ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco Cedro - 18/01/2023

-CNM ORIENTA PREFEITOS A IGNORAR REAJUSTE DE PISO DE PROFESSORES

-ESTADO BATE RECORDE NA EXPORTAÇÃO DE CARNE DE PORCO EM 2022

-IGREJA CATÓLICA FAZ PEREGRINAÇÃO ATÉ O SANTUÁRIO DE APARECIDA

-PREFEITOS DEVEM PEDIR AO GOVERNADOR A VOLTA DO PLANO MIL

-EXECUTIVO REÚNE SECRETARIADO PARA DISCUTIR PRIORIDADES DO ANO

-PREFEITURA QUER AMPLIAR COBERTURA DA INTERNET NO MEIO RURAL

-DEPARTAMENTO BUSCA SOLUCIONAR DANOS CAUSADOS PELA CHUVARADA

-CASA FAMILIAR PRETENDE SEGUIR COM PROJETOS DESENVOLVIDOS EM 2022

-CONDER PARTICIPA NESTE MÊS DE EVENTO VOLTADO AO MEIO AMBIENTE

-ACUSADOS PELA MORTE DE JOVEM SÃO CONDENADOS A MAIS DE 60 ANOS

O tempo é de sol entre nuvens. A previsão é de condições instáveis podendo ocorrer pancadas de chuva a partir da tarde. A mínima desta manhã foi de 19 graus e a máxima para hoje deve ser de 30 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e nove centavos. O euro está valendo cinco reais e 51 centavos. Já o peso argentino está cotado em menos de três centavos.

A queda de um helicóptero em Brovary, nos arredores de Kiev, na Ucrânia, deixou 18 pessoas mortas, incluindo o ministro do Interior do país, o vice-ministro do Interior e o secretário de Estado do Ministério de Assuntos Internos. Entre os mortos há, ainda, três crianças, segundo o governador de Kiev. A região é alvo de ataques russos. Nove dos mortos estavam a bordo do helicóptero. Ainda não se sabe se foi um ataque da Rússia ou um acidente. 22 pessoas ficaram feridas, incluindo 10 crianças.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, SERGEI LAVROV, comparou nesta quarta-feira a atuação dos Estados Unidos e dos países europeus na guerra na Ucrânia com a 'solução final' de ADOLF HITLER para erradicar os judeus da Europa, em referência ao Holocausto. LAVROV, que causou furor internacional no ano passado ao dizer que HITLER tinha origens judaicas, acusou ainda Washington de usar a mesma tática de Napoleão e dos nazistas na tentativa de "destruir a Rússia". O ministro fez ainda novas ameaças à Otan caso a Suécia e a Finlândia integrem a aliança - o que está previsto para acontecer este ano.

A presidente do Peru, DINA BOLUARTE, pediu, nesta terça-feira, às centenas de manifestantes de diversas regiões do país que estão a caminho de Lima para protestar contra o seu governo que o façam em "paz e calma". Um grupo de camponeses chegou a Lima, em caminhões e carros, nesta madrugada e se concentram na praça Manco Cápac. Os manifestantes pedem a renúncia de BOLUARTE, eleições imediatas e a convocação de uma assembleia constituinte. O governo já rejeitou todas essas reivindicações. Em Cusco, dezenas de camponeses em ônibus e caminhões partiram na noite de segunda para a capital. Movimentos similares foram registrados na região de Puno.

