-CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA PROJETO QUE AMENIZA LEI DE IMPROBIDADE
-SC TEM SALDO DE 62 MIL NOVAS EMPRESAS NOS PRIMEIROS CINCO MESES DO ANO
-MUNICÍPIO REALIZA AMANHÃ MAIS UMA ETAPA DA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
-VEREADORA COBRA SEGUNDA VOTAÇÃO DE PROJETOS REJEITADOS EM PRIMEIRO TURNO
-PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DIZ QUE MATÉRIAS ESTARÃO EM PAUTA NA SEMANA QUE VEM
-POLÍCIA RODOVIÁRIA FAZ APREENSÃO DE MERCADORIAS DO PARAGUIA NA SC 305
-IDOSO DE 70 ANOS SOFRE FERIMENTOS EM CAPOTAMENTO DE VEÍCULO NA SC 492
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de tempo bom algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 15 graus. A mínima das últimas horas foi de quatro graus.Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e seis centavos. O euro está valendo seis reais e quatro centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O uso de máscara ao ar livre não será mais obrigatório na França, e o fim do toque de recolher será antecipado. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro francês, JEAN CASTEX. A partir de hoje termina a obrigatoriedade de máscaras em ambientes externos, com algumas exceções.
A partir de domingo será suspenso o toque de recolher que deveria durar até 30 de junho. Os anúncios feitos pelo chefe do governo foram possíveis graças à queda das contaminações por Covid-19 no país.
Os presidentes de Rússia e Estados Unidos, VLADIMIR PUTIN e JOE BIDEN, elogiaram o encontro que tiveram nesta quarta-feira em Genebra, na Suíça. Essa foi a primeira reunião entre os dois mandatários que disseram que as conversas foram "construtivas". Apesar disso, tanto PUTIN quanto BIDEN avaliaram que ainda há algum grau de distanciamento entre o Kremlin e a Casa Branca. Eles discutiram temas como armas nucleares, segurança cibernética, crises diplomáticas recentes, direitos humanos e o futuro das relações entre os dois países.
PEDRO CASTILLO, um ex-professor e político que está prestes a ser nomeado presidente do Peru, buscou acalmar os temores no país depois que uma lenta contagem de votos mostrou que ele venceu a eleição de seis de junho. O socialista CASTILLO se declarou vitorioso na terça-feira, embora sua rival de direita, KEIKO FUJIMORI, não tenha reconhecido a derrota. Ela alega que houve fraude e busca anular votos. O órgão eleitoral ainda não confirmou o resultado. CASTILLO disse ontem que não é chavista, não é comunista e não veio para desestabilizar o país.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu nesta quarta-feira elevar a taxa básica de juros da economia, a Selic, de três e meio para quatro vírgula 25 por cento ao ano. O objetivo é conter a pressão inflacionária. Essa foi a terceira elevação consecutiva da taxa. A decisão já era esperada pela maior parte dos analistas do mercado financeiro. Os economistas avaliam que o aumento da taxa continuará neste ano. A previsão é que a Selic termine 2021 em seis vírgula 25 por cento ao ano, segundo pesquisa do Banco Central com mais de 100 instituições financeiras.
O Senado adiou para esta quinta-feira a votação da medida provisória que viabiliza a privatização da Eletrobras, maior empresa de geração e transmissão de energia do país. O governo espera arrecadar cerca de 60 bilhões com a privatização da empresa. A análise da proposta era o primeiro item da sessão desta quarta-feira, mas sem consenso para a aprovação do texto o presidente do Senado, RODRIGO PACHECO decidiu suspender a sessão. Vários senadores se disseram favoráveis à privatização da empresa, mas criticaram a inclusão de "jabutis", trechos sem relação com o objetivo original da proposta e que, segundo esses senadores, estão inviabilizando o avanço da medida. A MP, editada pelo governo em fevereiro, perde a validade na próxima terça-feira se não receber o aval do Congresso.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o projeto que altera a Lei da Improbidade Administrativa para estabelecer que agentes públicos só podem ser condenados se houver comprovação de dolo, isto é, intenção de cometer o crime. Com a aprovação, o texto segue para o Senado. Atualmente, a lei de improbidade permite a condenação de agentes públicos por omissões ou atos dolosos e culposos, isto é, sem intenção de cometer crime. A mudança prevista no projeto aprovado pelos deputados, na prática, restringe a condenação. O projeto teve 408 votos a favor e 67 contra a proposta.
