ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco segunda - feira 17 07 2023

-PRÉVIA DO BANCO CENTRAL APONTA QUE ECONOMIA RECUOU 2% EM MAIO

-SC IDENTIFICA PRIMEIRO CASO DE GRIPE AVIÁRIA EM CRIAÇÃO DE SUBSISTÊNCIA

-SEMINÁRIO DA UVESC DEVE REUNIR 500 VEREADORES EM AGOSTO NA CAPITAL

-COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS COMEÇA NESTA HOJE NAS COMUNIDADES RURAIS

-GOVERNADOR AUTORIZA RETOMADA DE TODAS AS OBRAS PARADAS NO MUNICÍPIO

-PM PRENDE SUSPEITO DE USAR MOTOSSERA EM TENTATIVA DE HOMICÍDIO

-HOMEM MORRE EM CAPOTAMENTO DE VEÍCULOS AS MARGENS DA SC 163

O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de céu parcialmente nublado. A mínima das últimas horas foi de nove graus e a máxima para hoje deve ser de 17 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 82 centavos. O euro está valendo cinco reais e 41 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula nove centavos.

Um acordo que permitiu a exportação segura de grãos da Ucrânia para o Mar Negro no ano passado deve expirar nesta terça-feira. O pacto - negociado pelas Nações Unidas e pela Turquia em julho passado - visava aliviar uma crise global de alimentos, permitindo que os grãos ucranianos bloqueados pelo conflito Rússia-Ucrânia fossem exportados com segurança. Sob o acordo, o último navio deixou a Ucrânia no domingo. A Rússia notificou oficialmente a Turquia, a Ucrânia e as Nações Unidas de que é contra a extensão do acordo de exportação de grãos do Mar Negro. Ucrânia eRússia estão entre os maiores exportadores de commodities do mundo.

A União Europeia e a Tunísia assinaram, neste domingo, um memorando de entendimento para estabelecer uma "parceria estratégica integral" nas áreas de combate à migração irregular, desenvolvimento econômico e energias renováveis. A presidente da Comissão Europeia, URSULA VON DER LEYEN, destacou, no palácio presidencial tunisiano, o acordo destinado a "investir em prosperidade compartilhada" com o país do norte da África, ponto de partida de milhares de migrantes que tentam chegar à Europa cruzando o Mediterrâneo. A primeira-ministra italiana, GIORGIA MELONI, afirmou que o memorando marca "uma nova etapa importante para tratar a crise migratória de forma integrada".

Dezenas de milhares de israelenses protestaram neste sábado em Tel Aviv e outras cidades contra o controverso projeto de reforma judicial, considerado por seus críticos como uma legislação que poderia empurrar o país em direção a um modelo autoritário. As manifestações têm reunido dezenas de milhares de pessoas desde janeiro, quando o governo liderado pelo primeiro-ministro BENJAMIN NETANYAHU apresentou o projeto. De modo geral, a proposta coloca a escolha dos juízes da Suprema Corte nas mãos do Parlamento de Israel e propõe que as decisões do Judiciário possam ser sobrepostas às decisões do Parlamento.

Instituições financeiras credenciadas pelo Banco Central a realizar operações de crédito começam a oferecer, nesta segunda-feira, a renegociação de dívidas para a Faixa 2 do Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes, chamado de Desenrola Brasil. Segundo o Ministério da Fazenda, cerca de 30 milhões de brasileiros podem se beneficiar nesta etapa. A Faixa 2 do programa abrange a população com renda de dois salários mínimos – dois mil 640 até 20 mil reais por mês. As dívidas podem ser quitadas nos canais indicados pelos agentes financeiros e poderão ser parceladas, em, no mínimo, 12 prestações. Também é necessário ter sido incluído no cadastro de inadimplentes até 31 de dezembro de 2022.

