-SENADO VOTA HOJE PRORROGAÇÃO DA DESONERAÇÃO DA FOLHA PARA 17 SETORES
-GOVERNO DE SC ESTUDA PACOTE ECONÔMICO PARA ATINGIDOS POR ENCHENTES
-CHUVAS PROVOCAM QUEDA DE ÁRVORES E DESTELHAMENTOS NA REGIÃO
-CÂMARA VAI ADERIR A PROJETO DA ALESC PARA ESTÁGIOS NO PODER LEGISLATIVO
-CONCRETAGEM DA BR 163 NO EXTREMO-OESTE ESTÁ 70 POR CENTO CONCLUÍDA
-TRABALHADOR FICA FERIDO AO SER ATINGIDO EM QUEDA DE GUINDASTE
-IDOSO DE 71 ANOS MORRE EM COLISÃO FRONTAL DE CARRO E CARRETA NA BR 158
O tempo é de céu encoberto. A previsão para as próximas é de céu nublado com chuva. A mínima nas últimas horas foi de 20 graus e a máxima pode chegar a 25 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e seis centavos. O euro está valendo cinco reais e 33 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
A polícia israelense anunciou, nesta segunda-feira que começará a armar civis para acelerar a resposta em caso de ataque ou situação de crise nas cidades do país, no décimo dia da guerra entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas. O chefe da polícia e o ministro de Segurança Nacional "decidiram ampliar as unidades de participantes de urgência sob o patrocínio da polícia em todas as cidades". Israel está em guerra desde que o Hamas lançou, em 7 de outubro, um ataque sem precedentes contra localidades israelenses próximas da fronteira com a Faixa de Gaza, controlada pelo movimento islamista. Mais de quatro mil e cem pessoas morreram até agora.
O escritório de direitos humanos da Organização das Nações Unidas disse nesta terça-feira que o cerco de Israel à Faixa de Gaza e a ordem de retirada de civis no norte pode significar uma violação ao direito internacional. RAVINA SHAMDASANI disse que Israel parecia não ter feito nenhum esforço para garantir que os civis evacuados temporariamente em Gaza recebessem acomodações adequadas, bem como condições de higiene, saúde, segurança e alimentação. Ela declarou também que os civis que conseguiram sair estão presos no sul da Faixa de Gaza, "com abrigos simples, com limite de comida, pouco ou nenhum acesso à água potável, sem saneamento, medicamento e outras necessidades básicas".
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas rejeitou, em votação na noite desta segunda-feira, a resolução proposta pela Rússia para o colegiado sobre a guerra de Israel. A reunião ocorreu em Nova York, Estados Unidos. Estados Unidos e Reino Unido votaram contra a proposta e, como eles são membros permanentes do Conselho, com poder de veto, o texto não passou. O texto russo pedia cessar-fogo imediato na região e abertura de corredores humanitários, além de condenar todos os atos terroristas. Hoje, deve ser votada a proposta do Brasil para o conflito.
O Supremo Tribunal Federal formou maioria de votos nesta segunda-feira para condenar mais seis réus acusados de executarem os atos do dia 8 de janeiro. Ainda não há maioria para estabelecer o tempo de prisão dos condenados porque há divergência entre os ministros. Os seis réus foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República pelos crimes de abolição do Estado Democrático de Direito; dano qualificado; golpe de Estado; deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa. Além desses seis réus, o STF já condenou outros seis executores dos atos. As penas vão de 12 a 17 anos de prisão. A maioria dos réus já está solta, usa tornozeleira eletrônica e cumpre restrições, como não poder acessar redes sociais.
