-PETROBRAS REAJUSTA PREÇOS DA GASOLINA E DO DIESEL PARA DISTRIBUIDORAS
-SANTA CATARINA É O SEGUNDO ESTADO COM MAIS MORTES POR DENGUE EM 2022
-CEDRO MAIS EMPREGOS ESTÁ DISPONÍVEL PARA CADASTRAMENTO DE DADOS
-NENHUMA EMPRESA SE CREDENCIA PRA FAZER A SEDE DA USINA DE ASFALTO
-LIGAÇÃO DE ÁREAS INDUSTRIAIS POR VIA MARGINAL É SOLICITADO AO DNIT
-PREFEITURA BUSCA IMPULSIONAR CRIAÇÃO DE CAPRINOS E OVINOS
-PRINCESA ENCAMINHOU MAIS DE 100 PACIENTES PARA CONSULTAS
-VEREADORA COMEMORA INVESTIMENTOS EM ESCOLAS
-CRIANÇA FICA COM A MÃO PRESA EM MÁQUINA DE FAZER PÃO
-COLISÃO ENTRE CARRO E CAMINHÃO MOBILIZA BOMBEIROS
O tempo é instável. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de dez graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 12 centavos. O euro está valendo cinco reais e 37 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
O presidente da França, EMMANUEL MACRON, disse nesta quinta-feira que há sinais de crimes de guerra em um subúrbio de Kiev, após "massacres" das forças russas. Ele falou na cidade de Irpin, durante uma visita com os líderes da Alemanha, Itália e Romênia para mostrar apoio à Ucrânia. MACRON denunciou a "barbárie" dos ataques que devastaram a cidade e elogiou a coragem dos moradores de Irpin e de outras cidades da região de Kiev que impediram as forças russas de atacar a capital ucraniana. Os quatro líderes europeus chegaram mais cedo a Kiev e fizeram uma demonstração de apoio coletivo europeu ao povo ucraniano que resiste à invasão da Rússia.
A alta comissária dos direitos humanos da ONU, MICHELLE BACHELET, afirmou nesta quarta-feira que sua equipe investiga as denúncias de que crianças ucranianas estão sendo enviadas à Rússia para serem adotadas em meio ao conflito. De acordo com as alegações, algumas crianças foram "sequestradas de orfanatos e depois entregues para adoção na Rússia”. BACHELET especificou que sua equipe não pode confirmar as acusações ou estimar quantas crianças seriam afetadas. A ONU começou a alertar em março sobre o risco de crianças ucranianas serem forçadas à adoção, especialmente cerca de 91 mil menores que vivem em instituições ou internatos, muitos deles localizados no leste do país.
A Organização Mundial da Saúde fará uma reunião na semana que vem para definir se a varíola do macaco deve ser tratada como uma emergência sanitária de preocupação internacional. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo diretor-geral da entidade, TEDROS ADHANOM. O encontro está marcado para quinta-feira. Para o chefe da OMS, o surto atual de varíola do macaco é "pouco usual e preocupante". O surto atual já atinge quase 40 países em pouco mais de um mês. A ferramenta de monitoramento em tempo real criada por pesquisadores de universidades como Harvard e Oxford, contabiliza mais de mil e 600 casos confirmados.
O Tribunal Superior Eleitoral divulgou na noite de quarta-feira, a partilha dos quatro bilhões e 900 milhões de reais do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, o Fundo Eleitoral, destinado às legendas para as Eleições Gerais de 2022. O maior Fundo Eleitoral da história foi dividido entre os 32 partidos políticos registrados no TSE. O União Brasil, nascido da fusão entre Democratas e PSL, teve direito a mais de 782 milhões. Já o PT recebeu pouco mais de 503 milhões. O MDB teve direito a 363 milhões. Além disso, o PSD recebeu 349 milhões e o PP aproximadamente 344 milhões. Juntas, essas cinco legendas respondem por 47 por cento dos recursos distribuídos.
O Ministério da Saúde deve liberar a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 a pessoas com mais de 40 anos. A medida foi discutida nesta quinta-feira durante uma reunião do Programa Nacional de Imunização. O anúncio oficial sobre a permissão da nova dose de reforço para esse público deve sair nos próximos dias. No início de junho, o Ministério da Saúde já havia recomendado a quarta dose do imunizante para pessoas acima dos 50 anos. Desde então, as pessoas dessa faixa etária, que já tomaram a primeira dose de reforço há mais de quatro meses, já são elegíveis para reforçar a proteção. As vacinas da Pfizer, Janssen e Astrazeneca são usadas, independentemente da dose aplicada anteriormente.
