ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 17/09/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus. Umidade relativa do ar é ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 26 centavos. O euro está valendo seis reais e 22 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Em uma carta aberta, 37 cientistas de universidades em 12 países manifestaram “preocupação” com os resultados dos primeiros testes da vacina “Sputnik V”, produzida pelo Instituto Gamaleya, na Rússia, contra a Covid-19. O fundo estatal russo que coordena a produção da vacina nega haver problemas nos dados. Os cientistas dizem que pode haver resultados duplicados nos ensaios da vacina e pedem que os dados numéricos de todos os experimentos e os arquivos originais das análises feitas sejam divulgados, para que outros cientistas possam examiná-los.

O governo dos Estados Unidos informou nesta quarta-feira que vai começar a distribuir uma vacina contra Covid-19 um dia após autorização das agências reguladoras. Autoridades do Departamento de Saúde e Serviços Humanos e do Departamento de Defesa participaram de uma entrevista coletiva e, em seguida, divulgaram documentos sobre os planos de distribuição. Os governos estaduais e as autoridades locais de saúde pública estão recebendo as instruções.

A Venezuela cometeu, nos últimos anos, "violações flagrantes" equivalentes a crimes contra a humanidade, concluiu uma missão de investigação do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, cujos resultados foram divulgados nesta quarta-feira. Foram investigados casos de assassinatos, tortura, agressões, violência sexual e desaparecimentos. A conclusão dos investigadores foi a de que o presidente venezuelano NICOLÁS MADURO e funcionários de alto escalão do governo estiveram envolvidos em uma "violência sistemática" promovida pelo regime desde 2014, com o objetivo de reprimir a oposição política e aterrorizar a população em geral. O relatório sobre a Venezuela será apresentado aos membros do Conselho de Direitos Humanos da ONU na próxima semana, quando Caracas terá direito a resposta.

A Advocacia-Geral da União recorreu da decisão do ministro CELSO DE MELLO, do Supremo Tribunal Federal, que determinou que o presidente Jair Bolsonaro preste depoimento presencial no inquérito que apura se houve interferência na Polícia Federal. BOLSONARO já foi intimado a depor, e a AGU quer que o depoimento possa ser por escrito. Na semana passada, o ministro do STF negou ao presidente a possibilidade de ser interrogado por escrito. A decisão não determinou local nem data do depoimento, que devem ser definidos pela Polícia Federal. Segundo a AGU, a PF informou ao órgão que o depoimento vai ocorrer em uma das seguintes datas: 21, 22 ou 23 de setembro, às duas horas da tarde.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu nesta quarta-feira manter a taxa básica de juros da economia brasileira estável em dois por cento ao ano. A decisão foi unânime. A manutenção da taxa era esperada pelo mercado e interrompe um ciclo de cortes dos juros que começou em julho do ano passado. Foram nove reuniões seguidas do Copom com redução da taxa Selic. Em dois por cento ao ano, o juro básico já está na mínima histórica. A manutenção da Selic ocorre em meio à alta no preço dos alimentos, que somou oito vírgula 83 por cento em doze meses até agosto. Esse reajuste não tem apenas um alimento responsável, pois a maioria deles está com preços recordes no campo.

Os governos do Brasil e do Paraguai restabeleceram nesta quarta-feira o comércio em três pontos da fronteira terrestre com os estados de Mato Grosso do Sul e Paraná. O turismo entre os dois países permanece suspenso desde março para evitar a propagação do novo coronavírus. O que está autorizado, a partir desta quarta, é a circulação de compradores em seis Centros Logísticos de Comércio Fronteiriço, que devem ser construídos em cada uma das cidades que fazem fronteira entre os dois países: Ciudad del Este e Foz do Iguaçu; Pedro Juan Caballero e Ponta Porã e Salto de Guaira e Mundo Novo. Os viajantes terão autorização de entrada nos dois países apenas para a compra e retirada das mercadorias, e não poderão ficar.

A Secretaria da Saúde de Santa Catarina publicou na terça-feira a portaria autorizando a reabertura de parques aquáticos e complexos de águas termais durante a pandemia do novo coronavírus. O documento também regulamenta o funcionamento. Os locais devem funcionar de acordo com a classificação da região no mapa do coronavírus do governo do estado. Os estabelecimentos em regiões em risco gravíssimo não podem abrir. Nas regiões em risco grave, os locais podem receber visitantes até 40 por cento da capacidade do estabelecimento. Em regiões em risco alto podem receber visitantes até 50 por cento da capacidade do estabelecimento e nas regiões em risco moderado podem abrir sem restrição no número de visitantes.

