-MINISTÉRIO DA SAÚDE CONFIRMA DOSE DE REFORÇO CONTRA COVID PARA POPULAÇÃO ADULTA
-ALESC APROVA PROJETO DO NOVO SALÁRIO PARA POLICIAIS NO ESTADO
-UNIDADE DE SAÚDE DE TUNÁPOLIS RETOMA ATENDIMENTOS POR ESF
-IPORÃ DO OESTE FARÁ AUDIÊNCIA SOBRE PLANO MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
-REUNIÃO VAI TRATAR SOBRE REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS EM CENTRO COMUNITÁRIO
-SJO INVESTE 80 MIL EM DECORAÇÃO NATALINA
-CONDUTOR EMBRIAGADO SE ENVOLVE EM ACIDENTE E ACABA LIBERADO PELA PM
-USUÁRIO DE DROGAS AGRIDE IRMÃ E FOGE DO LOCAL
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a24graus. A mínima das últimas horas foi de 19graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 47 centavos. O euro está valendo seis reais e 19 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O presidente JOE BIDEN promulgou nesta segunda-feira o projeto de lei que cria o maior plano de infraestrutura dos Estados Unidos em mais de meio século, em uma rara realização bipartidária na Casa Branca. O projeto de um trilhão e 200 bilhões de dólares ajudará a consertar pontes e estradas, trocar as bombas de água, construir uma rede de recarga para veículos elétricos e expandir a banda larga da internet. A Casa Branca espera que a assinatura da lei dê um novo ímpeto a Biden, já que este é o maior investimento governamental desse tipo desde a criação da rede rodoviária nacional na década de 1950.
O Senado do Chile rejeitou, nesta terça-feira, o impeachment do presidente SEBASTIÁN PIÑERA. A votação aconteceu uma semana após a Câmara dos Deputados ter aprovado a abertura do processo contra o mandatário por suspeitas de corrupção. Para o impeachment ser aprovado pelo Senado chileno, ele precisaria de dois terços dos votos da casa, no mínimo 29 dos 43 senadores do país. A votação não foi obtida e PINERA permanece no cargo. O processo de impeachment do presidente termina a poucos dias das eleições presidenciais e legislativas no Chile, marcadas para 21 de novembro.
A farmacêutica americana Pfizer anunciou, nesta terça-feira, um acordo de licença voluntária que vai permitir a fabricação e fornecimento de genéricos de seu comprimido para a Covid-19. Com o trato, fabricantes de genéricos que ao redor do mundo que obtenham uma sub-licença poderão manufaturar o remédio e fornecê-lo a 95 países. O Brasil, entretanto, não está incluído nessa lista. O país terá que comprar o medicamento diretamente da Pfizer, provavelmente a preços mais altos do que os das versões genéricas. Os fabricantes de genéricos têm até 6 de dezembro para manifestar interesse em fabricar o remédio.
O Senado aprovou nesta terça-feira uma medida provisória que prorroga, enquanto durar a pandemia, as condições especiais para a aquisição pelo governo de vacinas, insumos e contratação de serviços destinados ao enfrentamento da Covid-19. Com a aprovação, o texto, que já tinha passado pela Câmara, vai à sanção presidencial. Uma lei de março de 2021 estabeleceu regras excepcionais para contratos públicos durante a pandemia, como dispensa de licitação, e cláusulas especiais de contrato, entre as quais eventual pagamento antecipado. As normas, no entanto, perderam validade em 31 de julho deste ano. O governo, então, editou a medida provisória que agora foi aprovada pelo Congresso Nacional.
A Caixa Econômica Federal começará a pagar o Auxílio Brasil, programa de transferência de renda substituto do Bolsa Família, nesta quarta-feira. Segundo a instituição, as famílias contempladas com o programa receberão o benefício de acordo com o NIS, Número de Identificação Social, atribuído pelo banco para identificar pessoas cadastradas em programas sociais do governo. De acordo com o calendário estabelecido pela Caixa, neste mês, os pagamentos serão efetuados entre os dias 17 e 30. Já em dezembro, os repasses serão feitos do dia 10 ao 23. Em novembro, serão beneficiados 14 milhões 650 mil famílias. Em dezembro, o número passará para 17 milhões. Neste mês, o valor médio do Auxílio Brasil será de 217 reais.
