O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 41 centavos. O euro está valendo seis reais e 42 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O presidente libanês, MICHEL AOUN, disse neste sábado que a investigação sobre a explosão no porto de Beirute levará tempo, e que a ajuda internacional "deve chegar aonde for necessária". Em uma entrevista concedida a um canal de TV local, o chefe de Estado libanês declarou que, por enquanto, nenhuma hipótese foi descartada. A tragédia provocou a morte de 177 pessoas, deixou cerca de seis mil e 500 feridas e devastou parte da capital libanesa. Os Estados Unidos pediram que a investigação sobre a explosão provocada por mais de duas mil toneladas de nitrato de amônio estocadas há anos no porto seja crível e transparente.
A primeira-ministra da Nova Zelândia, JACINDA ARDERN, anunciou neste domingo que as eleições gerais no país serão adiadas em um mês. Originalmente, o pleito seria realizado em 17 de setembro. Segundo ARDERN, com a transferência para o dia 17 de outubro haverá "tempo suficiente para a comissão eleitoral se preparar e para que os eleitores se sintam seguros de uma eleição acessível e incrível". ARDERN também voltou a convocar o Parlamento do país, que deveria ser dissolvido nesta segunda-feira para permitir a organização das eleições.
Um grupo de quase 31 países, incluindo Brasil, Estados Unidos, a União Europeia e outros como Israel e Coreia do Sul, divulgou uma declaração conjunta pedindo "eleições livres" na Venezuela. O texto faz um apelo a "todos os venezuelanos", de todas as tendências ideológicas, sejam civis ou militares, a se comprometerem "com urgência" em apoiar um processo de estabelecimento de um governo de transição inclusivo "que leve o país a eleições presidenciais livres e justas, a curto prazo". O documento cita que atual pandemia e o sobrecarregado sistema de saúde pública da Venezuela tornaram ainda mais urgente a necessidade de dar fim ao status quo.
O governo federal avalia propor no âmbito da reforma tributária a criação de um imposto "verde" que é sobre a emissão de carbono. A informação é da assessora especial do Ministério da Economia, VANESSA CANADO. Os chamados impostos "verdes" ou ambientais são destinados a diminuir as emissões de carbono na atmosfera, com o objetivo de tentar frear o aquecimento global e também podem ajudar na redução do desmatamento. De acordo com ela, os números e desenho ainda estão em construção explicando que ainda não há um formato definido sobre quais produtos e serviços seriam taxados nem previsão de arrecadação. Se o imposto verde for criado, outros seriam reduzidos, dentro da estratégia do governo de manter a carga tributária total estável.
O Poder Judiciário não tem instrumentos para barras as fake news, mas as empresas que exploram as redes sociais mudaram de posição recentemente e passaram a colaborar no combate ao fenômeno. A afirmação é do presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministro do Supremo Tribunal Federal, LUÍS ROBERTO BARROSO. Ele disse que “não se deve cultivar a ilusão de que pela via do Judiciário seja possível paralisar fake news". O ministro afirmou que já se reuniu com representantes das empresas que mantêm as mídias sociais mais utilizadas no País, como Facebook, WhatsApp, Instagram, Twitter e Google e percebeu uma "disposição muito grande" de colaboração no combate à disseminação de notícias falsas e campanhas de desinformação. O combate às fake news, segundo BARROSO, deve se concentrar no monitoramento de perfis falsos, contas fraudulentas, robôs e impulsionamentos artificiais de conteúdo.
A menina de dez anos que engravidou depois de ser estuprada foi levada neste domingo do Espírito Santo para outro estado. Acompanhada de parentes, a menina, que está grávida de cinco meses, embarcou neste domingo de manhã no aeroporto de Vitória. Segundo o governo do Espírito Santo, ela foi para um estado que tem protocolo médico mais específico para interrupção de gravidez. A gravidez foi revelada no dia sete de agosto quando a menina foi ao hospital, na cidade de São Mateus, se queixando de dores abominais. A menina relatou que começou a ser estuprada pelo próprio tio desde que tinha seis anos. A Promotoria da Infância e da Juventude de São Mateus decidiu investigar se pessoas ligadas a grupos políticos foram até a casa da família para pressionar a avó a não autorizar o aborto.
