ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 18 01 2022

-GOVERNO FEDERAL INICIA HOJE PAGAMENTO DO AUXÍLIO BRASIL E DO AUXÍLIO GÁS

-SANTA CATARINA TEM QUEDA NOS CASOS ATIVOS DE COVID-19 APÓS 21 DIAS DE ALTA

-SMOESTE REGISTRA MENOS NASCIMENTOS E MAIS MORTES EM 2021

-FISCALIZAÇÃO PARA CUMPRIMENTO DAS MEDIDAS SANITÁRIAS SEGUE NO COMÉRCIO

-MUNICÍPIO INICIA SEMANA COM MAIS DE 400 CASOS ATIVOS DE COVID-19

-COLISÃO SEGUIDA DE CAPOTAMENTO DEIXA TRÊS FERIDOS NA BR-163

-IDENTIFICADA VÍTIMA FATAL DE ACIDENTE NA BR-158

O tempo na região Extremo Oeste é de sol e calor. A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 22 graus e a máxima para hoje deve ser de 37 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 53 centavos. O euro está valendo seis reais e 29 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.

O governo do Peru decidiu isolar três praias da província de Callao, devido a um vazamento de petróleo atribuído a ondas incomuns registradas após a erupção vulcânica em Tonga. O anuncio foi feito nesta segunda-feira pelo Ministério do Meio Ambiente. Segundo o orgão, a empresa que causou o vazamento pode receber uma multa de 34 milhões e meio de dólares, cerca de 190 milhões de reais. O acidente, já controlado, ocorreu no último sábado, nas praias da província peruana de Callao.

Ao menos 26 pessoas morreram e várias ficaram feridas em um terremoto que nesta segunda-feira abalou o Oeste do Afeganistão. As pessoas morreram com a queda do telhado de suas casas em Qadis, cidade da província ocidental de Badghis. A magnitude do terremoto foi de cinco vírgula três, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos que inicialmente reportou uma magnitude de cinco vírgula seis. Além disso, várias pessoas ficaram feridas no terremoto que também causou danos no distrito de Muqr, na mesma província.

A principal autoridade sanitária do Canadá aprovou o uso de um tratamento desenvolvido pela Pfizer contra a Covid-19. O premiê canadense anunciou a compra de um lote do medicamento chamado Paxlovid, suficiente para tratar um milhão de pessoas. Ele informou ainda que 30 mil tratamentos já chegaram ao país, enquanto outros 120 mil são esperados até o fim de março. A pílula contra Covid-19 da Pfizer reduz em 89 por cento o risco de hospitalização ou morte em adultos considerados de alto risco, segundo dados dos ensaios clínicos, que ainda não foram revisados por outros cientistas. O medicamento foi aprovado pelas autoridades sanitárias dos Estados Unidos e do Reino Unido.

A Agência Nacional de Aviação Civil autorizou a Azul e a Gol a voar com menos comissários de bordo nos aviões, passando de quatro para três profissionais. A Latam fez o mesmo pedido e aguarda resposta da agência. Na prática, a medida obriga as empresas a reacomodarem passageiros em outros voos, isso porque haverá limite de até 150 assentos em aviões com capacidade para até 186 pessoas. Juntas, as três empresas detêm 98 vírgula dois por cento do mercado doméstico de aviação no Brasil. Os pedidos das companhias aéreas estão relacionadas ao avanço da variante Ômicron, que tem causado afastamento de tripulantes das escalas de voo e cancelamentos de voos.

As famílias que tentaram alugar um imóvel para morar em 2021 viram o preço das locações subir três vírgula 87 por cento. Os dados são do Índice FipeZap que acompanha o comportamento do preço médio do aluguel de imóveis residenciais em 25 cidades brasileiras. A variação ocorreu após seis altas consecutivas do indicador divulgado nesta terça-feira, onde consta que o mês de dezembro fechou com elevação de zero vírgula oito por cento do valor cobrado pelas locações. Diante da alta, o preço médio da locação encerrou o mês de dezembro em 31 reais com 51 centavos por metro quadrado. Dessa forma, para morar em uma casa com 65 metros quadrados seria necessário desembolsar mais de dois mil reais mensais.