O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira que vai aplicar uma dose de reforço de vacina contra a Covid-19 para todos os adultos com mais de 18 anos. O governo também divulgou que imunizados com a vacina da Janssen devem receber duas novas aplicações. A dose de reforço está aprovada para todas as pessoas com mais de 18 anos. A recomendação vale para todos os imunizantes usados na campanha: Pfizer, AstraZeneca, CoronaVac e Janssen. A dose de reforço para quem tomou Pfizer, CoronaVac e AstraZenaca estará disponível cinco meses após o cidadão ter completado o esquema vacinal.A medida já está em vigor, mas a aplicação da vacina vai depender dos estados e municípios. Nesta terça, o Ministério informou que a pasta vai começar a distribuir as doses da Janssen a partir da próxima sexta-feira.
O sistema integrado que cruza dados de Santa Catarina a dados da Receita Federal identificou 300 inconsistências nas solicitações para a emissão do novo documento de identificação válido no Estado. A documentação, que contém apenas um número para o RG e CPF, foi solicitada 10 mil vezes na primeira semana de operação do serviço. No último dia 08 de novembro, quando o novo RG foi lançado, 27 inconsistências já haviam sido detectadas. Porém, o Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina afirma que ainda não é possível definir a natureza das inconsistências. Santa Catarina foi o primeiro Estado brasileiro a adotar o novo modelo de documentação e a expectativa é dificultar cada vez mais as falsificações e fraudes por meio de diferentes etapas de verificação.
A Procuradoria-Geral do Estado apresentou nesta terça-feira no Supremo Tribunal Federal a defesa do decreto, assinado pelogovernador CARLOS MOISÉS DA SILVA, que determina a aplicação da norma culta na redação de documentos oficiais e nas instituições de ensino ou dentro de sala de aula. A PGE protocolou no STF as informações solicitadas pela corte na Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pelo Partido dos Trabalhadores que é contra o decreto e a favor da chamada linguagem neutra. A PGE ressalta que não há um perfil discriminador no decreto, pois refere-se apenas aos documentos oficiais.
A assembleia legislativa aprovou, nesta terça-feira, o projeto do novo salário dos policiais e demais servidores da segurança pública de Santa Catarina. A votação ocorreu na tarde desta terça-feira. O texto original do governo passou com 37 votos a favor e nenhum contrário, mesmo com os protestos promovidos por segmentos da segurança pública. A oposição, capitaneada por JESSÉ LOPES do PSL e BRUNO SOUZA do NOVO, tentou recorrer em plenário contra a rejeição da emenda que reajustava o salário dos policiais de forma linear. Ou seja, pelo texto de LOPES, todos ganhariam dois mil e cem reais e não um reajuste percentual como propôs o governo.Com a aprovação do projeto na Alesc, os pagamentos começam a ser feitos em janeiro de 2022. A primeira parcela será creditada no início do ano e a segunda em julho.
-UNIDADE DE SAÚDE DE TUNÁPOLIS RETOMA ATENDIMENTOS POR ESF
-IPORÃ DO OESTE FARÁ AUDIÊNCIA SOBRE PLANO MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
-REUNIÃO VAI TRATAR SOBRE REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS EM CENTRO COMUNITÁRIO
-SJO INVESTE 80 MIL EM DECORAÇÃO NATALINA
Recebeu alta hospitalar na última sexta-feira, o bebê HAILAN CEDENDO. A criança permaneceu internada na UTI Neonatal do Hospital Regional São Paulo de Xanxerê durante 77 dias. Antes de receber alta, a Assistente Social do Hospital, MAQUIELI CASARIAL, entregou o certificado de vencedor ao bebê. A mãe, NAYASKA CEDENO é venezuelana, mas atualmente reside em Itapiranga, cidade onde o bebê nasceu com apenas 30 semanas de gestação. Devido à prematuridade, o bebê foi encaminhado para a UTI Neonatal. Ao dar entrada no hospital, a criança pesava 890 gramas. A mãe permaneceu no hospital durante todo período, acompanhando o desenvolvimento do bebê e oferecendo o leite materno para que HAILAN pudesse se desenvolver com saúde.
