-MINISTÉRIO DA SAÚDE CONFIRMA DOSE DE REFORÇO CONTRA COVID PARA POPULAÇÃO ADULTA
-ALESC APROVA PROJETO DO NOVO SALÁRIO PARA POLICIAIS NO ESTADO
-BARRA BONITÁ TERÁ QUASE CINCO MILHÕES PARA CONSTRUÇAO DE ESCOLA E GINÁSIO
-DIOCESE DE CHAPECÓ CONFIRMA TROCA DE PADRES NA PARÓQUIA SÃO MIGUEL ARCANJO
-21 CONSUMIDORES JÁ FORAM PREMIADOS NA RASPADINHA DA CAMPANHA DA CDL
-PRE FLAGRA SETE MOTORISTAS EMBRIGADOS NAS SCs DA REGIÃO DURANTE O FERIADÃO
-CAMINHÃO TOMBA NA BR 163 E CARGA DE MILHO FICA ESPALHADA NA PISTA
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 47 centavos. O euro está valendo seis reais e 19 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O presidente JOE BIDEN promulgou nesta segunda-feira o projeto de lei que cria o maior plano de infraestrutura dos Estados Unidos em mais de meio século, em uma rara realização bipartidária na Casa Branca. O projeto de um trilhão e 200 bilhões de dólares ajudará a consertar pontes e estradas, trocar as bombas de água, construir uma rede de recarga para veículos elétricos e expandir a banda larga da internet. A Casa Branca espera que a assinatura da lei dê um novo ímpeto a Biden, já que este é o maior investimento governamental desse tipo desde a criação da rede rodoviária nacional na década de 1950.
O Senado do Chile rejeitou, nesta terça-feira, o impeachment do presidente SEBASTIÁN PIÑERA. A votação aconteceu uma semana após a Câmara dos Deputados ter aprovado a abertura do processo contra o mandatário por suspeitas de corrupção. Para o impeachment ser aprovado pelo Senado chileno, ele precisaria de dois terços dos votos da casa, no mínimo 29 dos 43 senadores do país. A votação não foi obtida e PINERA permanece no cargo. O processo de impeachment do presidente termina a poucos dias das eleições presidenciais e legislativas no Chile, marcadas para 21 de novembro.
A farmacêutica americana Pfizer anunciou, nesta terça-feira, um acordo de licença voluntária que vai permitir a fabricação e fornecimento de genéricos de seu comprimido para a Covid-19. Com o trato, fabricantes de genéricos que ao redor do mundo que obtenham uma sub-licença poderão manufaturar o remédio e fornecê-lo a 95 países. O Brasil, entretanto, não está incluído nessa lista. O país terá que comprar o medicamento diretamente da Pfizer, provavelmente a preços mais altos do que os das versões genéricas. Os fabricantes de genéricos têm até 6 de dezembro para manifestar interesse em fabricar o remédio.
O Senado aprovou nesta terça-feira uma medida provisória que prorroga, enquanto durar a pandemia, as condições especiais para a aquisição pelo governo de vacinas, insumos e contratação de serviços destinados ao enfrentamento da Covid-19. Com a aprovação, o texto, que já tinha passado pela Câmara, vai à sanção presidencial. Uma lei de março de 2021 estabeleceu regras excepcionais para contratos públicos durante a pandemia, como dispensa de licitação, e cláusulas especiais de contrato, entre as quais eventual pagamento antecipado. As normas, no entanto, perderam validade em 31 de julho deste ano. O governo, então, editou a medida provisória que agora foi aprovada pelo Congresso Nacional.
A Caixa Econômica Federal começará a pagar o Auxílio Brasil, programa de transferência de renda substituto do Bolsa Família, nesta quarta-feira. Segundo a instituição, as famílias contempladas com o programa receberão o benefício de acordo com o NIS, Número de Identificação Social, atribuído pelo banco para identificar pessoas cadastradas em programas sociais do governo. De acordo com o calendário estabelecido pela Caixa, neste mês, os pagamentos serão efetuados entre os dias 17 e 30. Já em dezembro, os repasses serão feitos do dia 10 ao 23. Em novembro, serão beneficiados 14 milhões 650 mil famílias. Em dezembro, o número passará para 17 milhões. Neste mês, o valor médio do Auxílio Brasil será de 217 reais.
