-SENADO VOTA HOJE PRORROGAÇÃO DA DESONERAÇÃO DA FOLHA PARA 17 SETORES
-GOVERNO DE SC ESTUDA PACOTE ECONÔMICO PARA ATINGIDOS POR ENCHENTES
-TEMPORAL CAUSA QUEDAS DE ÁRVORES E VÁRIOS DESTELHAMENTOS NA REGIÃO
-CHUVAS GERAM DIFICULDADES PARA A COLHEITA DO TRIGO NO EXTREMO OESTE
-PREFEITO E SECRETÁRIO VIAJAM A BRASÍLIA EM BUSCA DE RECURSOS AO MUNICÍPIO
-GESTOR AVALIA PRIMEIRO MÊS DE TRABALHO FRENTE À LATICÍNIOS SANTA CATARINA
-HOMEM É MORTO COM VÁRIOS DISPAROS DE ARMA DE FOGO
-DUAS PESSOAS FICAM FERIDAS EM COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO
O tempo apresenta-se instável com chuva. A previsão para as próximas é de mais chuva na região. A mínima das últimas horas foi de 17 graus e a máxima pode chegar a 24 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 18 graus. Umidade relativa do ar 99 por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e seis centavos. O euro está valendo cinco reais e 33 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
A polícia israelense anunciou, nesta segunda-feira que começará a armar civis para acelerar a resposta em caso de ataque ou situação de crise nas cidades do país, no décimo dia da guerra entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas. O chefe da polícia e o ministro de Segurança Nacional "decidiram ampliar as unidades de participantes de urgência sob o patrocínio da polícia em todas as cidades". Israel está em guerra desde que o Hamas lançou, em 7 de outubro, um ataque sem precedentes contra localidades israelenses próximas da fronteira com a Faixa de Gaza, controlada pelo movimento islamista. Mais de quatro mil e cem pessoas morreram até agora.
O escritório de direitos humanos da Organização das Nações Unidas disse nesta terça-feira que o cerco de Israel à Faixa de Gaza e a ordem de retirada de civis no norte pode significar uma violação ao direito internacional. RAVINA SHAMDASANI disse que Israel parecia não ter feito nenhum esforço para garantir que os civis evacuados temporariamente em Gaza recebessem acomodações adequadas, bem como condições de higiene, saúde, segurança e alimentação. Ela declarou também que os civis que conseguiram sair estão presos no sul da Faixa de Gaza, "com abrigos simples, com limite de comida, pouco ou nenhum acesso à água potável, sem saneamento, medicamento e outras necessidades básicas".
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas rejeitou, em votação na noite desta segunda-feira, a resolução proposta pela Rússia para o colegiado sobre a guerra de Israel. A reunião ocorreu em Nova York, Estados Unidos. Estados Unidos e Reino Unido votaram contra a proposta e, como eles são membros permanentes do Conselho, com poder de veto, o texto não passou. O texto russo pedia cessar-fogo imediato na região e abertura de corredores humanitários, além de condenar todos os atos terroristas. Hoje, deve ser votada a proposta do Brasil para o conflito.
O Supremo Tribunal Federal formou maioria de votos nesta segunda-feira para condenar mais seis réus acusados de executarem os atos do dia 8 de janeiro. Ainda não há maioria para estabelecer o tempo de prisão dos condenados porque há divergência entre os ministros. Os seis réus foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República pelos crimes de abolição do Estado Democrático de Direito; dano qualificado; golpe de Estado; deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa. Além desses seis réus, o STF já condenou outros seis executores dos atos. As penas vão de 12 a 17 anos de prisão. A maioria dos réus já está solta, usa tornozeleira eletrônica e cumpre restrições, como não poder acessar redes sociais.
