ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 18/01/2022

De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 53 centavos. O euro está valendo seis reais e 29 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.

O governo do Peru decidiu isolar três praias da província de Callao, devido a um vazamento de petróleo atribuído a ondas incomuns registradas após a erupção vulcânica em Tonga. O anuncio foi feito nesta segunda-feira pelo Ministério do Meio Ambiente. Segundo o orgão, a empresa que causou o vazamento pode receber uma multa de 34 milhões e meio de dólares, cerca de 190 milhões de reais. O acidente, já controlado, ocorreu no último sábado, nas praias da província peruana de Callao.

Ao menos 26 pessoas morreram e várias ficaram feridas em um terremoto que nesta segunda-feira abalou o Oeste do Afeganistão. As pessoas morreram com a queda do telhado de suas casas em Qadis, cidade da província ocidental de Badghis. A magnitude do terremoto foi de cinco vírgula três, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos que inicialmente reportou uma magnitude de cinco vírgula seis. Além disso, várias pessoas ficaram feridas no terremoto que também causou danos no distrito de Muqr, na mesma província.

A principal autoridade sanitária do Canadá aprovou o uso de um tratamento desenvolvido pela Pfizer contra a Covid-19. O premiê canadense anunciou a compra de um lote do medicamento chamado Paxlovid, suficiente para tratar um milhão de pessoas. Ele informou ainda que 30 mil tratamentos já chegaram ao país, enquanto outros 120 mil são esperados até o fim de março. A pílula contra Covid-19 da Pfizer reduz em 89 por cento o risco de hospitalização ou morte em adultos considerados de alto risco, segundo dados dos ensaios clínicos, que ainda não foram revisados por outros cientistas. O medicamento foi aprovado pelas autoridades sanitárias dos Estados Unidos e do Reino Unido.

A Agência Nacional de Aviação Civil autorizou a Azul e a Gol a voar com menos comissários de bordo nos aviões, passando de quatro para três profissionais. A Latam fez o mesmo pedido e aguarda resposta da agência. Na prática, a medida obriga as empresas a reacomodarem passageiros em outros voos, isso porque haverá limite de até 150 assentos em aviões com capacidade para até 186 pessoas. Juntas, as três empresas detêm 98 vírgula dois por cento do mercado doméstico de aviação no Brasil. Os pedidos das companhias aéreas estão relacionadas ao avanço da variante Ômicron, que tem causado afastamento de tripulantes das escalas de voo e cancelamentos de voos.

As famílias que tentaram alugar um imóvel para morar em 2021 viram o preço das locações subir três vírgula 87 por cento. Os dados são do Índice FipeZap que acompanha o comportamento do preço médio do aluguel de imóveis residenciais em 25 cidades brasileiras. A variação ocorreu após seis altas consecutivas do indicador divulgado nesta terça-feira, onde consta que o mês de dezembro fechou com elevação de zero vírgula oito por cento do valor cobrado pelas locações. Diante da alta, o preço médio da locação encerrou o mês de dezembro em 31 reais com 51 centavos por metro quadrado. Dessa forma, para morar em uma casa com 65 metros quadrados seria necessário desembolsar mais de dois mil reais mensais.

O Auxílio Brasil vai começar a ser pago nesta terça-feira a 17 vírgula cinco milhões de pessoas após a inclusão de três milhões de famílias a partir deste mês. Vão receber hoje os integrantes do programa com o Número de Identificação Social final um. O calendário vai até o dia 31 para as pessoas com NIS final zero. Além do repasse mínimo de 400 reais, cinco vírgula quatro milhões de beneficiários receberão o Auxílio Gás. O valor de 52 reais corresponde a 50 por cento da média do preço do botijão de gás de 13 quilos. Esse dinheiro será concedido a cada dois meses, por cinco anos. O investimento para o pagamento do Auxílio Brasil supera sete vírgula um bilhões de reais.

