ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 17-09

GLOBO EM FOCO – 170924

-PREJUÍZOS DE MUNICÍPIOS COM QUEIMADAS AUMENTAM 33 VEZES EM 2024

-USO DE CÂMERAS CORPORAIS DA POLÍCIA MILITAR É ENCERRADO EM SC

-AEST REALIZA ÚLTIMO ENCONTRO DO CURSO DE TREINAMENTO COMPORTAMENTAL

-JUIZ DESTACA CUIDADOS EM DENÚNCIAS NO PERÍODO ELEITORAL

-FEIRA DAS PROFISSÕES DA UCEFF TERÁ DUAS AÇÕES SOCIAIS

-BRIGA ENTRE MULHERES TERMINA COM AMEAÇA COM ARMA DE FOGO

-POLÍCIA MILITAR REGISTROU MAIS UMA OCORRÊNCIA DE DESCAMINHO

= O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas é de sol com poucas nuvens. Nas últimas horas, a mínima foi de 10 graus. A máxima pode chegar a 24 graus. Neste momento ____ graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 49 centavos. O euro está valendo seis reais e 11 centavos. O peso está cotado em 0,0058 centavos.


O governo do Reino Unido iniciou a liberação de presos antes do término de suas sentenças, uma medida controversa adotada para combater a superlotação nos presídios do país. A decisão permite a soltura de detentos após cumprirem 40 por cento de suas penas e tem gerado intenso debate na sociedade britânica. Atualmente, o Reino Unido possui a maior população carcerária da Europa Ocidental, com mais de 80 mil detentos. A medida, no entanto, não se aplica a presos considerados de alta periculosidade, como condenados por assassinato. O foco está em detentos sentenciados por crimes menos violentos, como aqueles contra a propriedade. Até o momento, cerca de dois mil presos foram beneficiados pela nova política.


O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, ordenou nesta segunda-feira que o tamanho regular do exército russo seja aumentado em 180 mil soldados, totalizando um milhão e meio de militares ativos. Essa expansão tornaria o Exército russo o segundo maior do mundo, menor apenas que o da China. Em um decreto publicado no site do Kremlin, PUTIN ordenou que o tamanho total das forças armadas fosse aumentado para dois milhões 370 mil pessoas, das quais um milhão e 500 mil seriam militares ativos. A ordem para expansão do contingente das Forças Armadas, terceira desde o início da guerra, ocorre em meio a tensões com a Organização do Tratado do Atlântico Norte, aliados da Ucrânia.


O governo de NICOLÁS MADURO, presidente da Venezuela, "intensificou dramaticamente" a repressão política a protestos após as eleições presidenciais em julho deste ano, de acordo com um relatório da missão de investigação da Organização das Nações Unidas. O documento foi publicado nesta terça-feira. Segundo o relatório, as autoridades venezuelanas agiram para desmantelar e desmobilizar a oposição, inibir a disseminação de informações independentes e opiniões críticas, e prevenir protestos pacíficos de forma "consciente e deliberada". De acordo com o relatório, 2,4 mil pessoas foram presas durante protestos após as eleições na Venezuela. Além disso, a ONU aponta que 25 pessoas foram mortas em manifestações.



O presidente LULA sancionou, com vetos, o projeto de lei que prevê a reoneração gradual da folha de pagamento de 17 setores da economia e de pequenos e médios municípios, e define compensações para a renúncia fiscal que a medida vai gerar neste ano. O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União desta segunda-feira. A lei prevê uma reoneração gradual a partir de 2025 até 2027. A desoneração em 2024 substitui a contribuição previdenciária patronal de 20 por cento sobre a folha de salários por uma taxação de um a quatro e meio por cento sobre a receita bruta. A partir do ano que vem, os empresários passarão por uma cobrança híbrida, que misturará uma parte da contribuição sobre a folha de salários com a taxação sobre a receita bruta. Os vetos não alteram os pontos principais da reoneraçao.

Os economistas do mercado financeiro elevaram a estimativa de inflação para 2024 e 2025, e também passaram a projetar uma expansão da economia próxima de três por cento neste ano. As expectativas, fruto de pesquisa com mais de 100 instituições financeiras na última semana, constam do relatório "Focus" divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Pra este ano, a expectativa de inflação do mercado financeiro avançou pela nona semana seguida, passando de quatro virgula 30 para quatro virgula 35 por cento. Para o crescimento do Produto Interno Bruto em 2024, a projeção do mercado subiu de dois virgula 68 para dois virgula 96. A projeção subiu após a divulgação do PIB do segundo trimestre, que registrou expansão de um virgula quatro por cento, contra os três meses anteriores.


