-FEBRABAN ESTIMA AUMENTO DA OFERTA DE CRÉDITO EM 8,5% EM 2025 NO PÁIS
-GOVERNADOR CONFIRMA TROCA NO COMANDO DA POLÍCIA MILITAR DE SC
-PROGRAMA DO GOVERNO COM O SEBRAE VAI ESTIMULAR OVINOCULTORA NA REGIÃO
-JORGINHO CONFIRMA PRESENÇA NA ABERTURA DO ITAIPU RURAL SHOW NESTA QUARTA
-MUTIRÃO DA JUSTIÇA AGILIZA ACORDOS DE DESAPROPRIAÇÃO PARA OBRAS NA BR 163
-POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM QUE ORDENOU ROUBO CONTRA O PRÓPRIO IRMÃO
-MOTOCICLISTA SOFRE TRAUMATISMO CRANIANO EM COLISAO NO JARDIM PEPERI
O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de céu parcialmente encoberto com possibilidade de chuva. Nas últimas horas, a mínima foi de 20 graus. A máxima pode chegar a 26 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 70 centavos. O euro está valendo cinco reais e 96 centavos. O peso está cotado em 0,0056 centavos.
O número de mortos pelas tempestades que atingem os Estados Unidos subiu para 13 nesta segunda-feira. Segundo autoridades locais, uma das pessoas foi vítima de ventos fortes no estado da Geórgia, uma em Virgínia Ocidental e 11 em Kentucky, onde ocorreram algumas das piores inundações até então. Antes mesmo de os níveis de água abaixarem, uma forte tempestade de neve também começou a atingir as regiões. Além dos 13 mortos, várias outras pessoas seguem desaparecidas em meio a “níveis significativos de inundações” em Virgínia Ocidental. A tempestade também cortou a energia de mais de 500 mil casas e empresas.
O presidente da França, EMMANUEL MACRON, defendeu mais investimento em Defesa dos países europeus e a implementação de uma agenda própria de "soberania, segurança e competitividade" por parte do continente nesta segunda-feira, após uma reunião de emergência de líderes da Europa para discutir a questão da Ucrânia. MACRON afirmou também ter conversado por telefone com o presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, e com o líder ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY, depois do encontro realizado em Paris. Outros líderes europeus afirmaram nesta segunda-feira que o continente precisa aumentar o gasto militar para se proteger da ameaça expansionista da Rússia.
Um avião da Delta se acidentou ao pousar no aeroporto de Toronto, no Canadá, nesta segunda-feira. Três pessoas ficaram gravemente feridas e foram retiradas de helicóptero do local, incluindo uma criança. A aeronave capotou por volta das duas e 15 da tarde no horário local, quatro e 15 em Brasília. O voo vinha de Minneapolis, nos Estados Unidos. A aeronave era operada por uma subsidiária da Delta. Ainda não estão claras as circunstâncias do acidente, segundo a polícia local. Havia 80 pessoas a bordo, dos quais 76 passageiros e quatro tripulantes. 18 feridos ficaram feridos, sendo três em estado grave.
O ex-presidente JAIR BOLSONARO participará nesta terça-feira de um almoço com um grupo de 15 senadores dos partidos PL, PP, Novo e Republicanos. O encontro, marcado para meio e trinta no Senado, vai marcar o início do ano legislativo do bloco, que usará o almoço para discutir as pautas prioritárias com o ex-presidente. Um dos temas a ser abordado na reunião é o projeto de lei que anistia os condenados pelos atos que aconteceram em Brasília em 8 de janeiro de 2023. Apesar de tramitar em uma comissão especial da Câmara dos Deputados, os senadores têm interesse no tema e aguardam uma rápida aprovação da proposta na Câmara para que o Senado consiga analisar o texto ainda este ano. Os partidos vão defender a anistia dos envolvidos nos atos.
