-ANVISA DIZ NÃO HÁ DADOS PARA SUSPENSÃO DA VACINAÇÃO EM ADOLESCENTES
-LEILÃO VAI DEFINIR EMPRESAS PARA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO NO LITORAL DE SC
-MUNICÍPIOS ENCERRAM SEMANA COM AUMENTO DE NOVOS CASOS DA COVID
-SAÚDE SEGUE VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES CONTRA O CORONAVÍRUS
-ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR IMPLANTA OUVIDORIA
-IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NA REGIONAL SERÁ GRADATIVA
-ALUNOS DA CASA FAMILIAR RURAL PARTICIPAM DE ATIVIDADES PRÁTICAS
-SECRETARIA DE OBRAS SEGUE COM TRABALHOS DE MELHORIAS
-HOMEM INVADE RESIDÊNCIA DEPOIS DE FUGIR DE AGRESSÃO
-CASAL DE ARGENTINOS É FLAGRADO COM 9 BOTIJÕES DE GÁS
O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de céu nublado. A temperatura pode chegar a 15 graus. A mínima das últimas horas foi de 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 29 centavos. O euro está valendo seis reais e 23 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O governo italiano editou um decreto que obriga todos os trabalhadores, tanto do setor público quanto do privado, a apresentarem o "passaporte Covid-19" para comprovar que estão vacinados ou que tiveram a doença ou fizeram teste negativo recentemente. A medida entra em vigor em meados de outubro. A partir de 15 de outubro, o chamado "passaporte verde" será obrigatório em todos os locais de trabalho. Aposentados, donas de casa e desempregados estarão isentos. O objetivo da medida é aumentar a taxa de vacinados antes do início do inverno e evitar a propagação da doença.
O ministro das Relações Exteriores da França acusou nesta quinta-feira, o presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, de "esfaquear o país pelas costas" e de agir como o seu antecessor, DONALD TRUMP, após perder um contrato de 66 bilhões de dólares feito com o governo da Austrália. O "contrato do século" previa a construção de 12 submarinos de propulsão a diesel e elétrica e a transferência da tecnologia, mas a Austrália abandonou o negócio após assinar o Aukus, um acordo militar com os Estados Unidos e Reino Unido, na quarta-feira.
O governo chileno flexibilizou as restrições em suas fronteiras, que permanecem fechadas desde abril, e permitirá a partir de outubro a entrada de estrangeiros que comprovem que já se vacinaram contra a Covid-19. As autoridades fizeram o anúncio quando os casos e mortos por coronavírus caíram consideravelmente e a campanha de vacinação caminha com rapidez, alcançando pouco mais de 72 por cento dos 19 milhões de habitantes. Nesta semana, começou a imunização de crianças entre 6 e 11 anos. Desde abril, estava permitida a entrada apenas de cidadãos chilenos e residentes estrangeiros.
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira a proposta de emenda à Constituição que autoriza o governo federal a parcelar o pagamento dos precatórios. Na comissão, a proposta foi aprovada por 32 votos a 26 em uma sessão que se estendeu por mais de quatro horas. O texto ainda será analisado por uma comissão especial na Câmara antes de ir à votação em plenário. A PEC também terá que passar por votação no Senado. Até 2021, o governo vinha pagando integralmente os precatórios. Em 2022, no entanto, a despesa com sentenças judiciais passará de 54 bilhões para 89 bilhões, o que, segundo a equipe econômica, inviabiliza o aumento do programa social.
O Ministério da Saúde mudou a orientação sobre a imunização de adolescentes contra a Covid. A nova posição do órgão saiu na quarta-feira à noite. A nota técnica, assinada pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid, diz que o ministério revisou a recomendação para imunização contra Covid em adolescentes de 12 a 17 anos, e restringiu o seu emprego somente aos adolescentes anos que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade. O ministro MARCELO QUEIROGA disse que a decisão de recuar foi tomada porque mil e 500 adolescentes apresentaram algum efeito adverso. Até esta quinta-feira, três milhões e 500 mil adolescentes já receberam a primeira dose da vacina.
