ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - quarta-feira - 18 02 2026

-SUSPEITOS DE VENDA DE DADOS DE MINISTROS DO STF TEM SIGILO BANCÁRIO QUEBRADO

-80% DAS CIDADES DE SC CONFIRMAM ADESÃO AO EXERCICIO DE GESTÃO DE DESASTRES

-REDE DE VIZINHOS COMERCIAL JÁ TEM QUATRO NÚCLEOS E MAIS DE 110 EMPRESAS

-CONSELHO DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA EMPOSSA NOVA DIRETORIA NO MUNICÍPIO

-SECRETARIA DA AGRICULTURA ABRE EDITAL COM MAIS DUAS VAGAS NA FEIRA LIVRE

-DUAS PESSOAS FICAM FERIDAS EM SAÍDA DE PISTA DE VEÍCULO NA SC 492

-JOVEM DE 18 ANOS MORRE EM QUEDA DE MOTOCICLETA EM ESTRADA RURAL DA REGIÃO

A previsão para as próximas horas é de tempo nublado e possibilidade de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 21 graus. A máxima pode chegar a 31 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 23 centavos. O euro está valendo seis reais e 20 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0037 centavos.

O líder supremo do Irã, o aiatolá ALI KHAMENEI, afirmou nesta terça-feira que o presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, não conseguirá acabar com a República Islâmica. Ele também ameaçou derrubar o porta-aviões norte-americano Abraham Lincoln, que está próximo ao Irã. O líder supremo do Irã também criticou TRUMP por tentar "ditar" o resultado das negociações nucleares. A fala ocorreu em meio à retomada das negociações entre os países para limitar o programa nuclear iraniano. TRUMP exige que Teerã acabe com seu programa e ameaçou atacar o país do Oriente Médio caso as negociações fracassem.

Onze pessoas morreram em três ataques contra embarcações realizados pelos Estados Unidos na noite desta segunda-feira, no Pacífico. Segundo o governo americano, as embarcações estavam ligadas ao tráfico de drogas. De acordo com o Comando Sul das Forças Armadas, os alvos seriam operados por organizações classificadas como terroristas e envolvidas em rotas conhecidas de narcotráfico. Apesar disso, o governo americano não detalhou a nacionalidade dos mortos, a localização exata dos ataques nem a quais organizações as embarcações estariam vinculadas. Desde setembro de 2025, forças americanas realizaram mais de 30 ataques contra barcos no Pacífico e no Caribe, com mais de 100 mortos.

O Congresso do Peru destituiu o presidente JOSE JERI nesta terça-feira, após apenas quatro meses no cargo. JERI estava envolvido em um escândalo envolvendo reuniões não divulgadas com um empresário chinês. Foram 75 parlamentares que votaram a favor da destituição de JERI, enquanto 24 votaram contra e três se abstiveram. JERI é o terceiro presidente consecutivo do Peru a ser removido do cargo. Nos últimos oito anos, o país andino teve oito presidentes. Os parlamentares agora elegerão um novo presidente do Congresso, que também assumirá a Presidência do Peru. As eleições gerais estão marcadas para 12 de abril.

O presidente LULA embarcou nesta terça-feira para a Índia, onde deverá firmar acordos estratégicos sobre minerais críticos e inteligência artificial. A viagem integra uma série de compromissos internacionais do presidente, que, logo depois, segue para a Coreia do Sul, onde cumpre agenda oficial voltada para o fortalecimento das relações econômicas e diplomáticas entre os países. Na Índia, o presidente participará da "Cúpula Sobre o Impacto da Inteligência Artificial", um evento que dá continuidade ao processo iniciado no Reino Unido em 2023. A cúpula, que ocorre anualmente, tem como objetivo refletir sobre as diversas dimensões da IA, com foco principal em governança, um tema ainda pouco regulamentado globalmente.

O Palácio do Planalto informou, nesta terça-feira, que o presidente LULA sancionou parcialmente o projeto que previa reajuste salarial para carreiras da Câmara, do Senado e do Tribunal de Contas da União para 2026. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira. Ao mesmo tempo, o presidente vetou trechos que previam aumentos salariais graduais para os anos de 2027, 2028 e 2029. Também foi vetado o pagamento retroativo de despesas permanentes e a criação de uma licença compensatória que poderia ser convertida em dinheiro, gerando valores que poderiam ultrapassar o teto salarial do serviço público, hoje fixado em 46 mil 366 reais. O texto da Câmara estabelece reajustes de oito por cento para secretários parlamentares, mesmo ajuste já concedido a servidores do judiciário.

