ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco segunda-feira 17 08 2020

-GOVERNO ESTUDA CRIAÇÃO DE IMPOSTO VERDE SOBRE EMISSÃO DE CARBONO

-DEFESA CIVIL CONFIRMA UMA MORTE E 16 FERIDOS DURANTE PASSAGEM DE TORNADO

-COUTINHO APONTA POSSIBILIDADE DE NEVE NO MUNICÍPIO NESTA SEMANA

-EMPRESÁRIOS EXPLICAM RETOMADA DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL NO EXTREMO-OESTE

-OCUPAÇÃO DOS LEITOS DE UTI COM PACIENTES DA COVID PASSA DE 70 POR CENTO

-PM ATENDE SETE CASOS DE DESCUMPRIMENTO DAS MEDIDAS CONTRA O CORONAVÍRUS

-ACIDENTES DEIXAM TRES PESSOAS FERIDAS NAS RODOVIAS DA REGIÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 10 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 41 centavos. O euro está valendo seis reais e 42 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

O presidente libanês, MICHEL AOUN, disse neste sábado que a investigação sobre a explosão no porto de Beirute levará tempo, e que a ajuda internacional "deve chegar aonde for necessária". Em uma entrevista concedida a um canal de TV local, o chefe de Estado libanês declarou que, por enquanto, nenhuma hipótese foi descartada. A tragédia provocou a morte de 177 pessoas, deixou cerca de seis mil e 500 feridas e devastou parte da capital libanesa. Os Estados Unidos pediram que a investigação sobre a explosão provocada por mais de duas mil toneladas de nitrato de amônio estocadas há anos no porto seja crível e transparente.

A primeira-ministra da Nova Zelândia, JACINDA ARDERN, anunciou neste domingo que as eleições gerais no país serão adiadas em um mês. Originalmente, o pleito seria realizado em 17 de setembro. Segundo ARDERN, com a transferência para o dia 17 de outubro haverá "tempo suficiente para a comissão eleitoral se preparar e para que os eleitores se sintam seguros de uma eleição acessível e incrível". ARDERN também voltou a convocar o Parlamento do país, que deveria ser dissolvido nesta segunda-feira para permitir a organização das eleições.

Um grupo de quase 31 países, incluindo Brasil, Estados Unidos, a União Europeia e outros como Israel e Coreia do Sul, divulgou uma declaração conjunta pedindo "eleições livres" na Venezuela. O texto faz um apelo a "todos os venezuelanos", de todas as tendências ideológicas, sejam civis ou militares, a se comprometerem "com urgência" em apoiar um processo de estabelecimento de um governo de transição inclusivo "que leve o país a eleições presidenciais livres e justas, a curto prazo". O documento cita que atual pandemia e o sobrecarregado sistema de saúde pública da Venezuela tornaram ainda mais urgente a necessidade de dar fim ao status quo.

O governo federal avalia propor no âmbito da reforma tributária a criação de um imposto "verde" que é sobre a emissão de carbono. A informação é da assessora especial do Ministério da Economia, VANESSA CANADO. Os chamados impostos "verdes" ou ambientais são destinados a diminuir as emissões de carbono na atmosfera, com o objetivo de tentar frear o aquecimento global e também podem ajudar na redução do desmatamento. De acordo com ela, os números e desenho ainda estão em construção explicando que ainda não há um formato definido sobre quais produtos e serviços seriam taxados nem previsão de arrecadação. Se o imposto verde for criado, outros seriam reduzidos, dentro da estratégia do governo de manter a carga tributária total estável.

O Poder Judiciário não tem instrumentos para barras as fake news, mas as empresas que exploram as redes sociais mudaram de posição recentemente e passaram a colaborar no combate ao fenômeno. A afirmação é do presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministro do Supremo Tribunal Federal, LUÍS ROBERTO BARROSO. Ele disse que “não se deve cultivar a ilusão de que pela via do Judiciário seja possível paralisar fake news". O ministro afirmou que já se reuniu com representantes das empresas que mantêm as mídias sociais mais utilizadas no País, como Facebook, WhatsApp, Instagram, Twitter e Google e percebeu uma "disposição muito grande" de colaboração no combate à disseminação de notícias falsas e campanhas de desinformação. O combate às fake news, segundo BARROSO, deve se concentrar no monitoramento de perfis falsos, contas fraudulentas, robôs e impulsionamentos artificiais de conteúdo.

A menina de dez anos que engravidou depois de ser estuprada foi levada neste domingo do Espírito Santo para outro estado. Acompanhada de parentes, a menina, que está grávida de cinco meses, embarcou neste domingo de manhã no aeroporto de Vitória. Segundo o governo do Espírito Santo, ela foi para um estado que tem protocolo médico mais específico para interrupção de gravidez. A gravidez foi revelada no dia sete de agosto quando a menina foi ao hospital, na cidade de São Mateus, se queixando de dores abominais. A menina relatou que começou a ser estuprada pelo próprio tio desde que tinha seis anos. A Promotoria da Infância e da Juventude de São Mateus decidiu investigar se pessoas ligadas a grupos políticos foram até a casa da família para pressionar a avó a não autorizar o aborto.