A Petrobras anunciou nesta sexta-feira novas altas nos preços da gasolina e do diesel vendidos às distribuidoras, a partir de 18 de junho. O diesel não era reajustado desde 10 de maio, há 39 dias portanto. Já a última alta no preço da gasolina havia sido em 11 de março, há 99 dias. Os preços do gás de cozinha não serão alterados. Com o reajuste, o preço médio de venda de gasolina da Petrobras para as distribuidoras passará de três reais e 86 centavos para quatro reais e seis centavos por litro. Para o diesel, preço médio de venda da Petrobras para as distribuidoras passará de quatro e 91 para cinco e 61 por litro. Em reunião extraordinária nesta quinta-feira, o Conselho de Administração da Petrobras havia dado sinal verde para o aumento de combustível.
Ao menos 53 municípios tiveram aumento nos casos de homicídios nos primeiros cinco meses do ano, de acordo com o Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial de Santa Catarina. Em 2022, 253 mortes violentas foram registradas no Estado entre janeiro e maio. Os dados nessas cidades vão na contramão da tendência de redução desse tipo de crime apresentada no Estado. Entre janeiro e maio, houve diminuição de sete por cento nos homicídios do Estado, se comparado com o mesmo período do ano passado. Além disso, Santa Catarina teve o menor número de assassinatos no mês de maio desde 2008, com 47 mortes. O estado teve, em 2021, o menor número de mortes violentas nos últimos 10 anos. A cidade catarinense que teve o maior crescimento na quantidade de homicídios no período foi Itapoá, no Litoral Norte de Santa Catarina.
Santa Catarina registrou cinco novas mortes por dengue e chegou a 61 vítimas fatais por causa da doença em 2022, de acordo com os dados divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Outros 22 óbitos permanecem em investigação pelas secretarias municipais de saúde. As novas mortes aconteceram em Anchieta, Brusque, Florianópolis, Mondaí e Seara. Até o momento, 23 cidades tiveram registros de pacientes que morreram por causa da doença em Santa Catarina. De acordo com os dados da Dive, 65 municípios atingiram o nível de epidemia e 131 cidades são consideradas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, o que representa 44 por cento do território catarinense. Santa Catarina é o segundo estado do Brasil com mais mortes por dengue neste ano. Os dados foram reunidos pelo Ministério da Saúde e divulgados em um boletim epidemiológico nesta semana.
O Governo do Estado, por meio do Instituto do Meio Ambiente, publicou uma portaria que possibilita a renovação automática de todas as Licenças Ambientais de Operação e Autorizações Ambientais, a partir de agora. A medida visa facilitar e dar mais agilidade ao andamento de empreendimentos em Santa Catarina, independente da atividade e do estudo ambiental. O avanço faz parte do SC Mais Confiança, o programa catarinense de desburocratização e simplificação de serviços públicos e processos internos do Governo do Estado. A iniciativa, lançada em agosto de 2021 reúne uma série de ações voltadas a facilitar a vida do empreendedor e do cidadão. De acordo com o texto, os pedidos de renovação automática de licenças ambientais deverão ser solicitados para projetos que já possuem as licenças.
O Sinte terá novas eleições para integrantes da diretoria nos dias 21 e 22 de junho onde haverá a renovação do conselho deliberativo. Conforme o secretário de Formação ALDOIR KRAEMMER, na regional de São Miguel do Oeste haverá duas chapas opositoras. As urnas estarão nas escolas para votações daqueles que são associados. Em São José do Cedro será disponibilizada a votação no colégio Cedrense e também no São José, além da Apae Viviane. Na Linha São Vendelino estará na parte da tarde e depois retorna para o colégio Cedrense e no São José. Os Distritos de Padre Réus e Mariflor receberão as urnas em dias distintos para votação e escolha da nova chapa.
