ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo Em Foco Itapiranga - 18/03/2021

GLOBO EM FOCO – 18/03/21

-DEPOIS DE SEIS ANOS, BANCO CENTRAL AUMENTA TAXA BÁSICA DE JUROS

-TÉCNICOS DE SAÚDE DO COES DESCARTAM LOCKDOWN EM SANTA CATARINA

-DNIT NÃO PODE RECEBER OS 50 MILHÕES DE REAIS DO ESTADO PARA OBRA DA BR 163

-ITAPIRANGA REGISTRA REDUÇÃO EM FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE

-VIVEIRO MUNICIPAL MANTÉM PRODUÇÃO D EMUDAS DE EUCALIPTO

-SAÚDE REGISTRA AUMENTO NO ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

-CAMINHÃO DERRUBA DOIS POSTES E INVADE FLORICULTURA

-POLÍCIA PRENDE MAIS TRÊS SUSPEITOS DE ROUBO NA REGIÃO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva à tarde. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 34 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 55 centavos. O euro está valendo seis reais e 62 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos pediu, para que a Bolívia garanta à ex-presidente JEANINE ÁÑEZ o processo legal adequado para que ela responda a ação que enfrenta na Justiça, em que é acusada de golpe de Estado. A CIDH é um órgão que representa os países da Organização dos Estados Americanos. No sábado, a Justiça da Bolívia decidiu prender ÁÑEZ por quatro meses de forma preventiva. Ela é acusada de crimes de sedição e terrorismo, além de conspirar para derrubar o ex-presidente EVO MORALES.

O presidente do Paraguai, MARIO ABDO BENÍTEZ, escapou nesta quarta-feira de sofrer impeachment após os parlamentares, na maioria governistas, arquivarem uma denúncia contra o mandatário pela má gestão no combate à pandemia de coronavírus. A sessão extraordinária para avaliar o caso ocorreu apenas uma hora depois do pedido de afastamento do presidente chegar à Câmara dos Deputados. Com 42 votos contrários à abertura do inquérito e 36 a favor, a denúncia foi arquivada. A oposição defende a necessidade de estabilizar politicamente o país para avançar na compra de vacinas e medicamentos que ajudem a conter a crise.

O governo da Coreia do Norte disse nesta quarta-feira que vai ignorar qualquer tentativa de contato feita pelos Estados Unidos enquanto Washington não abandonar o que chamou de "política hostil". A mensagem foi divulgada pela vice-chanceler da Coreia do Norte e vem em um contexto de novas hostilidades entre os dois países. Na terça-feira, KIM YO-JONG, irmã influente do líder norte-coreano, KIM JONG-UN, advertiu o governo americano a não espalhar cheiro de pólvora na Coréia terra se quiser dormir em paz pelos próximos quatro anos.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central elevou nesta quarta-feira a taxa básica de juros da economia em zero vírgula 75 ponto percentual. Com isso, a Selic passou de dois para dois vírgula 75 por cento ao ano. O aumento já era esperado por parte dos analistas do mercado financeiro, mas foi acima das estimativas, uma vez que o mercado esperava aumento de meio ponto percentual. Este foi o primeiro aumento da taxa Selic desde 2015, e a decisão foi unânime. Analistas do mercado preveem que a taxa continue aumentando, terminando 2021 em quatro e meio por cento ao ano e em cinco e meio por cento em 2022.

O Ministério da Economia anunciou nesta quarta-feira redução de dez por cento na alíquota do imposto de importação cobrado sobre eletroeletrônicos, máquinas e equipamentos. De acordo com o governo a medida atinge bens utilizados por todos os setores da economia brasileira, desde celulares e computadores até equipamentos médicos, máquinas para panificação, guindastes e escavadeiras. A decisão, tomada pelo Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia, vai entrar em vigar na próxima semana. Segundo o Ministério da Economia, atualmente as tarifas de importação variam de zero a 16 por cento.