Em nota publicada no fim da tarde desta quinta-feira, a Anvisa se posicionou contrária à suspensão da aplicação da vacina contra a Covid-19 em adolescentes. O órgão ressaltou que os dados disponíveis até agora não “demandem alterações nas condições aprovadas para a vacina”. Dentre os imunizantes contra o coronavírus aplicados no Brasil, o único autorizado para ser administrado em jovens entre 12 e 17 anos é o da Pfizer. A Anvisa também confirmou que investiga uma morte de adolescente de 16 anos, ocorrida no último dia dois. A jovem recebeu aplicação da vacina da Pfizer e teve uma reação grave, mas segundo a Anvisa, não há uma relação causal definida entre este caso e a administração da vacina.
O CTG Herança do Velho Pai que foi alvo da "Operação Hefesto" em Morro da Fumaça, no Sul de Santa Catarina, servia como abatedouro clandestino de cavalos, gados e mulas. Segundo a Polícia Civil, foram localizados mais de 520 quilos de carne sem procedência no local na manhã desta quinta-feira. Uma área montada para sacrificar os animais ilegalmente também foi encontrada no mesmo endereço. Segundo o delegado ULISSES GABRIEL, os suspeitos compravam para abater desde animais furtados por ladrões, a gados, cavalos e mulas machucados, velhos ou acidentados. Depois de matar, nos fundos do CTG, eles tiravam a carne, moíam e vendiam como própria para consumo. A defesa dos envolvidos disse, por meio de nota, que considera prematuro fazer qualquer juízo quanto às acusações, "principalmente porque não há laudos definitivos que atestem com certeza que carne equina fora apreendida no local".
Em outubro, empresas concessionárias serão escolhidas para poder explorar petróleo e gás no litoral catarinense. Ao todo, 50 blocos da Bacia de Pelotas serão leiloados pela Agência Nacional de Petróleo durante uma audiência pública em sete de outubro. Esta é a última zona de exploração das águas brasileiras, que vai de Florianópolis até às águas Uruguaias. O prazo estimado para a conclusão do processo licitatório é abril de 2022. Ainda não se sabe a quantidade de petróleo e gás que podem existir na Bacia de Pelotas, da qual faz parte Santa Catarina, já que ela foi pouco pesquisada até hoje.
Santa Catarina vai continuar a vacinação contra a Covid-19 de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades, mesmo após a recomendação do Ministério da Saúde para que a aplicação fosse suspensa. A decisão ocorreu após reunião com membros da Comissão Intergestores Bipartite na tarde desta quinta-feira. Durante a reunião, o grupo alegou ser contra a decisão do Ministério da Saúde. Os membros da CIB criticaram a decisão do governo federal alegando que é preciso avançar na imunização dos catarinenses. A comissão dos municípios também levantou, durante o encontro, o receio de que o Estado deixe de receber do Ministério da Saúde as doses necessárias para aplicação da faixa etária. Por isso, o grupo deve enviar um documento a Brasília pedindo para que a pasta reveja a decisão.
A secretaria de Educação de SJCedro adquiriu materiais esportivos e recreativos às escolas da rede de ensino, para desenvolver atividades de Educação Física e recreação. Segundo a secretária, TÂNIA DOS SANTOS, no início do ano foi realizado um levantamento de materiais disponíveis nas escolas, constatando que havia demanda para inovar na prática as aulas de Educação Física e de recreação. O objetivo dessa ação é instrumentalizar as Unidades de Ensino para desenvolver nas crianças a coordenação motora, destreza e agilidade. Além de habilidades fundamentais para o desenvolvimento integral. Essas práticas são desenvolvidas em crianças até os adolescentes. A partir dessa semana as escolas dispõem desse material diferenciado e os professores poderão inovar as aulas com atividades lúdicas, esportivas, recreativas.
A regional de Educação em Dionísio Cerqueira participou nesta semana de uma convocação em Florianópolis. A informação é da integradora educacional, SILVANE PRESTES DE OLIVEIRA. Segundo ela, o encontro teve como objetivo principal discutir formas de buscar recursos para as escolas. A integradora destacou que a necessidade disso se deve a implantação do novo ensino médio a partir de 2022 em Santa Catarina. Na regional serão dez escolas que passarão a oferecer o novo ensino médio e três delas já estão em desenvolvimento. SILVANE explicou que a discussão na capital do estado também envolveu a alimentação e transportes dos alunos. Ela comentou que o estado e regional de educação estão intensificando estes processos de implantação, em vista que o próximo ano letivo. A integradora que esta implantação está envolvendo os professores das unidades escolar da regional e nos próximos dias o assunto passará ser debatida com os alunos.
