-PREJUÍZOS DE MUNICÍPIOS COM QUEIMADAS AUMENTAM 33 VEZES EM 2024
-USO DE CÂMERAS CORPORAIS DA POLÍCIA MILITAR É ENCERRADO EM SC
-EMPRESA COMEÇA RECOLHIMENTO DE CARCAÇAS DE BOVINOS NO MEIO RURAL
-PENSO LOGO DESTINO ARRECADA UMA TONELADA DE RESÍDUOS NO MUNICÍPIO
-ACISMO PREPARA DEBATE DO CARTILHA VOZ ÚNICA COM CANDIDATOS A PREFEITO
-POLÍCIA MILITAR REGISTRA FURTO EM RESIDÊNCIA E PROCURA SUSPEITOS
-CARRETA É FLAGRADA COM CARGA ILEGAL DE 4 MIL GARRAGAS DE VINHO
O tempo é de sol. A previsão para as próximas é de sol com poucas nuvens. Nas últimas horas, a mínima foi de 10 graus. A máxima pode chegar a 24 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 49 centavos. O euro está valendo seis reais e 11 centavos. O peso está cotado em 0,0058 centavos.
O governo do Reino Unido iniciou a liberação de presos antes do término de suas sentenças, uma medida controversa adotada para combater a superlotação nos presídios do país. A decisão permite a soltura de detentos após cumprirem 40 por cento de suas penas e tem gerado intenso debate na sociedade britânica. Atualmente, o Reino Unido possui a maior população carcerária da Europa Ocidental, com mais de 80 mil detentos. A medida, no entanto, não se aplica a presos considerados de alta periculosidade, como condenados por assassinato. O foco está em detentos sentenciados por crimes menos violentos, como aqueles contra a propriedade. Até o momento, cerca de dois mil presos foram beneficiados pela nova política.
O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, ordenou nesta segunda-feira que o tamanho regular do exército russo seja aumentado em 180 mil soldados, totalizando um milhão e meio de militares ativos. Essa expansão tornaria o Exército russo o segundo maior do mundo, menor apenas que o da China. Em um decreto publicado no site do Kremlin, PUTIN ordenou que o tamanho total das forças armadas fosse aumentado para dois milhões 370 mil pessoas, das quais um milhão e 500 mil seriam militares ativos. A ordem para expansão do contingente das Forças Armadas, terceira desde o início da guerra, ocorre em meio a tensões com a Organização do Tratado do Atlântico Norte, aliados da Ucrânia.
O governo de NICOLÁS MADURO, presidente da Venezuela, "intensificou dramaticamente" a repressão política a protestos após as eleições presidenciais em julho deste ano, de acordo com um relatório da missão de investigação da Organização das Nações Unidas. O documento foi publicado nesta terça-feira. Segundo o relatório, as autoridades venezuelanas agiram para desmantelar e desmobilizar a oposição, inibir a disseminação de informações independentes e opiniões críticas, e prevenir protestos pacíficos de forma "consciente e deliberada". De acordo com o relatório, 2,4 mil pessoas foram presas durante protestos após as eleições na Venezuela. Além disso, a ONU aponta que 25 pessoas foram mortas em manifestações.
O presidente LULA sancionou, com vetos, o projeto de lei que prevê a reoneração gradual da folha de pagamento de 17 setores da economia e de pequenos e médios municípios, e define compensações para a renúncia fiscal que a medida vai gerar neste ano. O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União desta segunda-feira. A lei prevê uma reoneração gradual a partir de 2025 até 2027. A desoneração em 2024 substitui a contribuição previdenciária patronal de 20 por cento sobre a folha de salários por uma taxação de um a quatro e meio por cento sobre a receita bruta. A partir do ano que vem, os empresários passarão por uma cobrança híbrida, que misturará uma parte da contribuição sobre a folha de salários com a taxação sobre a receita bruta. Os vetos não alteram os pontos principais da reoneraçao.
Os economistas do mercado financeiro elevaram a estimativa de inflação para 2024 e 2025, e também passaram a projetar uma expansão da economia próxima de três por cento neste ano. As expectativas, fruto de pesquisa com mais de 100 instituições financeiras na última semana, constam do relatório "Focus" divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Pra este ano, a expectativa de inflação do mercado financeiro avançou pela nona semana seguida, passando de quatro virgula 30 para quatro virgula 35 por cento. Para o crescimento do Produto Interno Bruto em 2024, a projeção do mercado subiu de dois virgula 68 para dois virgula 96. A projeção subiu após a divulgação do PIB do segundo trimestre, que registrou expansão de um virgula quatro por cento, contra os três meses anteriores.
