-PAZUELLO VOLTA A CITAR QUE VACINAÇÃO CONTRA COVID PODE COMEÇAR EM FEVEREIRO
-CHUVA FORTE ATINGE SANTA CATARINA E DEIXA 11 MORTOS NO VALE DO ITAJAÍ
-LIVRO CONTA TRAJETÓRIA E CHEGADA DA FAMÍLIA RAMMINGER A MONDAÍ
-SÃO JOÃO DO OESTE É CONTEMPLADO COM 150 MIL PARA PAVIMENTAÇÃO DE RUA
-BELMONTE E SANTA HELENAESTÃO NA FASE FINAL DE DEFINIÇÃO DOS CARGOS COMISSIONADOS
-LEGISLATIVO DE DESCANSO PROJETA DEVOÇÃO DE MAIS DE 500 MIL PARA O EXECUTIVO
-QUEDA DE MOTO DEIXA DOIS FERIDOS NA SC 163
-POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM POR FALSA COMUNICAÇÃO DE ROUBO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e à noite. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e seis centavos. O euro está valendo seis reais e 20 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
Hotéis, restaurantes e locais de entretenimento voltaram a fechar as portas em Londres nesta quarta-feira, apenas duas semanas depois que a Inglaterra saiu do segundo confinamento e uma semana depois do início da vacinação. Quase 140 mil pessoas no Reino Unido foram vacinadas contra a Covid-19 na primeira semana de imunização com a vacina da Pfizer e da BioNTech. Dessas, 108 mil foram na Inglaterra. Cada pessoa receberá duas doses da vacina.
O Instituto de Saúde Pública do Chile aprovou, nesta quarta-feira, a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech. A resolução precisa ainda ser validada pelo governo de SEBASTIÁN PIÑERA. Uma comissão de 22 especialistas votou em favor da aplicação da vacina e definiu que ela deverá, neste momento, ser aplicada apenas em pessoas com mais de 16 anos. Com a aprovação final, o Chile deve se tornar o primeiro país da América do Sul a autorizar a vacina da Pfizer.
O presidente do Uruguai, LUIS LACALLE POU, anunciou nesta quarta-feira novas medidas para tentar conter o aumento de casos de Covid-19, entre elas a restrição da entrada no país entre 21 de dezembro e 10 de janeiro. Até agora, o país permitia a entrada do exterior a uruguaios, residentes ou por questões de trabalho ou família, entre algumas outras exceções. Os uruguaios que já adquiriram uma passagem e o transporte ficarão, no entanto, isentos desta medida. Outros anúncios foram a suspensão dos espetáculos públicos também até 10 de janeiro, a regulamentação do direito de reunião e a ratificação do fechamento de bares e restaurantes à meia-noite.
O secretário de Fazenda do Ministério da Economia, WALDERY RODRIGUES, afirmou nesta quarta-feira que o projeto de socorro aos estados aprovado na terça-feira pelo Congresso Nacional vai permitir um alívio de cerca de 217 bilhões de reais aos governos estaduais. O objetivo do projeto é permitir que estados e municípios endividados consigam acertar as próprias contas. O valor inclui suspensão do pagamento de dívidas para estados que estão no Regime de Recuperação Fiscal; espaço para operações de crédito com garantia da União para estados que se comprometerem com medidas de ajuste fiscal e postergação no pagamento de dívidas com organismos multilaterais.
O Ministério Público do Rio Grande do Sul denunciou, nesta quinta-feira, seis pessoas pela morte de JOÃO ALBERTO SILVEIRA FREITAS, cidadão negro que foi morto após ser espancado no supermercado Carrefour Passo D'Areia, em Porto Alegre, na véspera do Dia da Consciência Negra. Os seguranças acusados das agressões, GIOVANE GASPAR DA SILVA E MAGNO BRAZ BORGE, a funcionária do supermercado ADRIANA ALVES DUTRA, e outros três funcionários, vão responder por homicídio triplamente qualificado com dolo eventual. O MP incluiu ainda o racismo como forma da qualificação por motivo torpe. A promotoria também informou que instaurou três inquéritos civis: danos coletivos, direitos humanos e patrimônio público.
O ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, voltou a afirmar nesta quarta-feira que a campanha de vacinação contra o novo coronavírus poderá começar em fevereiro de 2021 caso os laboratórios farmacêuticos cujas vacinas estão em fase adiantada de produção cumpram todas as etapas burocráticas até o fim deste ano. Ele também reforçou que não haverá obrigatoriedade por parte do governo federal em “hipótese alguma, e sim campanhas que apresentem a todos o melhor a ser feito”. O plano nacional de vacinação foi apresentado ontem e prevê quatro etapas, começando pelos grupos prioritários.
Ao menos 11 pessoas morreram em Santa Catarina, durante a forte chuva que atingiu o estado a partir da noite de quarta-feira. 10 mortes foram registradas em Presidente Getúlio e uma em Ibirama. O temporal provocou enxurrada, alagamentos e deslizamentos de terra em cidades do Vale do Itajaí. Até a metade da manhã, 20 pessoas estavam desaparecidas. Segundo a Defesa Civil estadual, mais cidades da região foram atingidas. Também há estragos provocados pela chuva na Grande Florianópolis e no Oeste do Estado.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou, nesta quarta-feira, o projeto de lei que trata do orçamento do estado. A Lei Orçamentária Anual estima a receita e fixa a despesa para o exercício financeiro de 2021. A receita calculada é de 31 bilhões 749 milhões de reais, com despesas 32 bilhões 981 milhões de reais. Portanto, é esperado déficit de mais de um bilhão e 200 milhões. A LOA foi aprovada por unanimidade e agora segue para sanção do governador CARLOS MOISÉS. Para superar o déficit, segundo o PL, o governo deverá promover aumento na arrecadação e ações de recuperação econômica no pós-pandemia.
O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA lançou nesta quarta-feira o plano estadual de vacinação contra o coronavírus e reforçou que o Estado estará alinhado às diretrizes do Ministério da Saúde. A divulgação do documento foi feita pouco depois de governador participar do evento de lançamento do plano nacional, ocorrido em Brasília. O plano do governo estadual estima inicialmente a vacinação de dois milhões e 800 mil pessoas, pertencentes a quatro grupos prioritários definidos pelo governo federal. O secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, reforçou que o Governo Federal vai definir quais vacinas serão utilizadas no enfrentamento à Covid-19, mas queo Estado dispõe de 300 milhões separados em caixa para compra de vacinas.
-LIVRO CONTA TRAJETÓRIA E CHEGADA DA FAMÍLIA RAMMINGER A MONDAÍ
-SÃO JOÃO DO OESTE É CONTEMPLADO COM 150 MIL PARA PAVIMENTAÇÃO DE RUA
-BELMONTE E SANTA HELENAESTÃO NA FASE FINAL DE DEFINIÇÃO DOS CARGOS COMISSIONADOS
-LEGISLATIVO DE DESCANSO PROJETA DEVOÇÃO DE MAIS DE 500 MIL PARA O EXECUTIVO
Bom senso prevaleceu na aprovação do texto-base do projeto de lei que regulamenta o novo Fundeb. A posição é do deputado do MDB, CELSO MALDANER. Ele disse que o novo Fundo prevê o aumento da participação da União de 10 para 23 por cento até 2026. MALDANER não concorda com a afirmação de que a regulamentação do Fundeb vai provocar um desmonte da educação pública. Ele afirmou que o Fundeb terá mais recursos e que incluir as escolas privadas sem fins lucrativos na relação de beneficiados pelo Fundo vai melhorar a educação como um todo. MALDANER ressaltou que todos vão ganhar com o novo Fundeb e que é preciso investir para qualificar a formação técnica e profissional dos estudantes.
Texto-base do projeto de lei que regulamenta o novo Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica aprovado pelos Deputados é uma derrota para a escola pública. A avaliação é do deputado do PT, PEDRO UCZAI. O texto prevê a possibilidade de repasse do fundo para escolas privadas sem fins lucrativos e o uso dos recursos para pagamento de salários de profissionais, inclusive de outras áreas, nessas instituições. UCZAI afirma que a regulamentação foi contra a proposta do novo Fundeb aprovada pelo congresso neste ano. O deputado disse que os recursos do Fundeb devem ser usados para valorizar a escola pública e não para escolas que cobram mensalidades. Ele esclareceu que o senado não acatou a mudança e retomou o texto original. Para o parlamentar, o importante é beneficiar escolas públicas porque o “Sistema S” do Sesi, Sesc e Senai já recebe aporte público assim como educandários mantidos por igrejas ou associações. A votação ocorre hoje pelos deputados.