A Deputada Federal de Santa Catarina, CAROLINE DE TONI, é cautelosa com o projeto de construção da ponte sobre o Rio Uruguai, em Itapiranga. Ela afirma que é preciso empenho máximo de lideranças e autoridades para atingir esta grande meta. A parlamentar elogia a organização e credibilidade da Comissão Organizadora Pró-ponte, que já conseguiu mobilizar importantes personalidades do meio político para a liberação de recursos e avanços no debate. DE TONI ressalta que aceitou liberar um milhão 670 mil de suas emendas, se juntando ao deputado federal CELSO MALDANER e o senador JORGINHO MELLO para totalizar cinco milhões de reais da bancada catarinense. Outros cinco milhões de reais foram destinados pelos parlamentares do Rio Grande do Sul. Agora o foco está no governo federal.
A deputada federal diz que é preciso cobrar agilidade do Ministro da Infraestrutura, TARCÍSIO DE FREITAS, para a federalização da SC 163 de Itapiranga a São Miguel do Oeste. Segundo CAROLINE DE TONI, isso é fundamental para avanços no projeto da ponte. Outra urgência é a realização dos estudos e projetos para saber a dimensão do material e mão de obra para definir o custo da ponte. A deputada reconhece que se trata de uma obra gigantesca, com orçamento que exige muito esforço do governo federal. CAROLINE diz que não faltará empenho das bancadas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul em busca de apoio em Brasília.
A unidade de saúde de Tunápolis terá alterações no atendimento. Conforme a secretária de Saúde do município, ROSELI BONAVIGO, há praticamente dois anos o posto de saúde havia se reorganizado para se adequar à nova demanda que veio com a pandemia. Ela lembra que a realidade do Coronavírus ainda está presente e que os casos vão continuar surgindo, porém a situação agora está mais controlada. Em conversa com o comitê da Covid-19 e a equipe de saúde, a Secretaria de Saúde de Tunápolis optou por retomar a sistemática antiga, com os ESFs um e dois. A partir desta quarta-feira, cada paciente deverá procurar o ESF ao qual pertence, já na entrada da unidade de saúde.
A secretária de Saúde de Tunápolis, ROSELI BONAVIGO, comenta que outras viroses apareceram recentemente. Algumas causam vômitos, problemas gastrointestinais, febre e outros sintomas. Um exemplo é a doença mão-pé-boca, que tem registrado grande incidência no município, assim como os casos de hipertensos e diabéticos. A movimentação na unidade de saúde também aumentou neste ano com os exames preventivos e a vacinação. Conforme a secretária, ambas as equipes dos ESFs atendem as demandas. Ela pede à população que, em caso de necessidade, procure a unidade de saúde preferencialmente no começo da tarde, para a equipe se organizar e atender. ROSELI cita que no atendimento ainda tem a questão do acolhimento, aferição da pressão arterial e o registro no prontuário, por isso a importância de a pessoa se organizar para vir mais cedo.
Municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (CONDER), estão elaborando o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). Ele trata das diretrizes básicas da correta recolha, destinação, fiscalização e o monitoramento de resíduos sólidos. Conforme o agente fiscal sanitário, coordenador do comitê regional e diretor local do Plano de Iporã do Oeste, ANTÔNIO JAGUEZESKY, uma audiência pública será realizada no dia 30 de novembro, a partir das 18h, no Centro de Convivência. O objetivo é elaborar o plano que está sendo desenvolvido em todos os municípios e conta com o assessoramento da empresa Líder Engenharia. JAGUEZESKY explica que o plano visa diminuir a geração de resíduos sólidos, como lixo seco e molhado, e dar destino correto ao material.