A regulamentação da primeira fase da reforma tributária, que simplifica os impostos sobre o consumo, ficará para 2024. A afirmação é do secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, BERNARD APPY. Ele adiantou que, a princípio, estão previstos quatro projetos de lei complementar. Segundo APPY, o primeiro projeto detalhará as regras do futuro Imposto sobre Valor Adicionado dual. O segundo criará e regulamentará o Conselho Federativo. O terceiro tratará do Fundo de Desenvolvimento Regional, e o último trará regras para os créditos acumulados de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços, que desaparecerá para dar lugar ao Imposto sobre Bens e Serviços, IBS. A proposta de reforma tributária foi aprovada pela câmara dos deputados e agora está em análise do senado.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central, considerado a "prévia" do Produto Interno Bruto, registrou recuo de dois por cento em maio na comparação com abril. A informação foi divulgada pelo Banco Central esta segunda-feira. O resultado foi calculado após ajuste sazonal – um tipo de "compensação" para comparar períodos diferentes. Essa é a maior queda do IBC-Br desde março de 2021, quando foi registrada uma queda de três vírgula seis por cento. O BC divulga apenas o dado, sem indicar motivações ou analisar o índice. Em abril, a prévia do PIB tinha indicado um crescimento de zero vírgula 56 por cento na economia. O IBC-Br é uma das ferramentas usadas pelo BC para definir a taxa básica de juros do país.

A recuperação da economia catarinense estimulou as importações no primeiro semestre de 2023. De janeiro a junho, Santa Catarina exportou 140 bilhões de dólares tendo como principais países parceiros China, EUA, Chile, Argentina, Índia, Alemanha, México e Coréia do Sul. O valor foi um recorde para o período desde o início da série histórica, iniciada em 1997.A análise dos dados foi feita pelo Observatório Fiesc. Os setores que mais contribuíram para o valor recorde foram o da indústria automotiva, com pneus de borracha e de borracha sintética, e o de setor de bens de consumo para as famílias, com bens de consumo duráveis,eletrodomésticos, máquinas de lavar roupa, modems e aparelhos telefônicos, entre outros. Além disso, alimentos e bebidas para o consumo da população como legumes congelados, queijos, chocolates, energéticos e refrigerantes,e itens de perfumaria e cosméticos também foram os produtos mais importados.

Subiu para 10 o número de cidades de Santa Catarina que decretaram situação de emergência por causa dos estragos causados pela passagem do ciclone extratropical no estado na semana passada. Uma pessoa morreu. Conforme o relatório da Defesa Civil estadual, os municípios são Bom Jesus, Barra Bonita, São Bento do Sul, Garuva, Entre Rios, Araquari, Flor do Sertão, Maravilha, Herval d'Oeste e Iraceminha. No relatório anterior, apenas cinco municípios estavam no balanço.Mais de 80 cidades relataram estragos e prejuízos. Por conta do ciclone, um homem morreu em Brusque, no Vale do Itajaí. O trabalhador fazia a manutenção da rede telefônica quando foi atingido por uma árvore.

Santa Catarina identificou o primeiro caso de Influenza Aviária em uma criação de subsistência, segundo a Cidasc. O registro foi feito em Maracajá, no Sul de Santa Catarina. A companhia se referiu ao caso como registro "em ave de fundo de quintal", no sábado. Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura, a produção comercial segue sem registros e, por isso, o foco não compromete a condição sanitária do estado e do país. Uma ave silvestre já havia sido identificada com gripe aviária, no estado, em junho. Agora, Santa Catarina soma dois registros. Conforme a Cidasc, "todas as medidas sanitárias estão sendo aplicadas para contenção e erradicação do foco, bem como a intensificação das ações de vigilância em populações de aves domésticas na região".

A Secretaria Municipal de Educação está realizando uma série de ações para aumentar a segurança nas escolas de Romelândia. Na última semana foram instaladas câmeras com uma central de monitoramento em cada Escola. Além disso, está em fase de licitação a construção de um cercado com tela e grades na Escola Milena Schefer. Na Creche Jeitinho de Ser e na Creche Pingo de Gente e no Pré Escolar Reino da Alegria, já existem grades em todas as janelas e portas. O município também estáconstruindo um Centro Educação Infantil para melhor segurança no valor de três milhões e 200 mil reais do Estado com contrapartida do município de 87 mil 344 reais.

