ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 17/07/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus. Umidade relativa do ar é ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo seis reais e 11 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

A Rússia planeja produzir 30 milhões de doses de uma vacina experimental contra Covid-19 domesticamente neste ano, e tem potencial de fabricar outras 170 milhões de doses no exterior. A informação foi dada pelo chefe do fundo de saúde soberano do país. O primeiro teste da vacina com humanos, feito com 38 pessoas durante um mês, terminou nesta semana. Pesquisadores concluíram que ela é segura e induz uma reação imunológica, mas que a intensidade da reação ainda não está clara. Um teste de Fase 3 maior com vários milhares de pessoas deve começar em agosto.

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira que as fronteiras com o México e o Canadá permanecerão fechadas para a maioria das viagens até ao menos 20 de agosto para conter o avanço do novo coronavírus. Os Estados Unidos ainda são o país mais afetados pela pandemia, com mais de três milhões e meio de casos e 138 mil mortes. Como os contágios continuam elevados, outros governos aplicaram restrições de viagem aos Estados Unidos, inclusive sob recomendação da União Europeia. No Canadá, autoridades de várias províncias também se manifestaram contra a abertura da fronteira com os Estados Unidos para impedir um aumento de casos.

O presidente argentino ALBERTO FERNÁNDEZ reiterou nesta quinta-feira a rejeição de seu governo às sanções contra a Venezuela e pediu a convivência democrática no país do Caribe e o respeito pelos direitos "em qualquer lugar do mundo". O presidente mencionou a declaração argentina apresentada em Genebra ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, após um relatório sobre a situação na Venezuela. Na terça-feira, a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, MICHELLE BACHELET, estimou que a independência do sistema de justiça venezuelano foi prejudicada, contribuindo para a impunidade e a persistência de violações dos direitos humanos.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quinta-feira em uma transmissão ao vivo em uma rede social que o ministro interino da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, e o ministro do Meio Ambiente, RICARDO SALLES, vão ficar no governo. A saída de SALLES tem sido cogitada desde a divulgação de declarações dele na reunião ministerial de 22 de abril, quando disse que o governo deveria aproveitar as atenções da imprensa voltadas para a pandemia do novo coronavírus para "passar a boiada" na questão ambiental. O general EDUARDO PAZUELLO assumiu o Ministério da Saúde interinamente, e a pasta está sem titular há 62 dias, desde a saída de NELSON TEICH.

O pastor e professor MILTON RIBEIRO tomou posse nesta quinta-feira como novo ministro da Educação. RIBEIRO é o quarto ministro da Educação no governo BOLSONARO e foi anunciado como novo chefe da pasta na sexta-feira. A cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto, e o presidente JAIR BOLSONARO, que está com coronavírus, participou por videoconferência. O novo ministro tem 62 anos, nasceu em Santos, é teólogo e advogado, com doutorado em Educação. Ele também é pastor da Igreja Presbiteriana. No discurso de posse, disse que buscará ter "grande diálogo" com "acadêmicos e educadores" e afirmou ter "compromisso" com o Estado laico.

A primeira parte da proposta de reforma tributária do governo será enviada ao Congresso na terça-feira. A informação foi divulgada ontem pelo ministro da Economia, PAULO GUEDES. Em transmissão ao vivo promovida por uma corretora, ele disse que pretende ir à casa do presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE entregar uma versão fatiada do texto sem o imposto sobre pagamentos eletrônicos, que ficaria para uma segunda etapa. Segundo GUEDES, a primeira parte da proposta do governo sobre a reforma tratará apenas a unificação de impostos federais e estaduais num futuro Imposto sobre Valor Agregado dual. O texto do governo será unificado às propostas da Câmara e do Senado que tramitam na comissão mista desde o início do ano.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina decidiu não entrar em recesso em julho. A decisão foi tomada em reunião dos líderes das bancadas partidárias e dos blocos parlamentares. Os deputados entendem que o legislativo não pode interromper as atividades diante das dificuldades enfrentadas pelo estado na pandemia do coronavírus. Pela Constituição Estadual, a Alesc entraria em recesso parlamentar neste sábado e retomaria as atividades no dia primeiro de agosto. Com a suspensão do recesso, as sessões e reuniões das comissões, incluindo a Comissão Parlamentar de Inquérito dos respiradores, prosseguem normalmente nas próximas duas semanas.

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde emitiu um documento em que recomenda ao estado adotar medidas mais "severas" de prevenção ao novo coronavírus. Atualmente Santa Catarina tem um plano regionalizado de ações, em que as prefeituras decidem as medidas contra a doença. O documento da Vigilância em Saúde foi assinado na terça-feira. O secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA, disse que tem ciência do parecer, mas que por enquanto a estratégia segue a mesma e que o estado vai aguardar um pouco mais as medidas tomadas pelos municípios desde a sexta-feira.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS afirmou que o governo do estado não tem sido omisso na gestão da pandemia do novo coronavírus e que cabe às prefeituras tomar decisões mais duras caso julguem necessário. No começo de junho, o Poder Executivo do estado divulgou um plano regionalizado para que administrações municipais decidissem por restrições ou não. MOISÉS, que nesta semana anunciou estar curado da Covid-19, disse que a regionalização no enfrentamento à pandemia era um desejo das próprias administrações municipais, após a decretação da quarentena em Santa Catarina em março. O governado disse que os prefeitos devem assumir a responsabilidade assim como ele fez.