De acordo com o agente fiscal e diretor local do plano municipal, ANTÔNIO JAGUEZESKY, o trabalho está sendo desenvolvido desde o mês de fevereiro, com um diagnóstico referente à situação atual em que se encontra o município e um estudo junto ao comitê local e com membros de sustentação que contribuem na destinação correta dos resíduos sólidos, como a Epagri, Asanio, Instituto Lixo Zero Brasil, e Serni. JAGUEZESKY frisa que a população poderá se fazer presente na audiência pública do dia 30 e contribuir com sugestões nos trabalhos que estão sendo realizados e as ações que devem ser tomadas a longo prazo para destinação correta dos resíduos no município. O agente fiscal sanitário lembra que após a audiência o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos ficará exposto no portal do município, para os interessados em contribuir com ideias e sugestões de forma online.
O município de Iporã do Oeste promove nesta quinta-feira uma reunião sobre a regularização de imóveis e também a urbanização do centro comunitário de Linha São Lourenço, interior do município. De acordo com o assessor jurídico da prefeitura, PAULO SPIELMANN, a reunião será às 19h, no pavilhão anexo ao ginásio de esportes da comunidade. SPIELMANN comenta que a legislação federal permite fazer a regularização desde 2017. Para o centro da cidade é aplicado o plano diretor, com a questão de desmembramento de loteamentos. Conforme o assessor jurídico, a lei do REURB vem para facilitar a situação para os centros urbanizados. Mesmo que estejam fora do perímetro urbano, há uma possibilidade para que se faça a urbanização e regularização desses imóveis, com lotes e dimensões de tamanhos diferentes daqueles que existem no plano diretor, assim como também existe a possibilidade de fazer a regularização com ruas que às vezes não atingem a metragem que o plano diretor de Iporã do Oeste exige.
Uma das vantagens para proprietários com imóvel regularizado, segundo SPIELMANN, é na hora de fazer financiamento para edificação em cima daquele imóvel, ou para o comprador que deseja financiar a aquisição. Ele poderá vender via Caixa Econômica ou outra instituição bancária, e a regularização ainda possibilita uma série de facilitações na questão de imóvel que hoje está em situação irregular. O assessor jurídico da prefeitura de Iporã do Oeste salienta que o município também vai colocar infraestrutura urbana naquele local. Os centros comunitários de São Lourenço, Aparecida e São Vendelino tem muitos moradores, com uma condição de vida urbana. Enquanto essas áreas não estiverem regularizadas, conforme PAULO SPIELMANN, as possibilidades do município para fazer serviços urbanos nesses locais também ficam mais complexas. Comenta que também serão respeitadas situações nas quais as pessoas possuem atividades rurais que impossibilitam a urbanização. O assessor jurídico convida a todos os interessados na regularização ou que queiram saber como vai funcionar, para que participem da reunião. Ele reitera que o município será parceiro neste anseio.
SJO já iniciou as decorações de Natal, com atenção especial para a praça do centro da cidade, o parque poliesportivo e os acessos à cidade e da prefeitura. Conforme a chefe de Urbanismo do município, DÉBORA WERLANG, como reflexo dos efeitos causados pela pandemia, neste ano houve maior dificuldade em obter materiais decorativos, principalmente os pisca-piscas. Como o Natal é marcado pelas luzes, demanda mais deste material, que falta no mercado. Uma alternativa adotada pelo Setor de Urbanismo foi reaproveitar o que está disponível. Em virtude deste longo período de angústia causado pela pandemia, o Setor optou por inovar no tema do Natal, buscando trazer esperança, paz e alegria às pessoas. Somando todos os investimentos, o município de SJO aplicou montante em torno de 80 mil reais na ornamentação natalina deste ano.
