ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em foco Itapiranga - 18/01/2023

GLOBO EM FOCO – 18/01/23

-CNM CRITICA REAJUSTE DE PISO DE PROFESSORES E ORIENTA PREFEITOS A IGNORAR AUMENTO

-SANTA CATARINA BATE RECORDE NA EXPORTAÇÃO DE CARNE DE PORCO EM 2022

-MUNICÍPIO TERÁ LICITAÇÃO OPARA TRANSPORTE ESCOLAR

-DEPUTADO DEFENDE SAÚDE E INFRAESTRUTURA COMO PRIORIDADES PARA A REGIÃO

-ITAPIRANGA INVESTE EM PROJETO DE CICLOVIA NA SC 163

-EPAGRI REGISTRA NOVAS TENDÊNCIAS EM ATIVIDADES AGRÍCOLAS

-POLÍCIA CONCLUI INVESTIGAÇÃO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO

-RÉUS SÃO CONDENADOS A MAIS DE 60 ANOS DE PRISÃO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é sol e pancadas de chuva à tarde. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 36 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e nove centavos. O euro está valendo cinco reais e 51 centavos. Já o peso argentino está cotado em menos de três centavos.


A queda de um helicóptero em Brovary, nos arredores de Kiev, na Ucrânia, deixou 18 pessoas mortas, incluindo o ministro do Interior do país, o vice-ministro do Interior e o secretário de Estado do Ministério de Assuntos Internos. Entre os mortos há, ainda, três crianças, segundo o governador de Kiev. A região é alvo de ataques russos. Nove dos mortos estavam a bordo do helicóptero. Ainda não se sabe se foi um ataque da Rússia ou um acidente. 22 pessoas ficaram feridas, incluindo 10 crianças.


O ministro das Relações Exteriores da Rússia, SERGEI LAVROV, comparou nesta quarta-feira a atuação dos Estados Unidos e dos países europeus na guerra na Ucrânia com a 'solução final' de ADOLF HITLER para erradicar os judeus da Europa, em referência ao Holocausto. LAVROV, que causou furor internacional no ano passado ao dizer que HITLER tinha origens judaicas, acusou ainda Washington de usar a mesma tática de Napoleão e dos nazistas na tentativa de "destruir a Rússia". O ministro fez ainda novas ameaças à Otan caso a Suécia e a Finlândia integrem a aliança - o que está previsto para acontecer este ano.


A presidente do Peru, DINA BOLUARTE, pediu, nesta terça-feira, às centenas de manifestantes de diversas regiões do país que estão a caminho de Lima para protestar contra o seu governo que o façam em "paz e calma". Um grupo de camponeses chegou a Lima, em caminhões e carros, nesta madrugada e se concentram na praça Manco Cápac. Os manifestantes pedem a renúncia de BOLUARTE, eleições imediatas e a convocação de uma assembleia constituinte. O governo já rejeitou todas essas reivindicações. Em Cusco, dezenas de camponeses em ônibus e caminhões partiram na noite de segunda para a capital. Movimentos similares foram registrados na região de Puno.

A Confederação Nacional dos Municípios criticou nesta terça-feira o reajuste do piso salarial dos professores oficializado pelo Ministério da Educação e, pelo segundo ano seguido, voltou a orientar os gestores municipais a ignorar o aumento anunciado pelo governo federal. Segundo o presidente do CNM, PAULO ZIULKOSKI, o critério de reajuste do piso não tem eficácia legal e persiste a “insegurança jurídica ao vácuo legislativo na definição do novo critério de reajuste”. A entidade afirmou que não foi convidada para discutir nada com o governo federal. Ele disse ainda que os números demonstram a importância do papel da entidade em se colocar contra o aumento e que está aberto a conversar com o governo. Na segunda-feira, por meio de uma portaria, o MEC anunciou o reajuste de quase 15 por cento e o valor passa de três mil 845 reais para quatro mil 420.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA sancionou nesta terça-feira, com seis vetos, o Orçamento para 2023. A sanção foi publicada em edição extra do "Diário Oficial da União", antes da data limite, que era sexta-feira. LULA vetou o artigo que criava uma nova identificação orçamentária para as despesas previstas na PEC da Transição, aprovada pelo Congresso no ano passado. O veto foi um pedido do Ministério do Planejamento e Orçamento, que alegou "aumento de rigidez e de ineficiência no processo de alocação orçamentária", caso o novo identificador tivesse que ser criado. O presidente, atendendo a pedido de seus ministérios, também vetou algumas dotações orçamentárias, ou seja, recursos do orçamento que totalizam quatro bilhões e 200 milhões de reais em despesas propostas. A maior parte, R$ foi do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