O Auxílio Brasil vai começar a ser pago nesta terça-feira a 17 vírgula cinco milhões de pessoas após a inclusão de três milhões de famílias a partir deste mês. Vão receber hoje os integrantes do programa com o Número de Identificação Social final um. O calendário vai até o dia 31 para as pessoas com NIS final zero. Além do repasse mínimo de 400 reais, cinco vírgula quatro milhões de beneficiários receberão o Auxílio Gás. O valor de 52 reais corresponde a 50 por cento da média do preço do botijão de gás de 13 quilos. Esse dinheiro será concedido a cada dois meses, por cinco anos. O investimento para o pagamento do Auxílio Brasil supera sete vírgula um bilhões de reais.

A criminalidade violenta está em queda em Santa Catarina. No ano de 2021, os números de mortes violentas, roubos e furtos de veículos foram os menores índices da série histórica, iniciada em 2008 no Estado. Os dados foram apresentados pelo Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial durante uma coletiva de imprensa na tarde de ontem em Florianópolis. No caso das mortes violentas que levam em consideração homicídios, latrocínios, lesão corporal seguida de morte e confrontos com a polícia, a diminuição foi de quase 10 por cento, o que significou 72 mortes a menos. Em relação aos homicídios, a queda foi de oito vírgula seis por cento no índice proporcional e os roubos caíram dois vírgula sete por cento e os roubos e furtos de veículo diminuíram dois vírgula dois por cento.

Mais de 360 mil infrações foram flagradas nas rodovias estaduais de Santa Catarina em 2021. O dado está em um levantamento feito pela Polícia Militar Rodoviária que mostra um crescimento de cinco por cento nas multas aplicadas no ano passado em relação ao anterior. O excesso de velocidade foi o erro mais cometido pelos condutores e flagrado pelos agentes nas estradas catarinenses com 143 mil atuações. Transitar com o farol apagado foi outra infração que rendeu prejuízo financeiro e alguns pontos a menos na carteira dos motoristas no estado com 47 mil multas aplicadas. Na sequência, vem a não utilização do cinto de segurança, com 35 vírgula cinco mil autuações. Já conduzir veículos com lâmpada queimada ou problema no sistema de iluminação vem em quarto lugar com 21 vírgula seis mil autuações.

Após 21 dias com alta nos números, Santa Catarina voltou a registrar queda na quantidade de casos ativos da Covid-19. Atualmente, o estado conta com 43 mil, 213 pessoas infectadas com o vírus. O número é cinco vírgula 88 por cento menor que o registrado na última sexta-feira onde o estado registrou o maior índice de pessoas infectadas desde o começo da pandemia. Os números já haviam registrado uma redução durante o fim de semana e representam uma queda de dois vírgula 49 por cento. A última vez que Santa Catarina apresentou queda no índice foi em 22 de dezembro, quando eram mil, 926 ativos. Atualmente, 278 municípios catarinenses têm casos ativos da Covid-19, sendo que Florianópolis lidera a lista com nove mil 586, seguida de Joinville, com três mil e 18 casos e Chapecó, com dois mil, 395 casos.

O ex-prefeito de São José do Cedro e atual presidente da Cidasc, PLÍNIO DE CASTRO, sofreu um aneurisma cerebral nesta segunda-feira. Na madrugada de ontem ainda ele precisou de atendimento médico no hospital de São José do Cedro, porém, após avaliação, foi transferido para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste onde passou por exames neurológicos. Na tarde de ontem ainda ele foi transferido para o Hospital Regional de Chapecó onde realizou mais exames. Após o diagnóstico de aneurisma cerebral, ele passou por um procedimento para retirada do coágulo no cérebro. Segundo a equipe médica, o quadro atual de saúde é estável e PLÍNIO DE CASTRO se recupera ao lado de familiares.

