-DEPOIS DE SEIS ANOS, BANCO CENTRAL AUMENTA TAXA BÁSICA DE JUROS
-TÉCNICOS DE SAÚDE DO COES DESCARTAM LOCKDOWN EM SANTA CATARINA
-ESTIAGEM PREJUDICA LAVOURAS PARA SAFRINHA DE MILHO
-HOSPITAL APLICA RECURSOS DE EMENDA PARLAMENTAR DE 150 MIL REAIS
-IPORÃ DO OESTE CONFIRMA CASO DE DENGUE AUTÓCTONE
-AUMENTO DOS CASOS DE COVID FAZ SECRETARIA MANTER PRIORIDADE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
-ADOLESCENTE FICA FERIDO EM ATROPELAMENTO NA REGIÃO
-POLÍCIA PRENDE MAIS TRÊS SUSPEITOS DE ROUBO NA REGIÃO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva à tarde. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 19graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 55centavos. O euro está valendo seis reais e 62centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
A Comissão Interamericana de Direitos Humanos pediu, para que a Bolívia garanta à ex-presidente JEANINE ÁÑEZ o processo legal adequado para que ela responda a ação que enfrenta na Justiça, em que é acusada de golpe de Estado. A CIDH é um órgão que representa os países da Organização dos Estados Americanos.No sábado, a Justiça da Bolívia decidiu prender ÁÑEZ por quatro meses de forma preventiva. Ela é acusada de crimes de sedição e terrorismo, além de conspirar para derrubar o ex-presidente EVO MORALES.
O presidente do Paraguai, MARIO ABDO BENÍTEZ, escapou nesta quarta-feira de sofrer impeachment após os parlamentares, na maioria governistas, arquivarem uma denúncia contra o mandatário pela má gestão no combate à pandemia de coronavírus. A sessão extraordinária para avaliar o caso ocorreu apenas uma hora depois do pedido de afastamento do presidente chegar à Câmara dos Deputados. Com 42 votos contrários à abertura do inquérito e 36 a favor, a denúncia foi arquivada. A oposição defende a necessidade de estabilizar politicamente o país para avançar na compra de vacinas e medicamentos que ajudem a conter a crise.
O governo da Coreia do Norte disse nesta quarta-feira que vai ignorar qualquer tentativa de contato feita pelos Estados Unidos enquanto Washington não abandonar o que chamou de "política hostil". A mensagemfoi divulgada pela vice-chanceler da Coreia do Nortee vem em um contexto de novas hostilidades entre os dois países. Na terça-feira, KIM YO-JONG, irmã influente do líder norte-coreano, KIM JONG-UN, advertiu o governo americano a não espalhar cheiro de pólvora na Coréia terra se quiser dormir em paz pelos próximos quatro anos.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central elevou nesta quarta-feira a taxa básica de juros da economia em zero vírgula 75 ponto percentual. Com isso, a Selic passou de dois para dois vírgula 75 por cento ao ano. O aumento já era esperado por parte dos analistas do mercado financeiro, mas foi acima das estimativas, uma vez que o mercado esperava aumento de meio ponto percentual. Este foi o primeiro aumento da taxa Selic desde 2015, e a decisão foi unânime. Analistas do mercado preveem que a taxa continue aumentando, terminando 2021 em quatro e meio por cento ao ano e em cinco e meio por cento em 2022.
O Ministério da Economia anunciou nesta quarta-feira redução de dez por cento na alíquota do imposto de importação cobrado sobre eletroeletrônicos, máquinas e equipamentos. De acordo com o governo a medida atinge bens utilizados por todos os setores da economia brasileira, desde celulares e computadores até equipamentos médicos, máquinas para panificação, guindastes e escavadeiras. A decisão, tomada pelo Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia, vai entrar em vigar na próxima semana. Segundo o Ministério da Economia, atualmente as tarifas de importação variam de zero a 16 por cento.
O Congresso derrubou o veto do presidente JAIR BOLSONARO ao perdão de dívidas tributárias de igrejas. Com a rejeição, templos religiosos passam a ter isenção do pagamento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Também será concedida anistia das multas recebidas por não pagarem a CSLL. A renúncia fiscal estimada pelo Ministério da Economia é de 321 milhões em 2021, subindo gradativamente a cada ano, chegando a 383 milhões em 2024. No somatório do período, a anistia ultrapassará um bilhão. Também ontem, o Congresso derrubou o veto total do presidente a um projeto que abre caminho para a indenização de profissionais e trabalhadores da saúde afetados pela pandemia. Pelo projeto, terão direito à indenização os profissionais que se tornarem permanentemente incapacitados por conta da atuação contra a pandemia da Covid-19.
O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, afirmou nesta quarta-feira que o estado vive uma "nova pandemia" e que é preciso aprender a conviver com o vírus. Em entrevista para uma rede de televisão do estado, ele defendeu a vacinação como saída para o fim da crise sanitária e disse que a economia também precisa de atenção. Segundo MOISÉS, as atuais restrições aos fins de semana podem ser reduzidas.Ele afirmou que o lockdown acaba penalizando as atividades regradas, onde o cidadão que trabalha e garante o sustento da família. Para o governador, não é nesse ambiente de trabalho que a transmissibilidade acontece, mas sim nas festas e atividades clandestinas.
Os governadores dos três estados do sul decidira unificar a gestão da pandemia do coronavírus. Nesta quarta-feira, o catarinense CARLOS MOISÉS DA SILVA discutiu ações conjuntas de enfrentamento à pandemia do coronavírus e a possibilidade de formar um consórcio para a compra de vacinas da Covid-19 com o governador do Rio Grande do Sul, EDUARDO LEITE e do Paraná, RATINHO JÚNIOR. Apesar do acordo firmado, nenhuma nova restrição foi anunciada. Os governadores decidiram integrar os sistemas para gerir as crises da pandemia em conjunto, com compras de insumos, medicamentos, manejo interestadual de equipamentos, transferência de pacientes quando necessário e, futuramente, aquisição das vacinas. A decisão de unificar a gestão ocorreu depois que foi identificado um comportamento similar da manifestação do vírus em toda a região.
Um lockdown de 14 dias em Santa Catarina foi descartado pelo grupo técnico responsável por definir novas medidas para conter o avanço da Covid-19. A decisão do Centro de Operações de Emergência em Saúde foi tomada após uma reunião de cerca de seis horas entre a tarde e a noite desta quarta-feira, com a presença de 19 instituições. Apesar disso, novas restrições foram recomendadas. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, os técnicos recomendaram novas ações para o enfrentamento da Covid-19, como multas, horários diferenciados e maior atenção durante a Páscoa. As medidas recomendadas pelo Coes serão definidas em uma nova reunião, às duas horas da tarde desta quinta-feira. No encontro será fechada uma proposta com restrições para ser enviada ao governador CARLOS MOISÉS.
-ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE DESCANSO MANTÉM AULAS REMOTAS
-ESTIAGEM PREJUDICA LAVOURAS PARA SAFRINHA DE MILHO
-HOSPITAL APLICA RECURSOS DE EMENDA PARLAMENTAR DE 150 MIL REAIS
-IPORÃ DO OESTE CONFIRMA CASO DE DENGUE AUTÓCTONE
-AUMENTO DOS CASOS DE COVID FAZ SECRETARIA MANTER PRIORIDADE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Extensões da Epagri na região recebem veículos novos. O gerente regional da Epagri de São Miguel do Oeste, SIDNEI SIMON, destaca que cinco unidades do órgão na região foram contempladas com veículo Ford KA 0km: Iporã do Oeste, Tunápolis, Belmonte, Paraíso e Descanso, com um carro para cada. Conforme o gerente regional, a entrega dos veículos beneficiou municípios com trabalho em destaque da Epagri na região, especialmente na produção leiteira e desenvolvimento pecuário em geral. SIMON reitera que a frota de veículos da Epagri já tinha grande quilometragem e o objetivo é servir bem os servidores, para oferecer um trabalho com custo menor. Como os veículos circulam muito em estrada de chão, acabam se deteriorando.
O gerente enfatiza que os veículos antigos foram substituídos e alguns deles vão para leilão público. Em alguns municípios, como é o caso de Iporã do Oeste, há veículos de 2012 neste leilão. SIDNEI SIMON lembra que para um trabalho de campo, um veículo de 2012 já é considerado tempo de uso adiantado. A aquisição dos novos veículos foi feita por meio de processo licitatório da Epagri e os carros foram retirados em Florianópolis para entrega aos municípios nesta semana. O gerente regional ressalta que a Epagri também está atenta à estiagem na região, que já necessita de transporte de água. Ele reforça que o órgão continua com as políticas públicas de apoio aos agricultores que precisam implantar sistema de armazenamento e de transporte de água. Em vários municípios, os conselhos da Agricultura e a Defesa Civil já se reuniram visando decreto de situação de emergência. A situação mais grave, segundo SIMON, é nos municípios próximos à fronteira com o Paraná, pelas características locais e o menor índice de chuva.
São João do Oeste amplia equipe da saúde para atender a demanda de problemas causados pela Covid-19. Situação é considerada preocupante e exige ação mais ampla por parte da saúde pública para atender a população. O aumento de casos do novo Coronavírus e de óbitos provocados pela Covid estão tendo outros efeitos. As pessoas estão mais vulneráveis e necessitam de ajuda psicológica para evitar consequências mais grave. Conforme o secretário da Saúde de São João do Oeste, MAURO BARELLA, o município está antecipando medidas devido ao agravamento da situação. Ele diz que a contratação de novos psicólogos foi necessário para atender a demanda crescente e o acumulo de pacientes. Eram 106 pessoas na fila de espera para atendimento psicológico, com a contratação de mais dois profissionais para prestação de serviço terceirizados este número caiu pela metade.
O secretário da Saúde de São João do Oeste afirma que as pessoas também buscam tratamento particular, porém o serviço está mais amplo no atendimento público. MAURO BARELLA lembra que a prefeitura já possuía uma psicóloga concursada com 40 horas semanais de atendimento na saúde e na assistência social. Os dois novos profissionais que foram contratados de forma emergencial prestam serviço na modalidade de credenciamento e reduzem a fila de espera dos pacientes. MAURO BARELLA avalia que é preciso oferecer tratamento de qualidade para evitar evolução para problemas mais graves ocasionando inclusive óbitos por suicídio. O considera que o momento é de preocupação e exige ações rápidas e pontuais na saúde.
O secretário também anunciou o Programa Saúde da Mulher que visa ampliar o atendimento médico no município evitando o deslocamento para outras cidades. MAURO BARELLA reconhece que tem questões que precisam ser resolvidas no Hospital Santa Casa Rural, situação que vem de vários anos. Ele chama atenção que o novo programa amplia o pré natal com dois ultrassons e mais o exame morfológico para identificação de problemas de forma precoce permitindo tratamento com maior eficiência. BARELLA chama atenção para o atendimento na área de ginecologia incluindo ultrassonografia para atender a demanda, principalmente das gestantes. Este serviço ainda vai evoluir com Programa Saúde da Mulher.
Escola de Educação Básica de Descanso mantém aulas remotas. De acordo com a diretora JACINTA ORO, da Escola de Educação Básica EVERARDO BACKHEUSER, que atende 346 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental ao terceiro do Ensino Médio, o educandário estava preparado para o retorno presencial, porém ele foi adiado em função do agravamento da pandemia. A partir da análise do Comitê Municipal sobre a situação da Covid-19, o novo decreto estabelece que o ensino nas escolas permanece à distância. Conforme a diretora, o índice da população infectada pelo coronavírus é alto e a escola quer evitar que as aulas gerem ainda mais aglomeração. No ensino remoto, os estudantes com acesso à internet assistem as aulas por meio da plataforma Google Sala de Aula, e os demais alunos retiram material impresso no educandário.
JACINTA ORO avalia que se for possível atingir 100% dos alunos com aulas por vídeochamada, ajudará bastante para a compreensão do conteúdo. Os alunos participam de grupos no WhatsApp, nos quais podem conversar com o professor. Por mais que o conteúdo impresso tenha detalhes, conforme a diretora, faltaria a explicação do professor, que é a maior dificuldade que a escola encontra no caso de alunos sem acesso à tecnologia. Ela reforça a necessidade de analisar as diferentes condições de cada família e de priorizar o atendimento da saúde de cada um. Segundo JACINTA, a escola gostaria de atender a todos os alunos de forma igualitária, mas isto nem sempre é possível devido à necessidade de acesso à internet. Salienta que a escola realiza constantes reuniões, inclusive com familiares, no final do período escolar, e a participação é expressiva. JACINTA ORO comenta que isso é gratificante para os estudantes e profissionais envolvidos na escola e agradece às famílias pela colaboração.
Estiagem prejudica lavouras para safrinha de milho. A informação é do Extensionista Rural da Epagri de Mondaí, ADAIR MAGNAGUAGNO. Segundo ele, o desenvolvimento do milho para safrinha já sente os efeitos negativos da falta de chuva. Em visitas nas propriedades, a equipe da Epagri verificou que a seca continua castigando a região e o município, o que preocupa porque a safra anterior já teve queda de produção significativa. Agora os efeitos da estiagem, além de prejudicar lavouras de milho, especialmente para silagem, também atingem áreas de pastagem e falta água para o consumo dos animais. MAGNAGUAGNO frisa que o município de Mondaí tem áreas com muito cascalho, pedras e lajes superficiais. Estes fatores associados afinam a camada de solo rapidamente e causam perda de umidade nas lavouras, especialmente nos últimos dias.
Segundo o extensionista da Epagri, muitas lavouras de milho destinadas à silagem estão em estágio atrasado e as plantas perdem muita umidade. Com isso, as folhas desidratam e há uma queda na qualidade, o que obriga o produtor a fazer um corte antecipado, mesmo não tendo chegado ao ponto adequado do grão. ADAIR MAGNAGUAGNO destaca que a Epagri disponibiliza o Programa de Troca-Troca de Calcário para ajudar a melhorar o solo das lavouras e evitar perdas maiores. De acordo com o extensionista, o calcário é valioso para fazer a correção, ajustar o PH, a saturação e eliminar o alumínio tóxico. Essas condições favorecem o solo, até mesmo para as plantas resistirem a situações adversas, como a estiagem.
O uso de calcário, segundo MAGNAGUAGNO, favorece que as raízes se aprofundam no solo. Isto facilita para a planta absorver mais água e nutrientes, e assim se manter por período mais prolongado sem chuva, além de resistir a pragas e doenças que venham a afetar a planta. Para o agricultor que ainda não tiver análise do solo, a Epagri recomenda que faça coleta e envie ao laboratório para análise. Assim que tiver o resultado, o produtor pode ir ao escritório para fazer a interpretação do solo e solicitar a retirada do calcário junto à cooperativa.
Hospital de Tunápolis aplica recursos de emenda parlamentar de 150 mil reais. O presidente da Associação Hospitalar de Tunápolis, VANDUIR DETERS, destaca que a entidade recebeu o recurso, proveniente de emenda da deputada estadual MARLENE FENGLER, em maio de 2020. Em julho, o hospital fez licitação com intuito de comprar itens como computadores, sofás e cadeiras, para vários setores. Como não houve concorrência no processo licitatório, o hospital teve que fazer ajustes, com mais itens e preços diferenciados, de acordo com a legislação. Uma alteração foi adicionar na licitação a aquisição de equipamentos para a academia ao ar livre. Além de comprar estes itens, grande parte dos recursos da emenda foram investidos no setor da Saúde Mental, no qual, segundo DETERS, a Associação Hospitalar é referência regional em atendimento.
A maior preocupação do hospital no momento é em relação à pandemia. O presidente da Associação acompanha a realidade dos hospitais de SC e também as medidas de enfrentamento ao coronavírus por meio de um grupo de WhatsApp, no qual são repassadas informações dos hospitais diariamente. Conforme VANDUIR DETERS, o quadro é alarmante, porém verifica que finalmente algumas pessoas estão entendendo que não se trata de uma crise fabricada pela mídia. Ele critica a falta de comando nacional e uma linguagem unificada no país para enfrentar a pandemia, o que resultou em hospitais com cada vez mais dificuldades. DETERS lembra que o hospital de Tunápolis não tem ala Covid e os custos dos insumos e produtos hospitalares tiveram alta gigantesca desde o início da pandemia.
Por outro lado, houve pouco aumento no estoque necessário. Apenas os recursos públicos por meio dos convênios do hospital com os municípios de Tunápolis e Santa Helena aumentaram, com reajuste de IPCA de 4,52%. Em meio às dificuldades administrativas potencializadas pelo cenário da pandemia, DETERS solicita à população atender às orientações dos profissionais de saúde e adotar as medidas de prevenção contra o coronavírus. Manter isolamento social, sair de casa sempre de máscara e higienizar as mãos com muita frequência. Estas medidas, segundo ele, garantem maior segurança a todos e evitam colocar hospitais e profissionais de Saúde em risco ainda maior. VANDUIR DETERS acrescenta que no dia 29 de março haverá assembleia requerida pelo estatuto do hospital, para prestar contas, eleger e empossar a nova diretoria. A assembleia será no auditório público municipal, um espaço amplo, com número reduzido de participantes para atender todas as medidas do protocolo da vigilância sanitária. Os interessados em liderar o hospital pelo biênio 2021-2022 deverão apresentar chapa até a próxima sexta-feira, 26, ao atual presidente ou vice.
Município confirma caso de dengue autóctone. O Setor de Dengue de Iporã do Oeste confirmou nesta semana caso de dengue de paciente infectado dentro do município, conhecido como autóctone. A agente de endemias, DANIELA SILVEIRA, explica que o exame havia sido enviado para a regional e retornou nesta terça-feira ao município, com a confirmação da doença provocada pelo mosquito Aedes Aegypti. A equipe do Setor de Dengue visitou o paciente, um homem que reside no Bairro BREUNIG, centro da cidade, e aplicou questionário para saber se ele saiu do município. Como relatou que ficou em Iporã do Oeste, foi confirmado que se trata de um caso autóctone.
Conforme DANIELA, isso significa que há mosquito infectado no município. Se ele picar uma pessoa com dengue e posteriormente picar mais pessoas, vai espalhar a doença. “O município já é infestado de mosquitos, porém não havia essa doença. Agora que o caso de dengue foi registrado, a possibilidade de um surto é muito grande, então a preocupação dobra com todos os cuidados que temos e principalmente com a colaboração dos munícipes. Ali onde o paciente mora é feita uma revisão de área e bloqueio de transmissão, num raio de 50 metros, onde vistoriamos caixas de água, tudo que tem possibilidade de procriar mosquitos, para eliminar esses criadouros”, detalha. Além disso, quando há confirmação de um caso positivo os profissionais da regional de Saúde de São Miguel do Oeste fazem a aplicação do UBV, (Ultra Baixo Volume), um produto químico que é pulverizado para evitar a proliferação do mosquito. O paciente ainda recebe do Centro de Saúde repelente e as devidas orientações para evitar que a doença se espalhe.
DANIELA SILVEIRA salienta que o Setor de Dengue tem armadilhas espalhadas pela cidade e no interior, nas quais coletam larvas de mosquito e também há revisão na área de 50 metros ao redor. Ao todo, são 30 armadilhas, das quais 27 ficam na cidade e três no interior, que são vistoriadas semanalmente. A equipe do Setor de Dengue, composta por três agentes e um coordenador, elimina possíveis criadouros de mosquitos e também faz seis visitas anuais em cada casa, para conversar com os moradores e solicitar a colaboração no sentido de evitar que fique água parada e manter os terrenos e pátios limpos. Existem ainda pontos estratégicos na cidade que são vistoriados a cada 15 dias, como borracharias, mecânicas, chapeações e tudo que possa conter materiais e acumular água. Onze destes pontos ficam na cidade, quatro em Aparecida e ainda tem em São Lourenço e em Cabeceira do Taquaruçu.
A agente de endemias reivindica ainda para as pessoas verificarem as caixas de água, fazer limpeza e manutenção correta. A caixa de água deve ter telinha tanto na entrada quanto na saída, o que segundo a agente já é uma grande prevenção. Já as calhas deverão receber limpeza uma vez por mês. Outros dois casos de pacientes que foram à unidade de saúde de Iporã do Oeste com sintomas de dengue aguardam o resultado dos exames. O teste da Covid-19, que apresenta sintomas parecidos, já foi feito nestes pacientes, e o vírus foi descartado. Na última semana ainda foi concluído no município o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti, (LIRA). Este levantamento permite a identificação de áreas com maior proporção e ocorrência de focos, bem como dos criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue, chikungunya e zika vírus.
Durante a realização do LIRA, em que foram sorteadas residências para visitas aleatórias, foram encontrados nestes locais e também nas armadilhas e pontos estratégicos, um total de 42 focos. Para contribuir com o trabalho de combate a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito, bem como o controle de pragas e vetores, está sendo providenciada pelo município a dedetização das bocas de lobo, o que deve ocorrer ainda nesta semana.
Aumento dos casos de Covid faz Secretaria de Saúde manter prioridade de urgência e emergência. No início de fevereiro, o município de Santa Helena ostentava a marca de nenhum caso ativo de coronavírus. A situação mudou completamente nas últimas semanas. O boletim epidemiológico desta terça-feira, por exemplo, indicava que 24 munícipes estavam com o vírus ativo e três internados. De acordo com o secretário de Saúde de Santa Helena, CARLOS MELO, o atendimento na ala de saúde é grande e a situação preocupa a equipe, que está com alguns profissionais afastados devido a sintomas ou por familiares positivados com Covid-19. Ainda nos últimos dias, a unidade de saúde do município atendia os casos de coronavírus com duas médicas e uma enfermeira. Elas fazem testes de secreção nasal, que segundo MELO, são os mais rápidos e eficientes para identificar se a pessoa tem o vírus, com 97% de precisão.
O município também dispõe de médico que trabalha 40 horas semanais, além de dois médicos que atendem aleatoriamente, duas vezes por semana. Na parte da manhã são priorizadas consultas e testes para Covid. Já à tarde também ocorrem outros atendimentos, com agendamento na Secretaria de Saúde. CARLOS MELO solicita para a população vir apenas em casos de urgência e emergência, embora o posto de saúde não deixe de atender quem vier por outros motivos. Conforme o secretário, o município já vacinou todos os profissionais de Saúde e idosos a partir de 80 anos contra a Covid-19. Na última sexta-feira ainda chegaram 20 doses, aplicadas em parte do grupo da faixa etária de 75 a 79 anos. MELO salienta que as pessoas procuram medicamentos para o vírus na farmácia básica do município, porém eles apenas são entregues se o médico que faz o diagnóstico encaminhar. Conforme o secretário, não há medicamentos específicos para o coronavírus, exceto para controlar sintomas, como febre.
Quanto aos demais insumos, o secretário reitera que ainda faltam alguns medicamentos, como é o caso do OMEPRAZOL, receitado para problemas gastrointestinais, porém o município ainda tem entre 280 a 300 tipos disponíveis. A lista ofertada em Santa Helena é maior do que a estabelecida pela Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), na qual constam em torno de 160 itens. CARLOS MELO destaca outros programas da Secretaria de Saúde, tais como o convênio que está sendo firmado com médicos e gestantes. O município disponibiliza ainda credenciamento com urologista, para ressonância e ultrassom, endoscopia digestiva de alta complexidade e também cardiologia. Para outros exames, existem ainda convênio com o hospital de Tunápolis.
Nos casos de necessidade de deslocamento para outros municípios, a Secretaria disponibiliza carros e motoristas com plantão de 24 horas por dia. Já as seis agentes de saúde disponíveis trabalham de maneira online, pois as visitas estão proibidas. Para o combate aos focos do mosquito da dengue, o município conta com uma agente de endemias, que verifica todas as armadilhas, faz as coletas e contabiliza os dados.
-ADOLESCENTE FICA FERIDO EM ATROPELAMENTO NA REGIÃO
-POLÍCIA PRENDE MAIS TRÊS SUSPEITOS DE ROUBO NA REGIÃO
Caminhão derruba dois postes e invade floricultura na Willy Barth. O acidente foi registrado por volta das 17h30 desta quarta-feira, na Willy Barth, em São Miguel do Oeste. Segundo apurado pela reportagem da Peperi com o motorista do caminhão, ele foi fazer uma entrega e quando realizava o trabalho, o estacionário se soltou e o caminhão saiu desgovernado, derrubando dois postes e atingindo a floricultura, causando danos de grande proporção. O Corpo de Bombeiros foi acionado, bem como a Polícia Rodoviária Federal, que realizaram todos os levantamentos. A proprietária da floricultura cobrou a recolocação das lombadas eletrônicas e também dos semáforos na avenida, afim de evitar acidentes que acontecem neste trecho, com frequência, segundo ela.
Polícia registra dois casos de posse de drogas na região. O primeiro caso ocorreu por volta das 11 e meia da manhã de ontem, na Rua Sete de Setembro, esquina com a Rua Barrão do Triunfo, em São Miguel do Oeste. Durante ronda preventiva, a Polícia Militar abordou um homem e encontrou no bolso da pochete dele uma porção de maconha. Foi confeccionado termo circunstanciado e apreendida a droga. O segundo registro de posse de drogas aconteceu por volta das 15h30, na Avenida Salgado Filho, Bairro Sagrado Coração de Jesus, também em São Miguel do Oeste. A guarnição da Polícia Militar, em operação de trânsito, abordou um condutor de motocicleta e encontrou um cigarro de maconha. Também foi confeccionado termo circunstanciado e a droga foi apreendida.
Adolescente fica ferido em atropelamento no bairro Salete. O acidente aconteceu por volta das 17h45 desta quarta-feira, na Rua Sete de Setembro, Bairro Salete, em São Miguel do Oeste. Segundo apurado pela reportagem da Rede Peperi com a mulher que conduzia o Pólo, ela não viu o adolescente atravessando a pista, momento em que aconteceu o choque. Devido ao impacto, seguido de queda, o garoto de 15 anos teve ferimentos generalizados e precisou de atendimento do Corpo de Bombeiros. A Polícia Militar foi acionada e fez todos os levantamentos.
Polícia prende mais três suspeitos de roubo na região. A Polícia Civil de Anchieta instaurou Inquérito Policial para investigar a autoria do delito de roubo à residência, ocorrido no dia 14 de fevereiro na cidade de Anchieta. Durante a investigação, já foram cumpridos seis mandados de prisão temporária, um de apreensão de adolescente infrator, quatro mandados de busca e apreensão em residências, além de ouvir mais de 20 pessoas e da realizar perícias. Todos os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário da Comarca de Anchieta, após manifestação favorável do Ministério Público, em razão de representações realizadas pela Polícia Civil da Comarca de Anchieta. Três mandados de prisão temporária foram cumpridos nos últimos dias pelos Agentes Prisionais, uma vez que os suspeitos já se encontravam presos pelo envolvimento em outros crimes praticados na região Oeste. As investigações continuam com a análise de todo o material apreendido e vinculação a cada suspeito.