De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 14 centavos. O euro está valendo cinco reais e 84 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
A Rússia expulsou do país o vice-embaixador dos Estados Unidos em Moscou, BARTLE GORMAN, nesta quinta-feira, segundo informações das agências internacionais de notícias. Fontes da embaixada americana em Moscou afirmaram que o governo de Washington responderá à medida. O anúncio foi feito em um momento que os americanos acusam a Rússia de planejar uma invasão à Ucrânia, o que Moscou nega. Nesta quinta-feira, os Estados Unidos afirmaram que a Rússia não tem cumprido com os anúncios de que vem retirando sua presença militar nas fronteiras e que inclusive tem avançado na direção contrária.
A subsecretária-geral da ONU, ROSEMARY DICARLO, convocou, nesta quinta-feira, as partes envolvidas na crise da Ucrânia a "mostrarem moderação máxima", após incidentes no leste europeu que violaram o cessar-fogo firmado no Acordo de Minsk. DICARLO considerou a situação atual "extremamente perigosa", na qual a Rússia mantém milhares de soldados estacionados ao longo da fronteira com a Ucrânia para uma possível invasão. A Casa Branca afirma ainda que o risco de invasão é "iminente". Ela também considerou as questões subjacentes do confronto como "complexos e de longa data".
A Assembleia Nacional do Equador aprovou nesta quinta-feira a regulamentação que permite às mulheres o aborto em casos de estupro. A decisão dos legisladores veio em meio a um amplo debate sobre o assunto no país, que tem maioria conservadora. A votação ocorreu quase um ano depois que a Corte Constitucional alterou a lei que só autorizava o aborto em casos de estupro se a mulher fosse portadora de deficiência mental. Com a nova lei, as mulheres poderão abortar gestações decorrentes de estupro em até 12 semanas de gestação. Para indígenas e as moradoras de áreas rurais, o prazo é de até 18 semanas.
As buscas por vítimas da tempestade que destruiu parcialmente Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, entraram no quarto dia. Até a madrugada desta sexta-feira, o número de mortos chegou a 120, segundo o Corpo de Bombeiros. Dos 101 corpos que estavam no Instituto Médico Legal, 65 são de mulheres e 36 de homens. Desses, 13 são menores e, ao todo, 33 corpos foram identificados. Voltou a chover forte na noite de quinta, o que fez a Defesa Civil acionar as 14 sirenes do primeiro distrito, para aviso de previsão de chuva forte na região. Por causa do mau tempo e do terreno instável, as buscas a desaparecidos foram suspensas à noite para garantir a segurança das equipes. Segundo a Polícia Civil, foram feitos 116 registros de desaparecimentos, mas não se sabe quantos desses já foram encontrados.
Contribuintes brasileiros comunicaram à Receita Federal um total de 200 bilhões e 700 milhões em operações com criptomoedas em 2021. Esse valor é mais que o dobro dos 91 bilhões e 400 milhões em operações comunicadas em 2020. Para se ter uma ideia, os 200 bilhões em operações com moedas virtuais equivalem a duas vezes e meia o total de investimentos acumulados no programa Tesouro Direto, do governo federal, ao final de 2021. A Receita Federal exige desde 2019 a comunicação de operações com criptomoedas. O Brasil não possui uma regulamentação específica para os investimentos em criptomoedas. O Banco Central, inclusive, já emitiu alerta para os riscos de perda de recursos nessas operações.
O Congresso promulgou nesta quinta-feira a PEC que dá isenção de impostos a templos religiosos. O texto foi aprovado no fim do ano passado na Câmara, mas já estava em análise no Congresso desde 2016. A partir de agora, templos de qualquer religião serão isentos de pagamento de IPTU, mesmo que estejam instalados em imóveis alugados. A proposta alterou um artigo da Constituição que trata dos impostos devidos aos municípios. O texto foi aprovado em dois turnos na Câmara em 16 de dezembro do ano passado. A proposição foi apresentada em 2016 pelo então senador MARCELO CRIVELLA e era uma demanda da Frente Parlamentar Evangélica.
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina confirmou nesta quinta-feira a decisão de primeiro grau que determinou ao Estado indenizar por danos morais a primeira policial militar trans catarinense. Segundo os autos do processo, a sargento chegou a ser impedida pela corporação de usar vestiários e banheiros femininos, entre outros ambientes. A decisão cabe recurso. Na sentença, a Justiça impôs também que a Polícia Militar faça a alteração dos dados pessoais da sargento PRISCILA DIANA BRÁS E SILVA. A decisão, publicada pela juíza TAYNARA GOESSEL fixa o pagamento pelos danos no valor de cinco mil reais.