O prefeito de São Miguel do Oeste WILSON TREVISAN reassumiu na manhã de hoje o comando da prefeitura. Ao todo, ele ficou 15 dias de férias e nesse período, o vice-prefeito, EDNILSON ZANARDI respondeu pelo município. De acordo com ZANARDI, o trabalho ocorreu dentro da normalidade e do esperado pela equipe. Ele salientou o apoio de todos os funcionários e o comprometimento com as ações que foram executadas no enfrentamento da estiagem e em relação à Covid-19. WILSON TREVISAN agradeceu a seriedade do vice na condução do município e afirmou que volta motivado para mais um ano de muito trabalho, ações e obras.

A Administração de Paraíso realizou na última sexta-feira a entrega de veículos zero quilômetros para duas secretarias. São dois Cronos que serão usados pelos setores de Assistência Social e Educação. As aquisições tiveram um investimento total de 178 mil e 850 reais, sendo usados recursos diversos e emendas parlamentares do deputado estadual, MAURÍCIO ESKUDLARK. Os novos veículos têm por objetivo oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais dessas secretarias. A prefeita em exercício, SILENE LIBERO e demais secretários participaram do ato de entrega nesta sexta-feira.

A reportagem da Peperi recebeu imagens de ouvintes e internautas na última semana onde mostravam várias caixas de papelão e demais materiais que seriam para reciclagem ao lado dos contêineres destinados exclusivamente para o lixo orgânico. Segundo o gerente da empresa responsável pelo novo sistema de coleta de serviços orgânicos em São Miguel do Oeste, ADILSON ANDRIOLLO, a prática já foi constatada pela equipe e esse não é o modo correto de deixar esses materiais nas vias. Conforme ele, qualquer objeto reciclável deve ser colocado nas lixeiras antigas e não junto ou próximo dos contêineres.

Ao flagrar situações de lixo descartado de forma incorreta, a empresa não faz a recolha, ficando o procedimento a cargo de outra equipe específica. De acordo com o gerente da empresa responsável pelo novo sistema de coleta de serviços orgânicos em São Miguel do Oeste, ADILSON ANDRIOLLO, caso a situação persista, aí sim, a empresa faz a recolha e comunica a prefeitura, que por sua vez, identifica o morador e faz a orientação necessária. Ele salientou que na primeira semana a situação foi mais crítica, porém, com o passar dos dias os moradores estão se adaptando com o novo formato. ADILSON acredita que ao longo desta semana ainda a situação se normalize. Ele lembrou que a recolha do material orgânico ocorre de segunda à sábado sempre após às quatro horas da tarde.

O setor de Urbanismo da prefeitura de São Miguel do Oeste segue realizando ações no lago La Salle localizado no bairro Agostini. A informação é do secretário adjunto de Urbanismo, CLÁUDIO BARP. Ele lembrou que os trabalhos se intensificaram há um ano e o local vai contar com quatro lagos e um reservatório de água que vai servir para a irrigação do espaço. Conforme ele, os lagos já estão finalizados e agora o setor trabalho na finalização dos detalhes. BARP frisou que o plantio de gramas já foi efetuado e agora as ações estão concentradas na construção de calçadas no meio do parque, além de calçadas em três ruas próximas.

Com o retorno das chuvas, o plantio de árvores deve ser realizado no lago La Salle. A expectativa é do secretário adjunto de Urbanismo da prefeitura de São Miguel do Oeste, CLÁUDIO BARP. Segundo ele, os trabalhos estão ocorrendo em etapas e também dependem das condições climáticas. Ele destacou que faltam ainda a instalação da iluminação e detalhes pontuais. Questionado sobre a previsão de entrega do novo espaço, CLÁUDIO BARP revelou que a expectativa é que os trabalhos sejam finalizados o quanto antes para que os moradores de São Miguel do Oeste possam fazer uso desse novo local.