Ameosc realiza sexta-feira a última assembleia geral dos prefeitos em 2020. O encontro, mais uma vez, será virtual por conta da pandemia. A pauta da reunião prevê a prestação de contas do atual mandato e a eleição da nova diretoria. A assembleia contará com a participação dos prefeitos eleitos em novembro. Pelo acordo que existe há muitos anos, o partido que elegeu mais prefeitos para o próximo mandato deve indicar o presidente da Ameosc. Desse modo, um dos seis prefeitos do MDB vai ser o escolhido para presidir a entidade. O PT vai indicar o presidente em 2022. A assembleia desta semana será a última presidida pelo prefeito de SJCedro, PLINIO DE CASTRO. Ele disse que a pandemia e a estiagem trouxeram muitas dificuldades. Diante desse quadro, a Ameosc teve que se reinventar para dar suporte às prefeituras. O prefeito destacou que mesmo assim a entidade conseguiu exercer seu papel.
APAE MAURÍCIO DALLA VECHIA de Descanso encerra ano letivo com entrega de presentes aos alunos. Os professores enviaram atividades escolares até o dia 11. A diretora, ADRIANA BALBINOT, explica que este ano não foi realizado o tradicional encontro presencial com as madrinhas, mas ao invés disso, as madrinhas deixaram o presente na escola com uma mensagem em vídeo para os estudantes. Depois foi organizado um cronograma para retirada das lembranças na escola. A diretora enfatiza que a APAE não terá o recesso de janeiro, e será definida uma escala para atendimento dos profissionais, mesmo que de forma remota. Os atendimentos presenciais, que haviam sido retomados, foram suspensos novamente devido ao aumento dos casos de Covid. ADRIANA lembra que Descanso teve uma ganhadora, moradora de Itajubá, no show de prêmios das APAEs de Santa Catarina. O prêmio será entregue hoje.
CAESP Doce Esperança de Tunápolis e Santa Helena encaminha atividades finais para o ano. Segundo a diretora da escola especial, LORENI ALBAN, na última semana ocorreu à entrega das cestas de Natal, em que as famílias apenas passaram em frente à escola para retirar a lembrança. No total, 49 famílias retiraram as cestas, com entrega feita pelo Papai Noel. LORENI comenta que na oportunidade também foi devolvido o questionário de avaliação que foi encaminhado pelos professores. Para esta semana, a diretora comenta que os professores irão se organizar em escala para entregar os relatórios e avaliações no CAESP, bem como, a organização das salas. Apesar das dificuldades, LORENI avalia que foi um ano de muita aprendizagem e de parceria com profissionais, famílias e a comunidade dos dois municípios.
Prefeitura de Iporã do Oeste terá orçamento de mais de 30 milhões em 2021. O Orçamento Geral do município para o exercício de 2021 foi aprovado pelos vereadores em sessão extraodinária na noite de segunda-feira. O orçamento estima uma receita de 30 milhões e 700 mil reais. Para o legislativo o valor previsto é de um milhão 128 mil 576 reais. Para a administração centralizada o valor destinado é de 21 milhões 543 mil 684 reais e da administração descentralizada em oito milhões 27 mil 740 reais. O Orçamento do Fundo Municipal de Saúde para o exercício de 2021, é de sete milhões 217 mil 740 reais. O Orçamento do Fundo Municipal de Assistência Social é de 810 mil reais.