O presidente do Supremo Tribunal Federal, LUÍS ROBERTO BARROSO, decidiu nesta segunda-feira adiar para oito de novembro a retomada do julgamento sobre a legalidade do uso da Taxa Referencial para correção das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O adiamento foi anunciado após reunião de BARROSO com o ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, e outros ministros do governo federal. A retomada da análise do processo estava prevista para quarta-feira. De acordo com Barroso, o adiamento vai permitir que a União possa apresentar novos cálculos sobre a questão. O julgamento sobre a correção do FGTS foi suspenso em abril deste ano por um pedido de vista apresentado pelo ministro NUNES MARQUES. Até o momento, o placar da votação está dois a zero pela inconstitucionalidade do uso da TR para correção das contas do FGTS.
O senador ANGELO CORONEL do PSD da Bahia apresentou nesta segunda-feira um relatório em que mantém a prorrogação da desoneração da folha de pagamento de empresas de 17 setores da economia por mais quatro anos, até 31 de dezembro de 2027. A proposta foi aprovada pelo Senado em junho, mas sofreu mudanças quando passou pela Câmara dos Deputados em agosto e, por isso, voltou para análise dos senadores. O relator rejeitou todas as mudanças feitas pelos deputados e preferiu manter a versão da proposta anteriormente aprovada pelo Senado. O parecer deve ser votado nesta terça-feira pela Comissão de Assuntos Econômicos e se for aprovada, a proposta seguirá automaticamente para a sanção presidencial.
Estão lançados oficialmente dois novos concursos públicos da Polícia Civil de Santa Catarina. Ao todo, são 60 vagas, sendo 30 para o cargo de delegado e 30 para o cargo de psicólogo. Os editais foram publicados no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira. O prazo de validade dos processos seletivos é de dois anos, contados a partir da homologação do resultado oficial, podendo ser prorrogado mais uma vez por igual período. As inscrições para os concurso públicos estarão abertas no período do dia 23 de outubro de 2023 até o dia 21 de novembro de 2023. Para o cargo de delegado, a taxa de inscrição é de 300 reais. O salário inicial do cargo é 22 mil 828 reais. Já para o cargo de psicólogo, a inscrição custa 250 com salário inicial de 10 mil 620 reais.
Santa Catarina segue sofrendo os impactos das intensas chuvas, mesmo 13 dias após o início da condição, que trouxe enchentes e mortes ao Estado. Na noite desta segunda-feira, a Defesa Civil confirmou a sexta morte em decorrência das chuvas no Estado: MOACIR VALKER DA SILVA, de 59 anos, foi atingido por um raio quando andava a cavalo para tocar gado em uma área de campo no interior de Calmon, no Meio-Oeste. Entre domingo e ontem, os bombeiros fizeram 121 atendimentos em 40 municípios. Ao todo, 145 cidades registraram ocorrências desde quatro e 125 municípios decretaram situação de emergência.
O Governo do Estado montou uma força-tarefa para estudar um pacote de ações de apoio financeiro e recuperação econômica para pessoas e empresas atingidas pelas enchentes em Santa Catarina. A proposta, que está em fase de formatação, deve incluir fornecedoras de serviços públicos básicos, como Casan e Celesc, órgãos tributários como a Fazenda, e de financiamento como Badesc e BRDE. O pacote ainda não foi fechado, e a expectativa é que a primeira versão seja entregue ao governador JORGINHO MELLO para análise na próxima quinta. A maior dificuldade, no momento, é mensurar as perdas e o volume de apoio necessário, uma vez que há cidades ainda sofrendo com enchentes, e previsão de mais chuvas para os próximos dias.
O temporal que atingiu a região na noite desta segunda-feira causou transtornos com quedas de árvores e destelhamentos de edificações, principalmente nos municípios de Mondaí, Riqueza, Caibi e Palmitos. Consumidores também ficaram sem energia elétrica na regional da Celesc de São Miguel do Oeste, em vários municípios. O Corpo de Bombeiros de Mondaí foi acionado para realizar a desobstrução da rodovia SC-283, no trajeto que liga o município de Mondaí a Riqueza. Haviam pontos distintos bloqueados pela queda de árvores, nos quais as guarnições atuaram por aproximadamente três horas para a remoção e liberação do trânsito. O último ponto desbloqueado fica a cerca de um quilômetro e meio da cidade de Riqueza, no sentido a Caibi, onde foi realizada a desobstrução parcial da pista, já que uma árvore estava caída sobre a rede elétrica. Os brigadistas sinalizaram o local com três cones e comunicaram a concessionária de energia sobre a situação.