A Matriz de Risco Potencial atualizada nesta quarta-feira, pela Secretaria de Estado da Saúde, apontou que Santa Catarina contabiliza apenas uma região em estado gravíssimo. Outras dez regiões foram classificadas em estado grave. Apenas o Extremo Oeste foir classificada como risco alto. Apenas a região nordeste foi classificada como risco gravíssimo. Esse é o menor número desde julho. Naquele mês, Santa Catarina chegou a ter 12 regiões de saúde neste patamar. Na semana passada, eram três regiões que estavam nessa situação. Houve apenas duas alterações em relação à avaliação realizada na semana passada e divulgada no dia nove de setembro: as regiões de Laguna e Alto Vale do Rio do Peixe deixaram a situação gravíssima.

O impeachment do governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, será votado em plenário pelos deputados estaduais na tarde desta quinta-feira. A votação deve ocorrer em uma sessão extraordinária a ser marcada para as três da tarde, na Assembleia Legislativa. Os deputados decidem se aprovam ou não o impeachment do governador e também da vice DANIELA REINEHR. A votação deve ocorrer de forma nominal, com cada deputado indo até o microfone para declarar seu voto. São necessários 27 votos, o equivalente a dois terços do total de deputados estaduais, para que o impeachment seja levado adiante pela Alesc.

Uma possível aprovação do pedido de impeachment pelos deputados ainda não significa que MOISÉS e DANIELA vão precisar deixar os cargos. Pelo novo rito de tramitação aprovado pela Assembleia após questionamento do governo, o eventual afastamento só ocorre na próxima etapa do processo, que é a análise do caso por uma comissão mista, com cinco deputados e cinco desembargadores do Tribunal de justiça.

Rede municipal de ensino estuda retorno às aulas presenciais. Conforme LEDI EHRENBRIENK – secretária de educação de Campo Erê, na rede estadual a possibilidade já está sendo analisada. Ela conta que se reuniu para discutir o assunto com secretários de educação da região da Amerios, juntamente com um representante da Fecam, secretários de saúde e prefeitos. LEDI informa que estudam juntos a possibilidade das aulas retornarem e de que maneira isso pode ser feito. A secretária esclarece que seguirá a decisão da maioria, e adianta não acredita que as atividades presenciais voltem em 2020.

Prioridade é criação de protocolos de segurança para as escolas. A explicação é de EDI EHREBRINCK, salientando que não garantem o retorno das aulas, mas servem como planejamento para quando voltarem. Em relação ao ensino a distância, nem todos os alunos tem internet, e nesse caso recebem as atividades impressas. Comenta que avaliar o aprendizado do aluno nesse método ainda é muito difícil, e somente com o retorno das aulas presenciais poderá analisar o quanto cada um aprendeu.

Tendência na região é de haver não retorno as aulas presenciais esse ano. MARILCE BEDNARSKI – secretária de educação de Marmeleiro informa que no Paraná já foi feito um protocolo de retorno, porém ainda nenhuma definição foi emitida pelo Estado. Ocorreu uma consulta com funcionários, professores e alguns pais do município, quando se percebeu que mais de 80 por cento são contra o retorno das aulas presenciais nesse momento. O principal motivo relatado é que o índice de contaminação continua aumentando em muitos municípios.

Segurança só será alcançada quando vacina para Covid-19 estiver disponível. Na visão da secretária de Marmeleiro, antes disso o retorno representa um risco. Explica que o problema do ensino online é a falta de internet e a pouca qualidade de conexão. Aos que não tem acesso, o material é entregue a cada 15 dias. Quando o estudante tem internet, mas de baixa qualidade, MARILCE comenta que em alguns casos é preciso enviar a explicação através de áudio, pois a rede não suporta um vídeo, o que traz prejuízo para o aprendizado. Tenta de várias maneiras convencer alunos e pais da importância da aula online, entretanto a minoria continua sendo contra.