São João do Oeste é contemplado com emenda de 150 mil reais para pavimentação de rua. Conforme o presidente da Câmara de Vereadores, ERNI JUVER, a emenda, destinada pela deputada MARLENE FENGLER, foi solicitada pelos vereadores do PSD. Ele comenta que o recurso será aplicado em 2021 na pavimentação de uma rua no bairro Harmonia. O presidente comenta que a última sessão do ano será realizada no dia 21. Ele considera que foi possível realizar poucos trabalhos neste ano, devido às restrições da pandemia, e com isso, os gastos também foram reduzidos. JUVER comenta que já no início do ano o legislativo manifestou interesse em devolver um valor para o executivo, que somado ao montante do final do ano, será de 150 mil reais. Ele lembra que em abril, maio e junho os vereadores destinaram 20% do salário para o Fundo Municipal da Saúde. Para os próximos vereadores e prefeito foi definido que não haverá reajuste no salário.
Polícia Civil terá trabalho normal nas últimas semanas de 2020. O tradicional recesso de fim de ano nas repartições públicas estaduais não vai ocorrer em 2020. O governador CARLOS MOISÉS decretou ponto facultativo apenas nos dias 24 e 31 de dezembro. Conforme o delegado regional, WESLEY ANDRADE, as delegacias terão atendimento normal nos demais dias úteis das últimas semanas do ano. Por opção do governador, a Polícia Civil vai ter trabalho de plantão na véspera do Natal e do ano novo. O delegado acredita que a redução no período de recesso está relacionado à pandemia e questões técnicas de segurança pública devido ao trabalho diferenciado neste ano atípico. ANDRADE salienta que é justo este trabalho continuo no final de ano seguindo a determinação do governador visando atender da melhor forma a população.
A delegacia regional cedeu quatro profissionais para a Operação Veraneio no litoral de Santa Catarina. O trabalho especial inicia hoje e prossegue até o dia 14 de janeiro. Conforme WESLEY ANDRADE estarão fora do trabalho na região, dois agentes de polícia, um escrivão e o delegado da DIC, JOÃO WESTPHAL. Eles terão uma missão específica devido ao maior movimento de turistas em cidades do litoral. WESLEY ANDRADE destaca que procura escalonar as férias dos policias para manter a rotina de ações da Polícia Civil em todas as delegacias. Ele reconhece a necessidade de um esforço extra com sobrecarga de trabalho aos que permanecem na ativa com empenho maior que o normal neste período do ano. O delegado afirma ainda que são feitas escalas especiais para atender a demanda que cresce também no Extremo Oeste com as festas de fim de ano.
Furtos em residências estão entre os crimes mais comuns no período de férias. Durante viagens as casas ficam desguarnecidas. O delegado regional alerta para os moradores sempre solicitarem ajuda para algum familiar, amigo ou vizinho na proteção da residência. WESLEY ANDRADE também chama atenção para cuidados necessários nesta época do ano com o crescimento de casos de estelionatos e golpes de locações de imóveis. Salienta que estamos chegando ao fim de um ano que teve crescimento de crimes cometidos pela internet. ANDRADE comemora anuncio da coordenação geral da Polícia Civil que em janeiro inicia academia de formação de agentes de polícia e escrivão. Ele já solicitou reforço no efetivo da região. Ainda não existe projeção para concurso de delegado de polícia aumentando a dificuldade em novos profissionais. A delegacia da comarca de Itapiranga está há mais de um ano sem delegado titular, mantendo o revezamento mensal.
Livro conta trajetória e chegada da família Ramminger a Mondaí. O lançamento do Livro, “Lar na imensidão da mata, reminiscências de PAUL RAMMINGER, um imigrante alemão no Oeste Catarinense na década de 1920”, ocorreu na noite desta quarta-feira na Casa da Cultura em Mondaí. A obra foi organizada pelo escritor, historiador e professor LEANDRO MAYER. O filho de PAUL, ERICH RAMMINGER, resume que o livro é um relato da vinda da família da Alemanha, após a primeira guerra mundial, em 1921. Antes de Mondaí, a família RAMMINGER ficou por dois anos em Panambi, RS. ERICH comenta que seu pai deixou toda esta história registrada em alemão, relatando as dificuldades, e o início de tudo em meio à mata. Ele afirma que apesar da pobreza e das dificuldades, a primeira preocupação dos colonizadores, entre eles a família RAMMINGER, foi à construção de uma escola para garantir a educação dos filhos.
