O governo italiano editou um decreto que obriga todos os trabalhadores, tanto do setor público quanto do privado, a apresentarem o "passaporte Covid-19" para comprovar que estão vacinados ou que tiveram a doença ou fizeram teste negativo recentemente. A medida entra em vigor em meados de outubro. A partir de 15 de outubro, o chamado "passaporte verde" será obrigatório em todos os locais de trabalho. Aposentados, donas de casa e desempregados estarão isentos. O objetivo da medida é aumentar a taxa de vacinados antes do início do inverno e evitar a propagação da doença.
O ministro das Relações Exteriores da França acusou nesta quinta-feira, o presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, de "esfaquear o país pelas costas" e de agir como o seu antecessor, DONALD TRUMP, após perder um contrato de 66 bilhões de dólares feito com o governo da Austrália. O "contrato do século" previa a construção de 12 submarinos de propulsão a diesel e elétrica e a transferência da tecnologia, mas a Austrália abandonou o negócio após assinar o Aukus, um acordo militar com os Estados Unidos e Reino Unido, na quarta-feira.
O governo chileno flexibilizou as restrições em suas fronteiras, que permanecem fechadas desde abril, e permitirá a partir de outubro a entrada de estrangeiros que comprovem que já se vacinaram contra a Covid-19. As autoridades fizeram o anúncio quando os casos e mortos por coronavírus caíram consideravelmente e a campanha de vacinação caminha com rapidez, alcançando pouco mais de 72 por cento dos 19 milhões de habitantes. Nesta semana, começou a imunização de crianças entre 6 e 11 anos. Desde abril, estava permitida a entrada apenas de cidadãos chilenos e residentes estrangeiros.
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira a proposta de emenda à Constituição que autoriza o governo federal a parcelar o pagamento dos precatórios. Na comissão, a proposta foi aprovada por 32 votos a 26 em uma sessão que se estendeu por mais de quatro horas. O texto ainda será analisado por uma comissão especial na Câmara antes de ir à votação em plenário. A PEC também terá que passar por votação no Senado. Até 2021, o governo vinha pagando integralmente os precatórios. Em 2022, no entanto, a despesa com sentenças judiciais passará de 54 bilhões para 89 bilhões, o que, segundo a equipe econômica, inviabiliza o aumento do programa social.
O Ministério da Saúde mudou a orientação sobre a imunização de adolescentes contra a Covid. A nova posição do órgão saiu na quarta-feira à noite. A nota técnica, assinada pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid, diz que o ministério revisou a recomendação para imunização contra Covid em adolescentes de 12 a 17 anos, e restringiu o seu emprego somente aos adolescentes anos que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade. O ministro MARCELO QUEIROGA disse que a decisão de recuar foi tomada porque mil e 500 adolescentes apresentaram algum efeito adverso. Até esta quinta-feira, três milhões e 500 mil adolescentes já receberam a primeira dose da vacina.
Em nota publicada no fim da tarde desta quinta-feira, a Anvisa se posicionou contrária à suspensão da aplicação da vacina contra a Covid-19 em adolescentes. O órgão ressaltou que os dados disponíveis até agora não “demandem alterações nas condições aprovadas para a vacina”. Dentre os imunizantes contra o coronavírus aplicados no Brasil, o único autorizado para ser administrado em jovens entre 12 e 17 anos é o da Pfizer. A Anvisa também confirmou que investiga uma morte de adolescente de 16 anos, ocorrida no último dia dois. A jovem recebeu aplicação da vacina da Pfizer e teve uma reação grave, mas segundo a Anvisa, não há uma relação causal definida entre este caso e a administração da vacina.