O município de Descanso começou o trabalho de recuperação das estradas atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias. No início da última semana, uma equipe realizou o mapeamento dos pontos mais críticos no interior do município. Com isso, as equipes da Secretaria de Transportes estiveram em ação ao longo dos últimos dias e continuarão trabalhando, com o objetivo de recuperar e desobstruir as estradas, bueiros e pontes afetadas pelas chuvas intensas. As fortes precipitações têm desgastado as vias rurais, comprometendo a mobilidade dos moradores e dificultando o escoamento da produção agrícola local. Agora, o trabalho se concentra na recuperação dos pontos mais afetados pela chuva.

Termina nesta semana o período de credenciamento das empresas interessadas em aderir ao programa Meu Crédito. O prazo de inscrições vai até a próxima quarta-feira, dia 19. Qualquer ramo de atividade poderá se credenciar na Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico com a documentação necessária. A empresa, que deve ter CNPJ no município de Guaraciaba, precisa apresentar certidão do FGTS, Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União, Certidão de débitos trabalhistas, Certidão de débitos Estadual e Certidão negativa de débitos municipais. As empresas que preencheram os requisitos poderão vender os produtos para os agricultores e receber os valores previstos no programa Meu Crédito.

Mais de mil e 500 produtores poderão receber os recursos do programa Meu Credito desenvolvido pelo município de Guaraciaba. Cada agricultor tem direito a um bônus que varia entre 50 e mil e 500 reais. O valor pode ser dividido em três créditos, ou seja, pode ser gasto em até três empresas. Uma das novidades deste ano é que o Meu Crédito pode ser gasto durante a FACIG, Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Guaraciaba, em empresas credenciadas que estarão presentes no evento. A entrega das cartas de crédito aos produtores rurais vai ocorrer entre sete de agosto e 11 de outubro e o período para gastar os bônus vai de sete de agosto a 11 de novembro.

A Secretaria de Agricultura de São Miguel do Oeste começou, nesta segunda, mais uma edição da Coleta de Materiais Sólidos e Recicláveis no interior. De acordo com o secretário ANTÔNIO ORSO, novamente a equipe da Agricultura terá o apoio das secretarias de Obras e de Saúde, além da Epagri e Associação de Coletores de Materiais Recicláveis. Ele disse que os moradores devem organizar os materiais e depositá-los nos locais indicados no roteiro, a fim de possibilitar o descarte correto dos itens que podem ser reciclados. A campanha vai recolher plásticos, papéis, metais, vidros, ferramentas, equipamentos e sacos de adubo e ração. Não serão coletados, lixo orgânico, embalagens de agrotóxicos, rejeitos, lâmpadas, pneus, roupas e calçados.

O roteiro da coleta de resíduos sólidos no meio rural vai passar por todas as comunidades do interior até a próxima sexta-feira. Nesta segunda, primeiro dia da campanha, as equipes da prefeitura recolheram o material separados pelos agricultores nas linhas Jacutinga do Guamerim, Waldemar, Alto Guamerim, Emboaba, Várzea Alegre e Caxias. Amanhã, o roteiro envolve as linhas Parda, Barra do Guamerim, Santa Catarina, Santa Ana, Campos Salles, Pérola, Três Barras e Fátima. Os resíduos serão levados para a Associação dos Coletores que fará a separação e destinação para reciclagem. O principal objetivo da iniciativa é impedir que os resíduos fiquem jogados no campo, provocando a poluição dos solos e dos rios.

O Peperi Rádio Repórter do último sábado recebeu a deputada estadual do PT, LUCIANE CARMINATTI. Entre outros assuntos, ela destacou a importância da aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias do estado com uma série de emendas apresentadas pelo parlamento. LUCIANE disse que conseguiu aprovar três alterações ao projeto original, todas na área da educação. Uma das emendas prevê o retorno integral do bolsa ensino médio, iniciativa que destina recursos para famílias carentes com o objetivo de assegurar a presença dos jovens na escola. O governo reduziu o orçamento do programa em mais de 80 por cento neste ano. As outras duas emendas retiram a educação do ajuste fiscal do estado e a que não considera como investimento da educação, o valor usado para o pagamento dos policiais que foram contratados para atuar nas escolas.