O presidente do Supremo Tribunal Federal, LUÍS ROBERTO BARROSO, decidiu nesta segunda-feira adiar para oito de novembro a retomada do julgamento sobre a legalidade do uso da Taxa Referencial para correção das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O adiamento foi anunciado após reunião de BARROSO com o ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, e outros ministros do governo federal. A retomada da análise do processo estava prevista para quarta-feira. De acordo com Barroso, o adiamento vai permitir que a União possa apresentar novos cálculos sobre a questão. O julgamento sobre a correção do FGTS foi suspenso em abril deste ano por um pedido de vista apresentado pelo ministro NUNES MARQUES. Até o momento, o placar da votação está dois a zero pela inconstitucionalidade do uso da TR para correção das contas do FGTS.
O senador ANGELO CORONEL do PSD da Bahia apresentou nesta segunda-feira um relatório em que mantém a prorrogação da desoneração da folha de pagamento de empresas de 17 setores da economia por mais quatro anos, até 31 de dezembro de 2027. A proposta foi aprovada pelo Senado em junho, mas sofreu mudanças quando passou pela Câmara dos Deputados em agosto e, por isso, voltou para análise dos senadores. O relator rejeitou todas as mudanças feitas pelos deputados e preferiu manter a versão da proposta anteriormente aprovada pelo Senado. O parecer deve ser votado nesta terça-feira pela Comissão de Assuntos Econômicos e se for aprovada, a proposta seguirá automaticamente para a sanção presidencial.
Estão lançados oficialmente dois novos concursos públicos da Polícia Civil de Santa Catarina. Ao todo, são 60 vagas, sendo 30 para o cargo de delegado e 30 para o cargo de psicólogo. Os editais foram publicados no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira. O prazo de validade dos processos seletivos é de dois anos, contados a partir da homologação do resultado oficial, podendo ser prorrogado mais uma vez por igual período. As inscrições para os concurso públicos estarão abertas no período do dia 23 de outubro de 2023 até o dia 21 de novembro de 2023. Para o cargo de delegado, a taxa de inscrição é de 300 reais. O salário inicial do cargo é 22 mil 828 reais. Já para o cargo de psicólogo, a inscrição custa 250 com salário inicial de 10 mil 620 reais.
Santa Catarina segue sofrendo os impactos das intensas chuvas, mesmo 13 dias após o início da condição, que trouxe enchentes e mortes ao Estado. Na noite desta segunda-feira, a Defesa Civil confirmou a sexta morte em decorrência das chuvas no Estado: MOACIR VALKER DA SILVA, de 59 anos, foi atingido por um raio quando andava a cavalo para tocar gado em uma área de campo no interior de Calmon, no Meio-Oeste. Entre domingo e ontem, os bombeiros fizeram 121 atendimentos em 40 municípios. Ao todo, 145 cidades registraram ocorrências desde quatro e 125 municípios decretaram situação de emergência.
O Governo do Estado montou uma força-tarefa para estudar um pacote de ações de apoio financeiro e recuperação econômica para pessoas e empresas atingidas pelas enchentes em Santa Catarina. A proposta, que está em fase de formatação, deve incluir fornecedoras de serviços públicos básicos, como Casan e Celesc, órgãos tributários como a Fazenda, e de financiamento como Badesc e BRDE. O pacote ainda não foi fechado, e a expectativa é que a primeira versão seja entregue ao governador JORGINHO MELLO para análise na próxima quinta. A maior dificuldade, no momento, é mensurar as perdas e o volume de apoio necessário, uma vez que há cidades ainda sofrendo com enchentes, e previsão de mais chuvas para os próximos dias.
O temporal que atingiu a região na noite desta segunda-feira causou transtornos com quedas de árvores e destelhamentos de edificações, principalmente nos municípios de Mondaí, Riqueza, Caibi e Palmitos. Consumidores também ficaram sem energia elétrica em vários municípios da gerência regional da Celesc de São Miguel do Oeste. O Corpo de Bombeiros de Mondaí foi acionado para realizar a desobstrução da rodovia SC-283, no trajeto que liga o município de Mondaí a Riqueza. As guarnições atuaram por aproximadamente três horas para a remoção e liberação do trânsito em diversos pontos da via. Em Mondaí, a sede da Câmara Municipal de Vereadores foi atingida pelo temporal e teve parte do telhado arrancado pelo vento. Também houve registro de danos em várias comunidades no interior dos municípios atingidos.
