-CAIXA PAGA HOJE ABONO SALARIAL A 1,1 MILHÃO DE TRABALHADORES
-ARAS PEDE AO STF SUSPENSÃO DE PAGAMENTOS PARA SERVIDORES DE SC
-PREFEITURA INVESTE R$ 115 MIL NA TROCA DO ASSOALHO DE GINÁSIO
-POUCO CONTATO ENTRE PODERES PREJUDICOU PROJETO DE R$ 10 MILHÕES
-EDUCAÇÃO REALIZA INTERCÂMBIO COM ESTUDANTES DO FUNDAMENTAL
-EPAGRI FAZ LEVANTAMENTO SOBRE POSSÍVEIS PREJUÍZOS NAS LAVOURAS
-90% DAS ESTRADAS RURAIS FORAM PREJUDICADAS PELAS CHUVAS
-SAÚDE RECOLHE LARVAS DO MOSQUITO DA DENGUE PARA ANÁLISE
-DELEGACIA DE POLÍCIA INVESTIGA AGRESSÃO DE MÃE CONTRA FILHA
-HOMEM COM SINAIS DE EMBRIAGUEZ É PRESO POR AGREDIR A ESPOSA
O tempo na região extremo-oeste é de sol entre nuvens. A previsão é de condições parcialmente nubladas com possibilidade de chuva. A mínima das últimas horas foi de 14 graus e a máxima para hoje deve ser de 26 graus. Agora, na central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a semana cotado em cinco reais e 28 centavos. O euro está valendo cinco reais e 16 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.
Cerca de 140 mil pessoas se manifestaram neste domingo em Paris na França contra a alta de preços que tem assustado consumidores em toda a Europa, continente pouco acostumado com a inflação. O líder da extrema esquerda do país e a vencedora do Prêmio Nobel de Literatura deste ano, lideraram o ato, que também mostrou apoio a uma greve de três semanas nas refinarias da França Ao menos quatro sindicatos convocaram greves e protestos para esta semana visando aumentos salariais.
Um terremoto de magnitude seis vírgula três atingiu o Oceano Pacífico entre a América Central e as Ilhas Galápagos na manhã de ontem. A informação é do Serviço Geológico dos Estados Unidos. Apesar do forte tremor, o epicentro ocorreu afastado das costas, e não houve alerta de tsunami nem relatos iniciais de danos causados pelo fenômeno. O terremoto atingiu uma profundidade de 10 quilômetros e o porta-voz das autoridades de proteção civil do Panamá disse que não recebeu notícias de qualquer impacto. As autoridades do Equador também não tiveram relatos imediatos de danos causados pelo terremoto.
A usina nuclear de Zaporizhzhia, em Enerhodar na Ucrânia, foi desconectada da rede de energia após ataques russos nesta segunda-feira. O anúncio foi feito nesta madrugada pela agência responsável pela energia atômica ucraniana. As forças russas ocuparam a fábrica no sul da Ucrânia, a maior da Europa, desde pouco depois de invadir a Ucrânia há quase oito meses, mas ela é operada por funcionários ucranianos. O local segue operando por meio de geradores. Drones russos também atingiram prédios perto de uma estação ferroviária no centro de Kiev durante um ataque na manhã de hoje. A ação causou vários incêndios, danificou quarteirões residenciais e ao menos uma pessoa morreu em decorrência desse ataque.
Vai acabar no final do mês que vem o prazo que que os contribuintes com dívidas na Receita Federal possam renegociar os débitos com até 70 por cento de desconto. A medida inclui abatimento nos valores para pessoas físicas, MEIs e empresas, que podem parcelar até um vírgula quatro trilhão em dívidas tributárias que ainda não estejam sob contestação judicial. Segundo a Receita Federal, até o último dia sete de outubro, apenas dois mil contribuintes haviam pedido a adesão ao programa de renegociação de dívidas tributárias. A adesão representa até agora dois por cento do total de 112 vírgula cindo mil contribuintes que podem se beneficiar com a medida.
