-CONGRESSO NACIONAL APROVA NOVAS REGRAS PARA ORÇAMENTO SECRETO
-SANTA CATARINA PASSA A TER CINCO CIDADES ENTRE AS MAIS RICAS DO PAÍS
-PREFEITO DE MONDAÍ É ELEITO PARA PRESIDIR A AMEOSC NO ANO QUE VEM
-MOISÉS DIZ QUE ASFALTO NO INTERIOR É EXEMPLO DE PARCERIA QUE DÁ CERTO
-SANTE TEM SEIS MESES PARA CONCLUIR PROJETO DE AMPLIAÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL
-HOMENS SE JOGAM NO RIO URUGUAI PARA ESCAPAR DE AGRESSÕES
-CAMINHÃO DO MUNICÍPIO SE ENVOLVE EM GRAVE ACIDENTE NO PARANÁ
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 27 centavos. O euro está valendo cinco reais e 60 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.
Dez pessoas, incluindo cinco crianças de 3 a 15 anos, morreram em um incêndio na madrugada desta sexta-feira, em um prédio residencial perto de Lyon, na França. Segundo o ministro do Interior francês GERALD DARMANIN, outras quatro pessoas ficaram gravemente feridas no incêndio, que começou no andar térreo e se espalhou pelo prédio de sete andares. A promotoria de Lyon abriu uma investigação para determinar como o incêndio começou, e disse que não pode descartar nenhuma hipótese, incluindo a de que alguém iniciou o incêndio deliberadamente.
O Japão anunciou nesta sexta-feira a sua maior ampliação militar desde a Segunda Guerra Mundial, com um plano de 320 bilhões de dólares para comprar mísseis e preparar o país para um conflito prolongado. O anúncio ocorre em meio às tensões regionais e a invasão russa na Ucrânia, que alimentam os temores de guerra. O primeiro-ministro japonês, FUMIO KISHIDA, descreveu o Japão como estando em um “ponto de virada na história”. O governo japonês teme que a Rússia tenha criado um precedente que pode encorajar a China a atacar Taiwan, ameaçando as ilhas japonesas próximas, interrompendo o fornecimento de semicondutores avançados e colocando um potencial estrangulamento nas rotas marítimas por onde passa o petróleo que vem do Oriente Médio.
Manifestantes bloqueavam estradas importantes e forçaram o fechamento de cinco aeroportos no Peru em meio a protestos violentos que recrudesceram nesta sexta-feira e deixaram pelo menos 16 mortos, após a deposição e prisão do ex-presidente PEDRO CASTILLO. Oito pessoas foram mortas na quinta-feira em confrontos entre forças de segurança e manifestantes em Ayacucho. Os manifestantes pedem eleições antecipadas, o fechamento do Congresso, uma assembleia constituinte e a renúncia da nova presidente DINA BOLUARTE. CASTILLO nega irregularidades e diz que continua sendo o presidente legítimo do país.
O Congresso Nacional aprovou, nesta sexta-feira, a proposta que trata da transparência nas emendas de relator-geral do Orçamento, conhecido por orçamento secreto. A matéria segue para promulgação. A votação foi realizada de maneira remota, já que muitos parlamentares estavam fora de Brasília, participando de diplomações de políticos eleitos neste ano. Na Câmara dos Deputados, o texto-base foi aprovado por 328 votos favoráveis e 66 contrários; no Senado, foram 44 votos favoráveis e 20 contrários. Nenhum dos destaques que ainda poderiam modificar o texto foi aprovado. O texto do relator, senador MARCELO CASTRO, prevê novas regras para divisão dos recursos das emendas de relator, critérios de proporcionalidade e impessoalidade. Os recursos previstos para 2023 estão em torno de 19 bilhões de reis.
O ex-governador do Rio de Janeiro, SÉRGIO CABRAL, teve a prisão revogada na noite desta sexta-feira e pode ser solto a qualquer momento. O político foi preso em 2016, na época, suspeito de comandar uma organização criminosa que fraudava licitações e cobrava propina de empreiteiras. O placar, que estava em 2 a 2, foi decidido pelo ministro GILMAR MENDES. Com isso, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal considerou que o tempo de prisão preventiva é excessivo porque não há uma decisão definitiva, em última instância. Agora, o Supremo vai expedir o alvará de soltura determinando que ele seja solto nos próximos dias.
