-ANVISA DIZ NÃO HÁ DADOS PARA SUSPENSÃO DA VACINAÇÃO EM ADOLESCENTES
-LEILÃO VAI DEFINIR EMPRESAS PARA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO NO LITORAL DE SC
-ITAPIRANGA VAI MANTER VACINAÇÃO DE MENORES DE IDADE
-EVENTO DE CICLOTURISMO FARÁ DOAÇÃO A HOSPITAL
-SJO PROMOVE ELEIÇÃO EXTRA PARA O CONSELHO TUTELAR
-AMEOSC REFORÇA APOIO AO MOVIMENTO PRÓ-PONTE EM ITAPIRANGA
-HOMEM INVADE RESIDÊNCIA PARA FUGIR DE AGRESSORES
-MOTORISTA FOGE DO LOCAL DO ACIDENTE APÓS COLIDIR EM CAMINHÃO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas horas é de céu nublado. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 25 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 29 centavos. O euro está valendo seis reais e 23 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O governo italiano editou um decreto que obriga todos os trabalhadores, tanto do setor público quanto do privado, a apresentarem o "passaporte Covid-19" para comprovar que estão vacinados ou que tiveram a doença ou fizeram teste negativo recentemente. A medida entra em vigor em meados de outubro. A partir de 15 de outubro, o chamado "passaporte verde" será obrigatório em todos os locais de trabalho. Aposentados, donas de casa e desempregados estarão isentos. O objetivo da medida é aumentar a taxa de vacinados antes do início do inverno e evitar a propagação da doença.
O ministro das Relações Exteriores da França acusou nesta quinta-feira, o presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, de "esfaquear o país pelas costas" e de agir como o seu antecessor, DONALD TRUMP, após perder um contrato de 66 bilhões de dólares feito com o governo da Austrália. O "contrato do século" previa a construção de 12 submarinos de propulsão a diesel e elétrica e a transferência da tecnologia, mas a Austrália abandonou o negócio após assinar o Aukus, um acordo militar com os Estados Unidos e Reino Unido, na quarta-feira.
O governo chileno flexibilizou as restrições em suas fronteiras, que permanecem fechadas desde abril, e permitirá a partir de outubro a entrada de estrangeiros que comprovem que já se vacinaram contra a Covid-19. As autoridades fizeram o anúncio quando os casos e mortos por coronavírus caíram consideravelmente e a campanha de vacinação caminha com rapidez, alcançando pouco mais de 72 por cento dos 19 milhões de habitantes. Nesta semana, começou a imunização de crianças entre 6 e 11 anos. Desde abril, estava permitida a entrada apenas de cidadãos chilenos e residentes estrangeiros.
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira a proposta de emenda à Constituição que autoriza o governo federal a parcelar o pagamento dos precatórios. Na comissão, a proposta foi aprovada por 32 votos a 26 em uma sessão que se estendeu por mais de quatro horas. O texto ainda será analisado por uma comissão especial na Câmara antes de ir à votação em plenário. A PEC também terá que passar por votação no Senado. Até 2021, o governo vinha pagando integralmente os precatórios. Em 2022, no entanto, a despesa com sentenças judiciais passará de 54 bilhões para 89 bilhões, o que, segundo a equipe econômica, inviabiliza o aumento do programa social.
O Ministério da Saúde mudou a orientação sobre a imunização de adolescentes contra a Covid. A nova posição do órgão saiu na quarta-feira à noite. A nota técnica, assinada pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid, diz que o ministério revisou a recomendação para imunização contra Covid em adolescentes de 12 a 17 anos, e restringiu o seu emprego somente aos adolescentes anos que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade. O ministro MARCELO QUEIROGA disse que a decisão de recuar foi tomada porque mil e 500 adolescentes apresentaram algum efeito adverso. Até esta quinta-feira, três milhões e 500 mil adolescentes já receberam a primeira dose da vacina.
Em nota publicada no fim da tarde desta quinta-feira, a Anvisa se posicionou contrária à suspensão da aplicação da vacina contra a Covid-19 em adolescentes. O órgão ressaltou que os dados disponíveis até agora não “demandem alterações nas condições aprovadas para a vacina”. Dentre os imunizantes contra o coronavírus aplicados no Brasil, o único autorizado para ser administrado em jovens entre 12 e 17 anos é o da Pfizer. A Anvisa também confirmou que investiga uma morte de adolescente de 16 anos, ocorrida no último dia dois. A jovem recebeu aplicação da vacina da Pfizer e teve uma reação grave, mas segundo a Anvisa, não há uma relação causal definida entre este caso e a administração da vacina.