Na cidade de Mondaí, a sede da Câmara Municipal de Vereadores foi atingida pelo temporal e teve parte do telhado arrancado pelo vento. Os Bombeiros realizaram a entrega de lona para a cobertura do local. Em nota, a assessoria de imprensa informou que não haverá atendimento ao público na Câmara nos próximos dias, até que sejam feitos os devidos reparos no telhado. Em Palmitos, a guarnição dos Bombeiros informou que foi acionada para realizar a remoção de fiações da rede telefônica e de uma árvore de angico, de aproximadamente 25 metros, que haviam caído sobre a rodovia SC-283. Também houve registro de danos em várias comunidades no interior dos municípios atingidos. Em Itapiranga, o Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar o corte de árvore na SC-163 em Santa Fé Alta e para entrega de lona devido a pequenos danos no telhado de uma residência, na cidade.
O temporal da noite passada também causou transtornos pontuais em Iporã do Oeste. A guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada por volta das 09h45 da manhã de hoje e se deslocou até a Escola Padre Vendelino Seidel, no centro da cidade, para atender uma ocorrência relacionada ao tempo. No local foi realizada a colocação de cerca de 20 metros quadrados de lona, numa área que havia sido destelhada durante a última noite. Também houve entrega de 90 metros quadrados de lona para uma família na comunidade de Linha São Lourenço, onde o telhado da residência ficou danificado pelo temporal. Devido às chuvas, a navegação Porto Feliz interrompeu agora há pouco, a travessia da barca no Rio Uruguai, entre Mondaí e Vicente Dutra, devido à elevação do nível da água para cerca de sete metros acima do normal.
As chuvas das últimas semanas estão criando dificuldades para a colheita do trigo no Extremo Oeste. A afirmação é do agrônomo responsável pela área de grãos das regionais da Epagri de Palmitos e São Miguel do Oeste, CÉLIO MILKUSKI. De acordo com ele, o excesso de chuvas provocaram a redução do pH das sementes, o que resulta na queda do valor pago aos produtores. MILKUSKI disse que as chuvas nessa reta final da safra impactam na qualidade do trigo e na remuneração dos agricultores. Ele citou que alguns produtores acionaram o seguro agrícola para reduzirem o prejuízo com a cultura.
As últimas chuvas não devem ter maiores consequências para o milho cultivado na região. O comentário é do agrônomo responsável pela área de grãos das regionais da Epagri de Palmitos e São Miguel do Oeste, CÉLIO MILKUSKI. Ele citou que o milho está em diversas fases de desenvolvimento na região e a principal preocupação, neste momento, é com as pragas que ameaçam as lavouras. A principal delas é a cigarrinha do milho. MILKUSKI explicou que há três anos a Epagri vem fazendo o monitoramento das lavouras com orientações para os produtores enfrentarem esse tipo de problema. Ele disse que é fundamental acompanhar as áreas e fazer a aplicação dos insumos quando for necessário.
A previsão de chuvas acima da média pode representar um risco para as lavouras de soja no Extremo Oeste. A observação é do agrônomo responsável pela área de grãos das regionais da Epagri de Palmitos e São Miguel do Oeste, CÉLIO MILKUSKI. Ele disse que o zoneamento para o plantio das lavouras começou no final de setembro e os produtores devem ficar atentos para a previsão de chuva. O agrônomo orientou os agricultores a fazerem o plantio quando não houver indicação de chuva para os três dias depois da semeadura. Ele também disse que os produtores devem fazer o plantio em áreas de nível. Ressaltou que a cultura da soja vem ganhando espaço na região, especialmente por conta da valorização do produto nas últimas safras.