Na época do estado Novo, de GETÚLIO VARGAS, por volta de 1937, houve a nacionalização forçada do Oeste Catarinense. Em função disso, PAUL RAMMINGER conta no livro que todas as escolas que lecionavam em alemão foram fechadas, e o estado, ao invés de disponibilizar professores que então lecionassem em português, fechou os educandários, gerando uma geração de analfabetos. ERICH comenta que PAUL era bastante participativo da comunidade, como fundador e presidente do hospital durante 20 anos e fundou o museu que inclusive leva o nome do pai de PAUL e avo de ERICH. PAUL também foi presidente fundador do orfanato. O livro relata também a perseguição dos alemães, a participação de PAUL na revolução constitucionalista de 1932 de São Paulo e a trajetória do pai de PAUL pelos continentes Europa, Ásia e América Latina. PAUL possui cinco irmãos e cinco filhos.
Nomes para cargos comissionados da nova gestão de Santa Helena serão definidos no final de semana. Conforme o prefeito eleito, BLÁSIO HICKMANN, a definição dos cargos está ocorrendo de forma conjunta pela coligação, sendo que cada partido irá indicar nomes. Ele anuncia que já está definido, de forma oficial, o secretário de Administração. A pasta será assumida pelo servidor efetivo MARCELO CAMPAGNARO. O prefeito eleito ressalta que para as demais secretarias, já há nomes apontados, mas que ainda serão confirmados. Para a Saúde, o PSD indicou o empresário CARLOS ROBERTO DE MELLO. Na Educação, a sugestão é o nome da ex-candidata a vereadora que ficou como suplente do PT, LAIS TELÖKEN. Como diretor de Urbanismo, o nome analisado é o de VALDIR CASANOVA. Os nomes para a Agricultura e setor de Obras serão indicados pelo MDB.
Secretários já definidos em Belmonte estão participando da transição de governo. O prefeito eleito, JAIR GIUMBELLI, destaca que estão definidos os nomes nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social e Agricultura. Para a Educação, o nome definido é da professora DAIANA VILLA BASSO. Na agricultura, o convidado para assumir o setor é VANDERLEI SOSTER. Para a Saúde, GIUMBELLI comenta que foi convidada SIMONE RADKE, com a qual ainda são mantidas conversas. Na Assistência Social, o prefeito eleito diz que o nome está praticamente definido, mas ainda não será divulgado. Ele comenta que as reuniões de transição estão ocorrendo por setor, com dias agendados para facilitar a organização, considerando a necessidade do fechamento de contas.
Legislativo de Descanso projeta devoção de mais de 500 mil para o executivo. De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores, MARCIO BORTOLOTTO, este será o maior valor já devolvido para a prefeitura. Ele considera que o montante foi possível porque a pandemia restringiu várias ações dos vereadores durante o ano, tanto de viagens como de projetos, a exemplo do Vereador Mirim, que em 2020 não teve destinação de recursos. O presidente comenta que a devolução irá ocorrer no final do ano, e o prefeito poderá aplicar o recurso no setor que tiver a maior demanda. Após 16 anos como vereador, BORTOLOTTO não disputou as eleições em novembro e deixa a função neste ano.
O presidente do Legislativo de Descanso considera que assim que vários outros profissionais, os vereadores tiveram que se adaptar a nova realidade imposta pela pandemia, com a realização das sessões de forma virtual. Apesar disso, o presidente cita que os trabalhos tiveram continuidade. MÁRCIO BORTOLOTTO contesta o que foi falado pelo prefeito SADI BONAMIGO em outra oportunidade, de que o Legislativo teria deixado a desejar neste ano. Ele considera que foi um ano de muito trabalho e que mais exigiu agilidade dos vereadores. O presidente comenta que a última sessão ordinária foi realizada dia 14, e dia 21 será realizada uma extraordinária para votar o projeto que diz respeito à adesão ao consórcio do Conder.
