ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 17/09/2020

GLOBO EM FOCO – 17/09/20

-COPOM INTERROMPE CICLO DE CORTES E DECIDE MANTER TAXA BÁSICA DE JUROS

-DEPUTADOS VOTAM HOJE PROCESSO QUE PODE AFASTAR MOISÉS DO CARGO

-TUNÁPOLIS DEFINE CANDIDATOS NO ÚLTIMO DIA PARA CONVENÇÃO

-AVALIADOR DO MEC DEFENDE INOVAÇÃO DA EDUCAÇÃO

-VEREADORES DE ITAPIRANGA APROVAM PROJETOS EM SESSÃO VIRTUAL

-DEPUTADA AFIRMA QUE A COTA NÃO GARANTE PRESENÇA FEMININA NAS ELEIÇÕES

-HOMEM FICA FERIDO AO SOFRER ACIDENTE DE TRABALHO EM PRÉDIO

-COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO DEIXA HOMEM FERIDO NO CENTRO DA CIDADE

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e estável. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 23 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 26 centavos. O euro está valendo seis reais e 22 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Em uma carta aberta, 37 cientistas de universidades em 12 países manifestaram “preocupação” com os resultados dos primeiros testes da vacina “Sputnik V”, produzida pelo Instituto Gamaleya, na Rússia, contra a Covid-19. O fundo estatal russo que coordena a produção da vacina nega haver problemas nos dados. Os cientistas dizem que pode haver resultados duplicados nos ensaios da vacina e pedem que os dados numéricos de todos os experimentos e os arquivos originais das análises feitas sejam divulgados, para que outros cientistas possam examiná-los.

O governo dos Estados Unidos informou nesta quarta-feira que vai começar a distribuir uma vacina contra Covid-19 um dia após autorização das agências reguladoras. Autoridades do Departamento de Saúde e Serviços Humanos e do Departamento de Defesa participaram de uma entrevista coletiva e, em seguida, divulgaram documentos sobre os planos de distribuição. Os governos estaduais e as autoridades locais de saúde pública estão recebendo as instruções.

A Venezuela cometeu, nos últimos anos, "violações flagrantes" equivalentes a crimes contra a humanidade, concluiu uma missão de investigação do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, cujos resultados foram divulgados nesta quarta-feira. Foram investigados casos de assassinatos, tortura, agressões, violência sexual e desaparecimentos. A conclusão dos investigadores foi a de que o presidente venezuelano NICOLÁS MADURO e funcionários de alto escalão do governo estiveram envolvidos em uma "violência sistemática" promovida pelo regime desde 2014, com o objetivo de reprimir a oposição política e aterrorizar a população em geral. O relatório sobre a Venezuela será apresentado aos membros do Conselho de Direitos Humanos da ONU na próxima semana, quando Caracas terá direito a resposta.

A Advocacia-Geral da União recorreu da decisão do ministro CELSO DE MELLO, do Supremo Tribunal Federal, que determinou que o presidente Jair Bolsonaro preste depoimento presencial no inquérito que apura se houve interferência na Polícia Federal. BOLSONARO já foi intimado a depor, e a AGU quer que o depoimento possa ser por escrito. Na semana passada, o ministro do STF negou ao presidente a possibilidade de ser interrogado por escrito. A decisão não determinou local nem data do depoimento, que devem ser definidos pela Polícia Federal. Segundo a AGU, a PF informou ao órgão que o depoimento vai ocorrer em uma das seguintes datas: 21, 22 ou 23 de setembro, às duas horas da tarde.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu nesta quarta-feira manter a taxa básica de juros da economia brasileira estável em dois por cento ao ano. A decisão foi unânime. A manutenção da taxa era esperada pelo mercado e interrompe um ciclo de cortes dos juros que começou em julho do ano passado. Foram nove reuniões seguidas do Copom com redução da taxa Selic. Em dois por cento ao ano, o juro básico já está na mínima histórica. A manutenção da Selic ocorre em meio à alta no preço dos alimentos, que somou oito vírgula 83 por cento em doze meses até agosto. Esse reajuste não tem apenas um alimento responsável, pois a maioria deles está com preços recordes no campo.

Os governos do Brasil e do Paraguai restabeleceram nesta quarta-feira o comércio em três pontos da fronteira terrestre com os estados de Mato Grosso do Sul e Paraná. O turismo entre os dois países permanece suspenso desde março para evitar a propagação do novo coronavírus. O que está autorizado, a partir desta quarta, é a circulação de compradores em seis Centros Logísticos de Comércio Fronteiriço, que devem ser construídos em cada uma das cidades que fazem fronteira entre os dois países: Ciudad del Este e Foz do Iguaçu; Pedro Juan Caballero e Ponta Porã e Salto de Guaira e Mundo Novo. Os viajantes terão autorização de entrada nos dois países apenas para a compra e retirada das mercadorias, e não poderão ficar.