O CTG Herança do Velho Pai que foi alvo da "Operação Hefesto" em Morro da Fumaça, no Sul de Santa Catarina, servia como abatedouro clandestino de cavalos, gados e mulas. Segundo a Polícia Civil, foram localizados mais de 520 quilos de carne sem procedência no local na manhã desta quinta-feira. Uma área montada para sacrificar os animais ilegalmente também foi encontrada no mesmo endereço. Segundo o delegado ULISSES GABRIEL, os suspeitos compravam para abater desde animais furtados por ladrões, a gados, cavalos e mulas machucados, velhos ou acidentados. Depois de matar, nos fundos do CTG, eles tiravam a carne, moíam e vendiam como própria para consumo. A defesa dos envolvidos disse, por meio de nota, que considera prematuro fazer qualquer juízo quanto às acusações, "principalmente porque não há laudos definitivos que atestem com certeza que carne equina fora apreendida no local".
Em outubro, empresas concessionárias serão escolhidas para poder explorar petróleo e gás no litoral catarinense. Ao todo, 50 blocos da Bacia de Pelotas serão leiloados pela Agência Nacional de Petróleo durante uma audiência pública em sete de outubro. Esta é a última zona de exploração das águas brasileiras, que vai de Florianópolis até às águas Uruguaias. O prazo estimado para a conclusão do processo licitatório é abril de 2022. Ainda não se sabe a quantidade de petróleo e gás que podem existir na Bacia de Pelotas, da qual faz parte Santa Catarina, já que ela foi pouco pesquisada até hoje.
Santa Catarina vai continuar a vacinação contra a Covid-19 de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades, mesmo após a recomendação do Ministério da Saúde para que a aplicação fosse suspensa. A decisão ocorreu após reunião com membros da Comissão Intergestores Bipartite na tarde desta quinta-feira. Durante a reunião, o grupo alegou ser contra a decisão do Ministério da Saúde. Os membros da CIB criticaram a decisão do governo federal alegando que é preciso avançar na imunização dos catarinenses. A comissão dos municípios também levantou, durante o encontro, o receio de que o Estado deixe de receber do Ministério da Saúde as doses necessárias para aplicação da faixa etária. Por isso, o grupo deve enviar um documento a Brasília pedindo para que a pasta reveja a decisão.
Centro de Inovação abre inscrições para seleção de empresas. Está aberto edital de seleção de empreendimentos de base tecnológica para incubação no Centro de Inovação, conforme o Programa Municipal de Incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação. A informação é de WINISSIUS SEGATTO - Gerente de Desenvolvimento e Turismo do município de São Lourenço do Oeste. Segundo ele os interessados devem se inscrever até o dia 27, agora de setembro por meio do site centrodeinovacao.saolourenco.sc.gov.br, onde também encontra-se o edital completo.
WINISSIUS acrescenta que serão selecionados seis empreendimentos de base tecnológica, que deverão atender todas as exigências do edital. As empresas deverão ter sede no município de São Lourenço do Oeste ou instalar-se, realizar a sua expansão ou reativação no município até a data de assinatura do Termo de Permissão de Uso. Mais informações através do telefone (49) 3344-8547 com a Gerência de Desenvolvimento Econômico.
Casos de Covid-19 em toda a região estão diminuindo. Para a secretária de saúde de Campo Erê ROSALVA BOLIGON, um dos fatores que leva a essa diminuição de casos é a vacinação de grande parte da população. A gestora, destaca ainda o trabalho da equipe, que sempre é desempenhado da melhor maneira possível buscando atender todos os públicos com horários diferenciados e constantes orientações. Todo esse conjunto de ações contribuem diariamente para que os números da covid-19 baixem cada vez mais.
Contudo, mesmo com essa condição, ROSALVA, ressalta a importância das pessoas não relaxarem com os cuidados básicos de prevenção a contaminação de coronavírus. Ela frisa que quanto mais cuidado, mais cedo as atividades podem voltar a normalidade. Em Campo Erê inicia na semana que vem a vacinação para todos os adolescentes de 17 anos. Quem tem menos de 17 por enquanto, só pode receber a vacina se tiver alguma comorbidade. Para isso é preciso apresentar atestado médico que comprove a doença.