O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira que vai aplicar uma dose de reforço de vacina contra a Covid-19 para todos os adultos com mais de 18 anos. O governo também divulgou que imunizados com a vacina da Janssen devem receber duas novas aplicações. A dose de reforço está aprovada para todas as pessoas com mais de 18 anos. A recomendação vale para todos os imunizantes usados na campanha: Pfizer, AstraZeneca, CoronaVac e Janssen. A dose de reforço para quem tomou Pfizer, CoronaVac e AstraZenaca estará disponível cinco meses após o cidadão ter completado o esquema vacinal. A medida já está em vigor, mas a aplicação da vacina vai depender dos estados e municípios. Nesta terça, o Ministério informou que a pasta vai começar a distribuir as doses da Janssen a partir da próxima sexta-feira.
O sistema integrado que cruza dados de Santa Catarina a dados da Receita Federal identificou 300 inconsistências nas solicitações para a emissão do novo documento de identificação válido no Estado. A documentação, que contém apenas um número para o RG e CPF, foi solicitada 10 mil vezes na primeira semana de operação do serviço. No último dia 08 de novembro, quando o novo RG foi lançado, 27 inconsistências já haviam sido detectadas. Porém, o Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina afirma que ainda não é possível definir a natureza das inconsistências. Santa Catarina foi o primeiro Estado brasileiro a adotar o novo modelo de documentação e a expectativa é dificultar cada vez mais as falsificações e fraudes por meio de diferentes etapas de verificação.
A Procuradoria-Geral do Estado apresentou nesta terça-feira no Supremo Tribunal Federal a defesa do decreto, assinado pelogovernador CARLOS MOISÉS DA SILVA, que determina a aplicação da norma culta na redação de documentos oficiais e nas instituições de ensino ou dentro de sala de aula. A PGE protocolou no STF as informações solicitadas pela corte na Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pelo Partido dos Trabalhadores que é contra o decreto e a favor da chamada linguagem neutra. A PGE ressalta que não há um perfil discriminador no decreto, pois refere-se apenas aos documentos oficiais.
A assembleia legislativa aprovou, nesta terça-feira, o projeto do novo salário dos policiais e demais servidores da segurança pública de Santa Catarina. A votação ocorreu na tarde desta terça-feira. O texto original do governo passou com 37 votos a favor e nenhum contrário, mesmo com os protestos promovidos por segmentos da segurança pública. A oposição, capitaneada por JESSÉ LOPES do PSL e BRUNO SOUZA do NOVO, tentou recorrer em plenário contra a rejeição da emenda que reajustava o salário dos policiais de forma linear. Ou seja, pelo texto de LOPES, todos ganhariam dois mil e cem reais e não um reajuste percentual como propôs o governo. Com a aprovação do projeto na Alesc, os pagamentos começam a ser feitos em janeiro de 2022. A primeira parcela será creditada no início do ano e a segunda em julho.
Startups do Oeste e do Meio Oeste catarinense tiveram a oportunidade de trocar experiências e aprender com especialistas ao longo de 15 encontros do Programa Startup SC. As capacitações fazem parte das ações desenvolvidas pelo Sebrae que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, a Fapesc. O objetivo do Startup SC é fortalecer as startups a partir da difusão da cultura empreendedora e da profissionalização da gestão de seus empreendimentos com ações de capacitação, inovação e mercado. Por meio de uma chamada pública lançada em agosto de 2021, o Sebrae e a Fapesc selecionaram 25 dos 50 participantes do Startup SC de todo o estado para o Programa Acelera Startup SC. Cada uma foi contemplada com 50 mil reais. Apenas uma Startup é do extremo-oeste: a Iopoint de São Miguel do Oeste.