Um rapaz de 22 anos morreu após sair para pescar em Penha, no Litoral Norte catarinense. Ele despareceu no mar na noite de sexta-feira durante forte temporal na cidade, quando o vento passou de 100 quilômetros segundo a prefeitura de Penha. A Defesa Civil do Estado confirmou a morte como consequência dos temporais em Santa Catarina na noite de sexta-feira. Em todo estado, o órgão estadual registrou 16 feridos, 848 desabrigados e 650 desalojados. Santa Catarina teve dois tornados, micro explosões, granizo e ventos fortes na sexta-feira. Além disso, ao menos 27 municípios registraram estragos por causa dos fenômenos climáticos na noite de sexta-feira. Em todo o estado, quatro mil residências foram afetadas, 57 locais públicos, além de ao menos 100 locais particulares, como empresas.
Santa Catarina já registrou 120 mil 880 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, dos quais 108 mil e 39 já estão recuperados. 11 mil e 44 permanecem em acompanhamento. O balanço foi divulgado neste domingo. A Covid-19 já causou mil 797 mortes no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de um vírgula 49 por cento. Já foram confirmados casos em todos os 295 municípios catarinenses e 188 cidades registraram pelo menos um óbito. O local com a maior quantidade de pessoas que já contraíram Covid-19 é Joinville, com 10 mil 124 casos.
A semana em Santa Catarina será de restrições em boa parte do Estado. A partir desta segunda-feira começam a valer, por mais sete dias as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus em oito regiões. O anúncio foi feito pelo governo do Estado na sexta-feira. Com o novo decreto estadual, o transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros continua suspenso por mais sete dias, nas seguintes regiões de Santa Catarina: Alto Vale do Itajaí, Médio Vale do Itajaí, Foz do Rio Itajaí, Nordeste, Carbonífera, Extremo Sul, Alto Vale do Rio do Peixe e Meio-Oeste. As medidas abrangem 133 municípios, que representam 55 por cento da população catarinense.
Doações ao Pró Menoraumentam durante pandemia. Quem traz a informação é a Irmã NAIR TENROLER – coordenadora da entidade em Campo Erê. Ela conta que recebeu principalmente cestas básicas e roupas, que agora organiza e doa às famílias que necessitam. A irmã lembra que no inicio da pandemia do coronavírus todas as atividades haviam sido paralisadas. Porém, retornaram com algumas a partir do mês de maio. Atualmente o Pró Menor funciona todas as tardes fazendo confecção de máscaras e mantendo a entidade organizada.
Paralização aumenta burocracia na educação. Segundo a secretária de educação de Campo Erê, LEDI EHRENBRINK, além da parte burocrática, é necessário também um planejamento muito maior com equipe e professores. Ela comenta que um decreto estadual impede que retornem até dia sete de setembro, e a previsão é de que esse prazo seja prolongado devido ao aumento no número de casos do vírus. Informa que dia 25 tem reunião com o comitê de organização do protocolo e com a promotora pública, quando vão discutir e planejar a volta ás aulas. Porém, frisa que ainda não há certeza se o retorno será esse ano.
Mais pessoas testam positivo para coronavírus. Quem informa é SAMARA RONCHI, enfermeira responsável pela vigilância em saúde de Campo Erê. Algumas estão em recuperação, enquanto que outras já estão recuperadas e sem sintoma. Hoje o município registra 63 casos confirmados. Destes, cinco estão ativos e os demais, todos, recuperados. Ela considera a situação sob controle, mas já há transmissão comunitária. Isso acontece quando não se tem identificação da pessoa que originou a transmissão do vírus.
Vários pacientes aguardam resultados de exames, do Lacen Laboratório Central de Florianópolis. A espera já dura mais ou menos 10 dias. SAMARA acrescenta que a maioria da população está se cuidando, inclusive com isolamento. Todos que estão sob suspeita são orientados a se manter assim. A enfermeira acredita que todos os municípios da região estão na mesma situação e não dá pra dizer que algum tem uma condição de absoluto controle. SAMARA RONCHI salienta que uma pessoa pode ter Covid-19 e não aparecer em nenhum exame.
Fiscalização dos decretos municipais é intensificada nos últimos meses. Quem alega é o gerente da vigilância sanitária de São Lourenço do Oeste FILIPE MARTINS. De acordo com ele, com ajuda dos órgãos de segurança, estão trabalhando para cumprir com as medidas punitivas frente ao novo coronavírus. Até o fim de julho, a Vigilância Sanitária de São Lourenço, cumpriu 24 autos de intimação, seis interdições de estabelecimentos, que já foram liberados após apresentarem protocolo de retorno seguro das atividades, dez multas e sete autuações a proprietários de veículos por consumo de bebida em via pública e aglomeração.
