ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 18/03/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

As autoridades de saúde da China informaram nesta quarta-feira que, pelo segundo dia consecutivo, registraram apenas uma nova contaminação local por coronavírus, que se soma a 12 casos importados. O governo das Filipinas declarou estado de calamidade por seis meses por causa da expansão do novo coronavírus. A medida permite que o governo tenha acesso a um fundo emergencial para combater a pandemia. Já a presidente da Comissão Europeia, URSULA VON DER LEYEN, admitiu que os líderes políticos subestimaram o perigo representado pela pandemia.

A China deu o aval para que pesquisadores iniciem testes de segurança em humanos de uma vacina experimental contra o novo coronavírus, em meio à corrida para desenvolver uma imunização contra a Covid-19. Cientistas da Academia de Ciências Médicas Militares da China, ligada ao exército, receberam a aprovação para iniciar os ensaios clínicos em estágio inicial dessa potencial vacina a partir desta semana. Enquanto isso, cientistas norte-americanos realizaram o primeiro teste da vacina contra o coronavírus em humanos. Autoridades de saúde dos Estados Unidos disseram na segunda-feira que voluntários de Seattle, um dos estados mais afetados pela Covid-19 no país, começaram a ser imunizados.

O líder da Venezuela, NICOLÁS MADURO, pediu na terça-feira ao Fundo Monetário Internacional uma ajuda de cinco bilhões de dólares para lidar com o novo coronavírus, solicitação já negada pela instituição financeira. O FMI respondeu que "lamentavelmente o Fundo não está em condições de analisar a solicitação" diante da "falta de clareza" envolvendo o reconhecimento internacional do governo da Venezuela, revelou um funcionário da instituição financeira à AFP. Os recursos, segundo Maduro, contribuiriam "significativamente para fortalecer nossos sistemas de detecção e resposta" diante da pandemia que até agora causou 33 pacientes na Venezuela.

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as seis e 50 desta quarta-feira, 350 casos confirmados de novo coronavírus no Brasil em 17 estados e no Distrito Federal. Em São Paulo, foi registrada a primeira morte pelo coronavírus no Brasil, confirmada na terça-feira pelo governo estadual. A vítima é um homem de 62 anos que estava internado em um hospital particular da capital paulista. Ele tinha diabetes e hipertensão. O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na tarde de terça-feira, contabiliza 291 infectados. Nesta quarta, a secretaria de Saúde da Bahia anunciou o décimo sétimo caso confirmado do coronavírus. O paciente é um médico contaminado em atendimento a infectado.

Todas as sessões plenárias e reuniões de comissões do Senado previstas para esta semana foram canceladas em razão da pandemia de coronavírus. Ao todo, 15 reuniões de comissões da Casa e pelo menos duas sessões plenárias, das quais participam todos os senadores, foram desmarcadas. As atividades foram canceladas mesmo com as medidas tomadas pelo presidente da Casa, DAVI ALCOLUMBRE, que liberam servidores e senadores com mais de 65 de comparecer ao Senado. Para tentar viabilizar reuniões, ALCOLUMBRE, assinou nesta terça-feira um ato que possibilita a votação de projetos com caráter de urgência em sessões virtuais, por meio de dispositivos como celulares e computadores. A expectativa é que esse sistema esteja disponível na próxima sexta-feira. No entanto, as reuniões virtuais só devem acontecer na semana que vem.

O governo de JAIR BOLSONARO anunciou que vai solicitar ao Congresso o reconhecimento do estado de calamidade pública no país em decorrência do coronavírus. A medida, com validade até 31 de dezembro de 2020, será adotada em razão da necessidade de elevar gastos públicos com saúde. De acordo com nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o pedido será feito também por causa do "monitoramento permanente da pandemia Covid-19" e em virtude "de proteger a saúde e os empregos dos brasileiros e da perspectiva de queda de arrecadação". A medida foi apoiada pelo presidente da Câmara, RODRIGO MAIA.