A Justiça de São Miguel do Oeste julgou improcedente na semana passada uma ação por danos morais impetrada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública de Santa Catarina contra o Jornal Imagem. A ação foi impetrada no dia 21 de janeiro de 2019 e a entidade pedia indenização de 25 mil reais em razão de um comentário na Coluna "No Alvo", do jornalista EDSON FUHRMANN, na edição de seis de abril de 2016. Na ocasião, o colunista criticou uma viagem que os professores de Santa Catarina iriam fazer a Brasília para participar de um manifesto contra o impeachment da então presidente DILMA ROUSSSEFF. Em 2017, o Sinte enviou uma nota de repúdio ao jornal, que foi alvo da Coluna "Boca no Trombone", do diretor do Jornal Imagem, EUCLIDES STAUB que teve como título "Os folgados do Sinte". O Sindicato impetrou a ação por damos morais que foi julgada improcedente em primeiro grau. Cabe recurso ao Tribunal de Justiça.
A juíza CATHERINE RECOUVREUX, que julgou a ação movida pelo Sinte contra o Jornal Imagem sentenciou que não houve abuso de direito por parte dos réus e também não houve teor difamatório ou desonroso. Ela considerou que as colunas trouxeram críticas duras quanto ao comportamento do Sinte e seus sindicalizados e que os termos coloquiais usados pelos jornalistas em suas manifestações não passaram de expressão de opiniões sobre fatos amplamente divulgados. Na sentença, a magistrada também faz uma defesa da liberdade de expressão, “da supremacia do interesse público e o dever de informação” que o veículo de comunicação tem.
O prefeito de Barra Bonita, AGNALDO DERESZ confirmou nesta terça-feira que os recursos anunciados pelo governo do estado na última semana serão aplicados na construção de um Centro Educacional e de um ginásio Poliesportivo. O valor repassado pelo estado para essas duas obras será de quatro milhões e 900 mil reais. Atualmente, o município dispõe de um Centro de Educação Infantil na cidade e com a construção de uma escola será possível também atender a demanda do Ensino Fundamental. O prefeito salientou que Barra Bonita não possui escola municipal no perímetro urbano e com os recursos, essa demanda será atendida. O ginásio poliesportivo também vai atender uma demanda antiga do município.
A campanha Raspou, Achou, Ganhou da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste completou nesta semana um mês de execução no comércio da cidade. A informação é do diretor de relações públicas da CDL, CLEOMAR ZACCHI. De acordo com ele, as raspadinhas foram entregues aos participantes da ação no dia 15 de outubro e desde então, algumas empresas estão fazendo a distribuição aos clientes. Conforme ele, até o momento, 21 pessoas foram contempladas com os prêmios das raspadinhas.
O número de ganhadores das raspadinhas da CDL de São Miguel do Oeste é pequeno até o momento, porém, muitas empresas ainda não começaram a distribuição das cartelas aos consumidores. O lembrete é do diretor de relações públicas da CDL, CLEOMAR ZACCHI. Segundo ele, várias empresários decidiram realizar a entrega do material apenas no mês que vem, visto a proximidade com as festividades de final de ano e o aumento no fluxo de clientes. Ele destacou que cada empresa tem essa liberdade de definir como será realizada a distribuição aos seus consumidores.
O formato de entrega dos prêmios das raspadinhas neste ano é diferente da realizada no ano passado. O comentário é do diretor de relações públicas da CDL, CLEOMAR ZACCHI. Ele disse que nesta edição os ganhadores usam a premiação no próprio comércio e não precisam se deslocar até a CDL para retirar o prêmio. Ele pontuou ainda que a entidade só consegue fazer a computação dos ganhadores quando as empresas repassam a relação dos premiados. ZACCHI ressaltou que a entrega das raspinhas deve se intensificar ainda mais no final deste mês e em dezembro.