A Confederação Nacional dos Municípios criticou nesta terça-feira o reajuste do piso salarial dos professores oficializado pelo Ministério da Educação e, pelo segundo ano seguido, voltou a orientar os gestores municipais a ignorar o aumento anunciado pelo governo federal. Segundo o presidente do CNM, PAULO ZIULKOSKI, o critério de reajuste do piso não tem eficácia legal e persiste a “insegurança jurídica ao vácuo legislativo na definição do novo critério de reajuste”. A entidade afirmou que não foi convidada para discutir nada com o governo federal. Ele disse ainda que os números demonstram a importância do papel da entidade em se colocar contra o aumento e que está aberto a conversar com o governo. Na segunda-feira, por meio de uma portaria, o MEC anunciou o reajuste de quase 15 por cento e o valor passa de três mil 845 reais para quatro mil 420.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA sancionou nesta terça-feira, com seis vetos, o Orçamento para 2023. A sanção foi publicada em edição extra do "Diário Oficial da União", antes da data limite, que era sexta-feira. LULA vetou o artigo que criava uma nova identificação orçamentária para as despesas previstas na PEC da Transição, aprovada pelo Congresso no ano passado. O veto foi um pedido do Ministério do Planejamento e Orçamento, que alegou "aumento de rigidez e de ineficiência no processo de alocação orçamentária", caso o novo identificador tivesse que ser criado. O presidente, atendendo a pedido de seus ministérios, também vetou algumas dotações orçamentárias, ou seja, recursos do orçamento que totalizam quatro bilhões e 200 milhões de reais em despesas propostas. A maior parte, R$ foi do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

O ministro de Minas e Energia, ALEXANDRE SILVEIRA, afirmou nesta terça-feira que estuda instalar câmeras de segurança e utilizar drones para fazer a segurança de torres de transmissão de energia elétrica. SILVEIRA deu a declaração após ter participado de uma reunião com representantes das empresas do setor elétrico, da Agência Nacional de Energia Elétrica e do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Segundo a Aneel, desde o último dia oito, quatro torres foram derrubadas, três em Rondônia e uma no Paraná. Além disso, outras 12 ficaram danificadas, quatro no Paraná, duas em São Paulo e seis em Rondônia.

Santa Catarina é o Estado brasileiro com mais áreas de risco para desastres mapeadas, de acordo com dados do Serviço Geológico do Brasil. São duas mil e 900 áreas identificadas. Em segundo lugar no ranking está o Espírito Santo, com duas mil e 700. Ao todo, há quatro cidades catarinenses com mais regiões suscetíveis à deslizamentos e inundações em todo o país: Brusque na terceira colocação, Joinville em quinto lugar, Lages em décimo sexto e Tubarão na posição 19. Como “área de risco” entende-se regiões suscetíveis à fenômenos naturais e ocupadas por pessoas em vulnerabilidade.

As fortes chuvas que atingem várias regiões de Santa Catarina já deixaram mortos e desaparecidos e um rastro de destruição. Uma criança de quatro anos está entre as vítimas e um bebê de um ano está desaparecido. Na BR-470, em Indaial, uma cratera interdita os dois sentidos da rodovia. A situação mais grave até o momento foi registrada em Rodeio, no Vale do Itajaí. Duas mortes foram registradas e os bombeiros seguem em busca por três desaparecidos. As vítimas são um homem de 30 anos e a criança de 4 anos. Eles estavam em uma casa na região de Diamantina Pico quando um deslizamento de terra atingiu o imóvel. Um bebê de 1 ano, que também estava no local, segue desaparecido.

Santa Catarina exportou 602 mil 104 toneladas de carne de porco em 2022, o maior valor da história, segundo dados da Epagri/Cepa. O crescimento foi de quatro vírgula um por cento em relação ao ano anterior. Em valores, o total arrecadado foi de um bilhão 430 milhões de dólares com as exportações de suínos. Apesar da China, principal destino da carne suína catarinense, ter registrado queda de 10 vírgula seis por cento nas compras, o total foi compensado pelo crescimento das vendas para outros países: Filipinas teve alta 138 por cento em quantidade e 164 por cento em receitas, e Japão teve alta de 80 e 67 por cento, respectivamente.

A Polícia Militar realizou, na manhã de ontem, a cerimônia de posse do novo comandante da nona região. Durante o ato, o coronel JAILSON FRANZEN repassou o cargo para o tenente coronel, JONAS BINDER. FRANZEN está deixando a região para assumir a chefia do Estado Maior da Polícia Militar de Santa Catarina. BINDER vai acumular o comando da nona região com o décimo primeiro batalhão, ou seja, ele vai comandar a parte administrativa e operacional da PM no extremo-oeste. A cerimônia de ontem contou com a presença do novo comandante geral da Polícia Militar catarinense, coronel AURÉLIO JOSÉ PELOZATO DA ROSA.