O Estado fechou os primeiros cinco meses deste ano com um saldo de 62 mil 545 novas empresas, mesmo com o impacto da pandemia, segundo dados divulgados pela Junta Comercial de Santa Catarina. O crescimento é de 52 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. O saldo de novas empresas representa a diferença entre as constituições e as baixas de janeiro até o mês de maio de 2021: 89 mil 837 empresas foram constituídas e 27 mil 292, extintas no Estado. Já em 2020, o saldo de foi de 40 mil 975 novos empreendimentos. Segundo o governo, a instituição do registro automático em Santa Catarina é possível abrir um novo negócio em cerca de cinco minutos.
O governo de Santa Catarina deve pagar no próximo mês a primeira parcela do SC Mais Renda, programa lançado pelo governador CARLOS MOISÉS na última semana. O SC Mais Renda é um programa de auxílio emergencial catarinense que atenderá profissionais que perderam o vínculo formal de emprego durante a pandemia e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Até o momento, mais de sete mil pessoas fizeram o cadastro, além das famílias que constam do Cadastro Único e que, igualmente, passarão por validação conforme previsto na lei. O Governo do Estado pagará a primeira das três parcelas de 300 reais ainda em julho, para aqueles que se cadastrarem até dia 23 de junho e estiverem aptos para receber o benefício. O cartão do SC Mais Renda poderá ser utilizado no pagamento de alimentação e despesas essenciais.
Santa Catarina alcançou nesta terça-feira a maior média de doses aplicadas de vacina contra a Covid-19 desde o início da campanha, em 18 de janeiro. Os municípios de Santa Catarina aplicaram uma média de 47 mil 351 doses por dia, nos últimos sete dias. Se mantiver esse ritmo, a tendência é que toda a população catarinense possa ser vacinada contra a Covid-19 com as duas doses até fevereiro do ano que vem. Além disso, se o Estado mantiver essa média, todos os integrantes dos grupos prioritários podem receber a primeira dose até 26 de junho, completando a vacinação com a segunda dose em agosto, dependendo do tipo de vacina aplicada. Segundo o Plano Estadual de Vacinação, a população prioritária é estimada em dois milhões 569 mil 347, sendo que 84 por cento já receberam, ao menos, a primeira dose.
Faleceu na manhã desta quinta-feira o ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Bandeirante, VALDECIR FAGUNDES, conhecido como Careca. Ele estava internado no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso e faleceu em decorrência de complicações da Covid-19. CARECA foi vereador entre 2017 e 2020 e concorreu ao cargo de prefeito pelo Cidadania no ano passado. Segundo pessoas próximas, uma carreata em homenagem ao ex-vereador deve ser realizada no município. O horário e mais informações ainda estão sendo definidas pelos organizadores. A prefeitura de Bandeirante emitiu no final desta manhã um decreto de Luto Oficial de três dias pela morte de CARECA.
A prefeitura de Descanso lançou na manhã desta quarta-feira, o programa “Descanso Solidário”. O objetivo da iniciativa é dar apoio às Micro e Pequenas Empresas do município a fim de minimizar os efeitos econômicos negativos decorrentes da pandemia do Coronavírus. O lançamento foi realizado na sala de reuniões da Prefeitura e contou com a participação de integrantes do Governo Municipal, representantes de instituições financeiras, CDL e empreendedores locais. O prefeito SADI BONAMIGO explicou que o programa é uma iniciativa para incentivar a indústria, comércio e prestadores de serviço de Descanso. Segundo ele, o valor não é muito alto, mas pode ser de grande importância para as empresas da cidade neste momento de pandemia do coronavírus.
