ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo Em Foco - Itapiranga - 18/02/2021

GLOBO EM FOCO – 18/02/21

-PAZUELLO DIZ QUE 230 MILHÕES DE DOSES DA VACINA SERÃO ENTREGUES ATÉ 31 DE JULHO

-MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE A CASSAÇÃO DO PREFEITO E VICE DE ITAJAÍ

-ITAPIRANGA REGISTRA SÉTIMA MORTE POR COVID-19

-LIDERANÇAS DEBATEM CONSTRUÇÃO DE PONTE NO RIO URUGUAI

-HOSPITAL DE TUNÁPOLIS REGISTRA AUMENTO DE INTERNAÇÃO NA ALA PSIQUIÁTRICA

-RESTRIÇÕES NA PANDEMIA REDUZEM OCORRÊNCIAS NA OPERAÇÃO VERANEIO

-POLÍCIA CIVIL DE ITAPIRANGA APREENDE ARMAS NO INTERIOR

-HOMEM QUE AMEAÇAVA EX-ESPOSA É PRESO COM ARMA E MUNIÇÕES

O Tempo em Itapiranga apresenta-se ensolarado. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 33 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 40 centavos. O euro está valendo seis reais e 52 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


Um grupo de criminosos armados invadiu uma escola na Nigéria nesta quarta-feira e sequestrou mais de 40 pessoas, entre alunos e professores e pais. De acordo com autoridades locais ouvidas pela Associated Press, um estudante morreu baleado ao tentar escapar. Sequestros por milícias armadas se tornaram comum na Nigéria nos últimos meses. Em dezembro, mais de 300 estudantes foram feitos reféns em uma escola da cidade de Kankara. Todos foram libertados posteriormente.


Seis pessoas foram presas no estado de Nuevo León, no norte do México, por vender uma vacina falsa contra a Covid-19 a preços que passavam de 10 mil reais. Depois de receber uma denúncia, as autoridades policiais foram a uma casa na área metropolitana de Monterrey, onde encontraram falsas doses da vacina Pfizer/BioNTech e prenderam seis pessoas acusadas de vender a mercadoria. As autoridades sanitárias lembraram que no México nenhum indivíduo foi autorizado a comercializar a vacina contra a Covid-19 e que o produto só é administrado gratuitamente pelo Ministério da Saúde.


O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, disse nesta terça-feira que a China "pagará o preço por abusos de direitos humanos". A declaração foi dada em resposta a uma pergunta em um programa de TV sobre o tratamento do governo de XI JINPING a minorias muçulmanas na região do oeste da nação asiática. O presidente chinê vem recebendo críticas globais por manter a minoria uigur em campos de trabalho e outros abusos de direitos humanos.

Os consumidores brasileiros terão que pagar três bilhões e cem mil reais a mais nas contas de luz neste ano para cobrir o déficit na arrecadação da bandeira tarifária em 2020, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica. A bandeira tarifária é um sistema criado em 2015 e que aplica uma cobrança adicional nas contas de luz sempre que aumenta o custo da produção da energia no país. O objetivo é justamente que esse dinheiro pague pelo uso mais intenso das termelétricas, usinas que geram energia mais cara. O déficit do ano passado aconteceu porque a cobrança da bandeira tarifária ficou seis meses suspensa por decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica, que adotou a medida para aliviar os impactos da pandemia da Covid-19 na economia do país.


O ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, afirmou nesta quarta-feira que 230 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 serão entregues até 31 de julho. Segundo o ministério, o cronograma leva em consideração a negociação de vacinas Sputnik V, desenvolvida pelo instituto russo Gamaleya, e a indiana Covaxin. As duas vacinas ainda não foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. No encontro, de acordo com a assessoria do Ministério da Saúde, PAZUELLO apresentou cronograma de entrega; quantidade de doses; e contratos para aquisição de mais imunizantes. Segundo a pasta, ainda neste mês, serão entregues dois milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, importadas da Índia e nove milhões e 300 mil doses da Sinovac/Butantan, produzidas no Brasil.


Seis partidos apresentaram nesta quarta-feira ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados uma representação na qual pediram a cassação do mandato do deputado DANIEL SILVEIRA por quebra de decoro parlamentar. O documento é assinado por PT, PSB, PDT, PCdoB, PSOL e Rede. Suspenso desde o início da pandemia, o conselho vai ser reativado para analisar a situação do deputado. A prisão de DANIEL SILVEIRA foi decretada nesta terça pelo ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal e referendada por unanimidade nesta quarta pelo plenário do tribunal. O plenário da Câmara deve analisar a prisão nesta quinta.

