-CNM CRITICA REAJUSTE DE PISO DE PROFESSORES E ORIENTA PREFEITOS A IGNORAR AUMENTO
-SANTA CATARINA BATE RECORDE NA EXPORTAÇÃO DE CARNE DE PORCO EM 2022
-AMEOSC E AMERIOS TERÃO CAPACITAÇÃO SOBRE MEIO AMBIENTE NA SEMANA QUE VEM
-NÚMERO DE CASOS ATIVOS DE COVID TEM NOVA QUEDA NO MUNICÍPIO
-CRONOGRAMA DE COLETA DE GALHOS COMEÇA EM FEVEREIRO PELO BAIRRO SÃO SEBASTIÃO
-ACUSADOS DE HOMICÍDIO NA BR 163 SÃO CONDENADOS A MAIS DE 60 ANOS DE PRISÃO
-POLÍCIA CIVIL CONCLUI INVESTIGAÇÃO SOBRE TENTATIVA DE ASSASSINATO NA REGIÃO
O tempo é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é sol e pancadas de chuva à tarde. A mínima das últimas horas foi de 19 graus e a máxima para hoje deve ser de 34 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e nove centavos. O euro está valendo cinco reais e 51 centavos. Já o peso argentino está cotado em menos de três centavos.
A queda de um helicóptero em Brovary, nos arredores de Kiev, na Ucrânia, deixou 18 pessoas mortas, incluindo o ministro do Interior do país, o vice-ministro do Interior e o secretário de Estado do Ministério de Assuntos Internos. Entre os mortos há, ainda, três crianças, segundo o governador de Kiev. A região é alvo de ataques russos. Nove dos mortos estavam a bordo do helicóptero. Ainda não se sabe se foi um ataque da Rússia ou um acidente. 22 pessoas ficaram feridas, incluindo 10 crianças.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, SERGEI LAVROV, comparou nesta quarta-feira a atuação dos Estados Unidos e dos países europeus na guerra na Ucrânia com a 'solução final' de ADOLF HITLER para erradicar os judeus da Europa, em referência ao Holocausto. LAVROV, que causou furor internacional no ano passado ao dizer que HITLER tinha origens judaicas, acusou ainda Washington de usar a mesma tática de Napoleão e dos nazistas na tentativa de "destruir a Rússia". O ministro fez ainda novas ameaças à Otan caso a Suécia e a Finlândia integrem a aliança - o que está previsto para acontecer este ano.
A presidente do Peru, DINA BOLUARTE, pediu, nesta terça-feira, às centenas de manifestantes de diversas regiões do país que estão a caminho de Lima para protestar contra o seu governo que o façam em "paz e calma". Um grupo de camponeses chegou a Lima, em caminhões e carros, nesta madrugada e se concentram na praça Manco Cápac. Os manifestantes pedem a renúncia de BOLUARTE, eleições imediatas e a convocação de uma assembleia constituinte. O governo já rejeitou todas essas reivindicações. Em Cusco, dezenas de camponeses em ônibus e caminhões partiram na noite de segunda para a capital. Movimentos similares foram registrados na região de Puno.
A Confederação Nacional dos Municípios criticou nesta terça-feira o reajuste do piso salarial dos professores oficializado pelo Ministério da Educação e, pelo segundo ano seguido, voltou a orientar os gestores municipais a ignorar o aumento anunciado pelo governo federal. Segundo o presidente do CNM, PAULO ZIULKOSKI, o critério de reajuste do piso não tem eficácia legal e persiste a “insegurança jurídica ao vácuo legislativo na definição do novo critério de reajuste”. A entidade afirmou que não foi convidada para discutir nada com o governo federal. Ele disse ainda que os números demonstram a importância do papel da entidade em se colocar contra o aumento e que está aberto a conversar com o governo. Na segunda-feira, por meio de uma portaria, o MEC anunciou o reajuste de quase 15 por cento e o valor passa de três mil 845 reais para quatro mil 420.
