-PAZZUELO ANTECIPA PARA HOJE INICIO DA VACINAÇÃO CONTRA COVID NO PAÍS
-SC RECEBE 126 MIL DOSES DA CORONAVAC E REPASSE AOS MUNICÍPIOS COMEÇA HOJE
-PROPRIEDADES DA REGIÃO RECEBEM CERTIFICAÇÃO DE LIVRE DE ZOONOSES
-CASOS DE FEBRE AMARELA CRESCEM E PREOCUPA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
-RETOMADA DAS AULAS ANIMA COMERCIANTES DO SETOR DE MATERIAIS ESCOLAR
-CONTRIBUIÇÃO AO INSS SOFRE ALTERAÇÕES APÓS AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO
-RENOVADO CONTRATO COM EMPRESA RESPONSÁVEL PELA RECOLHA DE LIXO
-PREÇO DO LEITE AO PRODUTOR DEVE TER AUMENTO COM O RETORNO DAS AULAS
-AUTORES DE ASSALTO NO PARANÁ SÃO PRESOS NO INTERIOR DE GUARACIABA
-POLÍCIA REALIZA MAIS DE 20 NOTIFICAÇÕES EM MOTOS EM ANCHIETA
O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 29 centavos. O euro está valendo seis reais e 38 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
Com um crescimento superando as expectativas no quarto trimestre, a economia da China encerrou 2020 com alta de dois vírgula três por cento no seu produto interno bruto. Os chineses foram os únicos entre as maiores economias do mundo que conseguiram evitar uma retração em ano de pandemia global. O crescimento, entretanto, ficou bem abaixo do avanço de seis vírgula um por cento registrado em 2019 e foi o mais fraco desde 1976, último ano da Revolução Cultural que durou uma década e afetou a economia.
Pelo menos 73 pessoas morreram no terremoto que atingiu a província de Sulawesi, na Indonésia, na última sexta-feira, de acordo com informações divulgadas neste domingo pela agência de mitigação de desastres. Mais de 800 pessoas ficaram feridas e quase 27 mil tiveram que deixar suas casas após o tremor de magnitude seis vírgula dois. Alguns buscaram abrigo nas montanhas, enquanto outros foram para centros de evacuação. Policiais e militares estão trabalhando para reprimir saques em várias partes do país.
A pandemia de Covid-19 desacelerou a migração global em quase 30 por cento, com cerca de dois milhões de migrantes a menos entre 2019 e 2020. As informações estão em relatório das Nações Unidas. No total, 281 milhões de pessoas viviam fora de seu país em 2020. O relatório "Migração Internacional 2020" revela que dois terços dos migrantes registrados vivem em apenas 20 países, com os Estados Unidos liderando a lista, somando 51 milhões de imigrantes em 2020. Em segundo lugar está a Alemanha, com 16 milhões.
O Exame Nacional do Ensino Médio 2020 teve a primeira prova aplicada neste domingo em meio à alta de casos de coronavírus em 13 estados do país, suspensão da prova no Amazonas, estudantes barrados em salas e abstenção recorde: 51 e meio por cento. Quem fez o exame no primeiro dia, sobre linguagens, ciências humanas e redação, encontrou perguntas sobre desigualdade salarial entre Neymar e Marta, escravização de chineses e uma proposta de redação sobre o estigma da saúde mental. A segunda prova está marcada para o próximo domingo com questões sobre ciências da natureza e matemática. O Enem é a principal forma de acesso ao ensino superior no país.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou neste domingo, por unanimidade, o uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19. A reunião que discutiu o tema durou cerca de 5 horas. A relatora dos pedidos, MEIRUZE FREITAS, destacou que o Brasil responde por 10 por cento das mortes registradas no mundo por Covid-19 e lembrou que não há alternativa terapêutica para combater a doença. Logo depois da autorização da Anvisa, o estado de São Paulo aplicou a primeira dose da vacina no Brasil. A enfermeira MÔNICA CALAZANS, de 54 anos, afirmou que as pessoas não devem ter medo e que a vacina é segura. Ela faz parte do grupo de risco para a doença e atua na linha de frente contra Covid-19 em São Paulo.
O Ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, disse nesta segunda-feira, que a vacinação contra a Covid-19 será iniciada a partir das cinco horas da tarde em todo o país. O horário foi proposto, segundo ele, para dar tempo de todos os estados receberem as doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Em cerimônia em São Paulo, PAZUELLO deu início à distribuição das doses pelo país. O estado de São Paulo recebeu um milhão 349 mil e 200 doses. O restante foi dividida para os demais estados. De acordo com o governo federal, os estados serão responsáveis pela distribuição aos municípios para o início do plano nacional de vacinação ainda hoje.
O Coronel MARCELO EGÍDIO COSTA foi nomeado, na sexta-feira, o novo comandante da Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina, posto que foi ocupado nos últimos dois anos pelo Coronel JOSÉ EVALDO HOFFMANN JÚNIOR. O ato solene de passagem foi realizada em Florianópolis, com a presença da vice-governadora do Estado, DANIELA REINEHR. Nos últimos anos, o número de acidentes com mortes em rodovias catarinenses foi reduzido em 41 por cento. O estado também teve 38 por cento menos acidentes com feridos graves nas estradas.
No dia que marcou a autorização de duas vacinas e o início da vacinação contra o coronavírus no Brasil, Santa Catarina registrou mais 19 mortes e mil 403 casos confirmados de covid-19. Com esses números, o Estado chegou a cinco mil 886 mortes e 541 mil 745 diagnósticos positivos da doença desde o início da pandemia no país, em março de 2020. Os dados foram divulgados no balanço deste domingo do governo do Estado. A taxa de ocupação de leitos de UTI em hospitais da rede pública de SC era de 79 vírgula dois por cento no boletim deste domingo. Dos mil 537 leitos ativos, o Estado tinha 518 ocupados por pacientes com covid-19 e 700 por pessoas com outras doenças. O número de vagas disponíveis informado era de 319.
O secretário de Saúde de Santa Catarina, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, disse que a vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina deve começar nesta segunda-feira. Ele participou, nesta manhã, da cerimônia realizada pelo Ministério da Saúde, em Guarulhos, na Grande São Paulo, que marca o envio dos primeiros lotes da CoronaVac. O estado vai receber 126 mil doses da vacina. O governo de Santa Catarina já havia anunciado que, tão logo as vacinas chegassem ao Estado, seriam enviadas aos municípios em até 24 horas. Hoje, o secretário disse que as Forças federais de segurança farão a escolta do carregamento das doses desde o desembarque, na Base Aérea de Florianópolis, até o centro de distribuição, em São José. O repasse para as regionais vai começar ainda hoje.
Propriedades da região recebem certificação de livre de brucelose e tuberculose. Conforme o médico veterinário da Coopacep em SJCedro, MÁRCIO GOZZI, são seis propriedades que foram certificadas como livre de tuberculose e brucelose, sendo SJCedro; Princesa e Dionísio Cerqueira. Lembra queesse projeto iniciou ainda no ano passado, mas devido a complexidade do processo, houve apenas nesse inicio de ano a certificação das seis propriedades. Comenta que existe normas que regulamenta a erradicação das zoonoses, e as empresa estão cobrando das propriedades os atestados negativo para essas doenças na hora da compra. Ele lembra que foi buscado parceria com instituições que oferecem subsidiados. Acrescenta que existem outras quinze a vinte propriedades que estão buscando a certificação, e outras que estão aguardando para que seja feita o segundo exame. Ele ressalta que qualquer documento que não esteja de acordo com as normas do Ministério da Agricultura, todo o processo necessita ser refeito.
O processo para certificação é rigoroso. Segundo MÁRCIO GOZZI, o produtor que queira buscar a certificação deve entrar em contato com médico veterinário de sua preferência, se informar e começar os procedimentos de análise. Ele ressalta que são necessários dois exames dentro de dozes meses. Acrescenta que o processo de exames é distinto do processo de certificação. Comenta que para obter a certificação final, é preciso que todos os animais da propriedade passem por inspeção tendo acima de quarenta e dois dias. MÁRCIO lembra que são trinta e cinco propriedades associada à cooperativa que está sendo finalizado o processo de certificação, destes trinta devem concluir nos primeiros meses deste ano. O veterinário comenta ainda que as cinco necessitou retornar para os primeiros procedimentos devidos alguma irregularidade, mas que ainda no primeiro semestre devem receber a certificação de propriedade livre de tuberculose e brucelose bovina.