Os municípios brasileiros totalizam prejuízo econômico de um bilhão e cem milhões de reais em decorrência de incêndios florestais entre janeiro e 16 de setembro de 2024. O valor é 33 vezes maior que as perdas computadas no mesmo período do ano passado que foi de 32 milhões e 700 mil. Os dados constam em decretos de situação de emergência por queimadas e são compilados pela Confederação Nacional dos Municípios. São até aqui no ano 749 decretos, com 11 milhões e 200 mil pessoas afetadas pelos incêndios. Os números da CNM, divulgados nesta terça-feira, mostram também o cenário de municípios em situação de seca e estiagem no país. Em 2024, o Brasil teve nove milhões e 300 mil pessoas afetadas por esta condição e mais de 43 bilhões de reais em prejuízos econômicos.
Santa Catarina teve cinco mil 823 acidentes causados por animais peçonhentos ou venenosos em 2023, segundo relatório do Centro de Informação e Assistência Toxicológica do estado. Um deles resultou na morte de um homem. A maior parte dos acidentes ocorreu com aranhas com um 53 por cento do total de casos. Em seguida, aparecem os acidentes com lagartas, que representam 20 por cento. As picadas de cobras são nove por cento do total. A única morte registrada por um animal peçonhento em Santa Catarina em 2023 foi de EVANDRO JOSÉ MATTEUSSI, de 42 anos, picado por uma jararaca em Agrolândia, no Vale do Itajaí.
Um projeto enviado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na noite desta segunda-feira, prevê o começo da descompactação dos salários dos servidores da Educação no Estado. O projeto de lei do governo garante um aumento salarial a todos os professores efetivos do quadro de trabalhadores do setor. O valor total é de 529 milhões de reais, o que equivale a 10 por cento do total dos salários. Segundo o governo, o principal objetivo é diferenciar os rendimentos dos professores de acordo com seu tempo de serviço público e qualificação profissional, promovendo uma valorização justa e necessária dos docentes, para “desachatar” a tabela da rede estadual de Educação. Outro ponto central do projeto é o compromisso do Governo Estadual de aplicar 100 por cento dos recursos do Fundeb no pagamento dos professores.
O uso de câmeras corporais será encerrado pela Polícia Militar de Santa Catarina. O estado foi o primeiro do país a inserir o mecanismo nas fardas dos policiais, em 2019. A decisão ocorre após recomendação do Estado-Maior da PMSC, órgão subordinado ao Comando Geral da PM, e responsável por toda a supervisão e controle das atividades militares. Segundo o coronel JAILSON FRANZEN, falta de manutenção pela empresa que forneceu os equipamentos, pouco armazenamento disponível e instabilidade no acionamento delas definiram a medida. A empresa disse em nota que a falta de manutenção "deve-se a uma decisão exclusiva da Polícia Militar de Santa Catarina, que optou por não renovar o contrato de manutenção dos equipamentos, que teve o seu vencimento em Setembro e 2023. O documento prevê o recolhimento e baixa de todas as câmeras usadas pelos PMs.
O Clube de Mães do Bairro Agostini realizou, neste final de semana, o Tradicional Encontrão do Grupo Vida Nova. O evento reuniu mais de 500 pessoas dos 32 grupos de mães do município. De acordo com a presidente do grupo, CECÍLIA SANTI, o encontro começou as oito horas da manhã de domingo com a recepção dos grupos, seguida de um culto com bênção e homenagens. A programação incluiu atrações como bingo, um show de moda de viola com ARNALDO FREITAS, que tocou por anos no programa de INEZITA BARROSO e Banda TADEU E LEODÍ. O próximo encontro dos clubes de mães da cidade será em 2025, na Linha Santa Catarina.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, lançou na última semana, um edital para inscrições no Curso de Salva Vidas Civil voluntário de Rio. Conforme o Comandante do Quartel de Mondai, Sargento THIAGO SIDINEI BIEGER, a região do décimo segundo batalhão possui áreas com pontos que registram frequentemente a presença de banhistas no Rio Uruguai, locais nos quais as operações aquáticas com salva vidas são tradicionalmente realizadas durante a temporada de veraneio. O Sargento enfatiza que o curso de Salva Vidas ocorre anualmente e visa renovar o número de guarda-vidas disponíveis justamente para a realização da Operação Veraneio que ocorre no auge do verão entre dezembro e fevereiro.
A Unoesc de São Miguel do Oeste desenvolveu uma pesquisa que investigou a diversidade de mamíferos em um remanescente da Mata Atlântica no Extremo-Oeste. O estudo, financiado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior, teve como objetivo preencher uma lacuna no conhecimento sobre a biodiversidade da região. De acordo com o professor JACKSON PREUSS, a pesquisa se concentrou em inventariar mamíferos de médio e grande porte em uma área de 70 hectares de Mata Atlântica preservada, localizada no município de Sul Brasil. Para o levantamento, foram utilizados métodos indiretos, como armadilhas fotográficas, coleta de pegadas e entrevistas com moradores locais.
