ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 17/11/21

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 47 centavos. O euro está valendo seis reais e 19 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

O presidente JOE BIDEN promulgou nesta segunda-feira o projeto de lei que cria o maior plano de infraestrutura dos Estados Unidos em mais de meio século, em uma rara realização bipartidária na Casa Branca. O projeto de um trilhão e 200 bilhões de dólares ajudará a consertar pontes e estradas, trocar as bombas de água, construir uma rede de recarga para veículos elétricos e expandir a banda larga da internet. A Casa Branca espera que a assinatura da lei dê um novo ímpeto a Biden, já que este é o maior investimento governamental desse tipo desde a criação da rede rodoviária nacional na década de 1950.

O Senado do Chile rejeitou, nesta terça-feira, o impeachment do presidente SEBASTIÁN PIÑERA. A votação aconteceu uma semana após a Câmara dos Deputados ter aprovado a abertura do processo contra o mandatário por suspeitas de corrupção. Para o impeachment ser aprovado pelo Senado chileno, ele precisaria de dois terços dos votos da casa, no mínimo 29 dos 43 senadores do país. A votação não foi obtida e PINERA permanece no cargo. O processo de impeachment do presidente termina a poucos dias das eleições presidenciais e legislativas no Chile, marcadas para 21 de novembro.

A farmacêutica americana Pfizer anunciou, nesta terça-feira, um acordo de licença voluntária que vai permitir a fabricação e fornecimento de genéricos de seu comprimido para a Covid-19. Com o trato, fabricantes de genéricos que ao redor do mundo que obtenham uma sub-licença poderão manufaturar o remédio e fornecê-lo a 95 países. O Brasil, entretanto, não está incluído nessa lista. O país terá que comprar o medicamento diretamente da Pfizer, provavelmente a preços mais altos do que os das versões genéricas. Os fabricantes de genéricos têm até 6 de dezembro para manifestar interesse em fabricar o remédio.

O Senado aprovou nesta terça-feira uma medida provisória que prorroga, enquanto durar a pandemia, as condições especiais para a aquisição pelo governo de vacinas, insumos e contratação de serviços destinados ao enfrentamento da Covid-19. Com a aprovação, o texto, que já tinha passado pela Câmara, vai à sanção presidencial. Uma lei de março de 2021 estabeleceu regras excepcionais para contratos públicos durante a pandemia, como dispensa de licitação, e cláusulas especiais de contrato, entre as quais eventual pagamento antecipado. As normas, no entanto, perderam validade em 31 de julho deste ano. O governo, então, editou a medida provisória que agora foi aprovada pelo Congresso Nacional.

A Caixa Econômica Federal começará a pagar o Auxílio Brasil, programa de transferência de renda substituto do Bolsa Família, nesta quarta-feira. Segundo a instituição, as famílias contempladas com o programa receberão o benefício de acordo com o NIS, Número de Identificação Social, atribuído pelo banco para identificar pessoas cadastradas em programas sociais do governo. De acordo com o calendário estabelecido pela Caixa, neste mês, os pagamentos serão efetuados entre os dias 17 e 30. Já em dezembro, os repasses serão feitos do dia 10 ao 23. Em novembro, serão beneficiados 14 milhões 650 mil famílias. Em dezembro, o número passará para 17 milhões. Neste mês, o valor médio do Auxílio Brasil será de 217 reais.

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira que vai aplicar uma dose de reforço de vacina contra a Covid-19 para todos os adultos com mais de 18 anos. O governo também divulgou que imunizados com a vacina da Janssen devem receber duas novas aplicações. A dose de reforço está aprovada para todas as pessoas com mais de 18 anos. A recomendação vale para todos os imunizantes usados na campanha: Pfizer, AstraZeneca, CoronaVac e Janssen. A dose de reforço para quem tomou Pfizer, CoronaVac e AstraZenaca estará disponível cinco meses após o cidadão ter completado o esquema vacinal. A medida já está em vigor, mas a aplicação da vacina vai depender dos estados e municípios. Nesta terça, o Ministério informou que a pasta vai começar a distribuir as doses da Janssen a partir da próxima sexta-feira.

O sistema integrado que cruza dados de Santa Catarina a dados da Receita Federal identificou 300 inconsistências nas solicitações para a emissão do novo documento de identificação válido no Estado. A documentação, que contém apenas um número para o RG e CPF, foi solicitada 10 mil vezes na primeira semana de operação do serviço. No último dia 08 de novembro, quando o novo RG foi lançado, 27 inconsistências já haviam sido detectadas. Porém, o Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina afirma que ainda não é possível definir a natureza das inconsistências. Santa Catarina foi o primeiro Estado brasileiro a adotar o novo modelo de documentação e a expectativa é dificultar cada vez mais as falsificações e fraudes por meio de diferentes etapas de verificação.