A bancada do MDB na Alesc, que contestou desde o início a condução do processo de elaboração das prévias e chegou a apresentar o deputado VALDIR COBALCHINI para concorrer, não vai apoiar a pré-candidatura de ANTÍDIO LUNELLI, anunciada pelo partido. O entendimento é de que as decisões que embasaram as prévias foram tomadas de forma “monocrática”, sem diálogo. O movimento da bancada cita o fato de que, oficialmente, vale para o TSE o resultado da convenção partidária, que só acontece em agosto. As prévias do MDB, marcadas para amanhã, foram canceladas porque apenas o nome do prefeito de Jaraguá do Sul, ANTÍDIO LUNELLI, foi inscrito. Dessa forma, o partido anunciou o nome dele como pré candidato a govenador.
Três a cada quatro catarinenses receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19 em Santa Catarina. Até ontem, 75 por cento da população catarinense está com o esquema primário completo. Isto representa um total de cinco milhões 456 mil 877 aplicações. Os idosos, entre 60 e 69 anos, são os que apresentam o maior percentual de vacinados com o esquema primário: mais de cem por cento. Já os adolescentes são os que têm a menor cobertura vacinal, com 53 por cento. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, até 14 de fevereiro, 745 mil 244 pessoas não haviam retornado para completar o esquema primário e um milhão 771 mil catarinenses não tomaram a dose de reforço.
Escolas de Campo Erê recebem uniformes escolares e kits esportivos. A Secretaria de Educação fez a entrega oficial dos uniformes para as crianças de toda a rede municipal de ensino de Campo Erê. É um investimento próprio da Secretaria que beneficia os alunos com casaco, calça, camiseta, calção e roupa para atividade física. A responsável pela educação no município ROSÂNGELA MOCELLINI garante que nenhum aluno ficará sem uniforme. Aquisição foi feita para todos os alunos matriculados desde os quatro meses até os seis anos e do primeiro ao quinto ano. Caso no decorrer do ano novas matrículas sejam feitas em qualquer uma das escolas de Campo Erê novos uniformes serão confeccionados.
Além dos uniformes, foi feita também a entrega oficial de materiais esportivos para as escolas e Ceis. Para esse material a pasta investiu mais de 100 mil reais. Os kits são compostos por bolas de futebol, de vôlei, peteca, redes de badminton e raquetes. Uma das novidades é a aquisição de colchões para salto em altura. Cada um deles custou sete mil reais. ROSÂNGELA frisa que as novidades são para deixar as aulas de educação física mais atraentes, com mais dignidade e qualidade. “É uma conquista grandiosa para a Secretaria de Educação, pois desde o momento em que a equipe começou a pensar na compra dos materiais, uma das exigências foi prezar pela qualidade dos kits”, destacou a secretária.
O pedido agora, é para que todas as escolas, professores e alunos usem muito tudo que foi comprado e cuidem do material. Além dos 100 mil já investidos, a secretária diz que o setor está com mais uma licitação de 70 mil reais para compra de mais materiais esportivos. O DME também fará uso desses materiais, já que escolinhas serão formadas e as crianças e adolescentes das escolas farão uso dos kits. Para a prefeita ROZANE MOREIRA, é uma imensa alegria poder proporcionar a toda rede municipal de ensino esses uniformes, que carregam o slogan: “Viva o seu município, ame o seu município”. Ela disse que o uniforme além de identificar a criança com a sua escola, com o seu município, ele também é adequado para o dia a dia, para todas as diferentes atividades pedagógicas desenvolvidas dentro das escolas.
Situação da água permanece crítica em Campo Erê. Conforme PAULINHO DA COSTA – Secretário de Agricultura do município, as poucas chuvas dos últimos dias não contribuíram para mexer com os volumes dos rios, poços e açudes. As precipitações vem ajudando somente nas plantações. Com a carência de chuva a secretaria precisa continuar puxando água para o interior. Duas equipes precisam trabalhar todos os dias para tentar vencer a agenda. Uma turma abastece famílias com água potável e outra leva água para os animais. A prefeitura agregou dois funcionários as equipes para melhorar os atendimentos.
Comunidade que mais tem problema com falta de água é Belo Horizonte. O secretário de agricultura classifica, na sequência, Camargo, São Braz, São Roque, Dário de Noronha, Área Nova e o Assentamento. Desde o ano passado a Administração Municipal de Campo Erê trabalha para perfuração de um poço artesiano na Belo Horizonte. O projeto ainda está na fase de documentação. O poço deverá resolver o problema dos moradores daquela região. PAULINHO informa que a rede de água da comunidade de São Jorge foi revitalizada e está funcionando bem. O poço não funcionava a 5 anos. O caminhão de transporte que abastece famílias capta água da Casan.
Para dar de beber aos animais é utilizada água dos açudes. Mas tem um problema: conforme o secretário de agricultura de Campo Erê, tem localidade que até mesmo nos açudes está ficando difícil. Problema é que chiqueirões e aviários consomem muita água diariamente. PAULINHO DA COSTA nota que os agricultores estão recorrendo muito aos programas da Epagri. Ele aconselha as pessoas a ir se preparando desde já com reservatórios e preservando nascentes para aproveitar bem as próximas chuvas.