O ministro de Minas e Energia, ALEXANDRE SILVEIRA, afirmou nesta terça-feira que estuda instalar câmeras de segurança e utilizar drones para fazer a segurança de torres de transmissão de energia elétrica. SILVEIRA deu a declaração após ter participado de uma reunião com representantes das empresas do setor elétrico, da Agência Nacional de Energia Elétrica e do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Segundo a Aneel, desde o último dia oito, quatro torres foram derrubadas, três em Rondônia e uma no Paraná. Além disso, outras 12 ficaram danificadas, quatro no Paraná, duas em São Paulo e seis em Rondônia.

Santa Catarina é o Estado brasileiro com mais áreas de risco para desastres mapeadas, de acordo com dados do Serviço Geológico do Brasil. São duas mil e 900 áreas identificadas. Em segundo lugar no ranking está o Espírito Santo, com duas mil e 700. Ao todo, há quatro cidades catarinenses com mais regiões suscetíveis à deslizamentos e inundações em todo o país: Brusque na terceira colocação, Joinville em quinto lugar, Lages em décimo sexto e Tubarão na posição 19. Como “área de risco” entende-se regiões suscetíveis à fenômenos naturais e ocupadas por pessoas em vulnerabilidade.


As fortes chuvas que atingem várias regiões de Santa Catarina já deixaram mortos e desaparecidos e um rastro de destruição. Uma criança de quatro anos está entre as vítimas e um bebê de um ano está desaparecido. Na BR-470, em Indaial, uma cratera interdita os dois sentidos da rodovia. A situação mais grave até o momento foi registrada em Rodeio, no Vale do Itajaí. Duas mortes foram registradas e os bombeiros seguem em busca por três desaparecidos. As vítimas são um homem de 30 anos e a criança de 4 anos. Eles estavam em uma casa na região de Diamantina Pico quando um deslizamento de terra atingiu o imóvel. Um bebê de 1 ano, que também estava no local, segue desaparecido.


Santa Catarina exportou 602 mil 104 toneladas de carne de porco em 2022, o maior valor da história, segundo dados da Epagri/Cepa. O crescimento foi de quatro vírgula um por cento em relação ao ano anterior. Em valores, o total arrecadado foi de um bilhão 430 milhões de dólares com as exportações de suínos. Apesar da China, principal destino da carne suína catarinense, ter registrado queda de 10 vírgula seis por cento nas compras, o total foi compensado pelo crescimento das vendas para outros países: Filipinas teve alta 138 por cento em quantidade e 164 por cento em receitas, e Japão teve alta de 80 e 67 por cento, respectivamente.

Deputado defende Saúde e Infraestrutura como prioridades para a região Extremo Oeste. FABIANO DA LUZ afirma que vai cobrar do governo de JORGINHO MELLO investimento significativos nestas áreas. De acordo com ele, é inadmissível ter mais de 100 mil pessoas em filas para cirurgia em Santa Catarina. O Parlamentar destaca a importância do governo estadual realizar investimentos para ampliar especialidades médicas em hospitais da região. FABIANO DA LUZ defende ainda melhorias na infraestrutura com destaque para o projeto relevantes como a construção da ponte sobre o Rio Uruguai, em Itapiranga como condição essencial para o desenvolvimento regional.

Outra bandeira do deputado é o asfaltamento da rodovia 283, trecho de Itapiranga a Mondaí, uma estrada estadual e que recebe investimentos dos municípios no patrolamento. Ele salienta que o Extremo Oeste precisa de atenção e investimentos significativos. FABIANO DA LUZ reconhece que a redução da Banda do Oeste vai exigir maior atuação dos deputados que representam a região. Ele aponta avanços significativos com ações conjuntas e este trabalho unido deve ser mantido independente da sigla partidária. O deputado aguarda a formação de todas as fases da equipe de trabalho de JORGIHO MELLO para fazer projeções da atuação do governo estadual.