O CTG Herança do Velho Pai que foi alvo da "Operação Hefesto" em Morro da Fumaça, no Sul de Santa Catarina, servia como abatedouro clandestino de cavalos, gados e mulas. Segundo a Polícia Civil, foram localizados mais de 520 quilos de carne sem procedência no local na manhã desta quinta-feira. Uma área montada para sacrificar os animais ilegalmente também foi encontrada no mesmo endereço. Segundo o delegado ULISSES GABRIEL, os suspeitos compravam para abater desde animais furtados por ladrões, a gados, cavalos e mulas machucados, velhos ou acidentados. Depois de matar, nos fundos do CTG, eles tiravam a carne, moíam e vendiam como própria para consumo. A defesa dos envolvidos disse, por meio de nota, que considera prematuro fazer qualquer juízo quanto às acusações, "principalmente porque não há laudos definitivos que atestem com certeza que carne equina fora apreendida no local".
Em outubro, empresas concessionárias serão escolhidas para poder explorar petróleo e gás no litoral catarinense. Ao todo, 50 blocos da Bacia de Pelotas serão leiloados pela Agência Nacional de Petróleo durante uma audiência pública em sete de outubro. Esta é a última zona de exploração das águas brasileiras, que vai de Florianópolis até às águas Uruguaias. O prazo estimado para a conclusão do processo licitatório é abril de 2022. Ainda não se sabe a quantidade de petróleo e gás que podem existir na Bacia de Pelotas, da qual faz parte Santa Catarina, já que ela foi pouco pesquisada até hoje.
Santa Catarina vai continuar a vacinação contra a Covid-19 de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades, mesmo após a recomendação do Ministério da Saúde para que a aplicação fosse suspensa. A decisão ocorreu após reunião com membros da Comissão Intergestores Bipartite na tarde desta quinta-feira. Durante a reunião, o grupo alegou ser contra a decisão do Ministério da Saúde. Os membros da CIB criticaram a decisão do governo federal alegando que é preciso avançar na imunização dos catarinenses. A comissão dos municípios também levantou, durante o encontro, o receio de que o Estado deixe de receber do Ministério da Saúde as doses necessárias para aplicação da faixa etária. Por isso, o grupo deve enviar um documento a Brasília pedindo para que a pasta reveja a decisão.
Itapiranga vai manter imunização contra Covid-19 em adolescentes. Governo Federal anunciou ontem a suspensão da vacina em adolescentes devido a problemas identificados em pelo menos mil e 500 menores de idade. 13 estados vão manter a vacinação, incluindo Santa Catarina. A secretaria municipal de Saúde de Itapiranga promove vacinação nesta sexta-feira. A primeira etapa de imunização de adolescentes e a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 em idosos. Serão doses da vacina da Pfizer, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela secretaria de Estado da Saúde.
O cronograma prevê a aplicação da primeira dose para adolescentes de 12 a 17 anos com deficiências permanentes ou comorbidades, como diabéticos e transplantados. Também terá a primeira dose para 100 jovens de 17 anos, por ordem decrescente pelo mês de aniversário, pois não há doses suficientes para toda esta faixa etária. Conforme a enfermeira JACQUELINE HERMES, nesta sexta-feira, está programada a aplicação da terceira dose para idosos com 85 anos ou mais que receberam a segunda dose há seis meses ou mais. A campanha de imunização acontecerá das 13 horas às 16 horas e 30 minutos, no auditório da Unidade Básica de Saúde Fronteira.
Evento de turismo em São João do Oeste visa arrecadação para o Hospital Santa Casa Rural. A informação é do Diretor de Esportes, VALDIR VIER. De acordo com ele o circuito de cicloturismo irá acontecer no dia 26 de setembro e terá como percurso total o trecho de 25 quilômetros. O trajeto inicia na cidade e passará pela comunidades de Ervalzinho Jaboticaba, Fortaleza retornando até a cidade. A duração estimada é de duas horas. Serão limitadas 100 vagas, respeitando os protocolos de prevenção. VALDIR VIER salienta que ainda esse ano será realizada mais duas etapas, passando por outras comunidades do município.
O diretor destaca que o evento será restrito para os moradores de São João do Oeste. Os ciclistas interessados dever preencher a ficha de inscrição para ter seu credenciamento e participar do circuito de forma segura. VALDIR VIER lembra também que no dia do evento haverá uma caixa para coleta de valores espontâneos além de arrecadação de alimentos não perecíveis. Essas arrecadações serão revertidas para o Hospital Santa Casa Rural de São João do Oeste.