A secretária acrescenta que existe um número grande de adolescentes de 12 a 17 anos em Campo Erê. Inclusive, nessa semana está sendo feita uma testagem em massa nos alunos das escolas do município nessa semana. Objetivo é fazer um levantamento para saber se algum desses jovens já desenvolveu anticorpos da doença, antes de receber a primeira dose da vacina e contabilizar certinho quantos se enquadram nessa faixa etária para saber como será e distribuição dessas vacinas.
O setor de Agricultura do município de Anchieta iniciou a entrega dos kits de sementes crioulas. A informação é do secretário, RAFAEL FERREIRA. Serão distribuídas cerca de 19 cultivares disponíveis para escolha. Segundo ele, cada agricultor poderá escolher até dez variedades com interesse no plantio das sementes. Para adquirir os kits, o agricultor deve passar no setor de Agricultura. O secretário comentou que a procura está bastante grande com mais de 30 kits entregues aos agricultores. Entre as 19 variedades, estão sendo distribuídos melancia e melão. FERREIRA destacou que a intenção da secretaria é de entregar cerca de 200 kits de sementes crioulas. A expectativa é de distribuir as sementes até o início de outubro, quando deve iniciar o plantio.
Conforme o secretário de Agricultura de Anchieta, RAFAEL FERREIRA, a pasta realizou a entrega dos últimos incentivos pelos programas PID e PROINFRA. Cerca de 127 agricultores foram beneficiados com os programas, sendo um total de quase 50 mil reais devolvidos aos agricultores. Segundo ele, a adesão dos incentivos foi bem expressiva na comparação com o ano passado. Os benefícios eram distribuídos conforme o movimento econômico do último ano agrícola de cada propriedade.
Pelo Programa de Incentivo Direto, a secretaria investiu cerca de 250 mil reais. Já pelo Programa Infraestrutura Produtiva, que auxilia em serviços de horas-máquinas, foram investidos cerca 65 mil reais. FERREIRA destacou que ao todo foram mais de 315 mil reais que a prefeitura auxiliou os agricultores do município. O secretário também comentou que neste ano, 70 agricultores a mais foram beneficiados se comparado a 2020. Isso representa mais de 60 mil reais em aumento de incentivo à agricultura.
Prefeito assina contrato e entrega ordem de serviço para revitalizar acesso sul. A providência foi tomada ontem a tarde por RAFAEL CALEFFI, de São Lourenço do Oeste. A obra fica na rodovia 157 ligando a Avenida Ernesto Beuter e sempre foi muito defendida pelo executivo, desde a gestão passada. São 2 quilômetros e 200 metros. O deputado VALDIR COBALCHINI destinou para essa obra, uma emenda de 3 milhões e 200 mil reais e não é preciso contrapartida da prefeitura. O acesso sul da cidade tem um parque fabril com várias indústrias que movimentam, diariamente matéria prima. A revitalização do local vai facilitar para empresas e trabalhadores.
São Lourenço do Oeste vive um ótimo momento. Quem avalia assim é o prefeito RAFAEL CALEFFI. Ele revela que a arrecadação do município vai passar de 100 milhões de reais esse ano. A cidade tem vaga para quinhentas frentes de trabalho e a habitação está defasada. Segundo o prefeito, hoje não tem imóvel que chega. Não se encontra casa nem apartamento para alugar. A revitalização do acesso sul de São Lourenço do Oeste deve ficar concluída em 90 dias. CALEFFI está otimista para a volta do governador do Estado para nossa região, semana que vem. Sexta-feira CARLOS MOISÉS deve vir a Campo Erê e municípios vizinhos.
Vinda do governador é aguardada com muita expectativa. Em Campo Erê CARLOS MOISÉS deve anunciar sexta-feira a ordem de serviço para reconstrução da SC 305. A estrada que liga a cidade a São Lourenço do Oeste já foi motivo de muita reclamação e protesto nos últimos anos, de moradores da região e pessoas que utilizam a estrada para trabalhar, estudar ou até mesmo para fazer tratamento de saúde. O prefeito RAFAEL CALEFFI acredita que em outubro deve acabar qualquer restrição para a pandemia, mas lembra que ainda é preciso se cuidar. São Lourenço já vacina adolescentes de 12 anos de idade pra cima.