Os contribuintes que tiveram rendimento tributável acima de 28 mil 559 reais com 70 centavos no ano passado deverão enviar a declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física em 2023. A informação é do contabilista de São José do Cedro, EDEMIR RINALDI. Como a tabela usada para calcular os descontos não foi alterada para este ano em exercício até agora, devem ser usados os mesmos valores de base do ano passado. Sem a correção da tabela desde 2015, os brasileiros que ganham um salário mínimo e meio, ou seja, mil 953 reais, terão que pagar o Imposto de Renda neste ano, já que a faixa de isenção é para aqueles que ganham até mil 903 reais com 98 centavos por mês. Antes de tomar posse, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA prometeu a correção da faixa de isenção da tabela do Imposto de Renda das Pessoas Físicas para cinco mil reais. O ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, sinalizou que a correção da faixa de isenção da tabela só entrará em vigor no ano que vem.

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional – CONDER, vai participar neste mês de um evento voltado ao meio ambiente. A informação é do diretor do programa Gestão Ambiental do Conder, JOSÉ MORA. O objetivo do evento é repassar orientações sobre as responsabilidades e também sobre as funções das cidades catarinenses em relação ao tema do meio ambiente. A programação está sendo organizada pela Federação Catarinense dos Municípios em parceria com o Instituto do Meio Ambiente, Consema e parcerias regionais como, por exemplo, o próprio Conder. A capacitação é voltada para os técnicos dos municípios da Ameosc e também da Amerios. De acordo com ele, trata-se de uma capacitação que será realizada na sexta-feira da próxima semana, em São Miguel do Oeste. O evento será na Câmara de Vereadores a partir das duas horas da tarde com término previsto para às seis horas da tarde. O tema do encontro será sobre gestão ambiental e o impacto local, abordando também sobre a autonomia dos municípios.

Os municípios de Santa Catarina possuem um grande desafio nas questões ambientais e isso se mostra, principalmente, nos processos relacionados a esse setor. A declaração é do diretor do programa Gestão Ambiental do Conder, JOSÉ MORA. Ele falou que a principal dificuldade é equilibrar os três pontos que sustentam o processo ambiental que são o desenvolvimento ambiental, social e também econômico. Ele ainda citou que alguns licenciamentos ambientais acabam gerando algum dano para o meio ambiente e o grande desafio é reverter essa questão em benefícios sociais e também econômicos para a região Extremo-Oeste catarinense. Para MORA, é necessário trabalhar em projetos que causam impacto em toda a região, como por exemplo, a educação ambiental.

A Casa Familiar Rural de São José do Cedro vai abrir a segunda fase das matrículas para o ano letivo de 2023. Entre os dias 23 e 25 deste mês os interessados podem se inscrever para o Ensino Médio com a formação em técnico Agropecuário. A informação é da diretora, OLÍVIA LUNKES. Aos alunos interessados em ingressar nas aulas, pede que se façam presentes no educandário no período de matrícula munidos de Certidão de Nascimento do aluno, Comprovante de Residência, CPF e Identidade do aluno e dos pais ou responsáveis. A retomada do ano letivo está prevista para o dia Primeiro de Fevereiro com a volta dos trabalhos por parte dos professores. Até o dia 8 do mesmo mês, os professores farão o planejamento das atividades que vão marcar as primeiras semanas da volta às aulas. Os alunos do primeiro e segundo ano serão os primeiros a voltarem com os estudos este ano. Na semana posterior, a casa familiar vai receber os estudantes do terceiro ano. A abertura da segunda chamada se deve a decisão do governo de Santa Catarina.

O quadro de professores e orientadores da Casa Familiar Rural de São José do Cedro é formado apenas por profissionais temporários, sem nenhum efetivo. A diretora OLÍVIA LUNKES, falou que mesmo assim há professores que já está há mais de 15 anos na unidade escolar e até o retorno das aulas o quadro estará completo como nos anos anteriores. Com isso, a diretora garantiu que a maioria dos projetos desenvolvidos em 2022 vai retornar para o plano de trabalho no intuito de garantir melhor conhecimento dos alunos. Entre os projetos, ela citou o trabalho desenvolvido com o Semae em relação ao lodo e que vem dando certo. Há novos projetos que também serão executados ao longo de 2023.