A Justiça Eleitoral iniciou o envio de 220 novas urnas eletrônicas que serão utilizadas pelos eleitores brasileiros que estão no exterior durante o segundo turno, que será realizado em 30 de outubro. Os equipamentos vão substituir 95 urnas que apresentaram defeito no primeiro turno e também serão distribuídas para as seções localizadas fora do Brasil mais 125 urnas de contingência. As máquinas ficarão reservadas para substituição no caso de problemas de funcionamento e a medida evitará o uso de cédulas de papel, medida que poderia atrasar a apuração dos resultados. Os eleitores brasileiros que estão no exterior votarão somente para presidente da República.
Cerca de um vírgula um milhão de trabalhadores brasileiros vão receber nesta segunda-feira da Caixa Econômica Federal, um lote complementar do abono salarial PIS/Pasep. O crédito será feito diretamente na conta do trabalhador ou na Poupança Social Digital, aberta automaticamente em seu nome. Segundo a instituição, o pagamento abrange benefícios que foram objeto de revisão de valor, que têm origem judicial ou que não foram retirados durante os calendários já encerrados dos exercícios de 2016 a 2020. O abono é de, no máximo, um salário mínimo e é de acordo com o número de meses trabalhados no período. Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser feito com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências. As parcelas não creditadas em conta ficarão disponíveis para recebimento até o dia 29 de dezembro deste ano.
O Tribunal Regional do Trabalho da décima segunda Região de Santa Catarina abriu vagas de estágio em 26 municípios, além de cadastro de reserva pelo período de um ano. São pelo menos 100 vagas para contratação imediata, distribuídas por 13 cursos de graduação e as inscrições estão abertas até o dia 21 de outubro. Pela primeira vez, a seleção e o recrutamento serão feitos por um agente de integração. A instituição contratada foi o Centro de Integração Empresa Escola de Santa Catarina e as vagas são dirigidas a alunos de graduação matriculados entre o quinto e o penúltimo semestre. A bolsa possui o valor mil reais acrescidos de auxílio-transporte de 10 reais por dia de estágio. Já a carga horária é de 20 horas semanais.
Os candidatos JORGINHO MELLO do PL e DÉCIO LIMA do PT defenderam que não vão elevar a carga tributária em Santa Catarina a partir do ano que vem. Eles ainda disseram que vão reduzir o índice para produtos, serviços, além de alterar a nova taxação de 14 por cento sobre a folha de aposentados e pensionistas que passou a vigorar com a reforma da previdência. A promessa de não elevar impostos foi feita por ambos, ao assinarem um documento na Federação das Indústrias de Santa Catarina. Além disso, eles têm projetos próprios e planejam atender as reivindicações apresentadas por pessoas e entidades de Santa Catarina.
O procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, enviou Supremo Tribunal Federal uma ação direta de inconstitucionalidade contra duas leis sancionadas pelo governador CARLOS MOISÉS, do Republicanos, no ano passado ainda. Uma delas garante o pagamento de indenização pelo uso de veículo próprio a procuradores do Estado, auditores fiscais da Receita Estadual e auditores internos do Poder Executivo estadual e a outra permitiu que a função de 115 contadores e de analistas se equipare a de auditor fiscal da Secretaria da Fazenda. AUGUSTO ARAS, se manifestou no sentido de que o benefício concedido aos servidores viola o modelo de remuneração por subsídio em parcela única, além dos princípios da moralidade e probidade, da autonomia dos entes federados e da vedação à vinculação remuneratória. O procurador-geral da República pediu ainda que o Supremo suspenda os pagamentos imediatamente, por meio de liminar, até o julgamento final da questão.
Os organizadores do brechó “Natal do Bem”, de Princesa, continuam trabalhando para realização do evento nos dias 28 e 29 deste mês. A ação tem por objetivo arrecadar valores que serão revertidos em presentes de Natal para todas as crianças. A realização é das “Amigas do Bem” em parceria com o grupo DNA Gaiola Clube. O brechó será aberto à toda comunidade e disponibilizará roupas e calçados adulto e infantil, brinquedos e artigos em geral. No dia 28, sexta-feira à tarde, o brechó estará aberto das 14 às 19 horas e no sábado, dia 29 de Outubro, das 8 às 14 horas no Clube da Sede.