-QUEDA DE MOTO DEIXA DOIS FERIDOS NA SC 163
-POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM POR FALSA COMUNICAÇÃO DE ROUBO
Carreta com placas de São Miguel do Oeste é apreendida com vinho importado irregularmente. Policiais rodoviários federais apreenderam na manhã de quarta-feira, na BR 116, em Mafra, mil 957 garrafas de vinho de origem Argentina importadas irregularmente. A mercadoria foi localizada no reboque de uma carreta Scania, com placas de São Miguel do Oeste. O motorista, de 40 anos, disse que receberia pagamento para transportar a mercadoria desde o Paraná até a região do Vale do Itajaí. O envolvido foi liberado, mas vai responder pelo crime de descaminho. A carga foi lacrada e levada ao depósito da Receita Federal em Curitiba, no Paraná. Conforme o Ministério da Fazenda, a cota máxima mensal de importação de bebidas alcoólicas é de 12 litros por pessoa.
Polícia Civil incinera mais de 300 quilos de maconha. No início da tarde de ontem a Polícia Civil, através da Divisão de Investigação Criminal de Fronteira de São Lourenço do Oeste, incinerou cerca de 307 quilos de maconha. A droga foi apreendida pela Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste, em duas situações distintas. Uma na SC 157, em frente ao Posto da PMR, e outra na SC 480, no município de Jupiá. Em 21 de novembro foram apreendidos aproximadamente 30 quilos de maconha com um homem de 20 anos, que viajava em um ônibus de linha que partiu de Mato Grosso do Sul e tinha como destino o Rio Grande do Sul. No dia 11 de dezembro foram apreendidos cerca de 277 quilos de maconha com um homem de 39 anos, condutor de um Fluence que, segundo ele, partiu do Paraná e tinha como destino o Rio Grande do Sul.
Operação conjunta resulta na apreensão de 50 mil em mercadorias de descaminho. A Polícia Militar Rodoviária, através do Tático Ostensivo Rodoviário, TOR, em conjunto com as PMs de Palma Sola, Saltinho e Marmeleiro, PR, apreenderam diversas mercadorias de descaminho, em operação na tarde desta quarta-feira, na SC 160, em Saltinho. Durante a operação, os policiais militares abordaram um veículo Corolla, com placas de Santa Cruz do Sul, RS, conduzido por um homem de 35 anos. Durante busca veicular, foram localizados diversos produtos, entre eles eletrônicos e brinquedos, sem os devidos desembaraços aduaneiros, avaliado em aproximadamente 50 mil reais. A carga foi apreendida e encaminhada para a Receita Federal.
Polícia Civil de Anchieta prende homem por falsa comunicação de crime de roubo. A prisão ocorreu na tarde de ontem. O homem, de 45 anos, alegava ser vítima de roubo, que teria ocorrido na madrugada de ontem em um estabelecimento comercial localizado às margens da SC 161, na cidade de Anchieta. Após diligências iniciais no sentido de identificar a autoria e materializar o delito, a equipe de investigação passou a estranhar a versão contada pelo homem, o qual entrava diversas vezes em contradição sobre os fatos. Ao ser confrontado pelo delegado sobre a veracidade do que alegava ter ocorrido, acabou confessando a inexistência do crime. Diante do fato, o homem foi autuado pelo crime de comunicação falsa de crime, previsto no artigo 340 do Código Penal, e comparecerá em Juízo para responder por seus atos.
Queda de moto deixa dois feridos na SC 163 em São João do Oeste. O acidente ocorreu por volta das 18 horas e 30 minutos desta quarta-feira, na SC 163 na linha Cristo Rei, interior de São João do Oeste. A condutora da moto, uma Honda BIZ placa de São João do Oeste, relatou que trafegava sentido São João a Iporã do Oeste quando o pneu estourou e ocasionou a queda. Os bombeiros atenderam a condutora da moto. Ela estava deitada ao lado da rodovia, consciente e orientada, com os sinais vitais estáveis. A mulher relatou sentir fortes dores na região das costelas, com suspeita de fratura. A segunda vítima, um homem, caroneiro da moto, estava sentado ao lado da via de rolamento, consciente e orientado, e com os sinais vitais estáveis. Ele apresentava suspeita de fratura fechada no punho esquerdo, com ferimento corto contuso na face com hemorragia. Após atendimento dos bombeiros as duas vítimas foram conduzidos ao hospital de Iporã do Oeste.