-MINISTÉRIO DA SAÚDE CONFIRMA DOSE DE REFORÇO CONTRA COVID PARA POPULAÇÃO ADULTA
-ALESC APROVA PROJETO DO NOVO SALÁRIO PARA POLICIAIS NO ESTADO
-DESCUIDO DA POPULAÇÃO TEM ELEVADO NÚMERO DE FOCOS DA DENGUE
-SAÚDE FECHA ALA COVID DEPOIS DE ZERAR ATENDIMENTO DE PACIENTES
-PRODUTORES DE GADO LEITEIRO SE PREPARAM PARA QUEDA NO CONSUMO DE LEITE
-ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL SE PREPARAM PARA O ENCERRAMENTO DO ANO
-LEGISLATIVO APROVA ORÇAMENTO DE 2022 EM PRIMEIRA VOTAÇÃO
-SANTA CATARINA RETOMA COORDENAÇÃO DA ALIANÇA LÁCTEA SUL BRASILEIRA
-CAMINHÃO CARREGADO DE MILHO TOMBA E ESPALHA CARGA NA BR 163
-MULHER É PRESA POR MAUS TRATOS A ANIMAL DE ESTIMAÇÃO NO CENTRO
O tempo é estável. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com possibilidade de chuva no decorrer do dia e noite. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 47 centavos. O euro está valendo seis reais e 19 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O presidente JOE BIDEN promulgou nesta segunda-feira o projeto de lei que cria o maior plano de infraestrutura dos Estados Unidos em mais de meio século, em uma rara realização bipartidária na Casa Branca. O projeto de um trilhão e 200 bilhões de dólares ajudará a consertar pontes e estradas, trocar as bombas de água, construir uma rede de recarga para veículos elétricos e expandir a banda larga da internet. A Casa Branca espera que a assinatura da lei dê um novo ímpeto a Biden, já que este é o maior investimento governamental desse tipo desde a criação da rede rodoviária nacional na década de 1950.
O Senado do Chile rejeitou, nesta terça-feira, o impeachment do presidente SEBASTIÁN PIÑERA. A votação aconteceu uma semana após a Câmara dos Deputados ter aprovado a abertura do processo contra o mandatário por suspeitas de corrupção. Para o impeachment ser aprovado pelo Senado chileno, ele precisaria de dois terços dos votos da casa, no mínimo 29 dos 43 senadores do país. A votação não foi obtida e PINERA permanece no cargo. O processo de impeachment do presidente termina a poucos dias das eleições presidenciais e legislativas no Chile, marcadas para 21 de novembro.
A farmacêutica americana Pfizer anunciou, nesta terça-feira, um acordo de licença voluntária que vai permitir a fabricação e fornecimento de genéricos de seu comprimido para a Covid-19. Com o trato, fabricantes de genéricos que ao redor do mundo que obtenham uma sub-licença poderão manufaturar o remédio e fornecê-lo a 95 países. O Brasil, entretanto, não está incluído nessa lista. O país terá que comprar o medicamento diretamente da Pfizer, provavelmente a preços mais altos do que os das versões genéricas. Os fabricantes de genéricos têm até 6 de dezembro para manifestar interesse em fabricar o remédio.
O Senado aprovou nesta terça-feira uma medida provisória que prorroga, enquanto durar a pandemia, as condições especiais para a aquisição pelo governo de vacinas, insumos e contratação de serviços destinados ao enfrentamento da Covid-19. Com a aprovação, o texto, que já tinha passado pela Câmara, vai à sanção presidencial. Uma lei de março de 2021 estabeleceu regras excepcionais para contratos públicos durante a pandemia, como dispensa de licitação, e cláusulas especiais de contrato, entre as quais eventual pagamento antecipado. As normas, no entanto, perderam validade em 31 de julho deste ano. O governo, então, editou a medida provisória que agora foi aprovada pelo Congresso Nacional.
A Caixa Econômica Federal começará a pagar o Auxílio Brasil, programa de transferência de renda substituto do Bolsa Família, nesta quarta-feira. Segundo a instituição, as famílias contempladas com o programa receberão o benefício de acordo com o NIS, Número de Identificação Social, atribuído pelo banco para identificar pessoas cadastradas em programas sociais do governo. De acordo com o calendário estabelecido pela Caixa, neste mês, os pagamentos serão efetuados entre os dias 17 e 30. Já em dezembro, os repasses serão feitos do dia 10 ao 23. Em novembro, serão beneficiados 14 milhões 650 mil famílias. Em dezembro, o número passará para 17 milhões. Neste mês, o valor médio do Auxílio Brasil será de 217 reais.