A prefeitura de Anchieta vai realizar amanhã um mutirão de limpeza na área urbana. O mutirão de limpeza acontecerá a partir das 8 horas, inicialmente na Rua Olinda e nos Bairros Novo Lar e Cohab. O lembrete é do prefeito IVAN CANCI. Foi solicitado pelo prefeito que os moradores destas localidades para que façam a limpeza de seus terrenos e coloquem os materiais que não são recicláveis e também não são recolhidos pela T.O.S, em via pública para que o pessoal da prefeitura possa fazer a coleta. Os estudantes de cada colégio também estarão envolvidos neste processo de combate a Dengue. O prefeito relatou que sem a participação dos moradores em ações preventivas para o combate a reprodução, o setor público consegue fazer pouco para evitar a proliferação entre abril e maio do próximo ano. Ele lembrou que a reprodução intensa do mosquito acontece durante este período de chuva e sol. Os materiais recolhidos na ação serão destinados pela municipalidade ao destino correto. CANCI informou que o poder público está disponibilizando telas para tapar as cisternas em Anchieta.
A secretaria de Saúde de Guarujá do Sul realizou na semana passada um mutirão de limpeza no cemitério municipal. A secretária VERIDIANA BARTH, comentou que a ação foi em conjunto com alguns setores da saúde visando a retirada de itens que possam acumular água. A ação tem ainda como objetivo deixar o cemitério local organizado para o Dia de Finados, no dia 2 de Novembro. Segundo ela, durante o mutirão de limpeza diversos vasos de plantas foram recolhidos com água parada, assim como plásticos cheios de água. Dentro destes recipientes foram achados larvas de mosquito, sendo recolhidos e encaminhados para a análise do laboratório regional. O setor encontra-se bastante preocupado com um novo cenário de epidemia da dengue em Guarujá por causa destes acúmulos de água. A secretária ainda declarou que a previsão dos órgãos públicos para este verão é uma maior proliferação dos mosquitos, o que acendeu um grande alerta à saúde. Por isso, foi pensado em ações preventivas. Ela afirmou que estas ações serão promovidas nas próximas semanas.
As chuvas da semana passada deixaram alguns danos na malha viária em Guaraciaba. Cerca de 90 por cento de toda a malha viária ficou comprometida. A afirmação é do secretário de Obras VALMOR MARANGON. Segundo ele, diversos pontos foram prejudicados e dificultou o escoamento da produção. Ele ainda disse que antes da chuvarada cerca de 70 por cento das estradas rurais estavam em boas condições de trafegabilidade, mas a precipitação reverteu isso em danos. As comunidades de Guataparema, Três Sangas e Perondi são as mais afetadas pelas chuvas. A região da Linha São João também foi a mais afetada por não ter sido contemplada com melhorias antes da chuva. Alguns trabalhos emergenciais foram executados durante este final de semana para possibilitar a trafegabilidade dos veículos. O secretário comentou que houve também registro de desmatamento e obstrução de bueiros, mas nenhuma ponte foi danificada. Para atender os pedidos emergenciais, quatro equipes estão empenhadas para recuperar as principais estradas.
Na última semana durante sua participação diária nas emissoras afiliadas à Rede Peperi de Comunicação, o engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim, RONALDO COUTINHO alertou que as fortes chuvas e temperaturas baixas para a época do ano podem afetar diversas plantações do estado de Santa Catarina e consequentemente, da região extremo-oeste. Nesse sentido, extensionista da regional da Epagri de São Miguel do Oeste CÉLIO MIKULSKI, lembrou que esse é o terceiro ano consecutivo que a região está sob os efeitos do fenômeno La Ninã, que é marcado por chuvas abaixo da média para a região Sul do Brasil. A situação agora é diferente da vivida nos últimos anos e neste momento a região vive um período de chuvas constantes e intensas. Conforme ele, isso ocorre visto o período de transição do La Ninã para o El Ninõ. Ele explicou que ambos são diferentes e enquanto o La Ninã é marcado pela falta de chuva, o El Ninõ é marcado pelas chuvas dentro da normalidade ou acima da média para a época do ano.
