gestão ocorreu depois que foi identificado um comportamento similar da manifestação do vírus em toda a região.

Um lockdown de 14 dias em Santa Catarina foi descartado pelo grupo técnico responsável por definir novas medidas para conter o avanço da Covid-19. A decisão do Centro de Operações de Emergência em Saúde foi tomada após uma reunião de cerca de seis horas entre a tarde e a noite desta quarta-feira, com a presença de 19 instituições. Apesar disso, novas restrições foram recomendadas. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, os técnicos recomendaram novas ações para o enfrentamento da Covid-19, como multas, horários diferenciados e maior atenção durante a Páscoa. As medidas recomendadas pelo Coes serão definidas em uma nova reunião, às duas horas da tarde desta quinta-feira. No encontro será fechada uma proposta com restrições para ser enviada ao governador CARLOS MOISÉS.

O comandante do décimo primeiro batalhão de Polícia Militar de Fronteira, tenente coronel JAILSON FRANZEN se manifestou nesta quarta-feira sobre a reclamação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste em relação aos crimes de abigeato. Nesta semana, o presidente da entidade, JOEL DE MOURA, cobrou uma presença maior das viaturas policiais no interior para evitar o furto de gado. O comandante da PM afirmou ontem que a instituição define suas prioridades com base nas informações que chegam até o batalhão e pela demanda em determinadas situações. Em relação aos crimes de furto de gado nos municípios da região, FRANZEN disse que até o momento a questão não é um problema tão grave quanto o relatado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O comandante da Polícia Militar do Extremo-oeste, tenente coronel JAILSO FRANZEN disse que a PM ouve com atenção o posicionamento dos agricultores em relação aos crimes de abigeato. Segundo ele, não existe patrulha rural na região em razão do limite de atuação dos profissionais. FRANZEN explicou que não adianta criar o programa e o batalhão não ter estrutura para manter o serviço em pleno funcionamento. O policial destacou ainda que a patrulha rural só será criada caso funcione de fato e apresente resultados satisfatórios para a Polícia Militar. FRANZEN ressaltou que os agricultores também precisam ter um cuidado maior em relação e não deixar os animais mesmos expostos durante a noite perto das estradas gerais, secundárias e em locais distantes das residências.

O número de casos de abigeato nos municípios da região extrem-oeste caiu nos dois primeiros meses deste ano na comparação com o início de 2020. De acordo com o comandante do décimo primeiro batalhão de Polícia Militar de Fronteira, tenente coronel JAILSON FRANZEN, foram 14 ocorrências registradas em janeiro e fevereiro do ano passado. Nos dois primeiros meses deste ano foram 13. Já o município que teve mais registrou de furto de animais em 2020 foi Saltinho, com nove ocorrências. Neste ano, o maior número de casos foi Riqueza com quatro ocorrências. Já São Miguel do Oeste teve seis furtos de animais em 2020 e apenas dois nestes primeiros meses do ano. FRANZEN garantiu que os casos podem ter relação com o aumento do preço da carne de gado e que a PM vai atuar para diminuir esse tipo de crime na região.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, assinou na noite desta quarta-feira, a Ordem de Serviço para asfaltamento do acesso à linha Fátima. O início da obra foi autorizado em ato realizado no salão nobre da prefeitura. Serão dois quilômetros e 300 metros de asfalto e um investimento de dois milhões 222 mil reais garantidos por meio de convênio com o Governo do Estado. A assinatura foi acompanhada por representantes dos secretários municipais, vereadores e da comunidade beneficiada. TREVISAN disse que a obra simboliza o marco de um novo projeto de desenvolvimento para o município,que irá proporcionar maior melhor qualidade de vida à população, promovendo conforto e segurança aos usuários e maior facilidade no escoamento da produção rural.

Além da obra no acesso à Linha Fátima, o asfaltamento de outras duas comunidades deve começar nos próximos meses. Segundo o prefeito WILSON TREVISAN, a intenção é asfaltar os acessos as linhas Sete de Setembro e Caxias. O prefeito explicou que as três obras somam um investimento superior a 10 milhões de reais. Ele antecipou que no decorrer dos próximos quatro anos, outras localidades também serão contempladas. O vice-prefeito, EDENILSON ZANARDI, disse ontem que o projeto de asfalto no interior representa uma maior possibilidade de crescimento horizontal da cidade, com boas perspectivas de desenvolvimento social, econômico e turístico. Para o secretário de Obras, VILMAR BONORA, o asfalto também vai reduzir o custo de manutenção das estradas rurais.