O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, decretou a quebra de sigilo bancário dos investigados na operação que apura o vazamento de dados de ministros da Corte e de seus parentes. O objetivo é descobrir se as informações eram vendidas. O ministro também determinou a quebra de sigilo telemático, que inclui dados de e-mails, mensagens e acesso à internet, para saber com quem os investigados conversavam. Nesta terça-feira, a Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão contra servidores públicos em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. A investigação do STF identificou quatro servidores públicos suspeitos de repassar ilegalmente a terceiros dados protegidos por sigilo fiscal.

Santa Catarina teve sete mil e 40 estudantes pré-selecionados no processo seletivo do primeiro semestre de 2026 do Programa Universidade para Todos. Ao todo, 19 mil 635 catarinenses se inscreveram para esta edição. Já o total de inscrições atingiu 32 mil 345 registros, já que cada participante pode escolher até dois cursos para concorrer à bolsa. O Ministério da Educação divulgou o resultado da primeira chamada na terça-feira no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A segunda chamada será divulgada no dia 2 de março. O estado teve 23 mil bolsas ofertadas, sendo 15 mil 171 integrais e sete mil 929 parciais. De acordo com o balanço do MEC, o curso mais concorrido no estado foi medicina, com cinco mil 429 inscritos e 173 pré-selecionados.

A Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde vai integrar o ciclo de formação de professores da rede estadual. A iniciativa começa a ser implementada já no ano letivo de 2026. A proposta prevê uma abordagem estruturada, participativa e de acordo com a realidade de cada escola. Neste primeiro semestre, a política começa a ser concretizada, a partir da Formação Continuada para professores da rede estadual, oportunidade em que os docentes receberão uma proposta-base, para iniciar as atividades de educação ambiental. Em paralelo, ainda no primeiro semestre, será encaminhado às unidades escolares um formulário que fornecerá dados para um futuro mapeamento do contexto de cada instituição, para que sejam identificadas seus principais problemas ambientais para o desenvolvimento das ações de educação ambiental nas escolas estaduais a partir do segundo semestre de 2026.

Estão abertas as inscrições para o segundo Exercício Geral de Gestão de Desastres, promovido pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil. O simulado será realizado no dia primeiro de março, a partir das oito horas da manhã, envolvendo simultaneamente os municípios catarinenses em uma grande mobilização estadual de preparação e resposta a desastres. Até o momento, mais de 80 por cento dos municípios já garantiram suas participações. A meta é alcançar adesão total, com todos os 295 municípios de Santa Catarina integrados ao exercício. Cada município dará início à simulação da ocorrência previamente definida, conforme os principais riscos identificados em sua região, como deslizamentos, enchentes, enxurradas, queda de barreiras, isolamento de comunidades, interrupções no fornecimento de energia ou rompimentos fictícios de barragens.

Começou na manhã de hoje em Pinhalzinho a vigésima sétima edição do Itaipu Rural Show. O evento segue até sábado, no Parque de Exposições da Cooperitaipu, às margens da BR-282. São mais de 350 expositores e a expectativa é receber mais de 70 mil visitantes. A feira é considerada uma das maiores do agronegócio no Sul do Brasil. A abertura realizada na manhã desta quarta-feira contou com a presença do governador JORGINHO MELLO, de autoridades locais, regionais, estaduais e federais. De acordo com o presidente da Cooperitaipu, ARNO PANDOLFO, o objetivo do evento é apresentar novas tecnologias e tendências do agronegócio para agricultores, pecuaristas, pesquisadores, empresários e técnicos.

Além da exposição de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas, o Itaipu Rural Show conta com mais de 70 palestras e minicursos. Em volume de negócios, a expectativa do Itaipu Rural Show é superar 450 milhões de reais. O presidente da Cooperitaipu, ARNO PANDOLFO, frisou que a feira reúne empresas dos setores de sementes, adubos, defensivos, máquinas, equipamentos, veículos, leite, suínos, aves, nutrição animal, energia, instituições financeiras e cooperativas de crédito. Outro destaque é a realização da nona Exposição e Julgamento de Animais e da sexta etapa do Circuito Nacional das Raças Jersey e Holandês.

Termina na semana que vem o prazo de solicitação para redução ou isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano de Guaraciaba. A informação é do Prefeito DOMINGOS MARCON. Ele lembrou que a data final para fazer a solicitação é o dia 28 de fevereiro. Os contribuintes que se enquadram nos critérios previstos em lei devem procurar o Setor de Tributação, junto à Prefeitura Municipal, para realizar o pedido. A solicitação deve ser feita mediante apresentação da documentação necessária. A Administração Municipal reforça a importância de que os interessados não deixem para a última hora, garantindo assim a análise do pedido e a possibilidade de concessão do benefício dentro do período previsto.