Na semana que vem serão lançados os primeiros produtos com a marca Saborense pela Associação das Agroindústrias de Santa Catarina. Na região Extremo-Oeste existem parceiros que poderão disponibilizar os produtos em todo o território nacional com a marca. De acordo com o presidente WOLMIR DE SOUZA, isso poderá elevar lucratividade aos envolvidos. Inicialmente são 15 produtos com a marca Saborense que serão expostos na ExpoSuper, a maior feira supermercadista do Estado, onde haverá um espaço de 100 metros quadrados para expor estes produtos. Entre os produtos estão variedades de linguiças, hambúrgueres de costela e bacon defumado. A ideia de montar uma marca é para levar os produtos feitos na região para grandes centros comerciais do país com a qualidade e sabor típico do Extremo-Oeste.
Os três sindicatos da Agricultura dos Estados do Sul do Brasil estiveram reunidos nesta semana para debater sobre a mais recente ajuda do governo Federal. Para o coordenador JANDIR SELZLER, do Fetraf Santa Catarina, o governo Federal agiu de uma forma muito tardia quanto às soluções dos problemas causados pela estiagem. A União concedeu um abatimento de até 35 por cento para os contratos de não continham seguros. Porém, válido apenas para contratos firmados entre janeiro e 31 de julho deste ano. No entanto, a estiagem atingiu a região nos três últimos anos. Já os pagamentos estão ocorrendo apenas para as contas que venceram depois do dia primeiro de abril deste ano. Foram estes meses que o agricultor não será atendido. Para ele, o governo anunciou uma ajuda para não dar certo e atender poucos. Foi marcado uma reunião com o ministro da Agricultura onde serão apresentadas duas propostas. Uma delas é expandir o programa anunciado e a outra é fazer novas ações para atender os agricultores no plano safra.
Uma comitiva da prefeitura de Guarujá do Sul esteve na cidade de Virmond, no Paraná, onde foi visitada uma cooperativa de produtores de caprinos e ovinos de corte. Esta cooperativa possui cerca de 80 produtores associados. De acordo com o secretário de Administração, JULIO DELLA FLORA, que também responde pela secretaria de Agricultura, a intenção foi conhecer as instalações e como funciona a cooperativa. Sendo que o município conta com aproximadamente 15 produtores voltados para esta atividade. O secretário salientou que algumas propriedades de Guarujá do Sul possuem um grande número de animais enquanto outras não. Mas os produtores estão dispostos a ter uma assistência técnica para melhorar a qualidade do animal. Segundo o secretário, este tipo de carne é considerada nobre e, independentemente do tipo de produção, é uma carne diferenciada. DELLA FLORA salientou que a criação natural do animal eleva a qualidade da carne, mas isso não significa que o confinamento deles venha interferir na diferença de outras carnes.
Durante a visita às propriedades dos criadores de caprinos e ovinos, foi verificado que parte deles possuem a criação no semi e outra parte totalmente confinado. O secretário de Administração JULIO DELLA FLORA, relatou que essa não é a realidade de Guarujá do Sul onde os produtores possuem os animais soltos no campo. Conforme ele, os produtores da cooperativa afirmaram que os resultados dos semi e totalmente confinado são a contento, gerando boa lucratividade. O secretário comentou que este modo de criação vai da particularidade de cada produtor tendo em vista o espaço e investimentos a serem feitos. Por isso, esta comitiva estará se reunindo com os criadores de caprinos e ovinos para debater as formas de criação dentro da possibilidade de cada propriedade. Mas a decisão será em conjunto com todos os 15 produtores com o apoio da equipe técnica que esteve no Paraná.
O Semae tem solicitado aos moradores de São José do Cedro que comuniquem a equipe quanto aos possíveis problemas causados pelas manutenções da rede nos últimos dias. Conforme o diretor JAIR POSTAY, caso a haja registro de água barrenta nas residências, o Samae se desloca até as casas para fazer a descarga no hidrômetro e voltando a normalidade. Nesta semana foi efetuada a manutenção na rede localizada na Rua Odilo Link. O diretor também relatou que a empresa fez a troca do produto para a limpeza da água. O produto usado antes foi novamente optado. Segundo ele, o problema foi resolvido. A ideia é fazer um teste com o produto.
O município de Princesa encaminhou mais de 100 pacientes para atendimento de ressonância magnética nos últimos 30 dias. A afirmação é do secretário de Saúde MARCOS VIVAN. De acordo com ele, entre os meses de maio e junho, o município encaminhou cerca de 100 pacientes para duas clínicas credenciadas. Os investimentos são superiores a 20 mil reais provenientes de recursos próprios. Segundo ele, com isso os pacientes passam por nova avaliação médica e se necessário, são encaminhados às especialidades necessárias a para os novos procedimentos como de neurologista e ortopedia. O secretário ainda relatou que estes procedimentos são regulados pelo médico contratado junto ao município, permanecendo os pacientes em fila de espera, sendo chamados conforme a prioridade de cada caso. Ele afirmou que são demandas de média e alta complexidade a qual o município tem assumido a responsabilidade.
A secretaria de Assistência Social de São José do Cedro está alertando para a atualização do cadastro aos beneficiários do BPC. Conforme o assistente Social EDSON FINGER, aqueles que possuem dúvidas sobre a necessidade de fazer ou não a atualização devem procurar a secretaria. Ele disse que essa verificação é necessária para que o beneficiário não deixe de receber o valor. Por isso, é necessário estar munido de um comprovante de renda, documento pessoal e conta de luz para comprar a residência no município. Mas para ser beneficiado com o BPC, o cidadão deve estar cadastrado no CadÚnico do governo Federal. O assistente Social também explicou que este benefício não possui o décimo terceiro salário assim como uma aposentadoria ou invalidez.
17 municípios associados ao Conder aderiram ao programa “Mais Asfalto" devido a instalação da usina no Extremo-Oeste. Para aderir ao novo programa, cada prefeitura precisou pedir autorização da Câmara por meio de um projeto. Conforme o presidente do Conder, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, prefeito de Guarujá do Sul, este novo programa vai integrar aos demais desenvolvidos pelo consórcio. Sendo a de compras compartilhadas e de gestão ambiental. No projeto também constava a liberação do pagamento da taxa de adesão, além das mensalidades. Enquanto isso ocorria em cada um dos 17 municípios, o Conder correu atrás do convênio com o governo do Estado para compra de equipamentos e matéria-prima. Ao todo foram cinco milhões. Praticamente todos os equipamentos e matéria-prima já foram assegurados. O primeiro convênio foi efetuado entre a prefeitura de São Miguel e a União. Na época foram mais de quatro milhões e meio de reais, além de um milhão e meio de contrapartida.
Um terceiro convênio foi firmado entre a prefeitura de São Miguel do Oeste e o governo de Santa Catarina num montante de um milhão e 100 mil reais. O presidente do Conder, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, comentou que este valor será utilizado para a construção da sede da usina de asfalto, que ficará em São Miguel. Por isso, foi preciso um projeto para que o município empenhasse todos os equipamentos e a área de terra para uso do Conder. Este lote está passando por um licenciamento ambiental e depois implantada para funcionamento. O presidente salientou que um dos gargalos atravessados pelo consórcio foi a construção da sede. Mas com a cessão de uso por parte de São Miguel, a ideia é habilitar uma empresa que fará a construção de toda a estrutura. Algumas semanas foi lançado um edital, mas não houve a inscrição de nenhuma interessada. Com isso, a construção acabou atrasando, porém a previsão para funcionamento da usina ainda segue para este ano. Também é trabalhado para criar formas de contratar pessoas.
A construção de uma via periférica entre o novo parque industrial e o acesso para a Linha Pessegueiro em Guarujá do Sul foi solicitado em uma reunião com o DNIT. Durante uma viagem em Florianópolis, o vereador VOLNEI GOSSLER, juntamente com o executivo, esteve debatendo esta demanda para o município. Também foi debatida a construção de um trevo. Ele relatou que outra possibilidade discutida foi a instalação de redutores de velocidade para possibilitar a entrada e saída de veículos do novo parque industrial em Guarujá do Sul. Mas conforme o vereador, a intenção é conseguir a construção da via periférica num trecho aproximado de um quilômetro e 400 metros visando a fluidez do trânsito na BR-163. A proposta é estudada pelo Departamento Estadual. Para o vereador, esta obra deverá sair do papel. Outra demanda é a construção de uma passarela entre o parque industrial e o acesso a área central da cidade. A intenção é ligar os dois parques enquanto as obras na pista principal ocorra.