São Miguel do Oeste começou o ano com saldo positivo no volume de trabalho com carteira assinada. De acordo com os dados do cadastro geral de empregados e desempregados do Ministério da Economia, o município teve 728 contratações e 577 demissões em janeiro. O saldo é de 151 vagas de emprego. O número é cerca de 60 por cento maior do o que registrado no mesmo mês de 2020. Janeiro manteve a tendência de crescimento do emprego com carteira assinada na cidade. Dos 12 meses de 2020, apenas três tiveram mais demissões do que contratações. No acumulado do ano passado, a cidade teve um saldo positivo de 593 vagas de trabalho.

Assim como em 2020, a indústria foi o principal responsável pela geração de emprego formal no município no mês de janeiro. De cada 10 vagas abertas, seis estão no setor. A indústria teve um saldo de 93 postos de trabalho em janeiro. A construção civil também teve um resultado positivo com 59 vagas abertas. A agropecuária teve 21 contratações a mais do que demissões e o setor de serviço começou o ano com um saldo de oito vagas. O comércio foi o único dos grandes segmentos com mais demissões do que admissões. O saldo negativo no comércio foi de 30 vagas no mês de janeiro.

O município de São Miguel do Oeste foi responsável por 40 por cento de total de vagas de trabalho abertas na região da Ameosc em janeiro. O saldo regional foi de 372 postos de trabalho. 151 deles estão no município. Em seguida, aparece Mondaí com saldo de 66 vagas. São José do Cedro é o terceiro da região com 38 contratações a mais do que demissões. Dos 19 municípios da Ameosc, 14 tiveram saldo positivo e cinco fecharam o mês de janeiro com mais demissões do que admissões. Itapiranga foi a cidade com o pior resultado de janeiro com 61 vagas de trabalho fechadas. Belmonte, Iporã do Oeste, Palma Sola e Tunapolis também tiveram saldo negativo no primeiro mês do ano.

A Secretaria de Educação de São Miguel do Oeste divulgou na manhã de hoje o edital com os nomes das crianças que foram contempladas com vagas nas creches municipais para o ano letivo de 2021. A lista de classificação e o edital na íntegra estão disponíveis no Portal da Transparência no site do município. Agora, os pais ou responsáveis devem confirmar as vaga fazendo a matrícula na unidade de ensino nos dias 19, 22 e 23 de março. Os pais devem agendar o horário para atendimento e confirmação da vagas nos centros de educação infantil e nas unidades escolares, a fim de evitar aglomeração e seguir os protocolos sanitários. Depois desse prazo, se houverem vagas remanescentes, será publicado um novo edital para compor as vagas que sobraram em cada unidade.

A data de início das aulas nas creches na rede municipal de ensino ainda não está definida. A informação é da secretária de Educação, SISSI VELOSO. Ela explicou que o atendimento será em apenas meio período em razão da pandemia do Coronavírus. As aulas na educação infantil nas creches e unidades escolares ocorrerá de forma parcial pela parte da manhã entre sete e 45 e 11 e 45 e na tarde entre uma e 15 e cinco e 15. Entre os critérios para a definição do meio período, estão ter irmãos estudando no mesmo período desejado pela família e sorteio para definir a ocupação de vagas, quando a procura for maior em um dos turnos. Os pais que tiverem dúvidas sobre as matrículas devem entrar em contato com a secretaria municipal de educação.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou, nas últimas 24 horas, mais cinco óbitos relacionados ao coronavírus. Os casos são de pacientes com idades entre 54 e 63 anos de Modelo, Guarujá do Sul, São José do Cedro, Capela de Santana e Guaraciaba. A ocupação permanece em cem por cento com todos os 25 leitos de UTI preenchidos. Na enfermaria, a ocupação também chegou a cem por cento com 16 casos confirmados. 10 pacientes aguardam transferência para leitos de UTI. Desses, oito estão no Pronto Socorro e dois estão na enfermaria. Em São Miguel do Oeste, 29 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta quarta-feira. Outros 38 pacientes entraram para a lista de recuperados. O número de casos ativos segue em queda e chegou a 160 casos.

O município de São Miguel do Oeste vai começar uma nova etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19 nesta sexta-feira. A partir de amanhã, a vacina será aplicada em idosos a partir dos 74 anos de idade. A secretaria de saúde deve receber cerca de 460 doses ainda nesta quinta-feira. O imunizante faz parte da nova remesa enviado ao estado nesta semana pelo Ministério da Saúde. A aplicação da vacina vai ocorrer na estrutura montada na praça Walnir Botaro Daniel. O horário de funcionamento do posto de vacinação na praça central é das oito da manhã a uma da tarde. Quer tiver positivado para covid-19 nos últimos 30 dias ou estiver com sintomas gripais deve aguardar para fazer a vacina em outra oportunidade.