O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA sancionou nesta terça-feira, com seis vetos, o Orçamento para 2023. A sanção foi publicada em edição extra do "Diário Oficial da União", antes da data limite, que era sexta-feira. LULA vetou o artigo que criava uma nova identificação orçamentária para as despesas previstas na PEC da Transição, aprovada pelo Congresso no ano passado. O veto foi um pedido do Ministério do Planejamento e Orçamento, que alegou "aumento de rigidez e de ineficiência no processo de alocação orçamentária", caso o novo identificador tivesse que ser criado. O presidente, atendendo a pedido de seus ministérios, também vetou algumas dotações orçamentárias, ou seja, recursos do orçamento que totalizam quatro bilhões e 200 milhões de reais em despesas propostas. A maior parte, R$ foi do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
O ministro de Minas e Energia, ALEXANDRE SILVEIRA, afirmou nesta terça-feira que estuda instalar câmeras de segurança e utilizar drones para fazer a segurança de torres de transmissão de energia elétrica. SILVEIRA deu a declaração após ter participado de uma reunião com representantes das empresas do setor elétrico, da Agência Nacional de Energia Elétrica e do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Segundo a Aneel, desde o último dia oito, quatro torres foram derrubadas, três em Rondônia e uma no Paraná. Além disso, outras 12 ficaram danificadas, quatro no Paraná, duas em São Paulo e seis em Rondônia.
Santa Catarina é o Estado brasileiro com mais áreas de risco para desastres mapeadas, de acordo com dados do Serviço Geológico do Brasil. São duas mil e 900 áreas identificadas. Em segundo lugar no ranking está o Espírito Santo, com duas mil e 700. Ao todo, há quatro cidades catarinenses com mais regiões suscetíveis à deslizamentos e inundações em todo o país: Brusque na terceira colocação, Joinville em quinto lugar, Lages em décimo sexto e Tubarão na posição 19. Como “área de risco” entende-se regiões suscetíveis à fenômenos naturais e ocupadas por pessoas em vulnerabilidade.
As fortes chuvas que atingem várias regiões de Santa Catarina já deixaram mortos e desaparecidos e um rastro de destruição. Uma criança de quatro anos está entre as vítimas e um bebê de um ano está desaparecido. Na BR-470, em Indaial, uma cratera interdita os dois sentidos da rodovia. A situação mais grave até o momento foi registrada em Rodeio, no Vale do Itajaí. Duas mortes foram registradas e os bombeiros seguem em busca por três desaparecidos. As vítimas são um homem de 30 anos e a criança de 4 anos. Eles estavam em uma casa na região de Diamantina Pico quando um deslizamento de terra atingiu o imóvel. Um bebê de 1 ano, que também estava no local, segue desaparecido.
Santa Catarina exportou 602 mil 104 toneladas de carne de porco em 2022, o maior valor da história, segundo dados da EpagriCepa. O crescimento foi de quatro vírgula um por cento em relação ao ano anterior. Em valores, o total arrecadado foi de um bilhão 430 milhões de dólares com as exportações de suínos. Apesar da China, principal destino da carne suína catarinense, ter registrado queda de 10 vírgula seis por cento nas compras, o total foi compensado pelo crescimento das vendas para outros países: Filipinas teve alta 138 por cento em quantidade e 164 por cento em receitas, e Japão teve alta de 80 e 67 por cento, respectivamente.