Um rapaz de 22 anos morreu após sair para pescar em Penha, no Litoral Norte catarinense. Ele despareceu no mar na noite de sexta-feira durante forte temporal na cidade, quando o vento passou de 100 quilômetros segundo a prefeitura de Penha. A Defesa Civil do Estado confirmou a morte como consequência dos temporais em Santa Catarina na noite de sexta-feira. Em todo estado, o órgão estadual registrou 16 feridos, 848 desabrigados e 650 desalojados. Santa Catarina teve dois tornados, micro explosões, granizo e ventos fortes na sexta-feira. Além disso, ao menos 27 municípios registraram estragos por causa dos fenômenos climáticos na noite de sexta-feira. Em todo o estado, quatro mil residências foram afetadas, 57 locais públicos, além de ao menos 100 locais particulares, como empresas.

Santa Catarina já registrou 120 mil 880 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, dos quais 108 mil e 39 já estão recuperados. 11 mil e 44 permanecem em acompanhamento. O balanço foi divulgado neste domingo. A Covid-19 já causou mil 797 mortes no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de um vírgula 49 por cento. Já foram confirmados casos em todos os 295 municípios catarinenses e 188 cidades registraram pelo menos um óbito. O local com a maior quantidade de pessoas que já contraíram Covid-19 é Joinville, com 10 mil 124 casos.

A semana em Santa Catarina será de restrições em boa parte do Estado. A partir desta segunda-feira começam a valer, por mais sete dias as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus em oito regiões. O anúncio foi feito pelo governo do Estado na sexta-feira. Com o novo decreto estadual, o transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros continua suspenso por mais sete dias, nas seguintes regiões de Santa Catarina: Alto Vale do Itajaí, Médio Vale do Itajaí, Foz do Rio Itajaí, Nordeste, Carbonífera, Extremo Sul, Alto Vale do Rio do Peixe e Meio-Oeste. As medidas abrangem 133 municípios, que representam 55 por cento da população catarinense.

O Peperi Debates deste sábado falou sobre o mundo pós pandemia. O programa retomou essa discussão, agora com outros olhares sobre o tema. Neste sábado, a Peperi debateu como o homem vai sair desse momento, o que vai mudar, quais valores vão permanecer e que consequências a pandemia terá na condição humana. O Debate contou com a presença do professor de história e filosofia, NELSO LOLATTO, o Biólogo e professor universitário JACKSON PREUSS, a psicóloga GABRIELA MARIN e o terapeuta familiar, SERGIO RIBEIRO. As fotos e o áudio integral do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

O contexto da pandemia do coronavírus mostrando um grande paradoxo que precisa ser abordado e resolvido. Segundo o professor de História e Filosofia, NELSO LOLATTO, as pessoas precisam refletir sobre tudo o que está acontecendo e ressignificar alguns valores e conceitos. Ele citou que este é o momento para refletir se vamos caminhar para um mundo mais solidário e de preocupação com o outro ou se vamos reforçar velhos preconceitos e práticas. NELSON comentou ainda que a pandemia do coronavírus está mostrando que a tecnologia não consegue dar todas as respostas. Além disso, este momento leva a um questionamento maior sobre a lógica do lucro a todo custo e sobre o consumismo em massa. Para NELSON, a solução apenas pelo viés econômico não se mostra suficiente para este novo momento.

A humanidade já passou por outras pandemias e com o tempo as coisas vãos se reestabelecer. A afirmação é do Biólogo e professor universitário, JACKSON PREUS. Ele explicou que as pessoas vão ter se adaptar para retomar a rotina. O biólogo disse que essa capacidade de adaptação é fundamental para que as espécies sobrevivam diante das adversidades. Ele citou ainda que esse episódio mostrou que não há poder econômico ou bélico que resolva todos os problemas. O coronavírus, por exemplo, ainda está sem resposta. Para JACKSON, se não mudarmos comportamentos, o homem ainda pode enfrentar vírus tão ou mais agressivos. Ele comentou que o mundo pós pandemia terá essa preocupação maior com a prevenção e as pessoas, de uma forma geral, vão ver com outros olhos a questão ambiental e vulnerabilidade do homem.