Após 10 meses de amostragem, a pesquisa da Unoesc registrou 122 ocorrências, revelando a presença de 15 espécies diferentes de mamíferos, incluindo espécies ameaçadas de extinção, como o veado-bororó e três felinos silvestres: o gato-maracajá, o gato-mourisco e o gato-do-mato-pequeno. A informação é do professor JACKSON PREUSS. Ele explicou que esse remanescente florestal suporta espécies muito importantes que dependem dessas áreas para sua sobrevivência. O professor reforçou que, além de contribuir para a conservação da biodiversidade, o projeto promove o contato direto dos estudantes com a pesquisa científica, gerando dados fundamentais para a elaboração de estratégias de preservação na região.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou, no Diário Oficial desta sexta-feira, o edital para um novo concurso público que vai preencher 42 vagas temporárias de nível médio em seis estados. Em Santa Catarina, seis vagas estão abertas para o município de Palmitos. As oportunidades são para atuar como agente de pesquisas e mapeamento, com remuneração de mil 512 reais. Além da remuneração, os aprovados também vão receber auxílio-alimentação no valor de mil reais, auxílio-transporte e auxílio pré-escolar. O regime de trabalho é de 40 horas semanais. Os selecionados serão responsáveis por visitar domicílios e estabelecimentos para a coleta de dados com o objetivo de realizar pesquisas estatísticas.
A duração do contrato para o cargo de agente de pesquisas e mapeamento do IBGE é de até um ano, podendo ser prorrogado, desde que o prazo total não exceda três anos. Para participar do processo seletivo, que tem vagas abertas em Palmitos, não é necessário pagar nenhuma taxa. Os interessados deverão se inscrever de forma presencial entre os dias 16 a 20 de setembro, nos postos do IBGE onde as vagas estão sendo ofertadas. Ao comparecer presencialmente, os candidatos devem entregar o formulário de inscrição preenchido e assinado, além de apresentar a documentação original ou cópia autenticada no momento da contratação.
Uma empresa de São João do Oeste, venceu a licitação realizada pelo CONDER, iniciou os trabalhos de recolha de carcaças bovinas na região do Extremo Oeste nesta segunda feira. De acordo com o sócio proprietário CHARLES SCHOENINGER, o período eleitoral não permite a criação de Lei ou mudança de lei para firmar parcerias, no entanto, os municípios de São João do Oeste e Flor do Sertão se valeram de lei antiga já existente e firmaram contrato para a recolha das carcaças de animais mortos nas propriedades rurais. Em São João Do Oeste, a lei incentiva a recolha de carcaças bovinas com pagamento de 60 por cento dos custos ao produtor. Em Flor do Sertão, a legislação municipal prevê que o município pague cem por cento dos custos.
O valor de recolha de carcaça de animais que morrem nas propriedades rurais foi fixado em 611 reais. A informação é do sócio proprietário da empresa que fara o serviço nos municípios da região, CHARLES SCHOENINGER. De acordo com ele, os demais municípios da AMEOSC estão sendo visitados pela empresa com o objetivo de alinhar futuras parcerias. Ele citou que praticamente todas as prefeituras manifestaram interesse na proposta e isso será firmado após a eleição de 06 de outubro. Ele também explicou que a empresa já possui matéria prima o suficiente para o processamento das carcaças bovinas.
Santa Catarina bateu, pela segunda vez consecutiva, o recorde de vagas de emprego anunciadas pelo Sistema Nacional de Emprego nesta semana. O volume total de vagas chegou a 10 mil 234, alcançando a maior marca de 2024. A agência de São Miguel do Oeste é a quarta do estado e a primeira do oeste em número de ofertas de emprego. Ao todo, são 532 oportunidades, uma delas para pessoa com deficiência. Os candidatos interessados podem se dirigir a unidades do Sine portando um documento de identificação com foto. As oportunidades disponíveis são atualizadas diariamente no Portal Emprega Brasil e abrangem diferentes setores econômicos, com vagas para diversos níveis de qualificação.
Termina na semana que vem o prazo para declaração do ITR 2024. A lembrança é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, LIRIO WATHIER. Ele lembrou que a declaração deve ser enviada por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponível no site da Receita Federal. LIRIO lembrou que a equipe do sindicato presta o serviço e auxilia os agricultores a prestar a declaração. O imposto pode ser pago em até quatro quotas iguais, mensais e sucessivas, sendo que nenhuma quota pode ter valor inferior a reais. O imposto de valor inferior a cem reais deve ser pago em quota única. Ele lembrou que o ITR é obrigatório para todos os agricultores.