Corpo de Bombeiros Militar de Campo Erê tem novo comandante. Quem informa é o tenente DANIEL MASSAROTTE – ele que comanda toda a Segunda Companhia do Corpo de Bombeiros, com sede em São Lourenço do Oeste, que abrange também o Grupamento de Bombeiros Militares de Campo Erê. De acordo com o tenente, o cabo VANTUIR SCHOENINGER, que antes ficava no comando da unidade do município, agora passa a função para o cabo DIEGO CIQUELERO, que já atua há algum tempo no grupamento do corpo de bombeiros de Campo Erê. Conforme MASSAROTTE, a troca é normal e sempre acontece nos Bombeiros Militares.
Cerimônia de troca de comando no Corpo de Bombeiros de Campo Erê deve acontecer em algum momento futuro. De acordo com o tenente DANIEL MASSAROTTE – comandante da Segunda Companhia do Corpo de Bombeiros Militar, de São Lourenço do Oeste, o evento deve acontecer, mas não agora. Ele explica que optou por uma transição interna, sem cerimônia, pois o momento não é propício devido ao aumento no número de casos de coronavírus em toda a região. Porém, a troca de comando já vale desde o início do mês, quando o cabo CIQHELERO passou a responder pelo quartel de Campo Erê.
Polícia Civil investiga depredação de sepulturas no cemitério municipal de Campo Erê. Essa não é a primeira vez que isso ocorre no cemitério do município. Dessa vez foram danificadas duas sepulturas: sendo uma de uma criança e outra de uma pessoa adulta. A Polícia investiga o caso.
Foi preso na cidade de Camboriú na madrugada de ontem, o dono de uma oficina mecânica de caminhões de Marmeleiro, acusado de chefiar uma quadrilha que remarcava chassi de caminhões roubados. Ele estava foragido desde outubro do ano passado quando a polícia começou a desvendar o esquema criminoso. Na época, já havia sido preso o irmão dele que era o gerente da oficina que funciona na PR-280 em Marmeleiro. Foram cumpridos diversos mandados de buscas e apreensões.
Durante as investigações que ainda estão em andamento a polícia já identificou centenas de caminhões roubados ou furtados que eram remarcados na oficina e comercializados, muitos ainda estão circulando. O dono da oficina deverá ser encaminhado para a Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, onde seu irmão permanece preso. Com a prisão do chefe do esquema criminoso, a polícia espera ter mais um avanço nas investigações.
Suspeito de crimes sexuais contra menores tem computadores apreendidos. A Polícia Militar de Marmeleiro, apreendeu ontem, celulares e computadores, que estavam de posse de um homem de 39 anos, investigado de crimes sexuais contra menores de idade. A operação denominada “prioridade”, cumpriu mandados de busca e apreensão. Foram encontradas fotos e vídeos, contendo cenas de sexo de menores armazenados em celulares, configurando assim crime previsto em lei.
Motorista perde controle da direção e bate em dois veículos estacionados. Uma Strada, conduzida por um homem de 41 anos, bateu em dois carros que estavam estacionados na rua Aderbal Ramos da Silva, bairro São Francisco, em São Lourenço do Oeste na madrugada de ontem. Os carros são um FiatMobi Like e uma caminhonete MMCTriton. O motorista do FiatStrada estava sentado no banco do motorista e em visível estado de embriaguez. Foi realizado o teste do bafômetro, que comprovou a embriaguez. Ele disse à polícia que não tinha CNH. O motorista recebeu voz de prisão e foi conduzido até a delegacia. O carro foi removido ao pátio de apreensões.
No interior de Anchieta foi registrada saída de pista seguida de capotamento. Foi por volta das 21 horas e 35 minutos de ontem na SC-305 Linha Gaúcha em Anchieta. O condutor de um veículo de passeio ficou ferido no capotamento. Ele foi encontrado inconsciente, mas com sinais vitais estáveis e não apresentava lesões ou fraturas, mas estava desorientado. O homem recebeu o atendimento pré-hospitalar e posteriormente foi encaminhado para atendimento médico em Anchieta.
Pai e filho ficam feridos em saída de pista. Um grave acidente foi registrado no final da tarde de ontem, na PR-566, em Francisco Beltrão saída para Itapejara do Oeste. Um Sandero, placas Mercosul vinha sentido a cidade de Francisco Beltrão, onde estavam pai e filho, trabalhadores da construção civil, quando o condutor perdeu o controle da direção, saiu da pista e caiu num barranco. Os dois ocupantes sofreram ferimentos e foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e SAMU. O pai foi encaminhado ao Hospital Regional e o filho à UPA.
Acusado de homicídio se apresenta da delegacia. Ontem, se apresentou em Pato Branco, um homem acusado de homicídio ocorrido na noite de sábado. Foi vítima ANTÔNIO BENTACH, 64 anos. O acusado confessou o crime, informando que discutiu com a vítima, por causa de uma desavença anterior entre eles. No momento da discussão ele disse ter dado um empurrão na vítima que caiu e bateu a cabeça no chão causando a sua morte. O acusado foi ouvido e liberado, para aguardar em liberdade a decisão da Justiça.