O Ministério da Educação informou nesta sexta-feira que o governo federal permitiu a liberação de quase dois bilhões de reais em recursos financeiros para despesas discricionárias de universidades e institutos federais de ensino. O valor, segundo a pasta, recompõe o orçamento que havia sido bloqueado no fim de novembro. O prazo-limite de empenho das dotações orçamentárias foi prorrogado até o dia 31 de dezembro de 2022. Segundo a pasta, as alterações orçamentárias permitem que o MEC cumpra com todos os compromissos financeiros previstos até o fim de 2022, como o pagamento de bolsas, auxílios e condições de funcionamento para as universidades.
A CPI do Aborto aprovou, nesta semana, relatório final que apontou irregularidades no procedimento e será entregue à Mesa Diretora da Assembleia na próxima sessão ordinária. O documento será disponibilizado também para a Defensoria Pública do Estado, OAB, Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal. O caso apurado pela CPI pé de uma menina de 11 anos, moradora de Tijucas, que teria sido vítima de estupro e engravidado. O Hospital Universitário de Florianópolis se recusou a realizar o aborto, que é permitido por lei em casos de abuso sexual. A Justiça local não autorizou a interrupção da gravidez e encaminhou a menina para um abrigo. Após a divulgação do caso, o Ministério Público Federal recomendou a realização do procedimento, o que acabou acontecendo. A deputada ANA CAMPAGNOLO, relatora e proponente da CPI afirmou que espera que os responsáveis sejam punidos, qualificando o ato como feticídio que é a morte provocada do feto.
Cinco cidades catarinenses aparecem na lista dos 100 municípios mais ricos do país, de acordo com o Produto Interno Bruto — que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no Brasil. Segundo os dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira, Joinville, Itajaí, Florianópolis, Blumenau e Chapecó foram os destaques catarinenses no ranking nacional, sendo que três ganharam posições em relação a 2019. Joinville, considerada a mais rica de Santa Catarina, subiu uma posição em relação a 2019: passou de 26º para 25º lugar em 2020, de acordo com o IBGE. O PIB do município terminou em 36 bilhões e 400 milhões. Chapecó aparece pela primeira vez no ranking, na posição 98 com 11 bilhões e 900 milhões de reais de PIB.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina inicia neste sábado a operação veraneio. A partir de hoje, 361 postos de guarda-vidas espalhados pelo litoral catarinense estarão em pleno funcionamento. A ativação gradual da operação começou em 15 de outubro, quando alguns postos foram ativados na pré-temporada, mas agora, o serviço estará em pleno funcionamento até 26 de fevereiro de 2023. Neste ano a corporação também empregará 181 viaturas para suporte, sendo 63 veículos, 35 embarcações, 31 quadriciclos, 37 motoaquáticas, três motocicletas, nove bicicletas elétricas, dois helicópteros e um avião.
A utilização de fogos de artifício é uma prática comum em várias comemorações, se tornando ainda mais presente na virada de cada ano, onde muitas famílias fazem uso desses objetos para festejar a chegada do ano novo. Apesar da beleza que eles proporcionam nos céus, as pessoas devem ter cuidado e atenção aos riscos presentes. De acordo com o tenente do décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros Militar com sede em São Miguel do Oeste, JACKSON KREUTZ, a corporação não aconselha a utilização de fogos de artifício em nenhum momento, porém, ele admitiu que essa é uma prática tradicional e muitas pessoas acabam fazendo uso desses materiais.
Os riscos de acidentes com fogos de artifício são altos e vão desde pequenas queimaduras até lacerações e amputações. A afirmação é do tenente do Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste, JACKSON KREUTZ. Conforme ele, é fundamental que as pessoas sigam algumas orientações, como por exemplo, adquirir os fogos em comércios legais e de marcas conhecidas, deixando de lado produtos de origem duvidosa. Segundo ele, também é importante ler e seguir todas as instruções de segurança, transporte, armazenamento e uso em si. KRUTZ citou ainda a importância de soltar os fogos sempre em locais abertos e longe de árvores, fios de energia e demais objetos que possam mudar o percurso dos fogos de artifício.
Os fogos de artifício também não devem ser apontados para pessoas, veículos e residências. O alerta é do tenente do Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste, JACKSON KREUTZ. Ele frisou que por mais óbvia que seja essa orientação, sempre é bom manter o cuidado, principalmente após a ingestão de bebidas alcóolicas. Ele salientou que também não é recomendável o uso dos fogos após consumir álcool. KREUTZ pontuou que nos casos onde as pessoas acendem os fogos e eles não estouram, o recomendável é descartar o mesmo e não tentar fazer o uso. Para ele, são dicas básicas que evitam uma série de acidentes durante as festas de final de ano.