O governo de Santa Catarina decretou situação de emergência em todo o Estado nesta terça-feira por causa da pandemia do novo coronavírus. A medida foi anunciada pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA em coletiva de imprensa após uma longa reunião com todo o secretariado. A decisão visa conter a propagação do Covid-19, uma vez que Santa Catarina tem registro de transmissão comunitária, quando não é mais possível identificar a origem da contaminação. Com o decreto, estão suspensos por 30 dias eventos de qualquer porte, independentemente do número de pessoas, e por sete dias os serviços de transporte municipal, intermunicipal e interestadual. Academias, shoppings e restaurantes também não devem abrir as portas, conforme o decreto. Novas entradas em hotéis também estão suspensas.

Todas as medidas previstas no decreto assinado pelo governador do estado começam a valer a partir desta quarta-feira, mas as empresas terão um tempo de notificação e organização a partir da medida. O decreto deixa claro que farmácias, mercados e postos de combustíveis devem seguir funcionando, além de serviços funerários, de gás e água. A medida não atinge, por enquanto, portos e aeroportos, já que a decisão, para esses casos, depende de apoio do governo Federal. O comércio, de forma geral, correios, agência bancárias, academias, shoppings, hotéis, restaurantes, delivery de alimentos e oficinas mecânicas devem fechar as portas. O transporte municipal, intermunicipal e interestadual também será suspenso. O governador CARLOS MOISÉS declarou que são medidas duras e mais restritivas do que as anunciadas anteriormente, mas se fazem necessárias diante do avanço do coronavírus.

Após o anúncio do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA de restrições de circulação por conta do novo coronavírus, a Polícia Militar de Santa Catarina vai reforçar a segurança nas proximidades de supermercados, farmácias e postos de combustíveis. Há uma preocupação com possíveis atos de desordem, principalmente nesta quarta-feira, quando começam a ser colocadas em práticas as medidas do governo do Estado. Segundo o subcomandante-geral da PM, coronel CLAUDIO ROBERTO KOGLIN, os policiais estarão perto dos estabelecimentos para evitar aglomerações e possíveis confusões diante dos primeiros passos com a implantação das restrições. Os três tipos de comércio continuarão com as portas abertas, conforme prevê o decreto a ser publicado pelo governador nesta quarta-feira.

Sétima edição da FAIC São Domingos é suspensa. A prefeita de São Domingos, ELIEZE COMACHIO, anunciou a suspensão do evento que seria realizado de 03 a 07 de abril. Ele dever acontecer em outra data a ser marcada e divulgada posteriormente. Junto com a suspensão da FAIC, outras atividades e eventos foram adiados, seguindo a recomendação do decreto do governo do Estado. As principais medidas anunciadas são: Secretarias todos os serviços serão mantidos. Porém, os funcionários deverão seguir as orientações de higiene do ministério da saúde.

Amerios faz reuniões na área da saúde para discutir coronavírus. A informação é do presidente da Associação dos Municípios do Entre Rios, DERLI FURTADO. Segundo ele, no dia de ontem foram feitas várias reuniões com os médicos e enfermeiras do hospital de Maravilha, e também com os secretários de saúde e educação dos 17 municípios participantes. Ele destaca a presença da grande maioria dos prefeitos dessas cidades.

Situação está muito mais grave que o imaginado. DERLI salienta que essas reuniões foram de emergência e objetivo foi tomar decisões que devem ser implantadas em todos os municípios da Amerios. O presidente informa que também ontem, foi feito um decreto junto aos associados, para ser enviado a todas as cidades que fazem parte da associação.

Santa Terezinha do progresso vai seguir todas as orientações tanto da Amerios quanto do estado. Na cidade onde DERLI é prefeito, será restringida a movimentação entre municípios para somente o necessário, buscando a contenção do vírus. Ele informa que na manhã de hoje, o comércio e as entidades de Santa Terezinha foram reunidas para serem orientadas quanto as ações de prevenção. Salienta ainda que o posto de saúde passa a fazer somente atendimentos emergenciais.