Município repassa recursos para a Orquestra de Itapiranga. O Termo de Fomento com a Associação da Orquestra de Itapiranga foi estabelecido no valor de aproximadamente 95 mil reais. Para receber o recurso, a Associação da Orquestra aderiu ao Chamamento Público que estabelece os critérios de incentivo a entidades. Com o valor aportado, será desenvolvido o projeto Educação Musical e Difusão Cultural, seguindo o Plano de Trabalho apresentado e as condições previstas na Lei Municipal.

Falta de empresas interessadas em transporte escolar obriga prefeitura realizar nova licitação. Maior parte dos roteiros estão tendo renovação de contrato. Conforme o responsável pelo transporte escolar de Itapiranga, RICARDO KRAEMER, em quatro trajetos as empresas de coletivo não manifestaram interesse em manter o serviço para o transporte de alunos. A Secretaria da Educação vai lançar edital de licitação para definir responsáveis pelo transporte. KRAEMER alerta que as empresas precisam preencher todas as exigências de legalidade para o transporte de estudantes.

Conforme o responsável pelo transporte escolar de Itapiranga, todos os trajetos serão contemplados. RICARDO KRAEMER afirma que a licitação deve ocorrer ainda durante o mês de janeiro, permitindo que as empresas façam as devidas adequações para prestar o serviço a partir de oito de fevereiro, data que inicia o ano letivo nas redes municipal e estadual de ensino. Conforme KRAEMER a prioridade está na segurança e conforto dos alunos que são contemplados com o transporte escolar.

Itapiranga avança na implantação de ciclovia na margem da SC 163 no acesso à cidade. Projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Itapiranga. Município possui autorização da Secretaria de Estado da Infraestrutura para melhorias ao longo da rodovia. Investimento está previsto no trecho da cidade até as proximidades do frigorifico de abate de suínos da JBS, na localidade de Santa Fé Alta. Conforme o Secretário de Administração de Itapiranga, ARTÊMIO SCALON, relata o interesse em aproveitar material que está sendo retirado para a revitalização da Avenida Uruguai. O grande volume de terra precisa de um destino adequado e o município fez acordo com a empresa que realiza as obras para aterro das margens da SC 163. Conforme o Secretário, ainda precisa ser feita a construção de muro, pavimentação e outros investimentos.

ARTÊMIO SCALON informa que o Departamento de Engenharia da Prefeitura está trabalhando em estudos técnicos. Também está sendo providenciando a retirada de placas de publicidade ao longo da rodovia, além de estudo de impacto ambiental para o corte de árvores. O Secretário de Administração de Itapiranga considera que é preciso aproveitar da melhor forma o material que está disponível. O município já realiza serviços de limpeza das margens da rodovia. ARTÊMIO SCALON cita ainda atuação da equipe do Departamento de Urbanismo em melhorias nas margens da SC 163 no acesso a Itapiranga.

Permanência e rentabilidade nas propriedades agrícolas geram grandes desafios. O Extencionista da Epagri de Itapiranga, agrônomo, MARCELO ROHDEN diz que no momento a tendência é de migração para atividades que exigem menor mão de obra. Ele aponta um novo cenário e uma tendência de produção para permitir sucessão familiar e renda adequada. Algumas atividades econômicas na agricultura estão sento extintas. O agrônomo relata que a maior redução está na produção de fumo, que foi de grande destaque no município e atualmente restam poucos produtores em algumas comunidades. As propriedades agrícolas na região não atingem escala mínima para incluir a mecanização no plantio do tabaco e com isso os fumicultores abandonam a atividade. Em outras regiões ocorre a integração com plantio acima de 200 mil pés de fumo por propriedade.

Segundo MARCELO ROHDEN, o cultivo de feijão já não possui mais lavoura comercial em Itapiranga. O sistema de serviço braçal esbarra na falta de mão de obra e também não consegue competividade com lavouras mecanizadas em outros estados do Brasil. O agrônomo destaca ainda a redução acentuada de propriedades com atividade leiteira. A produção geral está em constante crescimento, porém com grande concentração de vacas em sistemas de confinamento. MARCELO ROHDEN afirma que nos últimos anos o abandono na atividade leiteira foi de forma marcante. Estiagens seguidas, exigências de seguir normativas, alto custo de produção e falta de mão de obra estão entre os fatores que levam a falência de pequenas propriedades agrícolas.