O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira que vai aplicar uma dose de reforço de vacina contra a Covid-19 para todos os adultos com mais de 18 anos. O governo também divulgou que imunizados com a vacina da Janssen devem receber duas novas aplicações. A dose de reforço está aprovada para todas as pessoas com mais de 18 anos. A recomendação vale para todos os imunizantes usados na campanha: Pfizer, AstraZeneca, CoronaVac e Janssen. A dose de reforço para quem tomou Pfizer, CoronaVac e AstraZenaca estará disponível cinco meses após o cidadão ter completado o esquema vacinal. A medida já está em vigor, mas a aplicação da vacina vai depender dos estados e municípios. Nesta terça, o Ministério informou que a pasta vai começar a distribuir as doses da Janssen a partir da próxima sexta-feira.
O sistema integrado que cruza dados de Santa Catarina a dados da Receita Federal identificou 300 inconsistências nas solicitações para a emissão do novo documento de identificação válido no Estado. A documentação, que contém apenas um número para o RG e CPF, foi solicitada 10 mil vezes na primeira semana de operação do serviço. No último dia 08 de novembro, quando o novo RG foi lançado, 27 inconsistências já haviam sido detectadas. Porém, o Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina afirma que ainda não é possível definir a natureza das inconsistências. Santa Catarina foi o primeiro Estado brasileiro a adotar o novo modelo de documentação e a expectativa é dificultar cada vez mais as falsificações e fraudes por meio de diferentes etapas de verificação.
A Procuradoria-Geral do Estado apresentou nesta terça-feira no Supremo Tribunal Federal a defesa do decreto, assinado pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, que determina a aplicação da norma culta na redação de documentos oficiais e nas instituições de ensino ou dentro de sala de aula. A PGE protocolou no STF as informações solicitadas pela corte na Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pelo Partido dos Trabalhadores que é contra o decreto e a favor da chamada linguagem neutra. A PGE ressalta que não há um perfil discriminador no decreto, pois refere-se apenas aos documentos oficiais.
A assembleia legislativa aprovou, nesta terça-feira, o projeto do novo salário dos policiais e demais servidores da segurança pública de Santa Catarina. A votação ocorreu na tarde desta terça-feira. O texto original do governo passou com 37 votos a favor e nenhum contrário, mesmo com os protestos promovidos por segmentos da segurança pública. A oposição, capitaneada por JESSÉ LOPES do PSL e BRUNO SOUZA do NOVO, tentou recorrer em plenário contra a rejeição da emenda que reajustava o salário dos policiais de forma linear. Ou seja, pelo texto de LOPES, todos ganhariam dois mil e cem reais e não um reajuste percentual como propôs o governo. Com a aprovação do projeto na Alesc, os pagamentos começam a ser feitos em janeiro de 2022. A primeira parcela será creditada no início do ano e a segunda em julho.
O colégio Cemeg está realizando o período de rematrículas desde dia três de novembro. A informação é da diretora, OLGA FERRARI. Segundo ela, o período se encerra no próximo dia 19, sexta-feira. A escola está trabalhando com as rematrículas por turma devido ao grande número de alunos na unidade. Os pais ou responsáveis que não conseguiram renovar a matrícula na data marcada tem até esta sexta para fazer isso. Já a partir da próxima segunda-feira, dia 22, o colégio abre o período para novas matrículas. A diretora destacou que este período vale tanto para o ensino infantil quanto para o fundamental. Ela relatou que a grande parte dos novos alunos é registrada no infantil, que passam da creche para esta unidade.
Em São José do Cedro, a rede municipal encerra as aulas no dia dez de dezembro. Segundo a diretora do colégio Cemeg, DAIANE PASSARIN, para aqueles que ficaram em recuperação, as aulas se estendem até o dia 14. Já no dia 17 a unidade realiza o encerramento do ano letivo com a entrega dos boletins. Ela também destacou que as datas para as formaturas já estão definidas pelas unidades do município. Segundo a diretora, o ensino infantil ocorre no dia 14 de dezembro e no dia seguinte ocorre a formatura dos alunos do ensino fundamental. DAIANE também destacou que a ocasião está programada para ocorrer no clube Cedrense com público reduzido.