Os consumidores devem ficar atentos as raspadinhas, pois no verso existem um espaço para anotar dados pessoais, o que proporciona uma nova chance de faturar prêmios. A afirmação é diretor de relações públicas da CDL, CLEOMAR ZACCHI. Ele salientou que é fundamental que os comerciantes expliquem isso aos clientes na hora da entrega das cartelas. Ele citou que mesmo quem foi contemplado com prêmios, podem preencher e depositar nas urnas existentes no comércio parceiro da CDL. ZACCHI frisou que o sorteio final da campanha vai ocorrer no dia oito de janeiro, onde haverá seis prêmios, sendo uma motocicleta e cinco vales-compras no valor de um mil reais cada.
Foi aberto hoje o prazo de inscrições para o processo seletivo simplificado para a contratação de motorista. O edital com todas as informações foi divulgado na semana passada pela prefeitura de São Miguel do Oeste. A seleção será realizada por meio da análise de títulos como qualificação profissional e tempo de experiência. As inscrições são gratuitas podem ser feitas a partir desta quarta-feira. O prazo vai até o dia 26 de novembro. Para o cargo é necessário CNH categoria C, D ou E, ensino médio completo, curso de motorista socorrista e transporte coletivo e escolar. A comprovação do curso deverá ser apresentada no ato da contratação. O edital completo pode ser acessado no site do município.
A Câmara Mirim de São Miguel do Oeste se reuniu em sessão ordinária na noite desta terça-feira. Foi o último encontro de 2021. Na reunião, foram apresentadas proposições pedindo melhorias em comunidade do interior, iluminação pública próximo a escola e calçamento no acesso à Acomar. Na sessão, também foram apresentadas atividades desenvolvidas por escolas do município. Uma das indicações aprovadas pelos vereadores mirins é a instalação de um "chimarródromo" na Praça Walnir Bottaro Daniel. A vereadora mirim ANA JÚLIA CASTRO DE LIMA destaca que o consumo de chimarrão é uma tradição dos habitantes do município e que a ideia é colocar um ponto que oferece água quente para o chimarrão e que pode ser disponibilizado em parceria com empresas privadas. As sessões da Câmara Mirim retornam em março de 2022.
Onze pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta terça-feira em São Miguel do Oeste. Outras sete pessoas entraram para a lista de recuperados. No total, sete mil 128 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais sete mil e nove já se recuperaram. 43 moradores ainda estão com o vírus ativo. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a taxa de ocupação da UTI Covid é de 60 por cento com 12 pacientes internados. Já na enfermaria, são quatro pessoas com a doença e taxa de ocupação dos leitos em 25 por cento.
A diocese de Chapecó confirmou, nesta semana, o processo de transferência dos Padres Diocesanos. De acordo com o bispo Dom ODELIR MAGRI, este é um período de mudança que se faz fundamental para a Igreja estar de fato em constante missão. Ele esteve no RPN primeira edição de hoje e explicou que as trocas entre os padres que atuam nas paróquias da diocese é um processo natural e que as transferências não tem o objetivo de promoção e nem de punição. Segundo DOM ODELIR, a mudança é uma oportunidade para troca de experiências com o trabalho dos padres em outras paróquias no contexto diocese. As trocas foram definidas agora, mas os padres só devem assumir as novas funções a partir de 2022.
Dois padres que estão na paroquia São Miguel Arcanjo serão transferidos para Chapecó no ano que vem. O padre CLAIR LOVERA vai assumir a paróquia Santa Dulce dos Pobres de Chapecó. Já o padre FRANCISCO BUEHRMANN vai coordenar a Pastoral Vocacional, ou seja, vai trabalhar no processo de apoio aos jovens com interesse em seguir o sacerdócio. Ele também vai atuar na paróquia São Paulo Apóstolo de Chapecó. Para substituir os dois padres que estão deixando a paróquia São Miguel Arcanjo, a diocese destinou para São Miguel do Oeste os padres CLETO STÜLP e SILVESTRE SELUNK.