O início dos voos da linha aérea regular no aeroporto Hélio Wassun em São Miguel do Oeste foi transferido para o final do mês. O primeiro voo entre São Miguel do Oeste e Florianópolis, que estava previsto para esta quinta-feira, não aconteceu. Segundo o Diretor da Aerosul, JAMESSON BARRETO, a empresa ainda não obteve a autorização da Agencia Nacional de Aviação Civil para operar no trecho entre São Miguel e a capital do estado. Ele explicou que a documentação atrasou, mas deve ser liberada nos próximos dias. BARETTO disse que a nova data para início das operações no aeroporto de São Miguel do Oeste é o dia 27 de setembro, uma segunda-feira. A venda de passagens para essa data deve ser liberada nos próximos dias.
Município mantém mobilização para garantir qualidade no ensino para crianças. O secretário da Educação de São João Oeste, CLAUNEI WEBER, afirma que nenhuma criança da rede municipal de ensino está em situação de evasão escolar. Cita que o atendimento ocorre da creche ao quinto ano do ensino fundamental com trabalho de acompanhamento das direções das escolas e professores. O secretário observa que os sistemas remoto e hibrido causaram vários transtornos e a retomada das atividades 100 por cento presencial proporciona mais qualidade no processo ensino aprendizagem. WEBER diz que ocorrem bastante faltas dos alunos por haver a recomendação de permanecer em casa quando apresentarem sintomas gripais ou outros problemas de saúde. Por ser um período favorável a sintomas de alergias, a educação também mantém os cuidados de protocolo da saúde na prevenção.
O secretário destaca ainda que São João do Oeste possui reconhecido incentivo a qualidade da educação com trabalho realizado há vários anos. CLAUNEI WEBER defende a valorização das atividades educacionais em busca da qualificação profissional e benefícios aos estudantes. A secretaria da Educação está mobilizada para as atividades a serem realizadas no mês de outubro utilizando as flexibilizações que são feitas nos protocolos de prevenção. Segundo WEBER, o município segue como referência em alfabetização e busca sempre qualidade no processo de ensino aprendizagem.
Santa Helena enfrentou um surto de dengue no primeiro semestre do ano, chegando a um total de 66 casos confirmados num período de quatro meses. De acordo com o secretário de Saúde, CARLOS MELLO, o Coronavírus é um problema mundial, enquanto a dengue é um problema da Secretaria de Saúde de Santa Helena, mas também de toda população, comércio e entidades. O motivo da preocupação, conforme o secretário, é que o mosquito não escolhe partido, religião, raça ou estado civil, portanto todos estão expostos à doença. Faltando uma semana para acabar oficialmente o inverno, MELLO alerta que em breve os mosquitos estarão voltando a causar danos à sociedade.
Município segue em alerta devido ao risco de novo surto da Dengue. Um fator que desperta atenção é que recentemente foram encontrados vetores com larvas que acusaram positivo para o Aedes Aegypti, por isso o secretário de Saúde acredita que logo haverá casos de dengue novamente. Na última quarta-feira, o município fez reunião com lideranças da comunidade, com intuito de envolver toda população num Dia D da Dengue, a ser realizado em dois de outubro, com orientações na cidade sobre a transmissão da doença e como prevenir.
Falta de conselheiros exigem contratação imediata de novos representantes. Devido a desistências dos Conselheiros Tutelares de São João do Oeste, o município terá que fazer eleição extra e renovar o grupo de pessoas que trabalha em prol de garantia dos direitos das crianças e adolescentes. O edital foi lançado ontem e prevê inscrições até 30 de setembro, na prefeitura. Conforme o presidente do CMDCA, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, CRISTIANO GRASEL o funcionamento do conselho tutelar estabelece cinco integrantes titulares e cinco suplentes. No momento o município possui apenas uma pessoa no cargo e por isso a necessidade de realizar novas eleições para quatro vagas de titular e cinco suplentes. O Edital publicado ontem prevê eleições em três de novembro.
Eleição extra para o Conselho Tutelar não inclui voto da população. O Presidente do CMDCA, CRISTIANO GRASEL destaca que o fato de ser um mandado tampão até 2024, a eleição será indireta sem a participação popular e também não terá prova de capacitação técnica para os candidatos a vaga. Os conselheiros serão escolhidos por votos dos membros titulares e suplentes do CMDCA. Os quatro mais votados assumem de imediato e ainda será estabelecida a lista de suplentes. Os eleitos também irão passar por capacitação técnica para desempenharem suas funções no conselho. CRISTIANO GRASEL avalia que o problema enfrentado por São João do Oeste é semelhante ao constatado em outros municípios da região que também enfrentam dificuldades para manter os conselheiros.
Pandemia provocou aumento nas ocorrências e também outras ocupações para conselheiros tutelares. O presidente do CMDCA observa que maioria que atua no conselho é mulher e que muitas vezes possuem várias atividades, dificultando a sequência no conselho tutelar. Ele também lamenta o aumento de crime durante a pandemia, como violência sexual praticado contra menores. A demanda exige um trabalho conjunto com assistência social e Ministério Publico. A função de conselheiro é de 30 horas semanais de segunda a sexta-feira, além de plantão nos fins de semana. A remuneração é de mil 352 reais. CRISTIANO GRASEL observa que todo o processo é acompanhado pelo Ministério Público que possui atuação marcante nas ações do Conselho Tutelar.