Primeiro caso suspeito de coronavírus em Campo Erê é descartado. Afirmação é da enfermeira da vigilância em saúde do município SAMARA RONCHI. De acordo com ela, o hospital da cidade recebeu na segunda-feira, um paciente com suspeita do Covid-19. Após avaliação e estudo epidemiológico a suspeita foi descartada. A pessoa que poderia estar infectada com coronavírus teve contato com locais e pessoas onde a disseminação do vírus é em larga escala, porém, já faz mais de 30 dias, e o risco de contaminação é de até 14 dias, explica a enfermeira. Contudo, SAMARA, assegura que esse paciente está sendo monitorado pela equipe de saúde. Informação de agora pouco, dá conta que tem mais pessoas com suspeita, inclusive uma delas altamente suspeita no Hospital Santo Antônio.

Recomendação é que a população vá ao hospital e postos de saúde, apenas se for necessário. A profissional conta que participou de um encontro com a regional de saúde para tratar sobre o Covid – 19. No momento, foi repassado que a disseminação do coronavírus é comunitária e rapidamente atinge pessoas do mundo todo.A preocupação da regional de saúde é que tenha muitos casos num período curto de tempo, superlotando os hospitais.

Idosos são mais vulneráveis ao vírus e necessitam, em caso de contaminação, de internamento em UTI, e a região não tem suporte para atender grande demanda. Isso, também, esclarece a enfermeira SAMARA RONCHI, porque as outras doenças precisam e vão continuar tendo atenção. A profissional, acredita que a população vai ter coronavírus, pois a doença está presente em praticamente todo o mundo, mas que isso aconteça ao longo do tempo, não tudo de uma vez só.

Foi por isso que o estado de Santa Catarina e autoridades mundiais estão tomando medidas drásticas de prevenção.

As recomendações, podem sofrer alterações a qualquer momento. Para diminuir o risco de contaminação do coronavírus, algumas medidas podem ser adotadas diz a enfermeira da saúde pública de Campo Erê: não espirrar na mão, usar o antebraço ou um lenço de papel, evitar locais de aglomeração de pessoas, lavar bem e com frequência as mãos e usar álcool gel 70ºGL.

Aulas da Rede Municipal de Campo Erê vão até sexta-feira. O anúncio é do prefeito ODILSON LIMA. Ele explica que estava aguardando decreto do Governo do Estado para então tomar as medidas com relação ao Corona vírus, que considera necessárias. De segunda-feira em diante as aulas ficam suspensas até que a situação se restabeleça. Prefeito deixa claro que não deve haver pânico entre a população e tudo deve ser tratado com muita calma e serenidade.

Prefeito tranquiliza estudantes de Campo Erê. ODILSON LIMA comenta que a classe não está dentro da faixa de risco do coronavírus. Outro ponto positivo é o clima do município, que no entendimento do prefeito, favorece o controle natural da doença. O Chefe do Executivo informa que está tranquilo diante da situação e faz questão de repassar isso a toda população.

Procuradoria-Geral de Justiça suspende atendimento presencial ao público. Considerando a necessidade, em termos de saúde pública, de adoção de medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus, o atendimento presencial ao público, prazos processuais e circulação de público externo no âmbito do Ministério Público da comarca de Campo Erê estão suspensos. Essa determinação é para o MP de todo estado.

Os atendimentos deverão ser realizados por meio do telefone da Promotoria de Justiça, correspondência eletrônica, WhatsApp ou videoconferência, conforme a necessidade. Telefone: (49) 9 92009643

E-mail: [email protected]

Delegacia regional de São Lourenço do Oeste adota medidas de prevenção ao coronavírus. A partir de hoje, diz o responsável pelo órgão WUILHERM NEGRÃO, o Instituto Geral de Perícias adota novas rotinas de atendimento nos serviços ofertados ao público, assim como implantará medidas de prevenção à disseminação do Coronavírus. Desta maneira resguarda a saúde dos servidores e da população em geral. Neste momento de pandemia do vírusCOVID-19, que agora ameaça Santa Catarina, estão suspensos o atendimento à população nos serviços prestados pelo IGP.