Com 85 vírgula dois por cento dos leitos de terapia intensiva do sistema público ocupados, Santa Catarina atingiu nesta quarta-feira, o maior índice de lotação desde 22 de dezembro. O índice considera leitos adultos, neonatais e pediátricos de hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde. A situação é mais crítica ao olhar os leitos adultos, que registram 87 e meio por cento de lotação no Estado. São 627 pacientes confirmados ou suspeitos de terem covid-19 em terapia intensiva, dos quais 622 ocupam leitos adultos. Das seis grandes regiões de saúde de Santa Catarina, em quatro o índice de ocupação de leitos adultos é superior a 90 por cento. O caso mais grave é do Oeste, onde há 100 por cento dos leitos adultos ocupados.

O Ministério Público de Santa Catarina pediu a cassação do prefeito de Itajaí, VOLNEI MORASTONI do MDB e do vice, MARCELO SODRÉ e a realização de novas eleições. A ação na Justiça foi protocolada nesta quarta-feira. O processo acusa a chapa de ter usado em campanha recursos de caixa Dois, que são proibidos pela legislação. A decisão caberá à Justiça eleitoral. Segundo as investigações, a campanha de MORASTONI arrecadou quatro milhões e meio de reais em recursos ilícitos, que não foram declarados à Justiça Eleitoral na prestação de contas. Além da cassação do prefeito e do vice, o MP também pede a devolução da verba apontada como caixa Dois, e multa sobre o pagamento feito em dinheiro.

O ano letivo de 2021 começa nesta quinta-feira na rede estadual de ensino de Santa Catarina. Mesmo com pandemia da Covid-19, as aulas podem ocorrer de forma presencial, desde que nas salas haja distanciamento de um metro e meio entre as carteiras. Os pais ou responsáveis podem assinar um termo de responsabilidade para que o aluno tenha ensino 100 por cento remoto. O uso de máscaras será obrigatório para alunos a partir dos seis anos. Caso a escola não tenha salas com infraestrutura para garantir o distanciamento mínimo entre as carteiras, a orientação da Secretaria de Estado da Saúde é adotar um modelo híbrido, com aulas presenciais e remotas.

Itapiranga confirma sétima morte por Vovid-19. Um homem de 67 anos, residente em Itapiranga, morreu por volta das 17 horas e 30 minutos desta quarta-feira, no Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Ele estava internado deste a semana passada. Este é o sétimo óbito registrado no município em decorrência do novo Coronavírus. No último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde nesta quarta-feira, mais 32 casos foram confirmados. Itapiranga possui 65 pacientes ativos com a Covid-19. No total já são 960 pessoas confirmadas com a doença.

A prefeitura de Itapiranga assinou hoje o Termo de Fomento com a APAE do município. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais vai receber 79 mil reais, com contrapartida de cinco mil e 700 reais da Organização Social Civil. Conforme o prefeito ALEXANDRE RIBAS, o Termo de Fomento celebrado com a entidade, tem como objetivo a execução do projeto de atendimento aos alunos que frequentam a Escola Especial Irene Schroeder. Ressalta que o recurso está previsto no Plano de Trabalho apresentado ao Poder Executivo municipal e aprovado pela Câmara de Vereadores.

Vereador de Tunápolis, GUSTAVO LAWISCH pede incentivo para construção de cisternas. O projeto é remanescente do ano passado e o atual prefeito solicitou a retirada. Objetivo é proporcionar incentivo aos produtores rurais na construção de cisternas. A justificativa da prefeitura com a retirada do projeto é de fazer ajustes no programa para auxilio de serviços de máquinas nas propriedades agrícolas incluindo a construção de cisternas. Segundo o vereador, o auxílio financeiro previsto era de três mil reais a seis mil reais garantindo praticamente todas as despesas com serviços de máquinas. LAWISCH avalia que é indispensável a construção de cisternas para armazenamento de grande volume de água. Considera ainda que este incentivo reduz despesas da prefeitura em período de estiagens com necessidade de transporte de água.

GUSTAVO LAWISCH lembra do potencial do agronegócio em Tunápolis com o consumo de grande quantidade de água em granjas de suínos e aves, além das atividade leiteira. O vereador também destaca aprovação de projeto que muda a forma de pagamento aos proprietários de áreas de terra que cederem cascalho para a prefeitura. O município costuma retribuir em serviços de máquinas. Com novo sistema será feito pagamento em conta do proprietário de cascalheira. LAWISCH lembra ainda que a prioridade nas ações da prefeitura deve ser a saúde. Ele comenta que foi solicitado pelo executivo a contratação de mais um médico para atender a demanda de pacientes. Salienta que os vereadores aprovaram o projeto, autorizando o município contratar mais um profissional para atuação em 20 horas semanais.