O edital para credenciamento de instituições financeiras ou cooperativas de crédito para o programa Descanso Solidário também foi lançado nesta semana. A prefeitura vai subsidiar para as empresas locais com o pagamento dos juros de até um por cento ao mês dos financiamentos que poderão ser realizados por meio do Programa. De acordo com o prefeito SADI BONAMIGO, os valores disponíveis para financiamento são de até 12 mil para indústria e comércio, sete mil para prestadores de serviço e quatro mil para micro empreendedores individuais. O valor financiado poderá ser utilizado para investimentos, como aquisição de máquinas, construções, equipamentos e ou para capital de giro. A expectativa é que o programa Descanso Solidário injete até dois milhões de reais na economia local.
As empresas do município poderão se inscrever no programa Descanso Solidário até o dia 13 de agosto na sala do empreendedor, junto à Prefeitura. A informação é do secretário de Administração, PAULO LAUXEN. Amanhã, o município terá uma reunião com os contadores para repassar todas as informações que são necessárias para adesão ao programa. As empresas que não contam com assessoria contábil devem buscar informações na Sala do Empreendedor. O Governo Municipal criou uma comissão que irá analisar os dados e documentos das empresas inscritas e emitir uma certidão de aptidão para que os empresários que se enquadram nos critérios do programa. Com a certidão em mãos, a empresa irá até a instituição financeira credenciada para realizar o seu financiamento.
O programa Melhor Amigo, desenvolvido pela Secretaria de Saúde, segue com inscrições abertas para a castração de cães e gatos em clínicas credenciadas. Os animais atendidos deve ter idade superior a quatro meses de idade. As pessoas interessadas no procedimento deverão protocolar o pedido pelo site da prefeitura: www.saomiguel.sc.gov.br, clicando no banner Central de Atendimento e acessando o link Protocolo e optando pelo item Inscrição para castração de animais domésticos.
A inscrição também pode ser feita junto ao centro administrativo, mediante apresentação do RG, comprovante de residência e comprovante de renda, de até dois salários mínimos por pessoa.
Nenhuma empresa participou da licitação lançada pelo Dnit para a prestação dos serviços de manutenção da BR 163. A informação é do deputado MAURÍCIO ESKUDLARK. Ele esteve em contato com o superintendente do DNIT em Santa Catarina e o representante do órgão no estado disse que nenhuma empresa se habilitou para as manutenções e operações tapa-buracos na rodovia. O deputado afirmou que essa é uma irresponsabilidade e falha gravíssima do Dnit. Ele disse que o órgão deveria estar acompanhando os processos e motivar novas empreiteiras a participarem das licitações. O parlamentar também criticou o fato do Dnit não ter conversado com a empreiteira que estava fazendo a operação para tentar estende o contrato que foi encerrado recentemente.
A Casan de São Miguel do Oeste segue realizando trabalhos e ações no centro da cidade. A informação é do chefe da agência local, EDNILSON MELLO. De acordo com ele, nesta semana foi finalizado o deslocamento e dimensionamento da rede de água na Rua Marcílio Dias. Conforme ele, a ação vai melhorar a distribuição nos arredores da localidade. O profissional lembrou que o mesmo trabalho já ocorreu e ainda vai ocorrer em outros pontos do município. Segundo EDNILSON MELLO, o objetivo é otimizar o abastecimento e evitar perdas de água em todo o perímetro urbano de São Miguel do Oeste.