Os municípios brasileiros totalizam prejuízo econômico de um bilhão e cem milhões de reais em decorrência de incêndios florestais entre janeiro e 16 de setembro de 2024. O valor é 33 vezes maior que as perdas computadas no mesmo período do ano passado que foi de 32 milhões e 700 mil. Os dados constam em decretos de situação de emergência por queimadas e são compilados pela Confederação Nacional dos Municípios. São até aqui no ano 749 decretos, com 11 milhões e 200 mil pessoas afetadas pelos incêndios. Os números da CNM, divulgados nesta terça-feira, mostram também o cenário de municípios em situação de seca e estiagem no país. Em 2024, o Brasil teve nove milhões e 300 mil pessoas afetadas por esta condição e mais de 43 bilhões de reais em prejuízos econômicos.



Santa Catarina teve cinco mil 823 acidentes causados por animais peçonhentos ou venenosos em 2023, segundo relatório do Centro de Informação e Assistência Toxicológica do estado. Um deles resultou na morte de um homem. A maior parte dos acidentes ocorreu com aranhas com um 53 por cento do total de casos. Em seguida, aparecem os acidentes com lagartas, que representam 20 por cento. As picadas de cobras são nove por cento do total. A única morte registrada por um animal peçonhento em Santa Catarina em 2023 foi de EVANDRO JOSÉ MATTEUSSI, de 42 anos, picado por uma jararaca em Agrolândia, no Vale do Itajaí.


Um projeto enviado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na noite desta segunda-feira, prevê o começo da descompactação dos salários dos servidores da Educação no Estado. O projeto de lei do governo garante um aumento salarial a todos os professores efetivos do quadro de trabalhadores do setor. O valor total é de 529 milhões de reais, o que equivale a 10 por cento do total dos salários. Segundo o governo, o principal objetivo é diferenciar os rendimentos dos professores de acordo com seu tempo de serviço público e qualificação profissional, promovendo uma valorização justa e necessária dos docentes, para “desachatar” a tabela da rede estadual de Educação. Outro ponto central do projeto é o compromisso do Governo Estadual de aplicar 100 por cento dos recursos do Fundeb no pagamento dos professores.

O uso de câmeras corporais será encerrado pela Polícia Militar de Santa Catarina. O estado foi o primeiro do país a inserir o mecanismo nas fardas dos policiais, em 2019. A decisão ocorre após recomendação do Estado-Maior da PMSC, órgão subordinado ao Comando Geral da PM, e responsável por toda a supervisão e controle das atividades militares. Segundo o coronel JAILSON FRANZEN, falta de manutenção pela empresa que forneceu os equipamentos, pouco armazenamento disponível e instabilidade no acionamento delas definiram a medida. A empresa disse em nota que a falta de manutenção "deve-se a uma decisão exclusiva da Polícia Militar de Santa Catarina, que optou por não renovar o contrato de manutenção dos equipamentos, que teve o seu vencimento em Setembro e 2023. O documento prevê o recolhimento e baixa de todas as câmeras usadas pelos PMs.

Expectativa é de que outubro e novembro tenham bons volumes de chuva. As previsões são de que o mês de setembro termina com níveis de chuva abaixo da média, com estabilização para os meses seguintes. As previsões são realizadas pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina. Conforme o Extenionista da Epagri, CÉLIO MICULSKI, as chuvas são fundamentais para o plantio do milho, que está sendo realizado. Ele menciona que o período de maior chuva será em outubro, quando o milho estará no florescimento. De acordo com o Extenionista, a presença da chuva para a fertilização é importante para ter bons resultados na safra.

Mudanças de temperatura podem causar problemas no desenvolvimento do milho. Segundo ele, em anos anteriores, as chuvas ficaram acima das previsões, causando transtornos aos produtores. MICULSKI explica que este ano a expectativa é de que não falte água para as plantações, mas que também não cause problemas pelo excesso. De acordo com CÉLIO MICULSKI a alternância entre frio e calor durante as semanas prejudica o crescimento das sementes. Ele destaca que com o solo mais frio, o ciclo produtivo do milho é alongado, com a produção ocorrendo mais tarde. Já nos períodos de calor, a produção é mais rápida. O ciclo do milho é de 120 dias, nos períodos quentes, reduz para 90 dias.

Segundo o Extensionista, a Epagri realizou um estudo em mais de 300 lavouras e um dos principais fatores para a boa produtividade foi o respeito ao zoneamento climático. CÉLIO MICULSKI destaca ainda que pela expectativa de chuvas, o período entre os dias primeiro de setembro e primeiro de outubro são os melhores para a semeadura do milho. Ele explica que as projeções são boas para o futuro da safra.

A Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis realizou ontem o último encontro do curso de Treinamento Comportamental. Conforme a Agente Comercial SIRIANE DRESCHLER, a capacitaçãofoi desenvolvida por meio do Projeto de Aceleração de Núcleos, do qual oJovens Empreendedores da AEST faz parte. Ao todo quinze nucleados participaram do curso. SIRIANE enfatiza que foram realizados três encontros presenciais e mais uma hora de devolutiva individual para cada inscrito, onde cada um teve a oportunidade de conhecer o seu perfil, a qual se encaixa e a melhor área de atuação. SIRIANE DRESCHLER explica a importância dos empreendedores conhecerem o seu perfil, a fim de que consigam desenvolver um número maior de atividades sem muito esforço, além de entregar um trabalho de extrema qualidade tanto nas empresas em que atuam como em sua vida pessoal.

SIRIANE DRESCHLER destacou que o objetivo da AEST para o próximo ano é realizar a fase 2 do curso. A Agente Comercial menciona que a ideia é organizaruma turma com todos aqueles que já participaram da parte introdutória da capacitação em edições anteriores e repassarmaiores conhecimentos à respeito de cada perfil descoberto.

O município de São João do Oestevem realizando desde o ano passado, atividades de fisioterapia com os grupos da terceira idade. Conforme a coordenadora ILA MULLER, o evento não teve uma aceitação muito boa no começo, por ser feito junto aos encontros dos grupos de idosos. Após uma avaliação, ficou decidido realizar as atividades em um dia específico da semana, com o objetivo de que toda a população dessa faixa etária pudesse participar. ILA salienta que neste ano o programa teve início no mês de agosto e acontece três vezes ao dia, todas as segundas feiras, às oito horas e 30 minutos e as 14 horas no Lar dos Idosos e as 16 horas na comunidade de Beato Roque. ILA MULLER frisa que a expectativa é de abrir mais um horário para o grupo da terceira idade na comunidade de Linha Cristo Rei.

A coordenadora dos Idosos de São João do Oestedestaca que o objetivo das atividades de fisioterapia com os grupos da terceira idade é fornecer uma melhor qualidade de vida e um envelhecimento mais saudável, além de trabalhar a prevenção e a promoção da saúde. A Coordenadora dos idosos ILA MULLER enaltece que durante os momentos de fisioterapia, os idosos participam de atividades que trabalham os grupos musculares, flexores e extensores, com o intuito de fortificar os músculos. ILA salienta que os exercícios são aplicados por duas fisioterapeutas de São Miguel do Oeste e são de acordo com a realidade de vida de cada participante. A coordenadora ressalta que os idosos além de participarem da fisioterapia, são orientados à se manter em movimento, fazer caminhadas e exercícios com frequência em casa, a fim de garantir uma melhor qualidade de vida.

ILA MULLER aproveitou para convidar todos os idosos do município de São João do Oeste para participar do Bailinho da Terceira Idade, que acontece nesta sexta feira, a partir das 13h30, no Centro dos Idosos. A coordenadora dos idosos lembra que não será cobrado ingresso e haverá completo serviço de copa e cozinha.

Inicia hoje a quadragésima quarta edição da Feira das Profissões da UCEFF. Neste ano tem o tema será: "Carreiras vencedoras: desperte seu protagonismo". O evento vai reunir mais de três mil alunos de aproximadamente 90 escolas dos municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. Segundo o professor FELIPE BOZZETTO, coordenador do programa UCEFF na Escola, o evento trará várias novidades e estará preparado para acolher alunos do terceiro ano do Ensino Médio, além da presença de ex-alunos, imprensa, parceiros da instituição e a comunidade regional. O foco principal da feira é apresentar os cursos de graduação disponíveis na UCEFF e proporcionar uma visão ampla sobre as carreiras, auxiliando os visitantes na escolha do curso ideal.

A Feira das Profissões também oferece uma oportunidade para que futuros acadêmicos tirem dúvidas sobre bolsas de estudo, financiamentos, o programa Rotas, entre outras facilidades disponibilizadas pela instituição. De acordo com FELIPE BOZZETTO neste ano serão desenvolvidas ações sociais. Uma voltada para campanha de ajuda a cães e gatos. Cursos de engenharia e Medicina veterinárias já desenvolveram casinhas para doações e o público que visitar a feira pode contribuir com rações e outros itens da linha Pet. BOZZETTO também chama atenção para a distribuição de mudas de árvores nativas em parceria com o viveiro municipal. As escolas vão receber as mudas com símbolos no combate a queimadas, que causam grande preocupação no Brasil. O Coordenador também menciona momentos com apresentações culturais em parceria com o município e acadêmicos que mostram seus talentos.