O mês de outubro geralmente é marcado pelas chuvas em abundância nos municípios da região. O lembrete é do extensionista da Epagri, CÉLIO MIKULSKI. De acordo com ele, em anos normais são registrados volumes entre 300 e 400 milímetros ao longo deste mês. Ele admitiu que esse grande volume de água e as baixas temperaturas para a época do ano, podem acarretar prejuízos nas culturas de inverno e até mesmo nas plantações de verão que estão no solo. Entre as mais afetadas, ele citou a plantação de aveia que caiu sobre o solo, resultando em uma perda da qualidade, além de dificuldade na colheita dos grãos. Outra cultura que também deve sofrer com esse período de transição é a do milho. Às chuvas intensas e temperaturas baixas os grãos não se desenvolveram da forma esperada, sendo que em épocas normais, a plantação deveria estar em um estágio avançado em todos os aspectos. MIKULSKI destacou que a empresa regional já está realizando o levantamento oficial das lavouras e possíveis prejuízos ao setor da Agricultura.
Com o mercado ofertado de animais prontos para o abate, os preços da carne bovina estão pressionados para baixo. De acordo com a Conab, o cenário da carne bovina tende a se manter no curto prazo. Os preços médios do boi gordo recuaram três vírgula 7 por cento em agosto, comparativamente ao mês anterior, chegando a 19 reais com 86 centavos o quilo correspondente a pouco menos de 300 reais a arroba. Já as exportações aumentaram 18 vírgula 8 por cento no mesmo período. No acumulado de janeiro a agosto, o volume exportado de carne bovina superou em 15 vírgula 4 por cento em relação ao ano anterior. Somente no mês de agosto, mais de 50 por cento teve como destino a China, que após ter um forte ajuste na oferta de suínos voltou a aquecer a demanda por carne bovina. A forte demanda chinesa favorece o setor pecuário brasileiro na atual conjuntura. Entretanto, com a gradativa recuperação da produção interna do país, a tendência é que a médio prazo a demanda externa pela carne brasileira reduza.
Com relação à disponibilidade da carne bovina no Brasil, embora o consumo interno apresente ainda um cenário restritivo, as primeiras estimativas apontam para leve recuperação de 2 vírgula 9 por cento na produção em 2023. O aumento das exportações tem mitigado os efeitos do baixo consumo interno, que segue restrito aos preços elevados e opções de proteínas de qualidade com preços menores, especialmente carne suína. No entanto, em 2023, os estudos indicam uma possível recuperação dos níveis de consumo. Para a carne de frango, segue o cenário de demanda acentuada, em virtude dos preços ainda altos da concorrente bovina. Em curto prazo, a perspectiva é de estabilidade de preços, com a boa demanda interna e exportações aquecidas. Já para a carne suína, embora agosto tenha registrado boa recuperação das exportações para a China, a tendência é de desaceleração gradativa da demanda externa, lembrando que o setor produtivo deve manter o alerta para ajuste de oferta.
A secretaria de Educação de Anchieta promove uma viagem para alunos até a região de Canoinhas, onde se localiza a região do Contestado. A informação é da secretária SELMA GIONGO. Segundo ela, a Guerra do Contestado foi um conflito que aconteceu no Brasil entre 1912 e 1916, causando cerca de 10 mil mortes. Aconteceu em uma região que era disputada pelos Estados de Paraná e Santa Catarina e foi motivada pela insatisfação política e social da população e por um elemento religioso. Essa viagem, segundo ela, faz parte dos estudos práticos de História. A secretária também comentou que neste ano vai acontecer uma viagem com os alunos do sétimo ano para a Argentina com intuito de pôr em prática a língua espanhola. Ela lembrou que esta viagem deveria ter ocorrido antes, mas por causa da pandemia nos dois últimos anos não foi possível promover este intercâmbio. A viagem para os alunos do sétimo ano será realizada nestes dias 19, 20 e 21 de Outubro. Já os alunos do sexto ano, segundo ela, 25, 26 e 27 deste mês.