A Secretaria da Saúde de Santa Catarina publicou na terça-feira a portaria autorizando a reabertura de parques aquáticos e complexos de águas termais durante a pandemia do novo coronavírus. O documento também regulamenta o funcionamento. Os locais devem funcionar de acordo com a classificação da região no mapa do coronavírus do governo do estado. Os estabelecimentos em regiões em risco gravíssimo não podem abrir. Nas regiões em risco grave, os locais podem receber visitantes até 40 por cento da capacidade do estabelecimento. Em regiões em risco alto podem receber visitantes até 50 por cento da capacidade do estabelecimento e nas regiões em risco moderado podem abrir sem restrição no número de visitantes.

A Matriz de Risco Potencial atualizada nesta quarta-feira, pela Secretaria de Estado da Saúde, apontou que Santa Catarina contabiliza apenas uma região em estado gravíssimo. Outras dez regiões foram classificadas em estado grave. Apenas o Extremo Oeste foir classificada como risco alto. Apenas a região nordeste foi classificada como risco gravíssimo. Esse é o menor número desde julho. Naquele mês, Santa Catarina chegou a ter 12 regiões de saúde neste patamar. Na semana passada, eram três regiões que estavam nessa situação. Houve apenas duas alterações em relação à avaliação realizada na semana passada e divulgada no dia nove de setembro: as regiões de Laguna e Alto Vale do Rio do Peixe deixaram a situação gravíssima.

O impeachment do governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, será votado em plenário pelos deputados estaduais na tarde desta quinta-feira. A votação deve ocorrer em uma sessão extraordinária a ser marcada para as três da tarde, na Assembleia Legislativa. Os deputados decidem se aprovam ou não o impeachment do governador e também da vice DANIELA REINEHR. A votação deve ocorrer de forma nominal, com cada deputado indo até o microfone para declarar seu voto. São necessários 27 votos, o equivalente a dois terços do total de deputados estaduais, para que o impeachment seja levado adiante pela Alesc. Uma possível aprovação do pedido de impeachment pelos deputados ainda não significa que MOISÉS e DANIELA vão precisar deixar os cargos. Pelo novo rito de tramitação aprovado pela Assembleia após questionamento do governo, o eventual afastamento só ocorre na próxima etapa do processo, que é a análise do caso por uma comissão mista, com cinco deputados e cinco desembargadores do Tribunal de justiça.

Tunápolis define candidatos em convenção no último dia do prazo estabelecido pela justiça eleitoral. Partidos realizaram reuniões na noite de ontem para confirmarem candidaturas nas convenções. Do atual governo o vice-prefeito, AQUILES BAMBERG do MDB será candidato a prefeito e terá como vice, o ex-secretário de administração DONATO LAUSCHNER do PT. A coligação terá quatro candidatos a vereador pelo MDB e cinco pelo PT. A oposição terá como candidato a prefeito MARINO FREY, do PP e LOIVO ZOZ do PSD, o partido ainda terá 14 candidatos ao legislativo. Os demais partidos do município PSDB não iara apoiar nenhuma chapa e nem terá candidatos a vereador. Já o PL ficará neutro na majoritária e terá três candidatos a vereadores.

Partidos de São João do Oeste confirmam candidaturas para eleição de 15 de novembro. Prefeito e vice do atual governo serão adversários no próximo pleito. PSDB, PSD e MDB fecharam coligação e definiram os nomes do prefeito FERNANDO BISIGO do PSDB para reeleição e do vereador ADEMAR SCHNEIDERS, do PSD para vice-prefeito. Ao total serão 16 candidatos a vereador, sete do PSD, seis do MDB e três do PSDB. O PL lançou chapa pura, o atual vice-prefeito, GENÉSIO ANTON é o candidato a prefeito. O candidato a vice é o ex-prefeito RUDI RACH. Serão 11 candidatos a vereador do PL.

Itapiranga possui sete partidos ativos e terá dois candidatos a prefeito. O PP, Partido Progressista confirmou o médico ALEXANDRE RIBAS candidato a prefeito. O candidato a vice-prefeito será o suinocultor NILO BOURCHEIDT do PT. Já o MDB, a candidatura a reeleição do prefeito, JORGE WELTER do MDB e FERNANDO GIRARDI do PSDB. A oposição terá coligação do PP, PT, PSD e PSB. Os partidos têm prazo até o dia 26 de setembro para protocolar os pedidos de candidaturas. Os registros ocorrem de forma online.