As pessoas tem dificuldade em lidar com as mudanças, sejam aquelas que o homem quer e aquelas que ele não espera e é obrigado a viver. A observação é da psicóloga GABRIELA MARIN. Ela disse que as pessoas não estão abertas as mudanças e este é um momento que vai exigir muitas alterações. Para a psicóloga o homem vai ter que se adaptar, mas o medo faz a gente ficar estagnado e defender as coisas como elas eram. Ela citou que é preciso reorganizar a vidae tudo isso vai afetar muito os relacionamentos sociais, tanto nas famílias quanto na comunidade. GABRIELA ressaltou que a pandemia vai deixar as pessoas menos individualistas e mais preocupadas com a coletividade.

A pandemia do coronavírus está trazendo à tona o que as pessoas tem de melhor e de pior. A afirmação é do terapeuta familiar, SÉRGIO RIBEIRO. Ele disse que este momento está mudando as pessoas e os relacionamentos. RIBEIRO citou que 60 por cento das famílias tiveram questões alteradas nos últimos meses. Ele comentou que uma coisa é se isolar por decisão própria e outra é ter que ficar isolado. Isso provoca, segundo RIBEIRO, uma perda de autonomia e gera um sofrimento mental muito grande. O terapeuta entende que esse é um período que reavaliação e de discussão sobre os valores que devem permanecer na sociedade e nas famílias. Para ele, as pessoas vão ter que se reorganizar e redefinir o que realmente é mais importante a partir de agora.

A Comissão Especial de Fiscalização e Acompanhamento dos Gastos com a Covid-19 começou hoje uma série de seis audiências públicas virtuais com as mesorregiões catarinenses para discutir as ações que o Estado tem desenvolvido para o enfrentamento da pandemia. Os encontros ocorrerão por videoconferência e serão realizados a partir do Plenário Deputado Osni Régis no decorrer da semana. Hoje pela manhã, a reunião virtual envolveu as esorregiões do Oeste e Extremo Oeste. Além dos deputados que integram a comissão especial, vão participar das audiências gestores municipais e membros das secretarias de Estado da Saúde e da Fazenda. O objetivo é acompanhar a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas relacionadas ao combate ao coronavírus em Santa Catarina.

A terceira semana do mês de agosto de 2020 será marcada pelo frio intenso na região Extremo Oeste de Santa Catarina. A informação foi divulgada pelo engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim RONALDO COUTINHO. De acordo com ele, a temperatura vai mudar totalmente a partir de quarta-feira, quando uma frente fria chega na região. Entre quinta-feira e domingo, a região terá muito frio, com possibilidade de chuva congelada e neve em São Miguel do Oeste. No final de semana a formação de geada também será intensa. O engenheiro agrônomo destacou que outras regiões do estado catarinense também terão neve nos próximos dias.

Se a previsão de neve se confirmar nesta semana em São Miguel do Oeste, não será a primeira vez do fenômeno no município. Há, pelo menos, um registro oficial de neve na cidade. O fato aconteceu há 55 anos. Em julho de 1965, São Miguel do Oeste teve uma forte nevasca. ELZA BALDISSERA, uma das pioneiras da região, tem fotos guardadas do dia em que nevou no extremo-oeste. Em entrevista para a rádio Peperi concedida há cerca de três anos, dona ELZA lembrou que todos ficaram admirados e, depois que a neve derreteu, a região foi isolada por conta da quantidade de água nos rios.

Por conta da previsão de neve para esta semana, o engenheiro agrônomo RONALDO COUTINHO fez um alerta sobre as consequências para o setor agrícola. Ele comentou que é de extrema importância que os produtores suspendam o plantio de milho e deixem o serviço para o fim do mês ou início de setembro. O mesmo vale para o feijão. Nas áreas de fumo é importante suspender, se possível, o transplante de mudas para o campo. COUTINHO também alertou que os motoristas devem cuidar ao transitar nas rodovias a partir de quinta-feira pois pode ocorrer a formação de gelo na pista. Além disso, ele lembrou que marcas históricas de temperaturas mínimas poderão ocorrer em diversas regiões.

A taxa de ocupação de leitos de UTI no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso alcançou o maior índice desde o início da pandemia neste domingo. De acordo com o boletim divulgado no final da tarde de ontem, 12 pacientes confirmados e um caso suspeito estavam internados na UTI. A taxa de ocupação na unidade de tratamento intensivo é de 72 por cent. Apenas cinco dos 18 leitos estão livres. Na enfermaria, são quatro casos suspeitos e um confirmado, o que dá uma taxa de ocupação de31 por cento.

A indústria catarinense fechou o mês de junho com crescimento de nove virgula um por cento na produção frente ao mês anterior. Foi o segundo resultado positivo após a chegada da pandemia.Em maio, a produção das industrias catarinenses cresceu seis vírgula um por cento. Apesar de positivo, o acumulado de maio e junho representou menos da metade da perda dos dois meses anteriores de acordo com os dados da Produção Industrial Mensal do IBGE. Em março, o recuo foi 18 por cento e em abril a queda foi de 13 vírgula nove por cento. Na última sexta-feira, o programa Boa Tarde Peperi abordou esse assunto no quadro Ponto e Contraponto e ouviu as lideranças empresariais da região sobre esse crescimento da produção industrial no extremo-oeste.