O intercâmbio com alunos da rede municipal de ensino de Anchieta vai continuar sendo realizado em novembro. A secretária de Educação SELMA GIONGO, relatou o intuito de continuar com as práticas em locais bem visitados. Em novembro, a ideia é levar os alunos até o Uruguai para aprimorar a pronúncia das palavras espanholas. Neste caso, os alunos do nono ano do ensino fundamental serão contemplados com um período mais prolongado de visitas. A secretária disse que os alunos terão uma semana de novembro para colocar em prática a língua espanhola. A viagem deve acontecer no dia 20 de Novembro. SELMA salientou que não são apenas intercâmbios que fazem parte das aulas práticas, mas no final de setembro teve uma feira de ciências cumprindo este cronograma de práticas. A secretária explicou que neste dia os alunos puderam mostrar seus trabalhos, além dos de itens tecnológicos. A escola pública também participou, no último dia 8, de um torneio da região Oeste em Chapecó.
No enfoque legislativo, programa da Câmara de Vereadores de Guarujá do Sul, a Rádio Cedro conversou com a suplente de vereador ROSANGELA MUELLER. A vereadora relatou sobre a última sessão do legislativo. Esta é a primeira vez em que assumiu uma vaga na Câmara. Ela ocupa a vaga do titular VOLNEI GOSSLER. A suplente lembrou que na semana passada foi votado em primeira votação o projeto de lei de número 26, que trata sobre adequação do valor de pagamento de gratificação de sobreaviso aos motoristas da saúde que fixam de plantão em feriados e finais de semana. Já o projeto de lei de número 27 autoriza a licitação dos novos pavilhões industriais do parque Alcides Volkweis. Na mesma sessão, ela explicou que foi apresentado o projeto que prevê nova nomenclatura da creche municipal. Este mesmo texto foi levado para análise das comissões e deverá ser votado ainda esta semana. ROSANGELA ainda comentou sobre a importância de uma mulher na política.
No programa da Câmara de Princesa, a Rádio Cedro, recebeu o suplente de vereador JOÃO ANGLER durante o programa do último sábado. Ele relatou durante o enfoque legislativo que efetuou um pedido a administração para executar uma reforma na secretaria de Assistência Social, o que foi atendido com o projeto em elaboração. Também solicitou a possibilidade de asfaltamento da rua que passa pelo posto de saúde até o colégio Renascer. Segundo ele, a administração está desenvolvendo o projeto. O suplente também solicitou passeio público em bairros, o que foi informado que a prefeitura já está elaborando o projeto. JOÃO ainda comentou que pediu para efetuar cascalhamento dentro de um pátio de construtora para evitar problemas nas estradas.
O projeto de lei que previa financiar 10 milhões, mas que foi retirado de pauta da Câmara de Vereadores após extrapolar o prazo, continua repercutindo nos bastidores políticos em São José do Cedro. O vice- presidente CLÁUDIO WARTHA, comentou que o líder de governo na Casa deveria, antes de se manifestar em plenário, informar a comissão sobre os prazos a serem seguidos e pedir maior agilidade na análise das comissões. Se fosse comunicado, certamente a análise seria mais rápida para encaminhar o projeto à análise dos vereadores onde seria favoravelmente votada. Na noite que deu entrada o projeto foi solicitado algumas informações sobre onde seriam investidos os valores. Para o vice-presidente, este projeto não foi conduzido da melhor forma possível, já que houve apontamentos da administração sobre a responsabilização do legislativo. WARTHA acredita que a administração avaliou mais detalhadamente o projeto e possivelmente notou que não seria viável tal financiamento no presente momento financeiro. A falta de comunicação entre os poderes também atrapalhou este andamento.