Pequenos municípios da região terão três candidatos a prefeito. Definidas três chapas para as eleições municipais em Santa Helena. Foi definido MOACIR LAZAROTTO como candidato a prefeito pelo PP, e CLAUDIR SALERNO do PSDB como vice. Outra chapa definida em convenção no domingo tem BLÁSIO HICKMANN como candidato a prefeito pelo PT e JOÃO PALUDO como vice, pelo MDB. O PSB montou chapa pura, com ARLEI SCHWERTNER como candidato a prefeito e DIRCEU MARAFÃO como vice. Em Belmonte, também serão três candidatos a prefeito para as eleições de novembro. O PSD terá chapa pura com CLEOMAR PISONI como candidato a prefeito e JOACIR ALESSIO a vice. Outra chapa é formada por JAIR GIUMBELLI como candidato a prefeito pelo PSDB e ALTAIR ANSOLIN como candidato a vice pelo MDB. O PT terá chapa pura, com VANDERLEI ANDREOLA como candidato a prefeito e ELÓY DECOLL como vice.

Iporã do Oeste está entre as 24 Associações Comerciais e Industriais do estado que irá participar da sexta edição do programa Geração Empreendedora. O programa é realizado pela Federação das Associações Empresárias de Santa Catarina. Segundo a coordenadora de projetos especiais da Facisc, ADELITA ADJERS, o projeto ocorre a partir do voluntariado dos empresários que integram os Núcleos do Jovem Empreendedor e da Mulher Empresária. Ela cita que o principal objetivo é a troca de experiências com foco no associativismo. A coordenadora comenta que este ano, devido à pandemia, a sexta edição da Geração Empreendedora será online. As associações comercias indicam os voluntários que participam da capacitação dias 19 e 26 de outubro, e após isso, estes multiplicadores repassam as orientações aos demais jovens, também de forma online.

Fórum de Mondaí se organiza para retomar atendimentos presenciais gradativos. A partir do dia 23 de setembro o Poder Judiciário irá retomar gradativamente as suas atividades presenciais, suspensas há cerca de seis meses devido à pandemia. Segundo o secretário do Fórum da comarca de Mondaí, RICARDO CONTE, apesar da suspensão do atendimento presencial, o trabalho teve continuidade neste período. Ele cita que foram realizadas mil e 500 sentenças e cerca de duas mil e 300 decisões. Para a retomada gradual das atividades presenciais, o secretário do fórum cita que 30% dos trabalhadores retornam aos trabalhos, considerando funcionários que são do grupo de risco. No fórum do Mondaí, são 20 funcionários efetivos, e destes, seis estariam retornando aos trabalhos.

RICARDO CONTER comenta que o trabalho em home Office terá continuidade, e serão retomados somente os atendimentos presenciais no fórum considerados mais urgentes. O secretário do Fórum da comarca de Mondaí lembra que as apresentações mensais continuam suspensas em todo o tribunal de Justiça. Dúvidas, como a conferência de processos, podem ser esclarecidas pelo número 3631 8930. RICARDO CONTER comenta que certidões também podem ser emitidas pelo aplicado ou pelo site do Tribunal de Justiça. Ele lembra que antes da pandemia a pessoa que vinha até o fórum solicitar uma certidão, já recebia o documento na hora, mas por lei, o Fórum tem prazo de até cinco dias para a emissão e entrega, o que deve ocorrer agora, já que o número de funcionários será reduzido.

Doutor e avaliador de cursos do MEC defende inovação da educação diante dos índices do IDEB 2019. O colégio CIEF de Iporã do Oeste atingiu um dos melhores conceitos do estado no ensino fundamental, primeiro ao quinto ano, no índice do IDEB 2019, mas ao mesmo tempo, o ensino médio brasileiro não atinge o índice de qualidade desejado desde 2013. Este índice do ensino médio, também de 2019 e divulgado nesta semana, leva em conta a aprovação de alunos e o desempenho nas disciplinas de português e matemática. Na avaliação do ano passado a nota ficou em 4.2, quando deveria ao menos atingir 5. O professor de Tunápolis, doutor em educação, mestre em gestão de políticas públicas e integrante há 14 anos da equipe de avaliadores de cursos superiores, EGON BIEGER, explica que o IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, foi criado em 2007, e leva em conta a frequência escolar e as médias de desempenho da avaliação dos estudantes.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica também é levado em conta para definição de políticas públicas na educação, e para acompanhar as metas do setor, entre elas, o alcance da média 6 até 2022. EGON BIEGER cita que para 2019 a meta era alcançar a média 5, mas ficou em 4.2. As escolas particulares tiveram média 6 no IDEB 2019, já as escolas públicas alcançaram 3.9. O doutor em educação chama atenção que as escolas particulares representam apenas 12% das matrículas, e as escolas públicas somam 88% das matrículas. Ele avalia que isso demonstra a necessidade urgente de novas políticas públicas para corrigir essa diferença, repensando a prática educativa, principalmente a partir dos desafios trazidos com a pandemia. EGON BIEGER afirma que os profissionais da educação precisam se reinventar e buscar o trabalho coletivo interdisciplinar, pois avalia que o sistema híbrido, de aulas a distância, veio pra ficar.