A integradora educacional em Dionísio Cerqueira, SILVANE PRESTES DE OLIVEIRA destacou que todos os setores das escolas terão um grande desafio para implantar o novo ensino médio. Ela disse que serão no mínimo mil horas anuais de estudo iniciadas gradativamente com os primeiros anos a partir do ano que vem. A integradora ressaltou que as escolas Cedrense, Pops e Elza Mancelos de Moura estão a mais tempo desenvolvendo o novo modelo. SILVANE destacou que as reuniões com as secretarias de Educação da regional devem acontecer ainda hoje ou a partir de segunda-feira. Ela explicou que estes encontros serão priorizados em municípios que ainda não implantaram o novo ensino médio. Outros temas também foram abordados no encontro em Florianópolis. Ela citou as aulas presenciais e matrículas de novos alunos a partir do próximo mês.
A Associação Beneficente Hospitalar Cedro passa a contar um canal de ouvidoria para sugestões, elogios e reclamações ou solicitações. A informação é da diretora da unidade, Mônica de Toledo. Segundo ela, a necessidade de disponibilizar este meio veio para manter a comunicação com os moradores dos municípios atendidos. A diretora explicou que a população pode participar enviando sua mensagem através do e-mail [email protected]. As sugestões ou reclamações podem ser feitas de forma anônima, isso dependerá do denunciante. MÔNICA citou que haverá outro meio de comunicação com o hospital. Esta alternativa deve ser feita presencialmente na unidade onde está uma caixinha para colocação dos formulários. A diretora também comentou que a intenção é ouvir as sugestões de melhorias que possam ser feitas ou aprimoradas pela equipe de profissionais, desde o atendimento até melhoramentos estruturais.
A diretora da unidade, MÔNICA DE TOLEDO comentou que muitas pessoas não conseguem realizar uma sugestão no momento do atendimento e por isso foi necessário pensar em uma alternativa. Ela disse que desta forma de manifestação facilitará as indicações daqueles que não gostariam de se identificar. Porém, MÔNICA destacou que, caso a pessoa solicite um retorno de resposta, será necessário a identificação e disponibilização de contato telefônico. A diretora explicou que algumas sugestões já foram previstas pela unidade, como o tempo de espera. Por isso, ela comentou que neste caso o atendimento a pessoa que busca os serviços é priorizado as urgências e emergência. MÔNICA espera que este novo meio de comunicação facilite a participação do público no desenvolvimento da unidade hospitalar.
Os profissionais da secretaria da Saúde de SJCedro estão desenvolvendo atividades com estudantes. Dentro do programa Saúde na Escola, a equipe do ESF 01 realizou ontem uma roda de conversa sobre sexualidade e métodos contraceptivos. A orientação ocorreu com um grupo de adolescentes da Escola São José. Conforme a equipe, sexualidade sempre foi um tema de difícil discussão. Porém, conversar sobre sexo na adolescência permite alinhar expectativas e tirar dúvidas sobre gravidez precoce, exposição às DST's e AIDs. Além de incentivar o respeito às diferenças e comprometimento com a sua saúde e do parceiro. O objetivo é retomar as ações em outros educandários e grupos de forma gradativa com intenção de levar informações sobre diversos assuntos.
Alguns municípios voltaram a registrar casos ativos da Covid-19 após alguns dias com número zerado. Os dados são dos informativos publicados pelas secretarias de Saúde. A alta foi registrada em Guaraciaba que após nove dias com casos zerados, voltou a notificar um caso na última terça-feira. No boletim de quarta o número subiu e chegou a cinco, já ontem registrou seis pessoas em recuperação. SJCedro também seguiu o mesmo ritmo e voltou a notificar novos casos de coronavírus. Na sexta-feira dia 10, o município encerrou a semana sem nenhuma pessoa com a doença ativa. Mas na segunda-feira, a secretaria de Saúde havia confirmado dois novos casos. No informativo de quarta, o município confirmou cinco testes para a Covid-19 em 24 horas. Já ontem, o número de pessoas em recuperação permaneceu em cinco, sendo que os casos de segunda-feira já confirmaram anticorpos. Guarujá do Sul registrou queda nos últimos dias e apenas seis casos confirmados. Princesa não registra nenhum caso de Covid-19 há quase trinta dias.