Os economistas do mercado financeiro elevaram as projeções de inflação para os anos de 2025, 2026, 2027 e também para 2028. As projeções, fruto de pesquisa com mais de 100 instituições financeiras na última semana, constam do relatório "Focus" divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Para este ano, a estimativa de inflação subiu de cinco virgula 58 para cinco virgula 60 por cento na décima oitava alta seguida. Com isso, segue acima do teto da meta. Os economistas do mercado financeiro mantiveram estável a projeção para a taxa básica de juros neste ano. Para o crescimento do Produto Interno Bruto em 2025, a projeção do mercado caiu de dois vírgula zero três para dois vírgula zero um por cento.
Pesquisa da Federação Brasileira de Bancos mostra que a carteira de crédito no país deverá crescer oito e meio por cento em 2025. Em dezembro passado, a expectativa da entidade era de um crescimento de nove por cento do crédito no ano corrente. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira. Em 2024, o crescimento do crédito foi de 10 virgula nove por cento, segundo o Banco Central. O levantamento, feito com executivos de 21 bancos, entre os dias 5 e 10 de fevereiro, aponta ainda que a maioria dos entrevistados disse esperar que a taxa Selic suba além de 14 vírgula 25 por cento em 2025. Em nota, a Febraban afirmou que o resultado reflete a piora do cenário econômico, com expectativa de uma inflação maior e, consequentemente, juros mais altos também ao longo do ano.
A Fundação Catarinense de Educação Especial e a Secretaria de Estado da Educação promovem neste mês de fevereiro uma capacitação de aprofundamento em Educação Especial para profissionais da rede estadual de ensino de Santa Catarina. O curso Aprofundamento teórico e prático na área da Educação Especial ocorre na modalidade online entre os dias 19 e 21 de fevereiro de 2025 e será ministrado por profissionais da Fundação. As inscrições devem ser feitas diretamente com os diretores das escolas. A capacitação com 8 horas de carga horária será dividida em três grupos, sendo cada grupo em uma data diferente. No dia 19 de fevereiro, a formação é voltada para segundos professores de turma. No dia 20 de fevereiro, para professores bilíngues e professores intérpretes de Libras, enquanto no dia 21 será para Professores do Atendimento Educacional Especializado.
O calor extremo e a falta de água levaram o município de Capivari de Baixo, no Sul de Santa Catarina, a decretar situação de calamidade pública e hídrica. Entre outras medidas, o documento proíbe o uso de água tratada para lavar calçadas e quintais. De acordo com o decreto de calamidade, Capivari de Baixo passa por grave escassez de água potável em várias regiões por causa da estiagem e redução dos níveis dos reservatórios. Além disso, há dificuldades de abastecimento de água em várias áreas urbanas e rurais do município. Com o decreto, publicado na sexta-feira e válido por 90 dias, a prefeitura quer atenuar os efeitos da falta d'água e do calor extremo. O estado de Santa Catarina tem enfrentando dias de calor intenso com temperaturas extremas em todas as regiões.
O governador JORGINHO MELLO confirmou que o coronel EMERSON FERNANDES será o novo comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina. Ele estava atuando dentro do comando-geral da corporação e substitui AURÉLIO PELOZATO, que foi avisado no sábado passado sobre a mudança. A passagem de comando será realiza nesta terça-feira, as seis da tarde, na sede da Academia de Polícia Militar da Trindade. EMERSON FERNANDES é nascido em Florianópolis, tem 46 anos e está na corporação desde 1997. Haverá também a passagem do subcomando-geral da PMSC. O coronel JOFREY SANTOS DA SILVA assume no lugar do coronel FERNANDO JOSÉ MACHADO.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Descanso está implementando novos programas de incentivo para o desenvolvimento do setor agropecuário, com foco em melhorias genéticas e ampliação das unidades de produção. Conforme o responsável pela pasta, TIAGO GRACIOLI, um decreto do prefeito deve aumentar em até 30 por cento o valor dos subsídios voltados aos produtores de leite e de bovinos de corte. Segundo GRACIOLI, essa medida visa melhorar a eficiência da produção e garantir maior rusticidade aos animais, um aspecto essencial para o crescimento do setor agropecuário no município. Além disso, a Prefeitura de Descanso está realizando um cadastro para entender a necessidade dos produtores em expandir as unidades de produção.