Foi aberta na manhã de hoje a Primeira Feira Triandes, Rodada de Negócios e Showroom com empresas do Brasil, Argentina e Chile. A feira está ocorrendo no Centro de Eventos Latitude. A primeira rodada de negócios entre as empresas ocorreu as 10 horas da manhã. A programação prevê uma nova rodada e visita ao showroom das empresas a partir da uma e meia da tarde com reuniões entre expositores, importadores e parceiros estratégicos. A primeira conferencias com painel temático ocorreu agora à pouco e abordou os Requisitos e Procedimentos para Exportação ao Chile. A Segunda Conferência com Painel Temático será as duas e meia da tarde vai abordar Biotecnologia, Inovação e Cooperação Internacional. A participação na Feira e nos painéis é gratuita e aberta a todos os interessados.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste vai realizar, na próxima semana, a Assembleia Geral Ordinária da entidade. A principal pauta do encontro será a prestação de contas do ano de 2025. Os dados serão apresentados pela diretoria que teve na presidência o empresário JUARES DOS SANTOS JUNIOR. A assembleia geral da CDL está marcada para segunda-feira, dia 23, a partir das seis e meia da tarde na sede da entidade. Nesta sexta-feira, dia 20, toma posse a oficialmente a diretoria para o mandato 2026-2028 que tem como presidente o empresário CLEOMAR ZACCHI.

A Polícia Militar começou a entrega das placas de identificação da rede de vizinhos comercial. A iniciativa é uma parceria entre a PM e a CDL para reforçar a segurança dos estabelecimentos comerciais no centro da cidade. De acordo com o subcomandante do décimo primeiro batalhão da PM, capitão LUCAS BRUGNARA, a avalição das primeiras semanas do programa é muito positiva em razão da rápida adesão e colaboração dos empresários. A rede de vizinhos comercial está na fase inicial com a instalação das placas de identificação das empresas que estão envolvidas com a proposta. BRUGNARA citou que, neste momento, a PM está repassando informações preventivas para os comerciantes.

A rede de vizinhos comercial está sendo ampliada para as empresas situadas em bairros da cidade. A informação é subcomandante do décimo primeiro batalhão da PM, capitão LUCAS BRUGNARA. De acordo com ele, o rede de vizinhos comercial tem quatro células implantadas com a adesão de 111 empresas. A maior fica no centro da cidade com 59 integrantes. No bairro Agostini, são 14 empresas em rede. A rede dos bairros São Jorge, São Luiz e Jardim Peperi conta com 19 integrantes, mesmo número da rede que envolve as empresas situadas na avenida Willy Barth. BRUGNARA destacou que a formação do programa Rede de Vizinhos Comercial começou em novembro de 2025 e a participação da empresas foi excelente até agora

A posse da nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ocorreu na manhã desta quarta-feira, em São Miguel do Oeste. O ato oficializou os representantes do poder público e da sociedade civil que irão atuar no fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência no município. A presidência do Conselho será exercida por SILVIA CASTELLI, representante da Secretaria de Cultura. Como vice-presidente assume ELIAS JOÃO HERNES, representante da ADEFISMO. O Conselho tem como principal atribuição acompanhar, propor e fiscalizar políticas públicas que garantam direitos, inclusão e acessibilidade às pessoas com deficiência. Durante a solenidade, foi destacado o compromisso dos novos membros em fortalecer o trabalho já desenvolvido, promovendo mais inclusão, respeito e oportunidades para todos.

A Secretaria de Urbanismo de São Miguel do Oeste fez um novo um alerta à comunidade sobre o descarte incorreto de resíduos. De acordo com a pasta, esse problema tem causado transtornos diários e comprometido serviços essenciais no município. Os contêineres destinados exclusivamente ao lixo orgânico estão sendo utilizados de forma inadequada para o descarte de recicláveis, móveis, colchões, sofás, brinquedos e outros objetos volumosos. Além de não serem apropriados para esse tipo de material, esses itens acabam espalhados pelas ruas, gerando sujeira e prejudicando a organização da cidade.

As equipes de Urbanismo têm passado grande parte do dia resolvendo problemas relacionados a lixeiras danificadas, lixo fora do lugar e mobiliário descartado irregularmente em vias públicas. O comentário é da secretária de Urbanismo, MARLI DA ROSA. De acordo com ela, esse tempo poderia estar sendo empregado em ações prioritárias para a população. Entre os serviços impactados estão tapa-buracos, limpeza de bocas de lobo, drenagem, manutenção de praças e brinquedos, sinalização e pintura viária, além de jardinagem. MARLI disse que a pasta tem tarefas importantes, mas não consegue avançar porque o descarte incorreto de lixo rouba todo o tempo do servidores.