A chuva acompanhada de ventos fortes na noite desta segunda-feira e madrugada de hoje também atingiu o município de Itapiranga. Os transtornos causados pelos temporais são quedas de árvores, danos no sistema elétrico e em algumas regiões destelhamentos. Em Itapiranga, o Corpo de Bombeiros foi acionado para corte de árvore na SC 163, em Santa Fé Alta e entrega de lona devido a pequenos danos no telhado de uma residência, na cidade de Itapiranga. Diversas unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica. A Celesc trabalha para restabelecer a energia nestes locais.
A administração de Descanso começou, nesta semana, um levantamento de informações sobre o esgotamento sanitário no município. A informação é do secretário de Desenvolvimento Econômico, PAULO LAUXEN. De acordo com ele, trata-se de uma ação desenvolvida pelas secretarias de Saúde, Obras e Urbanismo e Desenvolvimento Econômico com o apoio da Vigilância Sanitária. A equipe está aplicando um questionário na população para diagnosticar a situação do esgotamento sanitário no município. Segundo LAUXEN, a ideia da ação surgiu após uma audiência realizada em Brasília no mês de agosto deste ano, junto à Fundação Nacional da Saúde e ao Ministério das Cidades. Ele explicou que o objetivo é acessar recursos federais para a construção de um programa que subsidie ações voltadas ao esgotamento sanitário e melhorias nos passeios públicos.
A falta de sistemas adequados de tratamento faz com que parte dos dejetos humanos acabem dentro dos rios e córregos, causando grande impacto ambiental. A afirmação é do secretário de Desenvolvimento Econômico, PAULO LAUXEN. Ele disse que a situação é grave e vem sendo enfrentada pela maioria dos municípios da região Extremo-Oeste catarinense. Ele comentou que é preciso encontrar meios para auxiliar as famílias a resolverem as situações irregulares. De acordo com o secretário, as informações coletadas no questionário vão servir de base para a elaboração de um projeto visando a busca dos recursos necessários para o setor. Ele disse que esse trabalho será desenvolvido com famílias de cinco localidades, abrangendo dessa forma todas as residentes no perímetro urbano e nas Linhas Cruzinhas, Campinas e no Distrito de Itajubá e São Valentim.
O questionário sobre saneamento básico em Descanso começará a ser aplicado a partir desta terça-feira, quando será feita uma reunião explicativa para os agentes de saúde, que serão os responsáveis por fazer as perguntas aos moradores.O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, PAULO LAUXEN chamou atenção para que as pessoas respondam corretamente o questionário, haja visto que ele será a base para elaboração do projeto que vai trazer recursos para a regularização dos sistemas de esgotamento sanitário e dos passeios públicos. Ele esclareceu que o trabalho deve ser concluído até o dia 10 de novembro e o projeto finalizado e encaminhado para Brasília até o final do mês que vem.
A câmara de vereadores de São Miguel do Oeste vai realizar, hoje a noite, uma homenagem aos 35 anos do programa Pampa e Querência da Rádio Peperi. A moção de aplauso que parabeniza o programa foi proposta pelo vereador VANIRTO CONRAD e aprovado por unanimidade pelo plenário da casa. Na sessão desta terça-feira, o apresentador do Pampa e Querência, ADÃO BORBA vai receber uma cópia da moção. O programa que é apresentado nas manhãs de domingo na rádio Peperi valoriza a cultura gaúcha, abrindo espaço para as músicas tradicionalistas. A sessão de hoje começa as sete horas da noite e será transmitida ao vivo pela rádio Peperi.