Os fortes ventos acompanhados de chuva ocorreram por volta das três horas da tarde desta segunda-feira. O Corpo de Bombeiros registrou ocorrências de queda de árvores em vias públicas, danos em rede elétrica e destelhamento de diversas casas. Os bairros mais atingidos foram Santa Tereza, Bela Vista e bairro das Flores. O Estádio da Montanha, sede do Esporte Clube Cometa, também sofreu danos. A guarnição dos bombeiros distribuiu lona para cobertura de residências e auxiliou diversas famílias que tiveram seus imóveis atingidos. Os fortes ventos também causaram transtornos nas ruas da cidade com pequenos galhos e folhas gerando bastante sujeira nas ruas e calçadas.
Vai até o dia 28 deste mês o prazo de inscrições para o Pelotão Mirim, uma parceria entre Município e décimo quarto RCMEC. O programa tem 30 vagas, igualmente divididas entre meninos e meninas, com 15 para o turno da manhã e 15 para a tarde. As atividades acontecem no contraturno escolar. O programa é para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social e registrados no Cadastro Único, com prioridade para o público atendido pela Assistência Social. Em caso de desistências ou não preenchimento das vagas, serão chamados os inscritos que constam na lista de espera. Para fazer a inscrição, as famílias devem procurar o CRAS Um, no CAIC, ou o CRAS Dois, no São Gotardo, conforme a área de abrangência da residência.
As inscrições para o Programa Atleta na Escola terminam nesta terça-feira no município. Para realizar a inscrição, o responsável pelo interessado deve comparecer em um dos Núcleos do Programa com comprovante de endereço e carteira de identidade do responsável e da criança ou adolescente. O Programa é uma iniciativa da Administração Municipal e é desenvolvido em parceria pelas secretarias de Educação e de Esporte e Cultura, visando o incentivo à prática esportiva para crianças e adolescentes. Para participar, é necessário apenas residir em São Miguel do Oeste, ter entre 6 e 15 anos e estar frequentando a escola, seja na rede pública ou privada. O critério de seleção será a ordem de inscrição.
Começa amanhã o Itaipu Rural Show no município de Pinhalzinho. O evento é uma das maiores exposições do agronegócio do sul do país. O coordenador do Itaipu Rural Show, FERNANDO ROHR esteve no Peperi Entrevista desta terça-feira e disse que o parque está pronto para receber os visitantes. Neste começo de semana, os expositores ajustaram os últimos detalhes para a abertura oficial. ROHR disse que a expectativa é muito positiva porque o agronegócio está vivendo um bom momento, inclusive com aumento de produção de renda para os agricultores e empresas do setor. Ele destacou que o evento vai apresentar as novidades em tecnologia, equipamentos, máquinas e cultivares para a agricultura.
O Itaipu Rural Show deve bater recorde de público e receber cerca de 70 mil visitantes entre amanhã e sábado. A projeção é do evento, FERNANDO ROHR. Ele explicou que o parque de exposições tem uma área de 220 mil metros quadrados e vai reunir as principais empresas do setor. ROHR disse que as tecnologias que aparecem no agronegócio e que estarão em exposição na feira estão ao alcance dos grandes e dos pequenos produtores. Não haverá cobrança de ingressos e nem taxa para o estacionamento dos veículos. As entidades, sindicatos e cooperativas do extremo-oeste estão organizando caravanas para levar os produtores para o evento em Pinhalzinho.