O município de São Miguel do Oeste fechou o ano de 2021 com menos nascimentos que os registrados em 2020. A informação é da oficial registradora do cartório de registro civil, FLÁVIA LAGEMANN. De acordo com ela, no ano passado foram 553 nascimentos, contra 558 em 2020. Conforme ela, a diferença é de cinco nascimentos a menos em 2021. Já em relação ao número de óbitos, houve um aumento expressivo, sendo 351 no ano passado e 241 em 2020. Segundo FLÁVIA, foram 110 mortes a mais em 2021 que no ano anterior. Sobre casamentos, a profissional citou que foram 134 uniões registradas no ano passado, contra 102 em 2020.

O aumento no número de casamentos em São Miguel do Oeste se dá pelo fato das normas em relação à pandemia terem diminuído em 2021. A explicação é da oficial registradora do cartório de registro civil, FLÁVIA LAGEMANN. Ela lembrou que muitos casais optaram por adiar as uniões que estavam previstas para 2020 visto ser o primeiro ano da pandemia. Ela salientou que como em 2021 as restrições foram menores que as comparadas ao ano anterior, muitos optaram por realizar o casamento. FLÁVIA pontuou porém, que, na comparação com 2019, ano antes da pandemia, o número de casamento em 2021 ainda foi baixo.

O município de São Miguel do Oeste também registrou em 2021 mais de 70 divórcios. O comentário é da oficial registradora do cartório de registro civil, FLÁVIA LAGEMANN. Ela disse que ao todo, foram 74 formalizações neste sentido. Ela frisou que esse índice ficou estável na comparação com anos anteriores no município. Questionada sobre uniões homoafetivas em São Miguel do Oeste, FLÁVIA LAGEMANN citou que o cartório não registrou procura nesse sentido em 2021. Ela esclareceu que em anos anteriores haviam cerca de quatro a cinco uniões de pessoas do mesmo sexo, porém, no ano passado, isso não aconteceu em São Miguel do Oeste.

Além de analisar as principais notícias da semana, a edição do último sábado do Peperi Rádio Repórter contou com a presença do enfermeiro e coordenador da Vigilância Epidemiológica de São Miguel do Oeste, MARCOS BORTOLANZA. O assunto foi o aumento de casos ativos da Covid-19 no município neste mês de janeiro e na última semana. Conforme ele, de três de janeiro até a última sexta-feira foram 428 novos casos da doença, sendo que até o último sábado, era 378 infectados ativos do vírus. Segundo ele, nesse período, o índice de pessoas que apresentaram sintomas gripais também disparou, atingindo a marca de mil por cento.

A Unidade de Pronto Atendimento de São Miguel do Oeste está registrando uma procura diária de 90 pessoas com síndrome gripal.A informação é do enfermeiro e coordenador da Vigilância Epidemiológica do município, MARCOS BORTOLANZA. De acordo com ele, essa quantidade havia sido alcançada apenas em março do ano passado, quando houve o pico da segunda onda da Covid-19. Questionado sobre a relação entre o aumento de casos com a variante Ômicron, ele destacou que até o final de dezembro, não haviam registros no município, porém, explicou que as coletas realizadas neste ano ainda estão em análise laboratorial e os resultados devem chegar ao longo das próximas semanas.

Apesar de não existir a confirmação oficial ainda, o setor de Vigilância Epidemiológica de São Miguel do Oeste acredita que de cada 10 novos contágios, entre seis e sete são da nova variante Ômicron. MARCOS BORTOLANZA lembrou que essa nova cepa a princípio é menos agressiva que as demais, porém, com maior chance de transmissão e por isso o cuidado é fundamental. Questionado sobre uma possível reativação do Centro de Triagem no salão paroquial, ele frisou que um alerta já foi emitido ao governo, profissionais da saúde e população, porém, a decisão final depende exclusivamente da Administração.