Curso de Agronomia da UCEFF completa 20 anos. Em setembro de 2004, o Centro Universitário FAI deu início a uma jornada que transformaria a paisagem educacional e agrícola da região: o curso de Agronomia. O curso começou com 100 estudantes, coordenado pelo professor LEANDRO HAHN. A estrutura inicial, em parceria com o Colégio Agrícola em Sede Capela, ofereceu aos alunos uma base sólida para a formação prática e teórica. A criação do curso foi vista como uma vitória para a região, atendendo à demanda reprimida de estudantes que, até então, precisavam se deslocar para grandes centros urbanos. Ao longo dos anos, o curso cresceu e se consolidou, sempre buscando inovações pedagógicas e práticas para melhor atender as necessidades dos alunos e do mercado de trabalho.

Para o coordenador e egresso do curso, professor NEURI FELDMANN, hoje, 20 anos depois, a Agronomia da UCEFF é referência em ensino, pesquisa e extensão na região. O curso de Agronomia já formou 678 profissionais que atuam nas mais diversas regiões do Brasil e do mundo. A UCEFF continua a formar Engenheiros Agrônomos que contribuem de maneira significativa para o desenvolvimento sustentável da agricultura no Brasil. De acordo com FELDMANN, o aniversário é uma celebração não só do passado, mas do futuro que o curso de Agronomia ainda tem a construir, sempre comprometido com a educação de excelência, a inovação e o protagonismo no desenvolvimento regional.

Juiz da Comarca de Itapiranga destaca cuidados em denúncias no período eleitoral. O processo eleitoral na sexagésima quinta zona eleitoral é considerado tranquilo. O juiz da Comarca, que engloba os municípios de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis e Iporã do Oeste, RODRIGO PEREIRA ANTUNES, informa que até o momento as denúncias que foram feitas resultaram em duas candidaturas impugnadas. Nos dois casos a punição ocorreu em decorrência de crimes cometidos pelos pretendentes a vaga no legislativo de São João do Oeste e de Itapiranga. Conforme o juiz, com a proximidade do pleito em seis de outubro, surgem novas denúncias, porém sem gravidade, que poderia resultar em cassação de candidatura.

RODRIGO PEREIRA ANTUNES também comenta que as próprias coligações realizam fiscalização de possíveis irregularidades e a população também tem fácil acesso para realizar denuncias. Ele alerta para as pessoas terem cuidado que não sejam apenas boatos de possíveis irregularidades. O juiz eleitoral de Itapiranga destaca que ocorrem diversas denúncias de crimes eleitorais, porém existe muito fake News. RODRIGO PEREIRA ANTUNES elogia a equipe do judiciário, que realiza um filtro criterioso sobre as denúncias que chegam. Cita ainda a competência do Ministério Público Eleitoral para avaliar cada situação que antecede a eleição municipal de seis de outubro.

Briga entre mulheres termina com ameaça com arma de fogo em Maravilha. A Polícia Militar de Maravilha atendeu uma ocorrência de posse de arma de fogo e ameaça. Segundo informações, a guarnição foi acionada após uma discussão entre duas mulheres e ao chegarem no local, a vítima relatou que foi ameaçada e que a autora do fato teria apontado uma arma de fogo para a mesma. Diante das informações levantadas, a guarnição fez buscas no local localizando um revólver da marca Rossi de calibre 22, bem como, 14 munições. A autora foi presa em flagrante delito pelos fatos e permanece à disposição da justiça.

A Polícia Militar registrou um furto em residência nesta segunda-feira em São José do Cedro. O crime aconteceu durante a manhã de ontem. O proprietário disse que saiu de casa para trabalhar por volta das oito horas da manhã e, quando retornou, por volta do meio dia, percebeu o furto. O fato aconteceu no bairro São Cristóvão. O ladrão furtou um televisor de 32 polegadas. A Polícia Militar realizou buscas pela cidade, mas não localizou o autor dofurto.

A Polícia Militar registrou mais uma ocorrência de descaminho de vinho argentino nesta terça-feira no extremo-oeste. Por volta da uma hora da madrugada, a Polícia Militar e a Receita Federal do Brasil realizaram uma operação que culminou na abordagem de um caminhão Scania na BR 163. Durante a revista veicular, foi constatado que o caminhão estava carregado de vinho de origem argentina, totalizando, em contagem prévia, 730 caixas e mais de quatro mil e 300 garrafas. O motorista foi detido e conduzido, juntamente com o veículo e a carga, até a Receita Federal. Segundo a Polícia Militar, a carga avaliada em cerca de dois milhões de reais.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.