No geral, são três o número de ocorrências de maior destaques que são atendidas pelo Corpo de Bombeiros na virada de ano. O comentário é do tenente do décimo segundo batalhão de São Miguel do Oeste, JACKSON KREUTZ. Ele disse que em primeiro lugar aparece os chamados de queimaduras, seguido por lacerações e amputações, sendo esse último o mais grave, ocorrendo quando o material acaba explodindo na mão ou outras partes do corpo. Ele assegurou que praticamente todos esses acidentes podem ser evitados se houver cuidados por parte dos usuários. JACKSON KREUTZ mencionou ainda os incêndios em vegetação ou mesmo residências oriundos dos fogos de artifício.
O Peperi Debates deste sábado seguiu em tom de avaliação do ano e projeção de 2023. Depois de receber os representantes da agricultura na semana passada, o programa reuniu, nesta manhã, as entidades empresariais. O debate contou com a participação do membro do conselho consultivo da Acismo, DAVI CAVALI, da presidente da CDL, GLEICE KOPP e do presidente da Associação Catarinense de Supermercadistas, FRANCISCO CRESTANI. O áudio e as fotos do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.
Nos anos de 2021 e 2020 a epidemia criou muitas dificuldades para o setor empresarial e para a economia de forma geral, mas em 2022, o ano “começou a andar”. A avaliação é do presidente da Acats, FRANCISCO CRESTANI. Ele disse que o setor supermercadista vai fechar o ano com aumento de vendas na comparação com os anos anteriores. Para CRESTANI, a inflação também caiu neste ano e contribuiu para o aumento do consumo. Ele comentou que em 2023, se os políticos não atrapalharem, o setor vai continuar crescendo. O empresário destacou que os novos governos devem se preocupar, principalmente, com a redução da burocracia para que o setor empresarial tenha liberdade para trabalhar e produzir, gerando renda e empregos.
O ano foi desafiador e provocador para o setor produtivo com a Guerra na Ucrania, eleições e Copa do Mundo, mas ainda assim foi produtivo. A análise é da presidente da CDL, GLEICE KOPP, o comércio teve crescimento dos principais indicadores, tanto no atacado quanto no varejo. A empresária lembrou que o consumo das famílias cresceu pelo sexto trimestre consecutivo e todas as datas comemorativas tiveram crescimento na comparação com o ano passado. GLEICE citou que existe uma boa expectativa para 2023, mas há uma preocupação em relação as políticas e aos rumos que os novos governos devem dar, principalmente na esfera federal. Ela ressaltou que os empresários devem continuar trabalhando e não ficar esperando pelos governos.
2022 foi um ano difícil, ainda com a ressaca da pandemia. A afirmação é membro do conselho consultivo da Acismo, DAVI CAVALI. Ele disse que o aumento de vendas nas datas comemorativas não representa o que foi o ano de forma geral. CAVALLI destacou que as dificuldades do ano também mostraram que os empresários souberam se reinventar e alguns setores cresceram. Ele disse que existe uma preocupação muito grande em relação aos novos governos. CAVALLI ressaltou que dependendo dos rumos da economia, o país terá mais ou menos investimento e isso vai ter impactos na geração de empregos e renda. O empresário também fez uma ressalva, em tom de preocupação, com o alto índice de endividamento das famílias.
A Ameosc realizou nesta sexta-feira, a última Assembleia de Prefeitos do ano de 2022. O encontro aconteceu na sede da entidade no Bairro Agostini em São Miguel do Oeste. Durante a Assembleia, os prefeitos elegeram a nova diretoria para o ano de 2023. O prefeito de Mondaí, VALDIR RUBERT. Na oportunidade, os prefeitos acompanharam ainda a prestação de contas da Ameosc com relação aos investimentos, receitas e despesas relativas ao ano 2022, dando ênfase no número de concursos realizados pela na região e pela construção da nova sede da entidade. Neste ano, a Ameosc foi presidida pelo prefeito de Anchieta, IVAN CANCI.
O presidente eleito da Ameosc, VALDIR RUBERT, vai manter em pauta os temas que foram trabalhados neste ano pela entidade. No primeiro discurso, logo após a eleição, RUBERT disse que vai continuar lutando pela infraestrutura das rodovias da região, ampliação do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, bem como no desenvolvimento dos municípios. Outro ponto é a mobilização pelo campus da universidade federal do extremo-oeste. Na assembleia dos ontem, os prefeitos também elegeram a nova diretoria do Consórcio Intermunicipal de saúde. O prefeito de Itapiranga ALEXANDRE RIBAS foi confirmado na liderança do Cis Ameosc para o ano que vem.