O Setor de Urbanismo de SJO conta com seis servidores para fazer a ornamentação. Conforme a chefe DÉBORA WERLANG, além da equipe de Urbanismo, o departamento cultural auxilia nos trabalhos. Os atrativos para o Natal são planejados desde o começo do ano e a partir da última semana as atividades de ornamentação foram intensificadas, inclusive com trabalhos além do período de expediente e no sábado. A previsão é de concluir primeiro a ornamentação na praça e depois focar nos outros ambientes, para estar tudo preparado até o dia 28 de novembro, no último domingo do mês. Neste dia, segundo a chefe de Urbanismo de SJO, acontece o tradicional evento de acionamento das luzes natalinas. O atrativo vai acontecer na praça da matriz, com início às 19h30. DÉBORA salienta que haverá presença das figuras do Papai Noel, com o trenó, estrela, presépio e vários bonecos, além de atrativos mais antigos, como a Casa da Vovó, para trazer alegria às crianças. A chefe de Urbanismo convida a todos para participarem deste evento, lembrando que deverão respeitar as normas da vigilância sanitária, como uso de máscara, álcool em gel e manter distanciamento social.
-FERIADÃO REGISTROU AUMENTO DE 30 POR CENTO NO TRÂNSITO DAS RODOVIAS ESTADUAIS
-CONDUTOR EMBRIAGADO SE ENVOLVE EM ACIDENTE E ACABA LIBERADO PELA PM
-USUÁRIO DE DROGAS AGRIDE IRMÃ E FOGE DO LOCAL
Um incêndio em depósito de madeira foi registrado por volta das 12 horas desta terça-feira, às margens da SC-163, na comunidade de Beato Roque, São João do Oeste. Conforme as informações obtidas pela reportagem da Peperi no local, o fogo iniciou no depósito de lenha que fica aos fundos da edificação. De acordo com os proprietários, a inquilina que possui um estabelecimento comercial no térreo da casa da família percebeu o início das chamas. Com auxílio de mangueiras, foi iniciado de imediato o controle das chamas, até a chegada do Corpo de Bombeiros. As guarnições de Itapiranga e Iporã do Oeste realizaram o combate às chamas e posterior rescaldo, utilizando aproximadamente sete mil e 500 litros de água. O depósito de materiais foi totalmente destruído pelo fogo e acabou atingindo a parede da edificação mista. Os proprietários não souberam informar como o fogo começou. Outros materiais, como ferramentas que estavam no depósito, também foram consumidos pelo incêndio. Ninguém se feriu.
A Polícia Militar Rodoviária encerrou na manhã de ontem a Operação Proclamação da República 2021 nas rodovias estaduais de Santa Catarina. A operação iniciou na sexta-feira e foi encerrada às oito horas da terça. Na área de atuação do 12º Grupo da PMRv, com sede em Iporã do Oeste, que contempla 22 municípios, houve aumento de 30 por cento de veículos que transitaram pelas rodovias estaduais, por pontos turísticos, estâncias hidrominerais ou em visitas de conhecidos e familiares, principalmente na SC-163 de São Miguel do Oeste a Itapiranga e na SC-283 de Mondaí a Chapecó. De acordo com o comandante do grupo, Sargento EDSON BARBOSA, as ações durante o feriado contaram com reforço no efetivo, o que garantiu uma maior abrangência de policiamento preventivo nas rodovias.
BARBOSA comenta que durante a operação foram fiscalizados 290 veículos, sendo flagradas sete pessoas dirigindo veículo com indícios de terem ingerido bebidas alcoólicas. Foram emitidas 42 autuações de trânsito, com destaque para o transporte de criança em veículo sem observar as normas de segurança e o não uso de cinto de segurança pelo condutor de veículo. Em relação aos números de acidentes de trânsito durante o feriado, o Sargento disse que ocorreram quatro situações, sendo um com vítima fatal. Um adolescente de 14 anos veio a óbito no sábado, na SC-283 em Palmitos. A Polícia Militar Rodoviária Estadual também realizou com apoio do PPT e Canil de São Miguel do Oeste e guarnições de área, a apreensão de cinco adolescentes em Saudades, autores de um assalto em Chapecó.////
Já no balanço divulgado pela PRF, foram registrados 90 acidentes ao longo do feriadão. O número é 11 por cento menor que o de 2019, quando houve 102 acidentes. Este ano, 108 pessoas ficaram feridas e uma pessoa morreu, enquanto na última operação foram 127 feridos e três mortos. A redução no número de feridos é de 14,9 por cento. Nestes quatro dias de fiscalização intensa, a PRF em SC flagrou centenas de condutas perigosas que poderiam ter provocado ainda mais acidentes ou feridos. Foram flagrados 61 motoristas dirigindo sob efeito de álcool, 147 ultrapassando em local proibido, 353 motoristas ou passageiros sem cinto de segurança, 27 crianças sendo transportadas sem cadeirinha e 55 condutores manuseando o celular no carro.