São João do Oeste prioriza pavimentação de ruas na cidade em ações planejadas para o próximo ano. Início das atividades da usina de asfalto do Conder gera boa expectativa de economia e agilidade nos serviços. O Prefeito de São João do Oeste, GENÉSIO ANTON, já enviou para a Câmara de Vereadores, as leis com prioridades de investimentos em 2024. Ele destacou o foco em recuperar ruas da cidade. Citou que algumas possuem asfalto com mais de 20 anos de uso e que necessitam de recuperação urgente. Algumas ruas apresentam problemas até na base e outras precisam apenas de nova camada asfáltica. O prefeito observou que a missão será agilizada e terá um custo menor com o início das atividades da Usina de Asfalto do Conder, em São Miguel do Oeste.
GENÉSIO ANTON informou que foi confirmado para essa semana o início das operações do Programa Mais Asfalto. São João do Oeste já havia manifestado interesse no investimento de um milhão de reais em serviços do Consórcio, porém, não será possível obter esse volume de pavimentação devido aos atrasos para inauguração da usina. GENÉSIO ANTON é otimista com a economia, pois o transporte do asfalto tem custo muito alto e isso aumenta o preço no destino final. Com a usina em São Miguel do Oeste, o percurso será menor e ainda terá economia no serviço de pavimentação. Parte das máquinas os municípios possuem e outras máquinas específicas serão fornecidas pelo Conder. ANTON projetou economia inicial de 30 por cento do valor para pavimentações, podendo chegar a até 45 por cento de economia.
Prioridades da prefeitura de São João do Oeste ainda incluem abastecimento de água e programas agrícolas. A Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LDO, é elaborada anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano. Ela orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, a LOA, e passa por análise e aprovação do Legislativo. O prefeito GENÉSIO ANTON mencionou que o município segue com foco no recalque de água do Rio Uruguai, na comunidade de Chapéu, interior de Itapiranga, para tratamento em estação na comunidade de Macuco e posterior distribuição até a cidade de São João do Oeste. ANTON também chamou atenção para o programa de sementes de cobertura de solo com pastagens de verão e de inverno. O Programa já inicia neste ano, devido às restrições impostas pela justiça eleitoral, em 2024. As atividades serão paralelas ao programa Plantando Água, que é desenvolvido pela Ameosc.
Prefeito e vice-prefeito viajam para Florianópolis. GENÉSIO ANTON e RUDI RASCH foram hoje para a capital de Santa Catarina com ampla agenda em dois dias. A primeira missão será na Casa Civil em busca da liberação de mais um milhão de reais para a pavimentação asfáltica no acesso as comunidades de Macuco e Fortaleza. O prefeito comentou que ainda será preciso a liberação de um milhão e 700 mil reais por parte do governo estadual. Segundo ANTON, com mais um milhão de reais, a empresa já se compromete em concluir a obra. Ainda na Casa Civil será debatido sobre a municipalização da parte urbana da SC-496, que termina na Praça no centro da cidade. A Prefeitura solicitou o repasse para o município em 2021. O Deinfra já concluiu os trabalhos e falta apenas a liberação por parte da Casa Civil.
GENÉSIO ANTON relatou ainda audiência na Secretaria de Estado da Agricultura para a solicitação de novas máquinas e equipamentos a São João do Oeste. Devido ao intenso uso, é preciso a constante renovação de máquinas e equipamentos que fazem parte de programas agrícolas no município. GENÉSIO ANTON e RUDI RASCH também farão entrega de ofícios aos deputados estaduais para solicitação de emendas parlamentares em 2024. Conforme o Prefeito, existe a expectativa das emendas serem pagas até 31 de março, possibilitando investimentos em ano eleitoral. ANTON relatou que é preciso reforças os pedidos e estar próximo dos parlamentares para ter maior volume de recursos em diferentes áreas.