O governador JORGINHO MELLO anuncia nesta quarta-feira, as formas de operacionalização e os recursos destinados ao Programa Terra Boa 2025. O lançamento dessa edição do programa será realizado na abertura do Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho, às dez e meia da manhã. O secretário de Estado da Agricultura, VALDIR COLATTO, também participa da programação. O Terra Boa está em vigor desde a década de 1980, é um dos programas mais tradicionais do Governo do Estado fornecendo insumos agropecuários aos agricultores. O objetivo é aumentar a produtividade das lavouras e criações, promover a diversificação de culturas e melhorar a renda das famílias rurais. Em 2024, o Programa Terra Boa atendeu em torno de 58 mil produtores.
Uma parceria firmada entre a Secretaria da Agricultura e Pecuária do estado, o Senar e Sebrae pretende expandir os setores de ovino e caprinocultura em Santa Catarina. O secretário de agricultura, VALDIR COLATO, esteve no Peperi Entrevista de hoje e disse que o objetivo da iniciativa é criar oportunidades de negócios e organizar o setor. O Protocolo de Intenções para desenvolvimento do Programa Catarinense de Ovinocaprinocultura foi assinada e agora as ações começam a sair do papel. COLATO disse que o programa busca incentivar a cadeia de produção levando em conta três eixos: produção, indústria e mercado.o
Durante o Peperi Entrevista desta segunda-feira, VALDIR COLATTO citou a importância dos programas da secretaria de Agricultura para auxiliar os agricultores. Um das ações é o Troca-troca de sementes e de calcário. COLATTO comentou que essas iniciativa é tradicional e muito procurado pelos produtores. Para este ano, o programa teve um incremento de cerca de 10 por cento no orçamento. Em 2024, o governo colocou 106 milhões no programa e neste ano o valor passou para 116 milhões de reais. Outra ação importante, na visão de COLATTO, é o SC Rural, antigo Microbacias, iniciativa que conta com recursos do estado e do Banco Mundial para fortalecer o setor rural.
A agricultura ainda sofre com problemas de infraestrutura que afeta a produção e dificulta a sucessão as pequenas propriedades rurais. A afirmação é do secretário de Agricultura, VALDIR COLATTO. Ele disse que duas das principais demandas da agricultura regional são nesse sentido: a baixa cobertura de internet no campo e a falta de energia trifásica em diversas localidades. Para COLATTO, a agricultura não recebe a valorização que merece por parte da sociedade e também dos governos. Ele citou que o governo de JORGINHO MELLO vem buscando reduzir esses problemas com a instalação, por exemplo, de 500 quilômetros de rede trifásica no interior dos municípios catarinenses.
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Santa Catarina realizou, na última semana, um mutirão de audiências de conciliação em São Miguel do Oeste a respeito dos processos de desapropriação ajuizados pelo DNIT para obras de ampliação da BR-163, que liga os municípios de São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. Durante os três dias do mutirão, foram realizadas 19 audiências de conciliação, de forma presencial, resultando em um índice de 94 por cento de acordos homologados. Os valores acordados entre os proprietários das áreas e o poder público totalizaram tres milhões 279 mil reais.
Dos 19 processos de desapropriação de terras para as obras da BR 163 que foram pautados para o mutirão de conciliação da última semana, apenas um não teve acordo não pode ser finalizado. Ficou constatada, durante a audiência, a necessidade de readequação no projeto que envolve a área em litígio. A BR-163 é uma das principais vias de escoamento da produção agropecuária e industrial do estado, e a ampliação da sua capacidade é considerada estratégica para a economia regional. De acordo com o juiz federal, LEONARDO TRAININI, a conciliação é uma solução que beneficia todas as partes envolvidas. Ele citou que os proprietários têm a possibilidade de negociar condições mais favoráveis, tirar dúvidas técnicas com os engenheiros e entender melhor sobre o processo, enquanto o poder público consegue avançar com as obras com mais agilidade, sem entraves processuais prolongados.