CasaVitta anuncia ampliação e instalação de 10 leitos de UTI em São Miguel do Oeste. O projeto de ampliação do Hospital CasaVitta de São Miguel do Oeste e da instalação de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva, foi apresentado nesta quarta-feira. O representante dos médicos do Grupo CasaVitta, ELINTON MENEGON destaca que a ampliação da estrutura do hospital vai beneficiar não só a equipe de saúde com uma estrutura de trabalho melhor, mas também a população. A estrutura comportará 42 leitos de internação, apartamentos e enfermaria, 10 leitos de UTI, um centro cirúrgico com salas equipadas, centro obstétrico com capacidade para parto humanizado, cozinha e lavanderia industrial, arquivo, emergência, entre outros.

Itapiranga estabelece restrições em decorrência do agravamento da pandemia e publica decreto que suspende várias atividades até o dia 28 de fevereiro. A aulas presenciais nas unidades de ensino municipal e estadual, relacionadas a rede pública de educação infantil, ensino fundamental, nível médio e na educação de jovens e adultos. O município mudou a decisão da manhã de ontem e decidiu realizar aulas de forma remota ou à distância. O decreto assinado pelo prefeito ALEXANDRE RIBAS proíbe a prática de atividades esportivas coletivas e recreativas, inclusive aquelas de treinamentos realizadas por clubes e escolas, bem como, outras modalidades que possam aglomerar pessoas, em estabelecimentos sediados na cidade e no interior deste município. Todas as atividades pertinentes a shows, festas e eventos que acarretem a aglomeração de pessoas estão suspensas.

Devido ao aumento de casos de Covid-19 não está mais permitido o funcionamento de campings e áreas de lazer de associações e entidades, além de casas noturnas. Restaurantes, bares, lanchonetes, cervejarias poderão funcionar e realizar atendimentos presenciais ao público exclusivamente até às 22 horas, com lotação máxima de 50 por cento de sua capacidade normal. O decreto assinado pelo prefeito ALEXANDRE RIBAS estabelece ainda que as academias e estabelecimentos poderão funcionar respeitando o limite de 50% de sua capacidade normal e deverão atender rigorosamente às determinações das autoridades sanitárias e de saúde relativas ao COVID-19, como a obrigatoriedade do uso de máscaras, disponibilização de álcool gel, e todas as demais medidas de segurança preconizadas pelos protocolos vigentes.

Lideranças políticas e empresariais participaram na manhã de hoje de uma reunião para discutir a construção da ponte sobre o Rio Uruguai ligando Itapiranga a Barra do Guarita. O encontro com representantes de vários municípios e entidades do Extremo Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul, ocorreu no auditório da Amuceleiro, a Associação dos Municípios da Região Celeiro do Estado do Rio Grande do Sul, em Três Passos. De Itapiranga estiveram presentes os secretários de Administração, ALEXANDRE SIQUEIRA e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, RENATO EIDT, além do presidente da Assemit, LUCIR GUARESCHI. No encontro foi debatido sobre a evolução do projeto, que mobiliza diversos prefeitos das duas regiões. Também foram estabelecidas novas metas para a sequência do trabalho.

São João do Oeste debate retorno as aulas durante encontro com os professores da rede municipal de ensino. Desafio é superar a frustração após serem adiadas as aulas presenciais. O secretário da Educação, CLAUNEI WEBER observa que ontem foram realizados importante encaminhamentos durante reunião com professores e gestores das escolas municipais. Ficou estabelecido que o material impresso será entregue no dia 22, segunda-feira, para as aulas remotas. Algumas atividades já estão disponíveis nas escolas durante esta semana. O material elaborado visa aulas no sistema hibrido até cinco de março. O secretário destaca que os professores estavam preparados e organizados para aulas presenciais que seria um momento de alegria após o afastamento em 2020 devido a pandemia provocada pela Covid-19.

O adiamento das aulas presenciais foi uma frustração, porém com entendimento que o momento é critico na área da saúde. O secretário da Educação de São João do Oeste diz que é necessário maior cuidado para evitar contágio do novo Coronavírus. O município já estava pronto para atividades desde a creche até o quinto ano do ensino fundamental. Conforme CLAUNEI WEBER, os professores não gostam de estarem afastados dos alunos e também estavam ansiosos para o retorno das aulas. Alguns pais até demonstram revolta pelo adiamento. WEBER observa que serão sete dias no sistema a distância. Na reunião com os professores ficou estabelecido que dia 22 ocorre a retirada do material nas escolas no horário normal de expediente dos educandários. Informações também serão repassadas em grupos de WhatsApp.