O Leo Clube Ômega de São José do Cedro realizou a entrega de livros para a escola São José. A informação é do presidente, ALISSON BAVARESCO. Segundo ele, este trabalho estava sendo realizado há algum tempo pelos integrantes do Clube, buscando livros que se encaixassem com o público destinatário. O presidente destacou que aquisições destes livros tiveram o apoio da Odonto Top, KNN Idiomas, Academia Boa Forma, Farmácias São Rafael, entre outras empresas do município. Ele disse que foram adquiridos 65 livros novos e seminovos com investimento total de cinco mil reais aproximadamente. Para o aluno CLEBERSON DE LIMA a intenção do Léo influência para o hábito da leitura. Já para aluno MOISÉS RAUBER os novos livros traz novos assuntos.
Os produtores de gado leiteiro de São José do Cedro estão se preparando para uma queda na demanda de leite com a chegada do verão. O veterinário da Coopacep, MÁRCIO GOZZI relatou que neste período é normal ser registrado baixo consumo, como também nos preços. Ele disse que assim como outros produtos, o leite também tem o período com maior demanda. Porém, ele lembrou que nos últimos dois ou três anos o consumo se manteve num patamar alto durante este período. O veterinário comentou que o valor pago por litro de leite manteve praticamente o mesmo nos últimos anos, já o preço dos insumos tiveram alta expressiva. Isso está preocupando os produtores de gado leiteiro. GOZZI citou os insumos como ração, mineral, milho e principalmente o fertilizante registraram alta de até 150 por cento, já o preço pago pelo litro de leite não acompanhou esta mesma alta. Ele relatou que alguns agricultores que possuem outras atividades no campo têm deixado a produção de leite por causa disso.
Apesar disso, os jovens produtores ou aqueles que fizeram um alto investimento na propriedade tem conseguido comercializar o leite para cobrir os custos, e permanecido na propriedade. O veterinário MÁRCIO GOZZI também destacou que a oferta e procura tem sido responsável pelos preços praticados na região extremo-oeste. O veterinário disse que a expectativa do setor é um aumento na demanda de grãos no próximo ano, o que consequentemente diminui o preço de produção. Sendo que assim eleva o lucro do produtor.
Santa Catarina retomou a coordenação da Aliança Láctea Sul Brasileira. A informação é do coordenador desta Aliança, AIRTON SPIES. Até então o estado do Paraná coordenava este grupo dos três estados do sul do Brasil. Em entrevista para a Rádio Cedro, o coordenador explicou que esta parceria firmada visa facilitar a exportação de leite produzido pelos estados. Para isso, os setores privados e públicos estão trabalhando em conjunto para trazer eficiência aos serviços e aumentar a competitividade do mercado sul brasileiro em âmbito internacional. Ele destacou que os três estados também têm se preparado para competir com os países que mais comercializam este produto como, Nova Zelândia, Uruguai e Estados Unidos. Para o coordenador esta competitividade é extremamente possível de ser feita pelos estados sulistas. SPIES também relatou que devido a falta de competitividade interna, o leite fica mais caro para o consumidor catarinense. Com esta aliança para exportação, o preço tende a ser atrativo para o produtor.
Nos próximos dois anos, a Aliança Sul Brasileira terá essa missão como principal objetivo de ser alcançado pelos três estados do sul. O coordenador geral, AIRTON SPIES destacou que para entrar no mercado internacional precisa elevar a qualidade do leite sem aumentar o custo para o produtor. Ele relatou que esta parceria envolverá grandes e pequenos produtores de gado leiteiro devido ao cuidado com a sanidade animal. SPIES disse que a cadeia produtiva leiteira criará novas vagas de empregos para os catarinenses. Para o coordenador o Extremo-Oeste deve ser diretamente beneficiado com esta possível exportação. A Aliança Sul Brasileira estará investindo em tecnologia para produção e assistência técnica, melhoria na qualidade do leite, erradicação da brucelose e tuberculose, melhoria na organização logística e redução de tributos. Estes cinco eixos serão fortemente debatidos para começar a exportação do leite. AIRTON também disse que o consumo brasileiro estagnou em 165 litros por habitante desde 2015. Com isso, o preço também fica estagnado.
A ala destinada para pacientes com sintomas similares a Covid-19 é fechada em Palma Sola. A informação é do secretário de Saúde, JULIANO ZANDONÁ. Ele relatou que esta decisão se deve a queda nos números positivados da doença que desde o dia 20 de outubro não são mais registrados no município. O secretário destacou que duas pessoas ainda estão infectadas pelo coronavírus, porém, são casos importados de outras cidades. Ele também atribuiu esta decisão devido ao avanço da vacinação contra a Covid. O secretário ainda disse que a equipe destinada para este atendimento poderá auxiliar em outros setores que estão demandando de serviços. ZANDONÁ salientou que o município possui mais de 80 por cento da população vacinada com a primeira dose contra a doença. Apesar deste número e queda em casos ativos, ele destacou que a pandemia ainda está em estado de alerta e não impede a reativação da ala caso seja necessário.
