ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 18 02 2023

-CÂMARA VAI GASTAR MAIS DE SEIS BILHÕES DE REAIS COM SALÁRIOS EM 2023

-DEPUTADO DO MDB VAI ASSUMIR SECRETARIA ESTADUAL DE INFRAESTRUTURA

-ENTREGA DE PRAÇA E SHOW DA FAMÍLIA LIMA ENCERRAM ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO

-VEREADOR DIZ QUE NÃO É HORA DE REAJUSTAR VALOR DAS DIÁRIAS NA CÂMARA

-SINDICATO AJUIZA MANDADO DE SEGURANÇA CONTRA SUSPENSÃO DO VALE ALIMENTAÇÃO

-OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

-FAMÍLIA DE VÍTIMA FRETA ONIBUS PARA ACOMPANHAR JURI DE ACUSADO DE FEMINÍCIDIO

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A mínima das últimas horas foi de 13 graus e a máxima para hoje deve ser de 24 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 18 centavos. O euro está valendo cinco reais e 53 centavos. Já o peso argentino está cotado em menos de três centavos.

A TV estatal da Síria anunciou nesta sexta-feira que ao menos 53 pessoas morreram em um ataque atribuído ao grupo extremista Estado Islâmico na região central do país. O diretor do hospital de Palmira, WALID AUDI, relatou que 46 civis e sete soldados foram mortos. Os corpos das vítimas foram "levados ao hospital depois de uma emboscada". Nos últimos anos, várias pessoas, incluindo mulheres e crianças, foram atacadas em diversas partes da Síria enquanto procuravam trufas. Muitos membros do grupo Estado Islâmico no país se refugiaram em áreas desérticas e promovem esses ataques.

Três pessoas, incluindo uma criança, foram resgatadas com vida dos escombros de um prédio em Antakya, no sul da Turquia, 13 dias depois que um forte terremoto destruiu partes do país e da Síria. O número de mortos na Turquia e na Síria subiu para 45 mil, segundo apuração da agência de notícias Reuters. Nem a Turquia nem a Síria informaram quantas pessoas ainda estão desaparecidas. Enquanto muitas equipes internacionais de resgate deixaram a vasta zona destruída pelo terremoto, as equipes nacionais continuaram a procurar em edifícios destruídos neste sábado.

A Casa Branca informou nesta sexta-feira que os Estados Unidos estimam que mais de 30 mil mercenários do grupo Wagner, apoiado pela Rússia, tenham sido mortos desde o início da guerra na Ucrânia. O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, JOHN KIRBY, afirmou em coletiva de imprensa que cerca de nove mil dessas baixas aconteceram desde dezembro do ano passado, com a intensificação da batalha na região do Donbass ao leste da Ucrânia. Os Estados Unidos impuseram sanções contra esse grupo russo de mercenários pelo envolvimento na guerra na Ucrânia e o designaram como uma "organização criminosa transnacional".

Cerca de 41 mil famílias foram despejadas de suas moradias no país desde o início da pandemia de covid-19, em março de 2020. Outras 218 mil estão sob ameaça de perder a casa, segundo o Mapeamento Nacional de Conflitos pela Terra e Moradia. O mapeamento é uma plataforma virtual organizada pela Campanha Despejo Zero que envolve oito organizações. A principal justificativa para os despejos é a reintegração de posse. Mais de 26 mil e 500 famílias foram despejadas com esse argumento e 88 mil estão ameaçadas. Os estados com maior número de despejos são, em primeiro lugar, São Paulo, seguido de Rio de Janeiro, Amazonas e Maranhão.

Após a redução nas refinarias, o preço médio do diesel caiu três e meio por cento nos postos do país nesta semana, segundo a pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis divulgada nesta sexta-feira. O litro do diesel S10 foi comercializado, em média, a seis reais e 10 centavos na semana, ante os seis e 23 registrados uma semana antes, quando também já havia registrado uma queda de um virgula nove por cento. É o menor valor desde a segunda semana de março de 2021, antes do impacto provocado pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Já o valor médio da gasolina teve uma leve queda, pela terceira semana seguida, tendo passado de cinco reais e oito centavos para cinco reais e sete centavos.

Pela primeira vez, a Câmara dos Deputados vai gastar mais de seis bilhões para pagar os salários e encargos trabalhistas dos servidores da Casa. A previsão publicada no Diário Oficial da União é de um gasto de seis bilhões cinco milhões, 510 mil reais até dezembro com a folha de pessoal, o que corresponde a um aumento de 11 por cento em relação ao gasto no ano passado, que foi de cinco bilhões e 400 milhões. A Câmara tem 11 mil e funcionários ativos e quatro mil e 400 aposentados e pensionistas. O gasto de seis bilhões também inclui os custos de manutenção dos 513 parlamentares da Casa. Só de salário, cada um deles recebe 39 mil e 200 reais.