Depois que o Ministério da Saúde orientou os estados a suspenderem a vacinação de adolescentes, a secretaria em Guaraciaba segue com a vacinação contra a Covid dos idosos acima de 90 anos e adolescentes em grupo prioritário. O estado de Santa Catarina também decidiu continuar a aplicação da primeira dose. Com a chegada das primeiras doses, Guaraciaba pôde iniciar nesta semana a vacinação para os adolescentes com idades entre 12 e 17 anos, que possuem alguma comorbidade. A secretária de Saúde, DAIANE DORIGON comentou que aguarda a confirmação de mais doses para ampliar o grupo atendido. A secretária lembrou que a primeira injeção será de forma escalonada, portanto dos 17 aos 12 anos. DAIANE também destacou que aguarda novas deliberações por parte da Estado de Santa Catarina. Não há nova previsão de que doses da Pfizer seja encaminhada a regional.
A secretária de Saúde de Guaraciaba, DAIANE DORIGON comentou que a vacinação do reforço ou a terceira dose também continua no município. Ela explicou que os idosos com 70 anos ou mais, a imunização também aguarda a chegada de novas doses. Tanto os adolescentes como os idosos, devem ficar atentos aos avisos para o prosseguimento da Campanha de imunização, que serão divulgados no início da próxima semana. Já a realização da segunda dose para quem está nos dias da realização, a secretaria mencionou que a imunização acontece sempre nas terças e sextas-feiras no período da tarde. Para quem possui segunda dose da Fiocruz-AstraZeneca também deve aguardar a chegada de novas vacinas ao município.
A prefeitura de Palma Sola recebeu a confirmação de emenda parlamentar no valor de 200 mil reais. A informação é do prefeito, CLEOMAR MATELLI. O anúncio ocorreu na última semana com a presença do deputado e secretários do município. Segundo ele, o montante será utilizado na aquisição de uma máquina enfardadeira para a secretaria de Agricultura do município. O prefeito comentou que depois da liberação da emenda a prefeitura estará abrindo um processo licitatório para definir a empresa que destinará o equipamento ao município. Não há previsão para a liberação dos 200 mil reais.
O programa Meu Crédito da prefeitura de Guaraciaba já injetou mais de 240 mil reais no comércio do município. As entregas das certidões iniciaram no mês de julho. A certidão de crédito é um modelo de “cheque” que o produtor recebe para que possa adquirir algo do seu interesse no comércio. Conforme prefeito, VANDECIR DORIGON, esse é um novo programa ofertado pela administração com objetivo de premiar o produtor rural. O chefe do executivo destacou que até o momento, o montante de notas emitidas a mais chegou a mais de 350 mil reais. Ele disse que cerca de 940 produtores rurais já passaram na secretaria de Agricultura para retirar sua certidão. DORIGON informou ainda que os agricultores que ainda não retiraram a certidão devem passar junto à secretaria o mais breve possível. A data limite para que o produtor utilize seu crédito, é dia 15 de outubro.
A secretaria de Obras de Palma Sola segue normalmente com os trabalhos de melhorias das estradas gerais. A afirmação é do secretário, MOACIR SANSIGOLO. Assim como em outros municípios, a chuva também foi bastante importante para os serviços de patrolamento e compactação do cascalho. O secretário também destacou que o parque de máquinas está completo, mas um rolo compactador ainda permanece em manutenção pelos próximos oito dias. Mas para que os serviços não sejam prejudicados, um maquinário terceirizado está realizando os trabalhos necessários. Ele também citou que uma pá carregadeira apresentou problemas no alternador e a peça precisou vir de São Paulo. Por isso que a peça levou cerca de dez dias para chegar ao município, mas agora a máquina está disponível para os serviços. SANSIGOLO lembrou que durante 47 dias a equipe esteve trabalhando aos sábados para agilizar as melhorias. Com isso, os maquinários apresentaram falhas e necessitaram de reparos.
