ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quinta-feira 18 02 2021

-PAZUELLO DIZ QUE 230 MILHÕES DE DOSES DA VACINA SERÃO ENTREGUES ATÉ 31 DE JULHO

-MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE A CASSAÇÃO DO PREFEITO E VICE DE ITAJAÍ

-SECRETARIA DE CULTURA VAI AMPLIAR SÉRIE DE VÍDEOS COM PIONEIROS

-COMITÊ DECIDE SUSPENDER ATIVIDADES E FECHAR BARES ATÉ MARÇO

-MUNICÍPIO PUBLICA DECRETO E NOVAS RESTRIÇÕES JÁ ESTÃO VALENDO

-COLISÃO LATERAL DE VEÍCULOS DEIXA UMA PESSOA FERIDA NA BR 163

-BRIGA DE FAMÍLIA TERMINA COM UM HOMEM FERIDO A FACADAS

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 40 centavos. O euro está valendo seis reais e 52 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Um grupo de criminosos armados invadiu uma escola na Nigéria nesta quarta-feira e sequestrou mais de 40 pessoas, entre alunos e professores e pais. De acordo com autoridades locais ouvidas pela Associated Press, um estudante morreu baleado ao tentar escapar. Sequestros por milícias armadas se tornaram comum na Nigéria nos últimos meses. Em dezembro, mais de 300 estudantes foram feitos reféns em uma escola da cidade de Kankara. Todos foram libertados posteriormente.

Seis pessoas foram presas no estado de Nuevo León, no norte do México, por vender uma vacina falsa contra a Covid-19 a preços que passavam de 10 mil reais. Depois de receber uma denúncia, as autoridades policiais foram a uma casa na área metropolitana de Monterrey, onde encontraram falsas doses da vacina PfizerBioNTech e prenderam seis pessoas acusadas de vender a mercadoria. As autoridades sanitárias lembraram que no México nenhum indivíduo foi autorizado a comercializar a vacina contra a Covid-19 e que o produto só é administrado gratuitamente pelo Ministério da Saúde.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, disse nesta terça-feira que a China "pagará o preço por abusos de direitos humanos". A declaração foi dada em resposta a uma pergunta em um programa de TV sobre o tratamento do governo de XI JINPING a minorias muçulmanas na região do oeste da nação asiática. O presidente chinê vem recebendo críticas globais por manter a minoria uigur em campos de trabalho e outros abusos de direitos humanos.

Os consumidores brasileiros terão que pagar três bilhões e cem mil reais a mais nas contas de luz neste ano para cobrir o déficit na arrecadação da bandeira tarifária em 2020, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica. A bandeira tarifária é um sistema criado em 2015 e que aplica uma cobrança adicional nas contas de luz sempre que aumenta o custo da produção da energia no país. O objetivo é justamente que esse dinheiro pague pelo uso mais intenso das termelétricas, usinas que geram energia mais cara. O déficit do ano passado aconteceu porque a cobrança da bandeira tarifária ficou seis meses suspensa por decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica, que adotou a medida para aliviar os impactos da pandemia da Covid-19 na economia do país.

O ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, afirmou nesta quarta-feira que 230 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 serão entregues até 31 de julho. Segundo o ministério, o cronograma leva em consideração a negociação de vacinas Sputnik V, desenvolvida pelo instituto russo Gamaleya, e a indiana Covaxin. As duas vacinas ainda não foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. No encontro, de acordo com a assessoria do Ministério da Saúde, PAZUELLO apresentou cronograma de entrega; quantidade de doses; e contratos para aquisição de mais imunizantes. Segundo a pasta, ainda neste mês, serão entregues dois milhões de doses da vacina OxfordAstraZeneca, importadas da Índia e nove milhões e 300 mil doses da SinovacButantan, produzidas no Brasil.

Seis partidos apresentaram nesta quarta-feira ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados uma representação na qual pediram a cassação do mandato do deputado DANIEL SILVEIRA por quebra de decoro parlamentar. O documento é assinado por PT, PSB, PDT, PCdoB, PSOL e Rede. Suspenso desde o início da pandemia, o conselho vai ser reativado para analisar a situação do deputado. A prisão de DANIEL SILVEIRA foi decretada nesta terça pelo ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal e referendada por unanimidade nesta quarta pelo plenário do tribunal. O plenário da Câmara deve analisar a prisão nesta quinta.