APAE trabalha com alterações por causa da pandemia. Conforme a psicóloga SABRINA RACHI, de Campo Erê, as atividades são realizadas por WhatsApp ou ligação telefônica. A equipe técnica tinha começado a fazer algumas visitas, mas resolveu parar, atendendo as orientações da vigilância sanitária. Assim, os trabalhos são realizados via on line. SABRINA admite que fica difícil desempenhar as funções assim, mas o mais importante agora é manter o vínculo com alunos e seus familiares.

Muito mais do que está sendo feito não é possível. É o que informa SABRINA RACHI, avaliando os trabalhos de toda equipe da APAE Campo Erê. As atividades vão até as orientações básicas. A psicóloga aproveita para repassar aos pais que tem alguma dúvida, que façam contato. O atendimento médico continua mensal. SABRINA quer que todas as famílias sigam as orientações da Secretaria Municipal de Saúde, não tirando de casa seus filhos.

Saltinho discute a retomada das aulas presenciais. O secretário de educação HENRIQUE PICININ não afasta a possibilidade de isso acontecer no dia 3 de agosto, conforme foi programado pelo Governo do Estado. Como o protocolo está mantido, tudo está sendo preparado para as escolas receberem professores e alunos no início do mês que vem. O secretário deixa claro que tudo vai depender mesmo de uma decisão do Governo Estadual.

Secretário da Educação comenta proposta de mesclar aulas presenciais com on line. Para HENRIQUE PICININ, se essa for a decisão, sua pasta vai se enquadrar, como fizeram alguns estados da federação. Porém, na sua opinião, a modalidade híbrida não é viável porque vai sobrecarregar professores e os próprios familiares dos alunos. A primeira preocupação, finaliza ele, é para com a saúde das pessoas. Depois vem a qualidade do ensino.

A volta as escolas. Equipes da Secretaria de Educação de São Lourenço do Oeste, juntamente com prefeito RAFAEL CALEFFI, estão discutindo a situação para decidir o que fazer. Conforme o secretário ALEX TARDETTI, tudo deve estar de acordo com as recomendações da Vigilância Sanitária. Ele acrescenta que nosúltimos 15 dias, autoridades de educação tratam da elaboração de um protocolo único para Santa Catarina.

Sugestões de volta as salas de aula devem ser apresentadas semana que vem para os municípios. TARDETTI salienta que as secretarias de educação devem, então, adaptar o protocolo dentro da realidade de cada município. Tudo está nas mãos do Governo do Estado, que pode baixar decreto alterando as decisões até aqui tomadas. Ele pode, também manter a previsão de retomada para 3 de agosto. Em Campo Erê essa data já foi descartada pelas autoridades locais.

Secretário da educação de São Lourenço acredita que o ensino virtual será misturado com o presencial no restante do ano. É que tem professores e alunos dentro das faixas de grupo de risco com o coronavírus. Manter o distanciamento social é a grande preocupação na educação, diz ALEX TARDETTI. Conforme ele, cada município deve adotar suas próprias diretrizes.

Nada está definido em Santa Terezinha do Progresso a respeito da volta as salas de aula. MÁRCIA JACOB está aguardando orientações das Secretarias Estaduais da Saúde e Educação para ver se há possibilidade de retorno ou será preciso esperar mais tempo. Ela adianta que em agosto ainda não será possível reunir professores e alunos num mesmo ambiente. A sua pasta continua enviando material impresso para as casas de estudantes que não te internet.

Secretaria tem preocupação em diminuir o máximo que pode as dificuldades de aprendizado. MÁRCIA JACOB, de Santa Terezinha, quer que não ocorra muitos transtornos quando tudo passar e as crianças voltarem a sentar nos seus lugares na escola. Ela reconhece o empenho dos pais e diz que isso é muito importante para auxiliar os professores. MÁRCIA destaca que tudo se encaminha para haver ensino híbrido, que são aulas presenciais e virtuais.

Xaxim chega a 18 óbitos por coronavírus. A prefeitura do município confirmou ontem, o décimo oitavo óbito por Covid-19. Trata-se de um homem de 84 anos que estava internado em Chapecó. Ao todo Xaxim tem 703 casos confirmados do novo coronavírus, sendo que 619 já estão recuperados. Mil 192 foram descartados. Ainda, a prefeitura explica que quatro pessoas estão internadas no Hospital Frei Bruno, sendo um caso suspeito e três positivos.