O enfermeiro e coordenador da Vigilância Epidemiológica de São Miguel do Oeste, MARCOS BORTOLANZA voltou a frisar que o descuido da população em relação aos cuidados básicos é responsável pelo aumento expressivo dos casos de Covid-19. Ele declarou no Peperi Rádio Repórter do último sábado que o uso de máscaras e o distanciamento são medidas eficazes e que a fiscalização ainda continua em todo o comércio de São Miguel do Oeste.

A variante Ômicron é a mais transmissível do coronavírus e também da história mundial. O alerta é do enfermeiro e coordenador da Vigilância Epidemiológica de São Miguel do Oeste, MARCOS BORTOLANZA. Ele pontuou que já existem profissionais da linha de frente sendo afastados e a situação é acompanhada de perto. Ele enfatizou que 95 por cento da população vacinável já está imunizada com ao menos, duas doses. Sobre possíveis novas restrições, MARCOS BORTOLANZA citou que a decisão envolve uma série de fatores, como internações e índice de profissionais afastados, porém, adiantou que caso o sistema de saúde fique próximo do colapso, novas restrições serão impostas no município.

O radicalismo deve ser deixado de lado e as decisões e comentários devem ser pautados na ciência. O desabafo foi feito no último sábado pelo enfermeiro e coordenador da Vigilância Epidemiológica de São Miguel do Oeste, MARCOS BORTOLANZA. Ele lamentou existir essa politização em todo o país, inclusive no município, quando algumas pessoas queriam escolher qual imunizante receber. Ele comentou que isso também se aplica quando o assunto é tratamento e isolamento social. O profissional contestou algumas falácias e enfatizou que a ciência é a mais confiável e deve ser ouvida.

Mais de 100 pessoas foram diagnosticadas com a Covid-19 nesta segunda-feira em São Miguel do Oeste. Ao todo, foram 126 casos ativos apenas ontem. Já 74 moradores se recuperaram da doença. Dessa forma, o município inicia a penúltima semana de janeiro com 430 infectados com o coronavírus. Desses, um paciente está na UTI. Já o Hospital Regional voltou a registrar mortes em decorrência do vírus após 28 dias sem novos registros. A vítima foi uma mulher de 76 anos moradora de Dionísio Cerqueira. A ocupação da ala Covid na unidade hospitalar nesta terça-feira continua sendo de duas pessoas na UTI e uma na enfermaria.

Uma colisão seguida de capotamento deixou ao menos três pessoas feridas na tarde de ontem. O fato foi registrado na BR-163 em Guarujá do Sul e envolveu uma camionete Ram e um Renegade. A camionete seguia sentido São José do Cedro quando acabou capotando e colidindo lateralmente contra o Renegade que transitava no sentido contrário. Na camionete Ram haviam quatro pessoas e três delas tiveram escoriações, sendo encaminhadas ao hospital mais próximo. Já no interior do Renegade haviam duas pessoas que não sofreram ferimentos. A Polícia Militar de Guarujá do Sul prestou apoio à ocorrência.

Foi identificada a vítima fatal do acidente na BR-158 em Cunha Porã. A colisão frontal ocorreu no final da manhã de ontem e envolveu um Gol e uma Ranger. MARILEI DIONE PEREIRA de 35 anos era moradora de Cunha Porã e conduzia o Gol no momento do acidente. Segundo o corpo de bombeiros, ela morreu na hora. Já o condutor da Ranger não se feriu. Na camionete havia a filha dele que foi socorrida com ferimentos graves. A Polícia Científica de São Miguel do Oeste foi acionada para a recolha do corpo de MARILEI PEREIRA. O trânsito no local ficou em meia pista até a retirada dos veículos e a finalização dos trabalhos da perícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.