Para evitar a aglomeração de idosos na praça Walnir Botaro Daniel, a secretaria municipal de saúde organizou um cronograma de vacinação de acordo com a idade do público alvo dessa etapa. A imunização, nesta sexta-feira, começa as oito e meia da manhã para idosos de 76 anos. As nove e meia da manhã a vacinação será para quem tem 75 anos. Os idosos de 74 anos podem se imunizar a partir das dez e meia. As pessoas com idade acima de 76 anos que ainda não tenham tomado a primeira dose da vacina, também podem comparecer ao local entre as oito da manhã e uma hora. Para receber a vacina, é necessário apresentar a Carteira de Vacinação e um documento de identificação, como carteira de identidade ou CPF.

O Dnit informou ao governo estadual que não é possível receber os 50 milhões de reais do estado para aplicação na obra de recuperação da BR 163. A informação foi confirmada pelo secretário estadual de infraestrutura, THIAGO VIEIRA. Ele esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que a posição do órgão federal foi um “grande balde de água fria” nas pretensões do estado de colocar recursos para agilizar a obra. VIEIRA citou que apesar das negociações com o Ministério dos Transportes estarem avançadas no sentido da União receber recursos oferecidos pelo Governo do Estado, o Dnit informou, em reunião virtual realizada na semana passada, que não há condições de viabilizar essa questão. Ele explicou que mesmo com a negativa do órgão, o governo catarinense mantém a intenção de colocar recursos na obra.

O secretário de infraestrutura THIAGO VIEIRA entende que ainda é possível encontrar uma solução legal para aplicar recursos do governo do estado na obra da BR 163. De acordo com ele, o Estado vai manter o diálogo com o Dnit para resolver essa questão. Ele explicou que o órgão federal informou que a legislação não permite a simples transferência de recursos. Além disso, a sub-rogação de parte da obra para o Estado também não é possível. VIEIRA citou que apesar do sentimento de frustração, o governo catarinense entende que existem outras maneiras de resolver essa questão.

O secretário THIAGO VEIRA também se manifestou, nesta quarta-feira, sobre o processo de federalização da SC 163. Ele afirmou que o estado segue em compasso de espera uma vez que não falta nenhum ato para o repasse definitivo do trecho de São Miguel do Oeste a Itapiranga para o governo federal. VIEIRA citou que o ministro de Infraestrutura, TARCISIO DE FREITAS projetou a conclusão de processo para agosto do ano passado e depois remarcou para outubro. No final do ano, o ministro mudou de novo o discurso e informou ao secretário de infraestrutura que não há nenhuma previsão de quando a federalização vai acontecer. O repasse da rodovia para a União é necessária, inclusive, para a evolução do projeto de construção da ponte ligando Itapiranga ao Rio Grande do Sul.

Um acidente chamou a atenção da população no final da tarde de ontem na avenida Willy Barth. Um caminhão de entregas, que estava estacionado na avenida, entrou em movimento, derrubou dois postes e atingiu uma floricultura. De acordo com o motorista, o estacionário, que é o mecanismo de freios do veículo, falhou. O acidente provocou danos materiais, especialmente na empresa. Ninguém ficou ferido.

Um adolescente de 15 anos foi atropelado no final da tarde desta quarta-feira no bairro Salete. O acidente aconteceu perto das seis horas na rua Sete de Setembro. Um Polo atropelou o menor que sofreu escoriações nos braços e um hematoma no rosto. O adolescente foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O motorista do carro permaneceu no local aguardou a chegada dos bombeiros e da polícia.

A Polícia Civil de Anchieta identificou mais três pessoas suspeitas de envolvimento no assalto cometido contra um empresário no dia 14 do mês passado. Os três mandados de prisão temporária foram cumpridos nos últimos dias pelos Agentes Prisionais, uma vez que os suspeitos já se encontravam presos pelo envolvimento em outros crimes praticados na região Oeste. Até agora, já foram cumpridos seis mandados de prisão temporária, um de apreensão de adolescente infrator, além e quatro mandados de busca e apreensão em residências. A Polícia Civil já colheu o depoimento de mais de 20 pessoas. As investigações continuam para analisar o material apreendido e confirmar o grau de participação de cada suspeito.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.