A retomada da produção industrial no estado e na região é realmente surpreendente. A afirmação é do vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST. Ele disse que os números de maio e junho reforçam a frase do presidente da federação, MARIO CESAR DE AGUIAR de que Santa Catarina seria o último estado a entrar na crise e o primeiro a sair dela. Para KIST, a recuperação da indústria foi muito rápida. Ele citou ainda que alguns setores já enfrentam falta de matéria prima diante do aumento da demanda e da produção. KIST afirmou que os próximos meses ainda serão de turbulência, mas que a indústria deve continuar nessa linha de aumento da produção.

A economia é uma espécie de engrenagem e a retomada da produção industrial veio acompanhada de indicadores positivos em outros setores, como a prestação de serviços e o comércio. A declaração é do vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST. Ele citou o comércio, por exemplo, teve aumento de vendas nos meses de maio e junho e essa circulação de mercadorias gera um aumento da atividade industrial. KIST comentou que o consumidor também está se acostumando com esse quadro e voltando a normalidade. A partir disso, os setores também estão recuperando o ritmo normal das atividades.

A Polícia Militar flagrou uma festa particular no interior do município de Iporã do Oeste neste final de semana. O fato ocorreu na tarde deste sábado, em uma chácara.

No local, havia 15 pessoas de outro estado reunidas para uma festa de aniversário. A responsável pela confraternização foi compromissada e responderá um Termo Circunstanciado por Infringir determinação do poder público destinado a impedir a introdução ou propagação de doença contagiosa. A PM reforçou o pedido para que as pessoas cumpram os decretos do estado e dos municípios e evitem a aglomeração.

Além da festa particular em Iporã do Oeste, a Polícia Militar registrou mais seis ocorrências de descumprimento das medidas para evitar o contagio do coronavírus.Em Paraíso, os clientes de um bar não estavam cumprindo as regras de distanciamento dos clientes. Em Guaraciaba, a PM foi até uma residência onde estava ocorrendo uma festa com aglomeração de pessoas. Em São Miguel do Oeste foram quatro registros: duas festas em residência, aglomeração de pessoas em um bar e um homem com sintomas da Covid-19 foi flagrado descumprindo o isolamento domiciliar. Foram confeccionados termos circunstanciados para comparecimento em audiência.

Um acidente deixou uma pessoa ferida neste final de semana na BR 163. De acordo com o Corpo de Bombeiros de São José do Cedro, o condutor de um Corolla de Guarujá do Sul saiu da pista e capotou por volta das oito e meia da noite de ontem em um ponto conhecido como "curva da morte". O veículo caiu em um riacho que fica a aproximadamente seis metros de altura da estrada principal. O motorista de 48 anos apresentava escoriações na face, na boca e fraturas nos dois braços. A vítima foi socorrido pelos bombeiros e levada ao hospital de São José do Cedro onde recebeu atendimento médico.

Os bombeiros de São José do Cedro também atenderam um acidente com um ferido neste domingo no interior do município. A ocorrência foi registrada por volta das sete horas da manhã na Linha Santa Terezinha. O condutor de um Celta perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou. O motorista, de 23 anos, foi encontrado pelos bombeiros caído dentro da sarjeta com água. Ele recebeu os primeiros socorros no local e foi levado para atendimento médico no Hospital de São José do Cedro.

Um motociclista ficou ferido em um acidente na madrugada destas segunda-feira na SC 163. A colisão aconteceu por volta da uma e meia na linha São Valentim em Descanso. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, uma motocicleta Yamaha YBR 125 de Descanso atropelou um cachorro. O condutor da moto, um homem de 41 anos, teve ferimentos leves. A polícia explicou que o proprietário do cão não foi identificado. Nesse caso, o responsável poderá responder por omissão de cautela do animal e por lesões corporais sofridas pelo motociclista.

Um morador de São José do Cedro que estava desaparecido desde o dia 25 de julho foi encontrado morto na manhã de hoje. O corpo de SIDINEI VEDOY, de 43 anos, foi localizado na linha Derrubada Alta, em uma ribanceira. Ao longo das últimas semanas, foram feitas buscas com auxílio de bombeiros e cães farejadores, mas, não houve êxito. Mesmo com o encerramento da operação a família seguiu procurando até localizar o corpo. Equipes da Polícia Civil, IGP e IML foram chamadas para os procedimentos no local. Conforme o delegado, SANDRO ZANCANARO, ainda não há informações sobre as causas da morte. A polícia vai investigar se o caso se trata de suicídio ou se houve homicídio. Serão aguardados os laudos e demais informações.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.