O prefeito de Romelândia assinou, nesta quarta-feira, a Ordem de Serviço para o fechamento em alvenaria do pavilhão na área industrial do município. A empresa vencedora da licitação vai iniciar os trabalhos nos próximos. O investimento será de 105 mil reais. O recurso é oriundo de emenda parlamentar do deputado PADRE PEDRO BALDISSERA. O prefeito JUAREZ FURTADO disse que já existe a definição para a instalação de uma empresa no local, o que vai gerar empregos e renda na cidade.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Descanso investiu mais de 100 mil reais na execução do Programa Agricultor Produtor de Água. A informação é do secretário da pasta, ROBSON ZAPPANI. De acordo com ele, durante o ano passado foram realizadas a proteção de diversas fontes e construídas 30 cisternas, que juntas, totalizam a capacidade de reservar aproximadamente 30 milhões de litros de água. ZAPPANI destacou que essa é uma maneira de amenizar a situação e dar condições aos agricultores de construírem seus reservatórios. Os agricultores interessados em acessar o programa devem comparecer na Secretaria para realizar a sua solicitação.
O programa Agricultor Produtor de Água busca apoiar e incentivar ações de conservação e aproveitamento de água no interior do município, para atender a demanda das famílias e de empreendimentos rurais. A explicação é do secretário de Agricultura, ROBSON ZAPPANI. Ele comentou que a iniciativa é focada na recuperação e preservação de fontes e nascentes, construção de cisternas e implantação de redes de água para grupos de famílias quem apresentam carência no abastecimento. Nesse sentido, o Governo Municipal subsidia serviços de máquinas, tubos, análise de água, mudas de árvores nativas, mangueiras, entre outros materiais. ZAPPANI citou que o programa será mantido neste ano.
O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional, mais conhecido como Conder vai participar neste mês de janeiro de um evento voltado ao meio ambiente. A informação é do diretor do programa Gestão Ambiental do Conder, JOSÉ MORA. De acordo com ele, trata-se de uma capacitação que será realizada na sexta-feira da próxima semana em São Miguel do Oeste. Conforme ele, o evento será na Câmara de Vereadores a partir das duas horas da tarde com término previsto para às seis horas da tarde. Segundo JOSÉ MORA, o tema do encontro será sobre gestão ambiental e o impacto local, abordando também sobre a autonomia dos municípios.
O objetivo do evento que será realizado na próxima semana em São Miguel do Oeste é repassar orientações sobre as responsabilidades e também sobre as funções dos municípios catarinenses em relação ao tema do meio ambiente. A afirmação é do diretor do programa Gestão Ambiental do Conder, JOSÉ MORA. Ele destacou que a programação está sendo organizada pela Federação Catarinense dos Municípios em parceria com o Instituto do Meio Ambiente, Consema e parcerias regionais, como por exemplo o próprio Conder. Ele salientou que a capacitação é voltada para os técnicos dos municípios da Ameosc e também da Amerios.
Os municípios possuem um grande desafio nas questões ambientais e isso se mostra principalmente nos processos relacionados a esse setor. A declaração é do diretor do programa Gestão Ambiental do Conder, JOSÉ MORA. Ele pontuou que a principal dificuldade é equilibrar os três pontos que sustentam o processo ambiental que são o desenvolvimento ambiental, social e também econômico. Ele citou que alguns licenciamentos ambientais acabam gerando algum dano para o meio ambiente e o grande desafio é reverter essa questão em benefícios sociais e também econômicos para a região Extremo-Oeste catarinense. Para JOSÉ MORA, é necessário trabalhar em projetos que causam impacto em toda a região, como por exemplo, a educação ambiental.
A Secretaria de Educação de Belmonte já está com o calendário escolar e as ações da pasta para 2023 programadas. Conforme a secretária de Educação DAIANE VILLA BASSO, nos dias 26 e 27 de janeiro estão reservados para escolha de aulas para os efetivos e ACTs, respectivamente. No dia primeiro de fevereiro a equipe da secretaria retorna ao trabalho. No dia dois de fevereiro, os professores participam de um treinamento de Primeiros Socorros com a equipe da Secretaria de Saúde do município. Já no dia três de fevereiro os educadores terão orientações do apostilado e depois orientações da equipe da Apae para abordagem de alunos com necessidades especiais. As aulas começam no dia nove de fevereiro.