O secretário de Saúde de Palma Sola também relatou sobre uma possível quarta onda de casos confirmados de pessoas que não quiseram receber as doses necessárias. JULIANO ZANDONÁ comentou que este é um possível cenário desenhado pelos infectologistas do país. Sendo que outros países pelo mundo têm decretado isolamento obrigatório para as pessoas não vacinadas, como é o caso dos países europeus. O secretário também destacou a importância de receber as injeções necessárias para evitar um possível aumento de casos confirmados da doença.
A região de São José do Cedro registra ao todo 20 casos ativos da Covid-19, segundo o informativo da doença de cada município. No caso de Princesa não registra casos ativos. Em Anchieta, segundo o último boletim divulgado na sexta-feira, são três pessoas em recuperação. Guarujá do Sul também possui três casos ativos da doença. Já Guaraciaba tem seis pessoas em recuperação. Em São José do Cedro oito estão com o vírus ativo e uma pessoa internada na UTI por causa da Covid-19.
O Oeste e Extremo-Oeste atravessam por um período de alerta máximo devido ao um novo aumento no número de focos do mosquito da dengue. Todos os municípios da região são considerados infestados pelo mosquito. Segundo o agente de Endemias de São José do Cedro, VALMIR ZIGLIOLI, o ovo depositado pela dengue pode sobreviver por até 450 dias sem ter contato com a água. Além disso, o agente alertou que a presença do mosquito traz o risco de ter transmissão de dengue, chikungunya e zika vírus, o que pode levar a uma epidemia. Até o mês passado, São José do Cedro registrava dois casos autóctones, ou seja, duas pessoas infectadas ao serem picadas pelo mosquito. Para ele, os trabalhos de vistorias dos agentes do município são insuficientes para combater o mosquito e para isso é necessário o auxílio da população cedrense. ZIGLIOLI destacou que a equipe vem realizando os trabalhos neste mês de novembro, mas pede para que a população tire cinco minutos para vistoriar o entorno da casa para eliminar possíveis focos.
Em São José do Cedro, o agente de endemias disse que a Dive estadual solicitou a vistoria de 38 quadras para serem vistoriados pela equipe. VALMIR ZIGLIOLI relatou que nos últimos dias foram encontrados diversos focos do mosquito na cidade. Ele apontou que nas vistorias os agentes têm achado lonas que possam acumular água, em seguida os pneus jogados no quintal das residências. Isso preocupa o setor epidemiológico da dengue. Além da cidade, os Distritos de Mariflor e Padre Réus, além de São Vendelino possuem focos da dengue. Ao todo são 76 focos. Com a chegada do final de ano, VALMIR comentou que muitas pessoas irão viajar para outros municípios que podem estar infectados pela dengue, por isso, a orientação é utilizar um produtor que evite o mosquito pousar no corpo. Ele também disse que boa parte dos mosquitos capturados em armadilhas não são contaminados. ZIGLIOLI destacou que uma pessoa pode ser contaminada até quatro vezes pela dengue, sendo a última mais grave.
A Câmara de Vereadores de São José do Cedro apreciou e aprovou em primeira votação da LOA, o orçamento do município para os doze meses do próximo ano. O executivo solicitou a aprovação de 48 milhões e 700 mil reais aproximadamente. Segundo a assessora jurídica do legislativo, ÉDINA SPIRONELLO. Ela lembrou que este projeto deu entrada na Câmara no dia 18 do mês passado. A assessora destacou que neste período o projeto estava tramitando na comissão de Justiça e Redação para a análise dos vereadores. E posteriormente foi para a comissão de Finanças e Orçamento, também responsável por analisar este projeto. Ela relatou que o documento sofreu algumas alterações e emendas propostas pelas comissões. ÉDINA ainda destacou que por se tratar de um projeto de lei orçamentário, nenhum outro projeto entra para apreciação dos vereadores. Na próxima segunda-feira, quando deve acontecer mais uma sessão, o documento orçamentário será debatido em segunda votação.