Com 85 vírgula dois por cento dos leitos de terapia intensiva do sistema público ocupados, Santa Catarina atingiu nesta quarta-feira, o maior índice de lotação desde 22 de dezembro. O índice considera leitos adultos, neonatais e pediátricos de hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde. A situação é mais crítica ao olhar os leitos adultos, que registram 87 e meio por cento de lotação no Estado. São 627 pacientes confirmados ou suspeitos de terem covid-19 em terapia intensiva, dos quais 622 ocupam leitos adultos. Das seis grandes regiões de saúde de Santa Catarina, em quatro o índice de ocupação de leitos adultos é superior a 90 por cento. O caso mais grave é do Oeste, onde há 100 por cento dos leitos adultos ocupados.

O Ministério Público de Santa Catarina pediu a cassação do prefeito de Itajaí, VOLNEI MORASTONI do MDB e do vice, MARCELO SODRÉ e a realização de novas eleições. A ação na Justiça foi protocolada nesta quarta-feira. O processo acusa a chapa de ter usado em campanha recursos de caixa Dois, que são proibidos pela legislação. A decisão caberá à Justiça eleitoral. Segundo as investigações, a campanha de MORASTONI arrecadou quatro milhões e meio de reais em recursos ilícitos, que não foram declarados à Justiça Eleitoral na prestação de contas. Além da cassação do prefeito e do vice, o MP também pede a devolução da verba apontada como caixa Dois, e multa sobre o pagamento feito em dinheiro.

O ano letivo de 2021 começa nesta quinta-feira na rede estadual de ensino de Santa Catarina. Mesmo com pandemia da Covid-19, as aulas podem ocorrer de forma presencial, desde que nas salas haja distanciamento de um metro e meio entre as carteiras. Os pais ou responsáveis podem assinar um termo de responsabilidade para que o aluno tenha ensino 100 por cento remoto. O uso de máscaras será obrigatório para alunos a partir dos seis anos. Caso a escola não tenha salas com infraestrutura para garantir o distanciamento mínimo entre as carteiras, a orientação da Secretaria de Estado da Saúde é adotar um modelo híbrido, com aulas presenciais e remotas.

As inscrições para o programa Troca-Troca de calcário começam no mês de abril, mas os agricultores precisam tomar algumas medidas neste momento para acessar o serviço. A afirmação é do gerente regional da empresa, SIDNEI SIMON. De acordo com ele, os agricultores devem encaminhar amostras da propriedade para a análise de solo. Esse exame vai indicar a necessidade de calcário para as lavouras. Agricultores em dúvida sobre esse procedimento devem procurar os escritórios locais da Epagri. Neste ano, o estado vai colocar 25 mil toneladas de calcário para os produtores rurais da gerencia regional de São Miguel do Oeste.

A cota de calcário do programa Troca-troca do governo do estado para o extremo-oeste é cerca de 10 por cento maior do que a safra do ano passado. Em 2020, foram destinadas 21 mil 106 toneladas para os agricultores. Neste ano, são cerca de duas mil e 800 toneladas a mais. Itapiranga é o município que tem a maior cota individual, com quatro mil toneladas. Dionisio Cerqueira e Guaraciaba devem três mil toneladas a disposição neste ano. São Miguel do Oeste é um dos municípios com menor quantidade de calcário disponível para o troca-troca: 750 toneladas, praticamente a mesma quantidade do ano passado.

O programa Troca-troca de calcário prevê o pagamento do produto em sacas de milho no ano que vem. A explicação é do gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON. De acordo com ele, a equivalência varia de acordo com o tipo do calcário. O mais simples tem relação de duas sacas e meia de milho para cada tonelada de calcário e o mais elaborado custa três sacas e meia por tonelada. O valor unitário de referência da saca de milho para o programa está fixado em 33 reais para a safra de 20212022. SIMON destacou ainda que para os beneficiários que optarem em retirar o calcário direto da mineradora pelo Programa Via Cooperativas, sem a opção do frete, a subvenção será de 100 por cento do valor de compra do calcário. Nesse caso, o custo do frete fica por conta do agricultor.

A artista urbana, EDUARDA NEGRI, 22 anos está homenageando o município de São Miguel do Oeste que completou nesta segunda-feira 67anos de emancipação com uma obra de arte. Ela foi contemplada com a Lei Aldir Blanc de apoio a cultura e está fazendo um mural que faz referência a história da antiga Vila oeste. A pintura está sendo feita no Centro de Atenção ao Turista, que fica na Praça Walnir Bottaro Daniel. EDUARDA explicou que o tema escolhido faz referência aos 67 anos da cidade e seus pontos turísticos mais conhecidos, como o “Homem de Ferro” e a Igreja Matriz São Miguel Arcanjo. Ela enfatizou que além de homenagear o município, o painel revitaliza os espaços públicos e democratiza a arte fazendo com que haja a interação entre a obra, artista e comunidade.