O novo governo de Santa Catarina deve continuar com as políticas voltadas aos programas Troca-Troca. Por meio dos programas, os agricultores conseguem bem desempenhar a atividade agrícola. Caso ocorra a suspensão, o setor poderá enfrentar sérios problemas. O extensionista da Epagri de Anchieta JACIR STRAPAZZON, falou que principal é o troca-troca de sementes e calcário, que tem a finalidade de amenizar a falta de milho no Estado, que consome bem mais o grão do que produz. Geralmente esses programas começam em abril. Ele acredita que o novo secretário de Agricultura de Santa Catarina, que é agrônomo da região de Xanxerê, dê continuidade às políticas importantes. O extensionista ainda falou que os programas do governo do Estado irão continuar esse ano, mas sem muitas mudanças. Em Anchieta, a procura pelos programas é grande e a cada ano aumenta. No ano passado a Epagri conseguiu atender todos os pedidos de calcário, mas, no troca- troca de milho sempre falta produto para distribuir.

Palma Sola está desenvolvendo políticas públicas para incentivar a permanência do jovem no campo. Todas as ações que são feitas pela secretaria de Agricultura com objetivo de auxiliar e tentar manter, principalmente, os jovens no interior. A afirmação é do secretário CLAUDINEI SCHEIN. A evasão dos jovens acontece há anos em Palma Sola e em municípios da região, pois eles vão à procura de emprego ou de faculdades em centros maiores. Como uma das formas de tentar amenizar essa situação, o objetivo é implantar o programa de internet rural em mais comunidades do município, atendendo 100 por cento dessas áreas. Conforme ele, muitos agricultores estão estáveis financeiramente, mas não têm tempo para lazer, como os trabalhadores da cidade. O que provoca desistência da atividade por parte dos jovens. Os produtores de leite, grãos e criadores de animais precisam estar sempre atuando nesses setores, pois eles não param. Na avaliação dele, é preciso levar mais entretenimento para o campo para uma melhor qualidade de vida dos agricultores.

O departamento de Infraestrutura de Anchieta ainda enfrenta dificuldades para solucionar os estragos causados pelas chuvas ainda em outubro passado. A afirmação é do diretor, MÁRIO SIGNOR. A demanda por serviços é crescente no município e o poder público tenta solucionar o impasse enfrentado. As chuvaradas constantes também dificultam a solução dos problemas recentes, quanto mais ainda os antigos gargalos. Grande parte da equipe segue no período de férias, retornando apenas nos próximos dias, enquanto isso, o departamento se vira conforme consegue para resolver as situações. Ao menos 12 comunidades rurais foram socorridas pela equipe em apenas duas semanas, o que dificulta seguir o que é definido num cronograma. Em razão disso, fica difícil executar serviços em uma determinada região para deixar adequado. Contudo, ele destacou que estes são os percalços atravessados pelo departamento de Anchieta, bem como de demais municípios da região. Os serviços estão empenhando esforços para atender todas as demandas.

Os serviços do departamento de Infraestrutura vão ter sequência durante esta semana para resolver os entraves atravessados em Anchieta. O diretor MÁRIO SIGNOR, falou que durante esta semana os serviços foram concentrados na recuperação de uma ponte na Linha São Paulo. A ponte é importante para permitir o despacho de caminhões que vai sentido a São Geraldo e ao município de Romelândia. Questionado sobre os principais pontos a serem melhorados, o diretor citou um trecho na comunidade de Linha Vargem Bonita, Linha Unida e a Linha Taquaruçu. Na divisão com Barra Bonita também houve registros de danos no sistema de drenagem. As recentes chuvas danificaram os trechos, conforme agricultores. Em breve, conforme o diretor, as máquinas da secretaria de Obras serão empenhadas até as comunidades para solucionar os problemas. MÁRIO ainda citou que, embora os problemas sejam pontuais, geram bastante correria para os servidores. Espera-se que o tempo melhore nos próximos dias, visto que a instabilidade atrapalha as obras.

