-EXPORTAÇÕES DO AGRONEGÓCIO SOMAM 16 BILHÕES EM MAIO E ATINGEM NOVO RECORDE
-POPULAÇÃO IDOSA DE SANTA CATARINA AUMENTA PARA QUASE 15% EM 10 ANOS
-MUNICÍPIO TEM MIL 780 ESTRANGEIROS CADASTRADOS NO DEPARTAMENTO DE CIDADANIA
-FALTA DE DENTISTA NO POSTO GERA TRANSTORNO PARA MORADORES DO BAIRRO AGOSTINI
-GOVERNADOR DEVE DISCUTIR AMPLIAÇÃO DO AEROPORTO DURANTE VISITA A SMO
-OPERAÇÃO DA POLÍCIA RODOVIÁRIA EMITE 46 MULTAS DE TRÂNSITO NA REGIÃO
-HOMEM É DETIDO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO NA SC 163
O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens. A mínima das últimas horas foi de sete graus e a máxima para hoje deve ser de 16 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 83 centavos. O euro está valendo cinco reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula nove centavos.
Um ataque a uma escola deixou 25 pessoas mortas em uma cidade do sudoeste da Uganda, segundo as autoridades locais. A polícia classificou o ato como "terrorista". O caso aconteceu na noite de sexta-feira. A Força Policial da Uganda afirmou que o ataque foi promovido por rebeldes das Forças Democráticas Aliadas. A organização é ligada ao Estado Islâmico e considerada terrorista pelo governo da Uganda. A polícia disse que 25 corpos foram encontrados dentro de uma escola secundária. Além disso, as autoridades afirmaram que o grupo incendiou um dormitório e roubou comida.
O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, afirmou nesta sexta-feira que a Rússia começou a transferir armas nucleares para Belarus, como foi anunciado em março. Durante um fórum econômico em São Petersburgo, PUTIN disse que as primeiras ogivas nucleares foram enviadas para Belarus e que o processo será concluído antes do final do verão no hemisfério Norte. O envio dessas armas foi acertado em um acordo entre PUTIN e o presidente belorusso, ALEXANDER LUKASHENKO, que permitiu à Rússia usar o território belorusso para atacar a Ucrânia.
A principal frente oposicionista na Argentina, o “Juntos por el Cambio” confirmou a coligação de partidos que disputará as eleições presidenciais em outubro deste ano. O coletivo será composto pelo Proposta Republicana, liderada pelo ex-presidente MAURICIO MACRI, a Coalizão Cívica, a União Cívica Radical e o Encontro Federal Republicano, liderado por MIGUEL PICHETTO. A coligação também conta com outras legendas menores, como o Movimento de Integração e Desenvolvimento, o Partido Democrático Progressista, o Partido Unir e o Geração para um Encontro Nacional. Dentro dessa coligação, ainda há uma indecisão sobre os nomes para a chapa presidencial. MACRI já anunciou que não vai concorrer.
A consulta pública para a renovação das concessões do setor elétrico será lançada na próxima semana, segundo informação divulgada nesta sexta-feira pelo ministro de Minas e Energia, ALEXANDRE SILVEIRA. Ele explicou que a consulta está sendo discutida com o Tribunal de Contas da União. As primeiras concessões de distribuição de energia elétrica a vencer estão previstas para os anos de 2025, no caso da EDP, no Espírito Santo, e de 2026, a Light e a Enel, ambas no Rio de Janeiro. Até lá, o governo precisa decidir se elas serão renovadas ou se esses serviços serão relicitados. Segundo o ministro, será preciso avaliar, entre outros pontos, a especificidade de cada área concedida.
Um novo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis aponta uma queda nos preços médios da gasolina e do etanol. Os dados são referentes ao período entre 11 e 17 de junho. Segundo a pesquisa, a gasolina passou a ser comercializada, em média, a cinco reais e 40 centavos por litro. Se comparada com a semana anterior, quando o valor registrado foi de cinco e 42, a queda foi de zero virgula 37 centavos. Já o diesel caiu pela décima nona semana consecutiva, passando de cinco e oito para cinco reais e dois centavos, o que representa um recuo de um real e 18 centavos. Neste levantamento, porém, a ANP não incluiu os impactos do corte de 13 centavos por litro promovido pela Petrobras. A medida passou a valer nesta sexta-feira.