O desafio dos professores no momento, para o doutor em educação, é encontrar formas de encantar os alunos mesmo não havendo o contato presencial e o conteúdo sendo disponibilizado todo a distância. EGON BIEGER diz que os professores devem se questionar se a sua aula está sendo bem aceita, se está ocorrendo no período ideal, e sobre o que precisa ser adaptado, reavaliado e renovado. Ele defende que o aprendizado seja focado na leitura, interpretação de textos, na aprendizagem da linguagem e da matemática como forma de preparar os alunos para o ensino superior. BIEGER destaca também a necessidade de capacitação e valorização dos professores, a adoção de uma plataforma de ensino, o estímulo a permanência dos alunos, o desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais de estudantes e professores e a inserção da tecnologia na sala de aula como instrumento permanente.

O ingresso do professor na equipe de avaliadores de cursos superiores do Ministério da Educação ocorreu a partir de uma seleção, em 2006, em que havia mais de 50 mil professores inscritos. Destes, apenas 500 foram selecionados como avaliadores do MEC. EGON BIEGER explica que a seleção foi feita por meio de testes, dinâmicas, entrevistas, avaliação dos currículos e avaliação simulada em Brasília. O professor cita que está com quase 200 avaliações realizadas em todo o Brasil. Os únicos estados em que ainda não atuou como avaliador foram o Acre e o Amapá. As avaliações contemplam os cursos públicos, privados, presencial e a distância. BIEGER comenta que nestes 14 anos em que atua como avaliar, encontrou instituições federais e privadas de excelente qualidade, com nota máxima de 5, mas outras instituições públicas e privadas, de péssima qualidade e com professores desmotivados.

Legislativo aprova três projetos em sessão online. A Câmara de Vereadores de Itapiranga segue com trabalho especial em período de pandemia e ano eleitoral. Sessões são virtuais e registram boa demanda de projetos. Conforme o diretor da Câmara de Vereadores de Itapiranga, MIGUEL SCHNEIDER, na reunião desta semana foram analisadas moções e três projetos de lei enviados pelo executivo. Ele destaca que a Moção de Repúdio foi em relação ao projeto de lei que propõe alterar a lei para extinguir a reserva mínima de 30 por cento das vagas para mulheres nas candidaturas para mandatos eletivos preenchidos pelo sistema proporcional. O diretor do legislativo informa que foi aprovado o projeto de lei que abre crédito no Fundo Municipal de Saúde, no valor 204 mil e 610 reais. Salienta que 100 mil são de uma emenda do deputado ALTAIR SILVA.

Vereadores aprovam destinação de recursos para diferentes setores. Na sessão do legislativo desta semana, foi aprovado o projeto que autoriza abertura de crédito no Fundo Municipal de Saúde no valor de 72 mil reais. MIGUEL SCHNEIDER cita ainda o projeto que autoriza recursos para a Secretaria da Educação no valor de 298 mil reais proveniente de emendas dos deputados MAURÍCIO ESKUDLARK e MAURO DE NADAL. Cinco projetos permanecem para análise e votação nas próximas sessões. De acordo com SCHNEIDER, os vereadores também estão mobilizado na solicitação para liberação de atividades esportivas nas associações comunitárias, como bocha, jogo de baralho, 48 e bolão.

Deputada afirma que a cota não garante maior presença das mulheres na política. Lei estabelece 30 por cento de participação feminina entre candidatos ao legislativo municipal. A deputada MARLENE FENGLER defende maior determinação das mulheres pela vida pública. Ela destaca que foi convencida a colocar seu nome a candidata deputada estadual e procura incentivar maior participação feminina em diferentes cargos eletivos. MARLENE demonstra preocupação com pequena participação da mulher nas iniciativas da política na região. Ela aponta que a principal ausência está na majoritária. São poucas mulheres concorrendo a prefeita ou vice-prefeita na eleição de 15 de novembro. Ela aponta uma carência muito grande nos 80 municípios em que ela possui maior atuação como parlamentar. A deputada diz que pretende ser referência e sinal de motivação para outras mulheres fazerem parte da política e ocuparem lugar de destaque.

MARLENE FENGLER salienta que, para eleição proporcional, que tem exigência da cota de 30 porcento, obriga maior participação feminina. A deputada diz que é preciso a união de classes e cita como exemplo a valorização de uma professora, empresária ou agricultora como candidata a cargo político. Para a deputada, de nada adianta a insatisfação com os políticos se ninguém se propõe a fazer algo melhor. Reforça que criticar não é a solução e sim é preciso participar e se propor a contribuir com ações políticas. MARLENE avalia que a cota serve como estímulo, porém não resolve a desigualdade de gênero. A deputada avalia que as mulheres possuem condições de contribuírem mais em cargos eletivos e precisam buscar este espaço.

Deputada critica a falta de valorização do governo estadual em projetos para a região. Segundo MARLENE FENGLER, o governo do estado perdeu a oportunidade de contar com a Bancada do Oeste para contribuir. Ela chama atenção para a precariedade nas rodovias. Cita que a falta de investimento necessário prejudica avançar na infraestrutura do Oeste e Extremo Oeste. MARLENE FENGLER considera que o governador CARLOS MOISÉS deixou de investir e não faz o mínimo necessário para valorizar a região que possui grande importância no movimento econômico principalmente com a força do agronegócio. MARLENE salienta que os deputados estão fazendo sua parte com emendas e recomendações para investimentos urgentes, porém falta o executivo atender as reivindicações. A deputada destaca que o governador não conhece a realidade da região e deixa a desejar nas melhorias necessárias para maior desenvolvimento.

Homem fica ferido ao sofrer acidente de trabalho em prédio de SMOeste. Segundo o Corpo de Bombeiros, por volta das 11 horas e 15 minutos à guarnição foi acionada para atender um acidente de trabalho, em uma obra de um prédio no sexto andar, na rua Duque de Caxias, proximidades mercado Alfa em São Miguel do Oeste. Os bombeiros atenderam um homem de 31 anos que estava consciente, orientado e com escoriações em uma na perna direita, ferimento na região da axila direita e se queixava de dores na região lombar. Após atendimento inicial da guarnição a vítima foi conduzida ao hospital regional. As causas oficiais do acidente não foram divulgadas para a reportagem da Peperi.

Polícia apreende mais de 970 maços de cigarros contrabandeados em estabelecimentos de Riqueza. A primeira ocorrência foi atendida por volta das 12 horas desta quarta-feira, em um estabelecimento comercial na rua João Seib, no entroncamento com a SC 283 em Riqueza. A guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário da Polícia Militar Rodoviária, TOR, em abordagem ao estabelecimento comercial constatou que o proprietário de 55 anos comercializava cigarros de origem estrangeira. Foram apreendidos 547 maços de cigarros de diversas marcas. Também na tarde de ontem, por volta das 15 horas, a guarnição do TORconstatou em outro estabelecimento comercial que o proprietário de 33 anos comercializava cigarros de origem estrangeira. Foram apreendidos mais 427 maços de cigarros. No total, nas duas ocorrências, foram apreendidos 974 maços de cigarros. As mercadorias e os proprietários foram encaminhados para a Receita Federal.

Homens são presos com dois facões e arma de brinquedo. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar às 12 horas e 35 minutos da tarde de ontem, na Rua Antonio Jose Fergutz em São Miguel Oeste. A guarnição se deslocou para verificar um possível disparo de arma de fogo no local. Em diálogo com um dos envolvidos, ele relatou que foi agredido por um colega de trabalho com um pedaço de madeira. Como a informação inicial era de que havia ocorrido disparo de arma de fogo no local, a guarnição realizou busca nas proximidades e na área de mata atrás da casa de um dos envolvidos, sendo localizados dois homens e com eles, encontrados dois facões e uma arma de brinquedo. A Polícia Militar prendeu os autores por posse e porte de arma branca ou simulacro.

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido no centro de Descanso. O fato foi registrado por volta das 10 horas e 15 minutos de ontem, envolvendo um veículo de passeio e uma moto, na avenida Santa Helena, proximidades do mercado Serve Dia, em Descanso . Os bombeiros atenderam o motociclista, um homem de 37 anos, que estava consciente e orientado, já sem capacete. Ele apresentava escoriações no braço esquerdo, com ferimentos e amputação parcial de um dedo. Relatava ainda dores na perna esquerda. Após o atendimento no local o motociclista foi conduzido ao pronto atendimento do Hospital Regional de São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.