Santa Catarina chegou a sexta-feira que antecede o Carnaval de 2023 com uma maioria de pontos próprios para banho no litoral: são 163 nesta condição, o equivalente a 68 virgula sete por cento dos 237 locais analisados pelo Instituto do Meio Ambiente. Outros 74 estão inapropriados para receberem banhistas, sete a mais do que no relatório anterior, que havia mostrado o melhor patamar do estado neste verão. Florianópolis também teve leve piora, mas ainda segue com uma maioria de pontos próprios. Dos 87 locais com coleta de água analisada pelo IMA, 62 estão adequados para banho.

Apesar dos números de afogamento terem caído, um dado chama a atenção em Santa Catarina: durante a temporada de 20222023 os casos envolvendo água salgada aumentaram 31 por cento, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar. Os homens seguem sendo as principais vítimas no litoral catarinense. Para os bombeiros, a imprudência segue sendo o principal causador de acidentes. Conforme os dados, neste verão, 21 das 41 mortes por afogamento ocorreram no mar. No ano passado, durante o mesmo período, foram 16 casos. Além disso, o número de ocorrências nesta temporada supera o das últimas quatro. Isto porque em 20202021 foram 13 e em 20192020, 16 casos em água salgada.

O deputado estadual JERRY COMPER aceitou o convite para integrar o Governo do Estado como secretário de infraestrutura e mobilidade de Santa Catarina. O parlamentar disse que a decisão foi em conjunto com a bancada do MDB. O parlamentar foi reeleito para o segundo mandato como deputado estadual em 2022 com 64 mil 145 votos. COMPER planeja trazer mais ações, serviços e recursos para Santa Catarina. O parlamentar citou que a infraestrutura tem papel essencial na economia e o governo deve tratar de questões sérias como a pavimentação e melhoria das estradas estaduais. A posse acontece na quinta-feira da próxima semana.

Termina neste sábado a vigésima quarta edição do Itaipu Rural Show. O evento, aberto na quarta-feira em Pinhalzinho, reúne cerca de 300 empresas ligadas ao agronegócio. Durante quatro dias, o parque da Cooperitaipu apresentou tecnologias, produtos, maquinas e equipamentos voltados a produção agropecuária, com destaque para as lavouras demonstrativas. O Itaipu Rural Show também teve uma série de palestras técnicas sobre diversos temas do agronegócio. A exposição termina hoje a tarde com ingresso livre para os visitantes.

O Governo precisa desburocratizar o desenvolvimento do agronegócio e não atrapalhar. O pronunciamento foi feito por VALDIR COLATO – secretário estadual da agricultura no Itaipu Rural Show. Ele assegurou que isso não vai ocorrer na sua pasta. COLATTO acrescentou que é preciso garantir o direito de propriedade, fazendo um trabalho forte na regularização fundiária. Conforme ele, mais de 100 mil propriedades não tem título de escritura no estado. COLATO também considera a implantação do Código Florestal Brasileiro aprovado no Congresso Nacional um desafio. Ele reforçou que é necessária a regularização fundiária e ambientalpara garantir o direito de propriedade.

O vice-prefeito, VALDECIR DE OLIVEIRA, assumiu o comando da prefeitura de Romelândia. A transmissão do cargo ocorreu na segunda-feira e ele vai responder pela prefeitura por duas semanas em razão das férias do prefeito JUAREZ FURTADO. O ato foi realizado no Gabinete do Prefeito com a participação dos secretários e servidores. Na terça-feira, VALDECIR OLIVEIRA viajou a capital do estado e participou de audiências na Defesa Civil, Secretaria Educação, Epagri, Casa Civil e assembleia legislativa. Ele fez contatos em busca de recursos para o município.

O prefeito de Romelândia decretou ponto facultativo no município nos dias 20 e 21 de fevereiro. Desse modo, segunda e terça-feira não haverá expediente nas repartições públicas municipais. Os serviços essenciais de saúde serão mantidos em regime de plantão. Na quarta-feira, o atendimento será normal. Na última semana, o departamento de urbanismo realizou várias atividades entre elas, a manutenção do cemitério municipal, pré-escola e creche da cidade. O setor ainda realizou o serviço de recolha de entulhos e galhos no perímetro urbano de Romelândia.