O município divulgou na manhã de hoje, o segundo vídeo comemorativo dos 67 anos de São Miguel do Oeste. O material traz o depoimento da professora JUSSARA SILVESTRIN. No vídeo, ela conta que veio para o município em 1968 e viu a cidade crescer. JUSSARA lembrou que no final da década de 60 as ruas eram de chão batido e a luz era gerada para as casas por meio de um motor à diesel até as dez da noite. JUSSARA revelou que quando chegou ao município há mais de 50 anos teve vontade de “voltar correndo para Passo Fundo”. A pioneira disse que o sentimento logo mudoue ela não troca São Miguel do Oeste por dinheiro nenhum.

A série que o município produziu para comemorar os 67 anos de São Miguel do Oeste terá cinco vídeos com depoimentos de pioneiros. O primeiro foi com NEURI MONLIN, a primeira criança nascida na Vila Oeste. O segundo foi com a professora JUSSARA SILVESTRIN. Ela foi uma das primeiras leitoras da Biblioteca Pública. Nos próximos dias será publicado o vídeo com o depoimento LURDES MINOSSO, esposa de um dos primeiros patrões do CTG Porteira Aberta. Os outros dois depoimentos são de CLAIR SEGANFREDO, um dos pioneiros no campo esportivo e OSVALDO GRUBBER, ex-prefeito em duas oportunidades. Os vídeos estão nas redes sociais da Peperi.

A secretaria de Cultura vai ampliar o projeto de depoimentos em vídeo dos pioneiros de São Miguel do Oeste nos próximos meses. A informação é do secretário, ELIAS ARAÚJO. Ele disse que foram escolhidos cinco pioneiros para a série comemorativa dos 67 anos, mas a intenção é manter esse trabalho e gravar com outras pessoas que contribuíram com o desenvolvimento do município. ELIAS disse que o principal objetivo é resgatar e preservar a história de São Miguel do Oeste a partir do relato das pessoas que viram o município crescer ao longo de quase 70 anos. Para o secretário, muitos idosos tem histórias importantes que precisam ser registradas.

A presença do secretário de Administração, ALENCAR BARBIERI na sessão da Câmara de Vereadores prevista para hoje ficou para a semana que vem. Como ele já tinha compromisso para hoje, a ida do secretário ao legislativo foi marcada para a próxima terça-feira, dia 24. Nesta semana, a câmara aprovou por unanimidade um requerimento de autoria do vereador MOACIR FIORINI para a convocação do secretário. BARBIEIR deve ir ao legislativo para esclarecer e explicar qual o motivo do reajuste acima de 24 por cento do IPTU. Em entrevista para a Peperi, BARBIERI já explicou que o reajuste foi feito com base no INPC, índice fixado em lei municipal.

O prefeito de Barra Bonita, AGNALDO DEREZ assinou nesta quarta-feira o decreto que aumenta as restrições a algumas atividades para evitar a disseminação do coronavírus. O prefeito seguiu o que foi acertado na assembleia geral da Ameosc. De acordo com AGNALDO, foi adotado um regramento para o funcionamento de restaurantes e lanchonetes no município. O atendimento presencial pode ocorrer apenas no horário do almoço. Academias podem operar com 50 por cento da capacidade. O funcionamento de Bares, jogos de futebol e confraternizações ficam suspensas no município, além da postergação do início das aulas presencias para dia primeiro de março.

A população precisa se conscientizar que a pandemia é grave e que o momento é muito sério e conturbado. A declaração é do prefeito de Barra Bonita, AGNALDO DEREZ.Ele destacou que o município não sente tanto os efeitos das medidas restritivas por ser pequeno e basicamente agrícola. O prefeito ressaltou que, mesmo assim, as medidas foram adotada para que as condições de superlotação nos hospitais da região se agravem ainda mais. As restrições em Barra Bonita foram anunciadas ainda na quarta-feira e valem por 15 dias.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso tem apenas um leito vago para pacientes do coronavírus. Ao todo, a unidade conta com 34 leitos da ala Covid e 33 estão ocupados. A única vaga é a de um leito de enfermaria. Todos as vagas da UTI estão preenchidas. Além disso, quatro pacientes com Covid estão entubados no pronto socorro aguardando vagas em UTIs de hospitais de outras regiões. De acordo com a assessoria de comunicação do Hospital, eles devem ser transferidos para Ibirama, Lages, Timbó.

Quarenta e seis pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta quarta-feira em São Miguel do Oeste. De acordo com nota divulgada no final da tarde de ontem, outros 31 pacientes entraram para a lista de recuperados. Desde o começo da pandemia, em maio do ano passado, duas mil 972 pessoas foram confirmadas com a doença no município. Desse total, duas mil 719 já se recuperaram e 231 estão com o vírus ativo.

O comitê de crise do coronavírus se reuniu ontem a definiu algumas restrições para conter a transmissão do vírus na cidade. Entre as medidas estão o fechamento de bares, igrejas, campings e casas noturnas até o final deste mês. A posição do comitê segue o que foi definido na assembleia extraordinária da Ameosc realizada na última terça-feira. A prática de atividades esportivas coletivas e recreativas também está proibida. Outra proibição é a concentração e a permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques e praças. Os restaurantes e lanchonetes só poderão abrir para servir almoço. Fora deste horário, o atendimento está liberado apenas no formato delivery. As restrições estão em decreto publicado hoje pelo prefeito WILSON TREVISAN.

O momento é gravíssimo em toda a região e é preciso restringir a circulação de pessoas e adotar as medidas sanitárias para conter a disseminação do coronavírus. A afirmação é do coordenador do comitê de crise, MAURICIO PIACENTINI. O médico disse que a definição dos setores que vão sofrer as restrições neste momento são aqueles que tiveram registros de desrespeito às normas de prevenção, inclusive de forma reincidente. PIACENTINI esteve no Peperi Entrevista de hoje e afirmou que outra definição do comitê é o aumento da fiscalização e o rigor na punição de quem não respeitar as regras sanitárias. As medidas restritivas vão até o dia primeiro de março e o comitê vai voltar a se reunir no final do mês para reavaliar o quadro e a possiblidade de manter ou retirar as medidas.

O Comitê de Crise de São Miguel do Oeste também decidiu que o município manterá o início das aulas presenciais para esta quinta-feira. Ao contrário da deliberação da assembleia da Ameosc, o órgão técnico entende que o modelo híbrido elaborado pelo município, com “tempo escola” e “ensino remoto”, proporciona as condições de segurança necessárias para prevenção à covid-19. As demais escolas da rede pública e particular de ensino também estão autorizadas a manter o calendário já estabelecido com aulas presenciais. O coordenador do comitê, MAURICIO PIACENTINI, disse que trata-se de um voto de confiança nas escolas.

O ano letivo de 2021 foi aberto na manhã desta quinta-feira em São Miguel do Oeste. Tanto as escolas da rede municipal quanto as unidades da rede estadual adotaram o modelo híbrido para este ano. As turmas foram divididos em dois grupos que vão intercalar aulas presenciais com atividades remotas. A secretária de Educação, SISSE VELOSO, os planos de contingencia escolar foram organizados e aprovados com todas as regras de proteção para evitar o contágio pelo coronavírus. Os pais também tem a opção de deixar os filhos cem por cento em aulas remotas, sem a necessidade de ir para a escola. Neste ano, a rede municipal de ensino tem cerca de quatro mil alunos matriculados, incluindo as creches.

A Polícia Civil de Itapiranga cumpriu na última terça-feira, um mandado de busca e apreensão de armas expedido pelo Poder Judiciário da Comarca de Itapiranga. Os policiais cumpriram o mandado na Linha Laranjeira, interior do município, e apreenderam um revólver calibre 38, munições e uma espingarda calibre 36. O proprietário das armas não estava no local. A investigação que resultou na apreensão iniciou no dia 24 de janeiro a partir de uma denúncia de disparos de arma de fogo. Em uma residência próxima aos disparos foi encontrado um projétil de chumbo que furou o telhado da casa. As armas foram apreendidas e encaminhadas para perícia de comparação balística.

Uma pessoa ficou ferida em um acidente de transito no final da tarde de ontem na BR 163. A colisão aconteceu por volta das seis e meia em Dionísio Cerqueira e envolveu um Prisma e um Focus. O Prisma era conduzido por um homem de 53 anos, que não se feriu. A passageira, de 52 anos, relatava dores na coluna cervical. A equipe do Samu prestou os primeiros procedimentos e encaminhou a mulher para avaliação médica. O condutor do Focus, um homem de 84 anos, não sofreu ferimentos.

Uma briga de família terminou com uma pessoa esfaqueada na noite de ontem em São Miguel do Oeste. O fato aconteceu por volta das sete horas da noite no bairro Santa Rita. De acordo com a mulher, o companheiro chegou em casa e houve uma discussão entre eles. O filho da mulher, armado com um facão, desferiu golpes contra o padrasto. O homem sofreu ferimentos em um dos braços e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Ele foi levado para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A PM colheu os depoimentos dos envolvidos e lavrou o Boletim de Ocorrências.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.