A criminalidade violenta está em queda em Santa Catarina. No ano de 2021, os números de mortes violentas, roubos e furtos de veículos foram os menores índices da série histórica, iniciada em 2008 no Estado. Os dados foram apresentados pelo Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial durante uma coletiva de imprensa na tarde de ontem em Florianópolis. No caso das mortes violentas que levam em consideração homicídios, latrocínios, lesão corporal seguida de morte e confrontos com a polícia, a diminuição foi de quase 10 por cento, o que significou 72 mortes a menos. Em relação aos homicídios, a queda foi de oito vírgula seis por cento no índice proporcional e os roubos caíram dois vírgula sete por cento e os roubos e furtos de veículo diminuíram dois vírgula dois por cento.

Mais de 360 mil infrações foram flagradas nas rodovias estaduais de Santa Catarina em 2021. O dado está em um levantamento feito pela Polícia Militar Rodoviária que mostra um crescimento de cinco por cento nas multas aplicadas no ano passado em relação ao anterior. O excesso de velocidade foi o erro mais cometido pelos condutores e flagrado pelos agentes nas estradas catarinenses com 143 mil atuações. Transitar com o farol apagado foi outra infração que rendeu prejuízo financeiro e alguns pontos a menos na carteira dos motoristas no estado com 47 mil multas aplicadas. Na sequência, vem a não utilização do cinto de segurança, com 35 vírgula cinco mil autuações. Já conduzir veículos com lâmpada queimada ou problema no sistema de iluminação vem em quarto lugar com 21 vírgula seis mil autuações.

Após 21 dias com alta nos números, Santa Catarina voltou a registrar queda na quantidade de casos ativos da Covid-19. Atualmente, o estado conta com 43 mil, 213 pessoas infectadas com o vírus. O número é cinco vírgula 88 por cento menor que o registrado na última sexta-feira onde o estado registrou o maior índice de pessoas infectadas desde o começo da pandemia. Os números já haviam registrado uma redução durante o fim de semana e representam uma queda de dois vírgula 49 por cento. A última vez que Santa Catarina apresentou queda no índice foi em 22 de dezembro, quando eram mil, 926 ativos. Atualmente, 278 municípios catarinenses têm casos ativos da Covid-19, sendo que Florianópolis lidera a lista com nove mil 586, seguida de Joinville, com três mil e 18 casos e Chapecó, com dois mil, 395 casos.

Casan de Campo Erê adota medidas mais severas para evitar desabastecimento. O gerente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento para o município – ARENOR WAGNER, reforça que a estiagem prolongada está afetando muito os reservatórios. Ele informa que o nível do rio baixou muito, obrigando a Casan a adotar o rodízio de abastecimento na cidade. Salienta que faz o acompanhamento semanal do rio onde é feita a captação, que chegou num ponto crítico. A partir da meia noite de hoje a distribuição vai mudar em Campo Erê. O município será dividido em duas partes, cada uma recebendo água durante 12 horas.

População deve parar de utilizar água em tudo que não for necessário. De acordo com o gerente da Casan para Campo Erê - ARENOR WAGNER, a conscientização se tornou uma obrigação. Destaca que todas as pessoas do município devem entender que não podem mais lavar calçadas, carros ou trocar água de piscinas, para que não falte para o consumo humano. Comenta que quem tiver caixa de água deve sentir menos o impacto do rodízio, mas se o racionamento não funcionar e se as chuvas não voltarem para a região, será necessário diminuir ainda mais a captação.

Rio que abastece Campo Erê pode não ser mais suficiente para o consumo. ARENOR WAGNER – gerente local da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento, explica que se o rodízio de 12 horas não resolver o problema, a captação vai diminuir ainda mais. Nesse caso será necessário que a Casan busque água de outras fontes, utilizando caminhão pipa, para tratar no município. Desde 2008 fazendo o acompanhamento do nível do rio, percebeu que o impacto da estiagem foi muito grande nesse ano, quase a ponto de ser necessário suspender a captação. Segundo ARENOR, Campo Erê não deve ficar completamente desabastecida, mas o tempo de rodizio pode aumentar.