Na sessão do legislativo de ontem a noite também houve solicitações feitas por alguns vereadores. O vereador JÚLIO RUBIN realizou pedido durante o pequeno expediente sobre o andamento dos loteamentos Santa Rita três e quatro e solicitou ao líder do governo para que apresente informações nas próximas sessões. O líder de governo GUILHERME FERRARI citou o pedido feito pelos moradores da Linha Sarandi para possíveis melhorias na ponte, sendo essa já encaminhada à administração. FERNANDO WILL solicitou intervenções e melhorias nas estradas das comunidades de Padre Réus e também citou melhorias na estrada de acesso de um camping. Já o vereador PEDRO ADEMAR pediu que seja feito asfaltamento na Rua Antenor Bizotto, a pedido de moradores. Como também requereu patrolamento nas estradas gerais do interior do município.
A operação realizada pela PRF durante o feriadão da Proclamação da República registrou redução no número de acidentes, feridos e mortos em Santa Catarina. A atuação da PRF, que teve início na sexta-feira e encerrou a meia-noite desta segunda-feira. De acordo com o balanço divulgado ontem, foram registrados 90 acidentes. O número é 11 por cento menor que o registrado em 2019, quando foram registrados 102 acidentes. Este ano, 108 pessoas ficaram feridas e uma pessoa morreu, enquanto na última operação foram 127 feridos e três mortos. A redução neste número de feridos é de quase 15 por cento. Nestes quatro dias de fiscalização intensa, infelizmente a PRF em SC flagrou centenas de condutas perigosas que poderiam ter provocado ainda mais acidentes ou feridos como 61 motoristas dirigindo sob efeito de álcool; 147 ultrapassando em local proibido. Como também 353 motoristas ou passageiros sem cinto de segurança; 27 crianças sendo transportadas sem cadeirinha e 55 condutores mexendo no celular.
Uma jovem de 22 anos foi presa na tarde de ontem pelo crime de maus tratos aos animais. A prisão ocorreu na residência da mulher, no centro da cidade de Barracão. A Polícia Militar foi acionada para averiguar uma situação de maus tratos aos animais, sendo que ao chegar na residência foi constatado que uma cadela da raça Pit bull, estava acorrentada e morta. Foi constatado ainda que a cadela estava prenha, sendo que próximo ao local havia um filhote recém-nascido, também morto. Durante verificação no local os policiais constataram que não havia água limpa para o animal e que a comida era pedaços de pães jogados na terra. Diante dos fatos, a responsável pelo animal foi presa pelo crime de maus tratos, sendo conduzida primeiramente ao Pelotão PM, para os procedimentos cabíveis. Aos policiais a mulher disse que não sabia que o animal estava morto. O Conselho Tutelar precisou ser acionado, tendo em vista que no momento da prisão a mulher estava com seu filho menor de idade. Ela foi conduzida à cadeia pública de Santo Antônio do Sudoeste.
Um homem foi detido no final da tarde de ontem em São Miguel do Oeste após se envolver em um acidente e fugir sem prestar socorro à vítima na BR 282, em Paraíso. De acordo com a PM, o homem fugiu sentido à São Miguel do Oeste sendo abordado no trevo de acesso à 282. Ele confirmou aos militares que havia ingerido bebida alcoólica, mas, que não lembrava de ter se envolvido no acidente. A PM então acionou a Polícia Rodoviária Federal, mas como os policiais rodoviários estavam atendendo outras ocorrências não conseguiram se deslocar para a realização do Boletim. Diante disso, pelo acidente ter ocorrido em uma rodovia federal, os PMs elaboraram um Termo Circunstanciado apenas pelo condutor se afastar do local do acidente. O motorista do outro veículo foi atendido pela equipe de saúde do município de Paraíso e encaminhado ao Hospital Regional com ferimento no olho esquerdo.
Um acidente tipo colisão entre dois caminhões foi registrado no final da tarde de ontem, na Linha Santo Antônio, BR 163, em São José do Cedro. O Corpo de Bombeiros de São José do Cedro foi acionado por volta das 17 horas e 15 minutos para atender a ocorrência. Para a Rádio Cedro, os bombeiros relataram que um caminhão DAF com placas do Mercosul, carregado de milho, acabou batendo em outro veículo pesado, saiu da pista e capotou na rodovia derramando parte da carga. O caminhão estava seguindo sentido São José do Cedro a São Miguel do Oeste. O motorista, de 46 anos de idade, não teve ferimentos e dispensou atendimento. Por causa da carga na rodovia, os bombeiros realizaram a limpeza da pista. A PRF esteve no local para controlar o trânsito que ficou parado devido ao acidente.