A Procuradoria-Geral do Estado apresentou nesta terça-feira no Supremo Tribunal Federal a defesa do decreto, assinado pelogovernador CARLOS MOISÉS DA SILVA, que determina a aplicação da norma culta na redação de documentos oficiais e nas instituições de ensino ou dentro de sala de aula. A PGE protocolou no STF as informações solicitadas pela corte na Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pelo Partido dos Trabalhadores que é contra o decreto e a favor da chamada linguagem neutra. A PGE ressalta que não há um perfil discriminador no decreto, pois refere-se apenas aos documentos oficiais.

A assembleia legislativa aprovou, nesta terça-feira, o projeto do novo salário dos policiais e demais servidores da segurança pública de Santa Catarina. A votação ocorreu na tarde desta terça-feira. O texto original do governo passou com 37 votos a favor e nenhum contrário, mesmo com os protestos promovidos por segmentos da segurança pública. A oposição, capitaneada por JESSÉ LOPES do PSL e BRUNO SOUZA do NOVO, tentou recorrer em plenário contra a rejeição da emenda que reajustava o salário dos policiais de forma linear. Ou seja, pelo texto de LOPES, todos ganhariam dois mil e cem reais e não um reajuste percentual como propôs o governo. Com a aprovação do projeto na Alesc, os pagamentos começam a ser feitos em janeiro de 2022. A primeira parcela será creditada no início do ano e a segunda em julho.

Secretaria de Educação se prepara para o encerramento do ano letivo. ROSÂNGELA MOCELINI, responsável pela pasta em Campo Erê, comenta que antes do fechamento das atividades, haverá ainda muito trabalho na rede municipal. Ela aguarda pareceres dos Conselhos Estadual e Federal da Educação, para os encaminhamentos no ensino daqui pra frente. Tem municípios da região que ainda não estão com as aulas cem por cento presenciais, mas esse não é o caso de Campo Erê. Uma atividade importante será as avaliações do desempenho de cada aluno, especialmente agora na pandemia. A secretária quer toda atenção dos pais no aprendizado de seus filhos, admitindo que as dificuldades não são poucas.

Escolas da Rede Municipal de Campo Erê oferecem apoio pedagógico para crianças que tem dificuldades para ler e escrever. O problema, diz a secretária ROSÂNGELA MOCELINI, é que não tem professores suficientes para atender a todos os que necessitam de reforço. No próximo dia 26 haverá formatura do PROERD. As férias para os estudantes municipais iniciam dia 15 de dezembro. Para os professores, 3 dias mais tarde. O transporte escolar para a Rede Estadual vai se estender até o dia 17. A secretária não sabe ainda se haverá reprovação de aluno que não atingir a média de nota necessária. Adianta, entretanto, que essa não é a vontade da secretaria e de nenhum professor.

O mais provável é que não haverá reprovação de aluno na Rede Municipal esse ano. Conforme a secretária ROSÂNGELA MOCELINI, uma maneira seria buscar alternativas para suprir as dificuldades dos alunos ano que vem. Isso tudo será definido depois que os Conselhos Estadual e Federal de Ensino manifestarem seus pareceres, nos próximos dias. A secretária de Educação de Campo Erê salienta que o calendário para o ano que vem está praticamente pronto.

Rede municipal de ensino não enfrenta grandes problemas de evasão. FERNANDA WALKER – secretária de educação de São Bernardino, acredita que esse comprometimento com as aulas nas escolas do município é maior que na rede estadual, principalmente por causa dos pais, que acompanham o desempenho escolar dos filhos. Comenta que a grande maioria dos estudantes já voltou às escolas presencialmente, mas seguem com os cuidados recomendados para combater a pandemia. A secretária garante que caso alguma criança demonstre sintomas do vírus, ela é afastada para prevenir, e evitar que os colegas se contaminem.

2021 exige superação de professores e alunos. Em relação aos estudantes, a secretária de educação de São Bernardino - FERNANDA WALKER, comenta que foi necessário analisar como estava o aprendizado individual, já que cada um atuou o ensino remoto de maneira diferente. O planejamento da rede municipal de ensino está organizando a realização da avaliação final, conselho de classe e entrega dos boletins até o fim do ano letivo. Conforme a secretário, depois disso começa o merecido descanso dos professores e dos estudantes. Em relação ao fim de 2021, fica a escolha de cada escola, se fará ou não uma programação especial, já que o departamento fez uma grande programação no dia dos professores.

Campanha Novembro Azul vai acontecer de forma diferente em São Lourenço do Oeste. Como conta a secretária de saúde - FRANCIELI GRACIOLI, para esse ano foi feita uma análise da procura por PSA, o exame indicativo de alteração na próstata nas unidades de saúde. Com esse trabalho, percebeu que as pessoas que iam à unidade de saúde para fazer o exame, eram as mesmas que já faziam o teste mais vezes durante o ano. Por isso, optou por deixar as orientações nas unidades, que são dadas aos pacientes que vão procurar o serviço.