A deputada LUCIANE CARMINATTI se posicionou contra a manutenção do programa das escolas cívico militares em Santa Catarina. A parlamentar disse que não pode ser a favor de uma iniciativa que retira dinheiro da educação para pagar policiais. LUCIANE citou que o dinheiro usado para o pagamento dos militares que atuam nas escolas deve ser usado para remunerar melhor os professores. Na última semana, o Ministério da Educação anunciou o fim do programa de escolas cívico-militares. Em Santa Catarina, a secretaria de educação informou que pretende manter as unidades que adotaram o modelo. Em São Miguel do Oeste, a escola do bairro São Gotardo aderiu ao programa Cívico-Militar.

A aprovação do programa Universidade Gratuita é um reconhecimento de que o Estado tem um papel importante para fortalecer a educação. A afirmação é da deputada LUCIANE CARMINATTI. Ele disse que a aprovação dos projetos que tratam do programa pela Alesc ocorreu depois de uma discussão intensa que resultou em algumas mudanças importantes, como por exemplo, a garantir de que os valores usados no programa não vão reduzir o orçamento da educação básica. LUCIANE comentou que o Universidade Gratuita pode ser uma política pública positiva para quem quer cursar a faculdade, mas não tem condições para pagar. A deputada também disse, no Peperi Rádio Repórter, que o governo precisa avançar em outros setores como a educação básica e a assistência social, por exemplo.

A União de vereadores do estado de Santa Catarina vai promover, no começo de agosto, mais uma edição do seminário de legisladores municipais. O evento está confirmado para ocorrer entre primeiro e quatro de agosto em Florianópolis. De acordo com a presidente da Uvesc, MARCILEI VIGNATTI, o objetivo é proporcionar mais um evento de formação para os vereadores. Ela esteve no RPN primeira edição de hoje e e disse que o seminário vai ter uma série de debates políticos e técnicos sobre as demandas conjunturais e o trabalhos dos legislativos municipais. MARCILEI disse que a Uvesc espera reunir cerca de 500 vereadores no começo do mês que vem capital do estado.

O seminário de legisladores municipais da Uvesc vai contar com diversas palestras, painéis e debates sobre uma série de assuntos. De acordo com a presidente da Uvesc, MARCILEI VIGNATTI, a programação do evento prevê discussões sobre Redes de Cooperação, ICMS Educacional, TCE Educação, Segurança nas escolas, Avaliação dos Planos de Educação, perspectivas econômicas e sociais do estado de Santa Catarina, reforma Tributária, comunicação dos vereadores, a mulher nos espaços de poder e as emendas impositivas no orçamento municipal. MARCILEI disse que a palestra de abertura do Seminário da Uvesc deve contar com a presença do presidente da república, GERALDO ALCKMIN.

O governador do estado autorizou a retomada de todas as obras que estão paralisadas no município. A informação é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele esteve no Peperi Entrevista agora à pouco e confirmou que o governo vai repassar, gradativamente, os valores para a continuidade das ações que foram paralisadas no início do ano. Entre as obras que serão retomadas, estão a pavimentação asfáltica nas linhas Campo Salles, Pérola, Caxias, Parda e Setembro, o asfalto em ruas do perímetro urbano, a ampliação do quartel do Corpo de Bombeiros e o posto de saúde do bairro São Luiz. Os pedidos para a retomada das obras e a garantia da liberação dos recursos ocorreram na audiência de sexta-feira à tarde entre o prefeito WILSON TREVISAN e o governador JORGINHO MELLO.

O governador também anunciou a liberação de recursos para a construção da sede própria do Centro de Atenção Psicossocial de São Miguel do Oeste. O Caps funciona atualmente em um prédio alugado pelo município. De acordo com o prefeito WILSON TREVISAN, a construção do novo espaço, mais adequado para a prestação dos serviços e atendimento dos pacientes com transtornos mentais, está orçada em cerca de um milhão e 700 reais. O prefeito confirmou que a maior parte desse valor será bancada pelo governo do estado.