Retorno de aulas presenciais é discutido em toda a região. A secretária de educação de Santa Terezinha do Progresso, MARCIA JACOB, salienta que o assunto foi debatido numa reunião da Amerios. No encontro foram colocadas várias sugestões, porém aguarda decisões do Estado para decidir o que será feito. Destaca que o tema traz muita preocupação, pois, mesmo os alunos recebendo e fazendo as atividades, na visão dela o aprendizado não é o mesmo comparando com aulas presenciais. Torce para que as atividades na escola voltem logo, porém somente se tiver segurança para estudantes e profissionais da educação.

Opinião dos pais quanto ao retorno das aulas presenciais é dividida. Segundo MARCIA, em conversa com a comunidade escolar, percebe que uma parcela acha que as aulas deveriam retornar logo, enquanto outros consideram que ainda é muito cedo para isso. Informa que está elaborando o protocolo que aumenta a segurança para quando as escolas voltarem a receber estudantes, professores e funcionários. Também já está encaminhando a compra dos equipamentos que são necessários. Salienta que as aulas só voltam a acontecer caso haja garantia de segurança e aval da Organização Mundial de Saúde.

São Lourenço do Oeste é atingido por estiagem. A informação é de LAURI ECKER – secretário de agricultura do município. Conforme ele, a falta de abastecimento até o momento não chegou à cidade, mas já começa a representar prejuízos ao interior. Destaca as perdas que estão ocorrendo nas plantações. A cultura do milho já estaria em época de ser plantada, porém, os agricultores estão atrasando com medo da seca se prolongar. Caso o período sem chuva fique mais extenso e as sementes já estejam no solo, não ocorre germinação por falta de umidade, fazendo com que o homem do campo perca o que investiu.

Falta chuva, falta também pastagem para o gado. Segundo LAURI, o tempo seco afeta bastante os produtores leiteiros. Com o pasto de inverno chegando ao fim e o solo sem umidade para que os agricultores possam semear a pastagem de verão, a situação começa a comprometer a bacia leiteira. ECKER afirma que a Secretaria de Agricultura ajuda transportando água para os agricultores e abrindo reservatórios que vão servir em secas futuras. Em relação ao abastecimento da cidade de São Lourenço, comenta que depois da perfuração do poço profundo, é muito difícil faltar.

Previsões negativas preocupam Renascença. De acordo com PAULO DEOLA – secretário de agricultura do município paranaense, a estiagem ainda não está sendo muito sentida pelos agricultores. Transporte de água já está sendo solicitado por cerca de 20 famílias, e a região mais afetada é a que faz divisa com Campo Erê. Explica que o abastecimento foi combinado da seguinte maneira: o caminhão pipa que transporta entre 15 e 20 mil litros, enche, além das caixas de água, buracos feitos pela Secretaria, que são protegidos com lona e armazenam para abastecer a família entre 15 e 20 dias.

Renascença é uma cidade privilegiada com água potável. Conforme DEOLA, devido a um poço artesiano perfurado pela Sanepar próximo a cidade, a área urbana dificilmente fica desabastecida. Já a água levada ao interior, orienta para que seja utilizada somente para consumo animal. Pensando no futuro, PAULO sugere medidas como proteção de nascentes e perfuração de poços artesianos. Destaca que se as alternativas forem realmente adotadas, ajudariam muito a população em estiagens futuras.

Impactos da estiagem em Novo Horizonte ainda não são grandes. Assim informa o secretário de agricultura do município, JOSELINO PANDINI. Ele conta que são dez famílias necessitando de abastecimento, que é feito três vezes por semana por caminhão. Segundo ele, a água utilizada para abastecer essas famílias é coletada num reservatório localizado na linha Guaíra. Embora sejam poucas famílias que enfrentam dificuldades, PANDINI comenta que os maiores problemas são na produção de grãos e leite.

Agricultura é afetada diretamente pela falta de água. JOSELINO destaca que os produtores querem plantar, porém não podem porque a terra está muito seca. Quanto ao leite, o secretário afirma que com menos chuvas as pastagens diminuem, consequentemente a produção leiteira e por fim o lucro do produtor são menores. Ele destaca que muita coisa foi feita em um ano pelo programa de recuperação de nascentes. Salienta que foram recuperadas 34 fontes, que são limpas e protegidas para que continuem fornecendo água para as propriedades.

Eleições 2020. PDT de Santa Terezinha do Progresso não tem candidato a majoritária. Segundo o diretório do Partido Democrático Brasileiro, a sigla vai se unir a Coligação “Guiados Pela Força do Povo” composta por PL, PSD e PDT. Com unanimidade de voto a decisão foi aceita. A coligação tem ILENIR SECCHI do PSD como cabeça de chapa e CRISTIANO MACHADO do PL para vice. A convenção foi boa na avaliação da direção, e teve a participação dos filiados.

Para vereador PDT de Santa Terezinha do Progresso traz cinco nomes. Segundo o diretório do Partido Democrático Brasileiro, concorrem ao legislativo: ADELIR FRAITA; NEURI BORGHEN; NAIRA BARBOSA; JONAS GOME e IVANETE ELY.

PL de Saltinho tem candidato a vice-prefeito. A informação é do diretório do Partido Liberal. NELSON CIVIDINI é o nome apresentado para concorrer junto com ARNÉLIO SUTIL de cabeça de chapa do PP. A indicação do nome foi com unanimidade de voto. Na avaliação da direção, a convenção foi boa e contou com a presença da maioria da executiva municipal. A Coligação “Para o Progresso Continuar” é composta pelas seguintes agremiações: PP, PL e MDB. Segundo o diretório, o PL, não tem candidato a vereador.

PT de São Lourenço do Oeste apresenta CELSO BESSEGATO como candidato a vice-prefeito. A informação é do diretório do Partido dos Trabalhadores. Como cabeça de chapa a sigla se coliga com o PSDB através da vereadora LORECI DE OLIVEIRA. Segundo a direção, a convenção foi ótima e contou com a presença dos filiados. A Coligação “São Lourenço Merece Mais” é composta por PT, PSDB, PSD, PDT e DEM. Foi unânime a escolha dos coligados, bem como os nomes para vereadores.

Para Câmara Municipal, PT de São Lourenço, lança são 13 pessoas. São eles: SILVIAN HENTZ; EDSON ADRONO; MARLETE BANDEIRA; ALAMIR VEDANA; ISAIAS DOS SANTOS; ROSIMAR DIEHL; JOSÉ RODRIGUES; AMADEUS LAUTÉRIO; ELVENI DA COSTA; JUCIMAR GARBIN; CARMEM MINOZZO; NEUDI DAMASO e LUCIA DA COSTA.

PSDB lança candidata a prefeita em São Lourenço do Oeste. Quem informa é o diretório do partido. O nome indicado para concorrer à prefeitura é o de LORECI DE OLIVEIRA. Como vice, a sigla se coliga com o PT e apresenta CELSO BESSEGATO. Faz parte ainda da Coligação “São Lourenço Merece Mais” PSD, PDT e DEM. Os votos foram unânimes para composição da coligação e também para a composição da lista dos candidatos a vereador.

Sete pessoas compõe a lista de vereadores pelo PSDB em São Lourenço do Oeste. São eles: ADERBAL MOLON; ADILIO CARUBIM; DAIAM MARAFFOM; IVO FOSSATTI; ELIANE BATISTTI; MARIA PERUZZO e SONIA SEITHER.

PODEMOS de São Lourenço do Oeste não lança candidato à prefeitura nem para o legislativo. A afirmação é do diretório do partido. Na opinião da direção, a convenção foi muito produtiva. A reunião contou com a participação da maioria dos filiados. Ainda segundo o diretório, o PODEMOS é um partido novo em São Lourenço, por isso, nessas eleições de 2020, optou por não lançar nenhum candidato. A sigla vai apoiar a candidatura de RAFAEL CALEFFI do MDB para prefeito junto com AGOSTINHO MENEGATTI do PP para vice. Todos aceitaram a decisão.

PSD de São Lourenço do Oeste tem apenas candidatos para disputar a Câmara Municipal. Segundo o diretório do Partido Social Democrático, nessas eleições a sigla lança 13 nomes para o legislativo. Para a majoritária vai apoiar a Coligação “São Lourenço Merece Mais” composta por PSDB, PT, PSD, PDT e DEM, que tem como candidata a prefeita LORECI DE OLIVEIRA e para vice CELSO BESSEGATO.

Escolha para coligação e dos nomes para vereador é aceita por todos os filiados. Segundo a direção do partido, foi com unanimidade de voto que o PSD de São Lourenço do Oeste, apresenta ADRIANE DE JESUS; CLEBER BAUER; EDEVALDO PRESTES; EDINEI ROMAN; GENTIL DE MELLO CESAR; IVANETE DE LAZARI; JAIR SIQUEIRA; JOCENILDO PORTO; NOELI ZIN; OLCIR DA ROSA; PAULO NUNES; TAMIRES DA ROSA e VANDERLEI VEIGA.

REPUBLICANOS de São Lourenço do Oeste não tem candidato a prefeito, nem vice e nem vereador. Conforme o diretório do partido, o REPUBLICANOS é uma agremiação nova e nessas eleições preferiu entrar apenas como apoiador. A convenção, segundo a direção, foi muito boa, pois os filiados estiveram presentes atendendo as determinações da saúde, devido ao coronavírus, e debateram sobre a estrutura do partido.

REPUBLICANOS apoia a Coligação “São Lourenço No Rumo Certo”. O grupo conta com apoio de oito agremiações: MDB, PP, PL, PSC, REPUBLICANOS, PODEMOS, PSL e MOVIMENTO ALIANÇA PELO BRASIL. Essa coligação traz RAFAEL CALEFFI para prefeito e AGOSTINHO MENEGATI para vice.

DEM de São Lourenço do Oeste não terá candidatos à prefeitura nem Câmara. A informação é do diretório do partido. Na avaliação do grupo, a convenção foi muito boa e em consenso com todos os filiados participantes, decidiram não lançar nenhum nome, apenas apoiar a Coligação: “São Lourenço Merece Mais”, composta por PSDB, PT, PSD, PDT e DEM, que tem como candidata a prefeita LORECI DE OLIVEIRA e vice CELSO BESSEGATO.

PP de São Lourenço do Oeste lança AGOSTINHO MENEGATTI para vice-prefeito. A informação vem do diretório do Partido Progressistas. Cabeça de chapa é do MDB RAFAEL CALEFFI. A Coligação é composta por oito agremiações: MDB, PP, PL, PSC, REPUBLICANOS, PODEMOS, PSL e MOVIMENTO ALIANÇA PELO BRASIL. A convenção, na visão da direção foi ótima e contou com a participação de um grande número de filados. O diretório frisa, que todos os cuidados de segurança devido a pandemia foram adotados.

PP de São Lourenço lança 13 nomes para o legislativo. São eles: SILVANA FURLANETTO; LIZZIANE DE SOUZA; LILYAN DOS SANTOS; VILSON PERES; ALTAIR BORGES; JANDIR DE OLIVEIRA; FÁBIO DO PRADO; JADER IORIS; ZONIR RAMPANELLI JUNIOR; JOSÉ DEON; JOSÉ GOBI; GILMAR DE CAMARGO e ROSANA GLUSZEZAK.

Homem com mandado de prisão tenta usar nome do irmão em abordagem policial. A PM fazia patrulhamento ontem pelo bairro Padre Úrico, em Francisco Beltrão, quando abordaram um carro com dois ocupantes. Durante a abordagem, foi localizado aproximadamente duas gramas de maconha. Um deles tentou se passar pelo irmão, pois sabia que existia contra ele um mandado de prisão por tráfico de droga. O homem foi preso e entregue, junto com a maconha, na Delegacia de Polícia Civil.

Homem é detido acusado de agredir companheira em São Lourenço do Oeste. Uma mulher de 48 anos foi vítima de agressão por parte do companheiro no bairro São Francisco. De acordo com a Polícia Militar, a mulher foi encontrada dentro de casa com sangramento no nariz. Ela contou que o companheiro tentou lhe estrangular e arrancou seus cabelos. O homem foi encontrado dentro de casa. Ele tem 56 anos e foi levado para a delegacia.

Mulher de 63 anos fica ferida ao ser atropelada. Foi na tarde de ontem, por volta das 16 horas e 20 minutos na Rua Ponta Grossa em Francisco Beltrão. A vítima foi atingida por uma moto. A mulher sofreu ferimentos moderados e foi socorrida a UPA pelo Corpo de Bombeiros. A Polícia Militar fez o registro do acidente.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.