As exportações do agronegócio brasileiro em maio somaram 16 bilhões 780 milhões de dólares, 11 vírgula dois por cento a mais que em igual mês de 2022 e um novo recorde. Em nota, o Ministério da Agricultura informou que "nunca as exportações ultrapassaram 16 bilhões em um único mês, considerando-se toda a série histórica iniciada em 1997". No acumulado do ano, janeiro a maio, as exportações do agro somaram 67 bilhões e 300 milhões de dólares, crescimento de cinco vírgula oito por cento na comparação com o mesmo período em 2022. Entre os destaques que mais contribuíram para o desempenho favorável estão os recordes em soja em grão, farelo de soja, frango e carne suína em valor e quantidade.
A passagem do ciclone extratropical pela costa de Santa Catarina ocasionou ocorrências em 21 municípios. Entre eles, Praia Grande que decretou situação de emergência e a prefeitura está realizando os levantamentos para solicitar Itens de Assistência Humanitária. Os números foram divulgados no fim da tarde desta sexta-feira, pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, por meio da Diretoria de Gestão de Desastres. Segundo a Coordenadoria de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, de 13 a 16 de junho, os acumulados de chuva superaram a média climatológica nas áreas da Grande Florianópolis e do Sul de Santa Catarina.
A população idosa em Santa Catarina cresceu nos últimos 10 anos, segundo dados Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua divulgado pelo IBGE nesta sexta-feira. Entre 2012 e 2022, a proporção de pessoas com 60 anos ou mais avançou de 11 para 14 virgula cinco por cento no Estado. Por outro lado, houve a redução percentual da população jovem. O grupo de idade de zero a 17 anos era de 23 vírgula sete por cento em 2022, uma queda de dois virgula oito pontos percentuais na comparação com 2012.Ainda de acordo com o PNAD, as pessoas brancas representavam 78 virgula quatro por cento da população catarinense em 2022. Além disso, quatro vírgula quatro por cento são pretas e 16 vírgula quatro, pardas.
Uma decisão liminar do Tribunal de Justiça de Santa Catarina obrigou o governador do Estado, JORGINHO MELLO a renomear para o Conselho Consultivo da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina ex-secretários do governo CARLOS MOISÉS. No dia 31 de maio, JORGINHO publicou um ato para designar nove pessoas que compõem o grupo da agência reguladora do Estado. No entanto, o ex-secretário de Infraestrutura do governo THIAGO VIEIRA, que havia sido indicado para o órgão, entrou na Justiça e teve a liminar deferida.Nesta sexta-feira, JORGINHO renomeou sete integrantes do Conselho que havia sido nomeado por MOISÉS. Entre eles, além de VIEIRA, estão JULIANO CHIODELLI, ex-chefe da Casa Civil, e MÁRCIO FERREIRA, antigo secretário-geral de governo.
O Peperi Debates deste sábado discutiu os impactos da imigração no município de São Miguel do Oeste. Nos últimos anos, a cidade registrou um aumento da população de estrangeiros, especialmente do Haiti e da Venezuela. Dados da secretária de Assistência Social apontam que São Miguel tem mais de mil e 500 estrangeiros residentes no município. O programa de hoje debateu os impactos desse quadro na cultura, na economia e nas políticas públicas. O debate reuniu o coordenador da pastoral do Migrante, ADAIR BERNARDI, a diretora do departamento de Cidadania do município, LORENI COMEL, o professor de História LEANDRO OLIVEIRA e a haitiana MARLINE LUBIN OUAN. O áudio e as fotos do programa estão no portal da Peperi na internet.
A comunidade deve se preocupar e refletir sobre o aumento da imigração em São Miguel do Oeste, mas em uma perspectiva de acolhimento. A afirmação é do coordenador da Pastoral do Migrante, ADAIR BERNARDI . Ele disse que pastoral do Migrante foi criada em 1986 e, desde então, vem trabalhando essa questão. BERNARDI comentou que a pastoral faz o acolhimento dessas pessoas, sem julgar se elas estão certas ou não em vir para o município. Ele citou que o movimento migratório é um direito que toda pessoa tem e o desafio é garantir acesso a emprego e as políticas públicas básicas. Em São Miguel, segundo BERNARDI, esse trabalho se intensificou há cerca de 10 anos. Ele comentou que essa inserção, no entanto, ainda é marcada por algumas barreiras, especialmente culturais e econômicas.