O prefeito WILSON TREVISAN disse que a região também recebeu o compromisso do governador em atender outras duas demandas do extremo-oeste: a ampliação do aeroporto Hélio Wassun e do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Ele disse que o governador JORGINHO MELLO afirmou que vai o governo vai colocar recursos no aeroporto por etapas. TREVISAN citou que a intenção é executar as obras em três fases e o projeto foi entregue na sexta ao governador. Sobre o Hospital Regional, JORGINHO disse, na sexta-feira, que vai aguardar a conclusão dos projetos por parte do Instituto Santé para definir a aplicação dos recursos na obra de ampliação da unidade de saúde.

Um homem de 39 anos foi detido depois de agredir duas pessoas com uma faca, além de ameaçar familiares com uma espingarda. O caso aconteceu na noite de sábado na comunidade de São Caetano, em São Lourenço do Oeste. Conforme a Polícia Militar, durante uma confraternização familiar, o homem teria ido até sua casa e retornado com uma espingarda de pressão e uma faca. Ele agrediu a sogra com um golpe de faca e fez um disparo de arma de fogo na vítima. O tiro atingiu a perna da idosa. Ele também agrediu o filho, que tentava evitar as agressões contra a avó. A idosa e o neto foram conduzidos à UPA para atendimento médico. O homem foi detido e levado para a delegacia de polícia.

A Polícia Militar cumpriu três mandados judiciais na última sexta-feira em Iporã do Oeste. Os mandados pelo crime de tráfico de drogas foram expedidos pela Comarca de Mondaí e foram cumpridos durante a Operação 360 Infinito. A PM foi até um estabelecimento comercial no centro da cidade onde dois homens foram abordados e presos. Na residência de um deles, foi localizado um torrão de maconha de 492 gramas, uma balança de precisão e uma máquina de cartão, além de certa quantia em dinheiro. O terceiro mandado de prisão foi cumprido em outro estabelecimento comercial, localizado próximo ao trevo. Além da droga, dinheiro e objetos, também foram apreendidos três aparelhos de telefone celular, os quais foram entregues junto com os envolvidos na Delegacia de Polícia.

Uma caminhonete Amarok pegou fogo depois de colidir em uma árvore no interior de São Miguel do Oeste neste domingo. O acidente foi registrado por volta das sete e 15 da noite na comunidade de Campo Sales. O condutor do veículo perdeu o controle da direção e colidiu contra uma árvore. Em seguida, a caminhonete pegou fogo. O condutor conseguiu sair e pedir ajuda. O Corpo de Bombeiros foi acionado e combateu o fogo, mas o veículo foi completamente destruído. O condutor sofreu ferimentos leves e foi conduzido pelos bombeiros até a UPA 24 horas.

Uma ocorrência de tentativa de homicídio foi registrada pela Polícia Militar de Guaraciaba na tarde da última sexta-feira. De acordo com a PM, um homem relatou que estava trabalhando na propriedade quando a vítima chegou e começou a filmar os trabalhadores. Ele disse que foi tirar satisfação com a pessoa que estava filmando, quando acabou sendo agredido. Em seguida, o chefe do trabalhador pegou uma motosserra e partiu para cima do homem. O homem que estava com a motossera afirmou ainda que desferiu dois golpes com o equipamento e a intenção era matar o desafeto. No local dos fatos, a PM encontrou uma espingarda de fogo calibre 32 e várias munições. O homem foi preso pelos crimes de tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e porte ilegal de munição ou acessório de uso permitido. A vítima de 59 anos foi conduzida pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital São Lucas.

Um homem morreu em um acidente de transito na madrugada deste domingo na SC 163. Por volta das cinco horas, o condutor de um Omega, placa de Guaraciaba, perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou nas proximidades do Aeroporto Helio Wassum. Um dos ocupantes do carro, SIDINEI BUTTNER, 35 anos, foi ejetado e morreu na hora. O outro homem que estava no veículo sofreu ferimentos generalizados. Ele foi socorrido pelos bombeiros e levado para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.