O secretário de Obras, MOACIR SANSIGOLO comentou que a terceirização de máquinas é necessária para socorrer a pasta em caso de problemas. Ele destacou que a secretaria possui apenas um rolo compactador e recentemente necessitou a terceirização para dar sequência aos trabalhos. O secretário disse ainda que sem a locação de máquinas as obras em estradas gerais ficaram prejudicadas. MOACIR disse ainda que a equipe de obras atenderá todas as comunidades ao longo dos próximos dias. Devido às precipitações, alguns trabalhos precisaram ser adiados, mas que aos poucos todas as estradas gerais devem receber as manutenções.
Os alunos da Casa Familiar Rural em SJCedro participam de atividades práticas voltadas às ciências agrárias e ao modelo da alternância. Na instituição também existe um dia da semana dedicado às visitas a campo em propriedades e empresas. No mês passado, por exemplo, a turma do segundo ano do ensino médio participou de um curso sobre administração Rural - Organização da Propriedade Rural. O curso aconteceu em parceria com o Senar e Sindicato. O instrutor ERVINO VOIGT foi o responsável pelas oficinas relacionando a teoria e a prática, seguindo os cuidados do PlanCon. O grupo foi dividido para otimizar o tempo e aproveitamento. A turma “A” fez o curso nos dias 23 e 24 com a prática realizada no dia 24 à tarde na propriedade da Família Basso, e a turma B fez o curso nos dias 25 e 26 com a prática realizada no dia 26 à tarde na propriedade da Família Maziero, momento em que os jovens colocaram em prática a Metodologia.
Em outra oportunidade no começo do mês, a Casa Familiar de SJCedro e alunos do terceiro ano estiveram visitando a propriedade de RUDINEI DALPIÁS que é produtor de morango. O objetivo foi conhecer melhor detalhes do plantio, cultivo e venda da fruta. Segundo a equipe, os estudantes trabalham no plantio de mudas nativas e também de flores voltadas ao embelezamento do pátio da unidade e arredores. Atualmente a Casa Familiar está doando mudas de cebolinha. Também estão sendo comercializadas mudas de árvores nativas e frutíferas de pequeno e médio porte para venda. Há opções de espécies como angico, pitanga, cereja, timbaúva, cambuim, bergamota comum, cedro, pata de vaca, entre outras. O valor é de dois reais.
A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de extorsão no começo desta semana em São Miguel. Um homem entrou em contato com a PM e relatou que começou a conversar com uma mulher e trocar fotos íntimas por celular. Depois disso, um homem começou a lhe fazer ameaças solicitando pagamento em dinheiro para não abrir um processo, alegando que a mulher era menor de idade. O golpe já é bastante conhecido, mas ainda continua fazendo vítimas na região. Além desse tipo de golpe, a Polícia Militar registrou mais duas tentativas de estelionato nesta semana em São Miguel. As solicitações de depósito que golpistas solicitaram foram de quatro mil 680 e de três mil 480 reais. Além disso, uma terceira pessoa relatou que recebeu mensagem de um homem se passando pelo filho, mas os golpistas não chegaram a solicitar o envio de dinheiro. As ocorrências serão investigadas pela Polícia Civil.
A Polícia Militar de São Miguel atendeu uma ocorrência de violação de domicílio, na Linha Santa Catarina, por volta das 23 e 50 de ontem. A PM foi acionada para deslocar até onde populares haviam ouvido gritos de socorro depois que um homem teria entrado uma casa pela janela. No local, os policias conversaram com o proprietário da residência que foi invadida, o qual relatou que estava dormindo quando um homem entrou pela janela pedindo socorro. O autor dos fatos, relatou que estava na casa de uma amiga quando alguns homens vieram e lhe abordaram, e em seguida passaram a lhe agredir com chutes e pontapés. Por isso saiu correndo para solicitar ajuda. Diante da situação a Polícia Militar confeccionou o termo circunstanciado por violação de domicílio e agendou data para a audiência do homem para esclarecimento dos fatos.
Um casal argentino foi flagrado transportando nove botijões de gás de cozinha e três galões de gasolina de origem argentina em um carro com placas de Santo Antônio do Sudoeste. O veículo foi abordado próximo ao Porto Seco na BR 163, em Dionísio Cerqueira. O fato ocorreu na manhã de ontem, por volta das 11 horas, enquanto a Polícia Militar dava continuidade a Operação Hórus em Dionísio. O casal, sendo um homem de 32 anos e uma mulher de 35 anos de idade, juntamente com o carro, foram encaminhados para a Receita Federal.