A Câmara Municipal de São Miguel do Oeste irá aderir ao Programa Antonieta de Barros, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O projeto, desenvolvido há 19 anos pelo Poder Legislativo Estadual, oportuniza a jovens em situação de vulnerabilidade a participação em estágios na Alesc, seja de nível médio, técnico ou superior. Neste ano, a Alesc está trazendo a proposta para ser implantada em câmaras de vereadores de Santa Catarina. A iniciativa foi discutida na última semana entre o presidente da Câmara, vereador PAULO DRUMM, o secretário executivo FLÁVIO RAMOS em encontro na Alesc. Ficou definido que a câmara de São Miguel do Oeste vai participar do programa.
O Programa Antonieta de Barros é um dos cases de sucesso da Alesc. A afirmação é do diretor geral da Alesc, ALEXANDRE FAGUNDES. De acordo com ele, a proposta iniciou em 2004 com 20 vagas de estágio e hoje são 60 oportunidades para que jovens de 16 a 24 anos comecem sua carreira profissional. No último processo seletivo, mais de 500 candidatos disputaram as vagas. Para participar, além da idade, é necessário estar regularmente matriculado no ensino médio, técnico ou superior; ter renda familiar de até dois salários-mínimos e meio e estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A contratação é feita por meio de uma agência integradora, que realiza processo seletivo.
A parceria entre a Câmara de São Miguel do Oeste e a Alesc para a implantação do Programa Antonieta de Barros deverá ser formalizada ainda neste ano, através de um termo de compromisso e da tramitação legislativa de um projeto. A ideia, segundo o presidente do legislativo, PAULO DRUMM é finalizar a parte burocrática em 2023 para no próximo ano oferecer vagas de estágio a jovens de São Miguel do Oeste. Na visão do presidente da câmara, um estágio em um ambiente como o poder legislativo municipal abre as portas do mercado de trabalho para os jovens. Ele explicou que os estagiários do programa vão ter contato com diversas áreas da administração pública, especialmente a parte legislativa. Os detalhes sobre número de vagas e processo de escolha serão definidos nas próximas semanas.
Começou hoje o prazo de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado com vagas de estágio para estudantes de cursos superiores e ensino médio. O edital foi lançado na semana passada pela Secretaria de Administração, Finanças e Gestão de Pessoas. As inscrições serão realizadas até o dia 31 de outubro, no setor de Atendimento e Protocolo da Prefeitura de São Miguel do Oeste, em horário comercial. O edital está disponível no site da Prefeitura www.saomiguel.sc.gov.br, no link Concursos e Seletivos, e tem vagas de estágio para estudantes dos cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Medicina Veterinária, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social, além do Ensino Médio.
Os estudantes interessados no estágio da prefeitura de São Miguel do Oeste devem estar matriculados e frequentando regularmente as aulas e ter entre 16 e 21 anos. A informação é da secretária adjunta de gestão de pessoas, JANAÍNA MINETTO. De acordo com ela, os estagiários também não podem exercer atividade remunerada junto a outros órgãos públicos ou entidades privadas, e nos casos dos estagiários de Direito, em escritórios de advocacia. Os interessados devem apresentar os documentos solicitados no edital até o final deste mês. O resultado será divulgado no começo de novembro. Os estagiários serão chamados de acordo com a necessidade da administração. A secretaria explica agora como se dará a escolha dos inscritos.
A obra de restauração da BR-163 entre Guaraciaba e Dionísio Cerqueira chegou a 70 por cento de conclusão neste mês de outubro. Depois de ser retomada em 2020, os trabalhos entraram em ritmo acelerado e avançaram rapidamente com a aplicação de concreto no trecho que tem pouco mais de 47 quilômetros. Até agora, já foram aplicados 205 milhões de reais para restauração da pista, construção de marginais, acostamentos e terceiras faixas. O recurso contempla os 100 milhões liberados pelo governo estadual, mais o aporte federal. O total da obra é calculado em 294 milhões de reais.