A secretaria de Saúde de São José do Cedro vai disponibilizar transporte para pessoas que queiram fazer doação de sangue junto ao Hemosc de Chapecó. O transporte ocorrerá no próximo dia 24 de Janeiro. Os interessados podem procurar a Sala de Vacinas da secretaria e fazer seu agendamento. De acordo com a responsável pelo agendamento DÉBORA PALU, o município tem ao menos 100 pessoas que são doadoras frequentes. Na avaliação dela, esse número poderia ser muito maior, por esse motivo a secretaria de Saúde trabalha disponibilizando transporte para que novas pessoas sejam doadoras de sangue. Para poder realizar a doação, a pessoa precisa respeitar uma série de exigências, dentre elas, não estar gripado, resfriado ou em processo alérgico. O candidato deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados. Pesar acima de 50 quilos e ter entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Doadores entre 16 e 17 anos, são aceitos mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal.

Nos próximos dias, o Executivo de Palma Sola vai reunir seu secretariado para discutir e planejar prioridades para serem desenvolvidas no decorrer do ano. A informação é da assessora de Gestão, IZABEL VISSOTO. A municipalidade pretende estabelecer diversas frentes de trabalhos para contemplar todos os setores da administração pública. Entre elas, destaca-se o parque de máquinas que precisa de novas aquisições de maquinários. O setor da saúde seguirá sendo outra prioridade do governo municipal. Para dar conta dos investimentos é necessário que o poder público tenha uma organização financeira e que atenda as próximas demandas. Para isso, é preciso planejar a busca de recursos externos para garantir custeio de obras, bem como de eventuais contrapartidas financeiras que venham surgir no meio do caminho. Nesse sentido, o governo municipal vai reunir a equipe para traçar metas dentro de cada secretaria, visto que todas elas possuem demandas importantes. No entanto, é preciso de um consenso sobre os investimentos.

O novo Plano Diretor, que já foi entregue à Câmara de Vereadores de Palma Sola há algumas semanas, segue na análise das comissões. A assessora de Gestão IZABEL VISSOTO, falou sobre a importância deste plano no desenvolvimento do município pelos próximos 10 anos. Foram necessários ao menos 36 encontros públicos e quatro audiências públicas para tratar sobre a elaboração. Ao ser implantado, o Plano Diretor vai garantir diretrizes e metas para novas ampliações, direcionando para um crescimento ordenado de Palma Sola. Acredita-se que isso também venha atrair novos investidores para os parques industriais. O Código de Obras e de Posturas também foi atualizado e submetido a análise. A atualização das Metas de Saneamento Básico também será pauta das próximas reuniões em Palma Sola para atender às normas estabelecidas pelo governo. Palma Sola já fornece água potável para 99 por cento da população, no entanto, o tratamento de esgoto cobre 20 por cento dela. Em razão disso, essa está entre as prioridades do governo municipal.

A audiência entre o Consórcio de Desenvolvimento Regional – CONDER e a Ameosc com o governador de Santa Catarina, JORGINHO MELLO, prevista para o final deste mês, será para tratar sobre o Plano Mil desenvolvido no mandato de CARLOS MOISÉS. A informação é do presidente do Conder e prefeito de Guaraciaba, VANDECIR DORIGON. O repasse de recursos do Plano Mil para às prefeituras foi suspenso por meio de uma portaria assinada no final do ano passado. O documento prevê que os convênios com as prefeituras que não tiveram a primeira parcela, ou a parcela única, paga até o final de 2022, não sejam mais repassados. A portaria ainda cita que a decisão leva em conta a redução na arrecadação de ICMS e a “nova realidade orçamentária do Estado”. O ex-governador disse que a suspensão foi em razão da Lei de Responsabilidade Fiscal, considerando que o Plano Mil teria prazo de duração de cinco anos.