A Vigilância Sanitária recebeu mais de 300 chamados pelo Disque Denúncia. O serviço foi implantado no município também logo que iniciou a pandemia do coronavírus. Conforme o gerente, existe um número exclusivo para casos do coronavírus, que é o (49) 9 8433-9568. FILIPE lembra também que na primeira quinzena de julho, foram instalados totens para armazenamento de álcool em gel. Os equipamentos foram colocados em repartições públicas, hospital, postos de combustíveis e instituições financeiras, locais considerados com maior circulação de pessoas. Além disso, por meio de decreto municipal, fica estabelecido o uso obrigatório de máscaras desde o início de abril.
Celesc instala novos religadores. O gerente regional JOSÉ VOLKWES informa que o investimento é providenciado tanto na cidade como no interior. Explica que se trata de equipamentos eletrônicos que são acionados automaticamente toda vez que acontece um defeito pequeno, de curta duração. Até o fim do ano a Celesc quer instalar 150 novos religadores automáticos. O investimento soma 6 milhões e 300 mil reais.
Santa Terezinha do Progresso tem alta demanda de ITR e CCIR. Quem observa é ERONI ALLEBRANDT – técnico em administração e responsável pela declaração do Imposto Territorial Rural e Certificado de Cadastro de Imóvel Rural. Conforme ele, o município tem mais de 600 agricultores que precisam declarar o ITR, e praticamente todas as propriedades o CCIR. Informa que o setor faz a declaração para os agricultores, e que todos que tem imóvel rural em seu nome devem fazer a declaração. O prazo para declarar o ITR vai de primeiro até 30 de setembro.
Estado estuda exigir certificado livre de brucelose e tuberculose de agricultores. Quem informa é JANDIR SELZLER – coordenador da Fetraf, a Federação que representa os trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado. Conforme ele, até então Santa Catarina tem a importante condição de livre dessas doenças sem vacinação. A medida busca exigir que os produtores apresentem um certificado de que não tem as doenças em suas propriedades. O que se estuda agora é quando essa normativa entra em vigor.
Prazo de adequação para reconhecimento de livre de brucelose e tuberculose precisa ser pensado conforme a realidade dos produtores. SELZLER entende que, além do tempo necessário para que os agricultores se adaptem a medida, o governo precisa estudar sobre os custos que isso irá gerar. Conforme o coordenador, a Fetraf acompanha a decisão e aguarda a sensibilidade do Estado na escolha de como isso será feito e quanto tempo os produtores precisam para atestar a condição nos animais de suas propriedades.
Parlamentar destina cerca de dois milhões de reais para APAEs da região. Atendendo solicitações das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, o Deputado Estadual ALTAIR SILVA conseguiu parte das emendas impositivas para as instituições. No total, foi destinado um milhão e 955 mil reais, para APAEs de 23 municípios. Entre eles, Anchieta, Cunha Porã, Descanso, Iporã do Oeste, Irani, Maravilha, Modelo, Mondaí, Palmitos, Pinhalzinho e São Domingos.
A medida é para ajudar na melhoria das estruturas das unidades de ensino. Todo o recurso destinado a saúde e educação são os mais bem investidos, observa o deputado. Não é diferente nas APAEs, que prestam um importante serviço social e que muitas vezes não conseguem entregar o melhor serviço ou espaço, em razão da falta de estrutura. SILVA também reforça que vai continuar auxiliando as APAEs no próximo ano. Assegura que vai seguir ajudando as entidades também de outros municípios que neste momento não receberam recurso.
Santa Catarina registra aumento no número de casos de Covid-19 em crianças. Quem informa é a Deputada Estadual, LUCIANE CARMINATTI. Segundo ela, a preocupação com o coronavírus atingindo crianças foi manifestada na tribuna da Assembleia Legislativa. A parlamentar diz, que, no boletim de 30 de julho, o Estado tinha duas mil 250 crianças entre zero e nove anos com coronavírus, e quatro mil, de dez a 19 anos, totalizando mais de seis mil crianças e adolescentes com a doença.
Deputada pede cautela para o retorno das aulas presenciais. CARMINATTI entende que o Estado não tem estrutura suficiente caso aconteça um surto da doença, entre crianças, pois chegaria rapidamente até os adultos. Ela traz dados do Núcleo de Estudo de Economia da Universidade Federal de Santa Catarina, destacando que o que assusta é a velocidade do contágio entre pessoas nessa faixa etária. Julho registrou um aumento de 200 por cento no número de crianças com Covid-19, comparando com o mês anterior. Na opinião dela, o retorno das aulas só pode ser permitido quando houver segurança de que não há mais possibilidade de transmissão do vírus.