Ameosc reforça apoio ao Movimento Pró-ponte em Itapiranga. Uma grande comitiva realizou encontro nesta semana na sede da Famurs, em Porto Alegre. A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul é mais uma entidade aliada na reivindicação. A região Extremo Oeste de Santa Catarina teve presença com representantes da Facisc e Assemit, além do presidente da Ameosc, prefeito de Princesa, EDILSON VOLKWEIS. Na reunião na sede da Famurs, teve um debate sobre as metas do Movimento Pró-ponte sobre o Rio Uruguai, ligando Barra do Guarita a Itapiranga. O encontro reuniu os prefeitos de Derrubadas, Braga, Chiapetta, Três Passos, Tenente Portela, Boa Vista do Buricá, Inhacorá e de Barra do Guarita, que tem o prefeito RODRIGO LOCATELLI na coordenação do Movimento Pró-ponte. Também esteve presente o presidente da Famurs, EDUARDO BONOTTO.
Conforme o presidente da Ameosc, EDILSON VOLKWEIS, o apoio de entidades como Facisc e Assemit, é importante para definir novas ações e estratégias para o Movimento Pró-ponte, ligando Barra do Guarita a Itapiranga. O desafio agora é buscar apoio federal com audiência com o Ministro da Infraestrutura TARCÍSIO DE FREITAS. De acordo com VOLKWEIS, vários parlamentares catarinenses e gaúchos estão empenhados em dar sequencia ao projeto. A comissão também já conta com apoio em Brasília, a partir da mobilização dos senadores JORGINHO MELLO e DÁRIO BERGER. Segundo o presidente da Ameosc, este trabalho ganha força pela seriedade que está sendo conduzido com envolvimento de entidades e autoridades responsáveis.
Projeto da ponte sobre o Rio Uruguai em Itapiranga ainda enfrenta problemas com a SC 163. O presidente da Ameosc, prefeito de Princesa EDILSON VOLKWEIS lembra que o governo federal não aceitou receber a rodovia nas péssimas condições que se encontra. A Ameosc acompanha o processo de levantamento de dados para i projeto de recuperação da SC 163 de Itapiranga a São Miguel do Oeste. VOLKWEIS lembra que foi cogitado para a Ameosc conduzir os trabalhos, porém devido ao alto valor, a proposta não foi aceita. Ele afirma que a secretaria de infraestrutura de Santa Catarina possui recursos disponíveis para o investimento necessário na total recuperação da SC 163.
Homem invade residência para fugir de agressores. Foi por volta da meia noite de ontem em Linha Santa Catarina, interior de São Miguel do Oeste. A guarnição da Polícia Militar constatou o fato, sendo conversado com o proprietário da residência que foi invadida, o qual relatou que estava dormindo quando um homem entrou pela janela pedindo socorro. O proprietário então saiu da casa e chamou a polícia. Já o autor dos fatos relatou que estava na casa de uma amiga, quando alguns homens vieram e lhe abordaram, e em seguida passaram a lhe agredir com chutes e pontapés, então saiu correndo e foi pedir ajuda. A Polícia Militar confeccionou o termo circunstanciado por violação de domicílio e agendou data para a audiência do homem.
Motorista foge do local do acidente após colidir em caminhão que estava estacionado. A Polícia Militar de Itapiranga registrou uma ocorrência de acidente de trânsito por volta das três horas da madrugada desta sexta-feira, na ITG 070, proximidades do Mercado Werlang. Um veículo gol, placa de Itapiranga, colidiu na traseira de um caminhão estacionado, também com placas de Itapiranga e em seguida evadiu-se do local. O proprietário do caminhão, que mora nas proximidades, percebeu a colisão e visualizou o veículo em fuga. A PM foi acionada e em rondas localizou o veículo bastante danificado em Linha Laranjeira, interior de Itapiranga. O motorista não foi identificado. A PM acionou o guincho e o veículo foi recolhido ao pátio conveniado.
Também ontem à noite foram abordados durante a Operação Hórus, dois homens próximo ao porto da barca, em Itapiranga. Em revista pessoal nada de ilícito foi encontrado, porém em busca no local onde os suspeitos estavam foi encontrado uma pequena quantidade de maconha. Um dos homens assumiu que a droga era dele. Ele se comprometeu a comparecer em juízo quando intimado. Ambos foram liberados pela Policiamento Tático que realiza a Operação Hórus em Itapiranga. As abordagens estão sendo intensificadas.