Itapiranga mantém tendência de menor área de plantio de milho. Os motivos para este novo cenários estão no alto custo de produção, estiagem e ataque de pragas, em especial a Cigarrinha. O Extencionista da Epagri relata aumento na produção de soja e também implantação de pastagem. Conforme MARCELO ROHDEN, isso ocorre em virtude de migração para a criação de gado de corte. Várias propriedades agrícolas estão aderindo ao rebanho de gado destinado ao abate e utilizam como base a pastagem. MARCELO ROHDEN chama atenção que seguem aumento na produção de suínos. Novas granjas estão sendo implantadas.

Polícia Civil de Cunha Porã conclui investigação de tentativa de homicídio. A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia de Cunha Porã, concluiu na última segunda-feira, o Inquérito Policial que investiga um grave crime de tentativa de homicídio ocorrido em Cunha Porã na madrugada do dia 26 de dezembro do ano passado, ocasião em que um homem foi encontrado por moradores com múltiplas fraturas no rosto e crânio provocados por golpes de facão. Diante da gravidade das lesões sofridas pela vítima, ela somente foi identificada no dia seguinte, por meio de uma tatuagem no seu peito, pois estava com o rosto completamente desfigurado e não possuía documentos de identificação.

Polícia Civil e Polícia Militar trabalharam para identificar o autor do crime e concluíram que um homem de 32 anos foi o autor. Ele foi preso pela Polícia Civil de Maravilha no dia 30 de dezembro, após decretação de sua prisão temporária representada pela delegado de Cunha Porã. O criminoso tentou apagar provas e coagiu testemunhas, cometendo assim, além do crime de tentativa de homicídio, o crime de fraude processual. Além disso, uma testemunha foi indiciada ao final da investigação pelo crime de falso testemunho, pois prestou depoimento falso, não revelando a verdade sobre os fatos presenciados.

A Polícia Militar realizou ontem a cerimônia de posse do novo comandante da nona Região de Polícia Militar de Fronteira. Durante o ato, o Coronel JAILSON FRANZEN repassou o cargo para o Tenente-coronel, JONAS BINDER. FRANZEN está deixando a região para assumir a chefia do Estado Maior da Polícia Militar de Santa Catarina. BINDER vai acumular o comando da nona região com o décimo primeiro batalhão, ou seja, ele vai comandar a parte administrativa e operacional da PM no Extremo Oeste. A cerimônia contou com a presença do novo Comandante Geral da Polícia Militar Catarinense, Coronel AURÉLIO JOSÉ PELOZATO DA ROSA.

Réus do caso VICTOR são condenados a mais de 60 anos de prisão. Três homens foram condenados pela morte de VICTOR LOPES e tentativa de assassinato contra RODRIGO HERKERT ocorrido em março de 2021, na BR-163, em Guarujá do Sul. O julgamento dos seis acusados pelo Ministério Público por cometerem o crime aconteceu no Clube Cedrense em razão do número de pessoas envolvidas. Foram ao menos 15 testemunhas ouvidas no processo. ILÁRIO DA CRUZ teve a pena fixada em 24 anos e seis meses de reclusão. VALCIR DOS SANTOS e GENUIR LAUTÉRIO, ambos condenados a 18 anos e seis meses cada. Todos em regime inicial fechado e sem direito de recorrer da decisão em liberdade. O trio foi responsabilizado pelo crime de homicídio duplamente qualificado. Somadas as penas, são mais de 60 anos de reclusão.

O júri ainda decidiu absolver outros três réus acusados pelo envolvimento no crime. Dentre eles, estavam duas mulheres e outro homem. O julgamento encerrou às três horas e 20 minutos da madrugada desta quarta-feira. A sessão durou mais de 19 horas. O processo foi presidido pela juíza JESSICA FIGUEREDO e a acusação do Ministério Público foi feita pela doutora Fernanda Vasconcellos. RAFAEL HERKERT e VICTOR LOPES foram alvos de, ao menos, seis disparos de arma de fogo enquanto transitavam com uma moto pela BR-163. Sendo que quatro disparos atingiram VICTOR, que morreu na hora e outros dois atingiram RAFAEL que, apesar dos ferimentos, sobreviveu.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.