O governo de Sana Catarina assinou na tarde desta sexta-feira, o segundo termo aditivo do contrato para a elaboração do projeto de ampliação do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O aditivo no valor de 796 mil 680 reais foi assinado pelo secretário Adjunto de Saúde, ALEXANDRE FAGUNDES, em evento no Hospital com a participação dos diretores do Hospital Regional, prefeitos e lideranças regionais. FAGUNDES citou que desde que ingressou na secretaria citou que a ampliação do Hospital de São Miguel do Oeste é uma necessidade urgente. Ele ressaltou que o próximo governo deve manter essa política de atendimento das demandas regionais na área da saúde. No caso do Regional, o projeto vai atender um gargalo da sociedade e aprimorar o atendimento à população no extremo-oeste.
A partir de agora o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso tem seis meses para a elaboração do projeto de ampliação da Unidade. A proposta deve dobrar o número de leitos, ampliar a oncologia, ortopedia e aumentar as especialidades médicas. O diretor da unidade, RODRIGO LOPES destacou que atualmente o hospital está saturado em razão do grande número de atendimentos e da falta de estrutura física para atender a demanda. LOPES cobrou que os investimentos do Estado não fiquem apenas no projeto e que o governo garanta os 41 milhões de reais estipulados para a obra.
O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN e o governador do estado, CARLOS MOISÉS, entregaram, na manhã desta sexta-feira, a obra de asfaltamento no interior ligando a área urbana do município à comunidade da linha Fátima. Também participaram do ato, o deputado estadual, MAURO DE NADAL, prefeitos e vice-prefeitos da região, secretários municipais, vereadores, lideranças locais e regionais, moradores beneficiados, imprensa e convidados. Trata-se de uma obra de dois quilômetros e 300 metros de extensão, contemplando serviços de terraplanagem, pavimentação, drenagem e sinalização. O investimento do Governo do Estado foi no montante de dois milhões e 200 mil reais e mais 415 mil reais em recursos próprios do Município.
O asfaltamento da Linha Fátima é um exemplo das parcerias que deram certo entre o Governo do Estado e as prefeituras. A afirmação é do governador do estado, CARLOS MOISÉS DA SILVA. Ele disse, ao chegar na Linha Fátima na manhã de ontem, que o governo do estado se aproximou dos municípios para resolver problemas da comunidade e levar mais conforto e segurança para os moradores. MOISES ressaltou que esss é o modelo de municipalismo que o governo entregou, onde o prefeito traz a demanda, faz o projeto e o Estado auxilia com o recurso. O prefeito WILSON TREVISAN afirmou que o governador estabeleceu uma parceria forte com os municípios e isso permitiu fazer diversas obras em São Miguel do Oeste.
O governador CARLOS MOISES também fez uma avaliação dos quatro anos de governo durante visita ao município nesta sexta-feira. Em coletiva de imprensa, ele citou números para reforçar a opinião que ele tem sobre a condição de Santa Catarina na reta final do mandato. MOISES ressaltou que o Estado avançou em diversos aspectos e indicadores.
A guarnição dos bombeiros de Itapiranga foi acionada no começo da tarde de ontem para socorrer duas vítimas de agressões que estavam no Porto da Barca. Os dois jovens saltaram no Rio Uruguai para fugir de agressões. Eles foram socorridos por um barquinho e levados até o Porto da Barca. Os bombeiros atenderam um homem de 22 anos que apresentava escoriações no tórax, braços e pernas. Outro jovem de 19 anos, estava consciente e orientado ao lado da outra vítima. Os dois foram levados para o Hospital Sagrado Família.
A Polícia Militar prendeu um homem por furto logo após a prática do crime em São Miguel do Oeste na manhã deste sábado. O fato aconteceu na rua José Bernardi Bairro São Gotardo. Os policiais foram acionados para atender uma ocorrência de furto de um telefone celular em uma residência. A vítima ligou para o 190 e disse que o autor ainda estava nas proximidades da casa. As guarnições efetuaram rondas e abordaram o suspeito na casa dele, a poucos metros do local onde ocorreu o furto. Durante a busca pessoal, o aparelho foi encontrado na cueca do suspeito. Ele foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia da Comarca de São Miguel do Oeste. Como havia uma criança sob tutela do suspeito o Conselho Tutelar foi acionado e acompanhou a ocorrência.
Um Caminhão com placas de São Miguel do Oeste se envolveu em um grave acidente na manhã desta sexta-feira no rodoanel em Cascavel, no Paraná. Dez veículos se envolveram na colisão na BR 467. Duas das carretas saíram da pista e um carro ficou totalmente destruído. Se envolveram no acidente os seguintes veículos: Uno, Voyage, Creta, Mobi, SW4, caminhão leiteiro, guincho, dois caminhões baú e uma carreta. Oito pessoas ficaram feridas no acidente.