Os prefeitos da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina, Ameosc participaram, nesta segunda-feira, da primeira assembleia do ano para discutir pautas de interesse regional. O encontro contou com a apresentação da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento, Aris, que expôs questões relacionadas ao saneamento básico, incluindo abastecimento de água em áreas rurais, esgotamento sanitário em municípios de até 15 mil habitantes, tratamento de esgoto doméstico, tarifa social e serviços de abastecimento de água nas cidades atendidas pela Casan. Além disso, os gestores municipais apreciaram o parecer do Conselho Fiscal da AMEOSC sobre as contas do exercício de 2024.
Um médico que atuava na região extremo-oeste e que gravou pacientes e armazenou mais de 13 mil imagens com cenas de pornografia infantil foi condenado após a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina. A pena foi de seis anos e cinco meses de reclusão em regime inicial fechado e a um ano e sete meses de detenção em regime inicial semiaberto. Ele também deverá pagar 20 mil reais a cada uma das vítimas que gravou durante os atendimentos. Ainda como efeito da condenação, ele deve perder todo cargo ou função pública decorrente da sua atuação como médico do Sistema Único de Saúde. A ação penal resultou de uma investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas, que teve operações deflagradas em 24 de novembro de 2023 e 31 de julho de 2024. O médico pode recorrer da decisão.
Uma colisão entre duas motos deixou duas pessoas feridas no centro de Riqueza na tarde desta segunda-feira. O acidente aconteceu por volta da uma hora na avenida José Bressan e envolveu duas motocicletas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um dos condutores, um homem de 46 anos sofreu fratura aberta no tornozelo direito e escoriações nos braços e pernas. O outro motociclista teve apenas ferimentos nos braços. Os dois foram encaminhados para o Hospital da cidade.
A Polícia Civil de Maravilha cumpriu três mandados de prisão nas cidades de Caibi e Maravilha nesta segunda-feira. Em Caibi, foi capturado um homem de 38 anos, alvo de regressão cautelar determinada pelo Juízo da Vara de Execuções Penais de Joinville. O homem, condenado por tráfico de drogas e associação para o tráfico, possui pena de noves anos de prisão a ser cumprida em regime fechado. No interior do município, foi preso um homem de 62 anos, condenado definitivamente por estupro de vulnerável pela Comarca de Palmitos. No bairro Floresta, em Maravilha, os policiais civis capturaram um homem de 36 anos, condenado pelo crime de estupro de vulnerável. O mandado foi expedido pela Comarca de Maravilha. Os três foram levados para cadeias da região.
Um motociclista ficou ferido em um acidente de trânsito no começo da manhã de hoje. A colisão aconteceu por volta das sete e meia da manhã e uma moto CG e um automóvel Gol na rua Waldemar Rangrab, Bairro jardim Peperi, em São Miguel do Oeste. O condutor da moto, um homem de 50 anos, sofreu suspeita de traumatismo craniano com hemorragia ativa na face. Ao chegar no local, a equipe realizou o gerenciamento de riscos, controlou o tráfego e sinalizou a área, além de conter o derramamento de óleo na pista com o uso de serragem. O homem foi socorrido e levado para o Hospital Regional.
A Polícia Civil prendeu, nesta segunda-feira, um homem suspeito de ser o mentor de um roubo e extorsão ocorridos em novembro de 2024 em Descanso. A operação foi realizada pela Delegacia de Descanso e resultou na prisão preventiva do investigado, que teria contratado criminosos para obrigar o próprio irmão a assinar documentos relacionados a uma disputa familiar. O delegado responsável pelo caso, THIAGO GOMES, afirmou que o suspeito contratou duas pessoas do Rio Grande do Sul para cometer o crime, utilizando violência para coagir a vítima. Além de planejar a ação, o investigado também estava presente no momento do crime. Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em dois endereços ligados a possíveis envolvidos. O suspeito foi levado ao Presídio Regional de São Miguel do Oeste, onde ficará à disposição da Justiça.