Colisão entre dois caminhões deixou um deles tombado e com a carga de milho espalhada na pista. O acidente ocorreu na tarde desta terça-feira, no trecho da BR 163 em Linha Santo Antônio, São José do Cedro. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 17h15 e segundo relato da guarnição, um caminhão DAF com placas do Mercosul, carregado de milho, acabou batendo em outro veículo pesado. Ele saiu da pista e capotou na rodovia, derramando parte da carga. O caminhão estava seguindo sentido São José do Cedro a São Miguel do Oeste. O motorista, de 46 anos, não teve ferimentos e dispensou atendimento. Por causa da carga na rodovia, os bombeiros realizaram a limpeza da pista. A PRF esteve no local para controlar o trânsito, que ficou parado devido ao acidente.
Uma criança teve ferimentos leves ao ser atropelada durante travessia da faixa de pedestres. O fato ocorreu por volta das 11h45 de ontem, em frente à Escola Padre Vendelino Seidel, em Iporã do Oeste. Uma mulher parou o veículo na faixa de pedestres para os alunos atravessarem a rua. Após todos terem feito isso, a mulher arrancou o veículo, mas no mesmo instante, uma criança que saiu mais tarde de dentro da escola, atravessou a rua correndo. Nessa hora, a condutora não conseguiu mais parar o carro, vindo a colidir na criança, que caiu no meio da rua. A criança teve escoriações no rosto e no joelho, e foi encaminhada para o hospital Nossa Senhora das Mercês pelo Corpo de Bombeiros. A guarnição da PM confeccionou o boletim de ocorrência, realizou o levantamento fotográfico e orientou as partes envolvidas no acidente.
Um homem foi detido no final da tarde desta terça-feira, e em seguida liberado, após se envolver em acidente. Ele fugiu sem prestar socorro à vítima na BR-282, em Paraíso. De acordo com a PM, o homem se evadiu com o veículo no sentido a São Miguel do Oeste, sendo abordado no trevo de acesso à 282. Ele confirmou aos militares que havia ingerido bebida alcoólica, mas que não lembrava de ter se envolvido no acidente. A Polícia Militar então acionou a Polícia Rodoviária Federal, mas como os policiais rodoviários estavam atendendo outras ocorrências, não conseguiram se deslocar para a realização do Boletim de Ocorrências. Pelo fato de o acidente ter sido registrado em rodovia federal, os PMs elaboraram um Termo Circunstanciado apenas porque o condutor se afastou do local do acidente. O motorista do outro veículo foi atendido pela equipe de saúde de Paraíso e encaminhado ao Hospital Regional com ferimento no olho esquerdo.
Um usuário de drogas agrediu a irmã e fugiu do local antes da chegada da Polícia Militar. O fato ocorreu na comunidade de Beato Roque, interior de São João do Oeste, próximo à meia noite de ontem. Houve uma lesão corporal entre irmãos, que mobilizou as guarnições de Itapiranga e São João do Oeste. A vítima relatou que o irmão dela é usuário de drogas e passou o dia em sua casa. À noite ele ficou agressivo e desferiu socos nela. A mulher estava abalada e apresentava cortes no lábio. Ela passou a noite em residência de familiares. O homem também quebrou uma TV, a porta da casa e o retrovisor do veículo da irmã. O suspeito, que está foragido, já possui passagens policiais.