A Prefeitura Municipal de Bandeirante vai realizar o cadastro e a confecção das carteirinhas para o transporte escolar na semana que vem. Os moradores que estudam em São Miguel do Oeste devem comparecer na prefeitura entre os 25 e 31 de Janeiro com os seguintes documentos: cópia da carteira de identidade, cópia da matrícula do curso, comprovante de residência, uma foto três por quatro atual e preencher o cadastro que será disponibilizado ao estudanteno ato do atendimento. Em nota, o município alertou que não será aceito e nem fornecido passagem com cadastro do ano passado.
A secretaria de saúde de Bandeirante está com equipe reduzida em razão das férias, mas mantendo as principais ações e atendimentos no setor. A informação é do secretário de saúde, EDUARDO OLIBONI. Uma das ações é a vacinação contra o coronavírus com doses para todas as faixas etárias, com exceção das crianças. O município aguarda o envio do medicamento pelo Ministério da Saúde. Outra atividade neste momento é o credenciamento de profissionais para a prestação de exames e consultas especializadas a partir da demanda dos moradores. Os programas com os grupos de hipertensos, gestantes e diabéticos devem ser retomadas nas próximas semanas.
O número de casos ativos de Covid voltou a cair em São Miguel do Oeste. De acordo com a secretaria de saúde, a cidade conta com 46 casos ativos da doença. São 13 casos a menos do que na semana anterior, quando o município estava com 59 registros de coronavírus. Nos últimos sete dias foram registrados 24 casos. No últimos 30 dias foram 310 casos confirmados. A secretaria reforçou o pedido para que as pessoas com sintomas, usem máscara e façam o teste. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das na estrutura do palco fixo junto à Praça Walnir Bottaro Daniel.
A secretaria de Urbanismo vai realizar novo cronograma de recolha e trituração de galhos nos bairros e no centro a partir do mês que vem. De acordo com o secretário, JEFERSON DIAS, a ação faz parte do programa de poda e recolha de galhos. Os resíduos são triturados no local e utilizados como adubo orgânico. DIAS afirmou quea equipe do município vai realizar as podas em galhos que estejam prejudicando a iluminação pública, o trânsito de veículos e pedestres ou a visibilidade de condutores. O material triturado poderá ser solicitado pelos moradores que tiverem interesse, conforme a proximidade.
O cronograma de recolha e trituração de galhos na cidade vai começar pelo bairro São Sebastião. A programação da prefeitura prevê a coleta dos resíduos nos dias 20, 21, 22 e 23 de fevereiro. Na semana seguinte, entre os dias 27 de fevereiro e dois de março. O secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS, explicou que como realizado durante o cronograma anterior, os moradores que quiserem realizar podas deverão programar-se para efetuar este serviço nos dias em que a equipe estiver no local. Os materiais devem deixar os materiais depositados na parte externa de seus terrenos. Os moradores que depositarem galhos em via pública fora do período ficará sujeito à notificação.
A Polícia Militar realizou, na manhã de ontem, a cerimônia de posse do novo comandante da nona região. Durante o ato, o coronel JAILSON FRANZEN repassou o cargo para o tenente coronel, JONAS BINDER. FRANZEN está deixando a região para assumir a chefia do Estado Maior da Polícia Militar de Santa Catarina. BINDER vai acumular o comando da nona região com o décimo primeiro batalhão, ou seja, ele vai comandar a parte administrativa e operacional da PM no extremo-oeste. A cerimônia de ontem contou com a presença do novo comandante geral da Polícia Militar catarinense, coronel AURÉLIO JOSÉ PELOZATO DA ROSA.