Região pode ter chuva congelada e neve nesta semana. A terceira semana do mês de agosto será marcada pelo frio intenso na região Extremo Oeste. A informação é do engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim RONALDO COUTINHO. Conforme ele, hoje, existe uma pequena chance de chuva, porém a temperatura será agradável. Já amanhã, a tendência de chuva e trovoada é maior na região. De acordo com COUTINHO, a temperatura muda totalmente na quarta-feira, quando uma frente fria chega na região e ocasiona a queda brusca na temperatura especialmente a noite.
Entre quinta-feira e domingo, região terá muito frio, com possibilidade de chuva congelada e neve em municípios da região. COUTINHO, acrescenta que no final de semana a formação de geada também será intensa. O engenheiro agrônomo destaca que outras regiões do estado catarinense também terão neve nos próximos dias. Comenta ainda que é importante que os produtores suspendam nesta semana o plantio de milho, feijão e o transplante de fumo. COUTINHO alerta que os motoristas devem cuidar ao transitar nas rodovias a partir de quinta-feira, pois pode ocorrer a formação de gelo na pista.
Agentes Penitenciários e Polícia Militar evitam tentativa de fuga na penitenciária. Eles evitaram uma fuga de oito presos que estavam na cela 233 da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão. A ação aconteceu por volta das 20 horas e 30 minutos de sábado. Os presos já haviam cortado o palete da cela e estavam com uma corda (Teresa), feita com roupas de cama para certamente durante a madrugada fugir. O diretor do DEPEN regional e da Penitenciaria, MARCOS ANDRADE informou que a fuga foi evitada devido ao empenho dos agentes e também dos policiais militares que ficam 24 horas atentos a qualquer movimentação estranha no presídio e perceberam pela parte externa que os presos estavam serrando os paletes da entrada de ventilação.
Apesar da estrutura dos paletes, em um ou dois dias, cerca de oito presos se revezando podem serrar e alcançar a parte externa e conseguir a fuga. ANDRADE ressalta e parabeniza o empenho de toda a equipe. Ele diz que sempre terá preso tentando fugir, e a equipe pronta para evitar ou pelo menos se esforçar ao máximo para que isso não aconteça.
Vinho contrabandeado é apreendido pela PM. Por volta da uma hora e 50 minutos da madrugada de ontem, em patrulhamento no bairro Passarela, em Marmeleiro, policiais militares abordaram um veículo Classic, placas de Jandaia do Sul, ocupado por um casal, condutor de 54 anos e a passageira de 33. Foram localizados no interior do veículo 20 caixas de vinho. Eles informaram o local onde haviam carregado a mercadoria e com apoio da equipe de Renascença os policiais foram até lá e localizaram mais 20 caixas de vinho da Argentina. A mercadoria e o veículo foram encaminhados para a Receita Federal de Dionísio Cerqueira. O casal foi liberado, e vai responder pelo crime de contrabando. A mercadoria foi avaliada em cerca de 40 mil reais.
Polícia Militar apreende celulares avaliados em 30 mil reais. No início da noite de ontem, por volta das 18 horas, a equipe da Polícia Militar de Marmeleiro em patrulhamento preventivo de rotina pelo lago de Renascença, em apoio a equipe local, avistou uma caminhonete Amarok em atitude suspeita, realizando ultrapassagens próximo ao trevo de acesso ao lago municipal. Após cerca de seis quilômetros de acompanhamento foi abordado o veículo. Identificado o condutor de 36 anos e encontrado duas mochilas com vários celulares marca Xiaomi, diversos modelos, contrabandeados, avaliados em cerca de 30 mil reais. O condutor e a mercadoria foram encaminhados para a Receita Federal de Dionísio Cerqueira.
Jovem morre em colisão frontal na BR-282. A equipe do Corpo de Bombeiros de Pinhalzinho foi chamada para atendimento de um acidente no começo da madrugada de ontem. No local ocorreu uma colisão frontal envolvendo uma Troller e um Celta. O motorista da Troller, de 34 anos, foi encaminhado ao hospital com ferimentos na cabeça e corte do lado direito do peito. O condutor do Celta, placas de de Águas Frias, identificado como RAFAEL LONGO, de 26 anos, apresentava múltiplas fraturas e morreu no local.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.