É preciso que cada morador faça a sua parte para manter a cidade limpa e organizada. O pedido é da secretária de Urbanismo, MARLI DA ROSA. A Secretária lembrou que todos os tipos de recolhimento possuem calendário definido, com dias específicos para cada rua do município. MARLI destacou que, por isso, é essencial que os moradores fiquem atentos às datas e realizem a separação e o descarte corretos dos resíduos. Ela reforçou que manter a cidade limpa é uma responsabilidade compartilhada e que, quando cada cidadão contribui, toda a comunidade ganha em qualidade de vida, organização e bem-estar.

O MDB de Santa Catarina começa nesta semana, pela região extremo-oeste, uma série de encontros macrorregionais pelo Estado. O objetivo é fortalecer o diálogo, ouvir as bases e aproximar o partido das lideranças e das comunidades locais. A iniciativa reunirá deputados estaduais e federais, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, suplentes e lideranças regionais. No extremo-oeste, o encontro está marcado para as sete horas da noite no Clube da Linha Sete. A reunião de hoje vai reunir liderança do MDB das regionais de São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Itapiranga e Palmitos.

Os encontros macrorregionais do MDB têm como foco ouvir as demandas das comunidades, compreender as realidades regionais e, a partir desse diálogo, buscar soluções concretas para os desafios enfrentados pelos municípios catarinenses. A afirmação é do presidente do MDB de Santa Catarina, deputado federal CARLOS CHIODINI. Ele disse que o projeto reforça a essência municipalista do partido. Além disso, o MDB vai aproveitar os eventos para discutir o cenário eleitoral deste ano e participação da sigla na disputa pelos cargos de governador e deputado federal e estadual. O MDB saiu do governo estadual e ainda não definiu se terá candidato próprio para a eleição deste ano.

A Prefeitura de São Miguel do Oeste lançou o edital de chamamento público para novos feirantes interessados em atuar na Feira Livre Municipal. A autorização de uso terá validade de dois anos. Ao todo, estão disponíveis duas vagas para comercialização de produtos no espaço da feira. O edital completo pode ser acessado no site oficial da Prefeitura de São Miguel do Oeste, onde constam todas as informações, critérios e documentação necessária para participação. Os feirantes que já atuam na Feira Livre Municipal também devem participar do edital, a fim de regularizar e efetivar a autorização de uso para o próximo período de dois anos. O prazo para inscrição segue até sexta-feira, 20 de fevereiro.

O Corpo de Bombeiros registrou na noite desta terça-feira uma ocorrência envolvendo a queda de uma árvore de grande porte seguida de acidente de trânsito na SC-305, interior de Campo Erê. As guarnições foram acionadas por volta das oito e meia. No local, um micro-ônibus, com placas de São Domingos, colidiu contra um pinheiro que havia caído sobre a pista. O condutor não estava mais no local no momento da chegada das equipes de resgate. A árvore obstruiu completamente a via, sendo necessária a sinalização e o corte parcial para liberação controlada do tráfego até a chegada de uma retroescavadeira do município. Após a retirada total da árvore e a limpeza da pista, a rodovia foi liberada em condições seguras de circulação.

A Polícia Militar prendeu, nesta terça-feira, uma mulher de 30 anos por tráfico de drogas no bairro São Gotardo. A guarnição recebeu um informação de venda de drogas no local e abordou, no final da tarde de ontem, uma mulher com 100 gramas de cocaína. A PM também apreendeu uma balança de precisão e dinheiro proveniente do tráfico de drogas. A mulher foi presa em flagrante e levada para a delegacia de polícia.

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente de trânsito no final da tarde desta terça-feira na SC 492, interior de São Miguel do Oeste. O fato aconteceu por volta das seis horas na rodovia que liga São Migeul a Bandeirante. A condutora de um Celta perdeu o controle da direção, saiu da pista e parou em barranco nas proximidades de uma área de mata. Os socorristas atenderam a motorista e uma criança que estavam no automóvel. Ambas foram encaminhadas à UPA 24 Horas com ferimentos leves. A Polícia Militar Rodoviária foi acionada para prestar atendimento e realizar os procedimentos no local e as causas do acidente não foram informadas.

Uma jovem, de 18 anos, morreu em um acidente de trânsito na madrugada desta quarta-feira na Linha Pitangueira, interior de Tunapolis. O fato aconteceu por volta da uma hora e 50 minutos. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste, a mulher estava na carona de uma motocicleta conduzida por um rapaz de 25 anos. Ele perdeu o controle da direção e sofreu uma queda. Segundo os bombeiros, a vítima sofreu traumatismo craniano e teve a morte constatada ainda no local do acidente. O condutor da motocicleta foi encontrado ao lado da via, inconsciente e sem capacete, com sinais vitais estáveis. Ele apresentava traumatismo cranioencefálico, ferimento com hemorragia na região do crânio e escoriações generalizadas. Ele foi socorrido e levado para o hospital de Tunápolis.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.