Na semana que vem a Casan vai dar continuidade aos trabalhos na Avenida Getúlio Vargas. A afirmação é do chefe da agência local, EDNILSON MELLO. Ele destacou que o objetivo é também realizar a retirada da rede do meio da rua, melhorando o abastecimento de água. Ele salientou que esse trabalho será realizado até a Rua Marcílio Dias. Já sobre a estiagem, MELLO pontuou que a chuva dos últimos dias foi importante para amenizar os efeitos da estiagem, porém, declarou que os consumidores ainda devem economizar água, para evitar um racionamento mais drástico ao longo dos meses, caso a situação persista.
A Casan de São Miguel do Oeste ainda está realizando o sistema de rodízios em todos os bairros do município. O comentário é do chefe da agência local, EDNILSON MELLO. Ele disse que o sistema de abastecimento de 24 por 24 horas ainda segue em andamento, sem previsão de término. Ele lembrou que a estatal possui um caminhão pipa para o transporte de água potável para atender as famílias que precisem de abastecimento. Além disso, a Casan possui dois caminhões para transporte de água bruta de Paraíso até a barragem do Camboim para ser tratada e distribuída para os moradores de São Miguel do Oeste.
Quarenta e uma pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta quinta-feira. Outras 28 pessoas entraram para a lista de recuperados. No total,cinco mil 499 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais cinco mil 188 já se recuperaram e 249 estão com o vírus ativo. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso continua com a ocupação dos leitos de UTI Covid em cem por cento. Todos as 25 vagas da unidade de terapia intensiva para os pacientes da doença estão ocupadas. Na enfermaria são 13 confirmados e um suspeito com dois leitos disponíveis. No pronto-socorro do Hospital, três pacientes aguardam leito de UTI Covid.
Idosos de 60 anos acima e pessoas com deficiência definitiva ou comorbidades, residentes no centro de São Miguel do Oeste devem comparecer à Praça Walnir Bottaro Daniel na tarde desta sexta-feira para receber a vacina contra influenza. A imunização contra a gripe para esse público será amanhã, entre uma e cinco da tarde. Quem se vacinou contra a Covid nos últimos 14 dias ou quem tiver a segunda dose da vacina contra o coronavírus programada para as próximas duas semanas também deve aguardar outra oportunidade para se vacinar contra a gripe. Segundo a secretaria de saúde, o protocolo é para evitar reações indesejadas.
O cronograma de vacinação contra a gripe nesta sexta-feira vale apenas para as pessoas que residem na região central da cidade. A informação é da secretária de saúde, GENI GIRELLI. Ela destacou que os moradores dos bairros estão sendo comunicados diretamente pelos agentes de saúde e agendando o dia e horário para receber a vacina da gripe, que é aplicada nos próprios postos de saúde. Para receber a vacina, é necessário apresentar o Cartão do SUS, RG ou CPF, Carteira de Vacinação e um Comprovante de Residência. Quem estiver com febre, também deve aguardar para receber a vacina em outra oportunidade.
A vereadora CRIS ZANATTA cobrou, nesta semana, a inclusão do projeto que cria o Certificado Empresa Amiga da Juventude na pauta de votação da câmara de vereadores. A matéria foi rejeitada em primeiro turno no dia e não entrou mais na pauta. Segundo a vereadora, o projeto deve ser colocado em segunda votação conforme prevê o regimento interno. Ela explicou que o regimento é muito claro nos artigo 134 ao estabelecer quais são os projetos que sofrem apenas uma votação. CRIS citou que o artigo 135 estabelece que todas as outras matérias devem passar por duas discussões em plenário. Na visão da vereadora não há nenhuma razão para não colocar o projeto do Certificado Empresa Amiga da Juventude em segundo turno.
Além de CRIS ZANATTA, a vereadora do PT, MARIA TEREZA CAPRA também reivindicou a segunda apreciação e votação em plenário do projeto que cria o Dia de Luta contra a LGBTFobia em São Miguel do Oeste. A matéria também foi rejeitada em primeiro turno e não voltou mais para a pauta das sessões. Recentemente, o Coletivo da Diversidade encaminhou um documento para a mesa diretora do legislativo cobrando a segunda votação desse projeto. Na última semana, a vereadora MARIA TEREZA disse aqui na Peperi que a matéria deveria ter uma nova votação. Ontem, no Peperi Entrevista, a vereadora CRIS afirmou que a mesa diretora da câmara tem o dever se levar os projetos para a segunda votação e permitir um novo debate sobre essa duas propostas.