O Congresso derrubou o veto do presidente JAIR BOLSONARO ao perdão de dívidas tributárias de igrejas. Com a rejeição, templos religiosos passam a ter isenção do pagamento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Também será concedida anistia das multas recebidas por não pagarem a CSLL. A renúncia fiscal estimada pelo Ministério da Economia é de 321 milhões em 2021, subindo gradativamente a cada ano, chegando a 383 milhões em 2024. No somatório do período, a anistia ultrapassará um bilhão. Também ontem, o Congresso derrubou o veto total do presidente a um projeto que abre caminho para a indenização de profissionais e trabalhadores da saúde afetados pela pandemia. Pelo projeto, terão direito à indenização os profissionais que se tornarem permanentemente incapacitados por conta da atuação contra a pandemia da Covid-19.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, afirmou nesta quarta-feira que o estado vive uma "nova pandemia" e que é preciso aprender a conviver com o vírus. Em entrevista para uma rede de televisão do estado, ele defendeu a vacinação como saída para o fim da crise sanitária e disse que a economia também precisa de atenção. Segundo MOISÉS, as atuais restrições aos fins de semana podem ser reduzidas. Ele afirmou que o lockdown acaba penalizando as atividades regradas, ondeo cidadão que trabalha e garante o sustento da família. Para o governador, não é nesse ambiente de trabalho que a transmissibilidade acontece, mas sim nas festas e atividades clandestinas.

Os governadores dos três estados do sul decidira unificar a gestão da pandemia do coronavírus. Nesta quarta-feira, o catarinense CARLOS MOISÉS DA SILVA discutiu ações conjuntas de enfrentamento à pandemia do coronavírus e a possibilidade de formar um consórcio para a compra de vacinas da Covid-19 com o governador do Rio Grande do Sul, EDUARDO LEITE e do Paraná, RATINHO JÚNIOR. Apesar do acordo firmado, nenhuma nova restrição foi anunciada. Os governadores decidiram integrar os sistemas para gerir as crises da pandemia em conjunto, com compras de insumos, medicamentos, manejo interestadual de equipamentos, transferência de pacientes quando necessário e, futuramente, aquisição das vacinas. A decisão de unificar a gestão ocorreu depois que foi identificado um comportamento similar da manifestação do vírus em toda a região.

Um lockdown de 14 dias em Santa Catarina foi descartado pelo grupo técnico responsável por definir novas medidas para conter o avanço da Covid-19. A decisão do Centro de Operações de Emergência em Saúde foi tomada após uma reunião de cerca de seis horas entre a tarde e a noite desta quarta-feira, com a presença de 19 instituições. Apesar disso, novas restrições foram recomendadas. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, os técnicos recomendaram novas ações para o enfrentamento da Covid-19, como multas, horários diferenciados e maior atenção durante a Páscoa. As medidas recomendadas pelo Coes serão definidas em uma nova reunião, às duas horas da tarde desta quinta-feira. No encontro será fechada uma proposta com restrições para ser enviada ao governador CARLOS MOISÉS.

O Dnit informou ao governo estadual que não é possível receber os 50 milhões de reais do estado para aplicação na obra de recuperação da BR 163. A informação foi confirmada pelo secretário estadual de infraestrutura, THIAGO VIEIRA. Ele esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que a posição do órgão federal foi um “grande balde de água fria” nas pretensões do estado de colocar recursos para agilizar a obra. VIEIRA citou que apesar das negociações com o Ministério dos Transportes estarem avançadas no sentido da União receber recursos oferecidos pelo Governo do Estado, o Dnit informou, em reunião virtual realizada na semana passada, que não há condições de viabilizar essa questão. Ele explicou que mesmo com a negativa do órgão, o governo catarinense mantém a intenção de colocar recursos na obra.

O secretário de infraestrutura THIAGO VIEIRA entende que ainda é possível encontrar uma solução legal para aplicar recursos do governo do estado na obra da BR 163. De acordo com ele, o Estado vai manter o diálogo com o Dnit para resolver essa questão. Ele explicou que o órgão federal informou que a legislação não permite a simples transferência de recursos. Além disso, a sub-rogação de parte da obra para o Estado também não é possível. VIEIRA citou que apesar do sentimento de frustração, o governo catarinense entende que existem outras maneiras de resolver essa questão.

Itapiranga segue com baixa procura por mudas de eucalipto em relação a anos anteriores. Produção deve aumentar em 2021 com volume de até 100 mil mudas. No ano passado foram entregue 55 mil plantas aos produtores rurais do município. Situação já foi bem diferente. Segundo o responsável pelo viveiro municipal, BERNARDO SEHN, até 2012 a produção era superior a meio milhão de mudas, chegando atingir 750 mil em apenas um ano. A drástica redução nos últimos anos Plantio tinha por meta a comercialização para uso em caldeiras de agroindústrias. Esta demanda reduziu e o plantio de eucalipto deixou de ser uma boa alternativa de renda. O responsável pelo viveiro diz que a quantidade de muda a ser produzida depende do volume de pedidos, pois existe custos para a prefeitura e necessita de cuidado para não sobrar produção.

BERNARDO SEHN também relata a grande procura por mudas de frutíferas nativas que são entregues gratuitamente. Os pedidos devem ser feitos na Secretaria da Agricultura e retirada no viveiro em linha Laranjeira. Estão disponíveis variedades de Pitanga, Cereja, Uvaia, Guabiju e Guabiroba, também para reflorestamento de árvores nativas como Canafístula, Guajuvira, Angico, Timbaúva e Guatambu. Ele observa que estamos se aproximando de uma época favorável para o plantio. No viveiro também são produzidas flores ornamentais que são destinadas exclusivamente para uso em locais públicos como centros comunitários, escolas e embelezamento das principais ruas da cidade e praças. SEHN cita ainda a necessidade de cuidados especiais com o manejo para produzir uma muda de boa qualidade.

Hospital de Tunápolis aplica recursos de emenda parlamentar de 150 mil reais. O presidente da Associação Hospitalar de Tunápolis, VANDUIR DETERS, destaca que a entidade recebeu o recurso, proveniente de emenda da deputada estadual MARLENE FENGLER, em maio de 2020. Em julho, o hospital fez licitação com intuito de comprar itens como computadores, sofás e cadeiras, para vários setores. Como não houve concorrência no processo licitatório, o hospital teve que fazer ajustes, com mais itens e preços diferenciados, de acordo com a legislação. Uma alteração foi adicionar na licitação a aquisição de equipamentos para a academia ao ar livre. Além de comprar estes itens, grande parte dos recursos da emenda foram investidos no setor da Saúde Mental, no qual, segundo DETERS, a Associação Hospitalar é referência regional em atendimento.

A maior preocupação do hospital no momento é em relação à pandemia. O presidente da Associação acompanha a realidade dos hospitais de SC e também as medidas de enfrentamento ao coronavírus por meio de um grupo de WhatsApp, no qual são repassadas informações dos hospitais diariamente. Conforme VANDUIR DETERS, o quadro é alarmante, porém verifica que finalmente algumas pessoas estão entendendo que não se trata de uma crise fabricada pela mídia. Ele critica a falta de comando nacional e uma linguagem unificada no país para enfrentar a pandemia, o que resultou em hospitais com cada vez mais dificuldades. DETERS lembra que o hospital de Tunápolis não tem ala Covid e os custos dos insumos e produtos hospitalares tiveram alta gigantesca desde o início da pandemia.

Por outro lado, houve pouco aumento no estoque necessário. Apenas os recursos públicos por meio dos convênios do hospital com os municípios de Tunápolis e Santa Helena aumentaram, com reajuste de IPCA de 4,52%. Em meio às dificuldades administrativas potencializadas pelo cenário da pandemia, DETERS solicita à população atender às orientações dos profissionais de saúde e adotar as medidas de prevenção contra o coronavírus. Manter isolamento social, sair de casa sempre de máscara e higienizar as mãos com muita frequência. VANDUIR DETERS acrescenta que no dia 29 de março haverá assembleia requerida pelo estatuto do hospital, para prestar contas, eleger e empossar a nova diretoria. A assembleia será no auditório municipal, um espaço amplo, com número reduzido de participantes. Os interessados em liderar o hospital pelo biênio 2021-2022 deverão apresentar chapa até a próxima sexta-feira ao atual presidente ou vice.

Após o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste cobrar uma maior fiscalização por parte da Polícia Militar em relação aos crimes de abigeato na região Extremo Oeste de Santa Catarina a reportagem da Peperi ouviu o tenente coronel e comandante do décimo primeiro batalhão de Polícia Militar de Fronteira, JAILSON FRANZEN. De acordo com ele, o órgão define suas prioridades com base nas informações que chegam até o batalhão e pela demanda em determinadas situações. Conforme ele, em relação aos crimes de furto de gado nos municípios da região, até o momento a questão não é um problema tão grave quanto o relatado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais.


A Polícia Militar ouve com atenção o posicionamento dos agricultores em relação aos crimes de abigeato na região Extremo Oeste de Santa Catarina. A afirmação é do tenente coronel e comandante do décimo primeiro batalhão de Polícia Militar de Fronteira, JAILSON FRANZEN. Segundo ele, não existe patrulha rural na região visto o limite de atuação dos profissionais. Ele explicou que não adianta criar o programa e o batalhão não ter estrutura para manter o mesmo em pleno funcionamento. FRANZEN destacou que a patrulha rural só será criada caso funcione de fato e apresente resultados satisfatórios para a Polícia Militar.


Na comparação com os primeiros dois meses de 2020, neste ano houve uma redução nos casos de abigeato nos municípios da região Extremo Oeste de Santa Catarina. A informação é do tenente coronel e comandante do décimo primeiro batalhão de Polícia Militar de Fronteira, JAILSON FRANZEN. Ele salientou que no ano passado foram 14 ocorrências contra 13 neste ano. Já o município que mais registrou furtos de animais em 2020 foi Saltinho com nove ocorrências e neste ano o município de Riqueza com quatro ocorrências. Já São Miguel do Oeste teve seis furtos de animais em 2020 contra apenas dois nestes primeiros meses do ano.


Os agricultores também precisam ter um cuidado maior em relação aos animais e não deixar os mesmos expostos durante a noite perto das estradas gerais, secundárias e em locais distantes das residências. O comentário é do tenente coronel e comandante do décimo primeiro batalhão de Polícia Militar de Fronteira, JAILSON FRANZEN. Ele disse que essas ações são fundamentais para evitar prejuízos futuros. Ele concordou com o Sindicato que devido ao aumento no preço da carne o crime de abigeato pode aumentar, porém, garantiu que a PM vai atuar para diminuir essas ocorrências na região.

O Governo de Itapiranga estabelece parceria com a JBS Suínos no Projeto Atua S – Sociedade, Solidariedade, Seara, instituído para desenvolver ações internas e promover parcerias com a prefeitura. Objetivo é inserir ainda mais a marca na comunidade. Esta semana também foram apresentados dados sobre a estrutura, atuação e conquistas da empresa, perspectivas e demandas para a expansão do frigorifico. Segundo o prefeito, ALEXANDRE RIBAS, a iniciativa é louvável, prevendo inúmeros benefícios à população. Conforme o prefeito, a primeira ação do projeto será uma campanha do agasalho, visando arrecadar peças de roupa, cama e calçados, que serão revertidos aos colaboradores e à secretaria de Assistência Social. O prefeito destaca que em parceria com a prefeitura, a empresa também almeja realizar outras ações, como melhorias em praças.

Casos confirmados de Dengue causam preocupação e alertam a vigilância para manter a mobilização do combate ao mosquito transmissor. O Setor de Dengue de Iporã do Oeste confirmou nesta semana caso de paciente infectado dentro do município, conhecido como caso autóctone. Segundo DANIELA SILVEIRA, agente de endemias, o exame que havia sido enviado para a regional retornou na terça-feira, ao município, com a confirmação da doença provocada pelo mosquito Aedes Aegypti. A equipe do Setor de Dengue visitou o paciente, um homem que reside no centro da cidade, e aplicou questionário para saber se ele saiu do município. Como relatou que ficou em Iporã do Oeste, foi confirmado que se trata de um caso autóctone. Conforme DANIELA, isso quer dizer que há mosquito infectado no município.

A infestação do mosquito da Dengue em Itapiranga foi avaliada pelo índice rápido realizado na primeira semana de março. O resultado é positivo, mostra evolução do combate ao inseto, porém ainda exige cuidado. Levantamento ocorre duas vezes por ano, em março e no final do segundo semestre. Conforme o agente de combate a endemias, PAULO NEGRI, o baixo índice de infestação do mosquito transmissor da Dengue é uma boa notícia, porém a meta é reduzir abaixo dos atuais 0,4. Informa ainda que já foram constatados 56 focos neste ano, número normal e até abaixo de anos anteriores. O agente considera que o ideal seria uma situação ainda mais tranquila devido ao intenso trabalho de conscientização, fiscalização e até um período de notificações para as pessoas que não contribuíam no combate.

PAULO NEGRI chama atenção que segue o alerta para eliminar os locais de proliferação do Aedes Aegypti com ações simples da população . O agente de combate a endemias de Itapiranga, diz que é comum flagrar locais de criação de mosquito em pátios de residências que costumam ser alugadas e muitas vezes acabam ficando desocupadas por um período. PAULO NEGRI destaca ainda que não existe um ponto específico mais grave na cidade, sendo focos encontrados em vários locais do centro e bairros. Até o momento em 2021, nenhum caso confirmado de pessoa com Dengue em Itapiranga.

São João do Oeste amplia equipe da saúde para atender a demanda de problemas causados pela Covid-19. Situação é considerada preocupante e exige ação mais ampla por parte da saúde pública para atender a população. O aumento de casos do novo Coronavírus e de óbitos provocados pela Covid estão tendo outros efeitos. As pessoas estão mais vulneráveis e necessitam de ajuda psicológica para evitar consequências mais grave. Conforme o secretário da Saúde de São João do Oeste, MAURO BARELLA, o município está antecipando medidas devido ao agravamento da situação. Ele diz que a contratação de novos psicólogos foi necessário para atender a demanda crescente e o acumulo de pacientes. Eram 106 pessoas na fila de espera para atendimento psicológico, com a contratação de mais dois profissionais para prestação de serviço terceirizados este número caiu pela metade.

O secretário da Saúde de São João do Oeste afirma que as pessoas também buscam tratamento particular, porém o serviço está mais amplo no atendimento público. MAURO BARELLA lembra que a prefeitura já possuía uma psicóloga concursada com 40 horas semanais de atendimento na saúde e na assistência social. Os dois novos profissionais que foram contratados de forma emergencial prestam serviço na modalidade de credenciamento e reduzem a fila de espera dos pacientes. MAURO BARELLA avalia que é preciso oferecer tratamento de qualidade para evitar evolução para problemas mais graves ocasionando inclusive óbitos por suicídio. O considera que o momento é de preocupação e exige ações rápidas e pontuais na saúde.

O secretário também anunciou o Programa Saúde da Mulher que visa ampliar o atendimento médico no município evitando o deslocamento para outras cidades. MAURO BARELLA reconhece que tem questões que precisam ser resolvidas no Hospital Santa Casa Rural, situação que vem de vários anos. Ele chama atenção que o novo programa amplia o pré natal com dois ultrassons e mais o exame morfológico para identificação de problemas de forma precoce permitindo tratamento com maior eficiência. BARELLA chama atenção para o atendimento na área de ginecologia incluindo ultrassonografia para atender a demanda, principalmente das gestantes. Este serviço ainda vai evoluir com Programa Saúde da Mulher.

Polícia prende mais três suspeitos de roubo na região. A Polícia Civil segue investigação sobre o roubo à residência, ocorrido no dia 14 de fevereiro na cidade de Anchieta. Durante a investigação, já foram cumpridos seis mandados de prisão temporária, um de apreensão de adolescente, quatro mandados de busca e apreensão em residências, além de ouvir mais de 20 pessoas e da realizar perícias. Todos os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário da Comarca de Anchieta, após manifestação favorável do Ministério Público, em razão de representações realizadas pela Polícia Civil da Comarca de Anchieta. Três mandados de prisão temporária foram cumpridos nos últimos dias, uma vez que os suspeitos já se encontravam presos pelo envolvimento em outros crimes praticados na região Oeste.

Caminhão derruba dois postes e invade floricultura. O acidente foi registrado por volta das 17 horas e 30 minutos desta quarta-feira, a Willy Barth, em São Miguel do Oeste. O motorista do caminhão relatou que foi fazer uma entrega e quando realizava o trabalho, o estacionário se soltou e o caminhão foi desgovernado, derrubando dois postes e atingindo a floricultura, causando danos. O Corpo de Bombeiros foi acionado, bem como a Polícia Rodoviária Federal, que realizaram todos os levantamentos. Não teve feridos no acidente.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.