Hospital de Tunápolis registra grande procura por vaga para internação em ala psiquiátrica. A unidade de saúde é referência regional no atendimento especializado em pessoas com problemas mentais. Segundo a psicóloga e coordenadora da ala psiquiátrica da Associação Hospitalar de Tunápolis, ELISE TRENHAGO, são 20 leitos em convênio com o SUS, que recebem pacientes encaminhados pelas secretarias municipais de saúde e mais cinco leitos destinados para convênios e particular. ELISE ressalta que os espaços estão sempre lotados com pacientes de vários municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina. Ela observa que a procura é grande e constante, mostrando situação preocupante com depressão e tentativas de suicídio. De acordo com a psicóloga as famílias estão mais atentas para atendimento e internação das pessoas que enfrentam problemas psicológicos ou com vícios.

A Sociedade Hospitalar de Tunápolis mantém uma equipe de atendimento multidisciplinar e segue cronograma de atividades e atendimento com três psicólogos, nutricionista, médico, fisioterapeuta e equipe de enfermagem. ELISE TRENHAGO destaca que o Plano Terapêutico respeita a patologia de cada paciente para reabilitar ao convívio social. O período de internação depende da resposta de cada paciente, variando de 30 dias até dois meses de internação. Os pacientes deixam a unidade, com uma contra referência. A equipe elabora documento para a família indicando a continuidade do tratamento. Este procedimento é estabelecido de acordo com as disponibilidades de cada município de origem do paciente.

A pandemia provocada pelo novo Coronavírus reduziu o número de ocorrências com banhistas durante a Operação Veraneio do Corpo de Bombeiros. O local de maior presença de banhistas em Itapiranga esteve interditado durante o período de trabalho especial na prevenção. A área de Lazer Barra do Macaco, em linha Laranjeira, tem acesso ao rio Uruguai e Macaco Branco e costumava receber grande público nos fins de semanas e feriados durante o verão. O espaço foi interditado no ano passado e reaberto, com restrições, em fevereiro. Conforme o comandante dos bombeiros de Itapiranga, sargento ANDRÉ RAUBER, a pandemia contribui para reduzir o número de ocorrências. Ele lembra que o trabalho em Itapiranga e Mondaí contou com um bombeiro militar de Itapiranga na coordenação e ações de guarda-vidas civil.

O sargento destaca que em Itapiranga não teve registro de afogamento. Observa que em Mondaí ocorreu uma morte no Rio Uruguai durante a Operação veraneio, porém a ocorrência foi registrada em uma terça-feira, fora do período de atuação dos guarda-vidas, que são designado para os locais de banho em rio, aos sábados, domingos e feriados. RAUBER lembra que a missão principal é atual na prevenção, orientando os banhistas para evitar afogamentos. O comandante dos bombeiros lamenta que em virtude da pandemia não está sendo possível promover cursos de capacitação. As atividades foram suspensas em 2020 e não tem previsão para serem retomadas . ANDRÉ RABER lembra que estão previstos para este ano cursos básicos de bombeiros comunitário em Itapiranga e São João do Oeste. Com agravamento dos casos de Covid-19 as atividades não possuem previsão de data para serem realizadas.

Polícia Civil de Itapiranga cumpre mandado de busca e apreensão em linha Laranjeira. Os policiais encontraram um revólver 38, munições e uma espingarda 36. O proprietário das armas não se encontrava no local e foi instaurado inquérito policial. A investigação iniciou no dia 24 de janeiro, disparos de arma de fogo. Em uma residência próxima aos disparos foi encontrado um projétil de chumbo que furou o telhado da casa. Na tarde de ontem foi cumprido o mandado na residência do suspeito de efetuar o disparo de arma de fogo, sendo localizadas duas armas de fogo no interior da casa, as quais foram apreendidas e encaminhadas para perícia de comparação balística.

Polícia Militar registra furto no termas São João. O crime ocorreu por volta das oito horas da manhã. Um funcionário ao chegar no trabalho percebeu que um depósito de materiais estava com a corrente cortada. Do local foram levados vários equipamentos e ferramentas. A polícia militar de Itapiranga foi acionada e realizou o levantamento dos fatos. Um boletim de ocorrência foi registrado e o caso será investigado.

Homem vindo do Mato Grosso é preso pela polícia civil de São Miguel do Oeste antes de executar ameaças de morte contra a ex-companheira. Ontem os policiais receberam a informação que um homem investigado por ameaças contra a ex-companheira estaria na cidade com a intenção de encontrar a vítima. O casal morava no Mato Grosso e, após a separação, a vítima passou a morar em São Miguel do Oeste por temer as ameaças de morte do ex-companheiro, que não se conforma com a separação do casal. O homem fez mais de dois mil e 300 quilômetros com o propósito de encontrar a mulher. Ele estava hospedado em um hotel de São Miguel do Oeste. Com ele foram encontrados um revólver calibre 38, munições, considerável quantia em dinheiro, facas, correntes, cadeados, braçadeiras, cordas, remédio tranquilizante e lonas. A vítima está com as filhas, em segurança.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.