O vice-presidente CLAUDIO WARTHA, relatou que pode estar havendo maldade por parte de alguém da administração em achar culpado na Câmara pelo fato do projeto ter ficado em comissão por quase 2 meses. Apesar disso tudo, ele acredita que a própria administração não sabia dos prazos e foi pega de surpresa ao saber da indisponibilidade dos recursos. CLAUDIO ainda acredita que o projeto deve ser deixado concluído para ser votado na Câmara no próximo ano. Ele estranhou a retirada do texto. O vice-presidente salientou que os pedidos de informações feitos pela comissão não foram respondidos de forma rápida. WARTHA afirmou que não adianta continuar com esta discussão, mas dar sequência aos trabalhos.
A prefeitura de Palma Sola deu continuidade nas obras do ginásio Gentil Crestani depois da paralisação temporária. Agora, as obras contemplam o piso do ginásio de esportes bastante usado para competições. A informação é do secretário de Administração RODRIGO CALEGARI. A necessidade de efetuar a troca veio depois de diversas demandas que apresentavam problemas no assoalho, como rachaduras, dificultando as atividades esportivas. O material utilizado é o mesmo daquele colocado no ginásio Libório Kuhn. O secretário informou que a municipalidade está investindo cerca de 115 mil reais nesta obra e deve ficar pronta em até 10 dias. CALEGARI aproveitou para relatar sobre as reclamações recebidas quanto aos entulhos de construção sobre o passeio público. Ele garantiu que está em tratativas com a prefeitura debatendo o assunto.
A primeira FECOCEDRO teve boa participação do público local e regional neste final de semana na gruta São Cristóvão e a avaliação é extremamente positiva. A declaração é do diretor de Planejamento ANDREI WOLFART. Ele comentou que uma das preocupações da comissão organizadora era com o tempo, já que a previsão era de chuva para os dois dias. Contudo, o tempo foi um forte auxiliador garantindo participação massiva do público no sábado e domingo. O auge da feira foi domingo, onde várias pessoas visitaram os mais de 65 estandes internos e os 9 espaços externos. O evento contou com a presença de autoridades executivas e legislativas, além das forças policiais e a presença da vice-governadora DANIELA REINEHR. Durante esta manhã, a empresa que montou os estandes estava realizando o desmonte, onde a equipe da secretaria de Planejamento esteve acompanhe os trabalhos. O diretor destacou que a feira comercial teve certo receio no começo, porém ao andar do planejamento foi notado a importância deste evento.
Homem é preso por lesão corporal leve dolosa no âmbito de Violência Doméstica em São Miguel do Oeste. No domingo, por volta das 4 horas e 20 minutos, a Polícia Militar foi acionada para deslocar até a Rua Rodolfo Spier, no Bairro Salete, em frente a Delegacia de Polícia Civil em São Miguel do Oeste para averiguar o fato de uma mulher estar sendo agredida por seu marido. A guarnição avistou um veículo CORSA, estacionado em frente à Delegacia, sendo imediatamente realizada a abordagem. Dentro do veículo estava o casal, sendo que o homem estava em visível estado de embriaguez e a mulher apresentava lesões da face. A mulher relatou aos policiais que ele a trouxe até a delegacia, que no deslocamento continuou a agredindo, batendo sua cabeça no painel do carro, e sufocando a mesma apertando seu pescoço. Ele está preso.
A Polícia Militar atendeu durante a tarde deste domingo uma ocorrência de agressão em São Miguel do Oeste. De acordo com a PM, a vítima de 16 anos deu entrada no Hospital Regional durante a manhã com lesões causadas por uma surra de mangueira. Ela contou aos profissionais que teria sido agredida pela sua mãe. Os profissionais então acionaram o Conselho Tutelar e a Polícia Militar. Na delegacia da comarca a vítima contou que sua mãe a agrediu com uma mangueira durante a tarde de sábado, mas que só procurou atendimento médico durante a manhã de domingo. A mãe contou ao Portal Peperi, que estava incomodada com atitude “imoral” que a filha estaria tendo e que por não aceitar acabou agredindo a mesma. Como não houve flagrante o Boletim de Ocorrências foi lavrado e a Delegacia de Proteção a Criança, Adolescente, Mulher e Idoso - DPCAMI São Miguel do Oeste vai investigar o fato.