A suspensão do Plano Mil pode causar problemas para as prefeituras do Extremo-Oeste de Santa Catarina que estavam aguardando esses recursos para investimentos, principalmente na área de infraestrutura. A afirmação é do presidente do Conder, VANDECIR DORIGON. Em novembro passado, o Ministério Público recomendou que o governador suspendesse os repasses do Plano Mil por considerá-lo inconstitucional. Ele ainda falou que não há uma informação exata sobre quantas prefeituras estão nessa condição e quais são os valores totais. A maior preocupação é com os municípios que já licitaram as obras e já assinaram os contratos com as empresas para a execução dos projetos. Além de pedir a retomada dos repasses, os prefeitos também devem solicitar que o novo governador mantenha o Plano Mil ou apresente um novo programa para atender as necessidades dos municípios catarinenses. DORIGON disse que JORGINHO já foi prefeito e sabe que a administração municipal precisa do apoio do Estado para se desenvolver.

A igreja Católica de São José do Cedro iniciou mais uma peregrinação até o Santuário de Aparecida, até a cidade de Aparecida, no Estado de São Paulo. A informação é do padre, SÉRGIO MELZ. Ao menos 40 fiéis participam do ato religioso. A peregrinação também faz parte da celebração dos 60 anos da matriz ainda no ano passado, mas como à época era de casos de Dengue e Covid muitos não conseguiram cumprir a promessa e pediram ao padre que fizesse este ano – o que está sendo feito. O cronograma também conta com uma parada na Canção Nova, onde os fiéis participam de uma missa. Na cidade de Cachoeira Paulista encontra-se esta sede da comunidade católica Canção Nova, considerada um Território Eucarístico e que atrai a visita de milhares de fiéis todos os anos. No local, encontra-se também o Santuário do Pai das Misericórdias. Mais tarde será visitada a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, bem como uma viagem de barco onde foi encontrada uma santa por pescadores.

O roteiro de viagem até Aparecida, Estado de São Paulo, vai contemplar uma participação especial na missa que é transmitida pela televisão aberta. O padre SÉRGIO MELZ, falou que os peregrinos com ele participam da celebração às nove da manhã desta quinta-feira. Os 40 peregrinos, segundo o pároco, estarão vestidos de brancos para acompanhar o momento especial. Como a visita está sendo feita em dia útil, acredita-se que o número de devotos seja menor do que normalmente seria. Por isso, o pároco falou que a cada momento e lugar será muito bem aproveitado pelos peregrinos. MELZ falou que o retorno deles está previsto para acontecer na quinta à noite, chegando de volta à São José do Cedro na sexta-feira. Na avaliação do pároco, todos estes momentos são de grande valia para os devotos.

Três homens foram condenados pela morte de VICTOR LOPES e tentativa de assassinato contra RODRIGO HERKERT ocorrido em março de 2021, na BR-163, em Guarujá do Sul. O julgamento dos seis acusados pelo Ministério Público por cometerem o crime aconteceu no Clube Cedrense em razão do número de pessoas envolvidas. Foram ao menos 15 testemunhas ouvidas no processo. As prisões decorreram de investigação realizada pela Polícia Civil. Durante as investigações foi apurado que o veículo de um dos suspeitos foi alvejado por disparo de arma de fogo, pouco mais de uma hora antes dos fatos, na comunidade "Casarão", em Guarujá. Após isso, os investigados passaram a fazer uma caçada pelo local e acabaram perseguindo e alvejando os dois jovens que acabaram atingidos, mesmo sem ter nenhuma relação com os eventos anteriores. Um deles acabou falecendo e o outro sobreviveu.

O réu ILÁRIO DA CRUZ teve a pena fixada em 24 anos e seis meses de reclusão. VALCIR DOS SANTOS e GENUIR LAUTÉRIO, ambos condenados a 18 anos e seis meses cada. Todos em regime inicial fechado e sem direito de recorrer da decisão em liberdade. O trio foi responsabilizado pelo crime de homicídio duplamente qualificado. Somadas as penas, são mais de 60 anos de reclusão. O júri ainda decidiu absolver outros três réus acusados pelo envolvimento no crime. Dentre eles, estavam duas mulheres e outro homem. O julgamento encerrou próximo das três e 20 desta madrugada. A sessão tinha começado às oito da manhã de terça e durou mais de 19 horas. O processo foi presidido pela juíza JESSICA FIGUEREDO e a acusação do Ministério Público foi feita pela doutora FERNANDA VASCONCELLOS.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.