O Vice-Prefeito de Iporã do Oeste assumiu o Executivo durante o período de viagem do Prefeito à Brasília. A transmissão do cargo ocorreu ainda na tarde da última sexta-feira, no Gabinete Municipal. O ato oficial contou com a presença de secretários e outros servidores. VALMOR REIS assumiu as funções administrativas do cargo de Prefeito até o próximo sábado, em virtude da viagem do titular, ADÉLIO MARX, para a Capital Federal. Em Brasília, MARX terá audiências com deputados e senadores, em busca de recursos. Também manterá audiências em Ministérios do Governo, visando a liberação de projetos do Município. Ele está acompanhado do Secretário de Administração e Finanças, ERVINO HENKEL, e do Assessor de Projetos, FÁBIO CASTANHO.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Mondaí está realizando pedidos de alevinos de diversas espécies para o fortalecimento da piscicultura no Município. Conforme o Secretário, SIDINEI BASSORICI, os interessados podem fazer os pedidos até o dia 03 de novembro, junto à garagem da Prefeitura. Ele destacou que o Município mantém parceria com as Associações de Piscicultores e com os Viveiros que fornecem os peixes há vários anos e que nesta etapa estão sendo disponibilizadas 11 espécies de qualidade, com destaque para carpas cabeça grande, capim, prateada, colorida, húngara espelho, carpa escamada entre outras espécies.
SIDINEI BASSORICI destacou que qualquer pessoa pode fazer os pedidos, sendo que os preços variam de acordo com a espécie escolhida, geralmente com valores entre 45 centavos e cinco reais por unidade. A confirmação do pedido ocorre mediante o pagamento do boleto emitido na garagem da Prefeitura. O Secretário de Agricultura de Mondaí salientou que os alevinos são oriundos do viveiro Nossa Senhora Aparecida de Ijuí-RS e possuem tamanho adequado para garantir a criação de peixes de alta qualidade. A entrega está programada para ocorrer no dia 09 de novembro. BASSORICI frisou que o Município incentiva a piscicultura subsidiando o trabalho de máquinas para abertura e limpeza de açudes através do Programa Porteira Adentro, bem como com o fornecimento de redes para a despesca dos açudes.
A nova gestão da Laticínios Santa Catarina, a antiga Laticínios Mondaí, realizou um encontro com a Imprensa e com ex-funcionários no último sábado, com o intuito de dar transparência a todo o processo de reestruturação em andamento. A nova gestão completou um mês de trabalho neste domingo, 15 de outubro. Conforme o gestor, RENATO BRAATZ, nesse período foram realizadas muitas ações para a retomada das atividades industriais, a exemplo de uma avaliação prévia do parque fabril, onde foi constatada a falta de equipamentos que eram da antiga Laticínios Mondaí e que estavam de posse da empresa arrendatária. O gestor pontuou que já foi feita uma notificação para que os equipamentos sejam reavidos de forma amigável, sem que seja necessário acionar a Justiça. Outras questões já trabalhadas foram a transferência do Sistema de Inspeção Federal, a obtenção das Licenças Ambientais e de Funcionamento do Corpo de Bombeiros.
O próximo passo agora é a votação do plano de reestruturação da empresa por parte dos credores, que vai acontecer nesta quinta-feira, dia 19. RENATO BRAATZ destacou que foi feito contato com todos os credores para apresentação de uma proposta de pagamento das dívidas bancárias, através da venda de uma fazenda do seu patrimônio familiar. Ele observou que essa ação já poderia ter sido feita, porém, existia um bloqueio dos bens da família por meio de uma ação civil e que com a derrubada do bloqueio no mês passado, a solução foi apresentada para que os credores votem pela aprovação da reestruturação.