São Lourenço do Oeste exige encaminhamento médico para exame da próstata. A secretária de saúde FRANCIELI GRACIOLI, explica que antes de autorizar o teste para a próstata, o médico avalia a quanto tempo o homem fez o exame pela última vez, e se tem fatores agravantes, como casos na família. Conforme a secretária, mesmo que a procura seja grande, acabam sendo sempre os mesmos homens que vão até a unidade se prevenir. Conforme FRANCIELI, esse ano não será feito Dia D do Novembro Azul, mas a saúde pública vai atender homens que buscam a unidade de saúde.



Campo Erê registra aumento no número de casos de coronavírus. Quem traz a informação é a responsável pela vigilância em saúde da unidade pública do município - SAMARA RONCHI. De acordo com ela, esse crescimento aconteceu por causa dos feriados, e a liberação dos eventos com a presença de público. Ela comenta que a maioria dos casos foi a primeira vez que a pessoa pegou o vírus, e alguns até mesmo já tinham tomado uma e até mesmo as duas doses da vacina contra a Covid-19.

Mesmo que os casos de coronavírus aumentem, o número de mortes continua baixo. De acordo com a enfermeira responsável pela vigilância em saúde de Campo Erê – SAMARA RONCHI, os casos se mantiveram reduzidos, provavelmente por causa da imunização e o isolamento. Conforme ela, os testes em Campo Erê são feitos durante as tarde, todos os dias, na unidade de saúde central do município. Caso o exame confirme a presença do vírus, é marcada uma segunda consulta para avaliar a gravidade da doença.

Estação de Tratamento de Água trata aproximadamente 15 mil litros por dia. A informação é de VITÓRIA DE LEON – Engenheira Ambiental da prefeitura de Palma Sola. Hoje a ETA atende 56 famílias e tem possibilidade de ampliação para comunidades lindeiras. A Estação de Tratamento está localizada na Linha Brasil ao lado da Igreja Católica. Em comodato a igreja juntamente com VILSON TAUFER, cedeu o terreno para a instalação da ETA. Á água é captada de dois açudes, do TAUFER e do CARLOS DAL PRÁ. Neste período de instalação da ETA, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente tiveram um papel importante.

ETA de Palma Sola conta com laboratório de análise. Segundo a engenheira ambiental VITÓRIA DE LEON, a Estação é completa, conta ainda com dois floculadores, um decantador, um tanque pulmão e uma caixa de água de 100 mil litros. Além disso, a ETA, tem duas casas de bombeamento para captação de água, localizados no açude do TAUFER e do DALPRÁ. VITÓRIA acrescenta que a Estação de Tratamento de Água da Linha Brasil conta com operador. PAULO KLEIN, é o servidor designado para desempenhar os trabalhos diários da ETA.

Gaeco deflagra “Operação Tonelada” contra organização criminosa que atuava no Sudoeste. O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Francisco Beltrão do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou hoje a Operação Tonelada, voltada a desarticular uma suposta organização criminosa responsável por roubos e furtos de caminhões e camionetes na região Sudoeste do estado. Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão. A ação foi realizada com apoio do Gaeco de Santa Catarina, da Polícia Civil do Paraná e do Instituto de Criminalística.

As ordens judiciais foram executadas nos municípios de Marmeleiro, Clevelândia, Francisco Beltrão, Pato Branco e Boa Vista da Aparecida, no Paraná, e também nas cidades catarinenses de Tubarão, Palhoça e Abelardo Luz.Conforme já apurado, os criminosos seriam autores de ao menos três roubosfurtos de caminhões ocorridos entre maio e agosto de 2020 no Sudoeste paranaense. Os veículos eram roubados na região e depois levados para uma propriedade rural no município de Boa Vista da Aparecida, onde passavam por uma varredura em busca de rastreadores.

Após isso, eram levados para a região de fronteira com o Paraguai para serem transformados e comercializados com contrabandistas de cigarro. Os mandados foram deferidos pelo Juízo Criminal de Clevelândia. Dois dos receptadores de caminhões utilizavam a expressão “Tonelada” para se referir ao esquema – daí o nome da operação.


Grave acidente deixa duas mulheres feridas. Foi na tarde de ontem, no Bairro Vila Nova, em Francisco Beltrão. Se envolveram um Corolla emplacado em Capanema e uma motocicleta Yamaha YS150 de Francisco Beltrão. As duas ocupantes da moto sofreram ferimentos considerados moderados e graves e foram encaminhadas ao hospital pelas equipes do SAMU e Corpo de Bombeiros. O condutor do carro não ficou ferido. A Polícia Militar esteve no local e realizou os levantamentos para a confecção do Boletim de Ocorrência.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.