Cerca de 55 por cento dos agricultores que costumam declarar o ITR com apoio do sindicato dos trabalhadores rurais já fizeram a declaração do imposto neste ano. A informação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, LIRIO WATHIER. Ele reforçou outro ponto importante: a multa para quem apresentar a declaração após o prazo é de um por cento ao mês calendário ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o total do imposto devido, não podendo seu valor ser inferior a 50 reais. Ele também disse que a não declaração do imposto territorial rural pode criar outras dificuldades para os agricultores, como por exemplo, o acesso ao crédito.
O Município de São Miguel do Oeste, em parceria com o IMA e o CONDER, realizou, na última semana, mais uma edição da campanha de descarte consciente de materiais recicláveis. A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, buscou incentivar a população a se desfazer corretamente de resíduos como lâmpadas, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, pilhas e baterias, exceto as automotivas. A coleta foi realizada quinta e sexta-feira na Feira Livre Municipal. De acordo com o servidor do município, ADRIANA DALLAGNOL, a campanha Penso Logo Destino superou a expectativa na edição da última semana. Ele citou que a participação da comunidade foi fundamental para o sucesso da iniciativa.
A ação de descarte consciente de materiais recicláveis da campanha Penso Logo Destino arrecadou cerca de uma tonelada de resíduos. A informação é do servidor da secretaria municipal de Desenvolvimento Sustentável, ADRIANO DALLAGNOL. De acordo com ele, foram recolhidas cerca de 900 lâmpadas, 900 quilos de resíduos eletroeletrônicos e 100 quilos de pilhas a bateriais. Os resíduos foram levados pela população até a feira livre e recolhidos por uma empresa que fará o reaproveitamento e destinação correta desses materiais. O município realiza duas campanhas desse tipo por ano.
As associações empresariais da região estão entregando os documentos do Cartilha do Voz Única Municipal aos candidatos à prefeito do extremo-oeste. Na semana passada, os cartilhas, com as reivindicações da classe empresarial, foram entregues para os candidatos a prefeito de Campo Ere, Tunapolis e Santa Helena. Ontem, o documento foi entregue para os candidatos a prefeito de Iporã do Oeste. Hoje, será a vez da associação de Itapiranga repassar o documento para os candidatos a prefeito da cidade. O cartilha voz única versão municipal faz parte do projeto desenvolvido a nível de estado pela Facisc, Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina.
Em São Miguel do Oeste, a Associação Empresarial vai promover, no próxima segunda-feira, um debate entre os candidatos a prefeito. A inciativa faz parte do projeto Cartilha Voz Única. O documento, que contém as cinco prioridades da classe empresarial, já foi entregue para os candidatos e esses temas vão nortear o debate da próxima segunda. O evento começa as sete horas da noite no espaço Coworking da Acismo. O debate será transmitido ao vivo pelas redes sociais da Acismo no Facebook e Youtube. A rádio Peperi também vai transmitir o debate do projeto Cartilha Voz Única da próxima segunda-feira.
Os candidatos a prefeito de Barra Bonita receberam, nesta terça-feira, o roteiro com a dinâmica para o debate deste sábado na Peperi. O material serve para a preparação dos candidatos para o programa do final de semana. Estarão no estúdio especial de debates da Peperi o candidato da coligação Barra Bonita Crescendo Juntos, que envolve MDB e PL, AGNALDO DEREZS; o candidato do PP, FABRÍCIO FRIEDERICHS e o candidato da coligação Renova Barra Bonita composta por União Brasil e Federação Brasil da Esperança, Fé Brasil com PT, PV e PC do B, JEAN CHRISTOFOLI. O debate começa as oito horas da manhã com o mesmo formato dos anteriores, ou seja, com perguntas da produção e questionamentos entre os candidatos. O programa também será transmitido ao vivo com imagens pelo Facebook do portal da Peperi.
A Polícia Militar registrou um furto em residência nesta segunda-feira em São José do Cedro. O crime aconteceu durante a manhã de ontem. O proprietário disse que saiu de casa para trabalhar por volta das oito horas da manhã e, quando retornou, por volta do meio dia, percebeu o furto. O fato aconteceu no bairro São Cristóvão. O ladrão furtou um televisor de 32 polegadas. A Polícia Militar realizou buscas pela cidade, mas não localizou o autor dofurto.
A Polícia Militar registrou mais uma ocorrência de descaminho de vinho argentino nesta terça-feira no extremo-oeste. Por volta da uma hora da madrugada, a Polícia Militar e a Receita Federal do Brasil realizaram uma operação que culminou na abordagem de um caminhão Scania na BR 163. Durante a revista veicular, foi constatado que o caminhão estava carregado de vinho de origem argentina, totalizando, em contagem prévia, 730 caixas e mais de quatro mil e 300 garrafas. O motorista foi detido e conduzido, juntamente com o veículo e a carga, até a Receita Federal. Segundo a Polícia Militar, a carga avaliada em cerca de dois milhões de reais.