A imigração sempre existiu é, normalmente, é marcada por momentos de tensão. O comentário é do professor, LEANDRO FREITAS OLIVEIRA. Ele disse que a adaptação a uma nova realidade é marcada por algumas dificuldades. O professor citou que o movimento migratório dos haitianos existe desde o século 19 para a Europa, Estados Unidos e, mais recentemente, para o Brasil. O professor citou que existe uma rede de acolhimento importante na região, como por exemplo, o trabalho da pastoral e da Igreja, no entanto, existe um preconceito em relação ao estrangeiro. Na visão de OLIVEIRA, o olhar que as pessoas direcionam para o imigrante seria outro e a acolhidas seria maior se a pessoa fosse branca ou tivesse vindo da Italia ou Alemanha, por exemplo. Ele disse que uma parcela da população acolhe bem os imigrantes, mas em muitos casos, os haitianos precisam provar o tempo todo que são honestos e que são capazes para se inserir na comunidade.
A secretaria de Assistência tem mil 728 imigrantes cadastrados no departamento de Cidadania. A informação é da coordenadora do setor, LORENI COMEL. Ela disse que o povo haitiano é mais disciplinado, organizado e respeitoso e isso facilita o processo de inserção. Já entre os venezuelanos, que tem outra cultura e uma situação econômica mais vulnerável, a dificuldade é maior. Os principais impactos do aumento da presença de estrangeiros, segundo LORENI, são no campo social e no acesso aos serviços públicos. Ela disse que é necessário ampliar a articulação entre os órgãos para garantir os direitos que os imigrantes tem. LORENI destacou que no instante em que os estrangeiros se inserem na comunidade é preciso tratar essas pessoas como se fossem brasileiros, com inclusão e acesso as oportunidades de emprego. Segundo a diretora do departamento de cidadania ainda é preciso avançar nessa relação entre os moradores e as pessoas que vem de outros países.
O povo haitiano tem um amor incondicional pelo Brasil e, por isso, muitas pessoas escolheram o Brasil para viver. A declaração é de MARLINE LUBIN OUAN, haitiana que mora em São Miguel do Oeste há seis anos. Ela explicou que os primeiros imigrantes vieram para cá há cerca de 10 anos a partir do contato com empresas que buscaram essa mão de obra. Segundo MARLINE, como a acolhida foi muito boa, as famílias vieram depois e esse movimento não parou. Ela disse que para o homem é mais fácil de conseguir trabalho e para as mulheres a dificuldade é maior. MARLINE relatou que, normalmente, o primeiro olhar das pessoas é de desconfiança e que os haitianos precisam provar que podem trabalhar e que podem assumir compromissos na comunidade. Ela também comentou que os haitianos precisa estudar e buscar os conhecimentos necessários para se inserir nas empresas e na sociedade. MARLINE também comentou que os imigrantes conseguem acessar os serviços públicos sem muitas dificuldades.
Os agricultores que foram beneficiados com serviços de máquinas em Romelândia têm até 30 dias depois da prestação do trabalho para solicitar a isenção do pagamento. O alerta é da secretaria de Agricultura. O benefício varia de acordo com o movimento econômico das propriedades. Produtores com movimento econômico no ano anterior entre de até 20 mil reais possuem direito a duas horas máquinas. Se o movimento for entre 20 e 50 mil reais, o benefício passa para três horas de máquina. Já os agricultores com movimento econômico anual acima de 50 mil terão isenção de cinco horas máquinas.
A Administração de Romelândia inaugurou, no último sábado, o portal de entrada da cidade. A obra do portal contou com um repasse de emenda do estado destinado pelo deputado VALDIR COBALCHINI no valor de 200 mil reais. Além disso, a prefeitura entrou com uma contrapartida de 21 mil e 800 reais. Depois disso, houve a inauguração da pavimentação asfáltica da avenida Brasil até o acesso à linha esperança e Sede Rosário. O asfalto recebeu 200 mil reais de emenda parlamentar e mais 80 mil de contrapartida da prefeitura. De acordo com o prefeito JUAREZ FURTADO, são duas obras importantes que atendem as necessidades da população do município de Romelândia.
As secretarias de Cultura e Educação vão promover, no próximo sábado, o Arraiá de São Miguel. O evento vai acontecer na Praça Walnir Bottaro Daniel, a partir das quatro horas da tarde. As associações de pais e professores das escolas da rede municipal de ensino também vão participar com venda de comidas e bebidas típicas. A programação também terá apresentações culturas das escolas e shows. A previsão do município é de uma grande participação da comunidade para o Arraiá do próximo sábado, dia 24, na área coberta da praça.
A reportagem da Peperi recebeu nos últimos dias uma série de reclamações de moradores do bairro Agostini sobre a falta de dentista na unidade de Saúde local. Conforme os relatos, o posto de Saúde está sem o atendimento de um profissional há quase um mês e isso vem gerando alguns transtornos para aqueles que precisam de atendimento dessa especialidade. Diante desse fato, o secretário de Saúde de São Miguel do Oeste, ALFREDO SPIER disse que essa questão é de conhecimento da secretaria e ocorre visto a grande demanda existente no bairro em relação a essa especialidade, onde cerca de quatro mil e 100 pessoas estão cadastradas. Ele explicou que a situação piorou após o pedido de exoneração no mês passado ainda da dentista que atuava na unidade.
O município promoveu diversas chamadas de novos profissionais para assumirem a vaga de dentista no bairro Agostini, porém, nenhum dos que fizeram o processo seletivo, demonstrou interesse em assumir a vaga. O secretário de saúde, ALFREDO SPIER destacou que há poucos dias houve um novo concurso e a secretaria está aguardando a homologação para que haja a chamada de novos profissionais para atuação no posto de Saúde do bairro Agostini. Ele divulgou ainda que nas outras unidades de Saúde do município, os atendimentos são de 150 pacientes por mês apenas na odontologia, totalizando seis mil atendimentos por mês. Ele citou ainda que na área médica, foram 29 mil, 186 atendimentos nos primeiros quatro meses de 2023, seguido por 13 mil atendimentos da enfermagem e quase cinco mil e 500 atendimentos das demais especialidades no primeiro quadrimestre desse ano.
Os moradores do bairro Agostini que precisarem de consultas com dentistas serão avaliados e encaminhados para atendimento no bairro Salete. A afirmação é do secretário de saúde, ALFREDO SPIER. Ele ressaltou, porém, que o procedimento será apenas para casos de urgência e emergência. O secretário também admitiu a possibilidade de transferir um profissional de outra unidade de Saúde para o bairro Agostini, porém, esclareceu que essa medida não seria aconselhável e poderia causar transtornos em outros bairros também. Ele pediu compreensão da população nesse momento e garantiu que o governo está fazendo a sua parte para resolver a pendência, porém, pontuou os trâmites burocráticos que precisam ser seguidos pela Administração. SPIER acredita ainda que o atendimento no bairro Agostini deve ser normalizado ainda neste mês.
O Município de São Miguel do Oeste lançou, nesta sexta-feira, uma Consulta Pública sobre a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico. A população pode participar acessando o site da prefeitura, clicando no banner sobre o assunto, verificando as informações disponíveis e enviando seus questionamentos pela plataforma online. De forma paralela à Consulta, no dia 10 de julho, será realizada uma Audiência Pública às duas horas da tarde, no Salão Nobre do Centro Administrativo. No encontro serão apresentados os pontos mais relevantes da revisão do Plano de Saneamento que foi elaborado por empresa especializada. O passo seguinte será a elaboração e encaminhamento à Câmara, de um Projeto de Lei autorizativo da concessão dos serviços de água e esgoto. Esse trabalho vai resultar na abertura de Processo Licitatório para contratação de uma empresa para gerir o sistema.