O município de Belmonte confirmou, nesta semana, o primeiro caso dengue no ano. De acordo com a secretaria de saúde, o paciente de 30 anos apresentou os primeiros sintomas na segunda e procurou atendimento médico na terça. Ele foi internado e teve amostra de sangue enviado para exames no LACEN, que confirmou a suspeita. O caso é autóctone, ou seja, foi contraído em Belmonte. A equipe de endemias realizou uma varredura em um raio de 50 metros da residência e do local de trabalho do paciente. A solicitação é que os moradores aumentem a preocupação com a limpeza dos terrenos, recolham entulhos e possíveis materiais que possam acumular água e servirem de criadouro.

A Secretaria de Saúde apresentou o relatoria anual de gestão de 2022 ao Conselho Municipal de Saúde. De acordo com a secretária DAIANA DORIGON, a receita bruta de impostos e transferências para o município foi de 42 milhões 254 mil reais. Desse total, foram destinados 11 milhões 433 mil foram aplicados na saúde, mais do que o mínimo previsto em lei. O município de Guaraciaba aplicou o percentual de 18 por cento na saúde. Os principais investimentos de 2022 na saúde foram em procedimentos cirúrgicos eletivos e de alta complexidade com investimento de mais de 894 mil. Na aquisição de medicamentos foram investidos mais de 588 mil reais com mais de 200 itens de farmácia.

A Administração de São Miguel do Oeste divulgou nesta sexta-feira, o edital de Processo Seletivo Simplificado para seleção de estagiários de ensino superior e médio. Os interessados devem estar cursando graduação em Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Medicina Veterinária, Pedagogia e Psicologia, ou ainda, o Ensino Médio. As inscrições podem ser realizadas na Prefeitura entre os dias 23 de fevereiro e sete de março. O resultado final será divulgado na data de 22 de março.

O Peperi Debates deste sábado fez uma nova reflexão sobre o crescimento e desenvolvimento de São Miguel do Oeste ao longo dos 69 anos do município. A cidade está de aniversário e o programa analisou os avanços e os desafios que ainda devem ser enfrentados. Nesta manhã, a discussão foi com os vereadores. O debate deste sábado reuniu os vereadores RAVIER CENTENARO, GILMAR BALDISSERA, PAULO DRUMM e CRIS ZANATTA. As fotos e o áudio do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

São Miguel do Oeste tem uma história de mais de 80 anos, desde os anos de 1940 quando as primeiras famílias chegaram a região. A afirmação é do vereador GILMAR BALDISSERA. De acordo com ele, o desenvolvimento do hoje polo regional começou com as famílias que desbravaram uma terra inóspita, sem nenhum tipo de apoio dos governos. GICA disse que a comunidade avançou a passos largos ao longo da história. Ele citou que de agora em diante, mais do que a expansão física, o foco do município deve ser a melhoria da qualidade de vida da população. O vereador destacou que um dos principais desafios do município é o tratamento de esgoto. Ele disse que essa é a base para o desenvolvimento futuro de São Miguel.

São Miguel do Oeste cresceu e evoluiu muito ao longo dos 69 anos de emancipação. A observação é do vereador RAVIER CENTENARO. Ele disse que o município passou por alguns períodos de estagnação, mas os últimos anos foram marcados por um ritmo mais intenso de expansão, com boas condições para o desenvolvimento. RAVIER ressaltou que a cidade tem uma boa infraestrutura com acesso a serviços de saúde e educação, além de uma cultura de acolher as pessoas. O vereador comentou que os principais desafios que devem ser superados são a garantia do abastecimento de água, o tratamento de esgoto, o investimento em energia trifásica e internet para o meio rural. Ele também citou que é preciso ampliar os incentivos públicos para o setor produtivo, especialmente na área de tecnologia e inovação.

São Miguel do Oeste tem muitos desafios para continuar crescendo. O comentário é da vereadora CRIS ZANATTA. Ela citou que saneamento básica é uma das principais necessidades da comunidade. CRIS comentou que existe uma carência de um polo industrial para atrair novas empresas que gerem empregos e permitam que os jovens permaneçam no município. A vereadora também chamou a atenção para a questão de logística regional, como rodovias e estruturas na fronteira para garantir o fluxo de pessoas e mercadorias que passam por São Miguel do oeste. CRIS defendeu um projeto maior, que não dependa de governos, mas que contemple o desenvolvimento integral do município com qualidade de vida para a população.

Outras cidades do mesmo porte de São Miguel do Oeste não atingiram o mesmo grau de desenvolvimento. A observação é do vereador PAULO DRUMM. Ele citou que em menos de 80 anos, a comunidade passou de uma área de mata para uma cidade com indicadores que atestam o desenvolvimento, como o IDH, por exemplo, que é muito alto. Segundo o vereador, uma das carências da cidade é a falta de um parque fabril e tecnológico. Outra é a falta de mão de obra qualificada para o crescimento ou abertura das empresas. DRUMM também citou que é preciso avançar na estrutura pública, como saneamento básico, para atender o crescimento da população. Ele disse que São Miguel não tem nenhuma grande massa de pobreza e tem uma condição social equânime. Para DRUMM, os serviços básicos são atendidos de forma satisfatória.

Os eventos da semana de aniversário do município serão retomados neste sábado com a entrega à comunidade da Praça La Salle, no bairro Agostini. A atividade começa as quatro horas da tarde com edição especial do Palco Aberto com brinquedos e atrações diversas. O local, que era um banhado que acumulava insetos e não tinha utilidade, foi transformado em uma praça ecológica, com pista de caminhada, academia ao ar livre e lagos naturais. Amanhã, último dia das festividades dos 69 anos, a população poderá acompanhar o show nacional com a Família Lima, na Praça Walnir Bottaro Daniel, a partir das sete e meia da noite.

O momento não é mais adequado para corrigir o valor da diárias da câmara de vereadores. A afirmação é do vereador do PL, NINI SCHARNOSKI. Ele disse que nesta semana o município suspendeu o vale alimentação dos servidores e, por isso, não dá para aprovar uma correção de cerca de 20 por cento do valor das diárias. NINI disse que é preciso economizar e dá para viajar gastando menos. Ele afirmou que diária não é para sobrar e nem para ficar em hotel de luxo ou comer nos melhores restaurantes. O vereador disse que votou contra o projeto por respeito ao dinheiro público. A proposta foi aprovada por dez votos a dois. Além de NINI, o vereador MARCIO SANTIN também votou contra.

O atual valor das diárias para viagens de vereadores e servidores da câmara é suficiente para o pagamento das despesas. O comentário é do vereador NINI SCHARNOSKI. Ele disse que o valor exige controle e economia, mas que é o bastante para ficar um bom hotel e fazer uma boa refeição. NINI destacou que o valor da diária antes do reajuste é apertado, mas suficiente para as viagens dos vereadores.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais emitiu uma nota nesta sexta-feira sobre o decreto que suspendeu o pagamento do auxilio alimentação para a categoria. Na quinta-feira, o prefeito WILSON TREVISAN publicou decreto suspendendo o vale alimentação com efeito retroativo a primeiro de fevereiro. De acordo com o documento, o auxilio foi suspenso em razão de uma recente decisão judicial que determina que o benefício deve incidir sobre férias e licenças legais. Por isso, e por conta da inexistência de previsão orçamentária para manutenção do auxílio alimentação no período de férias e licenças dos servidores públicos municipais, o município optou por suspender o benefício. Em nota, o Sisme afirma que já tomou as providências legais cabíveis para afastar a aplicação do Decreto.

A suspensão do auxílio alimentação é ilegal. A afirmação está na nota publicada ontem pelo Sisme. De acordo com o sindicato, o vale alimentação foi definido em lei e não pode suspenso por decreto que é um ato normativo menor do que a lei municipal. O sindicato ingressou com um mandado segurança baseado na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal no sentido de “que a lei não pode ser retirada do mundo jurídico por ato normativo que lhe seja inferior”. O mandado de segurança, com pedido liminar, foi ajuizado na segunda Vara Cível da Comarca de São Miguel do Oeste. O caso ainda está sob análise de justiça.

A Divisão de Investigação Criminal de Maravilha prendeu um homem em flagrante na tarde desta sexta-feira pela prática do crime de posse irregular de arma de fogo. A prisão ocorreu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão oriundo da "Operação Ponto Final", ação deflagrada quatro municípios do oeste na manhã de ontem. Foram apreendidas duas espingardas, uma calibre 24 e outra calibre 32, ambas sem registro, além de munições do mesmo calibre. O homem preso possui 60 anos de idade e é natural de São Carlos. Após o procedimento legal, ele foi encaminhado à unidade prisional de Maravilha.

A família de MAURICÉIA ESTRAICH vai fretar um ônibus para levar familiares e amigos para acompanhar o júri do homem acusado de matar a mulher. O julgamento está marcado para o dia três de março em Chapecó. O júri foi desaforado porque a justiça entendeu que o clima de comoção popular em Descanso poderia interferir no julgamento dos jurados. MAURICEIA foi morta no dia 28 de março de 2021. As investigações apontaram que o cunhado dela a agrediu e depois colocou fogo na casa com gasolina. O pai de Mauricéia, DOM ERMINDO ESTRAICH, disse que para os cristãos o perdão é fundamental, porém o acusado deve pagar pelo crime que cometeu na terra.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.