Até agora, 27 quilômetros da BR 163 foram totalmente concretados e sinalizados. Além disso, o viaduto na passagem urbana de São José do Cedro foi concluída pela empresa responsável pela obra. Um segundo viaduto está projetado para o trevo de acesso a Guaraciaba, no quilômetro 82 da rodovia. Durante passagem recente pela região, o superintendente do Dnit em Santa Catarina, ALISSON ANDRADE, projetou a conclusão das obras na BR 163, entre Guaraciaba e Dionísio Cerqueira, até o final do ano que vem. A rodovia já foi considerada a pior do país pela CNT, a Confederação Nacional dos Transportes.
A Delegacia de Proteção à mulher, à criança, ao adolescente e ao idoso de Maravilha, concluiu a investigação e indiciou um homem, de 23 anos, suspeito de manter relacionamento de cunho sexual com adolescente de 14 anos. Segundo a Polícia, o professor atuava em uma escola do município de Tigrinhos, no ano de 2022, quando acabou se aproximando da adolescente com intuito de ajudá-la. A aproximação acabou resultando na prática de atos de cunho sexual com a jovem. O investigado também incentivou a vítima a fazer postagens ofensivas em rede social. Os fatos chegaram ao conhecimento da mãe da adolescente que denunciou o fato à policia. Durante a investigação, a vítima foi atendida por profissional capacitado, quando relatou detalhes do evento. O suspeito foi indiciado pela prática do crime de assédio sexual e foi afastado do ambiente escolar. O Inquérito Policial, contendo as provas do caso, foi encaminhado ao Ministério Público para análise.
Uma mulher foi picada por uma cobra Jararaca e está internada no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O fato aconteceu na manhã desta segunda-feira, no interior do município de Bandeirante. A mulher foi levada por populares para o Hospital Regional. Ela tem 34 anos e, de acordo com familiares, o incidente aconteceu em uma propriedade rural. Os familiares também informaram que o estado de saúde é grave. e acordo com o biólogo e professor da Unoesc, JACKSON PREUSS, a picada de Jararaca causa uma necrose no local e se não houver um tratamento imediato, as consequências podem ser graves.
Um homem de 42 anos foi detido pela Polícia Militar nesta segunda-feira depois de agredir os pais em São Miguel do Oeste. Segundo a PM, as vítimas relataram que o filho chegou nervoso em casa e os agrediu. Os pais também informaram que o homem é usuário de drogas e eles temem pela própria segurança. Uma guarnição esteve no local e prendeu o homem por Lesão Corporal Leve, Dano e ameaça. Ele foi conduzido para a delegacia de polícia.
Um homem, de 39 anos, ficou ferido em um acidente de trabalho na manhã desta segunda-feira em Iporã do Oeste. O fato aconteceu por volta das dez e meia na Rua 28 de Outubro, nas proximidades do prolongamento da Avenida Gustavo Fetter, em direção ao trevo. Colegas da vítima relataram o homem trabalhava na colocação de pré-moldados em uma obra, quando o guindaste tombou devido a uma instabilidade no solo. Ele foi atingido e, segundo o Corpo de Bombeiros, sofreu luxação na região do ombro esquerdo, suspeita de fratura nas costelas e dor na coluna. Após o atendimento inicial, o trabalhador foi levado ao Hospital Nossa Senhora das Mercês.
Um homem morreu em um acidente no final da manhã desta segunda-feira na BR 158. A colisão aconteceu por volta das 10 e 45 na Linha Planaltina, interior de Cunha Porã e envolveu um Corolla e uma carreta Mercedes Bens Actros. Com o impacto, o carro pegou fogo e a carreta tombou na pista. A carga de grãos ficou totalmente espalhada sobre a rodovia. O condutor do carro, um idoso de 71 anos, morreu na hora. O condutor da carreta, um homem de 55 anos, relatava dores na região da cervical e foi levado pela equipe do Corpo de Bombeiros até a Fundação Hospitalar de Cunha Porã.