O Peperi Entrevista desta sexta-feira conversou com o deputado estadual MAURICIO ESKUDLARK, vice presidente da Alesc. Ele avaliou os dois encontros que a bancada do oeste teve com o governo de Santa Catarina durante a semana. Segundo MAURICIO, o saldo foi positivo já que os deputados conseguiram avançar em questão importantes para o oeste e extremo-oeste. Na quarta-feira pela manhã, o encontro serviu para debater as iniciativas que vêm sendo tomadas pelo Executivo para expandir a rede de internet. Na ocasião, o secretário de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação, MARCELO FETT, afirmou que o planejamento para a expansão da internet no campo prevê a utilização de um modelo misto, com fibras óticas e antenas para o recebimento de sinal por satélite. A secretaria estima que com 80 milhões de reais poderiam ser adquiridos 530 equipamentos, beneficiando em torno de 400 mil pessoas com sinal 4G.
Outro tema discutido com a bancada do oeste nesta semana foram os investimentos na agricultura. A audiência contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, VALDIR COLATTO. De acordo com o deputado MAURICIO ESKUDLARK, um dos principais temas foi a redução das cotas do programa troca troca de milho. Ele explicou que em um primeiro momento, o limite de sacas por agricultor seria reduzido de cinco para três, mas o governador determinou que fosse mantida a mesma cota do ano passado. MAURICIO disse que o programa é importante para os produtores e a manutenção da cota valoriza o setor. Os deputados também solicitaram que a secretaria amplie os investimentos nos programas de construção de cisternas e armazenamento de água nas propriedades.
Os deputados da bancada do oeste também participaram do encontro promovido pela secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias para a ampliação da oferta de voos regionais no Estado. Os dirigentes da Azul Linhas Aéreas foram recebidos em Florianópolis para uma rodada de conversações. O deputado MAURICIO ESKUDLARK disse que a meta é ampliar os voos de passageiros dos atuais seis para nove aeroportos. Um dos pontos que será discutido e aprofundado é a redução de ICMS sobre combustíveis, que atualmente é de sete por cento para empresas que atendem seis ou mais cidades no Estado. MAURICIO disse que os deputados também pediram que a Azul amplie o numero de voos da companhia entre Chapeco e Florianópolis. Atualmente, a rota tem apenas um horário por dia pela Azul.
A bancada do oeste também está acompanhando o pedido da prefeitura de São Miguel d Oeste para a reforma e ampliação do aeroporto Hélio Wasun. A informação é do deputado MAURICIO ESKUDLARK. Ele disse que a estimativa é de que sejam necessários 25 milhões para a obra. O deputado comentou que o governo pode liberar o recursos por etapas. MAURICIO disse ainda que o tema será tratado pelo governador JORGINHO MELLO na visita que ele deve fazer a São Miguel do Oeste ainda neste mês.
A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste realizou, durante toda a semana, a Operação “Respeitando o Hoje Vivendo o Amanhã”. A ação foi desenvolvida em razão do tempo fechado, com umidade na pista, cerração e frio intenso. O monitoramento segue ainda durante este final de semana devido à instabilidade do tempo. Na jurisdição do Posto de Iporã do Oeste, de segunda a sexta-feira, 360 condutores de veículos foram abordados, resultando em 46 notificações de trânsito. 10 motoristas foram multados ultrapassagens de veículos em locais proibidos. Essas infrações foram flagradas pelo drone da polícia rodoviária. O equipamento auxiliou no policiamento preventivo e identificação de condutores que dirigiam de forma a expor a perigo demais usuários da rodovia.
A Guarnição do Posto 12 da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste registrou uma ocorrência de porte ilegal de arma de fogo nesta sexta-feira. O fato ocorreu por volta das oito horas da noite na SC-163, em Iporã do Oeste. Os policiais abordaram um veículo Monza, com placas de Guaraciaba, dirigido por um homem de 33 anos tendo como passageiro um homem de 44 anos. Os dois homens possuem várias passagens policiais. Ao revistar o veículo, os policiais encontraram embaixo do banco traseiro, uma espingarda de calibre 22, de fabricação Argentina, sem a devida documentação legal. O motorista assumiu a propriedade da arma e recebeu voz de prisão pelo porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Ele foi conduzido para a Delegacia de Polícia de São Miguel do Oeste.