Na mais recente sessão ordinária na Câmara de São José do Cedro, a vereadora TÂNIA DOS SANTOS, esteve relatando sobre os importantes investimentos na educação. Ela foi secretária de Educação durante todo o ano passado. Segundo ela, alguns trabalhos começaram ainda na época que era secretária e segue agora neste ano letivo. Para ela, os investimentos levaram um tempo maior do que o previsto para saírem do papel devido ao cenário instável da economia nos anos anteriores. A vereadora citou sobre a construção de um telhado de acesso ao jardim de infância no Distrito de Padre Réus. Esta era uma reivindicação da unidade infantil devido a entrega de mercadorias da alimentação escolar. TÂNIA também citou sobre os parquinhos infantis nas unidades educacionais como no colégio Cemeg Infantil, na creche Nossa Senhora Aparecida e também na creche São Domingos, que ainda segue recebendo os trabalhos. Assim como na escola São José, para turmas do Santo Isidoro. Outro parquinho que está concluído é na creche Pingo de Gente.
A vereadora TÂNIA DOS SANTOS, também afirmou sobre a construção dos parquinhos infantis na área rural de São José do Cedro. Ela citou os Distritos de Padre Réus e Mariflor, como também na Linha São Vendelino. Para a vereadora, as crianças destas comunidades também necessitam de um espaço infantil para diversão.
Foi lançada pela prefeitura de São José do Cedro a plataforma “Cedro Mais Empregos” no Centro dos Idosos Padre Romualdo na noite da última quarta-feira. De acordo com o diretor do Senai IVANOR FINATTO, o encontro teve uma boa participação dos empresários da cidade. Onde também foi explanado sobre dados importantes e conversado sobre a nova plataforma. O endereço eletrônico é www.movimento.sc.com.br ou no próprio site oficial da prefeitura na internet na aba com a descrição “Cedro Mais Empregos” onde os interessados podem cadastrar os dados para disponibilizar aos empreendedores que estão a procura de um funcionário. Esta nova ferramenta a disposição da população possibilita que haja um cruzamento de informações entre empresas que buscam contratar trabalhadores e pessoas interessadas em procurar por uma vaga. A mesma plataforma possui 60 cursos gratuitos de curso duração para que o interessado se capacite e inclua a formação no currículo. Será preciso habilitar o modo empregada ou desempregada.
Desde abril do ano passado foi lançada a iniciativa do banco de currículos. Em um primeiro momento surgiu vinculado a alta demanda de funcionários que a empresa Torc, responsável pelas obras na BR-163 procurava. Com o intuito de facilitar a contratação, a prefeitura começou a cadastrar currículos e vagas, e outros empresários de São José do Cedro aderiram à iniciativa e começaram a procurar currículos e fazer o cadastro de suas vagas. Foram mais de 650 currículos cadastrados no período e cerca de 730 vagas divulgadas. A secretária de Desenvolvimento Econômico KELLY FIGUEIRÓ, disse que em virtude da alta demanda surgida no banco de currículos muitas pessoas acabavam colocando dados pessoais como CPF e RG sem ter o devido conhecimento sobre a lei de proteção de dados que está em vigência desde o ano passado. A plataforma “Cedro Mais Empregos'' não tem custo algum para o município sendo uma parceria com a Fiesc.
Por volta das oito e 15, o Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionado para atender a um acidente de trânsito na SC-305, próximo a Casan. Foi uma colisão entre um Corola e um caminhão. Segundo os bombeiros, o carro era conduzido por uma mulher, que não sofreu ferimentos e recusou atendimento dos socorristas, bem como encaminhamento ao hospital. O motorista do caminhão também não se feriu. A Polícia Rodoviária Estadual esteve presente fazendo o controle do trânsito.
Uma criança teve a mão direita presa numa máquina de pão ontem em São Miguel do Oeste. Os bombeiros foram acionados por volta das 11 horas e cinco minutos para se deslocarem até a Rua Jacob Lohmann, Bairro Jardim Peperi, para atendimento de um acidente doméstico. De acordo com os socorristas, a criança estava consciente e comunicativa durante a ocorrência, porém relatava que sentia intensa dor na mão. Para desprender a mão dela da máquina, foi necessário fazer o uso de uma serra de corte para abertura dos rolos do cilindro. Depois disso, a criança teve o atendimento prévio na residência onde foi verificado alguns hematomas na mão. Logo em seguida ela foi levada para o Hospital Regional para avaliação médica.