A vereadora do PSDB, CRIS ZANATTA, disse que a mesa diretora não colocou o projeto do Certificado Empresa Amiga da Juventude por questões que não são de ordem técnica ou jurídica. Ele reforçou que nenhum artigo do regimento interno diz que esse tipo de projeto deve sofrer apenas uma votação. Na visão da vereadora, não levar a proposta para o plenário em segunda votação tem outras motivações.
A mesa diretora pediu um parecer jurídico sobre a segunda votação de projetos rejeitados em primeiro turno porque essa foi uma pratica comum na legislatura passada. A explicação é do presidente em exercício da câmara de vereadores, RAVIER CENTENARO. Ele disse que foram registrados várias situações nesse sentido nos amos de 2019 e 2020. De acordo com RAVIER, a mesa diretora segurou os projetos das vereadoras CRIS ZANATTA e MARIA TEREZA e pediu a posição do setor jurídico da casa. RAVIER disse que o regimento não é muito claro nesse sentido e que o entendimento atual é de que as matérias devem sofrer duas votação, independentemente do resultado do primeiro turno.
O presidente do legislativo também confirmou que a câmara vai promover uma discussão com os vereadores para alterar o regimento interno e deixar mais clara a questão que envolve a necessidade de duas votações dos projetos. RAVIER CENTENARO comentou que esse debate para a elaboração de uma proposta de alteração da lei orgânica deve ocorrer nas próximas semanas. Ele disse que é necessário reavaliar os artigos 134 e 135 do documento e analisar se de fato é importante ou não manter duas votações. RAVIER disse que não vê tanta necessidade de votar de novo matérias rejeitadas em primeiro turno, mas que a dupla votação deveria ser mantida para projetos que tem a primeira aprovação. O presidente reforçou que esse assunto deve ser discutido pelos 13 vereadores da casa
O presidente em exercício da câmara, RAVIER CENTERANO disse que não há nenhum tipo de motivação política da base governista no caso da demora em colocar os projetos da vereadora CRIS ZANATTA e da vereadora MARIA TEREZA. Ele comentou que isso não ocorre de forma alguma. Se houvesse algum tipo de posição política, os projetos seriam arquivados e pronto, mas a mesa diretora agiu com cautela e pediu um parecer jurídico. RAVIER destacou que como não existe esse elemento político, os projetos vão para a segunda votação na semana que vem. A sessão de hoje a noite é especifica para a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias do município.
A Polícia Militar Rodoviária fez uma apreensão de mercadorias do Paraguai durante uma ação da Operação Hórus nesta quarta-feira. Os policiais abordaram um veículo na SC-305 por volta das cinco e meia da manhã. Durante a revista do carro, os policiais encontraram produtos do Paraguai sem o devido desembaraço aduaneiro e acima da cota permitida por lei, de 500 dólares. Os produtos foram apreendidos e avaliados em aproximadamente 40 mil reais. Toda a mercadoria foi encaminhada para a Receita Federal de Joaçaba. O motorista do carro foi liberado.
Um idoso de 70 anos sofreu ferimentos leves em um acidente de transito na SC-492. Ele conduzia uma camionete que sai da pista e capotou. O acidente aconteceu por volta das cinco e meia da tarde na rodovia que liga São Miguel do Oeste a Bandeirante. De acordo com a Polícia Militar, o condutor trafegava no sentido Bandeirante a São Miguel do Oeste quando perdeu o controle em uma curva, saiu da pista e capotou. O veículo só parou após despencar de aproximadamente 10 metros, no acesso à Linha Santa Ana. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional.