ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 17/08/21

O Haiti foi atingido pelo ciclone tropical Grace na noite de segunda-feira, dois dias depois do país ter enfrentado um forte terremoto que deixou ao menos mil 419 mortos, seis mil feridos e milhares de pessoas desabrigadas. O ciclone levou fortes chuvas e rajadas de vento de até 75 quilômetros por horas ao Haiti. A região sudoeste do país, a que mais sofreu com o terremoto, foi justamente a mais atingida pelo ciclone Grace. Também choveu muito na capital, Porto Príncipe. As chuvas e o vento aumentaram o risco dos deslizamentos e de enchentes.

Os voos de evacuação foram retomados nesta terça-feira no aeroporto internacional de Cabul, no Afeganistão, um dia após as cenas de caos registradas no local durante a fuga desesperada de estrangeiros e afegãos do Talibã. Os voos civis ainda não foram retomados. Tropas americanas e de outros países tomaram o controle do aeroporto, e apenas voos militares para a retirada de diplomatas e civis do país estão ocorrendo no local. Milhares de pessoas que haviam invadido o aeroporto para fugir do país depois que o Talibã tomou a capital e reconquistou o poder foram retiradas da pista, mas ainda há civis no local.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, reiterou que o país fez certo em retirar os militares americanos ainda em solo afegão, o que abriu caminho para a tomada do controle do Afeganistão pelo grupo extremista Talibã. No pronunciamento, transmitido pela TV a partir da Casa Branca, BIDEN reconheceu que o avanço do Talibã pegou de surpresa o governo americano. Com a saída dos americanos, o Talibã ganhou terreno sobre as forças oficialistas apoiadas por Washington até que, neste fim de semana, o grupo extremista tomou Cabul, a capital afegã. Mesmo assim, BIDEN defendeu a saída dos militares americanos e, indiretamente, criticou a falta de reação das forças oficiais afegãs diante da ofensiva Talibã.

Os analistas do mercado financeiro elevaram a estimativa de inflação em 2021 pela décima nona semana seguida, e pela primeira vez a previsão superou a barreira dos sete por cento. Ao mesmo tempo, o mercado projetou uma alta menor do PIB e juros mais altos. As previsões do mercado constam no relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Os dados foram levantados na semana passada, em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras. Para o IPCA, a inflação oficial do país, a expectativa do mercado para este ano subiu de seis vírgula 88 por cento para sete vírgula zero cinco por cento.

O governo deve propor a distribuição de oito bilhões 129 milhões do lucro obtido pelo FGTS em 2020. O valor representa 96 por cento do resultado registrado no ano passado. A medida deve ser votada na terça-feira pelo Conselho Curador do FGTS. Os trabalhadores cotistas receberão o valor de forma proporcional aos saldos de cada conta do FGTS com recursos na data de 31 de dezembro de 2020. O rendimento das contas do FGTS deve ficar acima da inflação observada em 2020 com a distribuição dos resultados. Ou seja, os cotistas terão ganho real. O valor fica nas contas e só pode ser sacado nas condições especiais previstas em lei.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta terça-feira que vai vetar "tudo que exceder" a lei criada em 2017 para estabelecer o Fundão Eleitoral para os partidos políticos. Dos cinco bilhões 700 milhões aprovados pelo Congresso para as eleições de 2022, ele estima que o valor será reduzido em dois bilhões e 700 milhões. Ele afirmou que a decisão a respeito do tema será tomada dentro da lei. BOLSONARO lembrou que o prazo limite para os vetos à Lei de Diretrizes Orçamentárias está próximo e revelou ter dado a ordem para "vetar tudo o que está previsto pela lei de 2017" e que seja rejeitado tudo que esteja presente em um artigo único.

A Prefeitura de Ibirama, o Vale do Itajaí, anunciou nesta segunda-feira que afastou uma servidora após esquecimento de uma criança de dois anos dentro de Centro de Educação Infantil na sexta-feira. A Secretaria de Educação abriu um Processo Administrativo Disciplinar para apurar o caso. Foram os próprios pais da criança que o encontraram o menino sozinho e molhado dentro da CEI Abelhinha Feliz, no bairro Areado, uma hora depois do fechamento. O pai, que preferiu não se identificar, registrou um boletim de ocorrência. A família, de acordo com a administração municipal, está recebendo atendimento psicológico e segue em contato com a prefeitura.

Pelo calendário do governo de Santa Catarina, até 31 de agosto todo o público acima de 18 anos deverá tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Nos próximos dias, os secretários municipais e o secretário de Estado, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, vão discutir a questão dos adolescentes. Uma das possibilidades é que se inicie antes a vacinação do grupo com comorbidades para que depois se avance pela faixa etária dos 17 aos 12 anos. Por enquanto, a secretaria de Estado da Saúde deixa a critério dos municípios o avanço conforme as aplicações. Até o momento, somente a Pfizer tem autorização da Anvisa no Brasil para ser usada neste grupo.

O governador CARLOS MOISÉS informou, nesta segunda-feira que o Estado já localizou 31 milhões e 800 mil reais referentes à compra dos 200 respiradores, realizada no fim de março de 2020. O valor corresponde a 96 vírgula seis por cento do total e está bloqueado em dinheiro ou bens ou em fase avançada de cobrança judicial. MOISÉS garantiu que o governo de SC não está medindo esforços para que os 33 milhões gastos na compra fraudulenta retornem aos cofres públicos. Outra novidade é a criação de um site para que as pessoas acompanhem os detalhes do trabalho que está sendo feito.

Primeira embaixadora catarinense do programa Mini Handebol Brasil é de Palma Sola. GIOVANA GOETZ foi escolhida para representar o programa que incentiva a prática do esporte. Conforme ela, a decisão foi tomada pelo presidente da Federação Catarinense de Handebol, por causa do destaque que o município tem no esporte em Santa Catarina. Salienta que Palma Sola teve muitas conquistas nos últimos anos, se saindo bem em várias competições estaduais e nacionais. GIOVANA conta que foi escolhido um embaixador por estado. Ela ainda convidou o professor MARTINHO, de Criciúma, para junto com ela buscar os melhores resultados do programa em SC.

Objetivo do programa Mini Handebol é incentivar o esporte entre os mais novos. Voltado para crianças de cinco a dez anos, a embaixadora GIOVANA GOETZ explica que o projeto adapta essa modalidade para que seja mais fácil ensinar aos pequenos. As regras são passadas com jogos, brincadeiras e exercícios, estimulando a se divertir com esse esporte. Estão sendo instalados dez polos do programa no estado, e um é em Palma Sola. Segundo GIOVANA, a inauguração do polo será em novembro, com a presença de um representante da Confederação.

Conferência Municipal de Assistência Social alcança as expectativas em Palma Sola. A décima primeira edição da reunião aconteceu, como conta o secretário de assistência social IVANOR DE MOURA. Fala que o debate sobre as políticas públicas ocorre a cada dois anos em todos os municípios, depois na esfera estadual e então federal. Na opinião do secretário, que já participou de várias edições da conferência, esse ano foi realmente muito boa, debatendo sobre os investimentos feitos pelos governos estadual e federal nos municípios. O encontro começou com uma palestra feita por duas assistentes sociais, e então o público foi separado em grupos, para discutir sobre o tema.

Objetivo da Conferência Municipal de Assistência Social é saber a opinião da população sobre os investimentos no setor. O secretário de Palma Sola - IVANOR DE MOURA, comenta que nos últimos anos o valor investido na parte social diminuiu muito. Salienta que está com grande expectativa para o lançamento do governo federal, que define como: um programa bolsa família com outro nome. Considera que o programa já deveria estar nesse novo formato a algum tempo, e espera que o investimento seja como está sendo proposto. IVANOR, agora aguarda a reunião estadual, que será por videoconferência, contando com seis representantes de Palma Sola. A conferência nacional será de sete a dez de dezembro.

Escola Médici volta 100 por cento presencial gradativamente. O Governo do Estado determinou o fim das aulas online para que alunos e professor trabalhem dentro das salas de aula. MAURÍCIO TREVISAN – diretor do estabelecimento de Campo Erê faz uma observação: antes disso é preciso haver um período para o educandário se adequar. Mesmo assim, mais de 95 por cento dos estudantes já retornaram normalmente. A Médici já vinha estudando o retorno das turmas, onde as salas comportam a todos. É levado muito em conta a distância mínima entre as pessoas. A turma do sétimo ano da manhã ultrapassa 35 alunos e por isso precisa ser dividida.

Escola Médici tem alunos na escola pólo de São Lourenço do Oeste, que tem a opção de permanecerem estudando remotamente. O diretor da Médici MAURÍCIO TREVISAN acredita que nos próximos dias, esses também voltarão ao sistema presencial em Campo Erê. Só ficariam em casa aqueles que pertencem aos grupos de risco. A volta a normalidade quebra um sistema que já vinha durando 1 ano e meio. O diretor garante que a escola é o lugar mais seguro contra o vírus. MAURÍCIO comenta que a pandemia serviu para uma coisa: acelerar as reformas gerais que estão sendo feitas. 90 por cento das obras estão concluídas. Os trabalhos estão concentrados no ginásio, refeitório, anfiteatro e no setor administrativo.

Diminuir o número de analfabetos em Campo Erê está no plano de governo da prefeita ROZANE MOREIRA. Por isso ela criou um programa para atender adultos que, por algum motivo, não aproveitaram o tempo de escola para estudar e agora precisam recuperar. Saber ler é muito importante na vida das pessoas. Alfabetização não está em nenhum programa dos governos estadual e federal, por isso a administração municipal tomou a iniciativa. Será contratado um professor especialmente para isso para trabalhar duas noites na Escola João Telles. Haverá uma turma na Escola Maria Nély englobando moradores da Cohab e Vila Feliz.

Pessoas que foram contempladas com o Programa Minha Casa Mais Feliz, que não sabem ler e escrever, assumiram compromisso de aprender. A prefeita ROZANE MOREIRA quer dar mais qualidade de vida e por isso criou o incentivo em Campo Erê. Haverá uma turma de alfabetização na Linha Bicudo. O diretor do NAES – Nucleo Avançado de Ensino Supletivo, que funciona numa sala da Escola João Telles, é REMI BIANCHI. Outro professor envolvido no projeto é LAUDIR GONÇALVES.

Programa Minha Casa Mais Feliz já entregou 7 residências reformadas em Campo Erê. Conforme a prefeita ROZANE MOREIRA, uma, inclusive, teve que ser totalmente reconstruída porque a antiga construção havia sido consumida num incêndio. Ela destaca que a Assistência Social ajuda mas quer uma contrapartida das pessoas, que devem ir em busca de emprego e participar de cursos de alfabetização. Ela aproveita para informar que estão sendo viabilizadas 30 vagas de trabalho na Aurora de Quilombo. O Social fornece o transporte, inclusive para São Lourenço, se for o caso. O ideal seria trabalhar em Campo Erê mesmo, mas quando isso não fica possível, se oferecem possibilidades fora.

Palma Sola retoma construção de rua coberta. De acordo com o prefeito do município - CLEOMAR MANTELLI, o KIKO, a licitação para a obra foi no final de 2020. Uma empresa do município mesmo foi que venceu, e se propôs a fazer a cobertura da rua por um milhão e 98 mil reais. Porém, o chefe do executivo informa que com a pandemia do coronavírus o valor cobrado pelo quilo do ferro e do aço subiu muito, prejudicando a conclusão da obra, feita toda de metal. Com o aumento do preço a empresa vencedora da licitação acabou desistindo da obra.

Nova empresa irá concluir rua coberta de Palma Sola. Após a desistência da vencedora da licitação, segundo o prefeito KIKO MANTELLI, a administração pegou três orçamentos e uma empresa de Chapecó ficou com a obra. Representantes já visitaram o município, e deram prazo de entregar a cobertura pronta até o fim do ano. O prefeito explica que uma parte do metal está sendo trabalhado em Chapecó, e virá pronta para ser somente montado em Palma Sola. CLEOMAR MANTELLI adianta que em 2021 o município completará 60 anos, e gostaria de poder comemorar na nova rua coberta, quando concluída.

Palma Sola investe um milhão e setecentos mil reais na cobertura da rua Francisco Zanoto. De acordo com o prefeito, o valor total está somado em 200 mil reais, pagos à primeira empresa pela fundação. Um milhão e meio é a soma para a segunda empresa concluir a obra. KIKO MANTELLI destaca que também está em andamento a revitalização da praça da cidade, onde devem ser trocadas todas as calçadas. Por outro lado, o ginásio vai receber uma reforma, já com licitação marcada para quinta-feira. Conforme o prefeito, três empresas estão inscritas para disputar a troca do telhado e a revitalização ao redor da estrutura.

29 quilos de maconha e oito de haxixe são apreendidos pela Polícia Militar. A apreensão aconteceu em Campo Erê, durante a realização de uma barreira policial, pela operação Hórus. Um Fox com placas de Chapecó tentou fugir da guarnição, mas perdeu o controle do veículo e foi parar em meio a uma mata. O motorista abandonou o carro, fugiu e não foi mais localizado. No interior do carro foram encontrados 29 quilos de maconha e oito de haxixe. O veículo, dois celulares e a droga foram apreendidos e encaminhados para os procedimentos cabíveis.

Incêndio em São Lourenço do Oeste. Por volta das 20 horas e dez minutos de ontem, o Corpo de Bombeiros do município foi até o loteamento Menghetti, após receber um chamado. Chegando no local, a guarnição se deparou com um incêndio numa área de reflorestamento de eucaliptos, com aproximadamente três mil metros quadrados. Foram necessários quatro mil litros de água para apagar as chamas, e assim evitar que o fogo se espalhasse para as áreas de mata próxima.

Adolescente vítima de acidente tem morte cerebral e família autoriza doação dos órgãos. Familiares de LUIZ EDUARDO CORLASSOLI, de 14 anos, moradores em Marmeleiro, confirmaram na tarde de ontem, a morte cerebral do adolescente, que foi vítima de um grave acidente de carro na noite de sexta-feira, na PR-180 entre a Água Branca e Marmeleiro. A morte foi constatada no hospital, na manhã de ontem. A família autorizou a retirada dos órgãos para doação. LUIZ EDUARDO era passageiro de um Astra que se envolveu numa colisão com uma caminhonete Frontier e um caminhão na noite de sexta. O adolescente sofreu uma forte pancada na cabeça e foi levado em estado grave ao Hospital Regional de Francisco Beltrão. O motorista do carro e três passageiros da caminhonete também tiveram ferimentos e foram encaminhados para atendimento médico.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.