Polícia Civil prende acusados de estupro coletivo de adolescente. Através da Delegacia da Mulher, foram cumpridos ontem mandados de prisão, contra dois homens, de 24 e 26 anos, suspeitos de terem praticado um crime de estupro coletivo, ocorrido no dia 12 deste mês em Pato Branco, onde foi vítima uma adolescente de 17 anos. Segundo apurado pela polícia, os dois suspeitos teriam parado em frente à casa da vítima, onde ela brincava com uma prima. Através de violência física, praticaram o crime. A adolescente contou à polícia que foi ameaçada e espancada durante todo o ato, revezado entre os dois autores. Ela disse ainda que após a violência sexual eles a abandonaram no local e fugiram.
Acusados de estupro coletivo negam crime contra adolescente. A Polícia Civil coletou informações para comprovar a autoria, e imediatamente solicitou a prisão preventiva dos dois homens, que foi decretada pela Justiça e cumprida pela equipe da Delegacia da Mulher. Os investigados foram ouvidos em depoimento e negaram a ação criminosa, alegando que o ato foi consentido pela menor. É prevista pena de reclusão de oito a 12 anos, por se tratar de vítima menor de idade, majorada de um terço a dois terços por ter sido praticado por duas pessoas. Os homens permanecem presos à disposição da Justiça.
Acusado de matar ex-companheira é condenado a 32 anos de prisão. Em julgamento realizado ontem no Tribunal do Júri da Comarca de Francisco Beltrão, o réu DEOCLEZIO SIMIONI, de 31 anos, foi condenado a 32 anos de prisão pela morte de sua ex companheira, STEFANNY FERNANDES DE OLIVEIRA, que tinha 20 anos na época. O crime ocorreu na madrugada do dia 23 de março de 2019. O julgamento iniciou às 13 horas e terminou por volta de 23 horas e 15 minutos quando foi lida a sentença final.
Autor do crime tem filha com a vítima. DEOCLEZIO e STEFANNY conviveram durante alguns anos e tiveram uma filha, que na época do crime tinha dois anos. Eles estavam em processo de separação desde 2018, e durante esse tempo tiveram várias situações de desentendimentos, pois ele não aceitava a separação. No dia dos fatos, DEOCLEZIO avistou ela em frente a um salão de baile conversando com outro homem e a ameaçou de morte.
Vítima foi morta em frente a própria casa. Após o término do evento, DEOCLEZIO foi até a casa da ex na Rua Argentino Salvatti, bairro Antônio de Paiva Cantelmo, onde permaneceu escondido entre algumas árvores, de posse de uma faca. Por volta das quatro e 40 da madrugada, quando ela foi deixada por uma amiga na esquina da casa, foi atacada com golpes de faca, causando sua morte. Ele foi preso no dia 29 de março de 2019 e desde então aguardava na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão a decisão da Justiça. O réu ainda pode recorrer da sentença. Após o término do julgamento ele foi encaminhado para a Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão para o início do cumprimento da pena.
Pai, mãe e filho menor de idade são acusados de homicídio. Conforme a Polícia Civil, os três são suspeitos da morte de um homem de 28 anos, ocorrida por volta das 23 horas e 20 minutos deste domingo, na rua Clevelândia, em Coronel Martins. A vítima foi morta a golpe de facas e os autores fugiram. Os presos são um homem de 38 anos e uma mulher de 37. Um adolescente de 16 anos, filho do casal, foi apreendido. O jovem e o pai foram levados para o Presídio Regional de Xanxerê. A mulher foi levada para o Presídio Feminino de Chapecó. Segundo a polícia, a investigação segue sob sigilo, para descobrir as circunstâncias e motivação do crime.