Os padres costumam ficar entre cinco e seis anos em uma determinada paróquia antes de partir para outra comunidade. A observação é do bispo DOM ODELIR MAGRI. Ele disse que os religiosos ficam nas paróquias tempo suficiente para conhecer o povo onde está inserido e junto com lideranças torna-se operário para alimentar ainda mais a fé, a espiritualidade e contribuir para as obras de Deus. No RPN primeira edição de hoje, o bispo diocesano comentou que a falta de padres na região ainda é um problema grave. Atualmente, são 80 padres na diocese, menos da metade do ideal. DOM ODELIR comentou que, apesar do trabalho de apoio vocacional, a tendência é que se problema continue por mais um tempo.
A Polícia Militar Rodoviária encerrou na manhã desta terça-feira, a Operação Proclamação da República 2021 nas rodovias estaduais de Santa Catarina. O trabalho especial de fiscalização iniciou na sexta-feira e terminou as oito horas da manhã de ontem. Na área de atuação da PRE com sede em Iporã do Oeste, que contempla 22 municípios, houve um aumento de 30 por cento no número de veículos que transitaram pelas rodovias estaduais. De acordo com o comandante do Grupo, Sargento EDSON BARBOSA, as ações durante o feriado contaram com reforço de efetivo e aumento das barreiras nas rodovias. No feriadão foram quatro acidentes na região com uma morte de um adolescente de 14 anos na SC 283 em Palmitos. O acidente foi na tarde de sábado.
A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste divulgou, nesta terça-feira, o balanço dos cinco dias da operação Proclamação da República. Além dos quatro acidentes de transito, foram fiscalizados 290 veículos. Sete motoristas foram notificados por embriagues ao volante. Também foram emitidas 42 autuações de trânsito, com destaque para o transporte de criança em veículo sem observar as normas de segurança e o não uso de cinto de segurança. Além disso, a Polícia rodoviária também participou da operação que teve o apoio do PPT e Canil de São Miguel do Oeste que resultou na apreensão de cinco adolescentes em Saudades, suspeitos de participação de um assalto em Chapecó.
Uma criança ficou ferida ao ser atropelada no final da manhã de ontem no centro de Iporã do Oeste. O acidente aconteceu por volta das 11 e 45 na rua Primeiro de Maio. De acordo com a Polícia Militar, a condutora de um veículo parou na faixa de pedestres nas proximidades de uma escola e um grupo de alunos atravessou a rua. Ela relatou que no momento em que acelerou, uma criança teria atravessado a rua correndo. O Corpo de Bombeiros foi chamado e atendeu a criança que sofreu escoriações no rosto e nas pernas. Ela foi encaminhada para atendimento médico e para a realização de exames.
Um homem foi detido no final da tarde desta terça-feira suspeito de envolvimento em um acidente com pessoa ferida na BR 282. De acordo com a Polícia Militar, a colisão aconteceu no município de Paraíso e um dos envolvidos saiu do local sem prestar socorro a vítima. Uma pessoa teve ferimentos no olho e foi atendida pela equipe da secretaria de saúde de Paraíso. Ele foi encaminhado para o Hospital Regional. Um dos motoristas fugiu no sentido à São Miguel do Oeste e foi abordado no trevo de acesso à 282. Segundo a PM, o motorista confirmou que havia ingerido bebida alcoólica. Ele também relatou que não lembrava de ter se envolvido no acidente. Os policiais elaboraram um Termo Circunstanciado apenas por se afastar do local do acidente.
Um caminhão tombou na BR 163 e deixou a carga de milho esparramada na rodovia. A colisão aconteceu por volta das cinco da tarde na Linha Santo Antônio, em São José do Cedro, e envolveu dois caminhões. Um deles saiu da pista e tombou. O motorista, de 46 anos de idade, não teve ferimentos e dispensou atendimento. A passagem de veículos ficou interrompida até que o Corpo de Bombeiros promovesse a limpeza da pista. A PRF também esteve no local para fazer o boletim de ocorrência e controlar o trânsito.