Assumir o comando da nona região da Polícia Militar é um novo desafio e uma tarefa muito difícil. A afirmação é do tenente coronel, JONAS BINDER. Ele disse que vai acumular o comando da nona região e do décimo primeiro batalhão até a promoção do major ALCIONES PULGA ao cargo de tenente coronel. Quando isso ocorrer, PULGA vai assumir o batalhão da PM. BINDER disse que um dos principais objetivos na nona região é o projeto da nova sede da nona região no terreno do décimo primeiro batalhão. Ele explicou que o espaço deve ampliar os serviços de apoio e suporte aos policiais militares do extremo-oeste, como por exemplo, consultório médico e odontológico.
O novo comando da PM priorizou a valorização dos policiais que atuam no interior para compor os cargos mais importantes da instituição. O comentário é do novo comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, AURÉLIO JOSÉ PELOZATO DA ROSA. Ele disse que um exemplo disso é a nomeação do coronel JAILSOMN FRANZEN, do extremo-oeste, para a chefia do estado maior da PM. PELOZATO frisou que a ideia é levar as diversidade regional catarinense para o centro de decisões da Polícia Militar.
Depois de prestigiar a troca de comando da nona região de Polícia Militar, o comandante geral da PM, coronel AURÉLIO JOSÉ PELOZATO DA ROSA, esteve em Dionísio Cerqueira. Ele visitou o Centro Integrado de Comando de Controle da fronteira que está sendo instalado. De acordo com o coronel, o projeto, organizado pelo governo federal, é essencial para o desenvolvimento da ordem pública na região. PELOZATO disse que a PM vai desenvolver uma estratégia forte de combate a criminalidade na fronteira porque os crimes transfronteiriços devem ser enfrentado com firmeza pelos órgãos de segurana.
Três homens foram condenados pela morte de VICTOR LOPES e tentativa de assassinato contra RODRIGO HERKERT ocorrido em março de 2021, na BR-163, em Guarujá do Sul. O julgamento dos seis acusados pelo Ministério Público por cometerem o crime aconteceu no Clube Cedrense de São José do Cedro nesta terça-feira. 15 testemunhas ouvidas no júri de ontem. ILÁRIO DA CRUZ teve a pena fixada em 24 anos e seis meses de reclusão. VALCIR DOS SANTOS e GENUIR LAUTÉRIO foram condenados a 18 anos e seis meses. Todos os réus vão iniciar a pena em regime fechado e sem direito de recorrer da decisão em liberdade. O trio foi responsabilizado pelo crime de homicídio duplamente qualificado. Somadas as penas, são mais de 60 anos de reclusão. O júri ainda decidiu absolver outros três réus acusados pelo envolvimento no crime.
O assassinato de VICTOR LOPES aconteceu no dia 20 de março de 2021 em Guarujá do Sul. De acordo com a acusação do Ministério Público, RAFAEL HERKERT e VICTOR LOPES estavam uma moto e foram perseguidos por um carro. Eles foram alvos de seis disparos de arma de fogo, enquanto transitavam na BR 13. VICTOR foi atingido por quatro disparos e morreu na hora. RAFAEL foi baleado, mas sobreviveu. A sessão do júri foi presidida pela Juíza JESSICA EVELYN CAMPOS FIGUEREDO e a acusação do Ministério Público pela promotora de justiça FERNANDA SILVA VILLELA VASCONCELLOS.
A Polícia Civil de Cunha Porã concluiu, na última segunda-feira, o Inquérito Policial que investigou um grave crime de tentativa de homicídio ocorrido em Cunha Porã. O crime aconteceu na madrugada do dia 26 de dezembro do ano passado. Na ocasião, um homem foi encontrado por moradores com múltiplas fraturas no rosto e crânio provocados por golpes de facão. Diante da gravidade das lesões sofridas pela vítima, ela somente foi identificada no dia seguinte, por meio de uma tatuagem no peito. O rosto estava completamente desfigurado e o homem não possuía documentos de identificação. O autor dos fatos, um homem de 32 ano, foi preso no dia 30 de dezembro após a decretação da prisão temporária. O inquérito com indiciamento por tentativa de homicídio foi encaminhado para o Ministério Público.