Instituto Médico-Legal atende, mas com inúmeras restrições. De acordo com a portaria publicada, as chefias das unidades que permanecerem com atendimento ao público deverão restringir a entrada simultânea ou aglomeração de pessoas em suas dependências, em especial nos plantões. Perícias que puderem ser postergadas, a critério da autoridade competente, deverão aguardar o restabelecimento das condições normais de prestação dos serviços. O IML priorizará os exames de corpo de delito indireto, devendo ser encaminhado cópia de prontuário médico eou fotografias, estas devidamente autenticadas pela autoridade competente responsável pelo caso.

Atividades suspensas por 30 dias. Ficam suspensas:as atividades de capacitação, de treinamento ou de eventos coletivos; exames de corpo de delito em hospitais, presídios, instituições para idosos e outros locais com aglomeração de pessoas; as visitações, aulas e atividades afins nas dependências dos institutos do IGP. Também está suspensa: a presença de acompanhantes durante os exames periciais, salvo em casos de real necessidade por dependência do periciado. Já os exames presenciais que puderem ser postergados deverão aguardar o restabelecimento das condições normais do serviço.

Demais serviços da delegacia regional, estão suspensos a princípio por sete dias. Segundo NEGRÃO, a partir de hoje, por determinação do DETRAN SC, não haverá abertura das unidades de trânsito na Regional de São Lourenço do Oeste. Lembra que ela engloba, ainda, os municípios de Quilombo, Campo Erê e São Domingos.

Decreto do governador, diz que apenas serviços essenciais devem manter atendimentos pelos próximos sete dias. O sargento da Polícia Militar de Saltinho, FREITAS, ressalta que o Governador do Estado de Santa Catarina editou um decreto declarando situação de emergência em todo território estadual e pondo o Estado em quarentena pelo período de sete dias, a fim de evitar a infecção pelo vírus COVID-19. Com isso, somente os serviços privados abaixo relacionados podem abrir, conforme, determina o decreto. Tratamento e abastecimento de água; geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis; assistência médica e hospitalar; distribuição e comercialização de medicamentos e gêneros alimentícios, tais como farmácias, supermercados e mercados; funerários; captação e tratamento de esgoto e lixo; telecomunicações; processamento de dados ligados a serviços essenciais e segurança privada.

Todos os outros serviços privados devem ser fechados. Estabelecimentos que não se enquadrem nos acima relacionados devem permanecer fechados durante esse período de sete dias. Além disso, conforme o decreto, ficam suspensos, em todo território catarinense, pelo período de 30 dias, eventos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídas excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos. Vale ressaltar que em caso de desobediência ao decreto, os infratores poderão responder pelos crimes de Infração de medida sanitária preventiva, previsto no Código Penal.

Quem for pego descumprindo decreto do governo será penalizado. A pena de detenção, é de um mês a um ano, e multa e o crime de Desobediência, também previsto no Código penal, com pena de detenção, de quinze dias a seis meses, e multa. A colaboração de todos nesta união de esforços é indispensável para evitar a infecção pelo vírus COVID-19.

Caminhão e moto colidem na SC-157. Uma colisão envolvendo um caminhão e uma moto deixou dois feridos por volta das 13 horas e 15 minutos de ontem, na SC157 em Quilombo. Conforme a Polícia Militar Rodoviária Estadual, se envolveram no acidente uma motocicleta NXR150 com placa de Irati e o caminhão Cargo de São José do Cedro. O caminhoneiro de 31 anos não teve ferimentos, já os dois ocupantes da moto ficaram gravemente feridos. Eles foram socorridos pelos bombeiros.

Pedestre morre atropelado por caminhão. Foi ontem, por volta das 20 horas na SC-157, em Quilombo. O acidente envolveu um Ford Cargo com placas de São Lourenço do Oeste, dirigido por um homem de 28 anos. De acordo com os bombeiros, o caminhoneiro relatou que o homem caminhava pela rodovia, quando entrou para o meio da pista repentinamente. Ele disse que tentou frear o veículo e desviar, mas não conseguiu. A vítima apresentava ferimentos graves na cabeça, e várias fraturas. Quando os bombeiros e o Samu chegaram ao local, ele já estava morto. A vítima tinha 46 anos e não teve o nome informado. A Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste atendeu e realizou os levantamentos do acidente.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.