RENATO BRAATZ citou que a maior dificuldade enfrentada é com uma Cooperativa de Crédito de Itapiranga, que apesar de possuir o menor valor a receber, está cobrando um valor alto e não está aceitando firmar um acordo. O gestor reconheceu que existem muitos produtores e ex-funcionários há muito tempo com valores a receber, mas afirmou que as dívidas só poderão ser pagas com a aprovação do plano e a retomada da produção na Laticínios sob nova marca. Caso o plano não for aprovado, a empresa entrará em falência e ficará sob critério da Justiça a definição dos próximos passos para venda dos bens e pagamento de parte das dívidas, com prioridade para os débitos tributários e os salários dos ex-funcionários. Se o plano for aprovado, a empresa pode voltar a operar já no ano de 2024, após investimentos na fábrica, na ordem de dois milhões de reais.
Um homem morreu em uma colisão entre carro e caminhão na BR-158. Foi por volta das 10h45 desta segunda-feira, em Linha Planaltina, na divisa entre Caibi e Cunha Porã. Segundo o Corpo de Bombeiros, as guarnições se deslocaram para o atendimento do grave acidente com vítima e com um carro pegando fogo. No local, os bombeiros encontraram um Corolla tomado pelo fogo e uma carreta tombada e com sua carga espalhada sobre a pista. Os brigadistas interromperam o tráfego e realizaram o controle das chamas no veículo, com auxílio de Bombeiros Comunitários que moram nas proximidades. Após esse trabalho, foi verificado que havia uma vítima em óbito carbonizada dentro do carro. O motorista da carreta, de 55 anos, já havia sido retirado do caminhão por populares e encontrava-se às margens da via com dores pelo corpo, sendo transportado ao Hospital de Cunha Porã. A ocorrência ficou aos cuidados da Polícia Rodoviária Federal.
Um jovem morreu em uma colisão de carro contra muro, em Pinhalzinho. O grave acidente foi registrado nesta segunda-feira, por volta das 21h45, no Bairro Centro Oeste. Segundo o Corpo de Bombeiros, foi uma colisão de um veículo Santana, com placas de Saudades, em um muro. Dentro do carro foi atendido um rapaz em estado gravíssimo, identificado como INÁCIO ZAFFARI. Os bombeiros informaram que ele foi resgatado com vários ferimentos pelo corpo e no momento em que foi colocado na viatura, entrou em parada cardiorrespiratória. Os profissionais iniciaram o procedimento de reanimação, sendo que o quadro foi revertido pela guarnição e equipe médica no pronto socorro. Porém, o condutor de 28 anos não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital de Pinhalzinho.
Um homem foi morto com vários disparos de arma de fogo, em Barra do Guarita. O homicídio ocorreu no final da tarde desta segunda-feira, em Linha Tigre, no interior do município. Conforme o delegado responsável pela investigação, WILLIAM GARCEZ, a vítima é MAICON KRONBAUER, de 36 anos. Ele estava em uma motocicleta quando foi atingido por vários disparos. Na sequência, acabou morrendo em uma lavoura de milho. O delegado disse que o caso será investigado pela Delegacia de Polícia de Barra do Guarita. GARCEZ destacou que não serão divulgados mais detalhes antes de ser concluída a investigação sobre o crime.
Duas pessoas ficaram feridas em uma colisão entre carro e moto na Avenida Gustavo Fetter, em Iporã do Oeste. O acidente aconteceu por volta da uma e quinze da tarde desta segunda-feira. O Corpo de Bombeiros foi acionado e atendeu o condutor da moto, um homem de 39 anos, que foi encontrado deitado sobre a via com ferimentos no pé e em todo o braço direito, além de suspeita de fratura em uma das pernas. Já a caroneira da moto, uma mulher de 38 anos, também foi encontrada deitada na via com ferimento na perna esquerda e escoriações nos braços e mãos. Após avaliação, limpeza e curativo dos ferimentos, as vítimas foram imobilizadas e conduzidas ao Hospital Nossa Senhora das Mercês. O condutor do carro não sofreu ferimentos no acidente.