Preso da penitenciária testa positivo para Covid-19 e está na UTI do Hospital Regional. O diretor da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão MARCOS ANDRADE, comenta sobre o internamento de um detento da PEFB que apresentou positivo para Covid-19. Segundo ele, o preso havia sido encaminhado para a UPA há alguns dias com sintomas de gripe, posteriormente foi encaminhado ao Hospital São Francisco e após dar alta retornou para o presídio. Nesta semana a enfermeira que trabalha no presídio fez novos testes e constatou positivamente para a Covid-19. O detento foi encaminhado para o Hospital Regional onde permanece internado na UTI em observação.

São Bernardino lança editais de processo seletivo para contratação de pessoal. Segundo DÉBORA BITENCOURTH – do setor de Recursos Humanos da prefeitura, são 2 editais: um para preenchimento de cargos públicos e o outro para empregos públicos, que agora estão separados. As funções são para professores de licenciatura em pedagogia, artes, inglês e de internet, e também para auxiliar de serviços gerais.

Vagas para funções de Emprego Público são duas: agente de combate a endemias e psicólogo. As pessoas interessadas no preenchimento das vagas na prefeitura de São Bernardino podem se inscrever a partir de hoje, as 14 horas. O prazo é de 30 dias úteis, se prolongando até 27 de agosto. A taxa de inscrição é de 40 reais para qualquer uma das inscrições. DÉBORA BITENCOURTH informa que algumas inscrições são para cadastro reserva e outras para preenchimento já no início do ano que vem.

Provas para com curso público na prefeitura de São Bernardino devem ser realizadas em 22 de novembro. Quem quiser ter todas as informações detalhadas sobre os editais podem acessar o Portal da Transparência do município. pessoas que não tem internet em casa podem ir a prefeitura que disponibiliza um computador para esses casos.

Sindicato dos Produtores Rurais de São Lourenço do OesteNovo Horizonte respeita o novo normal. O comentário é do presidente NELSON MORESCO. Para ele, mais do que uma grande produção ou de excelentes resultados financeiros, está a valorização da vida. Ele quer que todos os associados sigam as recomendações da Vigilância Sanitária. Dentro da propriedade tudo segue normal, mas da porteira pra fora tudo muda, ressalta o dirigente.

Sindicato dos Produtores mantém parcerias com Senar e Faesc. MORESCO diz que isso é necessário para buscar sempre orientações e renovações nas tecnologias aos associados. Através dos instrutores, para o ano que vem, quer continuar com realização de cursos. NELSON observa que está vindo com muita força a inclusão digital, que vai facilitar muito os produtores na administração dos negócios, dentro da propriedade mesmo.

Sindicato dos Produtores vai formar um grupo para desenvolver apicultura. NELSON MORESCO diz que tem muito espaço para a atividade. Por isso, pede a quem tem interesse na produção de mel, que faça contato com o sindicato. Ele espera juntar pelo menos 30 pessoas interessadas em trabalhar apicultura.

Deputado pede que governo cancele cobrança de imposto sobre subsídio fornecido aos agricultores na fatura de energia elétrica. O pedido de sustação do ato foi feito pelo deputado estadual MAURO DE NADAL, que também é o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. De acordo com o deputado, o governo do estado oferece um subsídio para alguns agricultores na conta de energia elétrica, como forma de incentivo à produção. Esse subsídio é repassado a partir de um fundo criado com esta finalidade. DE NADAL esclarece que uma portaria criada pelo governo prevê a cobrança de ICMS em cima deste subsídio concedido aos agricultores. Dessa forma, o deputado considera que o imposto só pode ser cobrado sobre a energia usada, e não sobre um valor que é repassado como subsídio.

A cobrança de imposto sobre o subsídio foi inclusive motivo de reclamação por parte de vários agricultores catarinenses. O deputado estadual MAURO DE NADAL destaca que a Agência Nacional de Energia Elétrica, ANEEL, também se posicionou contrária a incidência do ICMS na parcela relativa ao subsídio. Conforme o deputado, na terça-feira a proposta teve parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça, e deve tramitar em mais duas comissões para depois passar pela votação dos deputados. O parlamentar acredita que a votação da proposta deve ser concluída em 30 dias.

Polícia cumpre mandado de prisão na madrugada. Por volta das duas horas em patrulhamento de rotina a equipe da PM de Marmeleiro, abordou uma motocicleta transitando em atitude suspeita. O condutor de 37 anos foi submetido a revista pessoal e nada de ilícito foi encontrado, porém, em consulta ao sistema foi verificado que ele possui um mandado de prisão em seu desfavor. Foi detido e conduzido para a 19 SDP.

Para fugir das ameaças do marido, mulher pula de uma altura de quatro metros em Modelo. Segundo o que foi repassado a Polícia, depois de várias ameaças com uma faca no pescoço, a vítima pulou da janela do apartamento em que mora. Ela sofreu muitos ferimentos, mas foi socorrida por uma equipe do Corpo de Bombeiros e levada para o hospital. Os policiais fizeram buscas e localizaram

o homem, que acabou investindo contra os policiais sendo necessário uso de força para conte-lo. Depois de preso foi encaminhado para delegacia.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ... Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.