Mulheres do agro está ativo com um grupo de 70 pessoas em Campo Erê. Conforme JULIANE BELTRAME, presidente do Sindicato dos Produtores, elas receberam a vice governadora de Santa Catarina para um encontro informal. DNIELA REINHER respondeu questionamentos de várias mulheres, sobre assuntos dos mais diversos ligados ao agro negócio. Ela comentou que tem orgulho do estatus sanitário do estado. Há muitos anos o estado catarinense tem o reconhecimento nacional e internacional de área livre da febre aftosa sem vacinação. DANIELA defende que as propriedades se mantenham livres das doenças, porque qualquer suspeita de problema sanitário, pode levar a perda de importantes mercados no exterior.

Vice governadora assegura que não concorda com os aumentos dos impostos para não prejudicar o agronegócio. DANIELA REINHER defende que permaneçam os incentivos fiscais e lembrou em Campo Erê que o Governo do Estado oferece programas subsidiados com até 50 por cento de desconto para quem está em dia, a juro zero, para agricultores que passam por dificuldades com a estiagem. Ela assegura que existem também importantes programas do Governo Federal para socorrer os homens do campo, agora com a grande estiagem.

Retomada da Rota do Milho pela aduana de cargas em Dionísio Cerqueira está lenta. Todas as esferas políticas precisam intensificar esta volta, sendo que está faltando vontade por parte dos governos municipais, estadual e federal. A declaração é do coordenador de Apoio da Rota do Milho FLAVIO BERTÉ. De acordo com ele, a concretização desta rota vai beneficiar o estado de Santa Catarina e principalmente os municípios que fazem fronteira com a Argentina. Além de beneficiar os trabalhadores rurais da região com o custo benefício da Rota de Milho. O coordenador salientou que os esforços são relevantes para a retomada desta rota, sendo esta retomada mais cedo ou mais tarde. Questionado sobre a real possibilidade de retomar a Rota do Milho por Dionísio, BERTÉ afirmou que a logística de distância é bastante favorável a este trabalho.

Construção da nova aduana de Cargas em Dionísio foi concedida para o setor privado. O novo espaço será capaz de despachar diariamente mais de 500 caminhões. O coordenador ainda destacou que é necessário haver esforços de todos os setores, sejam públicos ou privados. E garantiu que a tentativa para esta retomada vai continuar.

A volta da agenda de reuniões vêm sendo desenvolvidas há anos e no final de 2019 começou a ser prejudicada em virtude da pandemia da Covid-19. Em 2020 ela foi praticamente interrompida devido a quarentena imposta em grande parte do mundo para controlar o avanço do vírus. As agendas de fato voltaram lentamente no ano passado com expectativa de novos encontros e decisões neste a partir deste mês de janeiro. O secretário Executivo de Apoio a Rota do Milho está mediando a negociação entre Argentina e Paraguai para retomar a logística por Dionísio Cerqueira. A reativação da rota também promoveria uma redução de aproximadamente dois mil e 350 quilômetros de viagem para os motoristas. O coordenador FLAVIO BERTÉ, afirmou que houve avanço nas negociações, mas ainda é preciso seguir para efetivamente reativar a rota..

O novo poço artesiano perfurado na cidade de Anchieta ainda não entrou em funcionamento devido a falta de instalação de bomba e rede elétrica. Segundo o gerente da Casan OSCAR RIZZOTTO, a vazão deste poço é de cinco mil litros de água é baixa e não deve solucionar o problema crônico na cidade. Ele disse que está em contato com a empresa de Chapecó, responsável pela perfuração, para colocar em funcionamento já nas próximas semanas. Em Anchieta o fornecimento de água é a cada 24 horas dividida em duas partes, enquanto uma parte da cidade recebe água durante um dia e a outra fica sem o fornecimento. No dia seguinte isso inverte.

Não há previsão que o racionamento de água seja encerrado em Anchieta. Exatamente por isso, o pedido da Casan e prefeitura é que a população economize água e faça o uso consciente da mesma. Para o gerente, parte dos moradores não estão preocupados e quando recebem o fornecimento de água acabam utilizando indevidamente como lavar calçadas e carros. Ele ressaltou que é necessário haver o auxílio da população, caso contrário o intervalo do racionamento poderá ser ampliado. O rio que abastece a cidade está fornecendo apenas 30 por cento de sua capacidade.

Administração Municipal de Saltinho está trabalhando no calçamento da linha Marafon. EDIMAR NORONHA ressalta que a obra é muito importante para a comunidade. Em breve ele quer anunciar o início do asfaltamento na estrada que liga Santa Terezinha do Progresso, passando pelas comunidades de Boa Fé e Santo Antônio. EDIMAR acredita que em 40 dias os trabalhos devem começar. De outra parte ele informa que já deu ordem de serviço para construção de salas de aula e garagem de ônibus para o Núcleo Escolar Saltinho e melhorias na creche municipal. Outra obra que está em andamento é a recuperação do centro comunitário em São Donato.

Em 60 dias o prefeito de Saltinho quer dar início ao asfaltamento em São Donato. Até abril, EDIMAR NORONHA DE FREITAS quer começar o centro educacional na cidade. Toda população vai usufruir, inclusive de uma quadra esportiva. O prefeito só lamenta a situação que todo município vive com a escassez de chuva. Ele espera do Governo do Estado mais medidas, além daquelas que já foram anunciadas e estão em andamento, para auxiliar os pequenos agricultores. EDIMAR se diz decepcionado com o Governo Federal, que não tem nenhum projeto para a região, até o momento.

Homem é preso por furtar casa do ex-cunhado. Uma equipe da Polícia Militar estava em patrulhamento na tarde de ontem, na Rua Carlos Legramante, bairro Júpiter, em Francisco Beltrão, quando avistou um homem em atitude suspeita. Ele foi abordado carregando uma caixa de papelão com dez latas de cerveja, dois pet de refrigerantes, dois frascos de perfume, uma caixa e uma barra de chocolates, dois óculos de sol, um canivete e pouco mais de 15 reais em moedas. Ao ser questionado sobre a origem dos produtos, confessou que havia arrombado a porta dos fundos da casa do seu ex-cunhado, a cerca de 100 metros de onde foi abordado, pois sabia que ele não estava em casa. O homem foi preso e junto com os objetos apreendidos, foi entregue na 19ª Subdivisão de Polícia.

Caminhão pega fogo em São Lourenço do Oeste. O Corpo de Bombeiros Militar foi chamado ontem, por volta das 19 horas e 15 minutos, para apagar as chamas de um caminhão guincho com placas do município. A ocorrência foi na SC-305, na linha Bela Vista em São Lourenço. Quando a guarnição chegou no local o fogo já havia sido controlado pelo condutor do caminhão, com a ajuda de pessoas da região. Foi efetuado o rescaldo no veículo, que teve danos na parte do motor e do lado de fora da cabine. O local ficou aos cuidados do motorista do caminhão.

Sete hectares de mata ficam queimados em dois incêndios atendidos pelo Corpo de Bombeiros de Campo Erê. O primeiro, por volta das 11 horas e 50 minutos, aconteceu numa vegetação nativa e de reflorestamento, na SC-159, sentido a São Bernardino. Quando os bombeiros chegaram ao local de difícil acesso, moradores e parentes do proprietário da terra já estavam fazendo aceiros com uso de dois tratores, tentando controlar o fogo. A guarnição utilizou sopradores, bombas costais, abafadores e técnica de fogo contra fogo para extinguir as chamas. A área queimada foi de aproximadamente dois hectares.

A segunda ocorrência aconteceu às 14 horas e 35 minutos, numa área de reflorestamento na linha santa maria, em São Bernardino. Os bombeiros de Campo Erê, com uso de aceiros, sopradores, bombas costais, abafadores e técnica de fogo contra fogo conseguiram extinguir as chamas. A guarnição também teve apoio de um caminhão da prefeitura de São Bernardino. Nessa ocorrência aproximadamente sete hectares foram atingidos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.