Casos de febre amarela crescem e preocupa vigilância epidemiológica. Conforme a bióloga regional de SMOeste, MARCIÉLE BOGO, é desenvolvido um trabalho de busca ativa para a imunização da comunidade. A vacinação é a única forma de prevenção contra a febre amarela. Ela informa que entre 29 de dezembro de 2019 a 11 de dezembro de 2020 foram notificadas 975 epizootias em 86 municípios do Estado. Comenta que desses exames coletados, foram 134 mortes de macacos decorrente da febre amarela. Segundo MARCIÉLE, entre os dias 17 e 22 de dezembro de 2020 foram três óbitos por febre amarela, sendo uma morte em São Lourenço do Oeste, e dois em São Bernardino. Ressalta que em áreas de mata, o vírus é transmitido pelos mosquitos, que vivem nas copas das árvores, e preferem o sangue dos macacos. Mas quando esses animais são mortos, as fêmeas podem voar mais baixo e mais longe para buscar o sangue humano. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue
Vacinação é a única forma de prevenção contra febre amarela. Segundo os últimos dados da DIVE, atualizados até 11 de dezembro, foram 26 casos em humanos notificados, sendo que 25 foram descartados, e um segue em investigação no Estado. Do total de macacos notificados, 47 permanecem em investigação e 42 tiveram a causa da morte indeterminada, devido à ausência de coleta para amostras, e sete foram negativos. Esses números estão no novo período de monitoramento, que está em andamento e segue até julho deste ano. Segundo a bióloga regional, MARCIÉLE BOGO, ao identificar um macaco morto ou doente é necessário que se faça notificação para vigilância epidemiológica para que os trâmites necessários sejam realizados. Ela informa que o Extremo-Oeste é área de recomendação para vacina da febre amarela, sendo possível buscar a vacinação e garantir a imunização. No período de 01 de janeiro a 30 de novembro de 2020 foram aplicadas mais de 530 mil doses da vacina contra a febre amarela no estado, conforme a DIVE. A região do Extremo-Oeste conta com 95 por cento da cobertura vacinal.
Prefeito avalia os primeiros dias de trabalhos em Guaraciaba. Conforme o prefeito, VANDECIR DORIGON, há primeira semana foi para adaptação e trabalhos internos. Comenta que essa semana iniciou conversas com secretários para que achasse planejamento em conjunto. Cita a renovação de alguns secretários e o acompanhamento das primeiras ações em cada pasta. DORIGON comenta que também vem sendo desenvolvidas ações para um possível retorno às aulas, devido ao aumento de casos na região, esse retorno precisa ser feito com segurança. Ele cita que as aulas devem ser na forma híbrida, ou seja, uma parte dos alunos em casa e a outra na escola. VANDECIR acrescenta que está sendo levado ao conhecimento dos pais para decidirem se está disposto a deixar os filhos retornarem para escola.
Deputado inicia os trabalhos na secretaria estadual de agricultura ALTAIR SILVA recebeu na semana passada o convite do governador MOISÉS para assumir a pasta, e após algumas definições, aceitou o convite e passa a comandar a partir desta segunda-feira, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural. Com a saída dele da Alesc, SILVIO DREVECK volta a ocupar uma cadeira na Casa. Segundo ALTAIR SILVA, uma das prioridades estratégicas no comando da pasta é o abastecimento de água nas propriedades que enfrentam dificuldades em períodos de estiagem. Ele comenta que serão buscadas, junto ao produtor, ações de curto e médio prazo com educação ambiental para ter recursos híbridos nas propriedades.
Casep segue o cronograma de retorno escolar do Estado. Segundo o coordenador do Casep de SJCedro, ROBERTO FERRAZ, são prestados trabalhos de cursos profissionalizantes e ações de ressocialização com o objetivo de entregar o jovem à sociedade. Lembra que no ano passado houve um edital que possibilitou o aumento da equipe de trabalho para atender a demanda na região. ROBERTO comenta que, os trabalhos pedagógicos são vinculados a Escola Cedrense. Devido a isso, oinicio das aulas segue as decisões do estado, mas ressalta que os alunos não vão até a escola, e sim os professores se deslocam até a unidade. Ele lembra que o Casep tem mais de 20 anos e que há mais de oito anos não acontece rebelião ou evasão. Segundo FERRAZ, deve dar continuidade nos trabalhos de segurança, evitando assim por em risco a sociedade.
Renovado contrato com a empresa responsável pela recolha de entulhos na região. Conforme o gerente da T O S, VOLNEI D’AGOSTINI, o contrato com os municípios da região continuam independente da mudança na administração. Lembra que houve algumas mudanças no período eleitoral de novembro, porém os serviços ambientais continuaram. Segundo ele os contratos são modificados anualmente, sendo possível ser renovado por até cinco anos. O gerente comenta que alguns contratos são renovados no final de cada ano. Ressalta que nenhum município da região deixou de renovar e os serviços estão em andamento. D’AGOSTINI comenta que a empresa atende 50 municípios nos estados de Santa Catarina e Paraná, e conta com uma frota de 100 caminhões. Conforme ele, no final de ano acontece algumas alterações no cronograma o que possibilita o aumento de lixo no momento da recolha. Lembra que todas as prefeituras são avisadas antecipadamente para evitar acumulo de lixo nas ruas. Mas VOLNEI acrescenta que todos os moradores estavam cientes disso e guardaram os entulhos no interior da casa, aguardando o dia da recolha.
Denuncias realizada na ouvidoria tem trinta dias para se manifestar. Conforme o responsável pela ouvidoria de Princesa, LUCIANO MATIELLO, em 2019 houve foram feitas duas manifestações na ouvidoria, já em 2020 foram 30 denuncias. Segundo ele o aumento expressivo deste novo serviço, se deve a divulgação pela imprensa e divulgação na página da prefeitura. Lembra que na medida em que os munícipes conhecerem os serviços, os números tendem aumentar. Ressalta que isso não representaria uma queda nas ações proporcionadas para a população, e sim em uma oportunidade acessível para manifestar opiniões, sugestões ou reclamações. MATIELLO comenta que, essas manifestações foram para a câmara de vereadores e prefeitura de Princesa. Salienta que todas as opiniões, sugestões e reclamações são encaminhadas para os setores que está sendo feita a manifestação. Em casos de denuncias, o setor denunciado preciso se manifestar num prazo de trinta dias e apresentar soluções.
Palma Sola inicia a confecção de silagem. Conforme o secretário de agricultura, JULIANO ZANDONÁ, iniciou alguns trabalhos de silagem no município. Lembra que está sendo feito agendamento para a confecção. Segundo ele, a patrulha agrícola vem fazendo a produção nesse inicio ano, mas em caso de necessidade os trabalhos serão terceirizados. O secretário ressalta que o município conta com cinco patrulhas agrícolas, que além de outros serviços prestados, estão em operação fazendo a confecção de silagem. ZANDONÁ afirma que foi lançado na semana passada o edital de contratação dos terceirizados com mais de cinco vagas. Ele acrescenta que vai haver uma quebra na produção devido à estiagem, porém a expectativa é de que a demanda seja suprida. De acordo com o 2º Levantamento da safra de grãos 202021, divulgado pela Conab em novembro, o Brasil deverá alcançar a produção de 268,9 milhões de toneladas de alimentos, que representa 11,9 milhões de toneladas a mais do que a temporada de 2019/2020.
Palma Sola adquire máquina para limpeza das ruas. Conforme o diretor da secretaria do meio ambiente, DOUGLAS RIBEIRO, a máquina Mini Carregadeira Bobcat foi adquirida com uma emenda parlamentar do deputado, JORGINHO MELLO, com o objetivo de auxiliar na limpeza urbana no primeiro momento. Segundo ele o município conta com mais de 38 quilômetros de ruas pavimentadas com pedras irregulares e asfaltado e houve a necessidade de mecanizar os serviços devido a grande demanda para limpeza. Lembra que esse equipamento será utilizado também em áreas verdes e canteiros ornamentais. O diretor ressalta que as pastas de infraestrutura e agricultura devem planejar uma logística de trabalho para facilitar as ações no meio urbano. RIBEIRO lembra que está sendo desenvolvido um cronograma para serem realizadas as primeiras limpezas no centro, que devido ao fluxo de veículos e pessoas, as secretarias irão trabalhar durante a noite para evitar transtornos. Segundo ele, esse equipamento vem para auxiliar nos trabalhos da equipe que faz a varredura das ruas.
Conforme o secretário do meio ambiente de Palma Sola, DOUGLAS RIBEIRO, a máquina foi entrega na quarta-feira passada e entregue para o funcionário responsável por operar a Mini Carregadeira. Ele salienta que não é comum um município de média populacional adquirir um equipamento. O secretário comenta que foi realizado um teste com o equipamento que supriu as expectativas da pasta e da administração. Lembra que no mês de agosto do ano passado quando houve uma precipitação de chuva acima do normal, causando problemas com o escoamento da água e resultando em alguns problemas com dificuldade de solucionar. Comenta que com essa nova máquina, os trabalhos como estes devem ser agilizados.
Cooperativa tem expectativa de aumento no preço do leite com a retomada das aulas. Conforme o presidente da Cooperoeste Terra Viva, SEBASTIÃO VILA NOVA, com a possível retomada das aulas presenciais, o preço do leite tende a aumentar a partir de fevereiro. Segundo ele algumas escolas ainda possuem leite em estoque, o que pode dificultar uma retomada rápida no preço pago ao produtor. Lembra que muitos produtores fizeram grandes investimentos, mas que é necessário acompanhar com calma essa possível retomada dos alunos as escolas. Ele acrescenta que nos últimos anos teve desistência de alguns produtores, mas por outro lado houve uma ampliação na produção de leite devido a essas desistências. Cita que alguns produtores que produziam cinco mil litros de leite, passaram a produzir dez mil. VILA NOVA comenta que no ano passado, apesar de ser um ano atípico, houve uma crescente no número de associados na cooperativa .
Contribuição ao INSS sofre alterações após aumento do salário mínimo. Conforme contador em SJCedro, EDEMIR RINALDI, o novo salário mínimo teve um aumento de cinco ponto 27 por cento, em cima disso muda os valores repassados para ao INSS. Segundo o contador, quem recebe mil e 100 reais passa a contribuir com sete ponto um por cento, ou seja, 78 reais aproximadamente de contribuição para o INSS. A contribuição máxima é de 14 por cento para quem ganha até seis mil e 400 reais, acima disto segue as regras do imposto de renda. Ele lembra que os valores começam a ser descontado a partir de fevereiro. RINALDI informa que, quem é autônomo precisa pagar a contribuição até o dia 15 de cada mês, já quem possuí carteira assinada a empresa recolhe no dia 20. Segundo o contador, para o autônomo que tem dúvidas é necessário buscar informações em algum escritório contábil para evitar erros.
Retomada das aulas anima comerciantes do setor de materiais escolar. Conforme o empresário em SJCedro, ACARAÍ ASSMANN, o retorno as aulas ainda é incerto, o que gera insegurança para o setor de materiais escolar, porém o a empresa vem trabalhando com expectativa da normalização. Lembra que 2020 foi um ano atípico não só no setor de materiais escolar, como também no setor periférico que são os produtos que estão entorno do computador como lápis além de cola escolar e massa de modelar, entre outros. Segundo o empresário, muitos alunos não utilizaram os materiais escolar do ano passado o que também deve impactar com a retomada do setor. ACARAÍ comenta que os materiais periféricos teve uma queda de até 90 por cento sem as aulas presenciais. Ele lembra que as compras de materiais para a comercialização são realizadas com seis meses de antecedência.
Motorista sem CNH se envolve em acidente de trânsito em SMOeste. Uma mulher ficou ferida após uma colisão entre uma motoneta Honda Biz e um Vectra na manhã desta segunda-feira, na Avenida Willy Barth, Bairro Progresso. Segundo informações obtidas pela reportagem do Portal Peperi, o Vectra tentou fazer o retorno na via quando a condutora da motoneta colidiu na lateral. Com a queda ela sofreu ferimentos leves, sendo socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital Regional. O condutor do Vectra não possuía carteira de habilitação. Militares do 14º RCMec controlaram o trânsito e aguardaram a chegada da PRF.
Colisão frontal deixa motociclista ferido em SMOeste. O acidente aconteceu por volta das 13 horas 30 minutos deste sábado,na BR-282 nas proximidades da Vinícola Cavalli. Segundo apurado no local, envolveram-se no acidente um Honda Civic e uma Yamaha Crypton. O Civic fazia o trecho de Maravilha e SMOeste, e o motociclista sentido oposto, quando ocorreu a colisão. O homem, que conduzia a moto, teve ferimentos leves pelo corpo e precisou de atendimento dos bombeiros. Ele foi imobilizado e conduzido ao Hospital Regional.
Veículo de Itapiranga com 12 ocupantes capota no RS.O acidente aconteceu por volta das 13 horas 45 minutos deste domingo, na BR 386, em Seberi, RS. Um veículo Peugeot 306, com placas de Itapiranga, tendo 12 pessoas como ocupantes, entre adultos e crianças, saiu da pista e capotou. O condutor, um homem de 32 anos, não possuía habilitação. Ele e os 11 passageiros, sendo sete crianças se feriram e foram encaminhados para o hospital da cidade. Todos os ocupantes residem em Frederico Westphalen RS. Ninguém corre risco de morte. O veículo estava com os quatro pneus com desgaste acima do limite legal e foi recolhido para o depósito. O condutor fez o teste do bafômetro que não indicou presença de álcool. Ele foi autuado por dirigir sem CNH, com excesso de passageiros e veículo em mau estado de conservação.
Autores de assalto no Paraná são presos no interior de Guaraciaba. A Polícia Militar prendeu no início da manhã deste domingo, dois autores de assalto a uma residência e roubo de um Ford Ranger em Marmeleiro, PR neste sábado. A dupla invadiu uma residência e levou a camionete da família, além de bens e uma espingarda. Em fuga pela região foi perseguida pela PRF de Guaraciaba e após adentrar em uma estrada vicinal e bater o veículo, continuaram a fuga a pé. Eles foram localizados em Daltro Filho, cerca de 8 km de onde iniciou a fuga. Os dois foram presos e encaminhados à Delegacia de Polícia de SMOeste. As armas, uma espingarda e pelo menos uma pistola não foram encontradas até o momento. A ação contou com o apoio de policiais do PPT, Canil e Rádio Patrulha de SMOeste, além de militares de Guaraciaba, Anchieta e da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste e Polícia Rodoviária Federal de Guaraciaba. O comboio com os presos foi encaminhado à Delegacia de SMOeste.
Polícia Militar Rodoviária realiza mais de 20 notificações em motos em Anchieta.As guarnições, juntamente com a equipe do Tático Ostensivo Rodoviário e a Polícia Militar realizaram patrulhamento na SC-161 em Anchieta neste final de semana. A ação foi realizada no Km 53 e os policiais se depararam com aglomeração de motocicletas, em um local conhecido e frequentado pelos mesmos que realizam manobras irregulares na rodovia. Foi realizada a abordagem e identificação criminal dos envolvidos e dos veículos, sendo constatadas irregularidades de trânsito, totalizando 21 notificações realizadas e cinco documentos recolhidos para regularização e apresentação. Após os procedimentos realizados, a guarnição flagrou um caminhão desviando a lombada pela contramão de direção, sendo também abordadas e tomadas as medidas cabíveis, fiscalizando a carga transportada. Neste caso não foi encontrado nenhum ilícito, sendo tomadas as medidas de trânsito pertinentes.